• Nenhum resultado encontrado

TRATAMENTO CIRÜRGICO DA HÉRNTA UMBILICAL EM BOVINOS. TÉCNICA DA IMBRICAÇÃO LATERAL COM REFORÇO DE MALHA DE POLIPROPILENO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRATAMENTO CIRÜRGICO DA HÉRNTA UMBILICAL EM BOVINOS. TÉCNICA DA IMBRICAÇÃO LATERAL COM REFORÇO DE MALHA DE POLIPROPILENO."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Rev. Fac. Med. vet. Zo o te c. U n iv. S. P a u lo,

IS < 2 ) :339-46, 1976.

T R A T A M E N T O CIRÜRGICO DA HÉRNTA U M B IL IC A L EM BOVINOS. T É C N IC A DA IM BRICAÇÃO L A T E R A L COM REFORÇO DE

M ALH A DE P O L IPR O P IL E N O . A n to n io M A T E R A • P a u lo S ergio de M O R A E S B A R R O S ** Cesar A u gu s to de A G U IA R * * * R osan o Elias R A N D I ** A n ge lo João S T O P IG L IA * » R o d o lfo N Ü R M B E R G E R JR.. * * * * W a sh in g ton P. da S IL V E IR A * * • * * R FM V -A /25 Ma t e r a, A .; Mo r a e s Ba r r o s, P . S .; Ag u i a r, C . A .; Ra n d i, R . E .: St o p i g l i a, A . J.; Nu r m b e r g e r Jr., R..: Si l v e i r a, W . P . d a. T ra ta m e n to c ir ú r g ic o da h érn ia u m b i­ lic a l em bovinos. T écn ica da im b ric a ç ã o la tera l co m re fo rç o de m a lh a de p o lip ro p ile n o . Rev. Fac. Med. vet. Zootcc. Univ. S. Paulo, 1 3 (2 ) :339-4S, 1976.

Re s u m o: São estudados em n ove a nim a is p e rte n ce n te s à raça holandesa, técn ica op e ra tó ria para co rreçã o da h é rn ia u m b ilic a l.

E m pregam para oclu são do a n el h e rn iá rio , p o n to s separados em “ V ” ( técn ica da im b ric a ç ã o la te ra l) co m f i o de p o lip ro p ile n o n » 2. R ea liza m , em seguida, re fo rço da su tu ra m e d ia n te a plica çã o sobre a ba inha dos m ú scu los retos, de m alha de p o lip ro p ile n o qu e é su tu rada p o r m e io de p o n to s separados sim ples co m f io d o m esm o m a teria l.

O b te m resultados sa tisfa tórios em todos anim ais operados q u e m o stra ra m r e ­ cu pera çã o co m p le ta , sem o c o rrê n cia de alterações m acroscópicas. E m u m dos

a nim a is rea liza m , decorrid os 110 dias, exam e h is to p a to ló g ic o d o te c id o que en volve a m a lh a de p o lip ro p ile n o o q u e reve lou a presença de discreta reação in fla m a tó ria crô n ica .

Un i t e r m o s: H érn ia u m b ilic a l* ; Im b ric a ç ã o la te r a l* ; M a lh a de p r o lip r o p ile - n o * ; B ovinos.

* Professor A ssistente D outor. • * A u x ilia r de Ensino.

D epa rta m en to de C iru rgia e O b stetrícia da Facu ldade de M ed icin a V e te rin ária e Zootecn ia da USP.

* * * D ire tor d o S erviço de M ed icin a V e te rin á ria e Pesquisa.

D ivisã o E xp erim ental do In s titu to d o C oração da F a cu lda de de M ed icin a da USP. * * * * A u x ilia r de Ensino.

D ep a rta m en to de P a tologia e C lín ic a M éd ica da Facu ldade de M ed icin a V e te rin ária e Z o otecn ia da USP.

• * * • P esqu isador C ie n tífic o .

(2)

INTRODUÇÃO E LIT E R A T U R A

A hérnia umbilical dos bovinos, em­ bora incluida entre as anomalias de origem hereditária, conform e afirm am G ILM A N e S T R IN G A M 6 (1953) pode, com frequência, apresentar uma causa adquirida responsável pela sua instala­ ção. Ds acordo com esta possibilidade manifesta-se W H E A T 'r> (1952) que con­

sidera a infecção de cordão umbilical a

principal causadora do processo em

apreço.

