• Nenhum resultado encontrado

de Inovação. A coordenadora da Redenamor, reeleita para o biênio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "de Inovação. A coordenadora da Redenamor, reeleita para o biênio"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

BOLETIM INFORMATIVO

iNOVAÇÃO, Propriedade intelectual &

transferência de TECNOLOGIA NA AMAZÔNIA

Nº 1 | Ano 1 | março 2017

Chamada para expansão do PROFNIT resultou na

can-didatura de 14 novos pontos focais.

Formação de Recursos Humanos em

Propriedade Intelectual e

Transfe-rência de Tecnologia para ambientes

de Inovação.

NAMOR

Nesta edição

Retrospectiva 2016

Principais ações da

Redena-mor na Amazônia. Pág 4.

Namor na mídia

Nossas ICTs foram destaque

nos meios de comunicação.

Pág 10.

Nossas ICTS

Destaque: NITT UEPA lança

folhetos informativos sobre

proteção intelectual. Pág 9.

A coordenadora da Re-denamor, reeleita para o biênio 2017~2019 no cargo de Diretora Técnica da Associação Fórum Na-cional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FOR-TEC), continua com o desafio de apoiar a implantação do Programa de Pós-Graduação em Proprieda-de Intelectual e Transferência Proprieda-de Tecnologia para a Inovação (PRO-FNIT), com 12 Pontos Focais em pleno funcionamento.

O FORTEC, responsável pelo curso, abriu chamada para sondar o interesse na Expansão do PROFNIT e o resultado foi a can-didatura de diversas Instituições isoladamente ou em parceria, to-talizando 14 candidatos a novos Pontos Focais. Esta demonstração de interesse será objeto de diligên-cia da Comissão Acadêmica Nacio-nal do PROFNIT a fim de conhecer as instituições e posteriormente encaminhar a demanda a CAPES a

quem cabe realizar chamada para credenciamento de novos Pontos, de acordo com suas normas e cro-nograma.

Dedicado ao aprimoramen-to da formação profissional para atuar nas competências dos Núcle-os de Inovação Tecnológica (NITs) e nos Ambientes Promotores de Inovação nos setores acadêmico, empresarial, governamental, orga-nizações sociais, etc. O mestrado funciona em rede nacional com Sede Acadêmica atualmente na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Os alunos não pagam anui-dades e os professores não rece-bem pró-labore, uma contribuição social do FORTEC (www.fortec.org. br). É co-financiado pelo governo brasileiro e por outras organiza-ções.

Encontra-se aberta em sis-tema de fluxo continuo a chamada PROFNIT Pós-Doc que pode ser vis-ta na página www.profnit.org.br.

(2)

EXPEDIENTE

GOVERNO DO BRASIL Presidente da República Michel Temer

Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC Gilberto Kassab

Ministro da Educação José Mendonça Bezerra Filho MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI Diretor

Nilson Gabas Júnior

Coordenadora de Pesquisa e Pós Graduação

Ana Vilacy Moreira Galúcio

Coordenadora de Comunicação e Extensão

Maria Emilia da Cruz Sales

Coordenador de Planejamento e Acompanhamento

Amílcar Carvalho Mendes

Coordenadora da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Ama-zônia Oriental (REDENAMOR) Maria das Graças Ferraz Bezerra REDAÇÃO

O Boletim Informativo Namor é uma publicação oficial da Redenamor. Coordenação

Maria das Graças Ferraz Bezerra Equipe

Maria das Graças Ferraz Bezerra, Ale-xandre José França Carvalho, Clarisse Rodrigues Andrade, Danuse Farias Mar e Manoela Maria Costa Projeto gráfico e diagramação Manoela Maria Costa

redenamor@gmail.com

Editorial

Novo ano, novos compromissos, renovação de esperanças. Com este espírito o Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (Redenamor) utiliza este espaço para externar os mais sinceros agradecimentos aos parceiros que possibilitaram a caminhada de 2016, convidando cada um a se manter no esforço de promover a inovação e a transferência de tecnologia na Amazô-nia e no Brasil.

A Redenamor é um Arranjo de Núcleos de Inovação Tecno-lógica do MCTIC sediada no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Be-lém-Pará. Foi criada em 2010 com o objetivo de promover e com-partilhar boas práticas de gestão da inovação, apoiar a proteção do conhecimento gerado nas ICTs da Amazônia Oriental e promo-ver sua transferência ao setor produtivo no formato adequado.

