• Nenhum resultado encontrado

Bem-estar espiritual das pessoas idosas moradoras em uma instituição de longa permanência

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Bem-estar espiritual das pessoas idosas moradoras em uma instituição de longa permanência"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

REAS, Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2018. Vol. 10 (6), 2219-2224.

Bem-estar espiritual das pessoas idosas moradoras em uma instituição

de longa permanência

Spiritual well-being of elderly people living in a long-stay institution

Bienestar espiritual de personas ancianas que viven en una institución de larga

permanencia

Regina Célia Ermel

1

, Silvia Helena Soares Gianini

1

, Tereza Lais Menegucci Zutin

1

, Ana Cristina

Caramelo

2

, Mariane Marcondes Brito de Souza

1

, Jessica Barbosa Oliveira Gonçalves

1

, Mariana

Vendrame Escanfelli

1

, Gabriela Garbuio Vendramini

1

, Eleny Rosa Guimarães Gonçalves

1

, Flavia

Vilas Boas Ortiz Carli

1

, Ligia Morelatto de Pieri da Silva

1

, Márcia Abusio Cardin

1

, Thais Erika Giaxa

Medeiros

1

, Viviane Canhizares Evangelista

1

, Margarida Maria Vieira

2

.

RESUMO

Objetivo: Avaliar o bem-estar espiritual das pessoas idosas moradoras em uma Instituição de Longa

Permanência. Método: Estudo descritivo, exploratório, de abordagem quantitativa. Utilizou-se o instrumento “Escala de Avaliação Espiritual”. Resultado: Foram entrevistados 20 idosos de ambos os sexos com idade variando entre 60 e 92 anos. As pessoas idosas apresentaram escores positivos e elevados nos conceitos comedidos: Fé Pessoal 95% e Paz Espiritual 85%, mas moderado na dimensão: Prática Religiosa 50%.

Conclusão: Em sua maioria, os idosos desta Instituição têm fé e apresentam paz espiritual, mas apresentam

prática religiosa moderadamente diminuída.

Descritores: Idoso, Pessoas Idosas, Espiritualidade, Instituição de Longa Permanência para Idosos.

ABSTRACT

Purpose: To evaluate the spiritual well-being of elderly people living in a Long-stay Institution. Method:

Descriptive, exploratory, quantitative study. The instrument "Scale of Spiritual Evaluation" was used. Results: We interviewed 20 elderly people of both sexes, ranging in age from 60 to 92 years old. Elderly people presented positive and high scores in the measured concepts: Personal Faith 95% and Spiritual Peace 85%, but they presented a moderate score in the dimension: Religious Practice 50%. Conclusion: Most of the elderly people living in this institution have faith and they present spiritual peace, but their religious practice is moderately decreased.

Keywords: Elderly, Elderly people, Spirituality, Institution of Long Stay for the Elderly.

1Universidade de Marília - UNIMAR, SP, Brasil. 2 Universidade Católica Portuguesa. Porto, Portugal.

DOI: 10.25248/REAS408_2018

(2)

REAS, Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2018. Vol. 10 (6), 2219-2224.

RESUMEM

Objetivo: Evaluar el bienestar espiritual de ancianos que viven en una Institución de Larga Permanencia. Método: estudio descriptivo, exploratorio de abordaje cuantitativo. Se ha utilizado el instrumento “Escala de

Evaluación Espiritual”. Resultado: Han sido entrevistados 20 ancianos de ambos sexos con edades entre 60 y 92 años. Ellos han presentado puntuaciones positivas y elevadas en los conceptos comedidos. Creencia Personal 95 por ciento y Paz Espiritual 85 por ciento, pero moderado en la dimensión. Práctica Religiosa 50 por ciento. Conclusión: En su mayoría, los ancianos de esta Institución tienen fe y presentan paz espiritual, pero práctica religiosa un poco disminuida.

Descriptores: Personas ancianas, Espiritualidad, Institución de larga Permanencia para ancianos.

