• Nenhum resultado encontrado

3ª SÉRIE Ensino Médio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3ª SÉRIE Ensino Médio"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

“ E n s i n o F o r t e e d e R e s u l t a d o s ”

Centro Educacional Juscelino Kubitschek

G u a r á / V a l p a r a í s o

Exercícios Rec. Semestral – 2º Bimestre

A R T E

3ª SÉRIE

Ensino Médio

Data: ___/____/____ Turno: ____________

Estudante:

Turma:

A

B

C

GIL/2015 1. Sobre o teatro Expressionista, responda:

a) Qual o objetivo dos artistas com a montagem teatral expressionista?

b) Qual a relação dos cenários expressionistas com a ação dramática?

c) Cite três características da obra teatral expressionista que atestem sua posição peculiar na produção teatral de sua época.

d) Qual a diferença entre um teatro teatral e um teatro ilusionista?

e) Como era a maquiagem do herói no teatro expressionista.

2. A crítica de Artaud ao teatro ocidental é fundamentada em elementos, que na sua visão subvertem e desvirtuam os princípios e finalidades do teatro enquanto arte. Sendo assim, que elementos são esses que desvirtuam, para Artaud, a prática do teatro no ocidente?

3. O desejo de Artaud é que o teatro reencontre sua verdadeira linguagem, linguagem espacial, linguagem de gestos, de atitudes, de expressões e de mímica, linguagem de gritos e onomatopeias, linguagem sonora, onde todos os elementos objetivos se transformam em sinais, sejam visuais, sejam sonoros, mas que terão tanta importância intelectual e de significados sensíveis quanto a linguagem de palavras.

Com base na informação acima e nos estudos sobre o Teatro da Crueldade, responda:

a) Qual o aspecto político presente no Teatro da Crueldade?

(2)

4. O Teatro Épico, também chamado de teatro da era científica ou dialético, se situa na linha do Expressionismo alemão e depressa se transforma num teatro revolucionário Marxista. Nessa forma teatral os espectadores não devem se comover.

Em relação ao Teatro Épico, responda:

a) Por que nessa forma teatral os espectadores não devem se comover?

b) Para Bertolt Brecht o teatro é um agente transformador da sociedade? Justifique.

c) Cite três diferenças entre o Teatro Épico e o Teatro Dramático.

5. Bertolt Brecht, realizando uma analogia entre palco e vida social, concebeu um teatro que revelava suas próprias estruturas, já que o palco dramático, em voga no período, podia ser visto como um reflexo da própria sociedade que o engendrava. A negação e a desconstrução do teatro ilusionista estaria, portanto, em estreita consonância com a revelação dos mecanismos constituintes da sociedade burguesa.

Sobre o Teatro Épico, descreva: a) O efeito de distanciamento.

b) A racionalidade do ator.

6. Qual a estrutura das escalas maiores e menores? Dê um exemplo de cada.

7. Quais as principais diferenças entre as claves de Sol, de Dó e de Fá?

8. A obra “A Ponte”, na versão estudada, é uma junção de duas músicas do Lenine. Quais são essas músicas e do que cada uma delas fala?

9. Qual o tema principal do protesto contido na letra da música “Geração Coca Cola”?

(3)

10. Em “Mistérios do Corpo”, Hermeto Pascoal explora a técnica da Percussão Corporal, assim como o grupo Barbatuques na obra “Cadeirada”. Em que a Percussão Corporal de dessas duas obras se diferencia?

Até o final do século passado, Eduardo Kac, representante da bioarte, conduziu duas importantes experiências de arte transgênica, sendo a primeira delas a da coelha Alba. Kac aplicou ao pelo de uma coelha uma proteína verde fluorescente isolada de uma medusa da região noroeste do Pacífico. O animal que contém essa proteína emite luz verde brilhante quando exposto à radiação ultravioleta. A coelha utilizada por Kac, originalmente pertencente a uma família albina (sem nenhum pigmento de cor na pele), foi geneticamente modificada por meio da aplicação de uma versão incrementada do gene fluorescente. Alba deveria ser mostrada publicamente no programa Artransgénique, do Festival Avignon Numérique, em junho de 2000, mas a exibição foi proibida pela direção do instituto de pesquisa onde a coelha foi geneticamente modificada.

