• Nenhum resultado encontrado

Destaques da sessão plenária de 19 a 22 de Abril de 2010, Estrasburgo. Votações adiadas para Maio devido a restrições do tráfego aéreo...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Destaques da sessão plenária de 19 a 22 de Abril de 2010, Estrasburgo. Votações adiadas para Maio devido a restrições do tráfego aéreo..."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

S

es

o

pl

en

ár

ia

PT

Serviço de Imprensa

Direcção da Comunicação Social

Director - Porta-Voz : Jaume DUCH GUILLOT Reference No.: 20100330NEW71978

Press switchboard number (32-2) 28 33000 1/14

Destaques da sessão plenária de 19 a

22 de Abril de 2010, Estrasburgo

Votações adiadas para Maio devido a restrições do tráfego aéreo. . . 3

O Parlamento Europeu alterou a agenda da sessão plenária de 19 a 22 de Abril devi-do às restrições devi-do tráfego aéreo na Europa. Todas as votações previstas para esta semana foram adiadas para 5 e 6 de Maio, em Bruxelas. A agenda de terça-feira inclui agora um debate com a Comissão sobre o encerramento do espaço aéreo devido à nuvem de cinzas provocada pelo vulcão islandês e respectivas consequências.

Eficiência energética: PE vota novas medidas para reduzir consumo de energia . 4

Na sessão plenária de Abril, os eurodeputados vão votar nova legislação sobre o de-sempenho energético dos edifícios e o rótulo da UE sobre a eficiência energética. As novas medidas acordadas com o Conselho de Ministros da UE, que reforçam o pacote clima-energia aprovado no final de 2008, vão ser votadas na comissão parlamentar da Indústria na segunda-feira e no plenário na quarta-feira.

Barroso apresenta ao PE programa de trabalho da Comissão e responde a ques-tões sobre o emprego. . . 6

Na terça-feira de manhã, Barroso vai apresentar aos eurodeputados o programa de tra-balho da Comissão para 2010 e ouvir as prioridades de cada grupo político. Combater a crise e apoiar a economia social de mercado, colocar os cidadãos no centro da acção europeia, elaborar um programa de política externa ambicioso e coerente e modernizar os métodos de trabalho da UE são as principais vertentes do programa. Às 15 horas, Barroso será questionado pelos eurodeputados sobre a situação do emprego na UE.

Segurança na aviação: custos extra devem ser suportados pelos Estados-Mem-bros e não pelos passageiros. . . 7

Os custos suplementares da aplicação de medidas mais restritivas de segurança nos aeroportos europeus – como, por exemplo, a eventual introdução de scanners corpo-rais – devem ser suportados pelos Estados-Membros e não pelos passageiros, defen-dem os eurodeputados em várias alterações à proposta de directiva sobre as taxas de segurança no sector da aviação, que vão ser votadas em plenário na terça-feira.

Eurodeputados querem maior controlo da segurança aérea fora da UE. . . 8

Os cidadãos europeus que viajam para fora da UE devem ser informados sobre as companhias aéreas que constam da lista negra europeia, uma vez que estas continu-am a operar voos domésticos e para outras partes do mundo, defende a Comissão dos Transportes do PE. Os eurodeputados vão perguntar à Comissão Europeia que países adoptaram legislação em matéria de listas negras semelhante à da UE e de que modo controla o cumprimento das normas de segurança aérea internacionais em países terceiros.

SWIFT e PNR: eurodeputados querem normas claras sobre transferência de da-dos para os EUA. . . 9

A transferência de dados bancários e de dados dos passageiros para os Estados Uni-dos volta a estar na agenda parlamentar. Na quinta-feira, os eurodeputaUni-dos vão votar resoluções sobre as condições que devem estar preenchidas para poderem aprovar qualquer novo acordo SWIFT ou PNR, visando garantir a protecção dos dados dos cidadãos europeus.

(2)

Sessão plenária

Para aliviar a situação económica nos países mais gravemente afectados pela crise, o Parlamento Europeu deverá aprovar regras que visam simplificar a gestão da políti-ca de coesão e aumentar os pagamentos antecipados a programas do Fundo Social Europeu e do Fundo de Coesão. Os Estados-Membros poderão também beneficiar do adiamento das anulações de dotações. O acordo entre os representantes do PE e do Conselho será votado em plenário na terça-feira.

