• Nenhum resultado encontrado

VISAGISMO APLICADO CONSULTORIA DE IMAGEM PESSOAL PARA NOIVA. Thais Gonçalves de Lima 1, Silvani Emiliano 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VISAGISMO APLICADO CONSULTORIA DE IMAGEM PESSOAL PARA NOIVA. Thais Gonçalves de Lima 1, Silvani Emiliano 2"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1 VISAGISMO APLICADO

CONSULTORIA DE IMAGEM PESSOAL PARA NOIVA

Thais Gonçalves de Lima 1, Silvani Emiliano 2

1. Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidada Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR);

2. Professora Orientadora da Universidade Tuiuti do Paraná – Especialista em Arte Educação – UTP (Curitiba, PR).

Endereço para correspondência: Thaís Gonçalves de Lima; lima.thais1991@gmail.com

RESUMO: O casamento como instituição de direito, celebrado diante de testemunhas com garantias de leis e na presença de juízes, nasceu há muitos anos na Roma antiga, só a partir do século XII, no início da Idade Média, que o casamento passou a ser controlado pela Igreja e se tornou um tratado social. Já o vestido de noiva é uma forma, a representação simbólica de toda uma expectativa que envolve passado, presente e futuro e vestir uma mulher nesse momento não significa cobri-la de ornamentos, e sim sublinhar o significado de sua imagem. Esse artigo visou desenvolver através de um trabalho prático em uma modelo voluntária uma consultoria de imagem pessoal para noiva. Esse tipo de trabalho requer tempo, dedicação, paciência e muito bom gosto, além de criatividade, seriedade é ética. Ficou confirmado que as técnicas e conceitos do visagismo são ótimas ferramentas para desenvolver uma consultoria de imagem positiva.

Palavras chaves: noiva, visagismo, beleza.

ABSTRACT: Marriage as an institution of law, signed in front of witnesses with guarantees of laws and in the presence of judges, was born many years ago in ancient Rome, not until the twelfth century, in the early Middle Ages, that marriage was controlled by Church and became a social treaty. But the dress is a form, the symbolic representation of all the expectations that involve past, present and future and dress a woman at that time no means cover her ornaments, but stress the significance of your image. This article aims to develop a practical means of working on a model will a personal image consultant for bride. This type of work requires time, dedication, patience and good taste, and creativity, professionalism is ethics. It has been confirmed that the techniques and concepts of visagism are a great tools to develop a positive image consulting

(2)

2 INTRODUÇÃO

Segundo Worsley (2010), o casamento sempre existiu, há relatos bíblicos sobre esse tipo de cerimônia e de seus rituais, em que a noiva sempre vestiu algo especial nesse dia para essa ocasião. É uma instituição de direito, celebrado diante de testemunhas com proteção de leis e na presença de juízes, nasceu há muitos anos na Roma antiga, só a partir do século XII, no início da Idade Média, que o casamento passou a ser controlado pela Igreja e se tornou uma aliança social. A Igreja tornou-se o principal elo que transformou o enlace como hoje é conhecido (LIMA, 2007). Já o vestido de noiva é um grande símbolo do casamento, diz Mitidieri (2008), apareceu com uma função específica de apresentar para a comunidade os bens da família da noiva.

A imagem visual que as pessoas transmitem é chamada de comunicação não-verbal e esta diz muito sobre um individuo. Quando alguém é apresentado a uma nova pessoa, nos primeiros dez segundos, ela irá tirar diversas conclusões sem nem mesmo ter tido um convívio mais profundo (VAZ, 2007). Já o trabalho do consultor de imagem conforme Jacintho (2004) consiste em ajudar a definir um estilo, em todos os aspectos: cabelo, maquiagem, design de sobrancelhas, roupas e acessórios.

Esse artigo objetivou aplicar uma consultoria de imagem pessoal para noiva e foi aplicada em uma modelo voluntária, que aceitou todos os procedimentos aqui sugeridos no dia do seu casamento que ocorreu em 11/10/2014, a análise foi feita partindo de seu formato de rosto, feições, estilo pessoal, formato de corpo, coloração pessoal, técnicas e conceitos do visagismo em um trabalho prático de consultoria e imagem pessoal para noiva.