INTRODUÇÃO

A população brasileira está envelhecendo rapidamente, o último Censo apresenta 26,1 milhões de pessoas idosas, em sua maioria com baixo nível socioeconômico e educacional e com uma alta prevalência de doenças crônicas causadoras de incapacidades e limitações funcionais (IBGE, 2010).

A legislação brasileira estabelece que o cuidado às pessoas idosas deva ser responsabilidade das famílias, mas muitos são os fatores que impedem essa determinação, tais como, redução da fecundidade, crescente participação da mulher no mercado de trabalho e mudança na composição familiar. Como consequência o Estado e o mercado privado passam a dividir com a família as responsabilidades no cuidado com a população idosa (CAMARANO e KANSO, 2010).

Diante desse contexto, as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), também conhecidas como instituições asilares, passam a ser uma das alternativas de cuidados não-familiares. ILPIs são instituições públicas ou privadas, de caráter residencial, destinadas a residências coletivas de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar (ANVISA, 2005).

A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa garante a esta parcela da população todos os direitos fundamentais, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando todas as oportunidades e facilidades para preservação de sua saúde física, mental e social (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006).

Mas, mais importante do que responder às necessidades físicas, emocionais e sociais há que se pensar no aspecto espiritual dessas pessoas idosas e conhecer o quanto a espiritualidade/religiosidade pode influenciar na sua saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhecendo a importância da dimensão espiritual na saúde das pessoas incluiu o bem-estar espiritual como mais uma dimensão, junto às dimensões corporais, psíquicas e sociais (WHO, 1998).

A mensuração da dimensão espiritualidade/religiosidade é bastante complexa, mas o bem-estar espiritual, ou seja, a percepção subjetiva de bem-estar do sujeito em relação à sua crença é uma dimensão passível de avaliação. O´Brien (1999) desenvolveu um instrumento denominado “Escala de Avaliação do Espiritual“, em Inglês, Spiritual Assessment Scale (SAS), que poderá responder a essa necessidade de avaliar o bem-estar espiritual, inclusive o bem-estar espiritual das pessoas idosas.

Esse instrumento se encontra traduzido e adaptado linguística e culturalmente para o Brasil (FREITAS et

al., 2013).

A Escala de Avaliação Espiritual construída para medir ambas as dimensões: espiritualidade e religiosidade estão definidas operacionalmente em três conceitos: Fé Pessoal, Paz Espiritual e Prática Religiosa, e assume a crença num Ser Supremo ou Deus (O´BRIEN, 1999).

A dimensão “espiritualidade” é avaliada nos termos/conceitos da Fé Pessoal e Paz Espiritual, a “religiosidade” do construto é refletida no conceito da Prática Religiosa. A fé pessoal envolve a crença na existência e confiança em Deus, na paz espiritual e na força da fé (O´BRIEN, 1999).

(3)

REAS, Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2018. Vol. 10 (6), 2219-2224.

A paz espiritual envolve a sensação de proximidade com Deus e segurança no amor de Deus, sendo o oposto da angústia espiritual (O´BRIEN, 1999).

A prática religiosa envolve o apoio da comunidade de fé, afirmação na adoração e nos rituais religiosos, e comunicação com Deus através da prática religiosa(O´BRIEN, 1999).

De acordo com as suposições acima, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar o bem-estar espiritual das pessoas Idosas moradoras em uma Instituição de Longa Permanência.

MÉTODO

Trata-se de um estudo quantitativo de caráter exploratório e descritivo. A população alvo foi constituída pelas pessoas idosas moradoras em uma Instituição de Longa Permanência em uma cidade no interior do estado de São Paulo.

A amostra foi constituída por 20 pessoas idosas, dentre os idosos em condições cognitivas para participarem da pesquisa. Para o critério de inclusão considerou-se aptas as pessoas com 60 anos ou mais, com capacidade cognitiva preservada e que aceitaram participar da pesquisa assinando o termo de consentimento livre e esclarecido. Para os critérios de exclusão foram considerados as pessoas idosas com qualquer tipo de demência.