Reforma da PAC deve tornar vida mais fácil para os agricultores. . . 11

A simplificação da PAC deve beneficiar, em primeiro lugar, os agricultores e não ape-nas as autoridades nacionais e os organismos de pagamentos dos Estados-Membros, como tem sido predominantemente observado, lê-se num relatório da Comissão da Agricultura do PE que vai ser votado em plenário na terça-feira. A PAC deverá ser mais compreensível para os agricultores e os contribuintes e reduzir a carga administrativa que os produtores comunitários têm de suportar.

Relações UE - América Latina. . . 12

Os eurodeputados querem que Catherine Ashton participe activamente na próxima Ci-meira UE-América Latina e Caraíbas, que se realiza em Maio, em Madrid, e que defi-na directrizes claras sobre a melhor forma de colaborar para promover a estabilidade política, combater as alterações climáticas, gerir as migrações e prevenir catástrofes naturais. O relatório sobre a estratégia da UE para as relações com a América Latina vai ser votado em plenário na quarta-feira.

Bem-Estar dos Animais: maior controlo e sanções para os infractores. . . 13

A Comissão da Agricultura do PE propõe que seja instaurado um sistema de contro-lo mais apertado e sanções mais eficazes para os proprietários de animais que não respeitem os requisitos de bem-estar estabelecidos por lei. A comissão parlamentar sugere que os agricultores europeus sejam compensados pelos custos de produção suplementares associados a normas mais elevadas de bem-estar, defendendo que o financiamento dessas medidas seja incorporado nos novos regimes de ajuda da PAC a partir de 2013.

Parlamento Europeu decide se dá quitação. . . 14

Na quarta-feira, os eurodeputados vão decidir se dão ou não quitação às instituições e agências europeias pela forma como geriram os respectivos orçamentos em 2008. A Comissão do Controlo Orçamental do PE propõe que seja dada quitação a todas as instituições e agências, excepto ao Conselho de Ministros da UE e à Academia Europeia de Polícia.

Serviço de Imprensa - Assessora para a imprensa portuguesa :

Isabel Teixeira NADKARNI E-mail: imprensa-PT@europarl.europa.eu BXL: +32 2 28 32198

STR: +33 3 881 76758 PORT: +32 498 98 33 36

http://www.europarl.europa.eu/news/expert/newsletter_all/default/default_pt.htm

Mais informação:

• Agenda da sessão plenária

(3)

Sessão plenária

20100330NEW71978 - 3/14

Votações adiadas para Maio devido a restrições do

tráfego aéreo

O Parlamento Europeu alterou a agenda da sessão plenária de 19 a 22 de Abril devi-do às restrições devi-do tráfego aéreo na Europa. Todas as votações previstas para esta semana foram adiadas para 5 e 6 de Maio, em Bruxelas. A agenda de terça-feira inclui agora um debate com a Comissão sobre o encerramento do espaço aéreo devido à nuvem de cinzas provocada pelo vulcão islandês e respectivas consequências.

As restrições no tráfego aéreo impossibilitou que muitos eurodeputados viajassem até Es-trasburgo para participar na sessão plenária, pelo que foi necessário adiar as votações. A maioria dos debates realiza-se, no entanto, nos dias previstos, tendo sido acrescentado um debate extraordinário na terça-feira sobre a crise aérea na Europa. O Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, e o Comissário com a pasta dos Transportes, Siim Kallas, participam no debate.

(4)

Sessão plenária

Eficiência energética: PE vota novas medidas para

reduzir consumo de energia

Na sessão plenária de Abril, os eurodeputados vão votar nova legislação sobre o desempenho energético dos edifícios e o rótulo da UE sobre a eficiência energética. As novas medidas acordadas com o Conselho de Ministros da UE, que reforçam o pacote clima-energia aprovado no final de 2008, vão ser votadas na comissão parla-mentar da Indústria na segunda-feira e no plenário na quarta-feira.

A nova legislação deverá ajudar os consumidores a baixar as suas despesas energéticas e a UE a atingir o objectivo de reduzir em 20% o consumo de energia até 2020.