CONSULTORIA DE IMAGEM

Conforme Jacintho (2004) a Consultoria é uma prestação de serviços profissionais. A palavra consultor vem do latim consultore, que significa aquele que dá conselhos. A atividade é exercida por um profissional denominado consultor. O trabalho do consultor de imagem consiste em ajudar a definir um estilo, em todos os aspectos: cabelo, maquiagem, design de sobrancelhas, roupas e acessórios. A atividade como é conhecida hoje foi inventada por Mary Quant na década de 1960, Quant percebeu que as roupas com mais acessórios e complementos conciliavam

(3)

3 valores capazes de fortalecer seu poder de sedução, dando o diferencial necessário dos indivíduos (GARCIA, 2005). Carvalho (2008) ressalta que o termo surgiu no Brasil em 1995, originário da língua inglesa é utilizado no meio profissional para definir o profissional responsável pela construção da imagem, a função já existia em menor escala.

O visagista Hallawell (2009) destaca que o consultor de imagem procede exatamente como o cabeleireiro e maquiador, incluindo a definição do estilo de vestir. A grande diferença é que não executa o trabalho. Ou seja, depois de estabelecido um conceito de imagem para seu cliente, encaminha aos diversos profissionais e às lojas de roupas e acessórios indicados. Segundo Aguiar (2011) as orientações auxiliarão a cliente a identificar até que ponto a moda combina com seu estilo, quais as cores e modelos que lhe valorizam e identificar, se sua imagem condiz com os seus objetivos, como comprar roupas práticas, com qualidade e economia. Também auxilia na preparação da imagem pessoal adequada para eventos específicos como casamentos, aniversários, entre outros eventos formais e informais.

IMAGEM PESSOAL

O poder da imagem no processo avaliador do indivíduo fez surgir novas formas de se valorizar através da aparência. Porém vestir uma dama não significa cobri-la de ornamentos, e sim realçar o significado de sua imagem (CARVALHO, 2008).

Segundo Vaz (2007), a imagem visual que as pessoas transmitem é chamada de comunicação não-verbal e esta diz muito sobre um individuo. Quando alguém é apresentado a uma nova pessoa, nos primeiros dez segundos, ela irá tirar diversas conclusões sem nem mesmo ter tido um contato mais profundo. Segundo o psicólogo americano Albert Mehrabian, que realizou estudos sobre a primeira impressão, a comunicação verbal é responsável pelo julgamento prévio das pessoas, e tal julgamento é baseado: 55% no visual-roupas, acessórios, cabelo, maquiagem, etc. 38% na postura, expressões faciais e corporais, tom de voz e gestual, e 7% no discurso (conteúdo). Isso vem a comprovar que, acredita-se mais no que se vê, e no que se ouve, constatando assim, a importância da construção e transmissão de uma imagem correta.

(4)

4 Para começar a criar um estilo pessoal, além de analisar a cliente como um todo, é necessário conhecer cada um dos estilos pessoais, para assim escolher o que mais se identifica com a sua personalidade, biótipo e modo de vida. Seu estilo e sua imagem pessoal determinam as mensagens que quer transmitir, o que influi diretamente na forma como os outros a veem. A imagem pessoal adequada conta quem o individuo é, e bem utilizada é uma linguagem poderosa que te ajuda a complementar as habilidades pessoais, profissionais e personalidade (FRANCINI, 2002; VAZ, 2007).

