• Nenhum resultado encontrado

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS UNESP CÂMPUS DE RIO CLARO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS UNESP CÂMPUS DE RIO CLARO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

 

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS UNESP

CÂMPUS DE RIO CLARO

RELATÓRIO CIENTÍFICO DE APLICAÇÃO DE R$ 176.287,00 DA PARCELA DA RESERVA TÉCNICA DA FAPESP - INFRAESTRUTURA INSTITUCIONAL DE PESQUISA NO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS DA UNESP - CÂMPUS DE RIO CLARO - NO EXERCÍCIO DE 2014.

Título do Projeto: MELHORIA DA SEGURANÇA, MATERIAIS E INFRAESTRUTURA

DE PESQUISA DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS DA UNESP – CÂMPUS DE RIO CLARO

Responsável: Prof. Dr. Sergio Roberto Nobre

(2)

 

MELHORIA DA SEGURANÇA, MATERIAIS E INFRAESTRUTURA DE PESQUISA DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS DA UNESP – CÂMPUS DE

RIO CLARO 1. Introdução

O presente relatório apresenta os materiais permanentes, materiais de consumo e serviços, adquiridos no âmbito do Projeto "MELHORIA DA SEGURANÇA, MATERIAIS E INFRAESTRUTURA DE PESQUISA DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS DA UNESP – CÂMPUS DE RIO CLARO".

2. Descrição dos Materiais Permanentes adquiridos de acordo com o Termo de Outorga:

- 2 Aparelhos de ar condicionado

- Ar condicionado Split Hi Wall (figura 1) - 12.000 Btus – Frio - instalado - Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento - DEPLAN. Este ar condicionado é necessário para o controle de temperatura de uma das salas do Laboratório para Análise de Formações Superficiais - LAFS, no qual será instalado o equipamento SEDIGRAPH, adquirido por meio do projeto Fapesp 2012/07600-0 sob responsabilidade da Profa. Dra. Nádia Regina do Nascimento.

figura 1. Ar condicionado Split Hi Wall - 12.000 Btus (instalado no LAFS)

- Ar condicionado Split Hi Wall (figura 2) – 30.000 Btus – Frio – instalado - Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento - DEPLAN. Este

(3)

 

ar condicionado é necessário pois na sala do Laboratório de Tratamento e Reuso de Água e Efluentes - LATARE, existem equipamentos e reagentes e onde também são realizadas análises que não podem sofrer variação de temperatura.

figura 2. Ar condicionado Split Hi Wall - 30.000 Btus (instalado no LATARE)

- 14 Câmeras de vídeo

- Câmeras de Segurança - D-Link DCS-3715 (figura 3) e licenças (figura 4) - Instituto de Geociências e Ciência Exatas - IGCE. No Termo de Outorga foram concedidas 14 câmeras, porém, devido à alta do preço, foi possível somente a compra de 13 unidades. Estes equipamentos foram instalados em diversos pontos do Instituto, e têm por finalidade salvaguardar equipamentos e propiciar maior segurança da comunidade acadêmica na realização de seus trabalhos e projetos de pesquisa.

(4)

 

figura 4. Licenças - câmeras de segurança

- 1 Climatizador de Ar

- Climatizador portátil (figura 5) - Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento. Este climatizador tem por objetivo conservar o acervo de peças arqueológicas do Laboratório Patrimônio, Memória e Território - LAPAT, as quais são sensíveis à variação de temperatura e umidade.

(5)

 

- 2 Controladores Eletrônicos

- Controle de Acesso Eletrônico (figura 6 e figura 7) - Departamento de Física. Foi concedida no Termo de Outorga a compra de 2 controladores de acesso eletrônico, porém, após a análise da empresa contratada e solicitação do próprio Departamento de Física, foi adquirida 1 unidade com maior capacidade de controle. Este controle de acesso tem por objetivo a integridade física e segurança do patrimônio, como também dos equipamentos adquiridos com recursos de agências financiadoras, entre as quais a Fapesp.

figura 6. Controle de Acesso Eletrônico

figura 7. Demais equipamentos do controle de acesso

- 1 Impressora multifuncional a laser

- Impressora HP Laserjet Pro 400 (figura 8) - Departamento de Física. Esta impressora foi instalada num dos laboratórios de pesquisa do Departamento e tem por finalidade dar suporte gráfico às pesquisas realizadas.

(6)

 

figura 8. Impressora HP

- 2 Lousas Eletrônicas

- Sistema Portátil de Projeção Interativa (figura 9) - E-BEAM System 3 (Lousa Digital - Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação - DEMAC. A instalação destas lousas eletrônicas irá dinamizar a apresentação de projetos, seminários e discussões de trabalhos de pesquisa.

figura 9. Sistema Portátil de Projeção Interativa

- 3 Microcomputadores e componentes

- Computadores DELL e acessórios (figura 10 a-d) - Departamento de Física. Estes computadores darão suporte à infraestrutura de pesquisa dos diversos laboratórios do referido Departamento.