Internet: <www.cibercultura.org.br> (com adaptações).

11. Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

a. ( ) Artista da vanguarda expressionista alemã, Wassily Kandinsky optou por base espiritual na criação e materialização das obras de arte, realizando experiências de equivalência entre sons e cores. b. ( ) Arte e ciência têm a mesma origem, mas, enquanto o

cientista, em sua prática, volta-se para a formulação e a consolidação de paradigmas, o artista, em sua obra, propõe a desconstrução das regras vigentes. c. ( ) Depreende-se do texto que as produções dos

bioartistas fundamentam-se em procedimentos éticos adotados em laboratórios de genética e biotecnologia e incorporam a proposta inovadora de reconhecimento dos direitos dos animais.

d. ( ) A arte contemporânea transgênica fundamenta-se em conceito de estética associado a aspectos formais artísticos da vida e da biodiversidade.

12. A relação entre tempo, espaço e ação pode ser representada por um triângulo, em que há interdependência entre os três ângulos do trinômio. Assim, o tempo manifesta-se de maneira visível no espaço; o espaço situa-se onde a ação acontece e se desenrola com determinada duração; e a ação concretiza-se em certo lugar e momento. Considerado em si mesmo, cada ângulo produziria uma arte que não é teatro: • < sem espaço, o tempo seria duração pura, música, por

exemplo;

• < sem tempo, o espaço seria o da pintura ou da arquitetura;

• < sem tempo e sem espaço, a ação não pode desenvolver-se.

Patrice Pavis. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003, p. 139 (com adaptações).

Considerando os aspectos abordados no texto acima, julgue o item a seguir.

a. ( ) Nas representações cubistas, como na mostrada na figura abaixo, o espaço e as entidades que o ocupam se acham em planos geométricos dispostos em terceira dimensão, de modo a distinguir o espaço do tempo e representar, com precisão, a realidade.

Georges Braque. Homenagem a J. S. Bach,1912, óleo, tela, 54 cm x 70 cm, Museu de Arte Moderna, Nova York.

13. Entre as tendências internacionais da arte do século XX, encontramos três correntes principais, cada uma delas abrangendo muitos “ismos”, que surgiram com os pós-impressionistas e têm-se desenvolvido muito desde então. Expressionismo, Abstração e Fantasia. A primeira enfatiza a atitude emocional do artista para consigo próprio e o mundo; a segunda, a estrutura formal da obra de arte; e a terceira explora o domínio da imaginação, especialmente em suas características irracionais e espontâneas.

A arte da nossa época. H.W. Janson e Anthony F. Janson. In: Iniciação à história da arte. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1988.

Ernst Ludwig Kirchener. Cinco Mulheres na Rua. Dimensões: 118 cm × 89 cm. Wallraf-Richertz-

(4)

Considerando o texto acima e a figura ao lado, julgue os seguintes itens.

a. ( ) O Expressionismo nasce não em oposição às correntes modernistas, mas no interior delas, como superação de seu ecletismo e de sua retórica progressiva.

b. ( ) Nessa obra, as extremidades das figuras das cinco mulheres são alongadas nas linhas dos sapatos e nos enfeites dos chapéus, o que confere a essas mulheres um ar de compaixão, reforçado pela expressão dos seus rostos.

c. ( ) Os pintores da corrente denominada Fantasia têm em comum a crença de que a imaginação é mais importante que o mundo exterior.

d. ( ) As vestes escuras contra os tons claros do fundo da obra ilustrada na figura enfatizam a sugestão de aspereza e de dificuldade de comunicação no relacionamento entre os seres humanos.

e. ( ) A obra apresentada na figura obedece às regras tradicionais de equilíbrio de composição e de regularidade da forma.