Para coleta de dados utilizou-se um questionário com questões fechadas para caracterização do perfil dos entrevistados e a Escala de Avaliação Espiritual. O instrumento estandardizado Escala de Avaliação Espiritual, em inglês - “Spiritual Assessment Scale” - SAS - criado para medir a o Bem-Estar Espiritual contém no total 21 itens, organizados em três sub-escalas e cada uma com 7 itens. A sub escala fé pessoal (1,2,3,4,5,6,7); a sub escala prática religiosa (8,9,10,11,12,13,14) e a sub escala paz espiritual (15,16,17,18,19, 20,21).

Cada item apresenta cinco opções de respostas: CT – concorda totalmente; C – concorda; I – indeciso; D – discorda; DT – discorda totalmente. Sendo que quanto maior a pontuação obtida, melhor é o bem-estar espiritual da pessoa. O total da SAS resulta do somatório de todos os itens das subescalas fé pessoal, prática religiosa e paz espiritual e a cotação de cada subescala é realizada por meio do somatório de todos os itens que a compõem.

A coleta de dados foi realizada no período de março a julho de 2017 pelas pesquisadoras e demais membros do Grupo de Pesquisa Espiritualidade e Saúde da Universidade de Marília – UNIMAR que receberam treinamento para a aplicação dos instrumentos. Com ciência e concordância da diretoria da Instituição. Os dados foram analisados por meio do programa SSP 20.0 e apresentados em números absolutos e porcentagens.

O projeto de pesquisa foi aprovado pela Comissão de Ética em Pesquisa da Universidade de Marília (CEP) e aprovado na Plataforma Brasil com parecer de número: 2.083.538.

RESULTADOS

Os dados apresentados na Tabela 1 integram informações acerca da amostra pesquisada com características relativas a algumas variáveis sócio demográficas.

Foi verificado que, das 20 pessoas idosas entrevistadas, 50% são homens e 50% são mulheres, com idade variando entre 62 e 88 anos.

Em relação à escolaridade, 50% possuíam 1o grau completo, seguido de analfabetos (30%), 3o grau (15%)

e 2o grau (5%).

Quando o assunto é estado civil, 30% solteiros, 5% casados, 45% viúvos e 20% divorciados.

(4)

REAS, Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2018. Vol. 10 (6), 2219-2224.

Tabela 1. Perfil das pessoas idosas entrevistadas. Marília, 2017.

Características Especificações N=20 % Sexo Feminino Masculino 10 10 50% 50% Idade 60 – 69 70 – 79 80 – 89 06 03 11 30% 15% 55% Escolaridade Analfabeto 1º Grau 2º Grau 3º Grau 06 10 01 03 30% 50% 5% 15%

Estado Civil Solteiro Casado Viúvo Divorciado 06 01 09 04 30% 5% 45% 20% Religião Católica Evangélica 16 04 80% 20%

Fonte: Dados da pesquisa, 2017.

Os dados apresentados na Tabela 2 integram informações acerca do bem-estar espiritual das pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos em Marília.

Foi observado que o Bem-Estar Espiritual apresentou escores positivos aumentados nos conceitos comedidos: Fé Pessoal 95% e Paz Espiritual 85%, e moderado no conceito Prática Religiosa 50%.

Tabela 2. Bem-estar espiritual das pessoas idosas entrevistadas, Marília, 2017.

Bem Estar Espiritual Avaliação N=20 %

Fé Pessoal Positivo

Negativo

19 1

95% 5%

Prática religiosa Positivo

Negativo

10 10

50% 50%

Paz Espiritual Positivo

Negativo

17 3

85% 15%

Fonte: Dados da pesquisa, 2017.

DISCUSSÃO

Este estudo teve como objetivo avaliar o bem-estar espiritual das pessoas idosas moradoras em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos.

A resposta ao objetivo orientou a opção pelo modelo conceptual desenvolvido por Mary Elisabeth O`Brien para compreender o bem-estar espiritual avaliado a partir da percepção da pessoa doente hospitalizada, e que também nos permitiu avaliar o bem-estar espiritual das pessoas idosas institucionalizadas (O’BRIEN, 1999).

(5)

REAS, Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2018. Vol. 10 (6), 2219-2224.

