• Nenhum resultado encontrado

Monitoramento Geotécnico de Aterros Sanitários A Experiência da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos da BR-040 em Belo Horizonte MG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Monitoramento Geotécnico de Aterros Sanitários A Experiência da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos da BR-040 em Belo Horizonte MG"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Monitoramento Geotécnico de Aterros Sanitários – A Experiência

da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos da BR-040 em

Belo Horizonte – MG

Gustavo Ferreira Simões

Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia da UFMG

Cícero Antônio Antunes Catapreta

Secretaria Municipal de Limpeza Urbana de Belo Horizonte

Terezinha Cássia de Brito Galvão

Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia da UFMG

Heuder Pascele Batista

Secretaria Municipal de Limpeza Urbana de Belo Horizonte

Resumo

O monitoramento geotécnico de aterros de disposição de resíduos sólidos urbanos se destaca pela sua importância dentro do contexto da disposição final de resíduos, pois permite o controle operacional e contribui para o entendimento do comportamento geotécnico dos resíduos. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar o programa de monitoramento geotécnico que vem sendo implantado na área do aterro sanitário de Belo Horizonte. O programa envolve o acompanhamento de deslocamentos verticais e horizontais, níveis e pressões nos líquidos e pressões de biogás, descarga de líquidos lixiviados, controle tecnológico dos materiais das obras de terra e realização de ensaios de laboratório e de campo. São apresentados e comentados alguns resultados preliminares obtidos. Considerando que ainda não existe uma cultura de se instrumentar e acompanhar o desempenho desses empreendimentos, o trabalho também apresenta as principais dificuldades que vêm sendo encontradas, tanto técnicas quanto operacionais.

Abstract

Geotechnical monitoring of sanitary landfills is a toll of extreme importance concerning final disposal of wastes. It allows operational control and contributes to a better understanding of geotechnical behavior of the wastes. In this context, this paper aims at presenting the geotechnical monitoring program that is being carried out at Belo Horizonte landfill. The program involves vertical and horizontal settlements, liquid and gas pressures, and leachate discharge monitoring and field and laboratory tests. The preliminary results as well as the main difficulties encountered are presented and discussed.

1 INTRODUÇÃO

A necessidade de se dispor adequadamente sob os aspectos técnicos, econômicos e ambientais, os resíduos sólidos urbanos, industriais e de mineração gerados pelas atividades da sociedade, tem gerado uma significativa evolução no estudo do comportamento de tais materiais.

Tendo em vista as diversas particularidades do comportamento desses resíduos, em especial dos resíduos sólidos urbanos (RSU), função principalmente de sua composição e propriedades altamente variáveis das suas diversas frações constituintes, esses estudos vêm sendo realizados à luz da chamada

Mecânica dos Resíduos, uma vez que as clássicas Mecânicas dos Sólidos e dos Fluidos não podem ser aplicadas em sua plenitude nesses novos materiais geotécnicos (König e Jessberger, 1997).

A Mecânica dos Resíduos objetiva o estudo do comportamento dos sistemas de disposição de resíduos durante a operação e após o fechamento, incluindo todos os seus componentes (revestimento, cobertura, sistemas de drenagem de líquidos percolados e de gases etc), além dos próprios resíduos, envolvendo avaliação da estabilidade e da integridade das estruturas, e determinação das propriedades geotécnicas dos resíduos.

A utilização desse conceito no desenvolvimento de projetos de sistemas de

(2)

disposição de RSU vem sendo intensificada, tendo em vista as exigências dos órgãos ambientais e alguns acidentes observados em tais sistemas (e.g. Benvenuto e Cunha, 1991; Byrne e outros, 1992; Collazos, H. 1998; Eid e outros, 2000; Stark e outros, 2000). O projeto caracterizado apenas sob o ponto de vista sanitário vem sendo substituído por um projeto global envolvendo também aspectos geotécnicos. Dentro desse contexto, o estudo do comportamento geotécnico dos RSU vem sendo intensificado. A grande heterogeneidade e o comportamento dependente do tempo desses materiais torna indispensável a associação de ensaios de laboratório e de campo a monitoramentos de sistemas de disposição reais para o estudo do seu comportamento geotécnico e, conseqüentemente, para o desenvolvimento de projetos mais seguros e econômicos.

