• Nenhum resultado encontrado

DIREÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE. Controlo laboratorial de protetores solares: Análise de Filtros UV e Qualidade Microbiológica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIREÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE. Controlo laboratorial de protetores solares: Análise de Filtros UV e Qualidade Microbiológica"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

D

IREÇÃO DE

C

OMPROVAÇÃO DA

Q

UALIDADE

Controlo laboratorial de protetores solares: Análise de Filtros UV e

Qualidade Microbiológica

(2)

Enquadramento

No âmbito da monitorização do mercado nacional de Produtos Cosméticos (PC), foi realizada, durante o ano de 2013, uma ação de comprovação da qualidade em produtos cosméticos para proteção solar, que consistiu na análise química de filtros para radiações ultravioletas (filtros UV) e na avaliação da qualidade microbiológica.

Os filtros UV são substâncias que, estão presentes na composição dos produtos de proteção solar e que se destinam especificamente a filtrar certas radiações para proteger a pele contra os seus efeitos nocivos. Estes filtros, que também podem ser adicionados a outros produtos cosméticos, como por exemplo aos produtos de maquilhagem, devem obedecer aos limites estabelecidos e às condições indicadas no anexo VII “Lista dos filtros ultravioletas que os produtos cosméticos podem conter” do Decreto-Lei n.º 189/2008 de 24 de setembro, na sua atual redação [1-5].

A radiação solar é composta pela radiação ultravioleta B ou “radiação UVB” (radiação solar no espectro de 290-320 nm), e pela radiação ultravioleta A ou “radiação UVA”. (radiação solar no espectro de 320-400 nm). A exposição da pele à radiação solar pode provocar queimadura solar (inflamação) e vermelhidão da pele (eritema), causadas principalmente pela radiação UVB. Embora a exposição à radiação UVB seja a principal responsável pela ocorrência de cancro da pele, não se pode negligenciar o risco gerado pela radiação UVA. Além disso, a exposição à radiação UVA conduz ao envelhecimento prematuro da pele. A investigação científica indica que a exposição excessiva à radiação UVB, assim como à radiação UVA, tem impacto no sistema imunitário [6].

Estudos científicos sugerem que o uso dos protetores solares pode prevenir as lesões ligadas ao fotoenvelhecimento e proteger contra a fotoimunossupressão induzida. Por outro lado, existem também estudos epidemiológicos que demonstram que a utilização de protetores solares pode prevenir alguns tipos de carcinoma da pele. Para que os protetores solares apresentem as características preventivas enumeradas, bem como eficácia na prevenção das queimaduras solares, estes produtos têm de proteger contra as radiações UVB e UVA [6].

Mesmo os protetores solares muito eficazes e que protegem das radiações UVB e UVA não podem garantir proteção completa contra os riscos da exposição à radiação ultravioleta (UV), já que nenhum protetor solar consegue filtrar na totalidade a radiação UV. Consequentemente, os protetores solares não devem reivindicar que constituem proteção total contra os riscos decorrentes da sobre-exposição à radiação UV, em particular os produtos destinados a bebés e crianças. Como a exposição solar na infância contribui, de forma importante, para o desenvolvimento posterior do cancro de pele, os protetores solares não devem sugerir que constituem proteção suficiente nestas faixas etárias [6].

(3)

O “fator de proteção solar” (FPS ou SPF, Sun Protection Fator) é a relação entre a dose mínima de radiação UVB que causa eritema na pele protegida por um protetor solar e a dose mínima de radiação UVB que causa o eritema na mesma pele, quando desprotegida.

O “fator de proteção UVA” é a relação entre dose mínima de radiação UVA necessária para induzir um escurecimento persistente dos pigmentos na pele protegida por um protetor solar e a dose mínima de radiação UVA que é necessária para induzir este efeito na mesma pele, quando desprotegida.

Embora o fator de proteção solar seja referente apenas à proteção contra a radiação que causa eritema, ou seja, principalmente a radiação UVB, os protetores solares devem conter proteção UVB e UVA. A sua eficácia deve ser indicada no rótulo com referência a categorias: «baixa» (SPF 6 e 10), «média» (SPF 15, 20 e 25), «elevada» (SPF 30 e 50) e «muito elevada» (SPF 50+) [6].

