• Nenhum resultado encontrado

XXI DOMINGO COMUM As palavras que vos falei são espírito e vida

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XXI DOMINGO COMUM As palavras que vos falei são espírito e vida"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

XXI DOMINGO COMUM

As palavras que vos falei são espírito e vida

Abertura

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora.

V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. HINO

Senhor, que a tua palavra Transforme a nossa vida. Queremos caminhar com retidão na tua luz! No Senhor está

toda a graça e salvação, nele encontramos o amor e o perdão. Não vacilará

quem confia no Senhor. Ele nos sustenta, nos conduz pela mão. O Senhor é bom, é ternura e compaixão, seu amor nos chama a viver como irmãos.

Sl 118,1-8 Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos (1Jo 5,3) Ant.: Feliz o homem que na lei

do Senhor Deus vai progredindo.

– Feliz o homem sem pecado em seu caminho, * que na lei do Senhor Deus vai progredindo!

– Feliz o homem que observa seus preceitos, * e de todo o coração procura a Deus!

– Que não pratica a maldade em sua vida, * mas vai andando nos caminhos do Senhor. – Os vossos mandamentos vós nos destes, * para serem fielmente observados.

– Oxalá seja bem firme a minha vida * em cumprir vossa vontade e vossa lei! – Então não ficarei envergonhado *

ao repassar todos os vossos mandamentos. – Quero louvar-vos com sincero coração, * pois aprendi as vossas justas decisões. – Quero guardar vossa vontade e vossa lei; * Senhor, não me deixeis desamparado! Ant.: Feliz o homem que na lei

do Senhor Deus vai progredindo.

Leitura Breve Rom 15, 1-3

É um dever para nós, que somos fortes, suportar as debilidades dos fracos e não procurar nossa própria satisfação. Portanto, cada um de nós agrade ao próximo naquilo que é bom, tendo em vista a edificação. Pois o Cristo não procurou sua própria satisfação: mas, como está escrito: “Os ultrajes daqueles que te ultrajaram recaíram sobre mim”.

V. Sois vós que nos resgatais, Deus de verdade. R. Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito. Para meditar

Do Memorial do Beato Pedro Fabro

No dia de Santa Catarina de Alexandria tive um conhecimento especial sobre o modo de rezar o Ofício Divino com maior proveito: enquanto persevera a tua boa atenção às palavras divinas, persuade-te que o Senhor se preocupa de persuade-teus negócios e de tuas obras. Por isso não te deixes distrair em outros assuntos ou obras, por mais

(3)

santos que sejam, para não impedires a Deus de ele mesmo se encarregar e cuidar de tudo.

Também adverti o seguinte: quando rezas o teu Ofício, considera de um lado Deus presente e seu bom anjo que pesa e anota com exatidão teu esforço e teu proveito: e de outro lado o inimigo, isto é, o espírito mau que anota qualquer falta cometida para poder finalmente acusar-te. (Pedro Fabro, Memorial, 25/11/1542, no 180-181).

Preces:

1- Senhor Jesus, tu que dignastes chamar-nos amigos e companheiros, assiste aos nossos superiores, mantém todos os membros da Companhia na virtude sólida e perfeita, conserve-nos fiéis ao espírito dos Exercícios e nos faça instrumentos capazes de santificação. Tu que vives e reina pelos séculos dos séculos.

2- Senhor Jesus, Tu que buscavas unicamente a vontade d’Aquele que te enviavas, guia aos que governam na Companhia, ilumina e assista aos que trabalham conosco e ensina-nos a buscar a Deus em tudo, amando-o em todas as coisas e todas as coisas Nele. Tu que vives e reinas pelos séculos dos séculos.

3- Senhor e nosso Pai, infunde em nós o espírito de amor e de fortaleza para que seguindo o exemplo de Inácio, Xavier e Fabro e de todos os que nos precederam na Companhia, escolhamos mais pobreza com Cristo pobre que riqueza; opróbrios com Cristo cheio deles, que honra; e desejar sermos estimados por vãos e loucos por Cristo, que primeiro foi tido como tal, que por sábios e prudentes neste mundo. Por Cristo Nosso Senhor.

4- Ó Deus, que inspirais e cumpris todo bom propósito, guia nossa Companhia pelo caminho da salvação eterna e concede a teus filhos que se consagraram a ti abandonando tudo para seguir a Cristo pobre e obediente, a graça de poder servir-te com fidelidade e alegria. Por Cristo nosso Senhor.

(intenções livres) Pai Nosso...

Oração

Este nosso serviço de louvor proclame, Senhor, vossa grandeza; e como, para nos salvar, olhastes com amor a humildade da Virgem Maria, assim elevai-nos à plenitude da redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Benção Canto

Maria, guardavas tudo com grande atenção, palavras e gestos de Cristo em teu coração.

Ensina, Maria, tua gente a escutar. Desperta teus filhos que o Pai quer falar. Maria, falavas pouco, deixavas falar.

Aprende-se mais ouvindo, aprende-se a amar.

(4)

XXII DOMINGO COMUM

Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim.

Abertura

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora.