Muito se tem discutido sobre as vantagens e desvantagens do tratamen­ to desta afecção. Para B O U C H A E R T 2 (1948), o animal sendo um ser vivo, im.

põ-se tratamento cirúrgico adequado,

muito embora considere a hérnia umbi­ lical um problem a genético. Pelo mes­ mo m otivo D A N K S 3 (1953) admite que os animais que apresentem reparação satisfatória podem ser aproveitados nas

produções zootécnicas, sem contudo,

serem destinados à reprodução.

O tratamento da afecção em estudo se caracteriza pela oclusão cicatricial das margens do anel herniário realizada me­ diante emprego de diferentes técnicas.

Conforme podemos observar W H E A T 15 (1952) e LARSEN 9 (1955) preconizam o uso de fios metálicos na aproximação das margens do anel, enquanto que os demais autores dão preferência aos fios não metálicos. Assim verificam os que FARQUHARSON 4 (1942), Barker i (1953) citado por M A TER A e S TO PIG LIA lo (1958) mostram-se adeptos do uso de fios absorvíveis e M IL N E e H O R N E Y n (1954), M ATER A e S TO PIG LIA 10 (1958)

e F R A N K 5 (1959) preferem o emprego

de fios inabsorvíveis.

A técnica que prom ove a sobreposi­ ção das margens do anel (imbricação lateral), parece ser a que melhores re­ sultados proporciona segundo os traba- lhos apresentados por FARQUHARSON 1

(1942), W H E A T >3 (1952), LARSEN 9

(1955), M ATER A e S TO PIG LIA 10 (1958) e F R A N K 5 (1959).

Entretanto, outras técnicas operató­ rias para tratamento da hérnia umbili­ cal dos bovinos são estudadas por pes­ quisadores que usam processos que se caracterizam por prom overem reforço da parede abdominal mediante aplicação de sutura na bainha dos músculos retos conform e sugere W R IG H T >" (1951) ou com a adaptação sobre essa mesma bainha de substância sintética em form a de placa ou malha de acordo com as propostas de D A N K S 3 (1953), PAATSA- MA>2 (1954), U S H E R 11 (1958), KO N TZ

e K IM B E R L Y 8 (1960), K N IG H T e

BROW N 7 (1968), ZIM M E R M A N N 17

(1968) e P H I L I P '3 (1973).

Face aos resultados relatados por estes autores, resolvemos empregar a técnica.

Não pretendemos, evidentemente, apre­ sentar um processo novo de tratamento da hérnia umbilical. O objetivo princi­ pal deste trabalho é divulgar os resul­ tados obtidos com o emprego de técnica executada com aplicação de sutura em pontos separados em “ U ” com sobre­ posição das margens do anel herniário e reforço com polipropileno em form a de malha entrelaçada sobre a bainha dos músculos retos.

M A T E R IA L E MÉTODO

Do presente trabalho constam 9

animais da espécie bovina, 6 fêmeas (n.° 1, 2, 3, 4, 8 e 9) e 3 machos (n.° 5, 6 e 7), raça holandesa, portadores de hérnia umbilical que foram encaminhados ao Serviço de Clínica Cirúrgica do Depar­ tamento de Cirurgia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.

Os animais de números 3, 4, 5, 6 e 7 não haviam sido submetidos a tratamen­ to cirúrgico anterior. Todavia, o animal

de número 8 havia sido operado uma vez;

(3)

o de número 1, duas vezes; o de núme­ ro 2, três vezes enquanto que o de núme­ ro 9, além da hérnia umbilical apresen­ tava fístula gástrica consequente a inci­ são praticada sobre a formação.

Após os cuidados pré-operatórios usuais, os animais foram submetidos a anestesia local por filtração com solu­ ção a 2°/o de cloridrato de dietilamino 2,6 — dimetil acetanilida* posteriorm en­ te a administração intramuscular de clo­ ridrato de xilazina** na dose aproximada de 20mg/100Kg de peso corporal.

