• Nenhum resultado encontrado

Controle de Versões Versão Data Autor Notas da Revisão /08/15 AVC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Controle de Versões Versão Data Autor Notas da Revisão /08/15 AVC"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Termo de abertura do projeto

Nome do projeto

: Viagem Mais Segura

Controle de Versões

Versão Data Autor Notas da Revisão

1.0 23/08/15 AVC Primeira versão do documento. Pode sofrer alterações.

1.2 25/08/15 AVC Conteúdo dos Objetivos SMART atualizados e incrementados. Orçamento estipulado. 1.3 01/09/15 AVC Conteúdo dos Objetivos SMART atualizados

com pesquisas de dados e métricas. 1.4 12/09/15 AVC Conteúdo dos Objetivos SMART atualizados

com realocação e simplificação dos itens

1.5 08/10/15 AVC

Alterações nas seções Partes interessadas do projeto, Restrições, Premissas, Riscos, Orçamento do projeto e nova seção Recursos

Humanos adicionada.

Objetivos deste documento

Autorizar o início do projeto, atribuir principais responsáveis e descrever de forma clara requisitos iniciais, principais entregas, premissas e restrições do projeto.

Situação atual e justificativa do projeto

Uma das principais preocupações no âmbito de políticas públicas de um país, independente de suas condições e perspectivas, refere-se à questão da segurança. Nas grandes cidades essa questão é geralmente mais acentuada, ainda que geralmente haja uma maior presença dos órgãos de segurança dentro de suas fronteiras. Como o dever de prezar pela proteção direta dos cidadãos pertence ao Estado, às iniciativas pessoais e privadas resta tentar fornecer algum auxílio na prevenção de possíveis crimes; e é no conjunto destas situações que nasce o projeto “Viagem Mais Segura”, que visa utilizar dados públicos de segurança para indicar ao usuário regiões potencialmente perigosas da cidade.

Objetivos SMART e critérios de sucesso do projeto

O projeto será considerado um sucesso se atender a todos os critérios de aceitação das entregas, respeitar as restrições, cumprir o cronograma de execução e, principalmente, atender os objetivos abaixo:

● Entregar um sistema que visa alertar o usuário de regiões potencialmente perigosas

da cidade de São Paulo, para que possam melhor planejar suas rotas. A qualidade do sistema poderá ser avaliada através de métricas de avaliação do aplicativo disponível na loja aonde ele será publicado (e.g. Google Play, no caso do sistema Android), além da avaliação de reclamações e sugestões que poderão ser enviados facilmente dentro de um módulo do próprio aplicativo, relatando erros ou sugerindo melhorias em funcionalidades.

● O aplicativo será alimentado através da coleta de dados abertos disponibilizados

pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo e pelo Instituto

Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As atualizações serão feitas à medida que dados forem liberados nas fontes de onde as coletamos. Os dados provenientes da Secretaria da Segurança são disponibilizados com duas frequências: trimestral e mensal.[1] Será optado pela atualização através da publicação mensal, uma vez que

(2)

é desejável que os dados estejam o mais atualizados possível. Já o IBGE possui uma frequência de publicação bem mais baixa, por conta da natureza e extensão de suas pesquisas.

● O desenvolvimento será focado primeiramente na aplicação Web e no aplicativo

para Android, sistema mobile que possui a maior base de usuários atualmente no Brasil. A versão Web contará com uma maior audiência, por ser multiplataforma, mas não haverá suporte GPS. Após esse desenvolvimento inicial, a depender da viabilidade da adaptação do código e, principalmente, da resposta do publico alvo em relação ao aplicativo, é possível que versões para Windows Phone e iOS sejam implementadas.

● O sistema visa cobrir toda a região da cidade de São Paulo, com foco na população

que reside no local, mas também pode ser útil para a parcela de moradores de outras partes da região metropolitana que acessam a cidade eventualmente. A Região Metropolitana de São Paulo conta atualmente com cerca de 18 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE. Ainda segundo o estudo, desses 18 milhões, cerca de 12 milhões possuem alguma forma de acesso à internet. Dos 18 milhões da Região Metropolitana, 12 milhões encontram-se na capital. ​[2]​ Não foram

encontrados dados a respeito do número total de pessoas com acesso à internet para a capital, mas através dos dados apresentados anteriormente, referentes a região metropolitana, é possível ter uma ideia da ordem de magnitude que esse aplicativo pode atingir. A base de usuários, portanto, é grande e esperamos atingir nos primeiros 6 meses 5% da população da região metropolitana que possui acesso à internet (em torno de 600.000 pessoas - contabilizado pelo número de downloads) na versão mobile e 7% (840.000 pessoas - contabilizados como número de visitantes) na versão WEB. Após 2 anos, com aplicativos e dados mais sólidos, esperamos que ambas as contagens alcancem 20% da população da região metropolitana com acesso à internet (2.400.000 pessoas).

