• Nenhum resultado encontrado

EVITE QUEIMADAS: LEVE ESTA MENSAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EVITE QUEIMADAS: LEVE ESTA MENSAGEM"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

PROJETO

EVITE QUEIMADAS:

LEVE ESTA MENSAGEM

ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI

Weverton Ortiz Fernandes (profº Org.) Nair Gomes do Nascimento (Profª Org.) Celina Aparecida (Profª part.)

Dulcinéia Nascimento (Profª part.) Nelson José de Oliveira (Profº part.) Jesiele Rodrigues (Aux. Bibliot.) Geni de Almeida (Coord. Ped.) Fátima Martinez (Coord. Ped.) Célia (Dir.)

CATEGORIA II – ENSINO FUNDAMENTAL

(2)

APRESENTAÇÃO

O projeto EVITE QUEIMADAS: LEVE ESTA MENSAGEM está baseado na campanha MATO GROSSO UNIDO CONTRA AS QUEIMADAS. Esse projeto foi realizado pelos profissionais da educação da Escola Estadual Mário Spinelli – Pontes e Lacerda, com o objetivo de instigar a reflexão e produzir a conscientização da comunidade escolar sobre os efeitos negativos provocados pelas queimadas.

Imagem forte visa sensibilizar a comunidade escolar. A escola demonstra por meio desta reprodução sua preocupação com a natureza e com os animais

(3)

Esse projeto visa aos participantes: alunos, profissionais da educação escolar e a comunidade escolar de LEVAR ESTA MENSAGEM as demais localidades com o intuito de evitar os focos de queimadas na região oeste de Mato Grosso, principalmente nesse período do ano (Julho, Agosto e Setembro) em que a estiagem tem favorecido para o aumento de vários focos nesta localidade.

Professor Weverton Ortiz (foto à esquerda) e professora Nair Gomes (foto à direita)

O desenvolvimento do projeto teve seu início no dia 13 de Julho de 2011, com o professor Weverton Ortiz e durou até o dia 25 de Julho de 2011, dia da apresentação dos projetos pelos alunos e exposição da produção para a comunidade escolar.

O projeto compreendeu a seguinte sequência: organização dos professores e de outros profissionais para a orientação no desenvolvimento do projeto; organização dos alunos e dos temas de apresentação; desenvolvimento do projeto; apresentação dos temas; resultado final.

(4)

ORGANIZAÇÃO DOS PROFESSORES E DE OUTROS PROFISSIONAIS PARA A ORIENTAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

A organização dos professores para a elaboração do projeto ocorreu no momento em que estes já desenvolviam atividades de reflexão com os alunos sobre os efeitos negativos das queimadas. No momento em que os alunos de diferentes classes pesquisavam e apresentavam os temas entre si, o professor Weverton Ortiz e a professora Nair, junto com a coordenação pedagógica da escola, decidiram organizar uma apresentação da produção dos alunos para a comunidade escolar.

Árvore da vida – como será que ficou?

Dessa iniciativa, outros professores também participaram na organização do projeto e auxiliaram os alunos na produção. Esses professores foram: Dulcinéia, Nelson e Celina. Além desses professores, as coordenadoras Fátima, Geni e a diretora Célia também auxiliaram e incentivaram o desenvolvimento do projeto.

(5)

ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS E DOS TEMAS DE APRESENTAÇÃO

Quanto à organização dos alunos, foram trabalhadas quatro turmas para a apresentação do projeto. Essas turmas foram: 6º Ano A, 7º Ano A, 7º Ano C e 8º Ano A, todos do período matutino.

A turma do 6º ano A, composta de aproximadamente trinta alunos, foi dividida pela professora Nair em cinco grupos e trabalhado uma exposição de cartazes que levavam frases e imagens de efeito para sensibilizar a comunidade escolar sobre os riscos das queimadas tanto na natureza quanto na cidade.

A turma do 7º Ano A, composta de aproximadamente vinte e quatro alunos, foi dividida pelo professor Weverton em oito grupos com os seguintes temas: Como evitar os riscos das queimadas; Queimadas: como denunciar e a que órgãos recorrer; Queimadas: órgãos que cuidam do meio ambiente; Queimadas: fatores que aumentam o efeito estufa; Queimadas: suas causas e consequências; Queimadas: risco a saúde; Queimadas: perigos dessa prática nas cidades; Queimadas: como essa prática se caracteriza nos países subdesenvolvidos.

