• Nenhum resultado encontrado

DISSERTAÇÃO. Escola de Sargentos das Armas (EsSA)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DISSERTAÇÃO. Escola de Sargentos das Armas (EsSA)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

DISSERTAÇÃO

Escola de Sargentos

das Armas (EsSA)

(2)

O

QUE É ARGUMENTAR?

Argumentar significa “oferecer um conjunto de razões a favor de uma

conclusão ou oferecer dados favoráveis para uma conclusão”. O argumento não é

apenas a afirmação de certos pontos de vista: ele tem a função essencial de apoiar certos pontos de vista com razões.

Os argumentos são essenciais, em primeiro lugar, porque são uma forma de tentar descobrir quais os melhores pontos de vista, já que nem todos são iguais. Algumas conclusões podem ser apoiadas em boas razões; outras, em razões menos adequadas.

Além disso, há também outra razão. É que, quando chegamos a uma conclusão bem apoiada por razões, os argumentos são a maneira pela qual a explicamos e defendemos. Um bom argumento não se limita a repetir as conclusões. Em vez disso, oferece razões e dados para que as outras pessoas possam formar a sua própria opinião. os dados que o convenceram.

(3)

Conheça, a seguir, as formas mais práticas de elaborar a sua

argumentação:

ANTÍTESE (oposição de pontos de vista):

Consiste em explorar pontos de vista contrários ao exposto anteriormente sobre o assunto. Observe o exemplo abaixo:

Lembremos que a modernidade se caracteriza não apenas por um novo modo de produção e de vida, mas também por uma nova forma de relacionamento entre os homens na sociedade – o que influi até mesmo no julgamento que fazemos uns dos outros. Essa forma de relacionamento, que vem desde a Revolução Industrial, é intermediada pelo trabalho, e os parâmetros para julgar as pessoas são o dinheiro e a propriedade.

Entretanto, trabalho e dinheiro não estão disponíveis para todos. Em cidades superpopulosas, em meio às crises das indústrias, frequentemente os trabalhadores se veem sem meios de sobreviver. Essa relação entre os homens é, portanto, uma relação desigual, em que geralmente os trabalhadores estão em desvantagem, já que não possuem meios estáveis de sobrevivência e dependem de empregadores.

(4)

COMPARAÇÃO:

Esta técnica é utilizada com o objetivo de estabelecer comparação de fatos, ideias, realçando as semelhanças, ou diferenças, entre eles.

COMPARAÇÃO POR SEMELHANÇA – consiste em estabelecer um paralelo entre os elementos comparados. Observe o exemplo:

“Não há nenhuma diferença entre a dama da sociedade e o pajé botocudo. Ambos anunciam seu ‘status’ social através do volume de sofrimento que infligem à natureza para se enfeitar. Uma dessas damas que se apresentam em público com peles de onça, sapatos de couro de jacaré e bolsa de tartaruga afirmou que, para se vestir naquele dia, foi necessário um grande sacrifício da natureza. Ou seja, que ela vale muito mais que um jacaré, uma onça e uma tartaruga juntos. Ela se sente valorizada tanto quanto o chefe indígena que matou três araras para compor seu exuberante cocar e cinco caitetus para fazer um colar de dentes.”

(5)

COMPARAÇÃO POR CONTRASTE – consiste em realçar as diferenças entre os elementos comparados. Leia o exemplo abaixo:

Os brasileiros conheceram, por meio dos livros de História, um símbolo de forte densidade, o de Tiradentes, para concretizar o mito do herói nacional. O lado generoso do chefe da rebelião anticolonial vem do transbordamento de seus objetivos, no sentido de tornar coletiva a aspiração de ruptura e de liberdade. Não apenas um ato de particular conveniência no mundo das relações humanas, mas uma articulação de vulto nacional.

Enquanto os ativistas da Inconfidência (Tiradentes o maior e mais lúcido de todos) e os ideólogos lidavam com categorias universais, que pressupunham os interesses da coletividade brasileira, outros aderentes circunstanciais, os magnatas e os devedores da fazenda Real, ingressaram no processo de luta a fim de resguardar vantagens particulares.

(6)

ENUMERAÇÃO DE RAZÕES:

Enumerar significa expor as partes de um todo, uma por uma. Qualquer ideia de sentido geral, amplo, numa dissertação, pode ser desdobrada por meio da enumeração de seus mais diversos aspectos.