V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. HINO

Demos graças a Deus Pai, que nos chama a partilhar, na claridade de sua luz, dos privilégios dos santos.

Arrancando-nos do poder das trevas,

para nos colocar no Reino de seu Filho bem-amado, em quem encontramos a libertação

e o perdão dos pecados.

Ele é a imagem do Deus invisível o primogênito de toda criatura: é nele que tudo foi criado, no céu e sobre a terra.

É por ele e para ele que tudo foi criado, o visível e o invisível:

ele existe antes de toda criatura e tudo nele subsiste. Sl 111 (112) A felicidade do justo

Vivei como filhos da luz. E o fruto da luz chama-se: bondade, justiça, verdade (Ef 5,8-9)

Ant.: Eis o servo fiel e prudente,

a quem Deus confiou sua herança. – Feliz o homem que respeita o Senhor * e que ama com carinho a sua lei!

– Sua descendência será forte sobre a terra, * abençoada a geração dos homens retos! – Haverá glória e riqueza em sua casa, * e permanece para sempre o bem que fez. – Ele é correto, generoso e compassivo, * como luz brilha nas trevas para os justos. – Feliz o homem caridoso e prestativo, * que resolve seus negócios com justiça. – Porque jamais vacilará o homem reto, * sua lembrança permanece eternamente! – Ele não teme receber notícias más: *

confiando em Deus, seu coração está seguro. – Seu coração está tranqüilo e nada teme, * e confusos há de ver seus inimigos.

=Ele reparte com os pobres os seus bens, + permanece para sempre o bem que fez, * e crescerão a sua glória e seu poder. =O ímpio, vendo isto, se enfurece, + range os dentes e de inveja se consome; * mas os desejos do malvado dão em nada. Ant.: Eis o servo fiel e prudente,

a quem Deus confiou sua herança.

Leitura Breve 1Tm 1,12

Agradeço àquele que me deu força, Cristo Jesus, nosso Senhor, a confiança que teve em mim ao designar-me para o seu serviço. V. Eu não me envergonho do Evangelho.

R. É a força de Deus para salvar-nos. Para meditar

(5)

Devendo todos os da Companhia ser presbíteros, estão por isso obrigados a recitar o Ofício segundo o rito comum da Igreja, mas em privado e não em comum ou em coro. No que se refere à alimentação, ao vestuário e às outras coisas externas, sigam o uso comum e aprovado dos sacerdotes honestos, para que aquilo que daí tirarem, por necessidade de algum ou por desejo de aproveitamento espiritual, conforme as circunstâncias, seja oferecido por devoção e não por obrigação, como obséquio racional do seu corpo a Deus. (Inácio de Loyola, Fórmula do Instituto no 8, aprovada e confirmada pelo Papa Julio III em 21/07/1550).

Preces

1- No dia 07 de setembro celebramos a festa de nossos companheiros mártires da Hungria SS. Estevão Pongracz, Melchior Grodziecki e Marcos Krizevcanin. Para que saibamos ver nestes nossos irmãos mártires, a imagem de Cristo ressuscitado, rezemos.

Tudo Seja Para a Maior Glória de Deus.

2- Para que estejamos dispostos a dar tudo por perdido com a intenção de ganhar somente a Cristo, que nos ama até o fim, rezemos.

3- Para que nossas opções apostólicas se encaminhem

preferencialmente aos mais necessitados e desamparados, rezemos. 4- No dia 09 de setembro celebramos a festa de São Pedro Claver. Para que à imitação deste nosso companheiro, nosso carisma se centre totalmente em Cristo e nos irmãos, rezemos.

5- Para que demonstremos amor e estima ao irmão, com a total consagração de nossas vidas ao seu serviço, rezemos.

(intenções livres) Pai Nosso...

Oração

Ó Pai que através de seu Filho Jesus Cristo ensinou aos seus ministros a não a ser servidos, mas a servir a seus irmãos, faça-nos

solícitos aos problemas do nosso tempo, vigilantes na oração e atentos no serviço aos mais necessitados. Por Cristo nosso Senhor. Benção

Canto

Em todas as coisas amar, aos irmãos e a Deus servir. /:Em tudo amar e servir!:/ Companheiros unidos em favor da Missão

/:promovendo a justiça, na fé, por um mundo mais irmão.:/ No serviço do Reino

sempre brota um clamor: o que fiz, o que faço, o que farei por ti, Senhor?:/ Na contemplação

para o amor alcançar, /:amor verdadeiro consiste em mais obras que muito falar.:/

(6)

XXIII DOMINGO COMUM

Ele tem feito bem todas as coisas: aos surdos faz ouvir e aos mudos, falar

Abertura

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora.

V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. HINO

Vitória, tu reinarás!

Ó Cruz! Tu nos salvarás! (bis) Brilhando sobre o mundo que vive sem tua luz, tu és um sol fecundo de amor e de paz, ó Cruz. Aumenta a confiança do pobre e do pecador, confirma nossa esperança na marcha para o Senhor. À sombra dos teus braços a Igreja viverá,

por ti no eterno abraço o Pai nos acolherá.