ESTILOS

Para uma consultoria de imagem pessoal é importante conhecer os diferentes estilos pessoais que ajuda na escolha do penteado, maquiagem, acessórios e vestuário. Segundo Treptow (2003), estilo é a capacidade de filtrar as tendências e transformá-la, produzindo novas propostas que manifestam características pessoais. Tronca (2008) ressalta que a palavra estilo provém da palavra latina stilus, que indica haste de ferro, osso ou madeira empregada na Antiguidade e na Idade Média para marcar caracteres sobre uma superfície. Com o passar do tempo, o termo passou a significar o modo pessoal com o qual cada um manifesta seus pensamentos e sentimentos, apontando diversos traços de identificação particulares que têm a qualidade de assinatura ou algo que resulta em unicidade. A evolução do termo estilo como o entendemos em inglês e em francês, style, e, ainda, em alemão,

stil, teve origem no Século XVIII, trazendo a idéia de ser a cristalização da forma

expressiva própria de determinado sujeito (TRONCA, 2008).

Um estilo não é definido apenas pelas roupas, com peças principais, básicas ou não, diz Francini (2002). O estilo inclui o cabelo, a maquiagem e os acessórios. Dentro de cada estilo, temos diversas categorias, conforme cores, designs, tecidos, acessórios, maquiagem e cabelo. É o conjunto que define o estilo. O estilo casual, por exemplo, transmite descontração, despojamento, sem compromisso. Já o estilo romântico é feminino, amigável, suave, e delicado. O estilo tradicional quer passar uma imagem conservadora de pouca exposição. Já estilo elegante é um tradicional mais leve ressalta Cezimbra (2005), embora passe a mensagem de refinamento e bom gosto. O estilo dramático tem como maior objetivo chamar a atenção. Pode ser sensual, e sua principal característica é a teatralidade. Já a mulher sexy transmite

(5)

5 mensagem de provocação, nela, tudo é revelador. Já o estilo criativo não se prende a nada, gosta da diversificação, gosta de passar a mensagem através da vestimenta, do cabelo ou da maquiagem, finaliza (FRANCINI, 2002).

GEOMETRIA CORPORAL

A análise da geometria corporal tem como umas das finalidades definir as formas e cortes de roupas que mais beneficiam o seu tipo físico (NOVAES, 2003). Há mulheres que têm dificuldade de se encaixar em um tipo físico. Às vezes se acham um 8 , mas quando engordam um pouquinho ficam um retângulo. Toda mulher tem uma característica diferente que pode fazê-la entrar em dúvida sobre qual é sua silhueta natural (FRANCINI, 2002).

Quando se busca uma harmonia, uma simetria na hora de vestir tem outros aspectos do corpo que se deve dar importância, independente de seu biótipo natural. Como por exemplo: Ombro reto, ombro caído, busto pequeno, busto grande, bumbum chato, bumbum grande, barriga saliente, braço fino, braço grosso, quadril muito largo, canela grossa, pernas arqueadas, longas, curtas, e as mulheres baixinhas (NOVAES, 2003).

Os tipos físicos são classificados segundo Aguiar (2011) como: o 8 , ou ampulheta, os ombros e quadris são da mesma medida. A cintura é o menor comprimento, quando engorda, engorda por inteiro, de maneira que continua com a cintura. O retângulo, as medidas do ombro, cintura e quadril são iguais. É uma mulher sem cintura, e de pouco quadril. Geralmente engorda na cintura e barriga, mas tem pernas bonitas e esquias. Oval, a medida do ombro e do quadril são iguais e a medida da cintura é a maior de todas. Engorda do busto para baixo. Sua tendência é engorda nas coxas. Triângulo invertido, o ombro é a maior medida de todas. A cintura é menor e o quadril é igual ou menor. Quando engorda é da cintura para cima. Tem as pernas em forma, mas pouquíssimo quadril. No triangular, o ombro é a menor medida. A cintura é igual ou um pouquinho maior, a medida do quadril é a maior. Engorda da cintura para baixo, deixando o quadril e coxas maiores (AGUIAR 2011).

