• Nenhum resultado encontrado

Manual da Handycam HDR-CX130E/CX160E/CX180E

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual da Handycam HDR-CX130E/CX160E/CX180E"

Copied!
113
0
0

Texto

(1)

PT

Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e

Clicar

Manual da “Handycam”

HDR-CX130E/CX160E/CX180E

2011 Sony Corporation

4-271-479-72(1)

(2)



Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Utilizar o Manual da “Handycam”

Irá encontrar informações sobre como utilizar a câmara de vídeo ao máximo neste Manual

da “Handycam”. Além do Manual da “Handycam”, leia o Manual de instruções (um volume

separado). Também podem ser encontradas informações sobre como utilizar a câmara de

vídeo ligada a um computador no Manual de instruções e no “Ajuda do PMB” que é a Ajuda

do software “PMB (Picture Motion Browser)” fornecido.

Procurar rapidamente informações

Clique numa opção na extremidade direita de cada página e irá saltar para a página dessa

opção.

Pode procurar uma opção através do teclado utilizando o Adobe Reader. Consulte a Ajuda do Adobe Reader para sugestões sobre como utilizar o Adobe Reader.

Pode imprimir o Manual da “Handycam”.

 

(3)



Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Ler primeiro

Artigos fornecidos

Os números entre ( ) referem-se à

quantidade de artigos fornecidos.

Transformador de CA (1)

Cabo de alimentação (1)

Cabo A/V componente (1) 

Cabo de ligação A/V (1) 

Cabo de suporte de ligação USB (1) 

Utilize este cabo quando o cabo USB incorporado da câmara de vídeo (p. 15) for demasiado curto para a ligação. 

Bateria recarregável NP-FV50 (1)

CD-ROM “Handycam” Application

Software (1)

“PMB” (software, incluindo “Ajuda do PMB”) Manual da “Handycam” (PDF)

“Manual de instruções” (1)

Esta câmara de vídeo tem uma aplicação de software integrada, denominada “PMB Portable”.

Consulte a página 22 para saber que cartão de memória pode utilizar com esta câmara de vídeo.

Utilizar a câmara de vídeo

Não utilize as zonas a seguir indicadas, nem as tampas de tomadas, para agarrar na câmara de vídeo.

Ecrã LCD

Bateria

    

Cabo USB Incorporado

A câmara de vídeo não é à prova de pó, de salpicos nem água. Consulte “Sobre o manuseamento da câmara de vídeo” (p. 103).

Opções de menu, painel LCD, visor e

objectiva

Quando uma opção de menu aparece esbatida, significa que não está disponível nas actuais condições de gravação ou reprodução. O ecrã LCD foi fabricado com tecnologia de precisão extremamente elevada, pelo que mais de 99,99 % dos pixels são para utilização efectiva. No entanto, podem existir, de forma contínua, pequenos pontos pretos e/ou brilhantes (brancos, vermelhos, azuis ou verdes) no ecrã LCD. Estes pontos resultam naturalmente do processo de fabrico e não afectam, de forma alguma, a gravação.

A exposição do ecrã LCD ou da objectiva à luz solar directa durante longos períodos de tempo pode provocar avarias.

Não aponte para o sol. Se o fizer, a câmara de vídeo pode avariar. Tire fotografias do sol quando não houver muita luz, por exemplo, ao anoitecer.     

Pontos pretos

(4)



Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Sobre as definições de idioma

Os procedimentos de funcionamento são ilustrados com as opções de menu no ecrã em cada um dos idiomas. Se necessário, altere o idioma do ecrã antes de utilizar a câmara de vídeo (p. 20).

Sobre a gravação

Para garantir um funcionamento estável do cartão de memória, é aconselhável formatar o cartão de memória com a câmara de vídeo antes da primeira utilização (p. 80). Formatar o cartão de memória irá apagar os dados guardados no mesmo e os dados serão impossíveis de recuperar. Guarde os dados importantes no seu computador, etc.

Antes de começar a gravar, teste a função de gravação para se certificar de que não existem problemas na gravação da imagem e do som. Mesmo que a gravação ou a reprodução não se efectue devido a uma avaria na câmara de vídeo, no suporte de gravação, etc., não é possível recuperar o respectivo conteúdo. Os sistemas de televisão a cores variam, dependendo do país/região. Para ver as suas gravações num televisor, necessita de um televisor baseado no sistema PAL.

Os programas de televisão, os filmes, as cassetes de vídeo e outros materiais podem estar protegidos por direitos de autor. A gravação não autorizada desses conteúdos pode representar uma violação das leis de direitos de autor. Utilize a câmara de vídeo em conformidade com as regulamentações locais.

Notas sobre a reprodução

Pode não conseguir reproduzir normalmente as imagens gravadas na câmara de vídeo com outros dispositivos. Além disso, pode não conseguir reproduzir as imagens gravadas noutros dispositivos com a câmara de vídeo. Os filmes com qualidade de imagem (STD) normal, gravados em cartões de memória SD, não podem ser reproduzidos em equipamento AV de outros fabricantes.         

Suportes DVD gravados com qualidade

de imagem HD (alta definição)

Os suportes DVD gravados com qualidade de imagem de alta definição (HD) podem ser reproduzidos com dispositivos que são compatíveis com a norma AVCHD. Não pode reproduzir discos gravados com qualidade de imagem de alta definição (HD) com leitores/gravadores DVD uma vez que não são compatíveis com o formato AVCHD. Se introduzir um disco gravado com o formato AVCHD (qualidade de imagem de alta definição (HD)) num leitor/gravador DVD, pode não conseguir ejectar o disco.

Guardar todos os dados de imagem

gravados

Para evitar perder os dados de imagem, guarde num suporte externo, periodicamente, todas as imagens gravadas. Para guardar imagens no computador, consulte a página 48 e para guardar imagens em dispositivos externos, consulte a página 54.

O tipo de discos ou suportes, nos quais as imagens podem ser guardadas, dependem do [ Modo GRAVAÇÃO] seleccionado quando as imagens foram gravadas. Os filmes gravados com [Qualidade 50p ] podem ser guardados utilizando suportes externos (p. 56). Os filmes gravados com [Mais alta qualid ] podem ser guardados em suportes externos ou em discos Blu-ray (p. 53, 56).

Notas acerca da bateria/transformador

de CA

Certifique-se de que retira a bateria ou o transformador de CA depois de desligar a câmara de vídeo.

Desligue o transformador de CA da câmara de vídeo, segurando, ao mesmo tempo, na câmara de vídeo e na ficha de CC.     

(5)



Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Nota sobre a câmara de vídeo/

temperatura da bateria

Quando a temperatura da câmara de vídeo ou da bateria for demasiado alta ou demasiado baixa, não poderá gravar ou reproduzir na câmara de vídeo, pelo facto de, nestas situações, serem activadas as funções de protecção da câmara. Neste caso, aparece um indicador no ecrã LCD (p. 94).

Quando a câmara está ligada ao

computador ou acessórios

Não tente formatar o suporte de gravação da câmara de vídeo utilizando um computador. Se o fizer, a câmara de vídeo pode não funcionar correctamente.

Quando ligar a câmara de vídeo a outro equipamento, utilizando cabos de comunicação, certifique-se de que introduz a ficha do conector na direcção correcta. Se introduzir a ficha à força no terminal, poderá danificá-lo e provocar uma avaria na câmara de vídeo. Quando a câmara de vídeo está ligada a outros dispositivos através de uma ligação USB e a alimentação da câmara de vídeo está ligada, não feche o painel LCD. Os dados de imagem que foram gravados, podem ser perdidos.

