• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL – DEB

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DETALHAMENTO DO SUBPROJETO (Licenciatura)

Edital 061/2013 – CAPES

DADOS DA INSTITUIÇÂO

Nome da Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro UF: MG Curso/Departamento/Núcleo ou Campus/Cidade:

Curso de Letras / Departamento de Línguas Estrangeiras / Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ Uberaba

DADOS DO(S) COORDENADOR(ES) DE ÁREA Nome: Elizandra Zeulli

Telefone: (34) 8409-4663/ (34)9161-9736 E-mail: lizeulli@hotmail.com Link para o Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/9255755989640693

DADOS DO(S) COORDENADOR(ES) DE ÁREA Nome: Janaína Aguiar Mendes Galvão

Telefone: (34)3075-6507 / (34)9137-3398 E-mail: janaguiarmg@gmail.com Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1427311512021385

DADOS DO(S) COORDENADOR(ES) DE ÁREA Nome: Luciana Cristina da Silva

Telefone: ( 34 ) 9183-5950 E-mail: lucrisjrp@terra.com.br Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7436396938174143

DADOS DO SUBPROJETO Nº de bolsistas que solicita: 41

Nº de supervisores que solicita: 09 N. de Escolas:

Nível de atuação do projeto: ( ) Educação infantil

( x ) Ensino Fundamental ( x ) Ensino médio

Modalidade de Ensino: ( x )Educação regular

( ) Educação profissional técnica de nível médio ( ) Educação de jovens e adultos

( ) Educação especial ( ) Educação do campo ( ) Educação escolar indígena ( ) Educação quilombola

(2)

2. Ações Previstas

As seguintes linhas serão desenvolvidas pelas três coordenadoras deste subprojeto voltado para o ensino de Língua Espanhola, doravante LE:

Linha 1 - Constituição identitária

Propiciar aos licenciandos e professores supervisores de LE, momentos de reflexão, a respeito da tensão inerente à relação teoria-prática. Isto poderá contribuir para a constituição identitária enquanto professor de LE. Buscará também possibilitar aos alunos da escola pública o contato com a LE e, consequentemente, a sua constituição identitária nesta língua, considerando suas dimensões políticas, éticas, culturais, sociais e ideológicas.

Linha 2– A valorização do mundo hispânico

Valorizar a heterogeneidade da LE, sua pluralidade linguística e cultural. Analisar e verificar como as variantes de LE são abordadas nos materiais didáticos. Combater o preconceito linguístico, cultural e social na escola e nos materiais didáticos. Adotando a concepção sócio-histórico-cultural, tratar dos temas transversais, imprescindíveis para a constituição de um cidadão crítico e consciente, respeitando as diferenças sociais e valorizando sua cultura e a de outros povos.

Linha 3– Leitura em língua espanhola

Desenvolver habilidades e estratégias para melhorar a leitura, considerando-a como prática interativa na qual são acionados conhecimentos sistêmicos, textuais e de mundo em interação com a materialidade textual. Analisar as provas do ENEM e suas especificidades. Selecionar textos de temas variados e de tipos e gêneros diversificados, garantindo o contato do estudante com uma variedade representativa da diversidade étnica, social e cultural brasileira e das comunidades falantes da LE.

A partir das três linhas apresentadas anteriormente, as ações previstas para este subprojeto são:

(3)

atividades das escolas: reuniões de módulo, feira de ciências, dentre outras.

- Realizar reuniões semanais com professores coordenadores, licenciandos e professores supervisores com o objetivo de tratar de questões específicas das escolas parceiras onde o PIBID subprojeto espanhol atua.

- Promover Seminários em Grupo de estudos com a participação das coordenadoras, professores supervisores e licenciandos, para discussão sobre textos relacionados a ensino/aprendizagem de língua espanhola.

- Realizar a leitura crítica dos documentos oficiais (PCN, OCEM, CBC) e dos documentos das escolas em que os subprojetos sejam inseridos, aprofundando o conhecimento das teorias apresentadas nos textos, contextualizando a realidade da comunidade escolar e criando vínculos entre a prática docente na Escola Básica e os estudos em vigência na área no Ensino Superior.