Cabe ressaltar que o comportamento geotécnico dos sistemas de disposição de RSU é função não só de sua composição e forma de operação, mas também das condições geoambientais da área. Desta forma, a utilização de dados obtidos em condições diferentes deve ser vista criteriosamente, reforçando a necessidade de realização de monitoramentos em campo.

Dentro deste contexto, diversos trabalhos vêm sendo realizados, com o objetivo de investigar o comportamento geotécnico dos RSU e dos sistemas de disposição como um todo, por meio de ensaios de laboratório e de campo, do monitoramento de aterros existentes e da proposição de modelos de comportamento. Os trabalhos de Landva e Clark (1990), Gabr e Valero (1995) e König e Jessberger (1997) sumarizam diversos desses estudos realizados internacionalmente. No Brasil, destacam-se os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no aterro da Muribeca, em Recife (Jucá e outros, 1997; Mariano e Jucá, 1998; Oliveira e Jucá, 1998; Jucá e outros, 1999; Jucá e outros 2001; Monteiro e outros, 2001), no aterro Bandeirantes, em São Paulo (Antoniutti Neto e outros, 1995; Carvalho e Villar, 1998; Carvalho, 1999; Marques, 2001), no aterro de Brasília (Junqueira e Palmeira, 1998) e no aterro de Belo Horizonte (SMLU, 2002), onde extensos programas experimentais e de monitoramento têm contribuído

significativamente para o entendimento do comportamento geotécnico dos RSU em condições brasileiras

O monitoramento geotécnico dos aterros sanitários deve ser previsto quando da elaboração do plano de monitoramento ambiental, na fase de projeto, devendo-se prever uma sistemática de monitoramento geotécnico que permita controlar as condições de estabilidade e o comportamento do maciço tanto em termos de recalques e deslocamentos como de geração e variabilidade das pressões internas de chorume e gases.

O monitoramento geotécnico de um aterro de resíduos sólidos urbanos deve compreender (Oliveira e Mahler, 1998; Jucá e outros, 1999):

• Controle de deslocamentos verticais e

horizontais;

• Controle do nível e da pressão nos

líquidos e pressão de biogás no maciço do aterro;

• Controle da descarga de líquidos

percolados/lixiviados através de drenos;

• Inspeções periódicas, buscando-se

indícios de erosão, trincas entre outros;

• Controle tecnológico dos materiais de

construção empregados nas obras civis. 2 OBJETIVOS DO PROGRAMA DE

MONITORAMENTO

O programa de Monitoramento Geotécnico da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos da BR–040 (CTRS) faz parte do Plano de Controle Ambiental do empreendimento. Este plano envolve ainda o monitoramento de líquidos percolados/lixiviados, gases, sólidos e qualidade de águas superficiais e subterrâneas.

O monitoramento geotécnico foi iniciado no ano de 1995 e se estendeu por 5 anos, sendo que neste período as principais atividades compreenderam o controle tecnológico dos materiais utilizados na construção das células de aterragem, envolvendo as camadas de impermeabilização de base, diques de contenção e camadas de cobertura.

Em 2001, foi estabelecido um novo convênio entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana, cuja finalidade foi dar continuidade ao monitoramento que vinha sendo realizado e, através da instalação de instrumentação

(3)

geotécnica de campo e realização de ensaios de campo, intensificar a obtenção de dados que permitam uma avaliação do comportamento de todo o sistema de disposição de resíduos.

Neste trabalho será apresentada a metodologia de trabalho proposta para este monitoramento, assim como os resultados preliminares e a situação atual do programa.

O principal objetivo do programa de monitoramento geotécnico proposto é desenvolver atividades que permitam acompanhar e avaliar o comportamento e a estabilidade dos maciços de resíduos da CTRS, a qual integra o sistema de disposição e tratamento de resíduos sólidos urbanos de Belo Horizonte.

