• Nenhum resultado encontrado

DO INSTITUTO SUPERIOR MANUEL TEIXEIRA GOMES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DO INSTITUTO SUPERIOR MANUEL TEIXEIRA GOMES"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Discurso do senhor Presidente da AAAULA, Dr. Victor Santos Correia, na sessão solene do DIA DO INSTITUTO SUPERIOR MANUEL TEIXEIRA GOMES – Portimão, 14 de Junho de 2008.

Exm.º Senhor Presidente do Grupo Lusófona, Prof. Doutor Manuel Almeida Damásio Exm.º Senhor Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Dr. Manuel da Luz Exm.º Senhor Director científico e Pedagógico do ISMAT, Prof. Doutor Rui Loureiro Exm.º Senhor Administrador do ISMAT, Dr. Jorge Reis de Oliveira

Exm.ª Senhora Prof. Doutora Maria da Graça Carvalho

Exm.ª Senhora Secretária-Geral do ISMAT, Dra. Ivone Portugal Caras e Caros Directores de Curso do ISMAT,

Caras e caros Docentes e funcionárias e funcionários do ISMAT Ilustres individualidades académicas aqui presentes

Ilustres dirigentes e representantes das autoridades civis Ilustres convidados

Caras e caros colegas Alunos e Diplomados pelo ISMAT Minhas senhoras e meus senhores

Muito bom dia!

É com manifesto prazer e elevada responsabilidade que intervenho nesta cerimónia, pelo facto de ser um dos momentos altos da Academia, senão o mais importante, e, também, por fazê-lo em representação do movimento associativo estudantil e pós-estudantil do ISMAT.

Com efeito, na qualidade de presidente da Associação dos Antigos Alunos deste estabelecimento do ensino superior, hoje, participo na sessão solene que assinala o Dia do ISMAT e testemunho o acto de entrega de diplomas aos homens e mulheres – aos meus colegas –, que hoje vêem terminada uma etapa de sobeja importância das suas vidas.

Esse feito, essa conquista, é motivo de elevado orgulho para todos nós, para os docentes, para o pessoal não docente, para os órgãos pedagógicos e de gestão, para a academia, para o grupo Lusófona e para Portimão.

Escreveu o poeta:

Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu.

(2)

Minhas senhoras e meus senhores

O ISMAT hoje está em festa! E a ninguém isso passa despercebido. O ISMAT fez uma longa caminhada para aqui chegar; contra-tempos, contra-vontades, contra-ventos e contra-tempestades, chegou aqui.

Permitam, por isso, em primeiro lugar, felicitar o ISMAT, na pessoa do seu administrador, Dr. Jorge Reis de Oliveira, por mais um aniversário do instituto e pela bonita festa que hoje aqui promovemos.

Aliás, a efeméride que hoje se assinala decorre do esforço, da entrega e da determinação que o Dr. Reis de Oliveira imprimiu neste projecto e que o fez superar as inúmeras adversidades que ao longo de década e meia teimaram em interceptar o audacioso percurso para hoje se chegar a este porto.

Ao homem do leme devemos o agradecimento por nos trazer até aqui. Ele que nos trouxe vencendo o cepticismo e os medos de velhos de Restelo, as tempestades, ventos, tufões, de alto mar, as correntes frias de Costas más. Queiram por favor acompanhar-me na manifestação dessa gratidão, materializada num forte aplauso. Caras e Caros amigos

Hoje, nestas palavras, recordo o passado porque já Mohandas Ghandi perpetuou que «A satisfação está no esforço e não apenas na realização final». À tripulação – O Prof. Doutor Rui Loureiro, a Dra. Ivone Portugal, o Eng.º Ricardo Mendonça, a D. Paula, a D. Emília, o sr. Luís, o sr. Pires, o Dr. Sousa Ramos, aos Directores de curso e demais docentes – também devemos gratidão pela forma diligente, que no dia-a-dia, honram e ajudam a levar o barco.

A todos eles, os nossos reconhecimento e agradecimento.

Permitam ainda agradecer a presença da senhora Professora Doutora Maria da Graça Carvalho, por nos acompanhar neste dia, nesta festividade, mas também pela coragem e pela determinação, não por ter vindo hoje, mas por ter acorrido a nós – ao ISMAT –, quando exerceu a função de Ministra da Ciência e do ensino superior, e, nessa, pessoalmente e através da sua Chefe de Gabinete, Eng.ª Gabriela Borrego, chamou a si o dossier ISMAT.

De facto, em 2004, no dia 13 de Maio, com o auxílio de Nossa Senhora e com a vossa diligência, iniciou-se a resolução de um problema que tinha mais barbas brancas do que aqueles que vinham coçando as suas e os dossiers de fusão do ISMAG com o ISHT e dos nossos cursos de licenciatura.

Peço que, percebendo o contexto, isso permita atenuar todos os actos e palavras que, na altura, enquanto Presidente da Associação académica e representante dos alunos desta instituição e dos seus interesses, exerci junto do Ministério que V. Ex.ª tutelou.

(3)

Apresento aqui, pessoalmente, as minhas desculpas, pelo facto de antes não me ter sido possível fazê-lo. E permita-se também, manifestar o maior respeito pelo vosso trabalho que muito dignificou o Ministério e o ensino superior em Portugal.

Permita ainda, agradecer a vossa presença aqui hoje, neste evento, em meu nome pessoal e da família ISMAT.

Agradeço igualmente a presença do Exm.º Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Dr. Manuel da Luz, pessoa que muito estimo e que merece o maior agradecimento pela sua proximidade, atenção e apoio que tem atribuído ao ISMAT. Em boa verdade, o senhor Presidente da Câmara, tem feito, com elevado êxito, de Portimão uma referência a nível nacional e no mundo. Nos últimos anos esta cidade e este concelho têm sido a capital dos eventos.

