• Nenhum resultado encontrado

Português 3 aula 1 COMENTÁRIOS ATIVIDADES PARA SALA COMENTÁRIOS ATIVIDADES PROPOSTAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Português 3 aula 1 COMENTÁRIOS ATIVIDADES PARA SALA COMENTÁRIOS ATIVIDADES PROPOSTAS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Português 3

aula 1

C

O M E N T Á R I O S

A

T I V I D A D E S P A R A

S

A L A

1. Euclides da Cunha, em Os Sertões, retrata um Nordeste isolado do resto do país. A Guerra de Canudos, para o autor, foi o resultado de um problema social que o go-verno brasileiro não conseguiu conter.

Resposta correta: A

2. O autor de Os Sertões posiciona-se a favor do sertane-jo, retratado como um guerreiro em meio às adversi-dades tanto do clima do sertão quanto do descaso do governo.

Resposta correta: B

3. O fragmento destacado é representativo da obra de Monteiro Lobato. Nele observamos a descrição do ho-mem sertanejo realizada com maestria pelo escritor; es-te homem iria se tornar um modelo para a observação do homem interiorano, o personagem descrito chamava-se Jeca Tatu.

Resposta correta: E

4. O fragmento destacado pertence ao livro Urupês, de Monteiro Lobato.

Resposta correta: C

5. Os fatos históricos apresentados no texto destacado são: a Independência do Brasil (“o grito histórico”), a Li-bertação dos Escravos (“13 de maio”) e a Proclamação da República (“15 de novembro”).

Resposta correta: E

C

O M E N T Á R I O S

A

T I V I D A D E S

P

R O P O S T A S

1. Sobre Monteiro Lobato, pode-se afirmar que o autor apresentava restrições à arte modernista propagada por Anita Malfatti. Em famoso artigo publicado pelo jornal O

Estado de São Paulo chamado “Paranóia ou

Mistifica-ção”; o autor critica duramente as inovações propostas pelo expressionismo que Anita trouxera da Alemanha.

Resposta correta: B

2. O fragmento destacado, de Monteiro Lobato, remete ao personagem central de sua produção literária: o cabo-clo, o sertanejo do interior paulista. O autor critica a i-nércia e o atavismo do homem interiorano.

Resposta correta: D

3. O fragmento destacado pertence à produção literária de Monteiro Lobato. Deve-se observar que o autor foi um crítico do homem sertanejo e de sua ausência de pre-tensões.

Resposta correta: D

4. As características apresentadas remetem à produção poética de Augusto dos Anjos, autor que no início do século XX produziu apenas um livro chamado EU, cuja poética era marcada pela visão crítica e ácida à humani-dade de forma geral. Deve-se observar ainda que o au-tor produziu versos marcados pelo rigor formal e por uma visão filosófica do mundo, cuja profundidade tem sido pouco estudada pela crítica.

Resposta correta: B

5. Pode-se considerar que Augusto dos Anjos produziu uma obra poética marcada pelo cientificismo e pela preocupação filosófica, que apresenta imagens repulsi-vas, inspiradas na morte e na decomposição da matéria, como se pode observar em poemas como “Psicologia de um vencido”. Sobre Jorge Amado, pode-se afirmar que sua obra focaliza casos e costumes da vida baiana, contemplando tópicos, como os rituais afros de Salvador e os dramas próprios das plantações de cacau do sertão, principalmente na primeira parte de sua produção literá-ria, da qual podemos citar o livro Suor.

Resposta correta: E

6. Sobre Augusto dos Anjos, pode-se afirmar que sua produ-ção literária foi marcada pelo pessimismo aliado à ciência, que acusava a degradação humana mediante associações e comparações com processos químicos e biológicos.

Resposta correta: A

7. Sobre o livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, pode-se considerar que se trata de um enorme ensaio sobre o Brasil, que analisa tanto a formação racial e histórica do povo quanto a conformação de sua geografia, como se pode observar nas partes que o formam: A terra, O ho-mem e A luta.