O programa permitirá ainda:

• Contribuir para o entendimento do

comportamento geotécnico de sistemas de disposição de RSU em condições brasileiras;

• Fornecer subsídios ao desenvolvimento

de projetos mais seguros e econômicos de sistemas de disposição de resíduos sólidos;

• Fornecer elementos para a estimativa da

vida útil de aterros sanitários;

• Desenvolver atividades de pesquisa e

aprimoramento tecnológico nas áreas de controle ambiental e geotecnia aplicada à disposição de resíduos sólidos.

3 ÁREA MONITORADA

A CTRS, localizada na região Noroeste de Belo Horizonte, ocupa uma área de 144 hectares e teve suas atividades iniciadas em 1975. Durante 14 anos funcionou como aterro controlado, passando a energético em 1989. A extração de gases foi paralisada em 1995.

Em 1995, passou-se a adotar a técnica de biorremediação como forma de tratar a massa de resíduos aterrada. Atualmente, o aterro recebe cerca de 4.200 ton/dia de resíduos sólidos urbanos, que são gerados por uma população estimada em 2,5 milhões de habitantes. Os tipos de resíduos encaminhados à CTRS, segundo a origem, são apresentados na Tabela 1 e a composição gravimétrica dos resíduos domiciliares é mostrada na Tabela 2. Destaca-se a significativa quantidade de resíduos da construção civil (entulhos) que vem sendo disposta.

A área de aterragem de resíduos é dividida em células (AC–01 a AC–05 e Célula Emergencial), como pode ser observado na Figura 5. Esta forma de distribuição das áreas de aterragem foi definida em função do emprego da técnica de biorremediação, a qual preconiza o tratamento da massa de resíduos em sub-áreas e ciclos subseqüentes.

Tabela 1 – Resíduos encaminhados à CTRS BR 040 segundo a origem (junho/2001)

Origem massa % em Domiciliar e comercial 49,59 Construção civil 39,47 Unidades de saúde 0,89 Público (capina, varrição, poda etc) 10,37

Outros 2,68 Total 100,00

Tabela 2 – Composição gravimétrica dos resíduos domiciliares de Belo Horizonte (2001)

Componente % em massa Matéria orgânica 65.46 Papel 10.11 Plástico 11.27 Metal 2.65 Vidros 2.39 Rejeitos 8.12 Total 100 4 METODOLOGIA

O Programa de Monitoramento Geotécnico da CTRS inclui:

4.1 Medidas de poro-pressão nos diques e no interior das células

Com o objetivo de avaliar as poro-pressões nos líquidos e gases nos diques de contenção e no interior das células de aterragem, subsidiando, dessa forma, a avaliação da estabilidade do maciço de resíduos, foi prevista a instalação de piezômetros, descritos por Antoniutti Neto e outros (1995). Esses piezômetros são constituídos de dois tubos concêntricos, o interno para o registro da pressão no chorume e o externo para a avaliação da pressão no gás. Segundo os autores, esse tipo de piezômetro mostra-se adequado pois evita a formação de bolhas de gás, observadas quando

(4)

da utilização dos piezômetros de tubo aberto convencionais, o que cria falsos níveis de líquidos. Os drenos de gases e poços de captação de líquidos, definidos em projeto, constituídos de tubos de concreto perfurados, também têm sido utilizados como medidores de nível de manta líquida.

Está prevista a instalação de piezômetros e medidores de nível de manta líquida, constituídos de tubos de PVC perfurados, em diversas profundidades, o que possibilitará a identificação da formação de níveis de manta líquida suspensos.

4.2 Medidas de recalque superficial e em profundidade

O conhecimento dos recalques é de suma importância em qualquer obra geotécnica. No caso dos aterros de disposição de RSU tal conhecimento permite, por exemplo:

• A estimativa da vida útil dos mesmos,

fator importante no gerenciamento dos RSU;

• A avaliação da integridade dos sistemas

de revestimento, de cobertura e dos dispositivos de drenagem de líquidos percolados e gases;

• O desenvolvimento de estudos para

reaproveitamento das áreas ocupadas após o fechamento dos aterros;

• Quando realizado juntamente ao

monitoramento físico-químico dos resíduos, a possibilidade de estabelecimento de correlações entre recalques e degradação dos resíduos. Os recalques e a verificação visual da ocorrência de trincas na cobertura de bermas e taludes são indicadores das falhas e comprometimento da estabilidade da massa de resíduos.