Os planos nacionais dos Estados-Membros deverão estipular que o consumo de energia dos novos edifícios seja "perto de zero" e que as inspecções dos sistemas de aquecimento (como as caldeiras) e de ar condicionado sejam mais regulares.

Os potenciais compradores e inquilinos de um edifício ou das suas partes deverão rece-ber, através de um "certificado de desempenho energético", informações correctas sobre o desempenho energético do edifício e conselhos práticos sobre a forma de o melhorar. O certificado deverá também informar sobre o impacto real dos sistemas de aquecimento e arrefecimento nas necessidades energéticas do edifício, no seu consumo de energia pri-mária e nas emissões de CO2.

Todos os edifícios que sejam construídos a partir de finais de 2020 deverão obedecer a ele-vados requisitos de poupança de energia e ser alimentados, em grande parte, por energias renováveis. As autoridades públicas deverão liderar o caminho, aplicando esses requisitos dois anos antes. Parte do financiamento sairá do orçamento da UE.

O desempenho energético dos edifícios existentes também deverá ser melhorado quando se proceder a grandes obras de renovação.

O sector dos edifícios (comerciais e residenciais) é o maior consumidor de energia e emissor de CO2 na UE, sendo responsável por cerca de 40% do consumo final de energia e das emissões de CO2. Este sector tem um grande potencial para realizar poupanças de energia, sendo a nova legislação europeia um passo importante nesse sentido.

Rótulo de eficiência energética até A+++

A nova directiva relativa à indicação do consumo de energia na rotulagem de electrodo-mésticos e de outros produtos prevê que sejam adicionadas novas classes à classificação de eficiência energética (A+++ será a classe mais eficiente). O número total de classes deverá, no entanto, limitar-se a sete.

Esta reformulação permite a rotulagem de todos os produtos relacionados com o consumo de energia, incluindo os dos sectores doméstico, comercial e industrial, e alarga a sua aplicação a todos os produtos que consomem energia de forma directa ou são responsáveis pelo consumo de energia (por exemplo, as janelas).

No futuro, qualquer publicidade sobre o preço ou a eficiência energética de frigoríficos, máquinas de lavar ou fogões terá de indicar a classe energética do produto.

Silvia-Adriana ŢICĂU (S&D, RO) Anni PODIMATA (S&D, GR)

Debate: 21/4/2010

(5)

Sessão plenária

20100330NEW71978 - 5/14

Mais informação:

• Posição comum tendo em vista a adopção da directiva do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à indicação do consumo de energia e de outros recursos por parte dos produtos relacionados com a energia, por meio de rotulagem e outras indicações uniformes relativas aos produtos (reformulação)

(6)

Sessão plenária

Barroso apresenta ao PE programa de trabalho da

Comissão e responde a questões sobre o emprego

Na terça-feira de manhã, Barroso vai apresentar aos eurodeputados o programa de trabalho da Comissão para 2010 e ouvir as prioridades de cada grupo político. Com-bater a crise e apoiar a economia social de mercado, colocar os cidadãos no centro da acção europeia, elaborar um programa de política externa ambicioso e coerente e modernizar os métodos de trabalho da UE são as principais vertentes do progra-ma. Às 15 horas, Barroso será questionado pelos eurodeputados sobre a situação do emprego na UE.

No programa legislativo e de trabalho para este ano, a Comissão prevê, por exemplo, a revisão da directiva relativa ao tempo de trabalho, uma supervisão orçamental reforçada, propostas destinadas a assegurar o bom funcionamento dos mercados financeiros, o re-forço dos direitos processuais dos cidadãos, a criação do Serviço Europeu para a Acção Externa e a adaptação do quadro financeiro da UE através da revisão do orçamento. Este programa de trabalho apresenta diversas inovações em relação aos anteriores: é plu-rianual e prevê um maior grau de flexibilidade.

Debate: 20/4/2010

Mais informação:

• Comissão adopta prioridades estratégicas para 2010 (comunicado de imprensa da Comissão)

(7)

Sessão plenária

20100330NEW71978 - 7/14

Segurança na aviação: custos extra devem ser

su-portados pelos Estados-Membros e não pelos

pas-sageiros

Os custos suplementares da aplicação de medidas mais restritivas de segurança nos aeroportos europeus – como, por exemplo, a eventual introdução de scanners cor-porais – devem ser suportados pelos Estados-Membros e não pelos passageiros, de-fendem os eurodeputados em várias alterações à proposta de directiva sobre as taxas de segurança no sector da aviação, que vão ser votadas em plenário na terça-feira.

