• Nenhum resultado encontrado

Manual Internet. Professora: Elisa Carvalho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual Internet. Professora: Elisa Carvalho"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Manual

Internet

Professora:

Elisa Carvalho

elisa_castro@sapo.pt

http://elisacarvalho.no.sapo.pt

Fevereiro de 2006

(2)

1

Índice

Internet ... 2

Correio electrónico ... 2

Os endereços ... 2

Lista de correio ... 2

Grupos de discussão ... 2

Adicionar uma conta ... 3

Compor e enviar uma mensagem ... 3

Ler uma mensagem ... 4

Ligação à Internet ... 6

Navegação na WWW ... 7

Endereços Internet ... 7

Utilização de um Browser ... 7

Copiar I guardar texto ou imagem de uma página web ... 8

Guardar uma página Web ... 8

Realizar uma pesquisa na Internet ... 10

(3)

2

Internet

É o maior sistema informático existente. É uma imensa rede de redes que se estende pelo globo, evoluindo e redefinindo-se constantemente.

Do ponto de vista técnico, a rede Internet é constituída por milhares de outras redes locais, regionais e nacionais todas integradas entre si, criando uma rede que comunica a velocidades elevadas. Esta rede não foi construída por ninguém, tendo evoluído ao longo dos anos de uma forma anárquica. Deste modo, a Internet pode ser considerada como uma rede de redes em que, dezenas de milhares de computadores comunicam uns com os outros através de uma linguagem (protocolo de comunicações) comum.

As diversas redes que compõem a Internet são utilizadas por largos milhões de pessoas e operadas por múltiplas e diferentes organizações, como por exemplo universidades, organismos governamentais, instituições de investigação, empresas, entre outras.

Correio electrónico

O correio electrónico consiste num sistema que permite receber e enviar mensagens de texto e ficheiros em formato electrónico, de e para todo o Mundo, de forma praticamente instantânea.

Os endereços

Cada utilizador da Internet pode ter o seu endereço pessoal de correio electrónico. Os endereços de correio electrónico seguem regras que permitem localizar a origem da mensagem. O símbolo @ separa o nome do utilizador do nome do domínio no endereço. Embora os endereços sejam, normalmente, escritos em minúsculas, alguns sistemas de correio electrónico são sensíveis às maiúsculas.

js_silva@mail.telepac.pt

Lista de correio

Lista de nomes e endereços de correio electrónico, agrupados sob uma única designação. Quando o utilizador coloca o nome da lista no campo de endereço de destino, envia a mensagem para todos os endereços incluídos nessa lista.

Grupos de discussão

São espaços de discussão e debate nos quais os participantes podem trocar ideias através de mensagens escritas. Estes fóruns da Internet destinados à realização de debates, embora não permitam uma comunicação em tempo real, contam com milhares de adeptos. Existem, actualmente, mais de 30 mil grupos de discussão sobre os temas mais inimagináveis, com notícias periódicas livremente comentáveis.

(4)

3

Adicionar uma conta

Para adicionar uma conta de correio electrónico, é preciso saber o tipo de servidor de correio electrónico utilizado (POP3, IMAP ou http), o nome e a palavra-passe da conta, o nome do servidor de correio electrónico a receber, assim como, para POP3 e IMAP, o nome de um servidor de correio electrónico a enviar.

1- No meu “Ferramentas”, clicar em “Contas”;

2- Na caixa de diálogo “Contas da Internet”, clicar no botão “Adicionar”;

3- Seleccionar “Correio” ou “Newsgroups” para abrir o “Assistente de ligação à Internet” e, em seguida, seguir as instruções para estabelecer uma ligação a um servidor de correio electrónico ou de newsgroups.

Compor e enviar uma mensagem

Para compor uma nova mensagem de correio electrónico deve-se:

• Seleccionar o botão "Criar mensagem", situado na barra de ferramentas;

• Nas caixas "Para" e/ou "Cc", escrever o endereço de correio electrónico do destinatário. No caso de ser mais do que um destinatário, separar os respectivos endereços com uma vírgula ou um ponto e vírgula (;).

Para adicionar endereços de correio electrónico a partir do livro de endereços, fazer um clique sobre o ícone do livro junto ao campo "Para", "Cc" e, em seguida, seleccionar os nomes.