- Propiciar aos licenciandos e aos supervisores a problematização das várias abordagens de ensino-aprendizagem de línguas para que eles tenham a oportunidade de constituir-se na abordagem com a qual eles se identificam de fato.

- Oferecer condições aos supervisores e licenciandos para que sejam capazes de tomar as decisões que julgarem necessárias ao lidar, na sala de aula, com a tensa relação teoria-prática nas diferentes ações didático-pedagógicas, tais como na seleção e elaboração de materiais didáticos, nos procedimentos metodológicos, no uso de tecnologias educacionais, nos processos de avaliação, no desenvolvimento de ações inovadoras etc.

- Discutir a tensa relação teoria-prática como algo constitutivo dessa relação, a fim de propiciar deslocamentos importantes para a realização de ações produtivas em âmbito educacional.

- Realizar Oficinas para os alunos da Escola Básica, executadas pelas coordenadoras, professores supervisores e licenciandos, como forma de apoio às aulas regulares e incentivo ao interesse pelo estudo da língua espanhola. Para tanto, serão elaborados materiais didáticos e paradidáticos autorais.

(4)

- Realizar Oficinas para os licenciandos, executadas pelas coordenadoras e professores supervisores, com a finalidade de auxiliá-los na elaboração de planos de aula para as diferentes séries do Ensino Fundamental e Médio.

- Realizar Oficinas para os professores da Escola Básica, executadas pelas coordenadoras, professores supervisores e licenciandos, em conjunto com os professores da Central de Idiomas Modernos da UFTM, visando à aproximação entre a prática docente empregada nos Centros de Idiomas e à realidade da escola básica brasileira.

- Incentivar à adesão ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nas escolas da comunidade, mediante análise e avaliação dos materiais didáticos disponibilizados pelo Ministério da Educação.

- Analisar, produzir e selecionar atividades didático-pedagógicas para os alunos de Ensino Fundamental e Médio.

- Apoiar aos alunos da escola básica, com Atividades de Monitoria para sanar dúvidas e/ou propor estudos complementares, realizadas pelos licenciandos e orientadas pela coordenação e supervisão do subprojeto.

- Promover ações Culturais (eventos locais, murais temáticos, atividades a partir de filmes, etc) nas escolas, com vistas a incentivar o contato com as manifestações da cultura hispânica, integrar a comunidade da escola e interferir positivamente no ambiente escolar, pois essas ações se justificam em razão de considerarmos o fato de que o encontro com línguas estrangeiras é uma das experiências mais visivelmente mobilizadoras de questões identitárias (SERRANI-INFANTE apud OCEM, 2006).

- Propiciar aos alunos do Ensino Médio da rede pública a experiência de vivenciar a alteridade em diversos domínios, sejam na escrita, na fala, na leitura e no ouvir. Desta maneira, estes alunos poderão se fazer autores de construções orais e escritas que caracterizem um conjunto de relações interculturais a partir do contato ou do conhecimento com/sobre o outro (estrangeiro).

(5)

diferentes gêneros, confecções de murais etc). Desta forma, estaremos contribuindo com o processo de constituição identitária destes alunos, ao se inscreverem, enquanto sujeitos, na língua espanhola.

- Oferecer oficinas com ênfase na produção oral e compreensão oral a partir de filmes que mostram a realidade dos países hispânicos, revelam os diferentes sotaques, expressões, gírias e a pluralidade social, histórica, linguística e cultural; pois essa é uma das formas de combater o preconceito linguístico.

- Realizar atividades artístico-culturais nas escolas com a participação de alunos das escolas públicas e licenciandos: sarau hispânico, construção de uma tenda cigana, divulgação da cultura e dos costumes dos países de língua espanhola, levando os alunos à conscientização das diferenças e do respeito a elas.

- Estudar as obras de alguns pintores de mundo hispânico. Reconhecer a riqueza artística cultural. Visitar ao Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico – Inhotim, em Brumadinho- MG.

- Proporcionar um envolvimento maior da comunidade escolar nas atividades do PIBID por meio de apresentação musical a partir dos ícones do mundo hispânico.

- Divulgar e promover a Língua Espanhola nas escolas de Uberaba e de cidades vizinhas (Sacramento, Veríssimo e Delta) por meio de cartazes produzidos pelos alunos das escolas públicas e licenciandos. Auxiliar no ensino dessa língua e no reconhecimento de sua singularidade.