Resposta correta: A

8. O personagem Policarpo Quaresma, protagonista do romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, pode ser caracterizado pela postura ufanista quanto à pátria e à nacionalidade. As ideias de Policarpo são representantes de um país que jamais existiu e que jamais prosperou, pois os ideais não prosperaram diante do confronto com os modelos existentes na época.

Resposta correta: E

9. Pode-se afirmar que Triste Fim de Policarpo Quaresma é um romance representativo do período pré-modernista da produção literária nacional. O autor apresenta uma visão crítica da realidade brasileira que visa a criticar o ufanismo dos escritores pertencentes ao romantismo.

Resposta correta: A

10. O título do romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, antecipa ao leitor o final trágico do protagonista determinado pela sua trajetória de vida. Pode-se considerar que o personagem Policarpo não poderia sobreviver em um mundo que lhe era tão

(2)

estra-nho, haja vista ter sido ele levado à condenação e à mor-te por suas ideias.

Resposta correta: D

11. Um dos principais aspectos a ser observado no romance

Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, é a

criticidade com a qual o autor analisa a sociedade de sua época. Pode-se ainda considerar que este aspecto é relevante em toda a produção literária do escritor cario-ca, pois pode-se observá-lo também em romances como

Clara dos Anjos e nos contos escritos por Barreto.

Resposta correta: B

12. Sobre o romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, pode-se afirmar que se opõe ao romantismo e que não retrata as palavras de Antônio Cândido, pois ironiza as posturas nacionalistas românticas através do protagonis-ta. Pode-se citar, para destacar tal aspecto, os livros de autores românticos que o protagonista possuía, pois a bibliografia de Policarpo era de autores que caracteriza-vam o romantismo nacionalista.

Resposta correta: E

13. Sobre o romance Os Sertões, de Euclides da Cunha, pode-se afirmar que o autor descreve, nas duas primei-ras partes do livro, respectivamente, o meio ambiente e o homem que constituíam o sertão baiano, valendo-se, para isso, das teorias científicas desenvolvidas na época. Pode-se ainda considerar que Euclides, ao descrever os sertanejos, idealiza suas qualidades morais e físicas e conclui que seu heroísmo era resultado da fé nos ensi-namentos religiosos do líder Antônio Conselheiro.

Resposta correta: D

14. Acerca de Euclides da Cunha, pode-se afirmar que o autor, ao entrar em contato com a população de Canu-dos, para onde fora junto à quarta expedição do exérci-to brasileiro, passa a posicionar-se favoravelmente ao povo sertanejo, pois ele observara que a guerra que ali se travava era injusta e desnecessária. Assim, Euclides passa a aprovar a causa dos sertanejos em detrimento à sua formação militar positivista.

Resposta correta: A

15. Ao completarmos as lacunas, teremos: “Livro posto entre a literatura e a sociologia naturalistas, Os Sertões assinalam um fim e um começo: o fim do imperialismo li-terário, o começo da análise científica aplicada aos as-pectos mais importantes da sociedade brasileira (no ca-so, as contradições contidas na diferença de cultura en-tre as regiões litorâneas e o interior).”

Alternativa correta: C

16. A leitura dos excertos 1 e 2 permite-nos considerar que o primeiro é um trecho de Os Sertões, obra em que Eu-clides da Cunha descortina o interior do Brasil, traçando um retrato do Arraial de Canudos e do líder místico An-tônio Conselheiro. (O segundo fragmento pertence ao

romance de Lima Barreto: Triste Fim de Policarpo

Qua-resma.)

Resposta correta: A

17. Sobre a produção literária de Euclides da Cunha, pode-se afirmar que apesar de a utilização de personagens ficcionais junto a figuras históricas que protagonizaram os acontecimentos ter facilitado a composição da narra-tiva, o autor evitou inserir impressões pessoais sobre o episódio. Deve-se lembrar que há forte influência do re-alismo e do naturre-alismo na composição do romance de Cunha, tais escolas pregavam que a arte deveria ser im-pessoal, portanto, o autor deveria evitar inserir-se no que estava sendo narrado.