Esta percepção está sustentada no modelo holístico, em que a pessoa tem a consciência da influência das dimensões fé pessoal, prática religiosa e paz espiritual, participando ativamente na procura de sentido de vida, na experiência do processo de envelhecimento, nos relacionamentos com si próprios e com os outros, e principalmente com Deus (BRANCO, 2015).

A Escala de Avaliação Espiritual ou SAS demonstrou ser um instrumento sensível para avaliar o bem-estar espiritual das pessoas idosas moradoras nessa Instituição de Longa Permanência onde as pessoas idosas foram entrevistadas.

Apresentaram escores positivos e elevados nos conceitos comedidos da dimensão, fé pessoal e paz espiritual e moderado na dimensão, prática religiosa. Os escores encontrados refletem o bem-estar espiritual e demonstraram impactar positivamente na espiritualidade/religiosidade dessas pessoas idosas contribuindo no enfrentamento do processo de envelhecimento.

As crenças e práticas religiosas e espirituais têm demonstrado ser de forte impacto no auxílio para o enfrentamento nas mais diversas situações de saúde dos indivíduos, nas relações interpessoais e até mesmo no preparo para a morte (KOENIG, 2005).

De fato, de acordo com Fonseca et al. (2005) a religiosidade e a espiritualidade têm uma dimensão central na vida de um grande número de pessoas idosas, pois constituem uma fonte importante de suporte emocional, em que as práticas religiosas podem contribuir para a saúde física e mental e para o bem-estar na velhice.

Os estudos desenvolvidos por Rocha et al. (2002) comprovaram a existência de relações entre a qualidade de vida, a saúde e a espiritualidade/religiosidade.

Outros estudos também demonstram esta correlação.

Marques (2003) investigou a inter-relação entre o bem-estar espiritual e a saúde geral entre jovens e idosos, e encontrou correlação positiva significativa entre saúde e bem-estar espiritual, e ainda corrobora que a espiritualidade pode acarretar uma importante contribuição para a promoção da saúde e prevenção da doença.

Vitorino et al. (2012) avaliaram o coping religioso/espiritual (CRE) de idosos residentes em duas Instituições de longa Permanência para Idosos (ILPI) encontraram como resultado que os idosos sentiam-se adequadamente confortáveis na utilização das suas crenças pessoais e que suas condutas religiosa/espiritual eram utilizadas frequentemente como ferramenta de enfrentamento às eventuais consequências emocionais negativas que pudessem surgir no dia a dia nas ILPIs.

Scortegagna et al (2018) com o objetivo de conhecer o significado atribuído à vivência da espiritualidade diante das situações da vida pelos idosos residentes em uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI) identificaram que os idosos ao expressarem a vivência da espiritualidade reconheceram esta como um importante suporte emocional para enfrentarem seus desafios existências.

Em 2015, Branco utilizou o instrumento “Escala de Avaliação do Espiritual“e avaliou o bem estar espiritual de pessoas jovens e idosas hospitalizadas. Quando procedeu a comparação do bem-estar espiritual e as subescalas em função do grupo etário verificou a existência de diferenças significativas ao nível das subescalas fé pessoal, prática religiosa e paz espiritual onde os níveis de bem-estar espiritual aumentaram em função do grupo etário, ou seja, quanto mais velho, maior o bem-estar espiritual.

A limitação deste estudo está pautada à escassez de estudos que utilizam o instrumento “Escala de Avaliação Espiritual” de Elizabeth O’Brien, ao que sugerimos a realização de novos estudos, principalmente com idosos, pois consideramos que esta pesquisa nos permitiu refletir sobre diversos aspetos relacionados com o bem-estar espiritual e seus conceitos comedidos, fé pessoal, prática religiosa e paz espiritual, das pessoas idosas entrevistas.

Compreender as necessidades espirituais das pessoas idosas permitirá aos profissionais de saúde que atuam nas ILPIs investir em práticas que incorporem a espiritualidade/religiosidade como elemento importante no cuidado integral da pessoa idosa.

(6)

REAS, Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2018. Vol. 10 (6), 2219-2224.