- Reativar a radio escolar de algumas escolas e participar efetivamente nos programas dessa rádio no intervalo das escolas divulgando a Língua Espanhola.

- Declamar poesias a partir do projeto já existente “Los susurradores Voces del Alma de la UFTM” com poesias do mundo hispânico.

- Ofertar oficina para construção dos tubos de papelão para o projeto “Los susurradores Voces del Alma de la UFTM”e estilização desse material, produção de um caderno de poesias.

(6)

- Produzir murais temáticos que abordem datas festivas e temas relevantes para o universo escolar.

- Divulgar a gastronomia de alguns países de língua espanhola “Comer y beber en los países hispânicos”, por meio de eventos. Produzir receitas típicas, escrita do gênero receita. Produzir um caderno de receitas de pratos típicos dos países de língua espanhola.

- Apresentar a língua e cultura hispânica aos alunos das escolas por meio de apresentações culturais/ motivacionais nas escolas.

- Ofertar oficinas e murais que tratam de expressões idiomáticas, provérbios, gírias dos jovens, dentre outros voltados para a oralidade e para diversos grupos sociais apresentando a pluralidade linguística e cultural dos povos hispânicos.

- Produzir jogos da memória, mapas e maquetes a partir dos temas estudados nas oficinas e nas aulas de Espanhol ministradas pelos professores supervisores.

- Ler textos autênticos da língua espanhola encontrados em jornais dos países de Língua Espanhola.

- Oferecer palestras para os jovens de Ensino Médio voltadas para o mundo profissional e levá-los para visitar a feira de Profissões promovida pela UFTM.

- Criar um blog das escolas nas quais esteja inserido o subprojeto para que os professores supervisores e os licenciandos possam registrar e divulgar as ações culturais realizadas na escola, além de oferecerem informações relativas à língua espanhola, ao ENEM e outras atividades de interesse da comunidade escolar.

- Oferecer oficinas de recursos tecnológicos para os licenciandos, professores supervisores e, posteriormente, para os alunos das escolas públicas. Neste espaço virtual, serão postados panfletos em Língua Espanhola de temas ou questões que estejam afetando à população e que

(7)

requerem esclarecimentos, como por exemplo: formas de combater o mosquito da dengue.

- Construir parcerias com os outros professores de outras áreas das escolas com a finalidade de promover a interdisciplinaridade e contribuir com a melhoria da educação como um todo. Também serão postadas cartas relacionadas ao meio ambiente escolar, como por exemplo: uma carta endereçada à diretora da escola e que nessa carta revelem os principais problemas vividos na escola, como por exemplo: o bullying, os diversos tipos de preconceitos: linguístico, cultural, social, dentre outros.

- Diagnosticar os problemas vividos no ambiente escolar e propor algumas atividades com o objetivo de problematizar essas questões por meio de debates e produções escritas.

- Criar uma comunidade do PIBID no facebook – o facebook hispânico – do subprojeto espanhol para divulgar as atividades do subprojeto, como uma ferramenta de ensino, de discussão de questões voltadas para a área de espanhol e de interação com a comunidade escolar.

- Apoiar a elaboração de Processos Avaliativos da disciplina Língua Espanhola, definidos conjuntamente com os professores supervisores, com o intuito de oferecer aos alunos oportunidade de compreender os parâmetros e características do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma vez que de forma geral a escola básica emprega técnicas de avaliação ainda muito díspares das propostas do ENEM.

- Organizar uma coletânea com as questões de língua espanhola presentes em provas anteriores do ENEM comentadas, para reflexão sobre as competências e habilidades necessárias para realização do exame e compreensão de suas especificidades. Dentro desta coletânea, destacar em um capítulo questões que tenham como texto-base histórias em quadrinhos, charges e caricaturas, para familiarizar os alunos com a forma de avaliar do ENEM.

- Produzir Artigos Científicos com as reflexões geradas a partir das discussões realizadas no Grupo de Estudos e nos resultados obtidos pelo subprojeto. As coordenadoras trabalharão com os supervisores e os licenciandos a norma culta da língua portuguesa para situações de comunicação formal. Serão mobilizadas, assim, estratégias apropriadas à compreensão e

(8)

produção de discursos orais e escritos em situações formais e institucionais, promovendo a capacidade comunicativa do licenciando.