OBS.: Quando fazemos uma enumeração, podemos encadear livremente os elementos elencados ou

seguir um critério que poderá ir do elemento mais importante para o menos importante ou vice-versa. Observe o exemplo abaixo:

“O Brasil está às voltas com o problema do abuso de drogas ilícitas, especialmente

pela população jovem. Constatando-se que a repressão ostensiva não tem funcionado como se esperava, resta legalizar, pelo menos, o uso de algumas drogas de menor risco à saúde.

Vejamos algumas razões que justificam esse ponto de vista. Em primeiro lugar, porque a repressão falhou: gastam-se bilhões de dólares na guerra ao tráfico, e o consumo só aumenta. E mais, com a legalização, se eliminaria o crime ligado ao tráfico, que movimenta por ano mais de 500 bilhões de dólares, além de reduzir a corrupção, já que polícia, justiça e políticos deixariam de receber dinheiro da droga. Além do mais, o álcool mata 25 vezes mais do que as drogas e o fumo mata 75 vezes mais. Mas ambos são legalizados.”

(7)

EXEMPLIFICAÇÃO (ou ILUSTRAÇÃO):

Este procedimento é, geralmente, usado para comprovar uma afirmação (assertiva) pessoal, para confirmar uma teoria ou mesmo ilustrar um princípio.

Veja um exemplo:

“Nosso século é o da aceleração tecnológica e científica que se operou e continua a se operar em ritmos antes inconcebíveis. Foram necessários milhares de anos para passar do barco a remo à caravela ou da energia eólica ao motor de explosão; e, em algumas décadas, se passou do dirigível ao avião, da hélice ao foguete interplanetário. Em algumas dezenas de anos, assistiu-se ao triunfo das teorias revolucionárias de Einstein e, também, ao seu questionamento.”

(8)

RELAÇÃO DE CAUSA E CONSEQUÊNCIA:

Uma ideia geral de um parágrafo também pode ser desenvolvida por meio de uma ou mais orações, as quais indiquem:

 a CAUSA, que é fato que provoca ou justifica o que está expresso na ideia principal.

 a CONSEQUÊNCIA, que é o fato que decorre daquilo que está exposto na ideia principal. Observe:

“O problema dos automóveis nas regiões urbanas será cada vez mais parecido com o do cigarro. Continuarão sendo fabricados e vendidos, mas surgirão cada vez mais obstáculos ao seu uso. O aquecimento da economia piora esse quadro. Quanto maior for a distribuição de renda entre nós, maior será a quantidade de carros em circulação e maior o caos urbano em que nos envolveremos. O aumento cotidiano de veículos em circulação prenuncia a falência dos sistemas de transporte.

Em consequência disso, sair de casa nas grandes cidades brasileiras está se tornando insuportável. As pessoas estão irritadas, cansadas e agressivas. As ruas sujas. O barulho, de arrebentar os tímpanos. O brasileiro passa, em média, duas horas por dia dentro do carro apenas para fazer o trajeto de casa para o trabalho. E nos feriados, o sofrimento se transfere para as estradas. O que deveria ser um momento de descanso e descontração se transforma em um martírio. Caminhamos rumo ao caos inevitável, se não forem tomadas medidas drásticas.”

(9)

DISSERTAÇÃO

Escola de Sargentos

das Armas (EsSA)

Referências

Documentos relacionados

De qualquer forma, mais próximo de um romance divido em capítulos independentes do que em contos, Beatriz retoma um Tezza pouco inovador no estilo e no tema

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF): procedimentos efetuados sobre a matéria-prima e insumos até a obtenção de um produto final, em qualquer etapa de seu

Registra os compromissos do Plano de Benefícios assumidos pela Funasa relativos ao pagamento de benefícios previdenciários, bem como ingressos de recursos que contribuirão

O tempo difuso e confuso confere um caráter fragmentado e “líquido” no discurso narrativo, o que nos remete aos postulados de Bauman (2005) ao referir-se ao

No momento que o estudante quiser Plano de Estudo Personalizado Adequa-se às fortalezas e oportunidades do estudante Acompanhamento de Performance Quizzes / testes Ranking

Muitos se perguntam como pessoas que não têm nada ou quase nada podem ser mais bem-humoradas do que outras que trabalham para acumular todo tipo de bens.. Será que a contestação,

Cristina Bruschtni Doutora em Sociologia pela Universidade de Sao Paulo e pesquisadora da Fundaçao Carlos Chagas onde desenvolve estudos sobre trabalho feminino e familia e coordena