• Nenhum resultado encontrado

Centro Educacional ETIP MASTER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Centro Educacional ETIP MASTER"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Centro Educacional

ETIP MASTER

ORIENTAÇÕES DAS ATIVIDADES DOMICILIARES PERÍODO DE RECESSO ESCOLAR

COVID 19

Srs. Pais, responsáveis e/ou queridos alunos,

Informamos que as atividades domiciliares referentes à semana de 16 a 20 de março já se encontram no site do colégio. Cientes do volume de exercícios, conteúdo e dificuldade de impressão, esclarecemos que os alunos que não conseguirem imprimi-las, poderão realizá-las nos cadernos das respectivas disciplinas.

No entanto, solicitamos que se organizem e identifiquem a aula, a data, o conteúdo e a referência conforme o cabeçalho da disciplina.

Observem o exemplo de uma atividade de geografia:

No caderno de geografia, copiem o mesmo cabeçalho (e, de preferência, com caneta colorida):

(2)

Os alunos que optarem poderão transcrevê-los no caderno.

Por último, os professores solicitam a realização de exercícios da apostila. Orientamos a fazê-los no caderno.

Em seguida, anotem no livro que o exercício foi realizado no caderno:

Ressaltamos que as atividades foram enviadas de acordo com a carga horária de cada ano, ou seja, foram programadas para serem realizadas de acordo com o horário no qual os alunos estariam na escola. Desta forma, é fundamental que todos mantenham uma rotina de estudo, se organizem e realizem todas as propostas com empenho e dedicação.

Os professores já estão disponíveis para esclarecimentos de dúvidas através do e-mail:

atividades.etip@gmail.com.

Contamos com a colaboração de todos. Atenciosamente,

Equipe Pedagógica

Feito no caderno – 16/03.

(3)

UNIDADE LINO JARDIM

Conteúdos específicos: Romantismo brasileiro – poesia e prosa

Objetivos: Retomar os conteúdos administrados em sala para a realização da prova oficial do 1º. Bimestre.

Olá, queridos alunos, tudo bem??

Trouxe para vocês algumas questões do vestibular da FUVEST. São questões dos autores românticos que geralmente aparecem nos grandes vestibulares. Atentem-se de que estamos estudando esse assunto em 2020 e que no livro utilizado em sala de aula do 1º bimestre temos todo o conceito.

Grande abraço para todos vocês e até a nossa próxima aula.

Bjs, Profa. Luzia Cecilia

O trecho a seguir é parte do poema “Mocidade e morte”, do poeta romântico Castro Alves:

Oh! eu quero viver, beber perfumes Na flor silvestre, que embalsama os ares; Ver minh'alma adejar pelo infinito, Qual branca vela n'amplidão dos mares. No seio da mulher há tanto aroma... Nos seus beijos de fogo há tanta vida... –– Árabe errante, vou dormir à tarde À sombra fresca da palmeira erguida. Mas uma voz responde-me sombria: Terás o sono sob a lájea fria.

(ALVES, Castro)

1. Esse poema, como o próprio título sugere, aborda o inconformismo do poeta com a antevisão da morte prematura, ainda na juventude. A imagem da morte aparece na palavra:

Revisão de Conteúdo – Atividade domiciliar - Aula 1

Período de recesso escolar – COVID 19

Data: 27/03/2020

Professor(a): Luzia Cecilia da Costa Julidori Disciplina: Literatura

Nome do aluno(a): Turma: 2MA

(4)

(A) embalsama. (B) infinito. (C) amplidão. (D) dormir. (E) sono.

2. O retorno à Idade Média foi, em Portugal, manifestação de uma característica do Romantismo.

a) Que característica foi essa?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ b) Qual a manifestação correspondente no Romantismo brasileiro?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

3.O texto abaixo apresenta, basicamente, três partes: a realidade, o sonho e a realidade novamente. Aponte o início e o fim de cada uma das partes. Compare as duas partes relativas à realidade com a parte relativa ao sonho.

Oh! ter vinte anos sem gozar de leve A ventura de uma alma de donzela! E sem na vida ter sentido nunca Na suave atração de um róseo corpo

Meus olhos turvos se fechar de gozo! Oh! nos meus sonhos, pelas noites minhas Passam tantas visões sobre meu peito! Palor de febre meu semblante cobre, Bate meu coração com tanto fogo!