De acordo com o artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 189/2008, de 24 de setembro na sua atual redação os filtros UV são sujeitos a uso restrito nos produtos cosméticos, sendo proibida a inclusão na sua composição de [1-5]:

o Substâncias enumeradas no anexo II “Lista de substâncias que não podem entrar na

composição dos produtos cosméticos”, como por exemplo o ácido 4 –aminobenzóico;

o Filtros para radiações ultravioletas que não constem da primeira parte do anexo VII “Lista dos

filtros para radiações ultravioletas que os produtos cosméticos podem conter”;

o Filtros para radiações ultravioletas que constem da primeira parte do anexo VII, quando

utilizados fora das condições, restrições e limites nele estabelecidos;

o Filtros ultravioletas que constem da segunda parte do anexo VII, quando utilizados fora das

condições, restrições, limites e prazos nele estabelecidos.

O controlo microbiológico de produtos cosméticos tem como finalidade verificar o cumprimento dos limites quantitativos e qualitativos definidos para este tipo de produtos.

Os produtos cosméticos, embora não sejam obrigatoriamente estéreis, não devem ser portadores de carga microbiológica excessiva, nem devem apresentar contaminação por alguns micro-organismos específicos que poderão potencialmente afetar a qualidade do produto ou pôr em causa a segurança dos consumidores.

De acordo com a legislação em vigor, Decreto-Lei n.º 189/2008 de 24 de setembro, na sua atual redação na ausência de regulamentação, são seguidos os métodos de análise microbiológica e os critérios estabelecidos em referenciais normativos: Normas Portuguesas, Normas EN (Comité Europeu de Normalização), Normas ISO (International Standard Organization), Farmacopeias ou outros internacionalmente adotados [1-5].

(4)

A deteção de micro-organismos patogénicos, tais como Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus e Candida albicans, assume um papel relevante, uma vez que estes micro-organismos poderão causar infeções na pele ou nos olhos, sendo este um fator particularmente importante no caso de utilizadores com insuficiência imunitária. A deteção de outros micro-organismos poderá ter interesse por poderem ser indicadores de contaminação fecal, tal como é o caso de Escherichia coli, sugerindo falha na higiene das condições ambientais durante o processo de fabrico [7].

As análises microbiológicas realizadas em rotina aos produtos cosméticos têm por base a avaliação de potenciais fatores de risco, que incluem a patogenicidade de certos microrganismos, o local de aplicação desses produtos (cabelo, pele, olhos, mucosas) e o utilizador a que se destinam, adultos, crianças ou bebés (crianças com idade inferior a 3 anos) [7].

Tendo em consideração a utilização dos protetores solares por um elevado número de consumidores, de todas as faixas etárias, e também a sua grande expressão no universo de produtos cosméticos presentes no mercado Português, foi planeada e implementada pela Direção de Comprovação da Qualidade a presente avaliação laboratorial.

Análise laboratorial

Foram analisadas 89 amostras, representando 33 marcas comerciais presentes no mercado nacional (Figura 1), disponíveis em diversos locais de venda ao público, tais como farmácias, perfumarias, supermercados e hipermercados. 0 1 2 3 4 5 6 7 8 M us te la La nc a st er IA R itu a ls R o C P iz B u in IS D IN U ri ag e B io d er m a O B ot ic ár io E u ce ri n N iv ea K ik o Th al g o E ve T a yl or L a P ra ir ie C ar ita V a lm o nt La R o ch e -P os ay V ic h y G ar ni e r L 'O ré al C lin iq u e E st ée L a ud er A vè ne L ie ra c A vo n K an ec h om S u n F or et C ie n C hi cc o M y La be l B ab ar ia

(5)

Nesta campanha foram analisadas amostras de todas as categorias de proteção solar com SPF variando entre 10 e 50+ (Figura 2), incluindo amostras destinadas ao uso por adultos (87% das amostras analisadas) e por crianças e bebés (13% das amostras analisadas).

0 5 10 15 20 25 30 35

Leite Creme Loção Emulsão Gel Outros Óleo Figura 2. Fatores de proteção solar das amostras analisadas

Foram analisadas diferentes formas de apresentação de protetores solares (Figura 3), compreendendo amostras para cuidado do rosto e do corpo.

0 5 10 15 20 25 30 35 40 10 15 20 25 30 30+ 40 50 50+ SPF

Figura 3. Formas de apresentação analisadas

A análise laboratorial dos protetores solares incidiu nas vertentes química e microbiológica. Neste contexto, foram avaliados os seguintes parâmetros:

(6)

1. Análise química

Foi efetuada a identificação e o doseamento, por cromatografia líquida de alta eficiência com deteção por ultravioleta-visível (HPLC-UV) de filtros solares, segundo a norma “Cosmetics - Analysis of cosmetic products - Screening for UV-filters in cosmetic products and quantitative determination of 10 UV-filters by HPLC” (EN 16344:2013) [8].