Resposta correta: C

aula 2

C

O M E N T Á R I O S

A

T I V I D A D E S P A R A

S

A L A

1. O que se convencionou chamar de Pré-Modernismo, no Brasil, não constitui uma "escola literária", ou seja, não temos um grupo de autores afinados em torno de um mesmo ideário, seguindo determinadas características. Na realidade, Pré-Modernismo é um termo genérico que designa uma vasta produção literária que abrangeria os primeiros 20 anos deste século. Aí vamos encontrar as mais variadas tendências e estilos literários, desde os poetas parnasianos e simbolistas, que continuavam a produzir, até os escritores que começavam a desenvol-ver um novo regionalismo, além de outros mais preocu-pados com uma literatura política e outros, ainda, com propostas realmente inovadoras.

Resposta correta: E

2. Pode-se afirmar, a partir da estrofe lida, que há na poética de Augusto dos Anjos a forte presença de uma dimensão niilista, este traço pode ser observado pela referência aos sons subterrâneos e pelo choro da energia abandonada.

Resposta correta: A

3. Recordações do escrivão Isaías Caminha foi publicado em Lisboa em 1909 e é um livro em que, em tom memo-rialista, o narrador-personagem expõe, de forma realista e crítica, a existência, no Rio de Janeiro do início do sé-culo XX, de uma sociedade classista e preconceituosa, alimentada por uma imprensa bajuladora e de conveni-ência, igualmente medíocre. Este traço também pode ser observado em outras obras do autor como o livro de crônicas Os Bruzundangas.

Resposta correta: E

4. O texto apresentado foi retirado de Os Sertões, de Euclides da Cunha, e apresenta traços que podem ser considerados realista-naturalistas, como se pode obser-var na descrição do sertão. Em Os Sertões, Euclides da Cunha fez a narrativa quase documental da Guerra de

(3)

Canudos. (Deve-se observar que as demais alternativas contêm afirmações corretas sobre a obra-prima de Eu-clides da Cunha.)

Resposta correta: A

5. a) Em Triste fim de Policarpo Quaresma, romance mais importante de Lima Barreto, o escritor denunciou a burocracia no processo político brasileiro, o precon-ceito de cor e de classe e incorporou fatos ocorridos durante o governo do Marechal Floriano. No plano cultural, Policarpo pretendia que os brasileiros ado-tassem a língua indígena em oposição ao português. No plano agrícola, pretendia o protagonista que fos-se realizada a reforma agrária. E no campo político, a adesão incondicional e fatal ao “governo forte” de Floriano Peixoto.

b) Pode-se considerar que Policarpo pretendia contri-buir para o engrandecimento da pátria, através de ações que modificariam a sociedade brasileira.

C

O M E N T Á R I O S

A

T I V I D A D E S

P

R O P O S T A S

1. O nacionalismo de Quaresma tem traços eminentemen-te cômicos, deve-se compreender que o autor preeminentemen-tende criar a sátira não apenas através do personagem prota-gonista, mas sim analisar e caricaturizar a pátria e o na-cionalismo ufanista vigente no período em que o roman-ce se passa.

Resposta correta: A

2. A leitura do excerto de Cidades Mortas, de Monteiro Lobato, apresentado no enunciado da questão, permite-nos afirmar que o narrador observa a gramática e os gramáticos de modo irreverente. Observa-se esse as-pecto no segundo parágrafo.

Resposta correta: A

3. Os conceitos apresentados podem ser relacionados à obra Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, em que o protagonista desenvolve-se como “herói pro-blemático”, símbolo das contradições humanas impostas pela ‘via prussiana’ seguida pelo Brasil: através da figu-ração do seu miserável destino.

Resposta correta: B

4. Os fragmentos destacados do romance Os Sertões, de Euclides da Cunha, revelam uma característica do pri-meiro romance definitivo da literatura brasileira do sé-culo XX. Pode-se considerar que Os Sertões foi um li-vro fundamental para o desenvolvimento de uma litera-tura que questionasse o sistema político vigente e o posterior desenvolvimento de uma literatura engajada socialmente.

