• Nenhum resultado encontrado

LISTA DE RECUPERAÇÃO - HISTÓRIA - 3ª Série 2º Bimestre Professor: PEDRO IVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LISTA DE RECUPERAÇÃO - HISTÓRIA - 3ª Série 2º Bimestre Professor: PEDRO IVO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Questão 01)

Os chamados Estados Nacionais Modernos emergiram na Europa a partir do final da Idade Média, sendo que os primeiros casos datam do século XII e apresentam características bastante peculiares. A respeito desse tema, assinale o que for correto.

01)A ascensão dos Estados Nacionais Modernos correspondeu ao fim do absolutismo, uma forma secular de monarquia existente na Europa. A partir de então, todos os monarcas passaram a governar sob os limites de constituições que delimitavam os direitos e as funções dos reis.

02)A partir das unificações regionais que deram origem aos Estados Nacionais Modernos, as forças militares acabaram perdendo espaço. Na medida em que a figura do monarca simbolizava a ideia de nação e a identidade nacional, os exércitos perderam sentido e foram paulatinamente enfraquecendo ao longo dos séculos XVII e XVIII.

04)Portugal foi o primeiro país europeu a se unificar em torno do que se entende por um Estado Nacional Moderno. Tal primazia se deu pelo esforço coletivo dos portugueses na reconquista cristã da Península Ibérica, então marcada pela presença dos árabes.

08)A não formação de quadros burocráticos especializados foi um fator decisivo para o fracasso dos Estados Nacionais Modernos e que levou aos processos revolucionários dos séculos XVIII e XIX que puseram ao fim tal modelo. Geralmente, os monarcas indicavam parentes ou amigos para a gestão pública.

16)A organização administrativa, a unificação de taxas e leis e a liberdade comercial no espaço do reino, são fatores que explicam o apoio da nascente burguesia aos processos de centralização política que levou a formação dos Estados Nacionais Modernos.

Questão 02)

Leia o texto a seguir e observe com atenção a imagem da pintura a óleo de um rei francês em um campo de batalha. Os dois estão relacionados ao período dos Estados Absolutistas Modernos:

“Como é importante que o público seja governado por um só, também importa que quem cumpre essa função esteja de tal forma elevado acima dos outros que ninguém se possa confundir ou se comparar com ele; não se pode retirar do seu chefe a mínima marca da superioridade que o distingue....”.RIBEIRO, R. J. A ética no Antigo Regime. São

Paulo: Moderna, 1999. p. 54.

“Luís XIV diante de Maastricht” – Pierre Mignard (1673). Disponível em: http://warburg.chaa-unicamp.com.br/obras/view/8805. Acesso em 26/09/2016.

Sobre os Estados Absolutistas, assinale a alternativa CORRETA:

a)a formação de exércitos permanentes, profissionais e centralizados era o objetivo militar de Estados Absolutistas que pretendiam defender suas fronteiras estabelecidas.

b)os exemplos mais característicos de Estados Absolutistas, nos quais o poder do monarca era concentrado efetivamente na Europa, eram a Itália e a Alemanha.

c)a política econômica dos Estados Absolutistas combatia as propostas que defendiam a unificação de impostos, moedas, pesos e medidas em todo seu território.

d)diferentes representações artísticas traziam a imagem idealizada de monarcas dos Estados Absolutistas, caracterizando-os como indivíducaracterizando-os semelhantes acaracterizando-os seus súditcaracterizando-os.

(2)

e)a justificativa do poder exercido pela nobreza nos Estados Absolutistas buscava se afastar do princípio da origem divina que lhe conferiria um caráter ilimitado.