As intervenções cirúrgicas foram

praticadas mediante aplicação do p ro ­ cesso de imbricação lateral, que em todos os casos obedeceu a técnica ope­ ratória que a seguir expomos:

1.°) tempo — exposição do saco her- niário — realizado de acordo com a téc­ nica descrita p o r M A TE R A e STOPI- G LIA 10 (1958).

2.°) tempo — tratamento do saco herniário — realizado de acordo com a técnica descrita por M A TER A e STOPI- G L IA io (1958).

3.° tempo — fechamento do anel herniário e reconstituição dos planos. O fechamento do anel herniário fo i reali­ zado com superposição das bordas me­ diante aplicação de pontos separados em “ U ” com auxílio de fio n.° 2 de poli- propileno***. A seguir, substituímos a su­

tura continua em serzidura aplicada à aponevrose dos músculos retos, con for­

me descrevem W R IG H T 16 (1951) e M A­

TER A e S TO PIG LIA 10 (1958), pela adap­ tação de malha entrelaçada de polipro-

pileno**** recobrindo os pontos que

obliteram o orifício e fixada a aponevro­ se dos músculos com auxílio de pontos

separados simples com fio de polipropi- leno aplicados nas bordas e no centro da malha.

Finalmente, efetuamos a reconstitui­ ção anatômica do tecido cutâneo sutu- rando-o em pontos separados de Donati com fio de algodão (Cordonet).

N o pós operatórios foram observa­ dos os cuidados higiênicos e dietéticos habituais. Todos os animais receberam durante 3 dias consecutivos l,0g de ampi- cilina benzatina*****.A sutura da pele fo i extraida decorridos, de modo geral, 10 dias.

O animal de número 1 fo i submeti­ do 110 dias após a herniorrafia, a nova intervenção cirúrgica com a finalidade do se retirar fragmento do tecido que en­ volve a malha e destinado para exame histopatológico.

R E S U L T A D O S

Com a conduta descrita no capítulo anterior observamos, sem complicações, a recuperação de todos os animais tra­ tados.

Os animais de números 2 e 9, no transcurso do pós operatório imediato, apresentaram discreto aumento de volu­ m e de consistência flutuante na região umbilical, cuja punção revelou nas duas oportunidades, presença de líquido de aspecto serosanguinolento drenado con­ venientemente em ambas as ocasiões.

Não observamos reações tissulares macroscópicas em qualquer dos casos operados; a malha, no caso que pudemos verificar, se apresentou incorporada à parede e envolvida por tecido liso e bri­ lhante.

• X Y L O C A IN A 2% — A stra do B rasil P rod u tos F a rm acêu ticos L td a.

* * R O M P U N — Bayer do B rasil In d ú stria s Q u ím icas S.A. — D ep a rta m en to V eterin ário. * * * 2 P R O LE N E . C u ttin g L R N eed le — E th icon Inc., S om m erville.

• * * * P R O L E N E M ESH — g t h ic o n Inc., Som m erville. * » » • SO M A 1000 — A N ovaqu ím ica, Lab oratórios S.A.

(4)

Microscopicamente, o tecido que envolve a malha de polipropileno, reva­ iou, decorridos 110 dias de sua implanta­ ção, presença de processo inflam atório crônico caracterizado pela presença de tecido conjuntivo reacional hianilizado

com reação inflamatória, numerosos

vasos neoformados e discreta invasão linfoplasmocitária.

D I S C U S S Ã O

Na técnica operatória empregada

observamos que a aproximação das mar­ gens do anel herniário fo i realizada com aplicação de pontos separados semelhan­ tes aos descritos por FA R Q U H A R S O N 4

(1942), W H E A T 15 (1952), LARSEN19

(1955), M A TER A e S TO PIG LIA "> (1958) e F R A N K 5 (1959) que perm item a super­ posição das bordas e fecham ento da porta herniária.