Resposta correta: E

5. Os excertos destacados pertencem, respectivamente, aos romances: O Ateneu, de Raul Pompéia, Jeca Tatu,

de Monteiro Lobato e Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.

Resposta correta: D

6. A leitura dos sonetos “A lágrima”, de Augusto dos An-jos e “Lembranças apagadas”, de Cruz e Sousa permi-tem as seguintes considerações:

I. A poética de Augusto dos Anjos inaugurou a pro-posta de um novo modelo poético que se desenvol-ve, a priori, por uma visão pessimista da vida e utili-zando uma linguagem inovadora, repleta de termos científicos que desagradou aos críticos da época. No poema destacado, pode-se observar a visão cientifi-cista do autor, na descrição da lágrima (primeira es-trofe).

II. Cruz e Souza foi um ícone da estética simbolista que desenvolveu uma obra em que utiliza as principais características deste movimento literário surgido na França. No poema destacado, pode-se observar a relação que se estabelece entre o passado, simboli-zado pelo Lírio e pela Rosa.

III. Pode-se associar os poemas lidos por: a ousadia do primeiro ser mais evidente e clara, enquanto o se-gundo apresenta características pouco polêmicas. Pose ainda considerar que ambos os autores de-sagradaram aos poderosos da imprensa de suas res-pectivas épocas, o primeiro pelo vocabulário não-poético, principalmente, e o segundo pela presença de elementos da Rosa-Cruz em sua obra.

Resposta correta: A, B, C, E, F

7. Com uma linguagem cientificista-naturalista, ao lado de uma incrível vulgaridade, Augusto dos Anjos atingiu uma incrível popularidade, com idéias pessimistas, de impac-to sobre o novo século, sobretudo com a ameaça da grande guerra mundial, somando tendências passadas e futuras.

Resposta correta: E

8. Os fragmentos destacados apresentam, respectivamen-te, elementos que podem ser associados aos autores: Antero de Quental, Cesário Verde e Augusto dos Anjos.

Resposta correta: A

9. Euclides da Cunha relata e denuncia a realidade nor-destina de miséria e fome, no livro Os Sertões, sua grande obra. Nessa obra, ele faz uma descrição minu-ciosa da região, sua formação geológica, seu clima, sua vegetação, e também, a batalha com o exército que exterminou toda a sua população, população esta que apesar de toda a força de combate do exército, nunca se rendeu.

Resposta correta: D

10. No fragmento destacado, Policarpo chama de proprietá-rios da língua os portugueses. Deve-se observar que Po-licarpo pretendia que a língua tupi-guarani fosse adota-da como língua nacional.

(4)

11. A argumentação desenvolvida por Policarpo em sua petição é fundamentada em elementos filosóficos. De-ve-se observar que os argumentos que estão apresenta-dos no terceiro parágrafo fazem referência a elementos que estabelecem uma análise das qualidades da língua indígena a partir de aspectos questionáveis.

Resposta correta: B

aula

3

C

O M E N T Á R I O S

A

T I V I D A D E S P A R A

S

A L A

1. O trecho destacado faz parte do Manifesto Futurista escrito por Marinetti. O primeiro manifesto do movimen-to foi publicado em 20 de fevereiro de 1909, assinado por Filippo Tommaso Marinetti (1876/1944); apresenta-va como pontos fundamentais a exaltação da vida mo-derna, da máquina, da eletricidade, do automóvel, da velocidade.

Resposta correta: C

2. Tristan Tzara e Marinetti são nomes relacionados, res-pectivamente, aos movimentos Dadaísta e Futurista.

Resposta correta: C

3. O trecho destacado pode ser associado ao Barroco. Deve-se observar os questionamentos referentes à reli-giosidade.

Resposta correta: B

4. O trecho destacado pode ser caracterizado pela presen-ça de elementos do Neoclassicismo. Pode-se observar a presença de elementos da mitologia e o tratamento que lhes foi dado pelo autor.