Questão 03)

O Parlamento Inglês, ao promulgar o chamado Ato de Supremacia (Act of Supremacy), em 1534, subordinou as leis da Igreja à soberania jurídica das leis civis, concedendo ao Rei Henrique VIII o poder de “único chefe supremo da Igreja”. O resultado do Ato de Supremacia foi/foram:

a)a difusão do protestantismo calvinista, principalmente pela Escócia.

b)o início do expansionismo inglês, constituindo as bases do seu império colonial. c)a centralização de poder, que esteve na base da reforma anglicana.

d)a implantação do catolicismo, que gerou repressão tanto dos reformistas quanto do parlamento inglês.

e)os conflitos entre o Rei e o Parlamento, pois o primeiro buscava restaurar antigos direitos feudais retirados da Magna Carta de 1215.

Questão 04)

“O Absolutismo é um conceito histórico que se refere à forma de governo em que o poder é centralizado na figura do monarca, que o transmite hereditariamente. Esse sistema foi específico da Europa nos séculos XVI a XVII. Assim, não podemos falar de um Absolutismo chinês ou africano, pois devemos sempre ter em mente que os conceitos são construídos para determinado momento e lugar na história e não podem ser aplicados para outras realidades de forma indiscriminada”. SILVA, K. V.; SILVA, M. H. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2006, p. 11.

Sobre o absolutismo, pode-se afirmar:

a)O surgimento do absolutismo se deu com a unificação dos Estados nacionais na Europa ocidental, no início da Idade Moderna, que foi realizada a partir da descentralização de poder dos soberanos.

b)Durante a Idade Média, os monarcas feudais dividiam o poder com os grandes senhores de terra, mas, com a formação dos Estados nacionais, iniciou-se um processo de crescimento do poder desses senhores.

c)O Estado centralizado surgiu interligado aos conflitos políticos entre nobreza e burguesia, característicos desse momento histórico, além das disputas políticas entre os príncipes e a Igreja Católica, visto que o Papado, durante toda a Idade Média, foi uma considerável força na Europa ocidental.

d)Nesse processo, ocorreu a separação entre política e religião, aspecto enfatizado na França, em que houve a instalação de um Estado laico, fato que fortaleceu o poder absoluto da monarquia.

e)Na Inglaterra, o absolutismo prosperou, de forma que a monarquia se manteve até a atualidade. Questão 05)

“(...) a instituição social da monarquia chega a seu maior poder na fase histórica em que uma nobreza em decadência já está obrigada a competir de muitas maneiras com grupos burgueses em ascensão, sem que qualquer um dos lados possa derrotar inapelavelmente o outro. A aceleração da monetarização e da comercialização no século XVI deu aos grupos burgueses um estímulo ainda maior e empurrou fortemente para trás o grosso da classe guerreira, a velha nobreza. Ao fim das Iutas sociais nas quais essa violenta transformação da sociedade encontrou expressão, crescera consideravelmente a interdependência entre partes da nobreza e da burguesia.” ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, vol. II, p. 152.

O texto considera que o regime monárquico na Europa moderna

a)resulta da competição e da crescente interdependência entre a nobreza e a burguesia. Assim, a monarquia se equilibrava numa situação na qual nenhum dos grupos em luta poderia ainda tornar-se vencedor.

b)atinge sua força máxima com a ascensão e a vitória dos grupos burgueses. Dessa forma, a monarquia pôde deixar de mediar as lutas entre a nobreza e os camponeses, e passou a apoiar-se na burguesia.

c)expressa a capacidade da nobreza vitoriosa para financiar a estrutura política, e a da burguesia em fazê-la funcionar. De fato, a força do regime foi maior onde as transformações econômicas foram mais aceleradas.

d)representa exclusivamente os interesses do próprio monarca. Na verdade, o poder real pode afirmar-se no contexto da vitória da burguesia sobre a velha nobreza guerreira, que tinha mantido o rei como seu representante.

Questão 06)

Cícero e os humanistas afirmavam que "nada é mais eficaz para defender e manter o poder do que ser amado e nada é mais danoso do que ser temido”.

(3)

Um importante pensador moderno contrapôs: "Seria desejável ser uma coisa e outra (amado e temido), mas, como é quase impossível obter ambas as coisas ao mesmo tempo, é muito mais seguro ser temido que amado, quando se deve escolher uma dessas condições."