(7)

 

figura 10 (a-d). Computadores marca Dell e acessórios

- 7 Microcomputadores portáteis e componentes

- 3 Notebooks Samsung (figura 11) - Departamento de Física. Estes microcomputadores têm por objetivo facilitar o trabalho em relação às pesquisas realizadas em áreas que necessitem o deslocamento do pesquisador.

figura 11. Notebooks marca Samsung

a

b

(8)

 

- 1 Notebook Samsung (figura 12) - Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento - DEPLAN. Este notebook atenderá às diversas atividades vinculadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos nos laboratórios Laboratório de Geoquímica Ambiental - LAGEA, Laboratório de Geomorfologia - LAGEO, Laboratório de Planejamento Municipal - LPM e Laboratório de Geotecnologias e Cartografia - GEOCARTO.

figura 12. Notebook marca Samsung

- 3 Tablets Samsung (figura 13) - Departamento de Física. Estes equipamentos trazem maior agilidade nos trabalhos de pesquisa realizados em áreas externas dos laboratórios, e que necessitam do registro dos dados coletados.

(9)

 

- 1 Roteador de Rede

- Instalação de 25 Pontos de Rede (figura 14 a-d) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas - IGCE. A ampliação dos pontos de rede do Instituto visam à instalação das câmeras de segurança adquiridas no presente processo. Foram instalados pontos nos seguintes departamentos: Física (3 pontos), Geografia (4 pontos), Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação - DEMAC (4 pontos), Matemática (2 pontos), Pós-Graduação em Geologia (2 pontos), Petrologia/Departamento de Geologia Aplicada - DGA (4 pontos), Administração (4 pontos) e Pós-Graduação em Geografia (2 pontos).

figura 14 (a-d): Exemplos de locais onde foram instalados os pontos de rede

- 1 Sistema de monitoramento

- Circuito Fechado de TV (figura 15 a-d) - Sistema de Segurança (monitoramento por câmeras) - Departamento de Física. Da mesma forma que o sistema de controle de acesso, o sistema de monitoramento por câmeras, tem por objetivo a integridade física e segurança do patrimônio, como também dos equipamentos adquiridos com recursos de agências financiadoras como a Fapesp.

a

b

(10)

 

figura 15 (a-d): a - equipamento de monitoramento por câmeras; b - monitor; c - câmera interna; d - câmera externa

2. Descrição dos Materiais de Consumo e Serviços:

- 1 unidade de Hard Drive Externo (figura 16) - 3 TB - Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação - DEMAC. Esta unidade tem por objetivo ser utilizada como suporte de backup para dados armazenados nos computadores dos laboratórios do Departamento, principalmente daqueles que eventualmente necessitam de manutenção técnica.

figura 16. Hard Drive Externo

a

b

(11)

 

- 12 unidades de pendrive 32 GB (figura 17) - Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação - DEMAC. Materiais que serão utilizados para sistema de backup emergencial de dados e translado de arquivos de projetos de pesquisa.

figura 17. Pendrives

- Materiais para o Laboratório de Tratamento e Reuso de Água e Efluentes - LATARE (figura 18 a-d) - Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento - DEPLAN: 8 pissetas, 2 caixas de papel indicador de PH, 3 termômetros digitais, 2 cronômetros digitais, 2 suportes para micropipeta, 2 suportes articulados par eletrodo, 2 soluções tampão PH4, 2 soluções tampão PH7, 1 lata de tinta. Estes materiais têm por objetivo a viabilização do desenvolvimento de pesquisas no Laboratório LATARE.

figura 18 (a-b): a - pissetas, caixas de papel de indicador de PH, termômetros e cronômetros digitais; b - suporte para micropipeta;

(12)

 

figura 18 (c-d): c - suporte articulado para eletrodo e soluções tampão; d - lata de tinta

- Material de Construção e Serviço de mão de obra (figura 19 a-h) para reforma do Laboratório de Geofísica - Departamento de Geologia Aplicada. Reforma necessária para adequação e modernização das instalações do laboratório, bem como, instalação dos equipamentos adquiridos nos projetos Fapesp: 2011/20081-0 – Prof. Dr. Marcus César Avezum Alves de Castro; 2011/21659-5 – Prof. Dr. Walter Malagutti Filho; 2011/23785-8 – Prof. Dr. Chang Hung Kiang. Em virtude da ampliação do laboratório anexo, custeada com recursos do próprio Instituto, a reforma ainda não foi finalizada.

figura 19 (a-d): a - vista externa da ampliação; b - parte interna da ampliação; c - reforma; d - reforma

c

d

a

b

(13)

 

figura 19 (e-h): e - reforma; f - reforma; g - reforma; h - placa de identificação da obra de ampliação custeada pelo IGCE

- Serviço de manutenção de Microscópios petrográficos Zeiss Binocular (figura 20 a-c) – Marca Carl Zeiss – modelo Axiosk 40 - Polarização - Departamento de Petrologia e Metalogenia. Por se tratarem de equipamentos adquiridos há mais de 10 anos, estavam apresentando mau funcionamento e prejudicando as análises. Portanto, este serviço de manutenção específica era necessário para o bom desenvolvimento dos projetos de pesquisa.

figura 20 (a-c): alguns dos microscópios em que foram realizados os serviços de manutenção

- Material para a troca de 3 portas de entrada (figura 21 a-b) - Departamento de Matemática. A reforma destas portas, que dão acesso aos laboratórios de

g

h

a

b

c

(14)

 

pesquisa do Departamento, foi fundamental para a segurança de equipamentos, muitos deles adquiridos com recursos da Fapesp.

figura 21 (a-b): portas trocadas

Valor concedido pela Fapesp - R$ 176.287,00 Valor total gasto - R$ 176.284,29

Rio Claro, maio de 2015.

Prof. Dr. Sergio Roberto Nobre Diretor do IGCE

Referências

Documentos relacionados

[r]

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on