(6)

6 TECNICAS E CONCEITOS DE VISAGISMO PARA HARMONIA DA IMAGEM PESSOAL

Com as técnicas do visagismo é possível reconhecer os diferentes formatos de rostos e feições o que facilita na hora de aplicar maquiagem e penteado e design de sobrancelha. Segundo Hallawell (2009) o formato do rosto é determinado, pela estrutura óssea da pessoa. Os pontos principais a serem observados nos rostos são a altura e a largura da testa, o formato das maçãs e o formato da mandíbula. Rostos ovais e redondos têm formas arredondadas, rostos quadrados são constituídos por ângulos retos, e rostos triangulares têm características angulares. O primeiro passo é observar as linhas que compõem o formato do rosto. O visagista Hallawell destaca oito tipos de rostos: oval, retangular, redondo, hexagonal com laterais retas, hexagonal com base reta, losango, triangular e triangular invertido.

E com a avaliação cromática é pode-se criar uma paleta de cor ideal para a cliente usar no vestuário, nos acessórios e maquiagem. Conforme Hallawell (2009), a cor é um mensageiro poderoso na comunicação da imagem pessoal. A coloração pessoal é avaliada a partir do tom da pele, da cor dos olhos, dos cabelos; as variações da cor da pele variam de acordo com a quantidade de três pigmentos: hemoglobina = vermelho, melanina =marrom-azulado/marrom-alaranjado, carotina = amarelo. A coloração pessoal pode ser quente ou fria, dependendo da quantidade dos três pigmentos. A pele tem uma tonalidade de base, que é azulada (fria) ou dourada (quente), é uma intensidade que vai do claro ao escuro. Quando a pessoa usa a cor que se harmoniza com sua coloração, a aparência se torna mais iluminada, saudável, rejuvenescida, caso contrário, a pessoa vai aparentar cansaço, envelhecimento e se torna apagada. A fim de encontrar as cores que harmonizam com a coloração pessoal, é necessário que a pessoa passe por uma análise. O (a) analista faz uma seleção cuidadosa das cores que a pessoa deve usar (HALLAWELL, 2009).

MATERIAIS E MÉTODOS

A primeira etapa foi desenvolvida através de pesquisa de publicações dos anos de 2002 a 2010, com os sites scielo e google acadêmico, consulta em livros, artigos, revistas e sites que ressaltem o tema noiva, consultoria de imagem pessoal, visagismo, maquiagem, estilo pessoal.

(7)

7 Na segunda etapa foram aplicados todos os conceitos e técnicas a cima citados em uma modelo voluntaria (vide consentimento de imagem anexo 01), onde buscou-se todas as informações relevantes para dar embasamento ao projeto de consultoria. Analisando seu formato de rosto, feições, geometria corporal, estilo pessoal, tipo cromático.

Na terceira etapa todos os procedimentos, técnicas, e conceitos foram aplicados no dia do casamento da modelo que ocorreu no dia 11/10/2014 em Curitiba/Paraná, conforme resultado final no capitulo abaixo.

É importante ressaltar que antes da finalização do trabalho, todo processo foi testado em uma prévia, conforme todo protocolo de atendimento a noivas.

Os materiais usados desde inicio do trabalho foram: teste de estilo pessoal, avaliação cromática que consiste no uso de tecidos maleáveis de diversas cores para descobrir a classificação sazonal da modelo, fita métrica para fazer as medidas do corpo para identificar o biótipo da mesma. Todo esse processo é necessário para que o consultor possa avaliar o melhor para a modelo.

Para finalizar toda a consultoria ainda foi utilizado: vestido de noiva alugado, pela modelo (noiva), seguindo as dicas da consultora, além de acessórios, brincos, pulseira, buquê, véu, grinalda, sapatos. Para os cabelos, shampoo, secador, baby liss, grampos, spray fixador. Para maquiagem primier, base, pó, blush, sombras, batom, delineador, lápis, cílios postiço, pó finalizador, iluminador, e fixador de make; e máquina fotográfica para fazer os registros.

Figura 01. Paleta de cores apropriada para a modelo.