14. O pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), um dos mais valorizados no mundo artístico, tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataque aéreo à pequena cidade basca de mesmo nome. A obra, feita para integrar o Salão Internacional de Artes Plásticas de Paris, percorreu toda a Europa, chegando aos EUA e instalando-se no MoMA, de onde sairia apenas em 1981. Essa obra cubista apresenta elementos plásticos identificados pelo.

a. ( ) painel ideográfico, monocromático, que enfoca várias dimensões de um evento, renunciando à realidade, colocando-se em plano frontal ao espectador.

b. ( ) horror da guerra de forma fotográfica, com o uso da perspectiva clássica, envolvendo o espectador nesse exemplo brutal de crueldade do ser humano.

c. ( ) uso das formas geométricas no mesmo plano, sem emoção e expressão, despreocupado com o volume, a perspectiva e a sensação escultórica.

d. ( ) esfacelamento dos objetos abordados na mesma narrativa, minimizando a dor humana a serviço da objetividade, observada pelo uso do claro-escuro. e. ( ) uso de vários ícones que representam personagens

fragmentados bidimensionalmente, de forma fotográfica livre de sentimentalismo.

15. A partir das imagens acima, que apresentam obras do artista Wassily Kandinsky, julgue os itens a seguir, relativos a aspectos formais da pintura abstrata e às estruturas formais associadas à expressividade dos elementos encontrados nas referidas obras.

a. ( ) Os artistas da arte abstrata utilizavam as linhas retas e curvas e o relacionamento delas com o todo para, por meio da simetria, chegar ao equilíbrio.

b. ( ) As formas idealizadas por Kandinsky, nas obras apresentadas acima e em suas obras, de maneira geral, são formas visuais para comunicar a idéia de realidade.

c. ( ) A pintura de Kandinsky pode ser considerada como o início da moderna arte abstrata.

d. ( ) A obra Improvisação 7, ilustrada acima, revela que a cor pode, independentemente do conteúdo, despertar emoção. Nessa obra, a tinta é aplicada sem arranjo prévio sobre a tela.

e. ( ) Por meio de um trabalho solto de pincel, Kandinsky criou uma pintura absolutamente objetiva na obra Lírica, ilustrada acima.

f. ( ) A obra Composição VIII apresenta formas simplificadas e, nela, encontra-se a sobreposição de planos, iluminados por luz clara, sem foco específico.

g. ( ) Telas enormes e melancólicas, com aspecto inquietante e perturbador, e artistas com a preocupação em dar noção de profundidade fazem parte das tendências da pintura abstrata.

(5)

16. Considerando as características do movimento futurista, do qual Boccioni e representante, bem como as informações apresentadas acima, julgue os itens que se seguem.

a. ( ) Nessa escultura de Umberto Boccioni, o movimento expressivo apresentado reflete as qualidades de peso e leveza na forma geral da figura.

b. ( ) Para os futuristas, os objetos não se esgotam no contorno aparente, e os seus aspectos interpenetram-se continuamente a um só tempo.

17. No quadro as senhoritas de Avignon (1907) de Pablo Picasso encontram-se 2 mulheres à direita com rostos que lembram máscaras africanas, no centro uma personagem em posição sensual. Duas mulheres à esquerda lembram a fase rosa e são belíssimas se comparadas as das ala primitiva. Sobre a imagem julgue os itens:

a. ( ) Podemos dizer que todas as personagens tem em comum uma geometrização das suas formas.

b. ( ) Para o povo africano as máscaras sempre foram as protagonistas de sua arte, representando um disfarce místico, foi por isto que Picasso pintou as duas máscaras.

c. ( ) As formas geométricas no quadro foram baseadas num estudo das formas de Paul Cézanne.

d. ( ) Picasso rompeu com todo e qualquer conceito tradicional de proporcionalidade, beleza e perspectiva.

e. ( ) Num quadro cubista as linhas seriam agente organizador da criação.