Resposta correta: D

5. O trecho pertence ao livro O Guarani, de José de Alen-car, e pertence ao Romantismo.

Resposta correta: C

C

O M E N T Á R I O S

A

T I V I D A D E S

P

R O P O S T A S

1. O Modernismo brasileiro apresenta como uma de suas principais características a utilização, por seus autores, das paródias para ironizar textos do passado. Juó Bana-nére realizou, no trecho destacado, uma paródia do po-ema “Lembrança de morrer”, em que o poeta afirma ter sido enterrado embaixo de uma árvore, em um lugar so-litário e triste, sob uma cruz que dizia: foi poeta, sonhou e amou na vida.

Resposta correta: D

2. Neste poema, Manuel Bandeira debocha dos traços estilísticos da estética parnasiana, considerada passadis-ta pelos modernispassadis-tas ridicularizando-a, ou seja, imipassadis-tan- imitan-do-a em tom jocoso. Deve-se lembrar que as referências aos sapos remetem aos poetas parnasianos.

3. Acerca do poema “Vou-me embora pra Pasárgada”, de Manuel Bandeira, não se pode afirmar que se apresenta desprovido de um procedimento metafórico, haja vista Pasárgada ser uma metáfora para bons momentos da vida do autor (a infância), bem como uma fuga da reali-dade em que o autor vivia. Pode-se ainda considerar que Pasárgada é uma metáfora de paraíso.

Resposta correta: E

4. Os Sertões é obra de Euclides da Cunha, e Cidades

mortas é de autoria de Monteiro Lobato.

Resposta correta: E

5. São autores, obras e características relacionadas ao Pré-modernismo: Lima Barreto, Os sertões e ecletismo. O Modernismo, por sua vez, pode ser associado a: Os-wald de Andrade, Mário de Andrade, fragmentação da narrativa, ruptura com a tradição e irreverência.

Resposta correta: B

6. A Semana de Arte Moderna e o movimento literário que a sucedeu apresentam como característica a busca de uma literatura voltada para a expressão dos falares bra-sileiros, seus regionalismos e, principalmente, o falar co-loquial e popular.

Resposta correta: E

7. José de Alencar é autor de Iracema, principal romance da vertente indianista do Romantismo e que é marcado pela linguagem lírica.

Raul Pompéia é autor de O Ateneu, romance que apre-senta elementos memorialistas, relacionado ao Realis-mo-Naturalismo e que se constrói como romance. Lima Barreto escreveu Triste fim de Policarpo Quaresma, romance que realiza uma crítica ao nacionalismo ufanista dos primeiros anos da república em nosso país, que po-de ser associado ao Pré-mopo-dernismo.

Resposta correta: A

8. O Parnasianismo representa o mecanicismo do processo de composição poético, enquanto o Modernismo, em-bora consequência do Parnasianismo, haja vista ser seu questionador, representa uma ruptura com os modelos propostos pelo movimento literário do século XIX.

Resposta correta: E

9. Álvares de Azevedo foi um autor romântico que se des-tacou principalmente por textos que podem ser relacio-nados ao mal-do-século, e não ao indianismo.

(5)

10. A Semana de Arte Moderna lutou sobretudo pela nacio-nalização da literatura brasileira por meio da valorização da linguagem e da cultura popular. Na medida em que é um anti-herói indígena que nasce negro, Macunaíma re-vela a busca dessas raízes nacionais.

aula

4

C

O M E N T Á R I O S

A

T I V I D A D E S P A R A

S

A L A

1. O parágrafo destacado pertence ao artigo “Paranóia ou Mistificação” que Monteiro Lobato publicara no jornal O

Estado de São Paulo. Nesse artigo, o autor critica

dura-mente os modelos artísticos propostos pela vanguarda européia expressionista que Anita Malfatti trouxera para o Brasil, pela primeira vez, em uma exposição de suas obras. Observa-se a forte oposição de Lobato às ideias modernistas e, de modo geral, à geração de 22.