Um doce nome os lábios meus suspiram, Um nome de mulher... e vejo lânguida No véu suave de amorosas sombras Seminua, abatida, a mão no seio,

Perfumada visão romper a nuvem,

Sentar-se junto a mim, nas minhas pálpebras O alento fresco e leve como a vida

Passar delicioso... Que delírios! Acordo palpitante... inda a procuro:

Embalde a chamo, embalde as minhas lágrimas Banham meus olhos, e suspiro e gemo... Imploro uma ilusão... tudo é silêncio! Só o leito deserto, a sala muda! Amorosa visão, mulher dos sonhos, Eu sou tão infeliz, eu sofro tanto! Nunca virás iluminar meu peito

(5)

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ 4. (FUVEST-SP)

I.Pálida à luz da lâmpada sombria Sobre o leito de flores reclinada Como a lua por noite embalsamada Entre as nuvens do amor ela dormia!

II.Uma noite, eu me lembro... ela dormia Numa rede encostada molemente... Quase aberto o roupão... solto o cabelo E o pé descalço no tapete rente.

Os dois textos apresentam diferentes concepções da figura da mulher. Se ambos os textos são românticos, como explicar a diferença no tratamento do tema? Apontar nos dois textos situações contrastantes que revelam essas diferentes concepções.

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

5. Cite um fato histórico que influenciou o Romantismo.

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Boa atividade!!! Profa. Luzia

(6)

UNIDADE LINO JARDIM

Conteúdos específicos: Romantismo brasileiro – poesia e prosa

Objetivos: Retomar os conteúdos administrados em sala para a realização da prova oficial do 1º. Bimestre.

Olá, queridos alunos, tudo bem??

Trouxe para vocês algumas questões do vestibular da FUVEST. São questões dos autores românticos que geralmente aparecem nos grandes vestibulares. Atentem-se de que estamos estudando esse assunto em 2020 e que no livro utilizado em sala de aula do 1º bimestre temos todo o conceito. Grande abraço para todos vocês e até a nossa próxima aula.

Bjs, Profa. Luzia Cecilia

1. O romantismo está relacionado com o surgimento de um novo público leitor. Qual? _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ 2. “Pálida, à luz da lâmpada sombria,

Sobre o leito de flores reclinada, Como a lua por noite embalsamada, Entre as nuvens do amor ela dormia!

Era a virgem do mar! Na escuma fria Pela maré das águas embaladas! Era um anjo entre nuvens d’alvorada Que em sonhos se banhava e se esquecia!”

Revisão de Conteúdo – Atividade domiciliar - Aula 2

Período de recesso escolar – COVID 19

Data: 27/03/2020

Professor(a): Luzia Cecilia da Costa Julidori Disciplina: Literatura

Nome do aluno(a): Turma: 2MA

(7)

a) transcreva as expressões que mergulhem a mulher num mundo irreal, idealizado e distante. _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

3. No poema do exercício anterior , observamos que a mulher aparece frequentemente na poesia de Álvares de Azevedo como figura:

a) sensual b) concreta c) próxima d) natural e) inacessível

4. “Ó guerreiros da Tribo Tupi

Ó guerreiros, meus cantos ouvi.”

A geração da poesia romântica aí representada é: a) pré-romântica

b) social c) indianista d) mal do século e) ultrarromântica

5. Assinale o contexto histórico do período do romantismo: a) Iluminismo b) Revolução Francesa c) Inconfidência Mineira d) Impeachment do Collor e) Descobrimento do Brasil Boa atividade!!! Profa. Luzia

(8)

UNIDADE LINO JARDIM

Orientações: Leia o conteúdo revisional abaixo, imprima a folha de exercícios, realize-os em casa e, no nosso retorno, entregue a professora da disciplina.

Aulas 2 e 3 - 27/03 - 2ª e 5ª aula

Conteúdo: Trabalho Mecânico de uma força sobre um plano inclinado. Referência: Capítulo 5. Páginas 27, 28 e 29.