2. Controlo microbiológico

O controlo microbiológico em protetores solares foi efetuado de acordo as seguintes normas: ISO 16212:2008 [11], ISO 18416:2007 [15], ISO 21149:2006 [10], ISO 21150:2006 [14], ISO 22717:2006 [12], ISO 22718:2006 [13].

A avaliação da conformidade com os critérios de aceitação relativos à contaminação microbiológica baseou-se na quantificação de micro-organismos mesófilos viáveis, com capacidade de debaseou-senvolvimento em meios de cultura e temperaturas de incubação que permitem o crescimento da grande maioria destes micro-organismos:

o Microrganismos aeróbios mesófilos viáveis totais – bactérias

o Microrganismos aeróbios mesófilos viáveis totais – leveduras e bolores

Em cada amostra foram ainda realizados ensaios para deteção de micro-organismos específicos, eventualmente presentes:

o Deteção de Pseudomonas aeruginosa o Deteção de Staphylococcus aureus o Deteção de Escherichia coli o Deteção de Candida albicans

Parâmetros Analíticos e Especificações

1. Identificação e doseamento de filtros UV

A avaliação da conformidade das amostras foi efetuada de acordo com as concentrações máximas autorizadas na Legislação Portuguesa, de acordo com o DL nº 189/2008, na sua atual redação, tal como indica a Tabela 2 [1-5].

(7)

Tabela 2. Filtros UV e respetivas concentrações máximas autorizadas (CMA)

Método Filtro UV segundo denominação INCI

(International Nomenclature of Cosmetic Ingredients) Número CAS

CMA (DL nº 189/2008, na sua atual redação) Bis-Ethylhexyloxyphenol Methoxyphenyl Triazine [187393-00-6] 10 % (m/m) Butyl Methoxydibenzoylmethane [70356-09-1] 5 % (m/m)

Diethylhexyl Butamido Triazone [154702-15-5] 10 % (m/m)

Drometrizole Trisiloxane [155633-54-8] 15 % (m/m) Ethylhexyl Methoxycinnamate [5466-77-3] 10 % (m/m) Ethylhexyl Triazone [88122-99-0] 5 % (m/m) Isoamyl p-Methoxycinnamate [71617-10-2] 10 % (m/m) Methylene Bis-Benzotriazolyl Tetramethylbutylphenol [103597-45-1] 10 % (m/m) Octocrylene [6197-30-4] 10 % (m/m), em ácido EN 16344:2013 [7]

Terephthalylidene Dicamphor Sulfonic Acid [90457-82-2] 10 % (m/m), em ácido

2. Controlo Microbiológico:

A avaliação da conformidade das amostras foi efetuada de acordo com The SCCS’s Notes of Guidance for the Testing of Cosmetic Substances and their Safety Evaluation [16], que define duas categorias de produtos cosméticos:

o Categoria 1: produtos especificamente utilizados em crianças com idade inferior a 3 anos,

produtos que se aplicam na zona dos olhos e produtos para aplicação em membranas mucosas.

o Categoria 2: outros produtos.

A determinação da qualidade microbiológica de produtos cosméticos baseou-se na análise de seis parâmetros distintos, cujos critérios de aceitação são os constantes da Tabela 3 [16-17].

(8)

Tabela 3.Parâmetros de análise microbiológica e critérios de aceitação

Categoria Parâmetros Analisados Critérios de Aceitação

Microrganismos aeróbios mesófilos

viáveis totais – bactérias ≤ 10

2

UFC*/g ou mL Microrganismos aeróbios mesófilos

viáveis totais – leveduras e bolores ≤ 10

2

UFC*/g ou mL Deteção de Staphylococcus aureus

Deteção de Pseudomonas aeruginosa Deteção de Escherichia coli Categoria 1

Deteção de Candida albicans

Ausência por 1 g

Microrganismos aeróbios mesófilos

viáveis totais – bactérias ≤ 10

3

UFC*/g ou mL Microrganismos aeróbios mesófilos

viáveis totais – leveduras e bolores ≤ 10

3

UFC*/g ou mL Deteção de Staphylococcus aureus

Deteção de Pseudomonas aeruginosa Deteção de Escherichia coli Categoria 2

Deteção de Candida albicans

Ausência por 0,1 g

*UFC – Unidades Formadoras de Colónias. Resultados e Conclusões

A presente campanha incidiu sobre 89 amostras, nas quais foram determinados vários parâmetros, o que se traduziu em:

o 890 resultados analíticos relativos à identificação e doseamento de filtros UV; o 534 resultados analíticos relativos ao controlo microbiológico

A análise química revelou que os teores de filtros UV detetados são inferiores às respetivas concentrações máximas legalmente autorizadas para estas substâncias. Em todos os casos verificou-se concordância entre os filtros detetados e a informação declarada na rotulagem dos protetores solares.