Se não conseguir gravar/reproduzir

imagens, execute [Formatar]

Se gravar/apagar imagens sucessivamente durante um longo período de tempo, dá-se uma fragmentação dos dados no suporte de gravação. Não é possível guardar nem gravar imagens. Nesse caso, guarde primeiro as suas imagens num suporte externos e, de seguida, execute [Formatar] tocando em (MENU)  [Definição]  [ (Definições Suporte)]  [Formatar]  o suporte pretendido (HDR-CX160E/CX180E)   .

Notas sobre acessórios opcionais

Recomenda-se que utilize acessórios Sony genuínos.

Os acessórios da Sony originais podem não estar disponíveis em alguns países/regiões.

      

Sobre este manual, as ilustrações e

apresentações no ecrã

As imagens de exemplo utilizadas neste manual para efeitos de ilustração foram captadas com uma câmara fotográfica digital e poderão, por isso, ser diferentes das imagens e indicadores no ecrã que aparecem na sua câmara de vídeo. Além disso, as ilustrações da câmara de vídeo e indicações no ecrã são exageradas ou simplificadas para uma melhor compreensão. Neste manual, a memória interna (HDR-CX160E/CX180E) e o cartão de memória denominam-se “suportes de gravação”. Neste manual, o disco DVD gravado com qualidade de imagem de alta definição (HD) denomina-se disco de gravação AVCHD. O design e as características da câmara de vídeo e outros acessórios estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Confirme o nome do modelo da sua

câmara de vídeo

O nome do modelo é apresentado neste manual onde exista uma diferença na especificação entre modelos. Confirme o nome do modelo na parte inferior da câmara de vídeo.

As principais diferenças na especificação desta série são as seguintes.

Suporte de gravação

Capacidade do suporte de gravação interno

HDR-CX130E Cartão de memória

HDR-CX160E Memória interna + cartão de memória 16 GB HDR-CX180E 32 GB      

(6)



Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Notas sobre a utilização

Não utilize quaisquer dos seguintes. Caso contrário, o suporte de gravação poderá ser danificado, pode perder ou não conseguir reproduzir as imagens gravadas, ou poderão ocorrer outras avarias.

ejectar o cartão de memória com o indicador luminoso de acesso (p. 23) aceso ou a piscar remover a bateria ou o transformador de CA da câmara de vídeo, ou expor a câmara de vídeo a choques mecânicos ou vibrações quando os indicadores luminosos (Filme)/ (Fotografia) (p. 25) ou o indicador luminoso de acesso (p. 23) estão acesos ou a piscar

Ao utilizar uma correia de transporte a tiracolo (vendida separadamente), não choque a câmara de vídeo contra um objecto.

 

(7)



PT

Desfrute de funções úteis

Bela & fácil

em qualquer lado & a

qualquer momento

Gravar

Captar imagens belas sem

definições difíceis

Auto inteligente (35)

Focar a criança na parte

esquerda do ecrã

Acompanhar o motivo (37)

Foco Ponto (72)

Verificar a sua tacada de

golfe

Imagens de Golf (69)

GRAV. Lenta Suave (68)

Desfrute de funções úteis



PT

(8)



PT

Alterar a qualidade de imagem e o

modo de gravação

/

Definição (36)

Modo de gravação (36)

Alterar o suporte de gravação

Definição de suporte (21)

Captar fogo de artifício ou

um pôr-do-sol em todo o

seu esplendor

Fogo artifício (73)

Nascer&Pôr Sol (73)

Captar fotografias durante a

gravação de filmes

Dual Rec (39)

Obturador de sorriso (38)



PT

Gravação numa divisão com

pouca iluminação

(9)



PT

Reproduzir um resumo

dos seus filmes

Reprodução de destaque (39)

Divertida & simples

reprodução & edição

Utilizar

Editar na câmara de vídeo

Captar uma fotografia a partir de um filme (46)

Eliminar cenas desnecessárias (Dividir (45),

Eliminar (42))



PT

(10)

10

PT

Computador

(51)

Formas fáceis de armazenar

boas memórias

Guardar

Suporte externo

(56)

Gravador

(63)

Carregamento fácil

Carregar com um PC quando não

está em casa

PMB Portable

Gravador de DVD

(59, 62)

(11)

11

PT Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e

Índice

Utilizar o Manual da “Handycam”.. . . 2

Procurar rapidamente informações.. . . 2

Ler primeiro.. . . 3

Notas sobre a utilização.. . . 6

Desfrute de funções úteis.. . . 7

Preparativos

Passo 1: Carregar a bateria.. . . 14

Passo 2: Ligar a alimentação e definir a data e a hora.. . . 18

Alterar as definições de idioma.. . . 20

Passo 3: Preparar o suporte de gravação.. . . 21

Seleccionar suporte de gravação (HDR-CX160E/CX180E).. . . 21

Introduzir um cartão de memória.. . . 22

Gravar/Reproduzir

Gravar.. . . 24

Gravar filmes.. . . 25

Tirar fotografias.. . . 27

Reproduzir na câmara de vídeo.. . . 28

Utilizar a câmara de vídeo durante a reprodução de um filme.. . . 30

Visualizar fotografias.. . . 31

Reproduzir imagens num televisor.. . . 32

Lista de ligação.. . . 32

Utilizar o “BRAVIA” Sync.. . . 34

Operações avançadas

Funções úteis para gravar filmes e fotografias.. . . 35

Aplicar o zoom.. . . 35

Gravar imagens melhores de forma automática (Auto inteligente).. . . 35

Seleccionar qualidade de imagem de alta definição (HD) ou qualidade de

imagem normal (STD).. . . 36

Seleccionar o modo de gravação.. . . 36

Utilizar a função Localizar foco.. . . 37

Capturar sorrisos automaticamente (Obturador de sorriso) .. . . 38

Gravar fotografias de alta qualidade durante a gravação de filmes

(Dual Rec). . . 39

Gravar no modo de espelho.. . . 39

(12)

1

PT Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e

Alterar as definições da Reprodução de destaque.. . . 40

Guardar Reprodução de destaque (Guardar

Cenário).. . . 41

Converter e partilhar cenas da Reprodução de destaque ou cenários de

Destaque . . . 41

Fazer uma boa utilização da câmara de vídeo.. . . 42

Apagar filmes e fotografias.. . . 42

Proteger filmes e fotografias gravados (Proteger).. . . 43

Copiar imagens (HDR-CX160E/CX180E).. . . 44

Dividir um filme.. . . 45

Captar uma fotografia a partir de um filme (HDR-CX160E/CX180E).. . . 46

Guardar filmes e fotografias com um computador

Seleccionar o método de criação de um disco (computador).. . . 48

Criar um disco com um toque (Disc Burn).. . . 50

Importar filmes e fotografias para um computador.. . . 51

Guardar imagens num disco.. . . 52

Guardar imagens com um dispositivo externo

Seleccionar um método para guardar imagens com um dispositivo externo.. . . 54

Os dispositivos, nos quais o disco criado pode ser reproduzido.. . . 55

Guardar imagens num dispositivo de suporte externo.. . . 56

Guardar filmes e fotografias pretendidos.. . . 58

Reproduzir imagens no dispositivo de suporte externo na câmara de

vídeo.. . . 58

Criar um disco, utilizando o gravador de DVD, DVDirect Express.. . . 59

Executar [OPÇÃO DISC BURN].. . . 60

Reproduzir um disco no gravador de DVD.. . . 61

Criar um disco com qualidade de imagem de alta definição (HD) com um

gravador de DVD, etc., que não o DVDirect Express.. . . 62

Criar um disco com qualidade de imagem de definição normal (STD) com um

gravador, etc.... . . 63

(13)

1

PT Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e

Personalizar a câmara de vídeo

Utilizar os menus.. . . 66

Utilizar os menus.. . . 66

Listas de menus.. . . 67

Modo Fotografia

(Opções para seleccionar um modo de disparo)

.. . . 68

Câmara/Microfone

(Opções para uma filmagem personalizada)

.. . . 70

Qualid/Tam Imagem

(Opções para definir a qualidade ou tamanho da imagem)

. . . 78

Função Reprodução

(Opções para a reprodução)

.. . . 79

Editar/Copiar

(Opções para a edição)

.. . . 80

Definição

(Outras opções de configuração)

.. . . 80

Informações adicionais

Resolução de problemas.. . . 87

Visor de diagnóstico automático/Indicadores de aviso.. . . 94

Utilizar a câmara de vídeo no estrangeiro.. . . 98

Manutenção e precauções.. . . 100

Sobre o formato AVCHD.. . . 100

Sobre o cartão de memória.. . . 100

Sobre a bateria “InfoLITHIUM”.. . . 101

Sobre x.v.Color.. . . 103

Sobre o manuseamento da câmara de vídeo.. . . 103

Referência rápida

Indicadores no ecrã.. . . 108

Peças e controlos.. . . 109

(14)

1

Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Preparativos

Passo 1: Carregar a bateria

Pode carregar a bateria “InfoLITHIUM” (série V) depois de a colocar na câmara de vídeo.