Os recalques superficiais vêm sendo obtidos através de um conjunto de placas de recalque instaladas nas bermas e no topo das células. São registradas movimentações verticais e horizontais do maciço de resíduos.

Com o objetivo de avaliar as mudanças na compressibilidade em função da degradação dos resíduos, está prevista a instalação de medidores de recalque em profundidade no interior da massa de resíduos.

4.3 Medidas de permeabilidade

O controle da permeabilidade dos diversos materiais (camada de impermeabilização de base, diques, camadas de cobertura e resíduos) vem sendo realizado por meio de ensaios de campo, utilizando permeâmetro de Guelph e em furos de sondagens, e de ensaios de laboratório, utilizando permeâmetros de parede rígida e flexível.

4.4 Medidas de movimentações internas Na etapa inicial do monitoramento, foram instalados inclinômetros em um dos diques de contenção das células, com o objetivo de acompanhar as possíveis movimentações do maciço. Está prevista a instalação de tubos inclinométricos no interior da massa de resíduos.

4.5 Medidas de tensões totais

Com o objetivo de avaliar a variação da densidade dos resíduos dispostos ao longo do tempo, foi instalada uma célula de pressão total na base de uma das células de aterragem. Está prevista a instalação de mais células de pressão total no interior da massa de resíduos. As medidas das tensões totais associadas às poro-pressões permitem a avaliação do nível de tensões efetivas.

4.6 Controle tecnológico dos materiais geotécnicos utilizados

O controle tecnológico dos materiais geotécnicos utilizados na construção das células vem sendo realizado por meio de ensaios de laboratório (caracterização geotécnica, compactação e CBR, permeabilidade, adensamento, cisalhamento direto e compressão triaxial) e de ensaios de campo (controle de compactação e permeabilidade).

4.7 Realização de Provas de carga

As propriedades de resistência e compressibilidade dos resíduos serão avaliadas através da realização de provas de carga e ensaios de resistência em campo.

(5)

4.8 Controle da densidade dos resíduos aterrados

O controle da densidade dos resíduos aterrados fornece elementos indispensáveis à avaliação da estabilidade e da vida útil do aterro. Esse controle vem sendo realizado pelo registro topográfico semanal da frente de serviço associado à pesagem dos veículos na central de balanças. O número e as características dos equipamentos utilizados na compactação, bem como a inclinação das rampas de compactação e o número de passadas, também vêm sendo monitoradas. 4.9 Inspeções de campo

Inspeções de campo vêm sendo realizadas regularmente e têm como objetivo avaliar as condições dos sistemas de drenagem de águas pluviais, controle de processos erosivos, ocorrência de trincas nos taludes, dentre outras. 4.10 Registro de dados pluviométricos e de

vazão de líquidos percolados

Como atividade complementar ao monitoramento, também vem sendo realizado o acompanhamento dos dados pluviométricos e da vazão de líquidos percolados, que fornecem elementos para a avaliação do balanço hídrico no aterro.

5 RESULTADOS PRELIMINARES

A principal dificuldade encontrada para a instalação dos instrumentos do monitoramento geotécnico refere-se à sua interferência com a rotina operacional do aterro. Como forma de evitar essa interferência, optou-se por instalar os instrumentos em pontos onde as células já apresentam a configuração final de projeto. Essa escolha, no entanto, ocasiona outro problema: a dificuldade de se executar os furos necessários à instalação dos instrumentos (piezômetros e inclinômetros).

5.1 Recalques

O primeiro conjunto de placas de recalque, totalizando 21 placas, foi instalado nas bermas e no topo da chamada célula emergencial, onde os resíduos apresentam espessuras variando entre 10 e 50 m, e idade entre 4 e 7 anos. Nos doze meses de registros não foram observados

recalques verticais e movimentações horizontais significativas, o que se deve, provavelmente, à idade dos resíduos.