(Eugenio Garin. Dal Rinascimento all Illuminismo)

O importante pensador moderno mencionado no enunciado é:

a)Thomas Hobbes; b)Nicolau Maquiavel; c)Jean Bodin; d)Jacques Bossuet; e)John Locke. Questão 07)

A formação dos Estados Modernos, o Absolutismo Monárquico e o Mercantilismo caracterizaram a centralização política em várias partes da Europa, em oposição ao poder político descentralizado do sistema feudal. Assim, é correto afirmar, exceto:

a) O mercantilismo foi caracterizado pelo controle estatal da economia e priorizava o domínio de colônias para fornecer matérias primas e criar mercados consumidores para a metrópole.

b)O casamento de Fernando, herdeiro do trono de Aragão, com Isabel, do trono de Castela, consolidou a formação do território que corresponde à Espanha.

c)O processo de fortalecimento do poder real atingiu seu ápice com o absolutismo. O monarca passou a exercer o controle total sobre o comércio, as manufaturas e sobre a máquina administrativa.

d)As Guerras da Reconquista, ao expulsarem os muçulmanos da Europa, contribuíram decisivamente para a formação da Monarquia francesa numa aliança com setores da nobreza.

Questão 08)

O governo de Luís XIII na França foi caracterizado, entre outros aspectos, pelo conflito entre a autoridade real e os protestantes franceses. Na essência esse conflito representou:

a)o resultado da política de Richelieu, voltada para a consolidação do poder do rei, retirando dos protestantes a autonomia político militar de que dispunham.

b)um dos últimos episódios das Guerras de Religião deflagradas pela Reforma da Europa, já que a França seguia as determinações de Roma.

c)a resposta do rei, pelo combate dos protestantes, às perseguições sofridas pelos católicos na Alemanha.

d)o ponto de partida para a formação do chamado Estado Nacional Francês, posto que os protestantes, dominando Estados independentes na França, dificultavam a unificação do país.

e)a consequência mais visível do choque entre os interesses econômicos da burguesia mercantil francesa, católica, e os dos grandes latifundiários do país, protestantes.

Questão 09)

O Rei Lear é uma peça teatral escrita pelo dramaturgo inglês William Shakespeare em 1605. O velho monarca Lear divide o seu reino entre duas de suas três filhas, cujo resultado logo se manifestou prejudicial ao antigo rei, reduzido ao abandono, ao sofrimento e à miséria. Além disso, a terceira filha, que havia sido deserdada pelo rei, vítima das irmãs, morreu enforcada.

O drama tem muitas relações com a política inglesa do início do século XVII, na medida em que

a)enaltece a democratização das decisões políticas por meio da ampliação do número de governantes. b)representa a manutenção do poder centralizado como condição de estabilidade política.

c)considera a sucessão política baseada na hereditariedade como a mais conveniente aos Estados. d)apresenta a história política de sua época como um campo de luta permanente entre nações inimigas. e)denuncia a impossibilidade real das sociedades humanas viverem submetidas a regimes monárquicos. Questão 10)

“Diz-se que um Estado foi instituído quando uma multidão de homens concordam e pactuam, cada um com cada um dos outros, que a qualquer homem ou assembleia de homens aquém seja atribuído pela maioria o direito de representar a pessoa de todos eles (ou seja, de ser seu representante), todos sem exceção, tanto os que votaram a favor dele como os que votaram contra ele, deverão autorizar todos os atos e decisões desse homem ou assembleia de homens, tal como se fossem seus próprios atos e decisões, a fim de viverem em paz uns com os outros e serem protegidos dos restantes homens”.(HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, Forma e Poder de um Estado

(4)

O fragmento citado é parte do texto “Leviatã ou matéria, Forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil” de Thomas Hobbes, considerado o primeiro filósofo moderno a articular uma teoria detalhada do contrato social.