N o que se relaciona ao fio em pre­ gado para a oclusão do o rifício da hérnia

utilizamos o polipropileno, contraria­

mente ao que preconizam W H E A T '5 (1952) e LA RSEN 9 (1955), adeptos do uso de fios metálicos ou FARQUHAR­ SON-1 (1942), Barker 1 (1953) citado por M A TER A e S T O P IG LIA "> (1958), MIL-

N E e H O R N E Y H (1954), M A TER A e

S TO PIG LIA 10 (1958) e F R A N K 5 (1959) que se manifestam favoráveis a utiliza­ ção de fios não metálicos, sejam eles, absorvíveis ou não.

No material de nossas observações adotamos modificação de técnica que

possibilitou a substituição da sutura de

reforço da bainha dos músculos

retos conforme técnica descrita por

W R IG H T 16 (1951) e M A TER A e STO PI­

G LIA 10 (1958), mediante fixação de ma­

lha da polipropileno sobre as margens herniárias sobrepostas.

Segundo pudemos notar, para corre­

ção cirúrgica da hérnia umbilical,

D A N K S :t (1953), P A A T S A M A (1954),

U SH ER 14 (1958), K O N TZ e K IM B E R

L Y 8 (1960), K N IG H T e BROW N 7 (1968),

Z IM M E R M A N N 17 (1968) e P H IL IP 1*

(1973) empregam técnicas que, mediante

aplicação de substâncias em form a

de placa ou malha, proporcionam maior resistência da parede abdominal.

Nossos casos constam de 9 animais

dos quais três (n.°s 1, 2 e 8), haviam

sido operados anteriormente e apresen­ taram recidiva dos processos com con­ sequente aumento de dimensões do anel herniário. O animal número 9 fo i en­ caminhado ao Serviço de Clínica Cirúr­ gica após tentativa de tratamento da form ação da região umbilical por meio

de incisão evacuante e apresentava,

com o evolução, presença de fístula gás­ trica.

Com a modificação proposta, todos os animais foram tratados cirurgica­ mente e a evolução pós operatória de­ correu sem complicações proporcionan­ do o restabelecimento completo da in­ tegridade da parede abdominal.

(5)

Figura 1 — Anima! portador de hérnia umbilical.

Figura 2 — Fotografia mostrando o fechamento com superposição das margens do

anel hem iário e a malha de polipropileno a ser fixada.

(6)

Figura 3 — Malha de polipropileno fixada à bainha dos músculos retos por meio de pontos separados simples.

Figura 4 — Aspecto que mostra, decorridos 110 dias, a malha incorporada à pare­ de muscular.

(7)

Figura 5 — Aspecto de um dos animais após a intervenção cirúrgica.

R F M V -A / 2 5

Ma t e r a. A .: Mo r a e s Ba r r o s. P . S .; Ag u i a r. C . A .: Ra x d i, r. E .: St o p i c i.i a, a. J .; N u r m b e r g e r , R..; F o g l i d a S i l v e i r a , W . S u rg ica l re p a ir o f th e u m b ilic a l h ern ia in bovine. L a te ra l o v e rla p p in g te c h n iq u e w ith a p o ly p rop y len e m esh. Rev. Fac. \lcd. vet. Zoolec. lln iv . S. Paulo, 1 3 (2 ) :339-46, 1976.

S u m m a r y : T h e a u th ors stu d y in 9 a nim a ls o f th e b ovin e species, H ols te in Friesian, th e su rg ica l te c h n iq u e to c o rre c t th e u m b ilic a l h ernia.

T o o b s tru c t th e h e rn ia l r in g th ey use separate p o in ts in "17" (la te ra l o v e r­ la p p in g te c h n iq u e ) w ith a th rea d o f p o ly p rop y len e w 2. A fte r th ey re in fo rc e th e su tu re a p p ly in g p o ly p rop y len e m esh o n th e sheet o f rectus m. and th e n s u tu re it u sin g separate p o in ts and th re a d o f th e same m a teria l.

Th ey o b ta in good results in a ll th e opera ted a nim als. T h ey recovered c o m ­ p le tely and th ere were n o m a cro s co p ic a ltera tion s .

A fte r 110 days o f th e p o ly p ro p y le n e a p p lic a tio n s th e re w as a h is to p a to lo g ic exam in on e o f th e a nim als. T h is exam shotoed a li t t le c h ro n ic a l in fla m m a to ry process in th e tissue th a t in v o lv e d th e p o ly p rop y len e m esh.