Bom dia, estudantes das turmas do segundo ano do Ensino Médio!

As aulas a seguir serão de caráter revisional, sobre o conceito de Trabalho de uma força sobre um plano inclinado, denominado Trabalho Mecânico . Trata-se de uma continuação da aula 5.

Aproveite para revisar e tirar suas dúvidas.

Além disso, vamos revisar os conteúdos de grandezas Físicas (Vetoriais e escalares), Sistemas de Unidades de medidas Internacionais (SI) e suas aplicações.

Vamos lá!

Revisão de Conteúdo – Atividade domiciliar

Período de recesso escolar – COVID 19

Data: 27/03/2020

Professor(a): BRUNA CASATI Disciplina: FÍSICA

Nome do aluno(a): Turma: 2MA

(9)

Tipos de trabalho mecânico

O trabalho pode assumir valores positivos e negativos dependendo do valor do ângulo α. De acordo com o valor assumido, ele pode ser classificado de três formas:

 Trabalho motor: quando 0º ≤ α < 90º. O trabalho é positivo, pois cos α > 0, e a força e o deslocamento possuem o mesmo sentido

 Trabalho nulo: se α = 90º, uma vez que cos 90º = 0 e não há deslocamento;

 Trabalho resistente: quando 90 < α ≤ 180º. O trabalho é negativo, já que o cos α assumirá valores negativos. O deslocamento e a força possuem sentidos contrários.

OBS: o valor do cosseno deve ser em decimal.

OBS 2: Se o trabalho a ser realizado for analisado pelo trabalho da força de atrito, o resultado apresentará sinal negativo (-), pois a força de atrito é contrária a força aplicada

Forças que não realizam trabalho

Um corpo em movimento, só não realiza trabalho quendo é carregado durante seu trajeto, como por exemplo, quando alguém carrega uma mala de viagem ou quando o garçom carrega uma bandeja, a mala ou a bandeja, memso realizando deslocamentos, não exercem trabalho para isso.

É importante ressaltar que a energia, elétrica por exemplo, até chegar em nossa residência, sofre transformações ao longo do caminho. Por isso chega com menor potência as nossas redes elétricas e tomadas. Assim, não há perda, mas sim transformações, diminuindo seu potencial.

Atividade

1- Marque a alternativa correta:

a) O trabalho de uma força independe de o corpo entrar em movimento. b) Trabalho é uma grandeza vetorial.

c) O trabalho é definido como motor caso a força e o deslocamento tenham o mesmo sentido. d) O trabalho de uma força é diretamente proporcional à força aplicada sobre ele e inversamente proporcional à distância percorrida.

e) Quando o trabalho é efetuado pela força peso, depende apenas da trajetória percorrida pelo objeto.

(10)

2- (PUC-MG)Não realiza trabalho: a) a força de resistência do ar;

b) a força peso de um corpo em queda livre;

c) a força centrípeta em um movimento circular uniforme; d) a força de atrito durante a frenagem de um veículo;

e) a tensão no cabo que mantém um elevador em movimento uniforme.

3- (FGV SP/2006) Mantendo uma inclinação de 60º com o plano da lixa, uma pessoa arrasta

sobre esta a cabeça de um palito de fósforos, deslocando-o com velocidade constante por uma distância de 5 cm, e ao final desse deslocamento, a pólvora se põe em chamas.

Se a intensidade da força, constante, aplicada sobre o palito é 2 N, a energia empregada no acendimento deste, desconsiderando-se eventuais perdas, é: (cos 60º= 0,5)

Dados: a) 5√3 x 10-2 J b) 5 x 10-2 J c) 2√3 x 10-2 J d) 2 x 10-2 J e) √3 x 10-2 J

(11)

4- Um objeto de massa 5 kg é deixado cair de uma determinada altura. Ele chega ao solo descrevendo um trabalho 2000 J. Determine o deslocamento que o objeto descreveu. Despreze o atrito com o ar e considere g = 10 m/s².

5- (ENEM) Um motor só poderá realizar trabalho se receber uma quantidade de energia de outro sistema.