No momento de sua criação contava com 07 (sete) ICTs. Agregou mais 05 (cinco) atendendo a meta estabelecida no proje-to NAMOR2 que financiou a primeira etapa da existência da Rede. Em 2016, 6 (seis) ICTs solicitaram ingresso no Arranjo e aguardam decisão do Comitê Gestor de Inovação do MCTIC. Independente do documento oficial, todas as ICTs abaixo listadas são atores impor-tantes para a Redenamor e atuam fortemente para o cumprimento de sua missão: Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) sede da Re-denamor; Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Fe-deral Rural da Amazônia (UFRA); Universidade FeFe-deral do Sul e Su-deste do Pará (UNIFESSPA); Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA); Universidade do Estado do Pará (UEPA); Embrapa Ama-zônia Oriental; Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA); Universidade Federal do Tocantins (UFT); Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS); Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Faculdade Católica do Tocantins (Católica-TO), Centro Universitário Luterano de Palmas (ULBRA-TO), Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI-TM); Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT-Guamá) e Ins-tituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP).

Considerado um ano de crise econômica para o Brasil e para o mundo, 2016 foi um ano de crescimento e visibilidade para a Redenamor. Esta visibilidade foi consequência do trabalho árduo realizado ao longo de 6 anos, mas também da confiança e apoio do Sebrae que permitiu a exibição das tecnologias das ICTs no Espaço Inovação, na Feira do Empreendedor, evento realizado em parceria com o Governo do Pará.

Como todo o ecossistema de C,T&I do Brasil, a Redenamor espera que o financiamento à C,T&I seja uma realidade para o for-talecimento das instituições. A ciência é o motor da inovação e o desenvolvimento social e econômico do país depende disso.

(3)

Março 2017 - Boletim Informativo NAMOR

3

A REDENAMOR é uma das instituições integrantes do Fórum Técnico Estadual de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do Estado do Pará, criado pela Portaria de nº 338, de 07 de ou-tubro de 2016 da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR).

O Objetivo do Fórum é ser um órgão colegiado consul-tivo, propositivo e mobilizador, destinado a proporcionar políti-cas públipolíti-cas para o estímulo as concessões de Indicação Geográ-ficas (IGs) e Marcas Coletivas no Estado do Pará. Para cumprir sua missão institucional o Fórum tem por finalidade, estudar, deliberar e propor diretrizes e políticas go-vernamentais para a implantação de uma Política Estadual para as IGs no Estado.

A atenção a este propósito foi debatida por representantes das 31 instituições que compõem o Fórum, que também decidi-ram que o mesmo se inspirará nas suas ações no que preveem a Convenção da Diversidade

Bio-lógica – CDB e a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) obedecendo aos seguintes princípios e diretrizes: I - Preservação da diversidade e da integridade do patrimônio am-biental e cultural existentes em territórios do Estado;

II- Proteção do conhecimento tra-dicional associado;

III - Responsabilidade, solidarie-dade, reciprocisolidarie-dade, prudência e prevenção de riscos ao conheci-mento tradicional associado; IV - Reconhecimento dos valores ecológico, social, econômico, edu-cacional, cultural, turístico e esté-tico da diversidade biológica; V - Reconhecimento dos direitos relativos ao conhecimento tradi-cional associado detido por po-vos e comunidades tradicionais.

Dando continuidade ao cronograma de atividades do fó-rum, no dia 14 de fevereiro de 2017 houve a primeira reunião para planejamento das ativida-des do corrente ano. A parte da manhã foi reservada à palestras.

Péricles Carvalho, gerente da uni-dade de acesso à inovação e tec-nologia do SEBRAE, apresentou o diagnóstico de IG realizado pela instituição em território paraen-se. Na sequência, Anselmo Buss Jr, diretor do Instituto Inovates e presidente do Fórum de IGs e de Marcas Coletivas do Espírito San-to palestrou sobre a importância da IG como ferramenta legítima de proteção e agregação de valor aos produtos tradicionais, além de compartilhar sua experiência no fórum do Espirito Santo. À tar-de foi finalizado o calendário tar-de reuniões e o planejamento anual.

Fórum Técnico de Indicações Geográficas e

Marcas Coletivas do Estado do Pará começa

suas atividades em 2017.

Representantes das instituições que compõem o Fórum.

(4)

Dra. Graça Ferraz, coordenadora da Redenamor, em palestra no evento Brasil no eixo da inovação.