(8)

8 RESULTADOS E DISCUSSÕES

O vestido de noiva é uma forma de representação simbólica de toda uma expectativa que envolve passado, presente e futuro (WORSLEY, 2010). A modelo aqui representada na figura 02, (o resultado da avaliação pode ser verificado na tabela 01), usou vestido sereia, que foi cuidadosamente selecionado respeitando seu estilo romântico, a noiva romântica marca o corpo com suavidade, a renda remete a delicadeza e bom gosto, a gola alta sem nada de brilho faz jus ao seu estilo predominante casual, pois já que as curvas estão amostra, não é necessário decotes e fendas.

Tabela 01 - Características da modelo.

Formato de rosto Triângulo invertido – osso frontal largo, maxilar estreito. Feições Têmporas pronunciadas, e queixo fino arredondado, nariz

redondo, boca cupido, sobrancelhas arqueadas e olhos amendoados.

Formato de corpo

Ampulheta - Ombros e quadris em harmonia, cintura marcada.

Estilo pessoal Casual, com um toque romântico.

Tipo cromático Temperatura fria, também classificada como Nilo, cores com base na estação verão conforme cartela de cores a baixo, figura 01’.

Fonte: a autora.

O modelo do vestido se ajustou perfeitamente ao corpo ampulheta da modelo, esse formato de corpo é proporcional e feminino, para evidenciar basta marcar a cintura sutilmente, e a calda deu todo equilíbrio ao conjunto. Os acessórios em prata foi sugerido para harmonizar sua pele que fria, classificada como estação verão, e nilo para pele escura. O branco suave do vestido foi outra proposta sugerida para valorizar sua beleza de acordo com a paleta de cores sugerida. Para dar um contraste, buquê com rosas vermelhas.

(9)

9

Fonte: a autora.

A maquiagem precisa se adequar ao estilo da pessoa, mas também ao local e horário em que a cerimônia vai ser realizada. O segredo da maquiagem para noivas está no cuidado com a luz, porque o casamento será filmado e fotografado, e consequentemente, haverá uma serie de luzes heterogêneas envolvidas e é isso que o maquiador deve ponderar para que seu trabalho apresente um resultado agradável (CEZIMBRA, 2005).

Na maquiagem foi sugerida correção facial, usando a técnica contorno facial diminuindo as laterais do osso frontal, e aba das narinas. Nesse processo foi repetida a maquiagem que já havia passado por uma prévia, com algumas mudanças na maquiagem aplicada nos olhos, pois as noivas sempre têm duvidas, como relação ao que é melhor nesse momento, o que sugere paciência e persistência do profissional que esta prestando seus serviços.

A maquiagem ficou com estilo romântico e moderno, côncavo marcado em preto, sombra em toda pálpebra em tons de rosa claro, a cor que se harmoniza com seu tipo de pele, os olhos amendoados a modelo facilita qualquer estilo de maquiagem nos olhos, o mesmo tom foi repetido nos lábios. Cílios postiços, delineador, lápis, foram sugestões aceitas e aplicadas pela profissional que trabalhou com a modelo no dia do seu casamento. A pele recebeu os cuidados necessários para o tipo de evento, sempre cuidando com as proporções da face quanto ao formato e feições.

O penteado para mulher casual deve ser básico, para criar uma áurea mais romântica a opção ficou por conta de um semi preso, num coque na nuca com cachos uniformes dando volume no penteado deixando-a totalmente coberta. Foi realizado um leve “moicano princesa” para a o encaixe da coroa e véu, deixando o

(10)

10 cabelo em volta das orelhas para diminuir ainda mais as laterais das têmporas pronunciadas.

CONCLUSÃO

Aplicar uma consultoria para noiva não é tarefa fácil, por se tratar de um momento muito especial para a cliente, a mesma por momentos de muitas dúvidas, estresse e nervosismo. O profissional que esta acompanhando tem que saber todos os detalhes sobre o evento, e principalmente sobre a noiva para que possa criar uma imagem que condiz com suas expectativas, e cuidar para que todos os elementos sejam interligados. Esse tipo de trabalho requer tempo, dedicação, paciência e muito bom gosto, além de criatividade, seriedade e ética. Ficou confirmado que as técnicas e conceitos do visagismo são ótimas ferramentas para desenvolver uma consultoria de imagem positiva. Ressaltando a importância de estar em parceria com profissionais que estejam dispostos a seguir todas as informações sugeridas. Importante destacar que o tecnólogo em estética e cosmética está apto para aplicar todos os procedimentos aqui sugeridos e executados, pois no decorrer do curso aprende-se técnicas de maquiagem embelezamento capilar.