O segundo conjunto de placas de recalque, totalizando 19 placas, foi posicionado no topo das Células AC–03 e AC–04, onde os resíduos apresentam espessuras de aproximadamente 45 m e idade entre 2 e 4 anos. Os registros obtidos em um ano de monitoramento vêm sendo avaliados.

As Figuras 1 e 2 apresentam resultados típicos da evolução dos recalques superficiais em dois medidores localizados no topo da Célula AC–04. 901,0 901,5 902,0 902,5 903,0 903,5 0 50 100 150 200 250 300 Tempo (dias) Cota (m)

Figura 1 – Evolução dos recalques superficiais no medidor 29. 900,0 900,5 901,0 901,5 902,0 0 50 100 150 200 250 Tempo (dias) Cota (m)

Figura 2 – Evolução dos recalques superficiais no medidor 38.

5.2 Nível de Manta Líquida

A instalação dos piezômetros para registro da pressão nos gases e líquidos no interior das células de resíduos ainda não foi executada, devido às dificuldades na execução dos furos no interior da massa de resíduos.

As medidas do nível de manta líquida vêm sendo realizadas nos chamados poços piezométricos, nos poços de drenagem de gases definidos em projeto e em alguns furos exploratórios executados nos topos das células.

(6)

Todos esses “instrumentos” funcionam como medidores de nível de líquidos e os resultados podem não estar traduzindo o real nível de líquidos no interior das células, visto que existe uma grande possibilidade de formação de lençóis suspensos. Os valores registrados situam-se entre 4 e 5 m abaixo do topo das células.

As Figuras 3 e 4 apresentam resultados típicos da variação do nível de manta líquida ao longo do tempo em dois pontos localizados no topo das Células AC–03 e AC–04.

Correlações entre a precipitação, registrada em pluviômetros instalados na CTRS e apresentada na Figura 6, o nível de manta líquida e as vazões de líquidos percolados ainda não são conclusivas, o que reflete a complexidade da avaliação do balanço hídrico em ADRSU. -5,0 -4,0 -3,0 -2,0 -1,0 0,0 05/11/2001 25/12/2001 13/02/2002Data04/04/2002 24/05/2002 13/07/2002 Profundidade (m)

Figura 3 – Variação do nível de manta líquida no ponto PZ 3.1 (a) -8,0 -7,0 -6,0 -5,0 -4,0 -3,0 -2,0 -1,0 0,0 05/11/2001 25/12/2001 13/02/2002Data04/04/2002 24/05/2002 13/07/2002 Profundidade (m)

Figura 4 – Variação do nível de manta líquida no ponto PZ 5.1 (a)

5.3 Controle Tecnológico dos Materiais de Construção

O controle tecnológico dos materiais utilizados nas camadas de impermeabilização da base e no Dique de Contenção das células

AC–03, AC–04 e AC–05 foi realizado através de ensaios de permeabilidade em laboratório, com utilização de amostras indeformadas. Os valores obtidos situaram-se na faixa de 10-7 cm/s.

Todas as etapas referentes à compactação dos diques e camadas de impermeabilização da base das células vêm sendo controladas em campo com a utilização do frasco de Areia, estando o grau de compactação e os desvios de umidade dentro do especificado em projeto.

5.4 Medidas de Permeabilidade

As medidas de permeabilidade nas camadas de cobertura foram realizadas com o Permeâmetro de Guelph e apresentaram valores variando entre 10-3 e 10-5 cm/s. Esta variação deve-se principalmente à heterogeneidade dos materiais utilizados e ao constante tráfego de veículos sobre essas camadas, que promove uma compactação extra nos materiais.

A permeabilidade dos resíduos foi avaliada com a realização de ensaios de perda d’água em furos de sondagem. Destaca-se, novamente, a dificuldade de se realizar ensaios de campo no interior da massa de resíduos. Nesse caso, foi necessário um volume de água significativo até se atingir um regime que pudesse ser considerado permanente. Os valores obtidos, utilizando correlações empíricas, situaram-se na faixa de 10-4 cm/s.