● Acreditamos ser de extrema importância que a aplicação seja acessível ao maior

número de pessoas possível. Para tentar alcançar tal objetivo adotaremos as seguintes estratégias:

○ A aplicação será completamente gratuita, tanto Web quanto mobile,

garantindo assim que a população com menor renda tenha acesso a ela;

○ Será priorizada a maior compatibilidade com modelos de celulares Android

possível. Diversas versões do sistema Android já foram lançadas, mas pesquisas mostram que as versões Jelly Bean e Kit Kat compõe juntas aproximadamente 75% da base de versões instaladas.[3] Portanto, será necessário que o aplicativo para Android possua compatibilidade com as versões 4.1 e superiores do Android;

○ O aplicativo mobile deverá requerer pouco espaço de armazenamento para

ser instalado, algo em torno de 25 a 50 MB, portanto somente funcionalidades essenciais, como visualização do mapa e dos dados georreferenciados, ou que agreguem grande valor ao sistema, como a possibilidade de usuários deixarem comentários, serão implementadas.

○ O aplicativo mobile deverá trafegar o mínimo de dados possíveis pela

internet, limitando-se ao essencial para o funcionamento da aplicação, visando assim ter um baixo consumo de dados em redes 3G ou 4G.

Produtos e principais requisitos

O sistema deve ser entregue funcional e devidamente documentado. As regiões terão um destaque que depende do grau de insegurança calculada a partir do número de ocorrências policiais na região, havendo portanto diversos “graus de insegurança” para melhor orientar o usuário. O sistema deverá ter alguma garantia de que terá seus dados atualizados de

(3)

forma constante, na medida que novos dados forem liberados. O aplicativo terá seu código aberto e livre, sendo disponibilizado sob a licença GNU GPLv3. 

 

Recursos Humanos

O Grupo AVC (André Victor Caio) é composto pelos colaboradores André Mello, Caio Vinicius e Victor Capobianco. Deste modo, os Recursos Humanos disponíveis para a realização da elaboração do projeto do sistema, bem como seu desenvolvimento, teste e quaisquer outras demandas relacionadas à entrega do produto final, a princípio, ficam a cargo destas três pessoas. Todos possuem conhecimentos na área de programação e também em gestão de projetos. Os demais conhecimentos necessários serão adquiridos pelos membros ao longo do desenvolvimento do projeto. Dessa forma, não há espectativa de crescimento da equipe. Por conta disso, não haverá uma gerência centralizada dos Recursos Humanos. Ao contrário, optou-se por uma organização horizontalizada, devido justamente ao tamanho reduzido da equipe e da estrutura flexível/ágil de desenvolvimento adotada. Caso novos membros venham a integrar a equipe futuramente, apesar de não ser algo previsto no momento, é possível que esses novos Recursos passem a ser gerenciados de alguma forma pelos atuais membros.

Contudo, ainda é possível seguir algumas das prescrições feitas pelo PMBOK. As prescrições e alterações pertinentes ao grupo são:

Recomendação PMBOK: Planejar gerenciamento dos recursos humanos ○ Identificar e documentar os papéis, responsabilidades, habilidades

necessárias e relações hierárquicas do projeto, resultando na criação de um plano de gerenciamento de pessoal.

Adaptação para a realidade do Grupo: Esse procedimento será realizado de maneira cunjunta durante a elaboração do Cronograma do projeto, assim todos poderão participar de sua alocação como recurso em uma tarefa que melhor reflita suas competências.

Recomendação PMBOK: Mobilizar equipe do projeto

○ Confirmar a disponibilidade de recursos humanos e obter a equipe

necessária para do projeto.

Adaptação para a realidade do Grupo: Como já foi mencionado nessa seção, a proposta do projeto é que o sistema seja desenvolvido apenas com os atuais recursos humanos

disponíveis, isto é, os três membros fundadores do Grupo AVC, portanto não há outros recursos a serem selecionados e alocados no projeto.