(11)

11 REFERÊNCIAS

AGUIAR T. Personal Stylist guia para consultores de imagem 2º ed. São Paulo: Senac, 2004.

CARVALHO, M. A. L. Personal Stylist. Um estudo sobre consultoria de imagem, 2008, Disponível em: http://www.pergamum.udesc.br/dados-bu/000000/00000000000A/00000A0C.pdf. Acesso em 25/08/2014.

CEZIMBRA, M. Maquiagem: técnicas básicas, serviços profissionais e mercado de trabalho. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2005.

FRANCINI, C. Segredos de estilo: Um manual para você se vestir melhor e ficar sempre bem, São Paulo: Editora Alegro, 2002.

GARCIA, C. e MIRANDA, A. P. Moda é comunicação – experiências, memórias, vínculos. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2005.

HALLWELL, P. Visagismo Integrado, Personalidade e estilo. São Paulo.Senac, 2009.

JACINTHO, P. R. B. Consultoria Empresarial: procedimentos para aplicação em

micro e pequenas empresas, 2004. Disponivel em:

https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/87596/224924.pdf?sequence= 1- Acesso em 18/08/2014.

LIMA, M. O. A relação entre a moda e o tradicionalismo na criação do traje de noiva da mulher contemporânea. Universidade o estado de Santa, 2007.

NOVAES, J. V.J. V. De Cinderela a moura torta: sobre a relação mulher, beleza e feiúra. Disponivel em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-29072003000100002&script=sci_arttext. Acesso em: 25/08/2014.

(12)

12 TOSELLI, Leigh. Tradução Raquel Mouta - O Livro da Maquilagem - Editora- Estampa Ltda, Lisboa, 2004.

TREPTOW, D. E. Inventando Moda – Planejamento de Coleção. Rio de Janeiro: Brusque, 2003.

TRONCA, F. Z. O estilo enquanto lógica e identidade. Disponivel em: http://www.ceart.udesc.br/modapalavra/edicao2/files/estilo-flavia_tronca.pdf. Acesso em 25/08/2014.

VAZ, A. Pequeno livro de estilo: guia para toda hora, São Paulo: Editora Verus, 2007.

(13)

13 ANEXO 01 - foto da noiva pronta.

Referências

Documentos relacionados

Os resultados evidenciaram que a interação entre nitrogênio e potássio na produção de matéria seca da parte aérea da Brachiaria decumbens foi significativa (P<0,01)

Ainda segundo Gil (2002), como a revisão bibliográfica esclarece os pressupostos teóricos que dão fundamentação à pesquisa e às contribuições oferecidas por

A tabela 25 apresenta os resultados brutos desta avaliação em relação à característica busca e a tabela 26 exibe o resultado ponderado para esta característica.. A tabela 27

A Pró-Reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da Universidade Federal da Bahia, no uso de suas atribuições e, em conformidade ao que estabelece o Edital de

Afirma que a UE tem o dever de alimentar os seus cidadãos e que a continuidade da actividade agrícola na UE é essencial neste contexto; chama a atenção para o

A umidade do solo pode ser expressa com base em massa e em volume. Indique a alternativa que contempla a determinação da umidade do solo com base em massa e em sua unidade. a)

A maioria das pessoas sabe, por exemplo, que para produzir uma nova muda de violeta (planta ornamental do gênero Saintpaulia) basta introduzir uma folha no solo e regá-la.

A APSIS CONSULTORIA EMPRESARIAL Ltda., doravante denominada APSIS, com sede na Rua da Assembleia, nº 35, 12º andar, Centro, na Cidade e Estado do Rio de Janeiro, inscrita no