No caso, a energia armazenada no combustível é, em parte, liberada durante a combustão para que o aparelho possa funcionar. Quando o motor funciona, parte da energia convertida ou transformada na combustão não pode ser utilizada para a realização de trabalho. Isso significa dizer que há vazamento da energia em outra forma.

a) liberação de calor dentro do motor ser impossível. b) realização de trabalho pelo motor ser incontrolável. c) conversão integral de calor em trabalho ser impossível. d) transformação de energia térmica em cinética ser impossível. e) utilização de energia potencial do combustível ser incontrolável.

(12)

Aula 3: 27/03/2020

Conteúdo: O Estado Gasoso – transformações gasosas.

Referência: Módulo 5, Unidade 6, Capítulo 10, páginas 10 a 16.

Olá, turminha!

Como estão? Espero que muito bem! 

Nessa aula, vamos continuar revisando as transformações gasosas e praticar mais um pouco, ok? Selecionei alguns exercícios bem bacanas pra vocês!

Como de costume, no final da atividade, vocês vão encontrar um gabarito com as respostas dos exercícios propostos. Porém, usem-no apenas para saber se o raciocínio está correto. Lembrem que vocês devem entregar as respostas acompanhadas dos cálculos e/ou justificativas de cada questão.

E lembrem sempre que podem me mandar e-mail caso tenham alguma dúvida! (lucavalaro@hotmail.com)

Relembrando:

TRANSFORMAÇÃO ISOTÉRMICA (LEI DE BOYLE)

É quando na transformação do gás a temperatura é mantida constante e mudam os valores da pressão e do volume.

Revisão de Conteúdo – Atividade domiciliar Período de recesso escolar – COVID 19

Data: 27/03/2020

Professora: Luciana Cavalaro Disciplina: Química

Nome do aluno(a): Turma: 2aMA

Nota:

(13)

TRANSFORMAÇÃO ISOBÁRICA (LEI DE CHARLES E GAY-LUSSAC)

É quando na transformação do gás a pressão é mantida constante e variam os valores de volume e da temperatura.

TRANSFORMAÇÃO ISOCÓRICA

É quando na transformação do gás o volume é mantido constante e são alterados os valores de temperatura e pressão. Esta transformação também é chamada de ISOMÉTRICA ou ISOVOLUMÉTRICA.

Dica importante:

Vamos praticar?

1 - (PUCRIO) Um pneu de bicicleta é calibrado a uma pressão de 4 atm em um dia frio, à temperatura de 7°C. Supondo que o volume e a quantidade de gás injetada são os mesmos, qual será a pressão de calibração nos dias em que a temperatura atinge 37°C?

(14)

a) 21,1 atm b) 4,4 atm c) 0,9 atm d) 760 mmHg e) 2,2 atm

2 - (UFU) A atmosfera é composta por uma camada de gases que se situam sobre a superfície da Terra. Imediatamente acima do solo ocorre uma região da atmosfera conhecida como troposfera, na qual ocorrem as nuvens, os ventos e a chuva. Ela tem uma altura aproximada de 10km, a temperatura no seu topo é cerca de –50 °C e sua pressão é de 0,25 atm. Se um balão resistente a altas pressões, cheio com gás hélio até um volume de 10 L, a 1 atm e 27,0°C é solto, o volume deste balão, quando chegar ao topo da troposfera será de:

a) 40,0 L b) 74,1 L c) 36,3 L d) 29,7 L e) 52,5 L

3 - (UNIRIO) Você brincou de encher, com ar, um balão de gás, na beira da praia, até um volume de 1 L e o fechou. Em seguida, subiu uma encosta próxima carregando o balão, até uma altitude de 900 m, onde a pressão atmosférica é 10% menor do que a pressão ao nível do mar. Considerando que a temperatura na praia e na encosta seja a mesma, o volume de ar no balão, em L, após a subida, será de:

a) 0,8 b) 0,9 c) 1,0 d) 1,1 e) 1,2

4 - Uma amostra de gás hélio que se encontra em um cilindro de 70 litros, a 7°C e pressão de 2 atm sofre aquecimento para 47°C e tem seu volume reduzido para 50 litros. Qual será a pressão final da amostra de gás hélio?

a) 3,2 b) 0,8 c) 1,8 d) 1,6 e) 3,6

5 - Uma amostra de gás hidrogênio, que se encontra em um balão com pressão de 2 atm e volume de 120 litros, é resfriado a pressão constante de 27°C para -23°C. Qual o novo volume ocupado pelo gás a -23°C? a) 100 b) 10 c) 50 d) 25 e) 15

6 - (Fuvest-SP) Se um certo gás, contido em um compartimento e exercendo pressão de 10 cmHg, for comprimido de maneira a ocupar um vigésimo do seu volume inicial, qual será a pressão final? Considere temperatura constante.