A Comissão dos Transportes do PE quer que sejam os Estados-Membros, e não os pas-sageiros, a suportar os custos da aplicação de medidas mais restritivas do que as actual-mente previstas na legislação europeia, como é caso dos scanners corporais, ainda não regulados a nível europeu.

"A Comissão não quis ou não pôde abordar este tema. Procura apenas, mercê de uma nova avaliação obrigatória do impacto económico de medidas mais restritivas introduzidas a nível nacional, restringir os custos ou, pelo menos, torná-los mais transparentes", afirma o relator da Comissão dos Transportes do PE. Jörg Leichtfried (S&D, AT) propõe que, quan-do originem custos suplementares, essas medidas mais restritivas sejam financiadas pelo Estado-Membro em vez de serem transferidas para os passageiros.

Redes de aeroportos

Vários Estados-Membros (Portugal, Espanha, Grécia, Suécia, Finlândia e Noruega)

cria-ram redes de aeroportos no âmbito das suas políticas nacionais de transportes. Segundo os eurodeputados, estas redes devem poder aplicar um sistema comum de tarifação às taxas de segurança, de modo a fomentar a coesão territorial e a limitar as desvantagens competitivas das regiões periféricas.

Jörg LEICHTFRIED (S&D, AT)

A7-0035/2010

Relatório sobre a proposta de directiva relativa às taxas de segurança no sector da aviação

Debate: 19/4/2010

Processo: processo legislativo ordinário (co-decisão), primeira leitura

Mais informação:

(8)

Sessão plenária

Eurodeputados querem maior controlo da

seguran-ça aérea fora da UE

Os cidadãos europeus que viajam para fora da UE devem ser informados sobre as companhias aéreas que constam da lista negra europeia, uma vez que estas conti-nuam a operar voos domésticos e para outras partes do mundo, defende a Comissão dos Transportes do PE. Os eurodeputados vão perguntar à Comissão Europeia que países adoptaram legislação em matéria de listas negras semelhante à da UE e de que modo controla o cumprimento das normas de segurança aérea internacionais em países terceiros.

Desde 2005, a UE mantém e actualiza regularmente uma "lista negra" das companhias aéreas proibidas de voar no espaço europeu por motivos de segurança. Os eurodeputados querem saber quais os instrumentos que a Comissão tenciona utilizar em países terceiros para controlar o cumprimento das normas de segurança internacionais, sugerindo a cria-ção de entidades reguladoras independentes e o estabelecimento de procedimentos har-monizados e padronizados para inspecções nas plataformas de estacionamento. Os par-lamentares salientam, para além disso, a necessidade de estabelecer um sistema eficaz de intercâmbio internacional de dados.

O-0024/10

Pergunta oral à Comissão - Segurança aérea: aplicação do Regulamento (CE) n.º 2111/2005 que institui a "lista negra" europeia

Debate: 19/4/2010

Mais informação:

(9)

Sessão plenária

20100330NEW71978 - 9/14

SWIFT e PNR: eurodeputados querem normas

cla-ras sobre transferência de dados para os EUA

A transferência de dados bancários e de dados dos passageiros para os Estados Unidos volta a estar na agenda parlamentar. Na quinta-feira, os eurodeputados vão votar resoluções sobre as condições que devem estar preenchidas para poderem aprovar qualquer novo acordo SWIFT ou PNR, visando garantir a protecção dos da-dos da-dos cidadãos europeus.

O Conselho deverá aprovar, a 22 de Abril, o novo mandato de negociação para a Comis-são iniciar as conversações com as autoridades norte-americanas sobre a transferência de dados bancários através do sistema SWIFT.

Dentro de meses, o PE será também chamado a aprovar ou rejeitar os acordos sobre a transferência de dados dos passageiros (PNR) com os Estados Unidos e a Austrália.