(6)

A turma do 7º Ano C, com aproximadamente trinta alunos, foi organizada pela professora Nair, auxiliada pela professora Dulcinéia e pelo professor Nelson. Essa turma ficou responsável de pesquisar e elaborar maquetes de isopor em que retratavam as queimadas em Mato Grosso. Através das imagens das maquetes, essa produção visa sensibilizar a comunidade sobre os riscos e os efeitos negativos provocados pelas queimadas.

A turma do 8º Ano A, composta de aproximadamente trinta e dois alunos, orientados pelo professor Weverton, foi dividida em sete grupos com os seguintes temas: Queimadas: problemas respiratórios; Queimadas: evite queimadas em terrenos baldios e em lixos; Queimadas: evite essa prática no campo; Queimadas: a importância de se evitar para a preservação da natureza; Queimadas: formas de se evitar com o armazenamento de folhas, coletas e diversos tipos de reaproveitamento do lixo; Queimadas: evite essa prática com as diferentes formas de manejo de pastagem e de lavouras; Queimadas: principais regiões e unidades federativas do Brasil que mais poluem.

(7)

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Após as divisões em grupos, os alunos do 6º Ano A, 7º Ano A e 8º Ano A, com início da execução do projeto no dia 13 de Julho, se organizaram para realizar a primeira parte do desenvolvimento: assistir ao vídeo de uma campanha enviada pela Seduc sobre: Mato Grosso Unido Contra as Queimadas. Com base nesse vídeo, foi discutido com os alunos, em sala de aula, os efeitos e os riscos que as queimadas causam ao homem e ao meio ambiente.

Esse trabalho de leitura do vídeo e discussão serviu para instigá-los a refletir e se mobilizarem contra as queimadas.

Alunos no laboratório de informática da Escola Estadual Mário Spinelli

Na segunda parte do desenvolvimento do projeto, em uma aula extra sala, os alunos utilizaram o laboratório de informática da escola para recolherem informações a respeito das queimadas e as relacionarem com os temas selecionados. Nesse trabalho, eles tiveram que praticar leituras e registrar no caderno as devidas compreensões.

(8)

Alunos do 8º Ano A realizando pesquisa no laboratório de informática

A terceira parte do desenvolvimento do projeto foi à preparação da apresentação em grupos dentro da sala de aula. Nesse preparo, os alunos demonstraram suas criatividades e os seus conhecimentos da pesquisa e os desenvolviam no cartaz. Nesse momento de preparo, foi necessária muita atenção dos docentes no trabalho realizado pelos alunos para que estes não fugissem do tema.

Apesar das dificuldades de conseguir materiais para o desenvolvimento do projeto, os alunos buscaram fotos, imagens e desenhos sobre as queimadas e as suas consequências tanto para a natureza quanto para o homem e as colaram nos cartazes. Além desses materiais, outros materiais que auxiliou a produção foram: giz, apagador, lousa, livros, cola, lápis de cor, tesoura, palitos de dente, palitos de picolé, galhos seco, cinza, carvão, isopor e canetinhas.

(9)

Após a produção dos cartazes, os alunos do 6º Ano A, 7º Ano A e 8º Ano A tiveram que compreender os temas que haviam pesquisado e, assim, conciliar o conhecimento da pesquisa com as imagens e produções dos cartazes e expor para os colegas de outras salas e para a comunidade escolar.

Já a turma do 7º Ano C, sob orientação da professora Nair, tiveram um papel importante para a exposição do projeto: desenvolver as maquetes. Assim como os alunos das outras turmas, foi exposto um vídeo que falava sobre os efeitos negativos das queimadas e as consequências destas para o meio ambiente.

Momento em que os alunos produziam as maquetes

Maquete em exposição: contraste do verde com a destruição

Após esse trabalho de leitura e compreensão dos alunos, eles ficaram responsáveis em desenvolver as maquetes. As dificuldades para desenvolver esse trabalho foram muitas, principalmente na aquisição de materiais para o desenvolvimento do trabalho. Sob orientação dos professores, os materiais a serem adquiridos foram: isopor, palitos de dente, palitos de picolé, cinza, carvão, cola quente e tintas.

(10)

Com muita criatividade e persistência, os alunos capricharam no desenvolvimento das maquetes. Esse desenvolvimento foi realizado em grupos dentro da sala de aula sob a orientação da professora Nair, auxiliada pela professora Dulcinéia e pelo professor Nelson.

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

A apresentação do projeto EVITE QUEIMADAS: LEVE ESTA MENSAGEM ocorreu em duas etapas. A primeira etapa foi a apresentação dos alunos do 8º Ano A, 7º Ano A e 6º Ano A para os alunos de outras salas e para os profissionais da educação. A exposição da produção dos alunos se deu por meio de cartazes e apresentação oral.