Nesse sentido, argumenta-se que Hobbes:

a)Defendia a concepção da Monarquia Parlamentar. b)Defendia a concepção da Monarquia Absoluta. c)Defendia a concepção da Monarquia Constitucional. d)Defendia a concepção da República Presidencial. e)Defendia a concepção da República Federativa. Questão 11)

A teoria contratualista – que busca explicar a origem do poder como produto de um acordo entre governante e governados, resultou, na Idade Moderna,

a)tanto em uma das justificativas para o Absolutismo Monárquico como na construção do Liberalismo Político. b)na origem das guerras de religião que devastaram a Europa e levaram à consolidação do protestantismo.

c)nas bases das ideias que, no século XIX, foram chamadas de socialismo, por não reconhecer a propriedade privada. d)na ideia original de que a moral religiosa e as ações políticas não são elementos relacionados.

e)no Despotismo Esclarecido, concepção de governo que mesclava a razão com a religião. Questão 12)

Em relação à consolidação das monarquias no continente europeu, durante o período Moderno, houve um progressivo ________________________, onde o Estado _________________ a economia. Foram criados _______________ e uma ____________________ com funcionários ligados à administração do Estado, configurando-se, assim, o Estado Absolutista.

A alternativa que preenche corretamente as lacunas é

a)fortalecimento do poder real – não regulamentava – impostos – burocracia. b)enfraquecimento do poder real – regulamentava – impostos – burocracia. c)enfraquecimento do poder real – não regulamentava – impostos – religião. d)fortalecimento do poder real – regulamentava – impostos – burocracia. e)fortalecimento do poder real – não regulamentava – impostos – religião. f)I.R.

Questão 13)

No ano de 2017 lembra-se os 500 anos da Reforma Protestante. A publicação das 95 teses de Martinho Lutero iniciou um confronto entre Roma e o monge agostiniano.

Considere a Reforma Protestante e seus desdobramentos, ocorrida na Europa, e analise as afirmações a seguir. I.A ética Calvinista glorificava o trabalho e o lucro e classificava a riqueza como uma graça divina.

ll.Para reforçar o catolicismo na Inglaterra e, com o apoio do Papa Clemente, Henrique VII fundou a Ordem Anglicana. lll.Em sua doutrina, Lutero manteve o celibato e a liturgia em latim.

lV.Excomungado pela Igreja Católica, Lutero recebeu a proteção da nobreza alemã. Todas as afirmações corretas estão em:

a)I - II – III b)II - III - IV c)I – IV d) II - III Questão 14)

A respeito das relações entre o Renascimento e o Cristianismo na Europa, os professores Francisco Falcon e Edmilson Rodrigues escreveram:

Não buscavam os humanistas o caminho até Deus pelo desespero, como Lutero, e muito menos concordavam com o servo-arbítrio. Além disso, desaprovavam a violência e os cismas, o que explicava por que grandes intelectuais se recusaram a aderir à Reforma. Essa atitude dos humanistas, como Erasmo e Morus, acabou por criar uma terceira via para a crise que se apresentava sob a forma de uma renovação das doutrinas e dos sentimentos diante do mundo. A utopia foi uma das representações dessa terceira via. Nesse sentido, o luteranismo e o calvinismo, no que se referem à

(5)

doutrina, são anti-humanistas.FALCON, F.; RODRIGUES, A. E. A formação do mundo moderno. A construção do Ocidente dos séculos XIV ao XVIII. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. p. 130.

As ideias apresentadas pelos autores no trecho acima, a respeito do contexto das divergências teológicas do século XVI, apontam para o fato de que o(a)

a)Luteranismo é uma doutrina em tudo oposta ao Calvinismo.

b)Renascimento deve ser interpretado como pertencendo à teologia católica. c)Humanismo não caracterizou apenas os reformadores protestantes. d)Reforma protestante se opôs às ideias do classicismo grego. e)Utopia foi um movimento de reafirmação das doutrinas anglicanas. Questão 15)

Em setembro de 1555, foi assinada a chamada “Paz de Augsburgo”, tratado que deu um fim momentâneo às guerras de religião entre católicos e protestantes no Sacro Império Romano Germânico.