Os resultados obtidos no controlo microbiológico dos protetores solares cumprem os critérios de aceitação para os parâmetros descritos na Tabela 3.

A totalidade das 89 amostras de protetores solares analisadas na Direção de Comprovação da Qualidade do INFARMED, I.P. apresentam, do ponto de vista laboratorial, conformidade com as especificações de qualidade química e microbiológica, nos parâmetros analisados.

(9)

Bibliografia

[1] Decreto-Lei n.º 189/2008 de 24 de setembro. Diário da República nº 185/2008 - 1.ª série. Ministério da Saúde. Lisboa

[2] Decreto-Lei n.º 115/2009 de 18 de maio. Diário da República nº 95/2009 - 1.ª série. Ministério da Saúde. Lisboa. (primeira alteração ao D.L. 189/2008)

[3] Decreto-Lei n.º 113/2010 de 21 de outubro. Diário da República nº 205/2010 - 1.ª série. Ministério da Saúde. Lisboa. (segunda alteração ao D.L. 189/2008)

[4] Decreto-Lei n.º 63/2012 de 15 de março. Diário da República nº 54/2012 - 1.ª série. Ministério da Saúde. Lisboa. (terceira alteração ao D.L. 189/2008)

[5] Decreto-Lei n.º 245/2012 de 9 de novembro. Diário da República nº 217/2012 - 1.ª série. Ministério da Saúde. Lisboa. (quarta alteração ao D.L. 189/2008)

[6] Recomendação da Comissão n.º 2006/647/CE de 22 de setembro. Jornal Oficial da União Europeia L 265/39. Comissão Europeia

[7] ISO 18415:2007 - Cosmetics - Microbiology – Detection of specified and non-specified microorganisms [8] EN 16344:2013 - Cosmetics - Analysis of cosmetic products - Screening for UV-filters in cosmetic products and quantitative determination of 10 UV-filters by HPLC

[9] Opinion of the Scientific Committee on 2,2’- Methylene-bis(6-(2H-benzotriazol2-yl)-4-(1,1,3,3-tetramethylbutyl) phenol), COLIPA n° S79, adopted by written procedure on 18 March 2013, doc. n° SCCS/1443/11, Revision of 23 July 2013. Comissão Europeia

[10] ISO 21149:2006 - Cosmetics - Microbiology - Enumeration and detection of aerobic mesophilic bacteria [11] ISO 16212:2008 - Cosmetics - Microbiology - Enumeration of yeast and mould

[12] ISO 22717:2006 - Cosmetics - Microbiology - Detection of Pseudomonas aeruginosa [13] ISO 22718:2006 - Cosmetics - Microbiology - Detection of Staphylococcus aureus [14] ISO 21150:2006 - Cosmetics - Microbiology - Detection of Escherichia coli

(10)

[15] ISO 18416:2007 - Cosmetics - Microbiology - Detection of Candida albicans

[16] The SCCS's Notes Of Guidance For The Testing Of Cosmetic Substances And Their Safety Evaluation, 8th Revision, The Scientific Comitee on Cosmetic Products's (SCCP), adopted at 17th plenary meeting of 11 December 2012. Comissão Europeia

[17] DRAFT ISO/DIS 17516 - Cosmetics - Microbiology - Microbiological limits

[18] Regulamento (CE) N.º 1223/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho de 30 de novembro de 2009 relativo aos produtos cosméticos. Comissão Europeia

(11)

- Amostras em Conformidade

Produto/Marca Forma de

Apresentação Nº lote

Responsável por colocação no

Mercado Parâmetros Analisados

Spray Solar Muito Elevada Proteção SPF 50+ UVA 22 - Mustela

022015E134 Laboratoires Expanscience

Spray Filtros UV; Controlo Microbiológico

Leite Calmante Bronzeado Progressivo SPF50 UVA + UVB - Lancaster

2053 Coty Prestige

Leite Corporal Filtros UV; Controlo Microbiológico

Bruma Invisível. Aplicação em Pele Molhada SPF30 UVA + UVB - Lancaster

2349 Coty Prestige

Spray Filtros UV; Controlo Microbiológico

Creme Aveludado Bronzeado Radioso SPF30 UVA + UVB - Lancaster

2114 Coty Prestige

Creme Filtros UV; Controlo Microbiológico

Creme anti-envelhecimento de textura ligeira SPF15 UVA + UVB - Lancaster

0256 Coty Prestige

Creme Filtros UV; Controlo Microbiológico

Leite Solar Infantil SPF 50+ UVA/UVB - IA Leite Corporal 1107 Mercafar - Distribuição Farmacêutica, S.A. Filtros UV; Controlo Microbiológico