Jeanine HENNIS-PLASSCHAERT (ALDE, NL) Sophia IN 'T VELD (ALDE, NL)

Debate: 21/4/2010 Processo: resoluções

(10)

Sessão plenária

Mobilização de fundos europeus para os países

mais atingidos pela crise

Para aliviar a situação económica nos países mais gravemente afectados pela crise, o Parlamento Europeu deverá aprovar regras que visam simplificar a gestão da política de coesão e aumentar os pagamentos antecipados a programas do Fundo Social Europeu e do Fundo de Coesão. Os Estados-Membros poderão também beneficiar do adiamento das anulações de dotações. O acordo entre os representantes do PE e do Conselho será votado em plenário na terça-feira.

As novas medidas destinam-se a simplificar a gestão dos fundos europeus no contexto da crise. A fim de melhorar a absorção dos fundos autorizados para certos programas opera-cionais, será, por exemplo, prolongado o prazo para o cálculo da anulação automática das autorizações orçamentais anuais relativas a 2007. Esta flexibilidade é necessária devido ao arranque mais lento que o previsto dos programas e à sua aprovação tardia. Na prática, todos os Estados-Membros poderão beneficiar desta medida.

Quanto ao pagamento antecipado, os cinco países elegíveis são a Roménia, a Hungria, a Estónia, a Letónia e a Lituânia.

Evgeni KIRILOV (S&D, BG)

A7-0055/2010

Relatório sobre a proposta que altera o Regulamento (CE) n.º 1083/2006 que estabelece disposições gerais sobre o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o Fundo Social Europeu e o Fundo de Coesão no que respeita à simplificação de certos requisitos e no que diz respeito a determinadas disposições referentes à gestão financeira

Debate: 20/4/2010

(11)

Sessão plenária

20100330NEW71978 - 11/14

Reforma da PAC deve tornar vida mais fácil para os

agricultores

A simplificação da PAC deve beneficiar, em primeiro lugar, os agricultores e não ape-nas as autoridades nacionais e os organismos de pagamentos dos Estados-Mem-bros, como tem sido predominantemente observado, lê-se num relatório da Comis-são da Agricultura do PE que vai ser votado em plenário na terça-feira. A PAC deverá ser mais compreensível para os agricultores e os contribuintes e reduzir a carga ad-ministrativa que os produtores comunitários têm de suportar.

Os eurodeputados querem que a PAC se torne mais "simples, transparente e justa", avan-çando neste relatório com uma série de sugestões nesse sentido.

Richard ASHWORTH (ECR, GB)

A7-0051/2010

Relatório sobre a simplificação da PAC

Apresentação: 19/4/2010 Processo: relatório de iniciativa

(12)

Sessão plenária

Relações UE - América Latina

Os eurodeputados querem que Catherine Ashton participe activamente na próxima Cimeira UE-América Latina e Caraíbas, que se realiza em Maio, em Madrid, e que defi-na directrizes claras sobre a melhor forma de colaborar para promover a estabilidade política, combater as alterações climáticas, gerir as migrações e prevenir catástrofes naturais. O relatório sobre a estratégia da UE para as relações com a América Latina vai ser votado em plenário na quarta-feira.

A UE é o principal investidor e o segundo parceiro comercial na América Latina (o primeiro no Mercosul). É também o maior fornecedor de ajuda ao desenvolvimento.

José Ignacio SALAFRANCA SÁNCHEZ-NEYRA (PPE, ES)

A7-0111/2010

Relatório sobre a estratégia da UE para as relações com a América Latina

Debate: 20/4/2010

(13)

Sessão plenária

20100330NEW71978 - 13/14

Bem-Estar dos Animais: maior controlo e sanções

para os infractores

A Comissão da Agricultura do PE propõe que seja instaurado um sistema de controlo mais apertado e sanções mais eficazes para os proprietários de animais que não respeitem os requisitos de bem-estar estabelecidos por lei. A comissão parlamentar sugere que os agricultores europeus sejam compensados pelos custos de produção suplementares associados a normas mais elevadas de bem-estar, defendendo que o financiamento dessas medidas seja incorporado nos novos regimes de ajuda da PAC a partir de 2013.

No relatório que vai ser votado na terça-feira, os eurodeputados instam a Comissão Euro-peia a avaliar a aplicação do plano de acção sobre o bem-estar animal actualmente em vigor (2006-2010) e a elaborar o novo plano de acção para 2011-2015.