Notas

Não é possível colocar nenhuma outra bateria “InfoLITHIUM”, que não a série V, na câmara de vídeo.

1

Desligue a câmara de vídeo fechando o ecrã LCD.

2

Coloque a bateria, fazendo-a deslizar na direcção da seta até ouvir um

estalido.

3

Ligue o transformador de CA e o cabo de alimentação à câmara de vídeo

e à tomada de parede.

O indicador luminoso CHG (carga) acende-se e a bateria começa a carregar. Quando a

bateria estiver totalmente carregada, o indicador luminoso CHG (carga) apaga-se.

  Bateria Indicador luminosoCHG (carga) Tomada DC IN À tomada de parede Transformador de CA Ficha CC Cabo de alimentação

Alinhe a marca  na ficha de CC com a marca na tomada DC IN.

(15)

1

Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

4

Quando a bateria estiver carregada, desligue o transformador de CA da

tomada DC IN da câmara de vídeo.

Carregar a bateria utilizando o computador

Este método é útil quando o transformador de CA não está disponível.

 Desligue a câmara de vídeo e instale a bateria na câmara de vídeo.

 Ligue a câmara de vídeo a um computador ligado através do cabo USB incorporado.

 Quando a bateria está totalmente carregada, desligue a câmara de vídeo a partir do

computador.

Notas

O funcionamento com todos os computadores não é garantido.

Se ligar a câmara de vídeo a um computador portátil que não está ligado a uma fonte de alimentação, a bateria do computador portátil irá continuar a gastar a sua carga. Não deixe a câmara de vídeo ligada a um computador desta forma.

O carregamento com um computador montado pessoalmente, com um computador convertido ou através de um hub USB, não é garantido. A câmara de vídeo pode não funcionar correctamente, dependendo do dispositivo USB que é utilizado com o computador.

Sugestões

Pode carregar a bateria ligando o cabo USB incorporado a uma tomada de parede utilizando um carregador USB/transformador de CA AC-U501AD/AC-U50AG (vendido separadamente). Não pode utilizar um dispositivo de fonte de alimentação portátil CP-AH2R ou CP-AL da Sony (vendido separadamente) para carregar a câmara de vídeo.

O carregador USB/transformador de CA pode não estar disponível em alguns países/regiões. O indicador luminoso CHG (carga) pode não se acender quando a carga restante da bateria estiver demasiado fraca. Nesse caso, carregue a bateria utilizando o transformador de CA fornecido.

        À tomada de parede

(16)

1

Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Tempo de carga

Tempo aproximado (min.) necessário para carregar totalmente uma bateria completamente

descarregada.

Bateria Transformador de CATempo de carga

Cabo USB Incorporado*

NP-FV50 (fornecido) 155 315

NP-FV70 195 600

NP-FV100 390 1050

Os tempos de carregamento mostrados na tabela acima, são medidos ao carregar a câmara de vídeo a uma temperatura de 25 C. É aconselhável carregar a bateria num intervalo de temperatura entre 10 C e 30 C.

* Os tempos de carregamento são medidos sem utilizar o cabo de suporte de ligação USB. Sugestões

Quando a câmara de vídeo estiver ligada, pode verificar a quantidade aproximada de carga da bateria através do indicador de carga restante da bateria no canto superior direito do ecrã LCD.

Para retirar a bateria

Feche o ecrã LCD. Faça deslizar a patilha de libertação BATT (bateria) () e retire a bateria

().

Para utilizar uma tomada de parede como fonte de alimentação

Faça as ligações tal como fez em “Passo 1: Carregar a bateria” (p. 14). Mesmo que a bateria

esteja colocada, não fica descarregada.

Carregar a bateria no estrangeiro

Pode carregar a bateria em todos os países/regiões, utilizando o transformador de CA fornecido com a câmara de vídeo, com uma tensão de 100 V - 240 V CA, numa amplitude de 50 Hz/60 Hz.

Notas

Não utilize um transformador de tensão electrónico.

(17)

1

Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Notas sobre a bateria

Quando retirar a bateria ou desligar o transformador de CA, desligue a câmara de vídeo e certifique-se de que os indicadores luminosos (Filme)/ (Fotografia) (p. 25) e o indicador luminoso de acesso (p. 23) estão desligados.

O indicador luminoso CHG (carga) pisca durante o carregamento nas seguintes condições: Se a bateria não estiver colocada correctamente.

Se a bateria estiver danificada. A temperatura da bateria está baixa.

Retire a bateria da câmara de vídeo e coloque-a num local quente. A temperatura da bateria está alta.

Retire a bateria da câmara de vídeo e coloque-a num local fresco.

Não é recomendado que utilize uma bateria NP-FV30, que só lhe permite utilizar a câmara de vídeo por curtos períodos de gravação e reprodução.

Por predefinição, a alimentação desliga-se automaticamente se a câmara de vídeo não for utilizada durante cerca de 5 minutos, para assim economizar a carga da bateria ([Deslig. Automático], p. 85).

Notas sobre o transformador de CA

Utilize a tomada de parede mais próxima quando utilizar o transformador de CA. Desligue imediatamente o transformador de CA da tomada de parede se ocorrer alguma avaria durante a utilização da câmara de vídeo.

Não utilize o transformador de CA num espaço muito estreito, por exemplo, entre uma parede e um móvel.

Não provoque um curto-circuito na ficha de CC do transformador de CA nem nos terminais da bateria tocando-lhes com objectos metálicos. Pode causar uma avaria.

          

(18)

1

Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Passo 2: Ligar a alimentação e definir a data e a

hora

1

Abra o ecrã LCD da câmara de vídeo.

A câmara de vídeo é ligada e a tampa da objectiva é aberta.

Para ligar a câmara de vídeo quando o ecrã LCD já está aberto, carregue em POWER.

2

Seleccione o idioma pretendido, de seguida, toque em [Próx.].

3

Seleccione a área geográfica pretendida com

/

, de seguida, toque

em [Próx.].

Para definir novamente a data e hora, toque em (MENU)  [Definição]  [ (Definições Relógio)]  [Defin. Data e Hora]  [Data e Hora]. Quando uma opção não aparecer no ecrã, toque em / até a opção aparecer.

Toque no botão que se encontra no ecrã LCD

Indicador luminoso MODE

(19)

1

Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

4

Defina [Hora de Verão], de seguida, toque em [Próx.].

Se definir [Hora de Verão] para [Ligado], o relógio avança 1 hora.

5

Seleccione o formato de data, de seguida, toque em [Próx.].

6

Seleccione a data e hora, toque em

/

para definir o valor, de

seguida, toque em [Próx.] 

.

O relógio começa a funcionar.

Notas

A data e a hora não aparecem durante a gravação,mas são gravadas automaticamente no suporte de gravação e podem ser apresentadas durante a reprodução. Para apresentar a data e hora, toque em (MENU)  [Definição]  [ (Definições Reprod.)]  [Código de Dados]  [Data/Hora] 

.