5.5 Densidade dos Resíduos

A densidade dos resíduos aterrados vem sendo avaliada através do controle topográfico da frente de serviço e das pesagens dos veículos. Os valores obtidos situam-se na faixa de 7 a 11 kN/m3, conforme apresentado na Tabela 3. A metodologia utilizada consistiu na avaliação de três hipóteses:

a) Considerando todos os resíduos recebidos e encaminhados para aterragem, exceto os Resíduos de Construção Civil;

b) Considerando todos os resíduos recebidos e encaminhados para aterragem;

c) Considerando todos os resíduos recebidos e encaminhados para aterragem e uma camada de cobertura de 0,50 metros com Resíduos de Construção Civil.

(7)

Tabela 3– Distribuição de freqüência das densidades dos resíduos aterrados (SMLU, 2002) Faixa A % B % C % 0,7< 57 51,35 2 1,80 21 18,92 0,7 a 0,8 31 27,93 7 6,31 35 31,53 0,81 a 0,9 12 10,81 14 12,61 26 23,42 0,91 a 1,0 6 5,41 19 17,12 15 13,51 1,01 a 1,1 4 3,60 13 11,71 8 7,21 >1,1 1 0,90 56 50,45 6 5,41 Total 111 100,00 111 100,00 111 100,00 A – Hipótese (a) B – Hipótese (b) C – Hipótese (c)

As densidades obtidas têm como referência o peso total dos resíduos, obtidos na Central de Pesagem da CTRS. Desta forma, a influência do teor de umidade dos mesmos não foi considerada. Atualmente todo o procedimento utilizado nesse estudo vem sendo complementado por determinações regulares do teor de umidade dos resíduos. Acredita-se, no entanto, que o extenso período de levantamento de dados, cobrindo mais de dois ciclos hidrológicos completos, associado à forma de acondicionamento e de coleta dos resíduos, em caminhões compactadores, o que de certa forma minimiza as variações de umidade durante o transporte, mostram que a metodologia é adequada e os resultados válidos.

5.6 Pressões Totais

Os registros obtidos na célula de pressão total (corda vibrante) instalada na base da Célula AC–05 não têm se mostrado coerentes, indicando uma possível formação do efeito de arco sobre a célula.

5.7 Prova de Carga

Com o objetivo de se obter parâmetros de resistência dos resíduos em campo, foi realizada uma tentativa de ruptura controlada de um talude de resíduos. O ensaio consistiu na preparação de um talude vertical de aproximadamente 6 m de altura e posterior carregamento no topo do talude, utilizando grandes recipientes (caçambas) que foram preenchidos com entulho de construção civil. A ruptura não foi observada, tendo sido registradas apenas pequenos deslocamentos verticais e horizontais abaixo do ponto de

aplicação das cargas. Está sendo projetado um equipamento de grandes dimensões para a realização de ensaios de cisalhamento direto nos resíduos, o que permitirá a obtenção dos parâmetros de resistência em resíduos de diversas idades e em várias condições de umidade.

5.8 Obras de Terra

Foram instalados inclinômetros e piezômetros no Dique de Contenção das Células AC–03, AC–04 e AC–05. Os registros dos inclinômetros têm indicado pequenas movimentações horizontais, possivelmente causadas pela acomodação do maciço de terra, em função da aterragem de resíduos na Célula AC–05. Como esperado, não tem sido registradas poro-pressões no interior do maciço de terra do Dique de Contenção.

5.9 Outras Atividades

Paralelamente ao monitoramento geotécnico, um extenso trabalho de acompanhamento das características físico-químicas dos líquidos lixiviados, gases e sólidos, além das águas subterrâneas e superficiais vem sendo realizado. 5.10 Dificuldades

Dentre as dificuldades observadas durante o período de monitoramento, merecem destaque:

• A interferência da instrumentação na

operação do aterro, que ocasionam a perda de instrumentos;

• A execução de furos no interior da massa

de resíduos para a realização de ensaios e instalação de instrumentos;

• Amostragem de sólidos em profundidade; • Interpretação dos resultados, tendo em

vista a complexidade do comportamento e a heterogeneidade dos resíduos;

• A agressividade do meio, que demanda a

utilização de materiais capazes de suportar as severas condições encontradas no interior dos ADRSU;

• A necessidade de adaptação e

desenvolvimento de novos instrumentos geotécnicos adequados aos ADRSU. 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Foram apresentados os aspectos básicos do Programa de Monitoramento Geotécnico que

(8)

vem sendo realizado na Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (CTRS) da BR– 040 em Belo Horizonte. As principais variáveis que vêm sendo avaliadas e os instrumentos utilizados são descritos. Os resultados preliminares que vêm sendo obtidos foram comentados.