Resposta correta: B

2. O período corretamente preenchido é: “A artista, criti-cada por Monteiro Lobato, em texto conhecido por “Pa-ranóia ou mistificação”, apresentava características ex-pressionistas.” (Observar comentários da questão 1).

Resposta correta: B

3. Sobre o Modernismo, pode-se afirmar que rompeu as barreiras entre a prosa e a poesia, valorizando o prosai-co e o humor e criticando duramente o academicismo. Os modernistas brasileiros, em particular Oswald de An-drade, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia, realiza-ram uma ruptura com a forma e a temática poética, ao criar um poesia marcada pela presença de elementos narrativos e por tematizar o cotidiano do homem co-mum brasileiro.

Resposta correta: E

4. Sobre o Modernismo brasileiro, pode-se considerar que a Semana de Arte Moderna, que aconteceu em São Pau-lo, ratificaria as premissas do direito à pesquisa estética, disseminada em tantas expressões (literatura, música, pintura, escultura) quantas fossem as dos participantes do movimento. Devemos lembrar que participaram da Semana poetas, músicos, pintores, arquitetos, enfim, um grupo diversificado de artistas e de formas de arte.

Resposta correta: D

C

O M E N T Á R I O S

A

T I V I D A D E S

P

R O P O S T A S

1. O movimento modernista brasileiro pretendia rever criticamente o nosso passado histórico e nossas tradi-ções culturais, eliminando definitivamente o nosso com-plexo de colonizados, apegados a valores estrangeiros. Portanto os artistas desse movimento defendiam uma visão nacionalista, porém crítica, da realidade brasileira.

Resposta correta: E

2. I. Correta. II. Correta.

III. Incorreta. Os jornais da época dedicaram à Semana de Arte Moderna nada mais do que algumas colunas, agindo com indiferença ou criticando severamente o evento.

Resposta correta: C

3. A leitura dos fragmentos destacados permite-nos consi-derar que o vocabulário usado pelo narrador e a apro-priação do verso clássico colaboram para o sentido pa-rodístico do texto. Devemos lembrar que a paródia foi um dos recursos empregados pelos modernistas para, de modo humorístico, romper com os modelos literários passadistas.

Resposta correta: A

4. A leitura dos textos destacados permite-nos afirmar que os dois fragmentos ganham novos sentidos quando con-frontados. A leitura dos fragmentos mostra-nos que, na história da literatura, o presente dialoga com o passado, – o contexto em que foram produzidos é essencial para estabelecer os respectivos sentidos.

Resposta correta: A

5. A partir da leitura do poema destacado de Mário de An-drade, pode-se considerar que os dois últimos versos re-tomam os anteriores, sem permitir uma progressão de i-deias, pois os dois últimos versos sintetizam os anteriores.

Resposta correta: D

6. O autor analisado na questão é Oswald de Andrade, que escreveu o Manifesto de Poesia Pau-Brasil.

Resposta correta: B

7. Sobre o Modernismo Brasileiro, pode-se afirmar que, primeiro, no Brasil, foi uma ruptura, um abandono de princípios e de técnicas consequentes; tratava-se, pois, de uma revolta contra o que era a inteligência nacional. Segundo, a poesia Pau-Brasil era ágil e cândida, como uma criança, pois a síntese opunha-se ao detalhe natura-lista, o equilíbrio geométrico opunha-se à morbidez ro-mântica e a surpresa opunha-se à cópia. Por fim, pode-se ainda afirmar acerca do modernismo brasileiro que a busca da luz, da máquina, da velocidade. Era um ideário precioso aos modernistas, como representam os versos destacados no item IV.

Resposta correta: D

8. Os contos do livro em questão caracterizam-se pela introspecção dos personagens e pela sondagem psico-lógica, de inspiração freudiana. Outras características marcantes de Contos Novos é a linguagem fácil e a transgressão de certas normas gramaticais.