(15)

a) 20 cmHg b) 50 cmHg c) 100 cmHg d) 200 cmHg e) 400 cmHg Gabarito: 1 - b 2 - d 3 - d 4 - a 5 - a 6 - d

Bons estudos!!!

(16)

Aula 1: 27/03/2020

Conteúdo: Razão e Fé no pensamento medieval Referência: Unidade 01, capítulo 02 - página 25 a 31

Bom dia, Boa tarde, Boa noite! Todos bem cuidados, nutridos e preparados para mais uma aulinha?

Providenciem seus materiais e bora para a aula!

Razão e Fé no pensamento medieval

Lembram do que estudamos sobre a Filosofia Patrística? E da Filosofia Escolástica? Pois então, a escola patrística, ou simplesmente Patrística, foi uma corrente filosófica e período da filosofia, coincidindo com os primeiros séculos da era cristã, em que o desenvolvimento filosófico foi realizado por filósofos padres da Igreja Católica, designando um grupo de padres ou um trabalho por eles desenvolvido. Tendo em Agostinho de Hipona seu principal filósofo, tinha como um de seus principais objetivos a racionalização da fé cristã.

Já a Escolástica, ou pensamento escolástico, é uma corrente filosófica nascida na Europa da Idade Média, que dominou o pensamento cristão entre os séculos XI e XIV e teve como principais nomes São Tomás de Aquino e Santo Anselmo da Cantuária.

Portanto, a atividade que deve ser desenvolvida visa elucidar a Filosofia desenvolvida durante a Idade Média pelos doutores da Igreja.

Bons estudos.

Revisão de Conteúdo – Atividade domiciliar Período de recesso escolar – COVID 19

Data: 27/03/2020

Professor(a): Márcio Disciplina: Filosofia

Nome do aluno(a): Turma: 2ºMA

Nota:

(17)

Com uso da apostila e pesquisas paralelas, desenvolva suscintamente os seguintes temas: Aula 01

1. Por que Agostinho entendia que Fé e Razão se complementam? 2. O que é razão e vontade na Filosofia de Santo Agostinho?

3. Qual a diferença entre a Cidade de Deus e a Cidade dos Homens para o Filósofo? 4. Qual é a relação entre Filosofia e Teologia para Tomás de Aquino?

5. O que Tomás de Aquino entende por Lei Natural e Lei Divina?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

(apud NOGUEIRA FILHO, D.. dois elementos, o afeto e a idéia, em outras palavras, há um quantum afetivo, que se manifesta mais no nível corporal, e outro representativo que

Escola: Centro Educacional Etip Professor: Décio Cataruzzi.. Escola:

A solução encontrada para minimizar os desperdícios que estavam ocorrendo no edifício sede foi da realização de um retrofit, realizando-se trocas de equipamentos que não favoreciam

De posse dos ganhos líquidos recebidos pela sociedade, que foram apresentados no item 3.1, e dos custos da Embrapa estimados para o desenvolvimento e transferência

– Comutação do primeiro grupo de parâmetros de controle para o segundo grupo quando a velocidade do valor de referência de posição fixa é maior do que o limite. – Comutação

Com relação à germinação das sementes armazenadas em câmara fria, aos três meses de armazenamento (Tabela 10), observou-se em sementes tratadas ou não com fungicidas e

No presente estudo não se procurou dis- tinguir a candidúria como causa direta ou secundária do óbito, porém o trato urinário pode ter sido o sítio de invasão da corrente

A partir do Decreto nº 17.356 de 17 de junho de 2011 foi criado o Parque Natural Municipal do Campo Grande, Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral localizada na região