Leite Solar SPF 30+ UVA/UVB - IA Leite Corporal 1103 Mercafar - Distribuição Farmacêutica, S.A. Filtros UV; Controlo Microbiológico

(12)

Produto/Marca Forma de

Apresentação Nº lote

Responsável por colocação no

Mercado Parâmetros Analisados

Spray Solar SPF 15 UVA/UVB - IA Spray 1107 Mercafar - Distribuição Farmacêutica, S.A. Filtros UV; Controlo Microbiológico

Leite de proteção solar SPF 50 UVA UVB - Rituals Spray 210084 Rituals Cosmetics Filtros UV; Controlo Microbiológico

Leite de proteção solar SPF 30 UVA UVB - Rituals Spray 106083 Rituals Cosmetics Filtros UV; Controlo Microbiológico

Loção de proteção solar SPF 20 UVA UVB - Rituals Loção 215116 Rituals Cosmetics Filtros UV; Controlo Microbiológico

Loção de proteção solar SPF 10 UVA UVB - Rituals Loção 210136 Rituals Cosmetics Filtros UV; Controlo Microbiológico

Protetor Solar Rosto Pele Sensível FPS 50+ UVB + UVA - ROC

3142VA Johnson & Johnson Santé Beauté France

Creme Filtros UV; Controlo Microbiológico

Leite Hidratação Solar SPF 30 UVB + UVA - ROC Spray 3392M Johnson & Johnson Santé Beauté France Filtros UV; Controlo Microbiológico

(13)

- Amostras em Conformidade

Produto/Marca Forma de

Apresentação Nº lote

Responsável por colocação no

Mercado Parâmetros Analisados

In Sun Loção Hidratante de Proteção Solar SPF 30 UVA UVB - Piz Buin

0533M Johnson & Johnson Santé Beauté France

Loção Filtros UV; Controlo Microbiológico

Gel Creme Fotoprotector SPF 50+ UVA UVB - ISDIN 3067100 ISDIN - Laboratório Farmacêutico

Unipessoal, Lda

Gel Filtros UV; Controlo Microbiológico

Gel Creme Fotoprotector para crianças SPF 50+ UVA UVB - ISDIN

3066101 ISDIN - Laboratório Farmacêutico

Unipessoal, Lda

Gel Filtros UV; Controlo Microbiológico

Gel Fusion Fotoprotector SPF 50+ UVA UVB - ISDIN 3064101 ISDIN - Laboratório Farmacêutico

Unipessoal, Lda

Gel Filtros UV; Controlo Microbiológico

Fluido Fotoprotector SPF 50+ UVA UVB - ISDIN 30101 ISDIN - Laboratório Farmacêutico

Unipessoal, Lda

Creme Filtros UV; Controlo Microbiológico

Bariésun Leite Infantil SPF 50+ UVA UVB - Uriage Leite Corporal 109089 Laboratoires Dermatologiques d'Uriage Filtros UV; Controlo Microbiológico

Hysèac Fluido SPF 50+ UVA UVB - Uriage Emulsão 212028 Laboratoires Dermatologiques d'Uriage Filtros UV; Controlo Microbiológico

(14)

Produto/Marca Forma de

Apresentação Nº lote

Responsável por colocação no

Mercado Parâmetros Analisados

Bariésun SPF 50+ UVA UVB - Uriage Creme 109059 Laboratoires Dermatologiques d'Uriage Filtros UV; Controlo Microbiológico

Photoderm KID SPF 50+ UVA-UVB - Bioderma Leite Corporal 15721 Bioderma Laboratoire Dermatologique Filtros UV; Controlo Microbiológico

Photoderm MAX Ultra-Fluido SPF 50+ UVA-UVB - Bioderma

08721B Bioderma Laboratoire Dermatologique

Emulsão Filtros UV; Controlo Microbiológico

Photoderm Spot SPF 50+ UVA-UVB - Bioderma Creme 34711 Bioderma Laboratoire Dermatologique Filtros UV; Controlo Microbiológico

Photoderm MAX SPF 50+ UVA-UVB - Bioderma Creme 31921 Bioderma Laboratoire Dermatologique Filtros UV; Controlo Microbiológico

Golden Plus Baby Boti SPF 50 UVA/UVB - O Boticário M320 Tudo Azul, Comércio de Produtos