Pode desligar os sinais sonoros de operação, tocando em (MENU)  [Definição]  [ (Definições Gerais)]  [Bip]  [Deslig]  .

Se o botão não reagir correctamente, efectue a calibragem do painel digital (p. 104).

 

(20)

0

Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Para desligar a câmara de vídeo

Feche o ecrã LCD.

O indicador luminoso (Filme) pisca durante alguns segundos e a câmara de vídeo

desliga-se.

Sugestões

Também pode desligar a câmara de vídeo, premindo POWER.

Quando [Ligação Pelo LCD] (p. 85) está definido para [Deslig], desligue a câmara de vídeo, premindo POWER.

Alterar as definições de idioma

Pode alterar as opções de menu de forma a que as mensagens sejam apresentadas num

determinado idioma.

Toque em

(MENU)  [Definição]  [

(Definições Gerais)]  [Language Setting]

 um idioma pretendido 

.

 

(21)

1

Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Passo 3: Preparar o suporte de gravação

O suporte de gravação que pode ser utilizado varia, dependendo da câmara de vídeo. Os

ícones seguintes são apresentados no ecrã da câmara de vídeo.

HDR-CX130E

Cartão de memória

HDR-CX160E/CX180E

*

Memória interna Cartão de memória

* Por predefinição, os filmes e as fotografias são gravados neste suporte de gravação. Pode gravar, reproduzir e editar operações no suporte seleccionado.

Seleccionar suporte de gravação (HDR-CX160E/CX180E)

Toque em

(MENU)  [Definição]  [ (Definições Suporte)] 

[Selecção de Suporte].

Aparece o ecrã [Selecção de Suporte].

Toque no suporte de gravação pretendido e, de seguida, toque em

.

Tanto os filmes como as fotografias são gravados no suporte seleccionado.

Para verificar as definições do suporte de gravação

No modo de gravação de filme ou no modo de gravação de fotografias, o ícone de suporte do

suporte de gravação seleccionado é apresentado no canto superior direito do ecrã.

O ícone apresentado pode variar, dependendo do modelo.

Ícone de suporte de gravação

(22)



Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Introduzir um cartão de memória

Notas

Defina o suporte de gravação para [Cartão de Memória] para gravar filmes e/ou fotografias num cartão de memória (HDR-CX160E/CX180E).

Tipos de cartão de memória que pode utilizar com a câmara de vídeo

Classe de velocidade

SD

Descrito neste

manual

“Memory Stick PRO

Duo” (Mark2)

“Memory Stick PRO

Duo”

“Memory Stick

PRO-HG Duo”

Cartão de memória SD

Class 4 ou mais

rápido

Cartão SD

Cartão de memória

SDHC

Cartão de memória

SDXC

O funcionamento com todos os cartões de memória não é garantido.

Nesta câmara de vídeo, podem ser utilizados “Memory Stick PRO Duo”, metade do tamanho de “Memory Stick” ou cartões SD de tamanho normal.

Não coloque uma etiqueta ou objecto semelhante num cartão de memória ou num adaptador para cartões de memória. Se o fizer, pode causar uma avaria.

“Memory Stick PRO Duo” até 32 GB e cartões SD até 64 GB foram verificados para funcionarem com a câmara de vídeo.

Notas

Um MultiMediaCard não pode ser utilizado com esta câmara de vídeo.

Os filmes gravados em cartões de memória SDXC não podem ser importados para ou reproduzidos em computadores ou dispositivos AV, que não suportam o sistema de ficheiros exFAT*, ligando a câmara de vídeo a estes dispositivos com o cabo USB. Confirme antecipadamente que o equipamento de ligação está a suportar o sistema exFAT. Se ligar um equipamento que não suporta o sistema exFAT e aparecer o ecrã de formatação, não efectue a formatação. Todos os dados gravados serão perdidos.

* exFAT é um sistema de ficheiro usado para os cartões de memória SDXC.

        

(23)



Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Abra a tampa e introduza o cartão de memória com o canto cortado na

direcção com ilustrado até ouvir um estalido.

Feche a tampa após introduzir o cartão de memória.

O ecrã [Preparando ficheiro de base de dados de imagem. Aguarde.] aparece se introduzir

um cartão de memória novo. Aguarde até o ecrã desaparecer.

Feche a tampa.

Notas

Se [Falha ao criar novo ficheiro da base de dados de imagens. Pode não haver espaço livre disponível.] for apresentado, formate o cartão de memória (p. 80).

Confirme a direcção do cartão de memória. Se forçar a entrada do cartão de memória na direcção errada, o cartão de memória, a ranhura para cartão de memória ou os dados de imagem poderão ficar danificados.

Não abra a tampa durante a gravação.

Quando introduzir ou ejectar o cartão de memória, proceda com cuidado para que o cartão de memória não salte para fora e caia.

Para ejectar o cartão de memória

Abra a tampa e pressione ligeiramente o cartão de memória de uma só vez.

     

Indicador luminoso de acesso

(24)



Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Gravar/Reproduzir

Gravar

Por predefinição, os filmes e as fotografias são gravados nos suportes seguintes. Os filmes são

gravados com qualidade de imagem de alta definição (HD).

HDR-CX130E: Cartão de memória

HDR-CX160E/CX180E: Suporte de gravação interno

Sugestões

Para alterar o suporte de gravação, consulte a página 21 (HDR-CX160E/CX180E).

1

Aperte a correia da pega.

2

Abra o ecrã LCD da câmara de vídeo.

A câmara de vídeo é ligada e a tampa da objectiva é aberta.

(25)



Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Gravar filmes

Prima MODE para ligar o indicador luminoso (Filme).

Carregue em START/STOP para iniciar a gravação.

Para parar a gravação, carregue novamente em START/STOP.

Para apresentar novamente opções no ecrã LCD

Toque em qualquer parte do ecrã excepto nos botões no ecrã LCD, para que possa utilizar as

opções. Pode alterar as definições utilizando o menu [Visualizar Definições] (p. 77).

Botão MODE

(Filme): Quando grava um filme (Fotografia): Quando grava uma fotografia

[ESPERA]  [GRAVAR] Botão START/STOP

cerca de 4 seg. depois

(26)



Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Para captar sorrisos

Por predefinição, uma fotografia é automaticamente gravada quando a câmara de vídeo

detecta um sorriso durante a gravação de um filme (Obturador de sorriso, p. 76). Quando

a câmara de vídeo detecta rostos durante a gravação de filmes, a qualidade de imagem é

automaticamente ajustada ([Detecção de Cara], p. 75).

Notas

Se fechar o ecrã LCD enquanto estiver a gravar filmes, a câmara de vídeo pára de gravar. O tempo máximo de gravação contínua de filmes é de cerca de 13 horas.

Se um ficheiro de filme tiver mais de 2 GB, o ficheiro de filme seguinte é criado automaticamente. Serão necessários alguns segundos até poder começar a gravar após ligar a câmara de vídeo. Não é possível utilizar a câmara de vídeo durante este período de tempo.

Caso ainda estejam a ser gravados dados no suporte de gravação após o final da gravação, serão indicados os estados que se seguem. Durante este tempo, não exponha a câmara de vídeo a choques ou vibrações, nem retire a bateria ou transformador de CA.

O indicador luminoso de acesso (p. 23) está aceso ou a piscar O ícone do suporte no canto superior direito do ecrã LCD está a piscar Sugestões

Pode gravar fotografias durante a gravação de um filme, carregando completamente em PHOTO (Dual Rec, p. 39).

[ SteadyShot] está definido para [Activa] na predefinição. Pode definir qual o rosto prioritário, tocando no mesmo (p. 37). Pode captar fotografias a partir de filmes gravados (p. 46).