Resposta correta: B

9. Apenas Mário de Andrade se apropria do falar coloquial brasileiro em sua obra.

(6)

10. Sobre Mário de Andrade, pode-se afirmar que na déca-da de 20, o marco de sua ficção está em uma rapsódia em que busca demonstrar não o “caráter do homem brasileiro”, mas o aspecto pluralista de nossa cultura, representada pelo mais estranho dos “heróis”, o perso-nagem Macunaíma, que dá nome ao livro. A poesia de Andrade chegou a servir, de certo modo, como exempli-ficação de seus ideais estéticos modernistas, como se observa em “Prefácio interessantíssimo” e em poemas de Paulicéia Desvairada. Ainda sobre Mário de Andrade, pode-se afirmar que era enorme seu interesse pela cul-tura popular, e não apenas pelas manifestações artísti-cas, mas também pela linguagem das ruas que via bus-car as bases de uma verdadeira “gramática brasileira”; em oposição aos traços lusitanos que predominavam na produção literária brasileira na época.

Resposta correta: E

11. A leitura dos excertos destacados permite-nos conside-rar que há identidade e princípios ideológicos entre o poema de Oswald de Andrade e o “Manifesto Antro-pófago”, assim como entre o poema de Cassiano Ri-cardo e o “Manifesto do Verde-Amarelismo”. O Mo-dernismo aprofundou o que o romantismo tinha inicia-do: a subversão dos gêneros; poesia, por exemplo, aproximou-se do ritmo da prosa e adotou o verso livre como instrumento para a elaboração dos poemas. Os-wald de Andrade procurou enfocar um Brasil moderno a partir da luta e da absorção de outras culturas como forças antagônicas que se mesclam, enquanto a visão do verde-amarelismo é a da absorção pela confraterni-zação, da cordialidade e da interação pacífica entre culturas diferentes.

Resposta correta: D

12. Sobre Macunaíma, pode-se afirmar que a maior parte da história se passa na floresta amazônica, onde Macunaí-ma viveu ao lado dos irmãos Maanape e Jiguê. Entretan-to, também há o cenário urbano, para onde o persona-gem protagonista se dirige na busca do gigante que roubara seu amuleto.

Resposta correta: D

13. João Cabral de Melo Neto pertence à Terceira Fase do Modernismo brasileiro, ou Pós-Modernismo, que teve início em 1945.

Resposta correta: D

14. Sobre a produção literária de Mário de Andrade, pode-se afirmar que Paulicéia Desvairada, livro de poemas, abre-se com um “Prefácio interessantíssimo” em que o poeta declara ter fundado o desvairismo. Macunaíma, sua obra mais conhecida, representa a união do indí-gena ao negro brasileiro, e prega uma louvação ao fol-clore e a tradição cultural brasileira. Amar, verbo

in-transitivo apresenta um enredo que se caracteriza por

desmascarar a hipocrisia e o convencionalismo da bur-guesia paulistana.

Resposta correta: B

15. A leitura dos poemas destacados de Oswald de Andra-de apresenta, como recurso poético, o recorte e a recri-ação, em versos, de trechos da carta de Caminha, dan-do-lhes novos títulos que sugerem uma revisão histórica da famosa carta do navegante português, bem como o uso da paródia, que fora apregoado pelos modernistas.

Resposta correta: B

aula

5

C

O M E N T Á R I O S

A

T I V I D A D E S P A R A

S

A L A

1. Uma das principais características da proposta literária de Oswald de Andrade foi a ruptura com os padrões da língua literária culta e a busca de uma língua brasileira, que incorporasse todos os “erros” gramaticais, vistos por ele como verdadeiras contribuições para a definição da nacionalidade.

Resposta correta: C

2. Macunaíma representa não só as qualidades de Mário de Andrade como multiartista que era, mas também a plena realização do projeto nacionalista dos escritores de sua geração.

Resposta correta: A

3. Mário de Andrade caracterizou Macunaíma como uma rapsódia, nome que, na música, designa um tipo de composição que utiliza uma variedade de motivos popu-lares, todos encadeados.