Naturais,SA

Creme Filtros UV; Controlo Microbiológico

Golden Plus Protetor solar facial SPF 30 UVA/UVB - O Boticário

M294 Tudo Azul, Comércio de Produtos

Naturais,SA

Creme Filtros UV; Controlo Microbiológico

Golden Plus Protetor solar facial SPF 50 UVA/UVB - O Boticário

M325 Tudo Azul, Comércio de Produtos

Naturais,SA

(15)

- Amostras em Conformidade

Produto/Marca Forma de

Apresentação Nº lote

Responsável por colocação no

Mercado Parâmetros Analisados

Golden Plus by Floratta SPF 30 UVA/UVB - O Boticário M320 Tudo Azul, Comércio de Produtos

Naturais,SA

Creme Filtros UV; Controlo Microbiológico

Sun Fluido Rosto SPF 50+ UVA+UVB - Eucerin Creme 30450221 Beiersdorf Portuguesa, Lda. Filtros UV; Controlo Microbiológico

Loção Solar Extra Light SPF 50 UVA+UVB - Eucerin Loção 30232176 Beiersdorf Portuguesa, Lda. Filtros UV; Controlo Microbiológico

Creme-Gel Solar Proteção Alergias SPF 50 UVA/UVB - Eucerin

14620776 Beiersdorf Portuguesa, Lda.

Gel Filtros UV; Controlo Microbiológico

Kids Sun SPF 50+ UVA+UVB - Eucerin Spray 14520716 Beiersdorf Portuguesa, Lda. Filtros UV; Controlo Microbiológico

Sun Loção Solar Hidratante SPF 50+ UVA/ UVB - Nivea Loção 20530874 Beiersdorf Portuguesa, Lda. Filtros UV; Controlo Microbiológico

Sun Loção Solar Protect & Bronze SPF 30 UVA/UVB - Nivea

30852074 Beiersdorf Portuguesa, Lda.

Loção Filtros UV; Controlo Microbiológico

Sun Loção Solar Pure & Sensitive + Aloe Vera SPF 50 UVA/UVB - Nivea

20121574 Beiersdorf Portuguesa, Lda.

(16)

Produto/Marca Forma de

Apresentação Nº lote

Responsável por colocação no

Mercado Parâmetros Analisados

Protetor para criança com cor SPF 50+ UVA/UVB - Nivea Spray 20931408 CZ Beiersdorf Beiersdorf SA Filtros UV; Controlo Microbiológico

Protetor Hidratante SPF 50+ UVA/UVB - Nivea Spray 14332974 Beiersdorf Beiersdorf SA Filtros UV; Controlo Microbiológico

Protetor solar rosto e corpo SPF 50 UVA/UVB - Kiko Creme 30841 Kiko Srl Filtros UV; Controlo Microbiológico

Stick protetor solar SPF 50 UVA/UVB - Kiko Stick 31092 Kiko Srl Filtros UV; Controlo Microbiológico

Protetor solar específico para o rosto SPF 30 UVA/UVB - Kiko

31061 Kiko Srl

Creme Filtros UV; Controlo Microbiológico

Protetor solar rosto e corpo SPF 30 UVA/UVB - Kiko Creme 30531 Kiko Srl Filtros UV; Controlo Microbiológico

Leite de proteção solar para o corpo SPF 30 UVA/UVB - Thalgo

1201519 Laboratoires B.L.C. Thalgo Cosmetic S.A.

Leite Corporal Filtros UV; Controlo Microbiológico

(17)

- Amostras em Conformidade

Produto/Marca Forma de

Apresentação Nº lote

Responsável por colocação no

Mercado Parâmetros Analisados

Protetor solar rosto e decote SPF 30 UVA/UVB - Thalgo Creme 1201510 Laboratoires B.L.C. Thalgo Cosmetic S.A. Filtros UV; Controlo Microbiológico

Protetor solar rosto e corpo SPF25 UVA/UVB - Eve Taylor Creme 1010 Eve Taylor Ltd Filtros UV; Controlo Microbiológico

Proteção solar para o rosto SPF 30 UVA/UVB - La Prairie Emulsão 209 Roudolph Arié, S.A. Filtros UV; Controlo Microbiológico

Protetor solar hidratante para o corpo SPF 20 UVA/UVB - Carita

TAM03A Roudolph Arié, S.A.

Leite Corporal Filtros UV; Controlo Microbiológico

Protetor solar anti rugas para o rosto SPF 50 UVA/UVB - Carita

UA406A Roudolph Arié, S.A.