Pode verificar o tempo de gravação, a capacidade restante estimada, etc., tocando em (MENU)  [Definição]  [ (Definições Suporte)]  [Informação Suporte].

O ecrã LCD da câmara de vídeo pode apresentar imagens gravadas no ecrã inteiro (visualização total). Contudo, tal pode provocar um ligeiro corte das margens superior, inferior, direita e esquerda da imagem quando é reproduzida num televisor que não seja compatível com a visualização total. Neste caso, defina [Guia Enquadrado] para [Ligado] (p. 77) e grave imagens, utilizando a moldura exterior, que aparece no ecrã, como guia.

Para ajustar o ângulo do painel LCD, abra primeiro o painel LCD com um ângulo de 90 graus em relação à câmara de vídeo () e, de seguida, regule o ângulo ().

               

Moldura de Detecção de Cara (Branca)

Moldura de Detecção de Sorriso (Cor-de-laranja) Captar uma fotografia

 90 graus (máx.)

(27)



Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Código de dados durante a gravação

A data, hora e condição de gravação são gravadas automaticamente no suporte de gravação.

Estas não são apresentadas durante a gravação. No entanto, pode vê-las como [Código de

Dados] durante a reprodução. Para apresentá-las, toque em

(MENU)  [Definição] 

[ (Definições Reprod.)]  [Código de Dados]  uma definição pretendida 

.

Tirar fotografias

Quando desaparecer, significa que a imagem foi gravada.

Carregue em MODE para ligar o indicador luminoso (Fotografia).

O ecrã LCD muda para o modo de gravação de fotografias e o formato do ecrã passa a

ser 4:3.

Carregue ligeiramente em PHOTO para regular a focagem e, em seguida,

carregue por completo.

Sugestões

Para alterar o tamanho de imagem, toque em (MENU)  [Qualid/Tam Imagem]  [ Tam imagem]  uma definição pretendida  .

Não é possível gravar fotografias enquanto é apresentado.

 

Botão MODE

(Filme): Quando grava um filme (Fotografia): Quando grava uma fotografia

Pisca  Acende-se Botão PHOTO

(28)



Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Reproduzir.

na.câmara.de.vídeo

Pode desfrutar da reprodução de imagens com som poderoso através dos altifalantes estéreo

integrados na câmara de vídeo.

Por predefinição, são reproduzidos os filmes e as fotografias que estão gravados nos suportes

de gravação seguintes.

HDR-CX130E: Cartão de memória

HDR-CX160E/CX180E: Suporte de gravação interno

Sugestões

Para alterar o suporte de gravação, consulte a página 21 (HDR-CX160E/CX180E).

A câmara de vídeo apresenta automaticamente as imagens gravadas como um evento, com base na data e hora.

1

Abra o ecrã LCD da câmara de vídeo.

A câmara de vídeo é ligada e a tampa da objectiva é aberta.

2

Carregue em

(Ver Imagens).

O ecrã Vista de eventos aparece após alguns segundos.

3

Toque em

/

para seleccionar o evento pretendido ().

Para o ecrã MENU

Eventos

/ : Para o evento anterior/seguinte.

   Botão Reprodução de destaque (p. 39).

(29)



Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Nome do evento

Altere para o modo de gravação filme/fotografia

Barra da linha do tempo

 Botão Reprodução de destaque

*

Altere o botão Escala de eventos

* Aparece quando a qualidade de imagem está definida para [Qualidade HD ].

O ecrã Índice de eventos aparece quando toca no evento que é apresentado ao centro.

Pode também escolher um evento, tocando em  na barra da linha do tempo.

Toque em (Alterar Escala de eventos) no canto inferior direito do ecrã de modo a alterar o intervalo de tempo da barra da linha do tempo de um ano e meio para três meses, o que altera o número de eventos que podem ser apresentados na barra da linha do tempo.

4

Toque numa imagem que pretende visualizar.

Toque em  para seleccionar o tipo de imagem a apresentar no índice a partir de

[

FILME] (apenas filmes), [

FOTOGRAFIA] (apenas fotografias) ou

[

FILME/FOTO] (filmes e fotografias misturados).

Para retroceder para o ecrã Vista de eventos

/

: Apresenta a página anterior/seguinte (Tocar continuamente no botão

percorre o ecrã índice.)

Altere para o modo de gravação filme/fotografia

Título do evento

Botão Mudar tipo de imagem

Filme

Fotografia

Tempo total de reprodução de filmes no evento (número total de fotografias se

apenas fotografias)

 aparece com o último filme ou fotografia a ser reproduzido/a ou gravado/a. Se tocar no filme ou na fotografia com o símbolo , pode continuar a reprodução a partir da vez anterior.

 

(30)

0

Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Utilizar a câmara de vídeo durante a reprodução de um filme

Pode utilizar as funções mostradas na imagem abaixo enquanto a câmara de vídeo está a

reproduzir um filme. A imagem abaixo será apresentada quando selecciona [

FILME/

FOTO] (a predefinição) ou [

FILME] tocando no botão Mudar tipo de imagem no ecrã

Índice de eventos.

* Estes botões só podem ser utilizados quando a câmara de vídeo está a reproduzir um filme. Notas

Pode não conseguir reproduzir as imagens com dispositivos que não a câmara de vídeo. Sugestões

Tocar no botão no ecrã de reprodução apresenta funções que pode utilizar, de momento, e permite utilizar facilmente essas funções.

Quando a reprodução com início na imagem seleccionada tiver chegado à última imagem, volta a aparecer o ecrã INDEX.

Toque em / durante a pausa para reproduzir filmes lentamente.

À medida que repete o toque em / durante a reprodução, os filmes são reproduzidos cerca de 5 vezes  cerca de 10 vezes  cerca de 30 vezes  cerca de 60 vezes mais rapidamente.

A data, hora e condições de filmagem são gravadas automaticamente durante a mesma. Esta informação não aparece durante a gravação, mas pode ser apresentada durante a reprodução tocando em (MENU)  [Definição]  [ (Definições Reprod.)]  [Código de Dados]  uma definição pretendida   .

Por predefinição, existe um filme de demonstração protegido pré-gravado (HDR-CX160E/CX180E).

Para ajustar o volume de som de filmes

Durante a reprodução de filmes, toque em

 ajuste com

/

.

         Para pôr na pausa*/ reproduzir Para avançar rapidamente* Apagar Avançar Para recuar rapidamente*

Para parar* Anterior Ajuste do volume Contexto

(31)

1

Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Visualizar fotografias

Pode utilizar as funções mostradas na imagem abaixo enquanto visualiza fotografias. A

imagem abaixo será apresentada quando selecciona [

FOTOGRAFIA] tocando no botão

Mudar tipo de imagem no ecrã Índice de eventos.

Sugestões

Para repetir Ap. slide, toque em  [Def. Apres. Slides].

  Para iniciar/parar a apresentação de slides Avançar Anterior Apagar Contexto

(32)



Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Reproduzir imagens

num televisor

Os métodos de ligação e a qualidade de

imagem (alta definição (HD) ou definição

normal (STD)) visualizada no ecrã do

televisor variam, dependendo do tipo de

televisor ligado e das fichas utilizadas.

Conectores de saída na câmara de

vídeo

1

Mude a entrada do televisor para

a tomada ligada.

Consulte os manuais de instruções do televisor.

2

Ligue a câmara de vídeo a um

televisor.

Utilize o transformador de CA fornecido como fonte de alimentação (p. 16).

3

Reproduza um filme ou uma

fotografia na câmara de vídeo

(p. 28).

Lista de ligação

Ligar a um televisor de alta definição

Quando a qualidade de gravação é de alta

definição (HD), os filmes são reproduzidos

com qualidade de imagem de alta definição

(HD). Quando a qualidade de gravação é

de qualidade de imagem normal (STD), os

filmes são reproduzidos com qualidade de

imagem de definição normal (STD).