CONCLUSÃO

Os escores encontrados refletem o bem-estar espiritual das pessoas idosas residentes em uma Instituição de Longa Permanência parra Idosos e apresentaram escores positivos e elevados nos conceitos comedidos, fé pessoal e paz espiritual, e escore moderado no conceito prática religiosa.

REFERÊNCIAS

1. ANVISA. Resolução da Diretoria Colegiada, 283, 26 set. 2005. Disponível em: www.portalsaude.gov.br. Acesso em: 18 jun. 2018.

2. BRANCO MZPC. Bem-estar espiritual da pessoa doente hospitalizada. Tese (Doutorado em Enfermagem Avançada) – Instituto de Ciências da Saúde. Universidade Católica Portuguesa. Porto, Portugal, 2015.

3. CAMARANO AA, KANSO S. As instituições de longa permanência para idosos no Brasil. R. bras. Est. Pop., Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, jan.-jun. 2010; 233-235p.

4. FONSECA AM, PAÚL C, MARTÍN I et al. Satisfação e qualidade de vida em idosos portugueses. In FONSECA AM, PAÚL C ed. envelhecer em Portugal. Psicologia, saúde e prestação de cuidados. Lisboa: Climepsi Editores, 2005; 75-95p.

5. FREITAS EO, GUERRA GM, PESSINI L et al. Tradução e adaptação transcultural do instrumento ``Spiritual Assessment Scale´´ no Brasil. O Mundo da Saúde, 2013; v.37; 4: 401-410.

6. IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2009. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 18 jun.

2018.

7. KOENIG HG. Espiritualidade no cuidado com paciente: por que, como, quando e o que. São Paulo, Jornalística, 2005. 8. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria nº 2.528, Brasil, 19 out 2006.

9. MARQUES LF. A saúde e o bem-estar espiritual em adultos porto-alegrenses. Psicologia Ciência e Profissão, 2003;

23(2): 56-65.

10. O’BRIEN ME. Spirituality in nursing- Standing on holy ground. Jones and Bartlett Publishers. Sudbury, Massachusetts;

1999.

11. ROCHA A, COUTINHO AL, MONTEIRO C et al. Qualidade de vida do idoso: área de abrangência do centro de saúde de Eiras. Revista Sinais Vitais, 2002; 43, 47-50p.

12. SCORTEGAGNA HM, PICHLER NA, FÁCCIO LF. Vivência da espiritualidade por idosos institucionalizados. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., 2018; 21(3): 304-311.

13. VITORINO LM, VIANNA LAC. Coping religioso/espiritual de idosos institucionalizados. Acta Paul Enferm, 2012; 25(Número Especial 1):136-42.

14. WHO (World Health Organization). WHOQOL and spirituality, religiousness and personal beliefs (SRPB). Report on WHO consultation. MNH/MAS/MHP/98.2 WHO, Genebra, 1998; 22p.

Referências

Documentos relacionados

Para tanto se fez uso de um fogão com placa de alumínio (Al) e outro de zinco (Zn), de tal modo identificando, a partir de observações, qual se apresenta mais eficiente no

O Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas, do Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Pará (PPGAC-ICB/UFPA) estará recebendo

O sistema implementado é um protótipo que permite efectuar a aplicação da arquitectura PBN (Policy-Based Networking) à gestão de firewalls, utilizando como protocolo de difusão

A característica do teste proposto por Carminatti e colaboradores, (2004) é a de um teste intermitente de esforço progressivo até a exaustão com as variáveis identificadas

O projeto tem como objetivos desenvolver atividades educativas e assistenciais com idosos de em instituição de longa permanência; sensibilizar as pessoas idosas a participar

Objetivos: Investigar a ocorrência de quedas em uma população de idosas residentes em instituições de longa permanência para idosos (ILPI’s) e sua relação com

Para consolidares e autoavaliares os teus conhecimentos, poderás encontrar ainda, nesta mesma secção, mais tarefas de exames nacionais e internacionais assim

N esta pesquisa, estudou-se o cotidiano de uma instituição de longa permanência para pessoas idosas, a Instituição Assistencial “Nosso Lar”, localizada no município de