Assinale a alternativa que contém uma das principais cláusulas desse tratado.

a)A expulsão completa de luteranos e calvinistas de todos os territórios do Sacro Império Romano Germânico. b)A imposição do absolutismo ao Império por Carlos V, imperador calvinista hostil ao catolicismo.

c)A divisão do Império em territórios católicos e luteranos, a partir do princípio cuius regio, eius religio. d)A incorporação formal dos territórios católicos do Sacro Império Romano Germânico ao Império Espanhol. e)A proibição total da profissão de fé católica em todos os Estados do Sacro Império Romano Germânico. Questão 16)

Analise as sentenças abaixo quanto a Verdadeiro ou Falso.

( )A Reforma protestante ocorrida no século XVI foi liderada por Martinho Lutero. O movimento logo se espalhou por outros lugares da Europa.

( )As ideias religiosas de João Calvino deram origem à doutrina calvinista, que tem como ponto principal a teoria da predestinação.

( )O rei Henrique VIII foi o responsável pela reforma religiosa ocorrida na Inglaterra. O monarca se tornou o líder supremo da Igreja Henriquina.

( )A Contra-reforma foi uma tentativa da Igreja Católica de reestruturar sua organização interna, incorporando todos os dogmas das religiões protestantes.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas de cima para baixo.

a)V – F – F – V. b)V – F – F – F. c)V – V – F – F. d)V – V – F – V. e)V – V – V – F. f)I.R. Questão 17)

O século XVI foi palco de uma profunda crise religiosa, responsável pela ruptura da unidade mantida pela Igreja Católica, no seio da cristandade ocidental – A Reforma Protestante. Em suas origens, essa Reforma esteve associada à

a)insatisfação reinante entre o clero europeu, mais preocupado com as questões ligadas à salvação e à liturgia em vigor do que com os acordos políticos realizados entre os nobres e monarcas absolutistas.

b)rivalidade entre os Países Baixos contra a tentativa de dominação da coroa espanhola e a supressão dos direitos comerciais e marítimos flamengos, a fim de favorecer os interesses mercantis espanhóis.

c)necessidade, sobretudo por parte da burguesia, de uma nova ética econômica, mais adequada às novas práticas mercantis e financeiras, fruto das mudanças nas relações de produção capitalista, verificadas na época.

d)crítica dos textos bíblicos, realizada por Calvino, o que aumentou ainda mais os conflitos entre os novos Estados europeus e a disputa realizada por eles, a fim de se opor à autoridade do imperador Carlos V.

e)formação de Estados nacionais, monárquicos e absolutistas que defendiam, essencialmente, os interesses da nobreza feudal europeia, em detrimento aos direitos conquistados pela classe burguesa durante o fim do século XV.

(6)

Questão 18)

“As fugidias confissões que os inquisidores tentavam arrancar dos acusados proporcionam ao pesquisador atual as informações que ele busca — claro que com um objetivo totalmente diferente. Mas, enquanto lia os processos inquisitoriais, muitas vezes tive a impressão de estar postado atrás dos juízes para espiar seus passos, esperando, exatamente como eles, que os supostos culpados se decidissem a falar das suas crenças.”

Carlo Ginzburg. O fio e os rastros. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 283-284. Adaptado.

O texto aponta semelhanças entre a expectativa do inquisidor, que colhia os depoimentos daqueles que eram julgados pelo Santo Ofício, e a expectativa do pesquisador, que, séculos depois, analisa os processos inquisitoriais. O “objetivo totalmente diferente” de cada um deles pode ser assim caracterizado:

a)enquanto o inquisidor desejava salvar a alma do acusado, por meio da expiação de seus pecados, o pesquisador consegue descobrir, no depoimento, a verdade completa e absoluta sobre o período.

b)enquanto o inquisidor ampliava os limites da fé cristã, ao perdoar os erros do acusado, o pesquisador consegue identificar a fé superior do membro da Igreja e os pecados cometidos pelos réus.

c)enquanto o inquisidor pretendia obter, do acusado, uma confissão ou o reconhecimento de culpa, o pesquisador deseja encontrar, no processo, indícios que o ajudem a compreender aquela experiência histórica.

d)enquanto o inquisidor assumia uma atitude de tolerância e respeito perante o acusado, o pesquisador penetra indevidamente na intimidade dessas duas pessoas.