Tomada HDMI OUT

Conector Remoto A/V (Verde) Y (Azul)PB/CB (Vermelha)PR/CR (Branca) (Vermelha) Cabo A/V componente (fornecido)

Cabo HDMI (vendido separadamente)

(33)



Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Ligar a um televisor 16:9 (panorâmico)

ou 4:3 sem alta definição

Quando os filmes são gravados com

qualidade de imagem de alta definição

(HD), estes são reproduzidos com

qualidade de imagem de definição normal

(STD). Quando os filmes são gravados

com qualidade de imagem normal (STD),

estes são reproduzidos com qualidade de

imagem de definição normal (STD).

Quando liga com um cabo A/V

componente

Se ligar apenas fichas de vídeo componente, os sinais de áudio não são emitidos. Ligue as fichas branca e vermelha para emitir os sinais de áudio.

Seleccione a definição [Componente] para a tomada de entrada de componente que está a utilizar. Toque em (MENU)  [Definição]  [ (Ligação)]  [Componente]  uma definição pretendida  para efectuar a definição.

Quando liga com um cabo HDMI

Utilize um cabo HDMI com o logótipo HDMI. Utilize um mini-conector HDMI para uma das extremidades (para a câmara de vídeo) e uma ficha adaptada para a ligação do televisor, na outra extremidade.

Imagens protegidas por direitos de autor não serão emitidas através da tomada HDMI OUT da câmara de vídeo.

Alguns televisores poderão não funcionar correctamente (por ex., sem som ou imagem) com esta ligação.

Não ligue a tomada HDMI OUT da câmara de vídeo a outra tomada HDMI OUT de um dispositivo externo, pois pode provocar uma avaria.

Para definir o formato de acordo com o

televisor ligado (16:9/4:3)

Defina [Tipo TV] para [16:9] ou [4:3] de acordo com o televisor (p. 82).

Quando liga com um cabo de ligação

A/V com S-Video

Quando a ficha S VIDEO (canal S VIDEO) for ligada, os sinais de áudio não são emitidos. Para emitir sinais de áudio, ligue as fichas branca e vermelha à tomada de entrada de áudio do televisor.

Esta ligação produz imagens de resolução mais elevada, quando comparado com a ligação através do cabo de ligação A/V.

         (Verde) Y (Azul)PB/CB (Vermelha)PR/CR (Branca) (Vermelha) (Amarela) (Branca) (Vermelha) (Branca) (Vermelha) (Amarela) Cabo A/V componente (fornecido)

Cabo de ligação A/V com S VIDEO (vendido separadamente)

Cabo de ligação A/V (fornecido)

(34)



Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Se o televisor for mono (Quando o

televisor tem apenas uma tomada de

entrada de áudio)

Ligue a ficha amarela do cabo de ligação A/V à tomada de entrada de vídeo e ligue a ficha branca (canal esquerdo) ou vermelha (canal direito) à tomada de entrada de áudio do televisor ou videogravador.

Ligar ao televisor através de um

videogravador

Ligue a câmara de vídeo à entrada LINE IN no videogravador, utilizando o cabo de ligação A/V. Defina o selector de entrada no videogravador para LINE (VIDEO 1, VIDEO 2, etc.).

Notas

Quando reproduz filmes com qualidade de imagem de definição normal (STD) num televisor 4:3 que não é compatível com o sinal 16:9, grave filmes com formato de ecrã 4:3. Toque em (MENU)  [Qualid/Tam Imagem]  [ Modo Panorâmico]  [4:3]  (p. 78).

Quando o cabo de ligação A/V for utilizado para emitir filmes, os filmes são emitidos com qualidade de imagem de definição normal (STD).

Se o televisor/videogravador

tiver um adaptador de 21 pinos

(EUROCONNECTOR)

Utilize um adaptador de 21 pinos (vendido

separadamente) para visualizar imagens de

reprodução.

Sugestões

Se ligar a sua câmara de vídeo ao televisor, utilizando mais do que um tipo de cabo para emitir imagem, a ordem de prioridade das tomadas de entrada do televisor é a seguinte: HDMI  componente  S VIDEO  vídeo

      

HDMI (High Definition Multimedia Interface) é uma interface para envio de sinais de vídeo/ áudio. A tomada HDMI OUT emite imagens de alta qualidade e áudio digital.

Utilizar o “BRAVIA” Sync

Pode utilizar a câmara de vídeo com o

telecomando do televisor, ligando a câmara

de vídeo a um televisor compatível com

“BRAVIA” Sync, lançado em 2008 ou

posteriormente, através de um cabo HDMI.

Pode operar o menu da câmara de vídeo

premindo o botão SYNC MENU do

telecomando do televisor. Pode apresentar

os ecrãs da câmara de vídeo, como o Vista

de Eventos, reproduzir filmes seleccionados

ou apresentar fotografias seleccionadas

premindo os botões para cima/baixo/

esquerda/direita/enter do telecomando do

televisor.

Notas

Poderá não ser possível realizar algumas operações com o telecomando. Para definir a câmara de vídeo, toque em (MENU)  [Definição]  [ (Ligação)]  [CONTROL. P/HDMI]  [Ligado] (a predefinição)    . Além disso, defina também o televisor adequadamente. Consulte o manual de instruções do televisor para obter mais informações.

O funcionamento do “BRAVIA” Sync difere de acordo com cada modelo de BRAVIA. Consulte o manual de instruções do televisor para obter mais informações.

Sugestões

Se desligar o televisor, a câmara de vídeo desliga-se ao mesmo tempo.

        Televisor/ Video-gravador

(35)



Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Operações avançadas

Funções úteis para

gravar filmes e

fotografias

Aplicar o zoom

Pode ampliar imagens até 42 vezes o

tamanho original através do selector de

zoom eléctrico. Também pode ampliar

imagens, utilizando / no ecrã LCD.

Mova ligeiramente o selector de zoom

eléctrico para obter um zoom mais lento.

Mova-o um pouco mais para obter um

zoom mais rápido.

Notas

Mantenha o dedo no selector de zoom eléctrico. Se o retirar, o som do funcionamento do selector de zoom eléctrico pode ficar também gravado.

Não é possível alterar a velocidade do zoom com o botão / no ecrã LCD.

A distância mínima possível entre a câmara de vídeo e o motivo, para manter uma focagem com nitidez, é de cerca de 1 cm em grande angular e cerca de 80 cm em teleobjectiva.

 

Pode ampliar imagens até 30 vezes utilizando o zoom óptico, a não ser que [ SteadyShot] esteja definido para [Activa].

Sugestões

Pode definir [Zoom digital] se pretender fazer zoom a um nível mais elevado.

Gravar imagens melhores de forma

automática (Auto inteligente)

Ao rodar a câmara de vídeo na direcção do

motivo, a câmara de vídeo grava utilizando

a combinação óptima dos três modos de

detecção: Detecção de rosto, detecção de

cena e detecção de vibração ([Ligado]

é a predefinição). Quando a câmara de

vídeo detecta o motivo, são apresentados

os ícones que correspondem à condição

detectada.

Toque em

 [Ligado]/[Deslig]

no canto inferior direito

no ecrã de gravação de filmes ou

fotografias.

Detecção de rosto

(Retrato), (Bebé)

A câmara de vídeo detecta rostos e ajusta o

foco, cor e exposição.

Detecção de cena

 (Luz fundo), (Paisagem),

(Crepúsculo), (Projector), (Pouca luz),

(Macro)

A câmara de vídeo selecciona

automaticamente a definição mais eficaz,

consoante a cena.

Maior amplitude de visão

(36)



Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Detecção de vibração

(Enquanto anda), (Tripé)

A câmara de vídeo detecta se ocorre

vibração ou não, e efectua a melhor

compensação.

Notas

A câmara de vídeo poderá não detectar a cena ou motivo esperados, dependendo das condições de gravação.