(11)

Dos sete temas apresentados, a mensagem do trabalho de conscientização dos alunos ocorreu nessa sequência: Queimadas: problemas respiratórios – visa conscientizar os problemas que as queimadas causam para a saúde como, por exemplo, as doenças respiratórias;

Queimadas: evite queimadas em terrenos baldios e em lixos – visa a conscientizar os alunos, professores e a comunidade escolar sobre os riscos do descontrole das queimadas na cidade;

Queimadas: evite essa prática no campo – esta, além de poluir o ar, polui o solo e coloca em risco a vida dos animais;

(12)

Queimadas: a importância de se evitar para a preservação da natureza – visa conscientizar a comunidade sobre os prejuízos e riscos que as queimadas causam para as matas, florestas e animais;

Queimadas: formas de se evitar com o armazenamento de folhas, coletas e diversos tipos de reaproveitamento do lixo – visa conscientizar a comunidade sobre os modos de reaproveitamento de materiais como, madeiras, palitos, ferros e folhas;

(13)

Queimadas: evite essa prática com as diferentes formas de manejo de pastagem e de lavouras – os alunos colocaram em exposição os modos de reaproveitamento de pastagem e de lavouras como forma de evitar queimadas nas zonas agrícolas e nas zonas de pecuária;

E, por último – Queimadas: principais regiões e unidades federativas do Brasil que mais poluem – apresentação com desenvolvimento de gráficos que mostram as regiões e unidades federativas do Brasil que mais lançam carbono na atmosfera.

Após as apresentações dos alunos do 8º Ano A, foi a vez do 7º Ano A, nessa sequência: Como evitar os riscos das queimadas – alertaram os professores e os seus colegas sobre os cuidados a serem tomados para evitar riscos de queimadas como, por exemplo, não jogar cigarros em grama seca, pasto e madeira;

Queimadas: como denunciar e a que órgãos recorrer – esse grupo de alunos se responsabilizaram nos modos de como denunciar os focos de incêndios das queimadas e os

(14)

números dos órgãos que poderiam recorrer como, por exemplo, o Ibama por meio da Linha Verde (0800 61-8080);

Queimadas: órgãos que cuidam do meio ambiente – essa apresentação é de suma importância para os alunos saberem e se identificarem com os órgãos privados e públicos que cuidam dos nossos animais e da natureza como WWF, IBAMA, SEMA, e etc, órgãos estes que também agem contra as queimadas no meio ambiente;

Queimadas: fatores que aumentam o efeito estufa – esse tema complexo exigiu dos alunos muita pesquisa e estudo para a apresentação. Logo abaixo destaque para o aluno Marco Antonio Santana (foto), que pesquisou, realizou os desenhos e passou nas salas de aula para socializar e explicar a sua produção sobre o efeito estufa ocasionada pelas queimadas;

(15)

Socialização – exposição da apresentação aos alunos

Queimadas: suas causas e consequências – esse grupo tinha como principal objetivo conscientizar os colegas e a comunidade escolar sobre os efeitos negativos que as queimadas podiam provocar ao homem, a sociedade e a natureza;

Queimadas: risco a saúde – intoxicação, problemas respiratórios são alguns exemplos que foram expostos pelos alunos dentro da escola;

(16)

Queimadas: perigos dessa prática nas cidades – fumaças, fogo em redes elétricas e descontrole das queimadas na zona urbana foi à conscientização que esse grupo buscou trazer para a comunidade escolar;

Queimadas: como essa prática se caracteriza nos países subdesenvolvidos – falta de tecnologia e a falta de qualificação nos estudos é um dos fatores que tem contribuído para o aumento das queimadas.

(17)

Após essas apresentações em sala de aula, eu (Weverton Ortiz) conversei com a professora Nair para expormos essas produções para toda a comunidade local.

Exposição dos cartazes e maquetes para a comunidade local

A partir desse momento, combinamos de desenvolver maquetes com os alunos do 7º Ano C para apresentarmos no dia 25 de Julho de 2011, às 09h30min da manhã.

(18)

Professora Dulcinéia na orientação da produção

Aqui começamos a segunda fase da apresentação. Esta fase tinha como público alvo a comunidade local. Nessa apresentação, além de expormos as maquetes, também aproveitamos os materiais utilizados pelos alunos na primeira fase.