Questão 19)

Em um dos diálogos da peça intitulada Henrique VIII, de William Shakespeare, encenada em 1613, a rainha católica Catarina, primeira esposa do rei, desabafava:

Mesmo aqui poderemos falar, pois, em consciência, até hoje nada fiz que não pudesse revelar francamente em qualquer parte. Prouvera ao céu que todas as mulheres pudessem declarar a mesma coisa com igual liberdade. Meus senhores, uma felicidade sempre tive: isso de não ligar nunca importância ao fato de meus gestos comentados serem por toda a gente, de ficarem sob a vista de todos, e como alvo dos ataques da inveja e da calúnia, tão certa me acho de ter vida limpa. Se vindes para examinar a minha conduta como esposa, sede francos. Sempre a verdade ama linguagem rude. http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/oitavo.html

O monarca Henrique VIII governou a Inglaterra entre 1509 e 1547. Durante esse turbulento período,

a)o catolicismo foi consolidado na Inglaterra, por ação direta do rei, que se manteve aliado a Roma contra os monarcas ibéricos.

b)a liberdade de culto foi implementada, favorecendo a constituição de diversos grupos religiosos após a Reforma Protestante.

c)o casamento civil, desvinculado da cerimônia religiosa, foi estabelecido como alternativa para os diversos matrimônios do rei.

d)uma nova religião se formou, marcada por uma estrutura sacerdotal ligada diretamente ao Estado inglês e aos interesses do rei.

e)medidas legais foram criadas para impedir as mulheres de participarem da linha sucessória na monarquia inglesa. Questão 20)

As reformas protestantes do princípio do século XVI, entre outros fatores, reagiam contra

a)a venda de indulgências e a autoridade do Papa, líder supremo da Igreja Católica.

b)a valorização, pela Igreja Católica, das atividades mercantis, do lucro e da ascensão da burguesia.

c)o pensamento humanista e permitiram uma ampla revisão administrativa e doutrinária da Igreja Católica. d)as missões evangelizadoras, desenvolvidas pela Igreja Católica na América e na Ásia.

e)o princípio do livre-arbítrio, defendido pelo Santo Ofício, órgão diretor da Igreja Católica. GABARITO:

1) Gab: 20 2) Gab: A 3) Gab: C 4) Gab: C 5) Gab: A 6) Gab: B 7) Gab: D 8) Gab: D 9) Gab: B 10) Gab: B 11) Gab: A 12) Gab: D 13) Gab: C 14) Gab: C 15) Gab: C 16) Gab: C 17) Gab: C 18) Gab: C 19) Gab: D 20) Gab: A

Referências

Documentos relacionados

do projeto centralizador da Coroa, não havendo ocor- rência de revoltas. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir, na ordem em que aparecem. Com

EMENTA: Trata das redes e sistemas de informação nacionais e internacionais e dos produtos e dos serviços de disseminação da informação..

superficial não melhora dentro de duas semanas de tratamento (deve-se reavaliar a pessoa e a ferida, realizar amostras microbiológicas, avaliar se existe alguma

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

Este subsídio é para aqueles que forem reformar a casa usando os serviços de alguma construtora que possua endereço na cidade de Hikone.. Informações Setor de Promoção da

Neste só foram encontradas metades mamárias com mastite clínica crônica caracterizada pela alteração na consistência do tecido glandular e presença de nódulos.. As formas aguda

da província se faz publico, para conhecimento dos interessados, que para poder ser autorisado o pagamento das dividas perten- centes ao exercício de 1859—1860,