Estou certo que, também ajudará a fazer do ISMAT uma referência à mesma escala, no estabelecimento de parcerias e em sinergias, contribuindo para a dignificação do ensino superior na cidade e concelho de Portimão e consequentemente na região, país, e, permita ser arrojado, no mundo, assim como na qualificação dos recursos humanos e da cultura dos povos.

Hoje, sempre com os pés bem assentes no chão e os olhos postos no futuro, o ISMAT e Portimão, lançar-se-ão em novos desafios e alcançarão com sucesso novas conquistas. Pela forma diligente e cooperante que tem imprimido no exercício da função de Presidente da Câmara e no relacionamento com a nossa Universidade, Dr. Manuel da Luz, os alunos e diplomados manifestam o maior agradecimento.

É imbuído deste espírito de lutador motivado para o êxito que apresento o nosso cumprimento ao senhor Prof. Doutor Manuel de Almeida Damásio, pois ninguém melhor que o senhor Presidente do Grupo Lusófona para exemplificar esse estado. Felicito-o por presidir a um projecto tão arrojado e tão importante como é o Grupo Lusófona, e, por esse mesmo projecto integrar o ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. E peço-lhe que, apesar de habitualmente se situar a quase três centenas de quilómetros de distância, continue sempre a ser próximo à nossa casa e à nossa causa.

Permita, sublinhar que tem sido para mim um prazer enorme trabalhar consigo. Muito obrigado.

Minhas senhoras e meus senhores

O discurso já vai longo e eu apenas sou o primeiro a intervir. Não vos quero maçar com os meus sentimentos, com os meus pensamentos, com as minhas vontades, mas não posso deixar de me dirigir àqueles que são o objecto do ISMAT e os anfitriões desta festa – os discentes e os alunos.

(4)

A vós que hoje são chegados ao momento em que recebem o diploma do vosso curso, etapa tão importante no percurso académico e nas vossas vidas, recebam da minha parte e da associação de antigos alunos, a mais orgulhosa e afectuosa saudação e felicitação.

A vós vos peço que vejam e façam desse diploma elemento da maior estima e veneração e que o honrem, assim como o vosso curso e a nossa universidade, com orgulho e com vaidade.

Permitam recordar-vos que hoje, aqui, não termina nada, apenas deram mais um passo. Todos vós que hoje recebem o vosso diploma, foram, são hoje e serão sempre membros do ISMAT. Aonde quer que vão, levam o ISMAT convosco.

A vós também vos peço para não perderem de vista o ISMAT e vos recordo que uma forma de a ele ficar ligados é através da inscrição como sócio da associação dos antigos alunos.

A AAAULA precisa de vós!

É também hoje, neste momento que, atendendo a que actualmente não existe associação académica em funções, por motivo de impasse legal e eleitoral, e, por continuar como sempre estive, disponível para ajudar nas horas difíceis, assim como participar nos festejos, apelo daqui aos órgãos académicos e a todos os membros da academia para se envolverem na resolução deste problema.

O ISMAT merece ter de novo a associação e a dinâmica associativa que tinha quando em 2003, com subida honra presidir a uma Direcção que recuperou a tuna IN Verictas Marafadus Sumus, que lutou pela homologação de licenciaturas, que lutou pela democratização do acesso à profissão de arquitecto, que esteve representada numa federação nacional e em vários encontros do movimento associativo estudantil universitário. Uma associação que fundou a associação dos antigos alunos. Uma associação que dinamizou a vida académica em Portimão.

Todos queremos essa associação académica e esse dinamismo de volta. E todos temos que nos envolver nisso.

Está a decorrer o processo eleitoral e, daqui, enquanto provedor do aluno, enquanto presidente da associação dos antigos alunos, enquanto sócio honorário da associação académica e enquanto diplomado pelo ISMAT, apelo à convergência, à união e ao maior apoio ao Alexandre da Luz Mendes que preside à Comissão Eleitoral e que mais uma vez se prontificou, com determinação e abnegação, a ajudar a AAISMAT.

Aqui, hoje, perante todos vós, reitero a minha disponibilidade para ajudar a AAISMAT a encontrar o rumo certo – o rumo do sucesso.

(5)

Também o disse Mohandas Ghandi «O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente» e, completando, Ésquilo proferiu que «Quando um homem tem força de vontade, os deuses dão uma ajuda».

Sou monoteísta e creio que como a Nossa Senhora de Fátima nos auxiliou a 13 de Maio de 2004, também Deus está hoje do nosso lado.

Muito obrigado! Viva o ISMAT!

Referências

Documentos relacionados

A vacina não deve ser administrada a imunodeprimidos, grávidas, menores de 1 ano de idade e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina e terapêutica concomitante

O relato é de natureza aplicada e apresenta abordagem qualitativa, pois teve como objetivo gerar conhecimentos para aplicação prática do uso de gamificação através

 

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

The Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio works to improve public energy and land use policies by generating evidence for decision makers

Mas existe grande incerteza sobre quem detém esses direitos em certas áreas do Brasil rural.. Esta é a posição do Brasil em relação à segurança de direitos de propriedade de

Eu vim tentando mostrar que há algo porque há seres que são necessários, a saber, o espaço, o tempo e as leis naturais básicas; e, assim, não poderia haver nada. E que as

O trauma deixa de ser anterior ao sujeito, como queria Freud em sua concepção do mal estar, para ser aquilo que pode surgir como efeito do furo produzido