Resposta correta: C

4. Na primeira fase do Modernismo brasileiro, os escritores propuseram a criação de um novo modelo poético em que se quebravam com os modelos do século XIX. Tais idéias, consideradas revolucionárias e inovadoras, po-dem ser observadas na criação de obras como Macunaíma, de Mário de Andrade e Memórias sentimentais de João

Miramar, de Oswald de Andrade.

Resposta correta: C

5. O livro Brás, Bexiga e Barra Funda, de Antônio de Alcân-tara Machado, é ambientado na São Paulo dos imigran-tes italianos pobres do início do século XX. Pode ainda observar que a variante lingüística utilizada pelo autor pode ser associada à comunidade italiana que se insta-lou na capital paulista nos primeiros anos do séc. XX.

Resposta correta: D

6. A produção literária de Antônio de Alcântara Machado utiliza-se de temática que pode ser associada ao cotidi-ano da cidade de São Paulo (observe o comentário da questão 5).

(7)

C

O M E N T Á R I O S

A

T I V I D A D E S

P

R O P O S T A S

1. Bandeira descobriu a poesia na condição de doente em repouso, e essa condição foi um dos principais temas de sua obra.

Resposta correta: E

2. Considera-se o poema “Irene no Céu” como uma ho-menagem à mulher negra, pois o poema enaltece Irene ao representar a deferência de São Pedro, porteiro do céu, em relação a ela.

Resposta correta: E

3. Oswald de Andrade, como pode ser visto no fragmento de Carlos Drummond de Andrade destacado, participou dos movimentos “Pau-Brasil” e “Antropófago” do qual participou ativamente como líder e criador.

Resposta correta: C

4. Pode-se considerar, a partir de leitura do excerto do texto de Drummond, que Oswald de Andrade manteve intacta sua personalidade forte e agressiva, haja vista sua produção dos últimos dias manter características da produção inicial do autor.

Resposta correta: E

5. Foram participantes do movimento “Antropófago” os artistas Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Raul Bopp e Antônio de Alcântara Machado.

Resposta correta: B

6. A irreverência dos escritores da primeira fase do Moder-nismo no Brasil, tais como Oswald de Andrade, determi-nou uma mudança que permitiu a propulsão de estilos pessoais.

Resposta correta: A

7. O excerto apresentado pode ser associado ao Modernis-mo, de linha “Pau-brasil” e “Antropofagia”. Deve-se obser-var que Mário de Andrade foi membro fundador e partici-pante dos três movimentos destacado anteriormente.

Resposta correta: C

8. As frases destacadas podem ser associadas, respectiva-mente, ao Romantismo e a Antropofagia.

Resposta correta: D

9. O lema dos parnasianos era a “arte pela arte”, sem preocupações de ordem sociopolíticas.

Resposta correta: C

10. Ambas as personagens representam seu povo e sua pátria.

Resposta correta: D

-13108 Rev.: Juliana.

Referências

Documentos relacionados

mesmo código, era a Requerente, na qualidade de proprietária, o sujeito passivo do IUC. q) [A]ceitando-se ser admissível a ilisão da presunção à luz da jurisprudência já entretanto

• Setores para fortalecimento de competitividade: agroindústrias, automotivo, bens de capital, complexo de serviços, construção civil, couro/ calçados/ artefatos de couro,

Esta mensagem de erro é exibida quando a unidade de medida selecionada faz com que o valor do peso aplicado exceda a quantidade de casas decimais do

Bacharéis em Direito que NÃO trabalhavam Brasil e Regiões Providência para conseguir

Essa vinculação estreita entre as ações econômicas estatais e os obje- tivos e fundamentos da República se reforça ainda mais se se tem presente que a adoção da ordem capitalista

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Vemos também o elemento do tecido se repetir na obra dessas três artistas: os relatos das roupas lavadas por sua mãe nos textos de Evaristo, o uso recorrente da costura na obra

RESUMO: Avaliou-se o efeito da suplementação de mananoligossacarídeo isolado e associados com ß-glucano e antibiótico em dietas de leitoas durante a fase de creche (21 aos