(19)

A apresentação dos alunos ocorreu no pátio da escola. Eles apresentaram as maquetes, em que as queimadas representavam tristeza e sofrimento tanto do homem quanto da natureza; e os cartazes com imagens, figuras e textos que visavam conscientizar a comunidade local sobre os efeitos negativos que as queimadas podiam provocar no meio ambiente. Essa

(20)

produção visava uma conscientização e a transmissão dessa mensagem: EVITE QUEIMADAS: LEVE ESTA MENSAGEM.

Pátio da Escola Estadual Mário Spinelli

a poucos minutos do início da socialização e apresentação

(21)

Comunidade escolar se mistura com os alunos na exposição

Dado o grau de aceitação e mobilização da comunidade, entendemos como necessário uma equipe de reportagem de uma TV local para levar essa mensagem e a produção dos alunos para diferentes comunidades dessa cidade. Graças à colaboração da mídia e da comunidade escolar, essa produção teve efeitos significativos na formação dos educando nessa localidade periférica, onde a carência do conhecimento e de oportunidades desapareceu nesse momento de reflexão e de exposição.

projeto evite queimadas.avi

Acima reportagem de uma TV local sobre a mobilização da Escola Mário Spinelli no processo de conscientização da comunidade escolar MATO GROSSO UNIDO CONTRA AS QUEIMADAS.

(22)

RESULTADO FINAL

Localizado numa região periférica da cidade, a Escola Estadual Mário Spinelli desenvolveu esse projeto visando oferecer oportunidades à comunidade local de uma reflexão sobre o papel de cidadania. Nesse papel de cidadania, o projeto que tem como base a Campanha Mato Grosso Unido Contra as Queimadas mobilizou a comunidade local sobre os efeitos negativos que as queimadas causam para a natureza e para o ser humano.

Mobilização da comunidade local, um dos nossos objetivos...

(23)

As dificuldades para essa mobilização foram várias: carência na aquisição de materiais para o desenvolvimento do projeto, distrato de uma professora em função da posse de outra professora e organização do tempo em função de várias alterações nos horários pós-greve.

Da esquerda para direita: Geni, Nelson, Nair (distrato) e Weverton. Professores que acreditaram na mobilização

Árvore da vida: final da produção. Esta simboliza o verde e a esperança – profª Celina

Árvore da vida

Mesmo com essas dificuldades, os professores que apoiaram e participaram do projeto não se intimidaram e demonstraram força de vontade para realizar essa bela apresentação.

(24)

Outro fator além da superação dos professores se deve a criatividade e assimilação dos alunos no trabalho de pesquisa, na elaboração dos cartazes e das maquetes. O trabalho realizado por esses jovens tem os conscientizados e preparados para o papel de cidadania. Esse trabalho é uma forma de incluí-los na sociedade.

Momento de pesquisa e reflexão

Assimilação do conhecimento – ao fundo, profº Weverton sendo entrevistado

Alunos encantados com a produção

(25)

Maquete: floresta queimada

Esse trabalho de conscientização proporcionou aos alunos dessa comunidade periférica um contato com diferentes áreas do saber, produzindo uma interação do aluno com aluno e do aluno com o conhecimento. Além disso, esse trabalho é uma forma dos alunos se dizerem para a sociedade através das suas produções. Nesse projeto, o aluno foi o protagonista da Campanha de conscientização contra as queimadas.

(26)
(27)

Referências

Documentos relacionados

Prejuízo estético, em grau médio ou máximo, quando atingidos crânios, e/ou face, e/ou pescoço ou perda de dentes quando há também deformação da arcada

Vale ressaltar que os aludidos indícios são relativos, ou seja, podem ser afastados, diante da análise do caso concreto, desde que fique evidenciado erro escusável ou

II Workshop da Escola de Engenharias e Ciências Exatas.. HORÁRIO PALESTRA PALESTRANTE

Como resultados, observa-se que a partir da composicionalidade da estrutura como um todo, ou seja, do predicado encaixado, da sentença plena, do contexto opaco (atribuído

Serviços aeroportuários, utilização de aeroporto, movimentação de passageiros, armazenagem de qualquer natureza, capatazia, movimentação de aeronaves, serviços de

Partindo do pressuposto apresentado por Haroldo de Campos no ensaio “Da tradução como criação e como crítica” (1963), segundo o qual a tradução de poesia seria um trabalho com

Em Março de 2021, as cotações de alumínio atingiram o nível mais elevado desde Junho de 2018 (fonte: World Bank Commodity Price Data ), evolução também explicada pela

Nas duas espécies distílicas não foram observadas diferenças entre os morfos florais em relação ao período de antese, a oferta de pólen e a receptividade do estigma.. myriantha,