Com o propósito de discu-tir e fomentar a reflexão sobre a C,T&I no Brasil e gerar visibilida-de e oportunidavisibilida-de visibilida-de negócios para as tecnologias de nossas Instituições de Ciência e Tecnolo-gia (ICTs), a Redenamor teve par-ticipação nos mais diversos seto-res de atuação, tanto no âmbito da sociedade organizada quanto do Estado, da academia e da in-dústria. Nesse sentido, transfor-mamos relacionamentos e ne-twork em parcerias a longo prazo e abrimos caminho para novas perspectivas no mercado.

A participação em eventos e debates no âmbito local e na-cional foi fundamental para for-talecer a rede de integração dos núcleos e mostrar o potencial da Ciência, Tecnologia e Inovação no norte do país.

Seminário de Indicação Geo-gráfica: o estado da arte e po-tencialidades no Pará.

Promovido pelo grupo de

trabalho MPEG, SETUR, SECTET, SEBRAE, MAPA e Secretaria Mu-nicipal de Cultura e Desporto de Bragança. O evento ocorreu no dia 5 de maio de 2016, no Boule-vard Shopping, dentro da progra-mação do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense. Teve o intuito de escla-recer sobre o estágio das IGs do Estado do Pará e discutir sobre as potencialidades da região e o processo de indicação, estreitan-do as relações entre as associa-ções de produtores e cooperati-vas com as ICTs, o poder público e o setor privado.

FCE Cosmetique.

Maior evento de tecnolo-gia para a indústria cosmética da América latina, ocorreu de 10 a 12 de maio de 2016, em São Pau-lo, no espaço do Transamérica Expo Center. Convidada pelo NIT Mantiqueira, a Redenamor este-ve junto com pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) apresentando a tecnologia “Produto cosmético la-bial a base de manteiga de Bacuri e pigmento de Jambo” desenvol-vido na mesma Instituição.

Fo to: N it M an tiqueir a Fo to: N it M an tiqueir a

Retrospectiva 2016

Representantes da Rede compartilharam boas práticas e fomentaram a discussão

acerca das atividades relacionadas à Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia.

A Redenamor esteve envolvida em vários

eventos ao longo de 2016.

(5)

Março 2017 - Boletim Informativo NAMOR

5

Parcerias estratégicas para

alcançar resultados.

Equipe de Trabalho Redenamor e Sebrae, em preparação para a Feira do Empreeendedor 2016. Fo to: N it M an tiqueir a

1º Conferência Brasil no eixo da inovação.

Promovido pelo Arranjo NIT Mantiqueira, nos dias 9 e 10 de novembro de 2016, o evento teve como objetivo explorar ele-mentos que possam impulsionar a inovação no Brasil. Como desta-que, houve palestras voltadas às atividades executadas por agên-cias de inovação, de fomento e NITs, debatendo sobre inovação tecnológica, propriedade intelec-tual, transferência de tecnologia, prospecção tecnológica, comuni-cação e educomuni-cação voltada à área de C,T&I.

Simpósio de Biocosméticos da Amazônia

O evento fez parte da programação do Pará Negócios 2016, no Hangar, no dia 2 de de-zembro e contou com um repre-sentante da Redenamor. Teve o intuito de contribuir para a dis-cussão dos grandes desafios que o aumento da produtividade de Biocosméticos demanda, através de um diálogo claro entre repre-sentantes do Governo, Institui-ções Públicas e representantes do setor. O MPEG, Instituição que sedia a Redenamor, apoia o Ar-ranjo Produtivo Local de Biocos-méticos do Pará desde o início, no qual é representado pela Dra. Cristine Bastos do Amarante. SimpoAGRO - I Simpósio de Agrobiodiversidade da Amazô-nia.

O evento, promovido pela UFRA, foi realizado no auditório Paulo Cavalcante - Campus de pesquisa do MPEG e contou com a presença da Dra. Graça Ferraz. Com a palestra “Transformando conhecimento em produto”, foi compartilhado a experiência da Rede na recente ação de

mape-Retrospectiva 2016

Instituições parceiras potencializaram o poder de

disseminação das ações da Rede.

A cooperação estratégi-ca entre instituições e empresas possibilitou à Rede, em 2016, am-pliar as oportunidades de traba-lhar na sua missão institucional, otimizar e compartilhar recursos e de disseminar boas práticas de gestão de inovação e proteção à propriedade intelectual e trans-ferência de tecnologia.