A continuidade do monitoramento possibilitará uma análise mais conclusiva sobre o comportamento geotécnico da CTRS, contribuindo para o melhor entendimento do comportamento de sistemas de disposição de RSU em condições brasileiras.

As etapas seguintes do programa de monitoramento prevêem a instalação de novos instrumentos, principalmente no interior da massa de resíduos, e a execução de ensaios de campo para a avaliação de propriedades hidráulicas e mecânicas dos resíduos.

A superação das dificuldades inerentes ao trabalho com um material de comportamento tão complexo como o RSU, associada a uma maior utilização de todo o conhecimento da área de instrumentação geotécnica e ensaios de campo e laboratório, possibilitarão o desenvolvimento de metodologias, equipamentos e instrumentos adequados aos resíduos e um significativo avanço no entendimento do comportamento dos aterros de disposição de RSU, proporcionando o desenvolvimento de projetos mais seguros e econômicos.

7 REFERÊNCIAS

Antoniutti Neto, L.; Val, E.C. e Abreu, R.C. (1995). Desempenho de piezômetro Vector em aterro sanitário. Anais do III Simpósio sobre Barragens

de Rejeitos e Disposição de Resíduos. 2:

593-601.

Benvenuto, C. e Cunha, M.A. (1991). Escorregamento em massa de lixo no aterro sanitário Bandeirantes em São Paulo, SP. Anais

do II Simpósio sobre Barragens de Rejeitos e Disposição de Resíduos. 2: 55-66.

Byrne, R.J.; Kendall, J. e Brown, S. (1992) – Cause and Mechanism of Failure – Kettleman Hills Landfill B-19, Phase IA. Stability and

performance of Slopes and Embankments II, Geotechnical Special Publication N.31, ASCE, 2:

1188-11215.

Carvalho, M.F. (1999) – Comportamento mecânico de resíduos sólidos urbanos. Tese de doutorado, EESC–USP, São Carlos. 300p.

Carvalho, M.F. e Vilar, O. (1998) – Comportamento de resíduos sólidos urbanos em compressão

confinada. Anais do XI Congresso Brasileiro de

Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica,

Brasília, vol.3., pp. 1717–1724.

Collazos, H. (1998) – Deslizamiento de basura em el relleno sanitário Doña Juana. Anais do XXVI

Congresso de la Asociación Interamericana de Ingeniería Sanitária y Ambiental, Lima.

Eid, H.T.; Stark, T.D.; Evans, W.D. e Sherry, P.E. (2000) – Municipal solid waste failure. I: Waste and foundation soil properties. Journal of

Geotechnical and Geoenvironmental Engineering, vol 126 (5), pp. 397-407.

Gabr, M.A. e Valero, S.N. (1995) – Geotechnical properties of municipal solid waste. Geotechnical

Testing Journal. Vol. 18(2), pp. 241–251.

Jucá, J.F.T.; Cabral, J.J.P.S.; Monteiro, V.E.D.; Santos, S.M. e Perrier Jr.,G.S. (1997) – Geotechnics of a municipal solid waste landfill in Recife, Brazil. Proc. International Symposium on

Recent Developments in Soil and Pavement Mechanics, M.S.S. Almeida (ed.), Balkema,

pp.429–436.

Jucá, J.F.T.; Fucale, S.P. e Maciel, F.J. (2001) – Monitoramento ambiental de gases em aterros de resíduos sólidos. Anais do 21o Congresso

Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental,

João Pessoa (Anais em CD-ROM).