- Participar em Eventos Acadêmico-científicos para estabelecer diálogo com outras instituições de ensino que desenvolvam ações afins e que possam contribuir com o subprojeto.

Resultados e produtos pretendidos

4. Cronograma específico deste subprojeto

Atividade Mês de início Mês de conclusão

Apresentação pública do projeto para a Universidade, escolas, poder público e comunidade em geral.

Mês 1 Mês 1

Seleção de professores supervisores da área de espanhol

Mês 1 Mês 1

Seleção dos estudantes bolsistas Mês 1 Mês 1

Análise para aquisição dos livros do PNLD Mês 2 Mês 4

Estudo do PPP (Projeto Político Pedagógico) das escolas.

Mês 2 Mês 12

Participação dos licenciandos em todas as atividades das escolas: reuniões de módulo, feira de ciências, dentre outras.

Mês 2 Mês 48

Reuniões semanais com professores coordenadores, licenciandos e professores supervisores.

Mês 1 Mês 48

(9)

e paradidáticos, aulas de reforço, processos avaliativos)

Realização de Ações Culturais Mês 3 Mês 48

Realização de Seminários em Grupo de estudos Mês 3 Mês 48

Realização de Oficinas Mês 4 Mês 48

Atividades de Monitoria Mês 3 Mês 48

Criação do Blog Mês 6 Mês 48

Criação do Facebook hispânico Mês 6 Mês 48

Apoio na elaboração de Processos Avaliativos da disciplina Língua Espanhola

Mês 6 Mês 48

Organização de uma coletânea com as questões de língua espanhola presentes em provas anteriores do ENEM comentadas

Mês 6 Mês 48

Participação em eventos na área de Formação de Professores de Língua Estrangeira - Espanhol.

Mês 6 Mês 48

Publicação de trabalhos resultantes do projeto Mês 6 Mês 48

Produção de relatórios parciais e finais Mês 6 Mês 48

5. Outras informações relevantes (quando aplicável)

Este subprojeto visa contribuir para a expansão da língua espanhola não só nas escolas de educação básica da cidade de Uberaba, mas também nas escolas de algumas cidades da região, tais como: escolas da cidade de Sacramento, Veríssimo e Delta. Assim, a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), poderemos contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, ao incentivar a formação de docentes de língua espanhola em nível superior para a educação básica; elevar a qualidade da formação inicial destes professores nos cursos de licenciatura e promover a integração entre educação superior e educação básica. Além disto, este subprojeto contribuirá para a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação de Uberaba e região, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem da referida língua estrangeira.

Referências

Documentos relacionados

5.8 O plano de trabalho definitivo deverá conter, no seu texto final, uma apresentação da temática, resultante do estudo que o grupo realizou para uma maior

Este processo de manutenção é inédito na ELETRONORTE, fazendo parte de um plano de ações de um grupo de trabalho multifuncional e multidisciplinar com participantes das diversas

Essa necessidade de intervenção fez com que o antigo modelo da autonomia da vontade abrisse espaço para a liberdade de contratar (que retira da vontade das partes

APELAÇÃO - RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO - BULLYING SOFRIDO POR LONGO PERÍODO DE TEMPO DENTRO DE ESTABELECIMENTO DE ENSINO - DANOS MORAIS - Pretensão

Um dos desafios, para quem trabalha com loucos, é tornar isso vivível para ele, viável, convivível, suportável, sem esmagar essas forças, esses devires, essas velocidades

Um framework do tipo middleware para sistemas multi- agentes na internet / Aluízio Haendchen Filho ; orientador: Carlos José Pereira de Lucena ; co-orientadora: Viviane Torres

1) coMo esTá hoJe o MercaDo para o profIssIonal De peDaGoGIa? R: O mercado de trabalho nessa área nunca perdeu seu espaço; ao contrário, tem, ao longo de décadas, expandido. Se

No geral, estas modificações são materializadas na paisagem pelos cortes de talude no sistema vertente (morros e colinas) e aterros e modi- ficações de canais no sistema