• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DO PACTO GLOBAL. Dentre as ações de responsabilidade social e ambiental desenvolvidas em 2016, destacaram-se:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DO PACTO GLOBAL. Dentre as ações de responsabilidade social e ambiental desenvolvidas em 2016, destacaram-se:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DO PACTO GLOBAL

Dentre as ações de responsabilidade social e ambiental desenvolvidas em 2016, destacaram-se:

1 Inscrições Solidárias

Campanha realizada durante o período de inscrições para o vestibular tradicional do Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba, com a finalidade de doar verba para o Pequeno Cotolengo ou para o Hospital Erasto Gaertner possam desenvolver ou complementar projetos importantes para o atendimento da comunidade na área da saúde e também o atendimento à população especial. No ato da inscrição o candidato escolhe qual instituição deseja beneficiar com parte do valor.

2 Brechic

Em 2016 foi realizada a 7ª edição do “BRECHIC”, uma experiência que estimula a troca de produtos usados em bom estado pela “moeda social” do Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba. É realizado um grande brechó onde as “compras” são realizadas. O evento contou com a participação da comunidade, de professores, funcionários e alunos da instituição. O objetivo é a conscientização sobre os hábitos de consumo, desenvolvendo a prática do consumo consciente e também contribuindo para a preservação do meio ambiente, uma vez que envolve a responsabilidade sobre o descarte do produto. As roupas que sobraram foram doadas para o Pequeno Cotolengo.

3 Campanhas Solidárias

a) Trote Sustentável: Em março de 2016, realizamos o Trote Sustentável “Gincana de Sustentabilidade: Eco Gincana”, com o objetivo principal de conscientizar os acadêmicos a respeito dos danos que causamos ao meio ambiente quando descartamos incorretamente o lixo eletrônico. Aliado à

(2)

questão ambiental, procuramos informar que dando o destino correto podemos contribuir também para a formação de renda de quem trabalha com estes equipamentos. Especificamente para esta Gincana, a instituição beneficiada é a associação dos trabalhadores na separação de resíduos recicláveis de Colombo (RESOL), localizada na Rua do Ipê, nº 3 em Colombo, região metropolitana de Curitiba- PR. Todo o material arrecadado se transforma em fonte de renda para esses trabalhadores, pois é vendido às indústrias e empresas da região. Neste ano de 201, foram arrecadadas aproximadamente 25 toneladas de lixo eletrônico. Com este projeto recebemos o Selo ODM.

b) Páscoa: Atividade realizada com apoio dos alunos voluntários do curso de Arquitetura e Urbanismo e os alunos de Design de Interiores, a arrecadação foi caixas de chocolates entregues para o CEI Nossa Senhora do Rocio. c) Trote Solidário: Em agosto de 2016, realizamos o Trote Solidário “Campanha

de Arrecadação de Livros Infantis”, com o objetivo de doar os livros de histórias infantis, os livros de colorir e as caixas de lápis de cor. Foram arrecadados um total de 2.892 itens entre livros de história infantil, livros de colorir, lápis de cor.

d) Dia da Mulher e Dia do Consumidor: Em 19 de março de 2016, foi realizado atendimento jurídico na Associação dos Moradores do Parque Monte Castelo, Rua do Ypê, 992 – Bairro Monte Castelo – Colombo/PR. O atendimento foi dirigido aos moradores, os associados e a comunidade entorno. Tivemos a participação dos professores do Núcleo de Práticas Jurídicas - NPJ e de alunos voluntários.

e) Campanha de Lenços: O Centro acadêmico de Relações Internacionais – CARI lançou a Campanha em prol das Mulheres com Câncer do Hospital Erasto Gaertner, foram arrecadados 88 lenços e realizada a doação no dia das Mulheres.

(3)

f) Campanha do Dia da Criança: de livros de histórias infantis, livros de colorir e caixas de lápis de cor. Os alunos participaram da atividade, escolheram a instituição e proporcionaram Tarde Feliz para as crianças.