U n i t e r m s : U m b ilic a l h e rn ia * ; L a te ra l o v e rla p p in g * ; P o ly p ro p y le n e m e s h '; B ovines *.

(8)

R E F E R Ê N C IA S B IB L IO G R Á F IC A S

1 — B A R K E R . C. A. V. apud M A T E R A . E. A. & S T O P IG L IA . A . V . 10, 1958. 2 — B O U C H A E R T , J. H. T ra ite m e n t c h iru r­

gical de la h ern ie om b elicale dans les grandes espèces. R ec. M éd. vAt., A lfo rt,

124(12): 541-9, 1948.

3 — D A N K S . G . U m b ilic a l hernia In calves.

S ou th w es tern vet. 7 (1 ) : 27-30, 1953.

4 — FA R Q U H A R S O N , J. U m b ilic a l h ernia in large anim als. V et. M ed. 34 (4 ) : 164-6. 1942.

5 — F R A N K . E. R . U m b ilic a l hernia. I n :

V e terin a ry Surgery. 6/' ed. M inn eso­ ta, Burgess, P u b l. CO. 1959. p. 233-6. 6 — G IL M A N , J. P. W . & S T R IN G A M . E. W.

H ered ita ry u m b ilic a l h ernia in H o l- te in cattles. J. H ered ity , 44(3) : 113-6,

1953.

7 — K N IG H T . J. A. & B R O W N . G., apud P H IL IP . P. J. IS. 1973.

8 — K O O N T Z . A. R. & K IM B E R L Y , R. C apud P H T L IP . P. J. IS 1973. 9 — I ARSEN . L. H. T h e surgical repair o f

u m b ilical and ven tra l h ernia in horse and c a ttle . . . A u s t. vet. J., 31 (9 ).

225-8. 1955.

10 — M A T E R A . E. A. & S T O P IG L IA . A. V. T ra ta m e n to c irú rg ico da h érn ia u m

-biü cal em bovinos. T éc n ica da im ­ bricação lateral. Rev. Fac. Med. vet..

Säo Pau lo, 6 (2 ) : 219-30. 1958. 11 — M IL N E , F. J. & H O R N E Y . F. D. V e ta fil

A s in th etic sutu re m a terial new to N orth Am erica. J. A m er. vet. med.

Ass., 125: 448-9. 1954.

12 - - P A A T S A M A , S.. 1954 apud P H IL IP . 13, 1973.

13 — P H IL IP . P. J. H e rn iop lasty using m ar-lex m esh (A rep ort on three cases).

In d ia n vet. J., 50 ( 1 ) : 82-7, 1973.

14 — USHER. F. C. apud P H IL IP , P. J. IS, 1973.

15 — W H E A T, J. D. S urgical repair o f u m ­ b ilica l and in gu in a l h ernia in the bovine. Iowa St. U n iv. Vet., 14 (1 ):

17-9. 1952.

16 — Z IM M E R M A N N . L. M. apud P H IL IP . P. cidence and surgical trea tm e n t o f u m b ilic a l h ernia In th e bovine. Vet R ec., 63 ( 1 ) : 4-7, 1951.

17 — Z IM M E R M A N N . L. M. apud P H IL IP . P P .J.1S , 1973.

R eceb id o para p u b lica çã o em 31-8-76 A p rovad o para pub licação em 13-9-76

Referências

Documentos relacionados

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Abstract: We consider the problem of robust model predictive control for linear sampled– data dynamical systems subject to state and control constraints and additive and

Desta forma, várias instituições adequaram-se a necessidade de utilizar o ensino por competência e habilidade, porém, para conhecermos melhor esta metodologia muitas delas

Diet variety seems to decrease with age in childhood; these findings enhance the need of implementing effective strategies to increase the con- sumption of a variety of healthy

A CEF dispõe de um sistema de avaliação de risco de crédito (SIRIC), alimentado basicamente pelas informações desse balanço perguntado e a questão levantada pelos gerentes

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Então eu acho também bacana, Evelyn, de você trazer essa rede colaborativa para esse nível de escola de você trocar com seus pares, que não é aquela coisa nas portas, ficar