(5)

4

• Na caixa "Assunto", escrever um título para a mensagem;

Por vezes há necessidade de anexar ficheiros à mensagem de correio electrónico. Para o efeito, deve proceder-se do seguinte modo:

• Clicar sobre o botão "Anexar ficheiro" da barra de ferramentas ou então aceder ao menu "Inserir", e clicar sobre o comando "Ficheiro anexo",

• Seleccionar o ficheiro pretendido e, de seguida, pressionar sobre o botão "Anexar". A partir deste momento, o ficheiro passa a estar listado na caixa "Anexar" do cabeçalho da mensagem;

• Escrever a mensagem e, em seguida, clicar sobre o botão "Enviar" situado na barra de ferramentas da janela "Nova mensagem".

Ler uma mensagem

Para receber as mensagens de correio electrónico, o utilizador deve situar-se na pasta “A receber”. De seguida, deve-se pressionar o botão “Enviar/Receber” situado na Barra de Ferramentas.

(6)

5

Depois de o Outlook Express ter transferido as mensagens, é possível proceder à correspondente leitura numa janela própria ou num painel de pré-visualização. Para o efeito basta efectuar as seguintes operações:

(7)

6

Para ver a mensagem no painel de pré-visualização, clicar sobre a mensagem na lista de mensagens.

Para ver a mensagem numa janela distinta, fazer duplo clique sobre a mensagem na lista de mensagens. Os títulos das mensagens contêm algumas informações importantes sobre estas. Estão referidos o autor da mensagem, o assunto da mesma bem como a data e a hora de envio.

1- Ligação ao servidor de mail para descarregar as mensagens;

2- Seleccionar “A Receber” na barra do Outlook Express ou na lista de pastas;

3- Para ver a mensagem no painel de pré-visualização basta clicar sobre a mensagem na lista de mensagens.

Ligação à Internet

Actualmente, entrar no mundo cibernético é bastante simples e acessível à maioria das pessoas. Para tal, será necessário ter instalada uma linha telefónica ou uma rede cabo e possuir um computador equipado com um modem.

O modem é o equipamento que faz a ponte entre o PC local e o mundo exterior. Depois é necessário ligar o PC ao exterior e, para tal, é preciso um prestador de serviços Internet. Tal como os telefones fixos dependem dos serviços de uma Telecom para se comunicarem, os PC equipados com modem requerem um ISP (Internet Service Provider) e um browser que permitirá a navegação na Net.

Detalhadamente, é necessário:

(8)

7

• Definir no sistema operativo uma ligação Dial-up para o ISP introduzindo o número de telefone do ISP, o username (nome de utilizador) e a password (palavra passe) de acesso. Esta fase é realizada, no caso de sistemas operativos Windows, no ícone "My Computer" - Desktop seleccionando a opção "Dial-up Networking" e adicionando uma nova ligação;

• Configurar o browser, introduzindo as definições fornecidas pelo ISP.

Caso se pretenda, pode-se deixar que o Wizard (modo assistido) do browser faça todo o trabalho de configuração de acesso à Net, bastando, para isso, responder às questões colocadas. Para tal, basta concluir o passo 1 e clicar no ícone do Internet Browser.

Navegação na WWW

A World Wide Web (ou W3) é a área multimédia da Internet, e é certamente considerada por milhões de utilizadores como o aspecto mais excitante da Internet. A Web, como é normalmente designada, é um universo de "páginas" ligadas entre si em que a informação é interactiva. Uma página da Web pode conter texto, imagens, áudio, vídeo e, o mais importante de tudo, elos (Iinks) com outras páginas.

Endereços Internet

Cada site da Internet possui um endereço identificativo. Esse endereço é denominado URL (Uniform Resource Locator). Estes URL são constituídos por três partes: o protocolo de acesso, o nome do computador (DNS - Domain Name System) e o caminho do documento.