Creme Filtros UV; Controlo Microbiológico

Creme restruturante celular facial SPF 30 UVA/UVB - Valmont

V2 C 016 Roudolph Arié, S.A.

Creme Filtros UV; Controlo Microbiológico

Proteção solar anti-brilho SPF 50 UVA+UVB - Vichy Emulsão 54J500 Vichy CAI/CAF Filtros UV; Controlo Microbiológico

Protetor solar Sensitive Advanced SPF 50+ UVA+UVB - Garnier

22K200 Garnier L'O.P., Lda.

(18)

Produto/Marca Forma de

Apresentação Nº lote

Responsável por colocação no

Mercado Parâmetros Analisados

Protetor solar Expertise transparente SPF 30 UVA+UVB - L'Oréal

DH363 L'Oréal

Spray Filtros UV; Controlo Microbiológico

Protetor solar para o rosto SPF 40 UVA+UVB - Clinique Creme A33 Clinique Laboratories, Dist. Filtros UV; Controlo Microbiológico

Loção solar para o rosto Bronze Goddess SPF 30 UVA+UVB - Estée Lauder

A13 Estée Lauder, Dist.,

Loção Filtros UV; Controlo Microbiológico

Loção solar para o corpo Bronze Goddess SPF 30 UVA+UVB - Estée Lauder

A32 Estée Lauder, Dist.,

Loção Filtros UV; Controlo Microbiológico

Protetor solar Anthelios XL SPF 50+ UVA+UVB - La Roche-Posay

54K201 La Roche-Posay - L'O.P.

Spray Filtros UV; Controlo Microbiológico

Protetor solar Ultra Light SPF 50+ UVA+UVB - Piz Buin Spray 0592M Johnson & Johnson Ltd. Filtros UV; Controlo Microbiológico

Protetor solar Bariésun sem prefume SPF 50+ UVA+UVB - Uriage

109021 Laboratoires Dermatologiques d'Uriage

Spray Filtros UV; Controlo Microbiológico

Eau Thermale SPF 50+ UVA+UVB - Avène AV15811/11 Pierre Fabre - Laboratoires

Dermatologiques Avène

(19)

- Amostras em Conformidade

Produto/Marca Forma de

Apresentação Nº lote

Responsável por colocação no

Mercado Parâmetros Analisados

Creme com cor SPF 50+ UVA+UVB - Avène F1160213 Pierre Fabre - Laboratoires

Dermatologiques Avène

Creme Filtros UV; Controlo Microbiológico

Leite criança SPF 50+ UVA+UVB - Avène AV3031212 Pierre Fabre - Laboratoires

Dermatologiques Avène

Leite Filtros UV; Controlo Microbiológico

Emulsão SPF 50+ UVA+UVB - Avène F2001112 Pierre Fabre - Laboratoires

Dermatologiques Avène

Emulsão Filtros UV; Controlo Microbiológico

Eau Thermale SPF 30 UVA+UVB - Avène AV20701/13 Pierre Fabre - Laboratoires

Dermatologiques Avène

Spray Filtros UV; Controlo Microbiológico

Loção Protetora Sun Kids Swim & Play SPF 50+ UVA+UVB - Nivea

21423776B Beiesdorf Portuguesa, Lda.

Loção Filtros UV; Controlo Microbiológico

Loção Solar Hidratante SPF 30 UVA+UVB - Nivea Loção 21753174 Beiesdorf SA Filtros UV; Controlo Microbiológico

Creme Facial Rejuvenescedor SPF 30 UVA+UVB - Avon Creme Z170313 Avon Cosméticos, Lda. Filtros UV; Controlo Microbiológico

(20)

Produto/Marca Forma de

Apresentação Nº lote

Responsável por colocação no

Mercado Parâmetros Analisados

Protetor Solar transparente SPF 30 UVA+UVB - Avon Spray Z150113 Avon Cosméticos, Lda. Filtros UV; Controlo Microbiológico

Creme Protetor Facial Anti-Idade SPF 50 UVA+UVB - Avon

Z200413 Avon Cosméticos, Lda.

Creme Filtros UV; Controlo Microbiológico

Loção Protetora Solar SPF 15 UVA+UVB - Kanechom 040111030 Forêt Vierge Portugal - Sociedade

Unipessoal, S.A.

Loção Filtros UV; Controlo Microbiológico

Loção Protetora Solar SPF 30 UVA+UVB - Kanechom 100111020 Forêt Vierge Portugal - Sociedade

Unipessoal, S.A.