- CEI TIA LUCIA Entregue 399 itens

Realizada entrega em 11/10/2016 Alunos de D. Interiores

- LAR CRIANÇA ARTEIRA Entregue 148 Itens

Realizada entrega em 09/10/2016 Alunos Direito – DACP

- COMUNIDADE JD INDEPENDENCIA Entregue 693 itens

Realizada entrega 12/10/2016

Alunos de diversos curso do Grupo UNICURITIBA SEM MUROS e a Prof Violeta - ASSOCIAÇÃO FRANCISCANA

Entregue 425 Itens

Realizada entrega em 09/10/2016 Alunos de Diversos cursos

- CEI Nossa Senhora do Rocio Entregue 761 Itens

Doação realizada pelo NPEA Realizada entrega em 14/10/2016

g) Campanha do Natal - Adote uma Cartinha do Papai Noel: é um projeto em parceria com os Correios. Foram adotadas 190 cartinhas do Colégio Nossa Senhora Aparecida, Rua Antenor dos Santos, 205 Jd Isaura – São José dos Pinhais/PR, a entrega será dia 03/12/2016.

h) Campanha do Agasalho – FAS e o Instituto Pró-Cidadania - Uma parceria do Unicuritiba com a FAS e o Instituto Pró-Cidadania, que tem como objetivo arrecadar agasalhos que serão distribuídos às comunidades mais carentes de Curitiba/PR, neste ano contamos com a participação dos Alunos do CST em Recursos Humanos que fizeram o recebimento das doações.

(4)

4 Projeto Poty

O projeto oferece dois cursos de 20 horas intitulados WebDesing e Tratamento de Imagens para alunos carentes. O projeto cria oportunidades para a geração de renda e primeiro emprego dos alunos participantes, estimulando a criatividade e o talento dos jovens. Ao final do curso, os alunos recebem certificado de conclusão numa cerimônia de formatura. As atividades iniciaram em novembro de 2011, com uma parceria entre a Secretaria Municipal Antidrogas de Curitiba, FAS e o Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba. No segundo semestre de 2015, a parceria foi firmada apenas com o Portal do Futuro. Até o momento foram 14 turmas, totalizando mais de 300 alunos da comunidade em geral.

5 ABMES - 12ª Campanha da Responsabilidade Social no Ensino Superior Particular

O Unicuritiba participou do Dia da Responsabilidade Social, no dia 17 de setembro de 2016, promovido pela ABMES, no esclarecimento de dúvidas na área jurídica como os temas como: pensão alimentícia, divórcio, direito do consumidor, direito do trabalho, etc. O evento ocorreu na Escola Municipal Irati localizada bairro Cajuru em Curitiba/PR. Tivemos participação de alunos e professores. A Campanha da Responsabilidade Social é realizado anualmente e certificou o Unicuritiba para a utilização do selo de Responsabilidade Social o que ocorreu pelo 12º ano consecutivo.

6 Termo de Adesão – Movimento Nós Podemos Paraná

O UNICURITIBA assinou o Termo de Adesão ciente do compromisso de assumir e realizar as atividades de acordo com os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

(5)

7 VII Mostra de Responsabilidade Social SINEPE - Pequeno Cotolengo

Nesta Mostra, juntamente com demais instituições de Ensino Superior levamos todas as ações realizadas pelo UNICURITIBA. O evento ocorreu no dia 1º de maio de 2016, e contamos com a participação de colaboradores e professores do Unicuritiba.

8 DETRAN – MAIO AMARELO

Em parceria com o DETRAN/ PR, no dia 16 de maio de 2016, o UNICURITIBA realizou palestra de orientações sobre trânsito, recebendo a presença do psicólogo e responsável pela campanha do DETRAN que nos passaram informações importantes para manter um transito livre de acidentes.

9 LIXO AO LUXO

O Projeto do “LIXO ao LUXO” descreve a realidade do comportamento de nossa sociedade, em que a mesma vive em conflito com o mundo moderno descartável, a globalização e a preocupação com a sustentabilidade do planeta.