<protocolo de acesso>://<nome do computador (DNS)>/<caminho do documento> Exemplo de um endereço:

http://www.sitiodosmiudos.pt/57/mclick.html

Utilização de um Browser

Um browser, basicamente, é uma aplicação "cliente" que permite ao utilizador visualizar documentos HTML (Hypertext Markup Language - linguagem de programação na qual se baseia a Web), noutra rede ou no seu próprio computador, além de seguir as hiperligações entre esses documentos e transferir ficheiros.

No mercado existem vários browsers pelos quais se pode optar, embora, actualmente, a maioria dos utilizadores da Web utilizem o Netscape Navigator da Netscape Corporation ou o Internet Explorer da Microsoft.

(9)

8

1- Barra presente no Microsoft Internet Explorer;

2- Botão Avançar – permite voltar ao documento seguinte; 3- Botão Parar – interrompe o carregamento da página actual;

4- Botão Actualizar – permite obter a versão actual de um documento anteriormente carregado; 5- Botão Home Page (Página inicial) – permite voltar ao documento que o Explorer carregou inicialmente;

6- Botão de Procura na Internet – permite efectuar uma pesquisa a partir do MSN;

7- Botão Favoritos – permite criar um atalho para páginas a fim de obter um acesso directo; 8- Botão Multimédia – permite ouvir ficheiros de multimédia e estações de rádio na Internet, enquanto navega na net.

9- Botão Histórico – permite ver as ligações mais recentes;

10- Botão Correio – permite ler, escrever e enviar mensagens de correio electrónico; 11- Botão Imprimir – permite imprimir a página;

12- Botão Editar – permite editar as páginas Web;

13- Botão Debate – permite realizar debates através do Internet Explorer.

Copiar I guardar texto ou imagem de uma página web

Para copiar um texto de uma página Web, deve-se seleccionar o texto pretendido, pressionar o botão direito do rato sobre o texto e escolher a opção "Copiar". Outra opção é aceder ao menu "Editar" e seleccionar a opção "Copiar".

O texto copiado pode ser guardado num editor de texto, utilizando o comando "Colar", existente no menu "Editar" desse editor.

Para copiar uma imagem de uma página Web deve-se pressionar o botão direito do rato sobre esta e seleccionar a opção "Copiar". A imagem copiada pode ser integrada num documento de texto se se seleccionar no editor o comando "Colar". Esta pode ainda ser armazenada como um ficheiro de imagem; para isso, pressiona-se o botão do lado direito do rato sobre a imagem e selecciona-se a opção "Guardar imagem como...".

Guardar uma página Web

(10)

9

Ao usar o comando “Guardar como” do menu “Ficheiro” para guardar a página da web pela primeira vez, surgirá uma caixa de diálogo como aparece na figura. O nome do ficheiro poderá conter até 256 caracteres.

Entre o leque de opções disponíveis na opção “Guardar com o tipo”, destaca-se a opção “Página Web, HTML apenas (*.htm, *.html)”. A primeira opção permite guardar de forma completa a página que estamos a consultar, incluindo as imagens. Na segunda hipótese,

(11)

10

imagens que a página contenha.

Realizar uma pesquisa na Internet

As duas principais formas de realizar uma pesquisa na Internet são: • através de directórios da Web;

• através de motores de pesquisa.

Os directórios da Web são listas bem organizadas de tópicos e subtópicos através dos quais o leitor navega em busca de um site da Web que corresponda àquilo que pretende.

Os motores de pesquisa são mais poderosos, face aos directórios da Web, na medida em que efectuam sozinhos a pesquisa mediante as instruções que lhes forem dadas. Quanto mais pormenorizadas forem as instruções, mais rigorosos serão os resultados.

Para utilizar um motor de pesquisa, abre-se o browser na Web e escreve-se uma palavra-chave ou uma série de palavras-palavra-chave que serão usadas para gerar uma lista de sugestões: os sites da Web que contêm essas palavras-chave. Esta lista contém normalmente uma breve descrição de cada site juntamente com o seu endereço. Clicando no endereço vai-se directamente para o local escolhido.