18. O Fauvismo foi o primeiro movimento importante de vanguarda do século XX, durou pouco, de 1904 a 1908, mas fez grandes transformações nas artes, antes o céu era azul e a grama era verde, mas nas telas dos Fauvistas: Matisse, Derain, Vlaminck, Dufy, Rouault Braque o céu era amarelo, as ervas vermelhas, os rostos verdes, as cores eram vibrantes exageradas.

a. ( ) O nome Fauves (Feras) foi dado ao grupo, porque eles pintaram sem preocupação estética como animais ferozes.

b. ( ) Esta arte caracteriza-se pelo comportamento instintivo vibrante, exagerado, liberando a cor de seu papel tradicional de descrever objetos para fazê-la expressar sentimentos.

c. ( ) A marca do Fauvismo é o uso arbitrário das cores intensas, fortes, explosivas, formas e perspectivas distorcidas, pinceladas, vigorosas.

d. ( ) A pintura Fauvista influenciou o expressionismo alemão.

e. ( ) Os Fauvistas sofreram influência da arte tribal não europeia que teve um papel importante na formação da arte moderna.

19. Na Alemanha, um grupo conhecido como “expressionista” achava que a arte deveria expressar os sentimentos dos artistas e não a imagens do mundo real, contestava a sociedade industrial a massificação e pregou o retorno à natureza.

a. ( ) Foi na Alemanha, com dois grupos chamados Die Brucke (a ponte) e Der Blaue Raiter (cavaleiro azul) que o expressionismo atingiu sua maturidade. b. ( ) O grupo Die Brucke (a ponte), tinha este nome

porque eles acreditavam que sua obra seria uma ponte para o futuro.

c. ( ) O expressionismo como o Fauvismo sofreu influência da arte tribal.

d. ( ) O segundo grupo Der Blaue Raiter (cavaleiro azul) da vanguarda expressionista tinha este nome por causa de um quadro de Kandinsky.

e. ( ) Diferentemente dos quadros as gravuras expressionistas tratavam de temas leves.

20. O pintor russo Wassily Kandinsky foi o primeiro a abandonar a realidade reconhecível em sua obra; esta descoberta, por acaso revolucionou a arte. Entrando em seu estúdio ao cair da tarde Kandinsky se deparou com seu quadro virado de lado no cavalete, naquela posição o quadro não tinha tema algum, não representava qualquer objeto, eram apenas manchas coloridas, estas manchas podiam despertar emoções independente do conteúdo. a. ( ) O expressionismo abstrato foi um passo audacioso

para descartar todo o realismo.

b. ( ) No quadro Batalha Naval de 1913, Kandinsky usou a imagem de dois navios trocando tiros de canhão e abstraiu a forma.

c. ( ) A cor vermelha no quadro Batalha Naval lembra uma batalha sangrenta e furiosa.

d. ( ) Pelas cores usadas neste quadro nos faz vivenciar um tumulto, coragem de uma batalha.

e. ( ) As linhas pretas com a cor mais forte mostra o movimento das balas de canhão.

Referências

Documentos relacionados

Como forma de agregar estes conhecimentos, o objetivo deste trabalho é desenvolver um composto elastomérico para banda de rodagem de pneu de carga de elevado

Júnior 2003 considera o Complexo Fraterno uma variante do Complexo de Édipo, onde a rivalidade entre irmãos nasce na ambivalência de afetos e parte dos sentimentos hostis

Ementa: noções básicas sobre recursos disponíveis para produção de material digital e acesso à rede mundial de computadores (web). Editores de textos, editores HTML,

As etapas que indicam o processo de produção do milho moído são: recebimento da matéria prima pela empresa, transporte manual, armazenamento, elevação mecanizada do produto,

PÃO FRANCÊS, com 50 g, a base de farinha de trigo, Validade: 03 dias, Embalagem em saco de polietileno lacrado, aberto na vertical, acondicionado em caixa de papelão contendo até

Em seu estudo seminal sobre a Fronteira Eficiente, Markowitz começa assim: “assuma que o retorno esperado e o risco (variância) dos ativos são conhecidos”.. A partir daí, faz toda

Diversos fatores impactam nas características dos revestimentos gerados por aspersão térmica, pode-se citar: distribuição das partículas aspergidas, tempo de solidificação,

Aproveitando-se desse contexto e abordagem, foi criado o projeto “Adoção Animal IFC”, voltado ao incentivo à adoção de cães e gatos abandonados no município e região de