Seleccionar qualidade de imagem

de alta definição (HD) ou qualidade

de imagem normal (STD)

Pode seleccionar a qualidade de imagem

de alta definição (HD), que permite gravar

imagens finas, ou a qualidade de imagem

de definição padrão (STD), que tem

uma maior compatibilidade com vários

aparelhos de reprodução ([Qualidade HD

] é a predefinição). Altere a qualidade

de imagem de acordo com a situação de

gravação ou o aparelho de reprodução.

Toque em

(MENU) 

[Qualid/Tam Imagem]  [

/

Definição].

Toque em [Qualidade HD

] para gravar imagens com

qualidade de alta definição (HD)

ou toque em [Qualidade STD

] para gravar imagens com

qualidade de definição normal

(STD).

Toque em

.

A qualidade de imagem de gravação é

alterada.

Sugestões

Pode gravar, reproduzir ou editar filmes apenas na qualidade de imagem seleccionada. Para gravar, reproduzir ou editar filmes noutra qualidade de imagem, altere esta definição.

Seleccionar o modo de gravação

Pode mudar o modo de gravação para

seleccionar a qualidade dos filmes ao

gravar filmes com qualidade de imagem

de alta definição (HD) ([Padrão

] é

a predefinição). O tempo de gravação do

suporte de gravação é alterado consoante o

modo de gravação.

Toque em

(MENU) 

[Qualid/Tam Imagem] 

[

Modo GRAVAÇÃO].

Toque no modo de gravação

pretendido.

Os modos de gravação disponíveis irão

depender da [

Taxa Fotograma]

seleccionada (p.78).

(37)



Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

* aparece num ícone de suporte se um filme gravado com o modo de gravação seleccionado não puder ser guardado nesse suporte.

Toque em

.

Modos de gravação e os suportes

Os tipos de suportes nos quais as imagens

podem ser guardadas irão depender do

modo de gravação seleccionado.

Para mais informações sobre uma operação

de salvaguarda utilizando os dispositivos

externos, consulte a página 54.

Tipos de suportes

Modo de gravação PS* FX HQ/LPFH/ Sobre esta câmara

de vídeo Suporte de gravação interno Cartão de memória Sobre dispositivos externos Suporte externo (dispositivos de armazenamento USB) Discos Blu-ray — AVCHD discos de gravação — —

* [PS] pode ser definido apenas quando [ Taxa Fotograma] está definido para [50p].

Sugestões

Os filmes são gravados com o formato 1920  1080/50p quando o modo PS de qualidade de imagem de alta definição (HD) está seleccionado e com AVCHD 1920  1080/50i quando o modo FX ou FH está seleccionado. Quando o modo HQ ou LP da qualidade de imagem de alta definição (HD) é seleccionado, os filmes são gravados no formato AVCHD 1440  1080/50i.

Pode seleccionar o seguinte modo de gravação com qualidade de imagem de alta definição (HD).

[Qualidade 50p ] (AVC HD 28M (PS)) [Mais alta qualid ] (AVC HD 24M (FX)) [Qual mais alta ] (AVC HD 17M (FH)) [Padrão ] (AVC HD 9M (HQ)) (a predefinição)

[Tempo Longo ] (AVC HD 5M (LP)) O modo de gravação da qualidade de imagem normal (STD) está limitado ao valor seguinte.

[Padrão ] (STD 9M (HQ)) “M”, como em “24M”, significa “Mbps”.

Utilizar a função Localizar foco

Se tocar no motivo que pretende

acompanhar no ecrã LCD, a câmara de

vídeo acompanha esse motivo e grava um

filme.

Quando toca num rosto

Aparece uma moldura dupla em torno

do rosto e a câmara de vídeo ajusta

automaticamente a focagem, cor e a

exposição.

Quando toca num ponto que não o

rosto

Aparece uma moldura dupla no ponto

em que toca e a câmara de vídeo ajusta

automaticamente a focagem.

          

(38)



Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Para parar o acompanhamento, toque em

/

que aparece no canto direito do

ecrã LCD.

Notas

O motivo no qual tocou, pode não ser detectado, dependendo da luz ambiente ou do penteado da pessoa em questão. Neste caso, volte a tocar no motivo quando gravar. Se pretender acompanhar um rosto, defina a definição [Detecção de Cara] para outra que não [Deslig] ([Auto] é a predefinição).

Sugestões

A moldura dupla em torno do rosto ao qual foi, possivelmente, detectado um sorriso fica cor-de-laranja.

Se o rosto em que tocou desaparecer do ecrã LCD, é porque o motivo seleccionado em [Detecção de Cara] (p. 75) tem prioridade. Se o rosto em que tocou voltar a aparecer no ecrã, esse rosto tem prioridade.

     

Capturar sorrisos automaticamente

(Obturador de sorriso)

Uma fotografia é automaticamente gravada

quando a câmara de vídeo detecta um

sorriso durante a gravação de um filme

([Captura Dupla] é a predefinição)

(página 76). Aparece uma moldura

cor-de-laranja em torno do rosto detectado com

um sorriso.

Notas

Quando a taxa de tramas e o modo de gravação estão definidos para [50i]/[Mais alta qualid

] ou [50p]/[Qualidade 50p ], não pode utilizar a função Obturador de sorriso durante a gravação de filmes.

Os sorrisos podem não ser detectados, dependendo das condições de gravação e do motivo e das definições da câmara de vídeo.

Sugestões

Pode seleccionar o motivo com prioridade para a detecção de rosto e detecção de sorriso com [Detecção de Cara] (p. 75). Ao especificar o motivo com prioridade, tocando na moldura de detecção no ecrã LCD, o rosto com a moldura dupla tem prioridade.

Se não for detectado um sorriso, defina [Sensib detec. sorriso] (p. 76).      

Toque no rosto ou num ponto que pretende acompanhar.

(39)



Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Gravar fotografias de alta

qualidade durante a gravação de

filmes (Dual Rec)

Pode gravar fotografias durante a gravação

de um filme, carregando em PHOTO.

Notas

pode aparecer quando a capacidade do suporte de gravação não for suficiente ou quando grava fotografias continuamente. Não é possível gravar fotografias enquanto é apresentado.

Dependendo do [ Modo GRAVAÇÃO] ou [ Taxa Fotograma] seleccionado, aparece no ecrã LCD e pode não conseguir utilizar a função Dual Rec.

Sugestões

Quando o indicador luminoso MODE estiver definido para (Filme), o tamanho das fotografias muda para [3,0M] (16:9) ou [2,2M] (4:3).

Pode gravar fotografias durante o modo de espera de gravação, tal como quando o indicador luminoso (Fotografia) está aceso.

Gravar no modo de espelho

Abra o painel LCD 90 graus em relação à

câmara de vídeo () e rode-o 180 graus no

sentido da objectiva ().

Sugestões

A imagem reflectida do motivo aparece no ecrã LCD (como num espelho), mas a imagem gravada aparece normal.

       

Desfrutar de um

resumo dos seus

filmes (Reprodução de

destaque)

A câmara de vídeo selecciona

aleatoriamente cenas da Reprodução de

destaque, junta-as e reprodu-las como um

resumo dos seus filmes e fotografias com

qualidade de alta definição (HD) com

efeitos musicais e visuais.

Se gostar da Reprodução de destaque que

acabou de visualizar, pode guardá-la como

um “cenário” e reproduzi-la repetidamente.

Além disso, pode partilhar as cenas e

cenários da Reprodução de destaque,

utilizando facilmente outros suportes, ao

converter o formato de dados das cenas e

cenários da Reprodução de destaque, o que

permite carregar os dados para a Internet

ou criar DVDs.

Sugestões

Tocar no botão no ecrã de reprodução apresenta funções que pode utilizar, de momento, e permite utilizar facilmente essas funções.