Exemplos de motores de pesquisa http://www.google.pt

Este é um dos maiores motores de pesquisa que o utilizador tem ao seu dispor. Procura as informações pretendidas em todos os ficheiros HTML existentes na Web. Além disso, o modo de pesquisa é muito fácil de utilizar.

http://www.excite.com

O Excite põe ao dispor do utilizador cerca de 1 milhão de documentos Web e USENET News. Este motor de pesquisa permite procurar a informação através da inserção de um conceito ou palavra-chave no campo de pesquisa e fornece uma lista de links sobre os assuntos procurados, bem como um pequeno sumário de cada um deles.

http://www.infoseek.com

Uma das ferramentas mais eficazes de pesquisa de informação na Net. O Infoseek permite uma pesquisa por frase, o que melhora, significativamente, os resultados obtidos.

http://www.lycos.com

Através deste motor de pesquisa temos acesso a cerca de 90% dos conteúdos espalhados pela Web. A pesquisa pode ser feita por títulos, palavras-chave ou através dos numerosos links presentes no site.

(12)

11

http://www.yahoo.pt

O Yahoo é, talvez, o mais conhecido dos motores de pesquisa por tema ou assunto, reconhecendo dezenas de milhares de sites presentes na Net. É muito fácil de utilizar e, juntamente com as listas, oferece uma pequena descrição dos sites indicados. Além disso, podemos encontrar neste site várias novidades e serviços disponíveis na Net.

http://www.sapo.pt

É um dos motores de pesquisa nacionais de maior popularidade. Além da habitual pesquisa por palavras-chave, é possível encontrar na página principal do site uma selecção de tópicos que podem ser bastante úteis.

Transferir ficheiros da Internet (download)

Na Internet, é possível encontrar um leque vastíssimo de ficheiros e programas que podem ser transferidos para o nosso computador desde jogos, videoclips, músicas, sons, aplicações antivírus, Web browsers, actualizações de programas, screensavers, livros, etc. - esta acção de transferência é designada por download.

Por vezes, ao instalar ou transferir da Internet software para o computador levantam-se questões de legalidade. Existem um conjunto de designações, como "shareware", "freeware" ou "de domínio público" que fornecem indicações sobre as condições de instalação.

A maior parte dos programas distribuídos incluem um ficheiro de texto que dará toda a informação necessária sobre o autor, a licença e qualquer outra medida a tomar.

Shareware

• Transferência via Internet e instalação grátis;

• Grátis para experimentar por um período de tempo limitado;

• Deverá registar o software após o período de experiência e pagar uma taxa ou então deixar de o utilizar;

• Protegido por direitos de autor.

Freeware

• Transferência via Internet e instalação grátis; • Não necessita de ser registado;

• Protegido por direitos de autor. Domínio público

• Transferência via Internet e instalação grátis; • Não é protegido por direitos de autor;

• Pode ser alterado e utilizado para actividades lucrativas;

• Tem de ser explicitamente declarado de domínio público pelo autor; caso não o seja, dever-se-á partir do princípio de que está protegido por direitos de autor.

Referências

Documentos relacionados

Este gosto pelo encontro e pelo improviso marca, sobremaneira, a sociedade carioca, seja no espaço de sociabilidade dos botequins, seja nas rodas de samba que se multiplicam pelo

Reguengos de Monsaraz é a cidade sede de concelho, tem supermercados de média dimensão, bem como comércio tradicional, pastelarias e restaurantes típicos da região, piscinas

De maneira geral, pretendeu-se investigar a forma pela qual, em um determinado tempo presente, a dimensão tem- poral do passado entra em relação de reciprocidade com a dimensão

• Não utilize este produto quando estiver a praticar desporto, a fazer exercício, ou em locais com vibrações para evitar curtos-circuitos inesperados ou danos internos no

R$ 18, 90 Gin Seagers, rum montilla, tequila Jose Cuervo Silver, vodka Orloff, Cointreau, limão taiti e Coca-Cola.. R$ 72, 90 Vinho tinto e mix

• Estabeleceram-se equações de estado de circuitos de primeira ordem onde a fonte fica desligada ou ligada para t &gt; 0s;. • Identificou-se a razão porque se

Não reutilize as embalagens vazias, elas podem conter restos do produto e devem ser mantidas fechadas e encaminhadas para descarte apropriado. 14 – INFORMAÇÕES

Os valores estimados identificaram todos os níveis de conforto térmico na sazonalidade regional no entorno de ambas as sedes e mostraram predomínio de dias confortáveis pela