Os produtos de nosso convívio, domiciliar, serviços, lazer, tem um tempo de vida útil de acordo com a qualidade do material de fabricação, modismo e financeiro, tornando-se descartáveis ou não, em ótimo estado de conservação ou de reciclagem. É com esta premissa que nasceu o Projeto do “LIXO ao LUXO”, consiste em um mostra de decoração de interiores, o motivo principal é a transformação de materiais recicláveis, móveis e até mesmo a criação de novos utensílios a partir de materiais reaproveitáveis.

O objetivo do evento é tornar a prática da decoração de ambientes em uma grande vivência profissional, pelos alunos do Curso de Design de Interiores do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA, com caráter interdisciplinar, com o foco na reutilização do material descartável como o lixo, pela população de Curitiba/PR, para

(6)

serem transformados em luxo e fomentar e despertar a criação dos alunos, através dos conhecimentos repassados pelos professores, colocando-os em prática.

PROSPERIDADE – Garantir vidas prósperas e plenas, em harmonia com a natureza. ODS 12 – Assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis. O UNICURITIBA é finalista no PRÊMIO SESI ODS 2016.

Todo os material da mostra foi doado ao Pequeno Cotolengo para utilização e para o bazar de caridade.

10 ORANGE DAY

O dia 25 de novembro é considerado o dia símbolo da campanha mundial de combate à violência contra as mulheres que se estende até o dia 10 de dezembro, “Dia Internacional dos Direitos Humanos”. A data de 25 de novembro de 1960 ficou conhecida mundialmente por conta do maior ato de violência cometida contra mulheres, quando as irmãs colombianas, conhecidas como “Las mariposas”, que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país foram perseguidas, diversas vezes presas até serem brutalmente assassinadas.

Objetivo da ação: A conscientização de alunos, funcionários e professores sobre a importância do Combate à Violência Contra a Mulher.

O UNICURITIBA realizou algumas ações em todos os dias 25 de cada mês no segundo semestre de 2016:

 Envolvido os alunos na ação através do concurso de frases que foram divulgadas nas peças de comunicação da ação, nos biscoitos da sorte e nas placas de fotos para o Instagram, além das redes sociais;

 Distribuição de fitas alaranjadas para colocar no braço;

 Todo dia 25 os perfis das redes sociais recebem um filtro laranja e as capas são atualizadas;

(7)

 Diversas palestras e orientações para os alunos e colaboradores do UNICURITIBA.

11 COLETIVOS

No UNICURITIBA temos alguns coletivos que são atuantes na realização de encontros semanais e participação nos eventos dos diversos cursos:

 Coletivo Cores – público-alvo LGBTI, diversas atividades realizadas, como reuniões, palestras, testemunhos e apoio.

 Coletivo Saia na Rua – formados por meninas e meninos da graduação que focam nas conquistas femininas, diversas atividades realizadas como reuniões, palestras, testemunhos e apoio.

Assim, finalizamos o Relatório do Pacto Global do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA, com o engajamento de fazer mais ações e sustentáveis quanto as citadas para 2016.

LIZIANE HOBMEIR

Referências

Documentos relacionados

Cândida Fonseca Duração e local: 11/09/2017 a 03/11/2017 – Hospital São Francisco Xavier Objectivos e actividades desenvolvidas: Os meus objectivos centraram-se na

The subject was investigating to start from the hypothesis that the type of theatrical place is to be a agent, a specie of media that does the definition of theatrical process

Falta número de profissionais, isso atrapalha muito o nosso trabalho, então fica quase tudo a desejar, assistência ao paciente fica prejudicado porque teria que

Na bacia do ribeirão Bom Jardim, os LATOSSOLOS VERMELHO-AMARELO E VERMELHO, de textura média (LVAd e LVd) ocorrem nas áreas com altitude inferior a 890 metros, com relevo

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

Para casos específicos, os contadores são procurados, como por exemplo a declaração do imposto de renda no qual muitos alegaram se tornar o período de maior contato, pois os

A regulação da assistência, voltada para a disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do cidadão, de forma equânime, ordenada, oportuna e