Sl 2 O Messias, rei e vencedor

Por ter sofrido a morte, Jesus foi coroado de glória e de honra. (Hb 2,9b) Ant.: Eis a Cruz do Senhor: inimigos, fugi!

Triunfou e venceu o Leão de Judá, A raiz de Davi! Aleluia.

– Por que os povos agitados se revoltam? * por que tramam as nações projetos vãos?

=Por que os reis de toda a terra se reúnem, + e conspiram os governos todos juntos * contra o Deus onipotente e o seu Ungido? – “Vamos quebrar suas correntes”, dizem eles, * “e lançar longe de nós o seu domínio!”

– Ri-se deles que mora lá nos céus; * zomba deles o Senhor onipotente. – Ele, então, em sua ira os ameaça, *

e em seu furor os faz tremer, quando lhes diz: – “Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei, * e em Sião, meu monte santo, o consagrei!” =O decreto do Senhor promulgarei, + foi assim que me falou o Senhor Deus: * “Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!.

=Podes pedir-me, e em resposta eu te darei + por tua herança os povos todos e as nações, * e há de ser a terra inteira o teu domínio. – Com cetro férreo haverás de dominá-los, * e quebrá-los como um vaso de argila!” – E agora, poderosos, entendei; * soberanos, aprendei esta lição:

– Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória * e prestai-lhe homenagem com respeito! – Se o irritais, perecereis pelo caminho, * pois depressa se acende a sua ira! – Felizes hão de ser todos aqueles * que põem sua esperança no Senhor! Ant.: Eis a Cruz do Senhor: inimigos, fugi! Triunfou e venceu o Leão de Judá, A raiz de Davi! Aleluia.

Leitura Breve Ef 1,7-8a

Em Cristo, pelo seu sangue, nós somos libertados. Nele, as nossas faltas são perdoadas, segundo a riqueza da sua graça que Deus derramou profusamente sobre nós.

(7)

V. Toda a terra vos adore com respeito R. E proclame o louvor de vosso nome. Para Meditar

Da carta de Francisco Xavier a Inácio de Loyola desde Malaca, Índia. Muitas vezes pensei que os muitos letrados de nossa Companhia, que a estas partes vierem, hão de sentir alguns trabalhos, e não pequenos, nestas perigosas viagens, parecendo-lhes que será tentar a Deus passar por perigos tão evidentes, onde tantas naus se perdem; mas venho depois a pensar que isto não é nada, porque confio em Deus nosso Senhor que as letras dos membros de nossa Companhia hão de estar senhoreadas do espírito de Deus que nos habitará, porque, de qualquer maneira, trabalho terão e não pequeno. (Francisco Xavier, carta escrita em Malaca, a 22 de junho de 1549). Preces

1- Cristo, a cujo nome todo joelho se dobra no céu, na terra e nos abismos, derramai sobre a humanidade o vosso espírito de caridade para que todos vos adorem na paz. Rezemos ao Senhor.

Escutai-nos, Senhor Jesus.

2- No dia 10 de setembro celebramos a festa do Beato Francisco Gárate. Para que seguindo seu exemplo, nossa atitude de proximidade e acolhida das pessoas seja verdadeiramente evangélica, à margem de todo egoísmo ou interesse próprio. Rezemos ao Senhor. 3- Pela reunião de coordenadores provinciais do apostolado social que acontece no Paraguai dias 15 e 16 de setembro. Rezemos ao Senhor. 4- Pelos irmãos na Companhia de Jesus que sempre nos fazem recordar que nossa vocação é primeiramente religiosa. Rezemos ao Senhor.

5- Salvador do mundo, que tivestes vossa Mãe junto à cruz, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de participar generosamente nos vossos sofrimentos. Rezemos ao Senhor.

(intenções livres) Pai Nosso...

Oração

Ó Deus, que para salvar a todos dispusestes que o vosso Filho morresse na cruz, a nós que conhecemos na terra este mistério, dai-nos colher no céu os frutos da redenção. Por dai-nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Benção Canto

Mãe das Dores, abençoai os vossos filhos peregrinos que caminham nesta

terra prometida aos pequeninos. Mãe das Dores, protegei

o vosso povo peregrino. Com Jesus ele procura o Evangelho e seu ensino. Mãe das Dores,

ofertamos esta longa caminhada da nossa gente sofrida,

mas que é por Deus amada. Nós pedimos vossa benção, nessa nossa procissão. Pela cruz de vosso Filho que nos deu Libertação.

Referências

Documentos relacionados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por intermédio da Divisão Multidisciplinar de Assistência ao Estudante (DIMAE/PROAES) torna público o lançamento do presente edital

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Como já afirmei, esta pesquisa tentou compreender o olhar das crianças negras sobre sua realidade e suas relações no ambiente escolar. Através deste olhar, na simplicidade das vozes

*-XXXX-(sobrenome) *-XXXX-MARTINEZ Sobrenome feito por qualquer sucursal a que se tenha acesso.. Uma reserva cancelada ainda possuirá os dados do cliente, porém, não terá