Loção Filtros UV; Controlo Microbiológico

Óleo Bronzeador Urucum & Coco SPF Baixo - Sun Foret 6203 Forêt Vierge Portugal - Sociedade

Unipessoal, S.A.

Spray Filtros UV; Controlo Microbiológico

Óleo Bronzeador Urucum SPF Baixo - Sun Foret 6196 Forêt Vierge Portugal - Sociedade

Unipessoal, S.A.

Spray Filtros UV; Controlo Microbiológico

Creme Sunific Invisível Anti-Rugas - Antimanchas SPF 50+ UVA+UVB - Lierac

C00302 Ales Groupe Portugal, Lda.

Creme Filtros UV; Controlo Microbiológico

(21)

- Amostras em Conformidade

Produto/Marca Forma de

Apresentação Nº lote

Responsável por colocação no

Mercado Parâmetros Analisados

Ativador do Bronzeado Sunific 1 SPF 30+ UVA+UVB - Lierac

C06319 Ales Groupe Portugal, Lda.

Spray Filtros UV; Controlo Microbiológico

Sunific Antienvelhecimento SPF 50+ UVA+UVB - Lierac Spray 913102 Ales Groupe Portugal, Lda. Filtros UV; Controlo Microbiológico

Leite Solar Infantil SPF 30 UVA+UVB - Cien Leite 40433932104.3 Lidl & Cia. Filtros UV; Controlo Microbiológico

Spray Solar Infantil SPF 50 UVA+UVB - Cien Spray 60534387511.1 Lidl & Cia. Filtros UV; Controlo Microbiológico

Leite Solar SPF 50+ UVA+UVB - Chicco Leite 0ZOC10O7 ArtSana Portugal, S.A. Filtros UV; Controlo Microbiológico

Creme Facial Anti-Rugas e Anti-Manchas SPF 50+ UVA+UVB - MyLabel

A-0434 Modelo e Continente Hipermercados, S.A.

Creme Filtros UV; Controlo Microbiológico

Leite Solar SPF 20 UVA+UVB - Babaria Leite F0227b Beleza 21 Filtros UV; Controlo Microbiológico

(22)

Produto/Marca Forma de

Apresentação Nº lote

Responsável por colocação no

Mercado Parâmetros Analisados

Leite Solar SPF 20 UVA+UVB - Babaria Leite e1107B Supermercados Froiz Portugal, Lda. Filtros UV; Controlo Microbiológico

Legenda Filtros UV:

- EN 16344:2013 - Cosmetics - Analysis of cosmetic products - Screening for UV-filters in cosmetic products and quantitative determination of 10 UV-filters by HPLC. Controlo Microbiológico:

- ISO 16212:2008: Cosmetics - Microbiology - Enumeration of yeast and mould - ISO 18416:2007: Cosmetics - Microbiology - Detection of Candida albicans

- ISO 21149:2006: Cosmetics - Microbiology - Enumeration and detection of aerobic mesophilic bacteria - ISO 21150:2006: Cosmetics - Microbiology - Detection of Escherichia coli

- ISO 22717:2006: Cosmetics - Microbiology - Detection of Pseudomonas aeruginosa - ISO 22718:2006: Cosmetics - Microbiology - Detection of Staphylococcus aureus

Referências

Documentos relacionados

A queda de potássio do PÓS HD em relação ao PRÉ HD foi observada em todas as sessões de HDI, porem com maior intensidade na primeira sessão de HDI com 25% de queda, já na

Em dezembro de 1989, nos EUA, a FDA licenciou a TXB-A como um medicamento para o tratamento do estrabismo, distúrbios musculares humanos, espasmos hemifaciais,

Na forma do artigo 3º da Instrução CVM nº 165, de 11-12-91, o percentual mínimo para que seja requerida a adoção do voto múltiplo para a eleição dos membros do Conselho

Este estudo foi realizado a fim de se determinar a tensão e o deslocamento inicial no ligamento periodontal quando uma força de 1N(98g/f) foi aplicada no centro da

Enquanto estiver no ecrã de navegação principal (onde pode ver o seu percurso), deslize para a esquerda ou prima o botão central para aceder ao ecrã do perfil de altitude.. O ecrã

Porque teme, enfim, esquecer-se, ou deixar que enguice e enferruje o discurso escudo, há muito decorado, com o qual se defende não apenas do interlocutor buscando entrar na

Para atingir esses objetivos utilizaram-se como procedimentos metodológicos uma pesquisa descritiva, por meio de entrevista com a proprietária da empresa Estética

O presente estudo objetivou demarcar a idade de segregação, por meio da variação radial da massa espe- cífica básica, caracterizar o comportamento de propriedades físicas no