Recomendação PMBOK: Desenvolver equipe do projeto

○ Melhorar competências e interação entre os membros da equipe do projeto. ○ Desenvolver e aprimorar a performance da equipe.

Adaptação para a realidade do Grupo: Essa recomendação será posta em prática por todos os membros da equipe e o processo que pode ajudar nisso são os descritos no Documento de Plano de Comunicação na seção de Reuniões Gerenciais. O primeiro item da

recomendação pode emergir durante Daily SCRUM. Já quanto o segundo item, cabe a cada membro, individualmente, realizar as pesquisas necessárias e focar o próprio aprendizado de modo a alavancar o desenvolvimento do projeto.

Recomendação PMBOK: Gerenciar Equipe do Projeto

○ Acompanhar desempenho dos membros e da equipe, fornecer feedback,

resolver questões e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do trabalho.

Adaptação para a realidade do Grupo: Essa recomendação será posta em prática através das Reuniões de Reavaliação, descritas em detalhe no documento de Plano de Comunicações.

(4)

 

Marcos

Marcos Previsão

Pesquisa e validação dos dados abertos a serem alimentados no aplicativo.

1 mês após o início do projeto

Protótipo funcional da aplicação para plataforma Android. 8 meses após o início do projeto Entrega com interface e funções aprimoradas para plataforma

Android.

12 meses após o início do projeto Entrega da documentação da primeira versão do aplicativo. 14 meses após o início do projeto

Partes interessadas do Projeto

Participante  Função 

André Mello Auxiliar no projeto e desenvolvimento do projeto.

Victor Capobianco Auxiliar no projeto e desenvolvimento do projeto.

Caio Vinícius Auxiliar no projeto e desenvolvimento do projeto.

População de SP Ser beneficiada diretamente pelo serviço a ser provido.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Prover dados a serem alimentados no sistema.

Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo

Prover dados a serem alimentados no sistema. Ser beneficiada através da análise das estatísticas do sistema.

Polícia Civil e Militar do Estado de São Paulo

Ser beneficiada através da análise das estatísticas do sistema.

Restrições

● Estimativa pouco acurada do custo monetário do projeto.

● Necessidade de adquirir muitas habilidades e conhecimentos novos por parte dos

desenvolvedores.

● Dependência de órgãos terceiros para publicação dos dados utilizados no sistema.

Premissas

● Disponibilidade de dados abertos referentes às ocorrências policiais da cidade de

São Paulo através de algum órgão público.

● Disponibilização contínua dos dados abertos por parte dos órgãos envolvidos, de

modo a manter o sistema atualizado com informações mais corretas e relevantes.

● Disponibilização acurada dos dados aberto por parte dos órgãos envolvidos, de

modo a garantir eficácia do sistema.

● Respeito ao cronograma estabelecido, evitando o risco de um outro grupo tomar a

frente no desenvolvimento de um aplicativo concorrente.

● Compreensão do público alvo da proposta do sistema e de seu potencial em

(5)

Riscos

● Limitações/insuficiências da quantidade e qualidade dos dados.

● Dificuldades enfrentadas pela equipe advindas da complexidade técnica da

aplicação.

● Concorrência mais apta ao desenvolvimento de sistema similar.

● Baixa utilização do sistema por parte da população por conta de motivos/fatores não

detectados durante a elaboração do projeto.

Orçamento do Projeto

● Codificação de requisitos funcionais: aproximadamente 1000 Horas/Colaborador

○ Mais detalhes da distribuição de Horas / Colaborador podem ser vistos no documento Cronograma.

● Testes: Entre 40 e 80 Horas/Colaborador

● Codificação de melhorias e requisitos não funcionais: 100 Horas/Colaborador

Aprovações

Participante Assinatura Data

Patrocinador do Projeto Gerente do Projeto

Fontes

  [1] http://www.ssp.sp.gov.br/novaestatistica/default.aspx [2] http://downloads.ibge.gov.br/downloads_estatisticas.htm [3] http://www.appbrain.com/stats/top-android-sdk-versions

Referências

Documentos relacionados

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Neste sentido, surge o terceiro setor como meio eficaz de preenchimento da lacuna deixada pelo Estado, tanto no aspecto da educação política quanto no combate à corrupção,

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São