Jucá, J.F.T.; Monteiro, V.E.D.; Oliveira, F.J.S. e Maciel, F.J. (1999). Monitoramento ambiental do aterro de resíduos sólidos da Muribeca. Anais do

4o Congresso Brasileiro de Geotecnia Ambiental.

São José dos Campos.

Junqueira, F.F. e Palmeira, E.M. (1998) – Monitoramento do comportamento de lixo em células geotecnicamente preparadas. Anais do 4o

Congresso Brasileiro de Geotecnia Ambiental,

São José dos Campos, pp. 428-433.

König, D. e Jessberger, H.L. (1997). “Report of the Technical Committee 5 (Environmental Geotechnics), Sub Committee 3 (Waste Mechanics)”. Int. Society of Soil Mechanics and Geotechnical Engineering.

Landva, A.O. e Clark, J.L. (1990) – Geotechnics of Waste Fill. Geotechnics of Waste Fills – Theory

and Practice, ASTM STP 1070, Arvid Landva e

G. David Knowles (eds.). pp. 86–106.

Mariano, M.O.H. e Jucá, J.F.T. (1998) – Monitoramento de recalques no aterro de resíduos sólidos da Muribeca. Anais do XI

Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, Brasília, vol.3., pp.

1671–1678.

Marques, A.C.M. (2001). Compactação e compressibilidade de resíduos sólidos urbanos.

Tese de Doutoramento, EESC–USP, São Carlos.

Monteiro, V.E.D.; Jucá, J.F.T. e Rego, C.C. (2001) – Influência das condições climáticas no comportamento do aterro de resíduos sólidos da Muribeca. Anais do 21o Congresso Brasileiro de

Engenharia Sanitária e Ambiental, João Pessoa

(Anais em CD-ROM).

Oliveira, F.J.P., Mahler, C.F. (1998). “Proposta de monitoramento ambiental para operação de aterros sanitários”. Anais do Congresso

(9)

Oliveira, F.J.S. e Jucá, J.F.T. (1998) – Estudo da contaminação do subsolo da região do Aterro de Resíduos Sólidos da Muribeca – PE. Anais do 4o

Congresso Brasileiro de Geotecnia Ambiental,

São José dos Campos, pp. 456-461.

SMLU - Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (2002). Relatório de avaliação do grau de compactação dos resíduos sólidos urbanos dispostos no aterro sanitário da CTRS – BR–040.

SMLU (2001-2002) – Relatórios do Monitoramento Geotécnico da CTRS da BR–040 em Belo Horizonte.

Stark, T.D.; Eid, H.T.; Evans, W.D. e Sherry, P.E. (2000) – Municipal solid waste failure. II: Stability analisys. Journal and Geotechnical and

Geoenvironmental Engineering, vol 126 (5), pp.

408-419. N= 7.798.029 E= 603.706 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 CÓRR EGO DOS COQ UEIR OS 20 AC-01 AC-02

AC-03 AC-04 AC-05

Célula Emergencial

Figura 5 – Lay-Out geral da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da BR–040

0,0 50,0 100,0 150,0 200,0 250,0 300,0 350,0 400,0

mai/98 jul/98 set/98 nov/98 jan/99 mar/99 mai/99 jul/99 set/99 nov/99 jan/00 mar/00 mai/00 jul/00 set/00 nov/00 jan/01 mar/01 mai/01 jul/01 set/01 nov/01 jan/02 mar/02 mai/02

Período (mês)

Precipitação (mm)

Figura 6 – Registros pluviométricos da área Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da BR–040

Referências

Documentos relacionados

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

O construto estilo e qualidade de vida é explicado pelos seguintes indicadores: estilo de vida corrido realizando cada vez mais trabalho em menos tempo, realização

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Para este estágio delineei como principais me- tas a integração e trabalho em equipa, o desenvolvimento do raciocínio clínico e a aquisição de autonomia na abordagem das

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Assim como pudemos perceber através da análise do Programa Gerenciador de Educação on-line Blackboard, há ainda pouco espaço para a interação entre aluno - aluno, entre professor

A regulação da assistência, voltada para a disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do cidadão, de forma equânime, ordenada, oportuna e