1

Abra o ecrã LCD da câmara de

vídeo.

2

Prima

(Ver Imagens).

3

Toque em

/

() para

seleccionar o evento pretendido,

de seguida, toque em

[

Destaque] ().

A câmara de vídeo inicia a Reprodução

de destaque do evento que foi

apresentado no centro da Vista de

eventos.

(40)

0

Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

O ecrã LCD durante a Reprodução de

destaque

Parar uma Reprodução de destaque

Para pausar, toque em

.

Para parar, toque em

.

Parar visualizar novamente uma

Reprodução de destaque

Toque em [Repetir] no ecrã após uma

Reprodução de destaque ter terminado.

Notas

As cenas de Reprodução de destaque irão mudar sempre que seleccionar uma Reprodução de destaque.

Alterar as definições da

Reprodução de destaque

Pode efectuar várias definições para a

Reprodução de destaque.

Toque em [Definição Destaque]

durante a Reprodução de destaque.

Pode definir as opções seguintes.

[Intervalo Reprodução]

Defina os tipos de filmes a reproduzir, seleccionando os tipos de eventos, a partir de que evento e até qual evento, a utilizar como o tipo de reprodução, de seguida, toque em

.

Se o intervalo não estiver definido, a câmara de vídeo reproduz imagens no intervalo de data do evento seleccionado na Vista de Eventos como o intervalo de reprodução.

[Tema]

Pode seleccionar um tema para a Reprodução de destaque. A categoria de música é automaticamente seleccionada, de acordo com o tema.

[Música]

Pode seleccionar e adicionar música. [Duração]

Pode definir a duração do segmento da Reprodução de destaque.

[Mistura de Áudio]

O som original é reproduzido com a música. Toque em / para ajustar o equilíbrio entre o som original e a música.

[Ponto de Destaque]

Pode definir os pontos num filme ou fotografia que serão utilizados numa Reprodução de destaque.

Reproduza o filme ou fotografia pretendidos e, de seguida, efectue o seguinte.

Filme: Reproduza o filme pretendido e, de seguida, toque em  no ponto que pretende utilizar numa Reprodução de destaque.        Ajuste do volume Contexto Para parar Anterior Avançar Para pôr na pausa

(41)

1

Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Fotografia: Reproduza a fotografia que pretende utilizar numa Reprodução de destaque e, de seguida, toque em . Notas

O áudio usado para a Reprodução de destaque será convertido para 2 canais estéreo. A definição [Intervalo Reprodução] é eliminada quando a Reprodução de destaque pára. Quando liga a câmara de vídeo a um dispositivo externo, como um televisor e visualize a Reprodução de destaque ou Cenário de destaque, estas imagens não aparecem no ecrã LCD da câmara de vídeo.

Sugestões

Pode seleccionar [Definição Destaque] no ecrã após uma Reprodução de destaque ter terminado.

Guardar Reprodução de destaque

(Guardar

Cenário)

Pode guardar uma Reprodução de destaque

como um “Cenário”.

Toque em  [Guardar

Cenário]

durante a Reprodução de

destaque.

Reproduzir um cenário guardado

Toque em

(MENU)  [Função

Reprodução]  [ Cenário], seleccione

o cenário pretendido e, de seguida, toque

em

.

      

Apagar um cenário guardado

Toque em [Apagar Cenário] no ecrã

após a reprodução de cenário que pretende

apagar estar concluída ou toque em

durante a reprodução do cenário que

pretende apagar, de seguida, seleccione

[Apagar].

Converter e partilhar cenas da

Reprodução de destaque ou

cenários de Destaque

Pode converter o formato de dados da

Destacar filme ou cenarios de Destaque

previamente guardados, o que permite

partilhar os dados convertidos, utilizando

outros suportes ao criar DVDs ou ao

carregar os dados para a Internet (Destacar

Filme).

Toque em [Guardar e Partilhar]

no ecrã após Reprodução de

destaque ou reprodução de

cenário Destaque ter terminado.

Pode seleccionar [Guardar e Partilhar] tocando no botão no ecrã, durante a reprodução de cenas da Reprodução de destaque ou cenários de Destaque guardados.

Toque em

.

A câmara de vídeo começa a converter

os dados para o formato pretendido.

(42)



Índic e D esfrut e de funç ões út eis Índic e PT

Para carregar um Filme de destaque

para a Internet

Após o processo de conversão estar

concluído, toque em [Compart.] 

[Carregar na Web], de seguida, siga as

instruções que aparecem no ecrã LCD.

Para criar um DVD utilizando DVDirect

Express

Após o processo de conversão estar

concluído, toque em [Compart.]  [Criar

DVD com DVDirect Express.], de seguida,

siga as instruções que aparecem no ecrã

LCD.

Parar visualizar novamente um Filme

de destaque

Toque em [Assistir] após a conclusão do

processo de conversão.

Para visualizar um Filme de destaque,

seleccionando um da lista de “Destacar

Filme”

Toque em

(MENU)  [Função

Reprodução]  [Destacar Filme]  toque

no Filme de destaque pretendido.

Notas

Os dados convertidos serão alterados para a qualidade de imagem normal (STD).

Fazer uma boa

utilização da câmara

de vídeo

Apagar filmes e fotografias

Pode obter mais espaço no suporte de

gravação, apagando filmes e fotografias

guardados no mesmo.

Notas

Não é possível recuperar imagens depois de as apagar. Guarde filmes e fotografias importantes previamente.

Não retire a bateria nem o transformador de CA da câmara de vídeo, enquanto apaga as imagens. Pode danificar o suporte de gravação. Não ejecte o cartão de memória enquanto apaga imagens do mesmo.

Não é possível eliminar filmes e fotografias protegidos. Desactive a protecção de filmes e fotografias para poder eliminá-los, antes de tentar apagar (p. 44).

O filme de demonstração na câmara de vídeo está protegido (HDR-CX160E/CX180E). Se eliminar filmes/fotografias que estão incluídos nos cenários guardados (p. 41), os cenários também serão eliminados.

Sugestões

Se começar a reproduzir uma imagem seleccionando-a do ecrã Índice de eventos, pode eliminar a imagem utilizando no ecrã de reprodução.

Para apagar todas as imagens gravadas no suporte de gravação e recuperar todo o espaço gravável do suporte, formate o suporte (p. 80). As imagens de tamanho reduzido que permitem visualizar várias imagens ao mesmo tempo num ecrã de índice, chamam-se “miniaturas”.

Carregue em

(Ver Imagens)

(p. 28).

Toque em

(MENU) 

[Editar/Copiar]  [Apagar].

          

Referências

Documentos relacionados

O empregador deverá realizar a avaliação ambiental de poeira de asbesto nos locais de trabalho em intervalos não superiores a seis meses.. Os registros das avaliações deverão

seleccionar o formato da imagem, seleccionar a lista de canais de televisão ou de satélite (se disponível no televisor), abrir as sugestões para as ferramentas ou mudar o televisor

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

1- A vida das comunidades recoletoras era muito difícil, devido ao frio intenso e aos animais ferozes, mas também porque era difícil encontrar comida e lugares onde se abrigarem.. 2-

Um senhorio é um território, pertencente a um Senhor (do Clero ou da Nobreza), em que podemos encontrar terras cultivadas pelos camponeses que vivem no senhorio,

d) A entrada no território nacional resultar de salvamento.. CAPÍTULO IV VISTOS SECÇÃO I Disposições gerais Artigo 26.º Modalidades de visto 1. Os vistos devem ser

Se preferir algo diferente, aceite o convite para um cruzeiro pelo Douro, pelas cinco pontes ou mais além, mas de qualquer modo,.. uma excelente opção para uma tarde ou alguns dias

Para isso, a Universidade de Granada (de agora em diante UGR), a Universidade de Cartagena (de agora em diante UdeC), a Universidade Simón Bolívar (de agora