Na opinião da relatora, Marit Paulsen (ALDE, SE), o próximo plano de acção deve centrar-se nos seguintes aspectos: uma legislação europeia geral em matéria de protecção animal, um centro europeu para a protecção e o bem-estar dos animais, melhor controlo da legislação aplicável, relação entre saúde animal e saúde pública e novas tecnologias.

A Comissão da Agricultura do PE convida os Estados-Membros a zelar por que as violações da legislação europeia em matéria de bem-estar dos animais sejam punidas com sanções eficazes e proporcionais e por que estas sejam acompanhadas de uma ampla campanha de informação e orientação por parte das autoridades competentes, bem como de medidas correctivas adequadas.

A comissão parlamentar quer que os agricultores europeus sejam compensados pelos cus-tos de produção mais elevados associados a normas mais elevadas de bem-estar dos ani-mais, sugerindo que o financiamento dessas medidas seja incorporado nos novos regimes de ajuda da PAC a partir de 2013.

Os parlamentares salientam que o Tratado de Lisboa criou uma nova situação jurídica na qual, aquando da formulação e aplicação das políticas da UE nos domínios da agricultura, da pesca, dos transportes, do mercado interno, da investigação e desenvolvimento tecnoló-gico e do espaço, a "União e os Estados-Membros terão plenamente em conta as exigênci-as em matéria de bem-estar dos animais, enquanto seres sensíveis, respeitando simultane-amente as disposições legislativas e administrativas e os costumes dos Estados-Membros, nomeadamente em matéria de ritos religiosos, tradições culturais e património regional". Este artigo abrange todos os animais de produção e os animais em cativeiro, como os animais destinados à produção de alimentos, os animais de companhia, os animais de circo e os animais em instituições zoológicas ou os animais abandonados, acrescentam.

Marit PAULSEN (ALDE, SE)

A7-0053/2010

Relatório sobre a análise e avaliação do Plano de Acção Comunitário relativo ao Bem-Estar dos Animais 2006-2010

Apresentação: 19/4/2010 Processo: relatório de iniciativa

(14)

Sessão plenária

Parlamento Europeu decide se dá quitação

Na quarta-feira, os eurodeputados vão decidir se dão ou não quitação às instituições e agências europeias pela forma como geriram os respectivos orçamentos em 2008. A Comissão do Controlo Orçamental do PE propõe que seja dada quitação a todas as instituições e agências, excepto ao Conselho de Ministros da UE e à Academia Europeia de Polícia.

Os eurodeputados não estão inteiramente satisfeitos com a informação transmitida pelo Conselho e propõem adiar a quitação para esta instituição.

Para além disso, a Comissão do Controlo Orçamental do PE considera que a quitação 2008 ocorre num "momento crucial" em que o processo de quitação para o novo Serviço Europeu de Acção Externa (SEAE) deve ser "claramente definido para garantir uma total transpa-rência" e solicita ao Conselho projectos concretos, detalhados e abrangentes respeitantes ao pessoal, à estrutura organizativa e de controlo do SEAE, mostrando em especial o au-mento e a afectação do pessoal previsto, bem como as implicações orçamentais previstas. Quanto à Academia Europeia de Polícia, o adiamento da quitação está relacionado com um inquérito em curso no Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF) e com os problemas estruturais da Academia.

Bogusław LIBERADZKI (S&D, PL) Bart STAES (Verdes/ALE, BE) Ryszard CZARNECKI (ECR, PL) Véronique MATHIEU (PPE, FR) Inés AYALA SENDER (S&D, ES)

Debate: 21/4/2010 Processo: quitação

Mais informação:

• Todos os relatórios relativos à quitação estão disponíveis na página da Comissão do Controlo Orça-mental do PE

Referências

Documentos relacionados

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

O objetivo do presente estudo foi conhecer os principais agentes etiológicos causadores de bacteremias no Hospital Universitário Júlio Müller no ano de 2007,

Objetivos - Avaliar a prevalência de anemia e seus determinantes entre crianças de 2 a 5 anos de idade, atendidas pelo programa Estratégia Saúde da Família ESF; analisar a