Através de eventos,

workshops, fóruns e palestras, Instituições como Sebrae, Swis-snex Brazil, SECTET e Fortec compartilharam momentos im-portantes, seja na promoção de eventos conjuntos ou na discus-são de projetos, contribuindo para o fortalecimento da imagem da Redenamor como uma vitrine da área de Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia.

amento e valoração de algumas tecnologias das ICTS que com-põem o arranjo. A discussão também esclareceu pontos im-portantes para a proteção do conhecimento da Amazônia legal em C,T&I.

Mesa redonda ‘Ciência, Tecno-logia e Inovação alimentando o mundo de forma sustentável’.

Coordenada pela

Secre-tária Adjunta da Sectet, profa. Maria Amélia Enriquez, represen-tantes de diversas instituições discutiram, no Centur, sobre como o conhecimento científico e a inovação podem contribuir para a ampliação da produção sustentável de alimentos no es-tado do Pará, além de elencar como a C,T&I auxilia para o de-senvolvimento das cadeias e Apls relacionadas a este tema.

(6)

Indicações Geográficas são

destaque em material da

Redenamor.

Agenda atemporal da Rede-namor evidencia potenciais Indicações Geográficas, des-tacando a culinária e cultura do norte do Brasil.

Da esquerda para a direita: Nilson Gabas Júnior, Diretor do MPEG, Amílcar Mendes, Coordenador do NIT MPEG e Luiz Henrique Borda.

No ano em que celebrou 150 anos de contribuição ao de-senvolvimento científico e tec-nológico da Amazônia, o Museu Paraense Emílio Goeldi recebeu a visita do Dr. Luiz Henrique Borda, responsável pela coorde-nação das unidades de pesquisa do Ministério. Devido ao tempo exíguo a visita ficou restrita ao Parque Zoobotânico, no centro de Belém, local que reúne sig-nificativa mostra da flora e fauna amazônica e também funciona como vitrine da produção científi-ca através de exposições, além de visitas guiadas e intensa atividade de educação em ciências.

Já o Campus de Pesquisa, localizado na periferia de Belém, é o local onde se concentram os laboratórios científicos e os cur-sos de pós-graduação. Os pon-tos de maior destaque da visita foram as coleções biológicas, de obras raras, a reserva arqueológi-ca, encerrando a visita no Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NIT-MPEG), onde o coordenador das Unidades de Pesquisa e Organizações Socias do MCTIC pode conhecer a estrutura do NIT-MEG e da REDENAMOR.

Luiz Henrique

Borda,

coordena-dor das Unidades

de Pesquisa e

Or-ganizações Socias

do MCTIC, visita a

Redenamor.

Valorizar a sociobio-diversidade da Amazônia é um esforço de todas as ICTs da Redenamor que, além do empenho em proteger o co-nhecimento, prima pela pro-moção do uso dos recursos biológicos de acordo com a Legislação Brasileira. Outra questão crucial para os Núcle-os de Inovação Tecnológica é o reconhecimento e o respeito a cultura local, em seus diver-sos aspectos; razão pela qual a Redenamor entende que uma modalidade de proteção do conhecimento que se afi-na fortemente com a região amazônica é a Indicação

Geo-gráfica, por tratar-se de reco-nhecimento oficial de um ativo já reconhecido e disseminado localmente.

Homenageamos a cul-tura amazônica e sua culiná-ria ímpar cculiná-riando uma agenda atemporal, destacando ícones como o artesanato em fibra de jupati, que representa as mulheres empreendedoras e artesãs de São Sebastião da Boa Vista, no Marajó; as cuias de Santarém; o artesanato de Miriti de Abaetetuba; e igua-rias como o tucupi e o jambu indispensáveis na culinária lo-cal.

(7)

Março 2017 - Boletim Informativo NAMOR

7

Ins�t. Pública

Reuniões

Ins�t. Privada Inventor Independente Pesquisador Governo

Arranjos Produ�vos Locais Fundações, ONGS Outros 22,5% 8,5% 8,5% 16,9% 2,8% 5,6% 25,4% 9,8% Curso

Capacitações

Publicações

Palestras Par�cipação em Eventos Eventos Promovidos 5,2% 36,9% Material Promocional

Disseminação de boas prá�cas em inovação

33,3% 66,7% 42,1% 15,8%

PATENTE DE

INVENÇÃO

MODELO DE

UTILIDADE

INDUSTRIAL

DESENHO

PROGRAMA DE

COMPUTADOR

MARCA

13

4

2

3

1

A�vos de PI 2016

Redenamor em números

Nossas ações em diversos segmentos no ano de 2016

.

7

(8)

StartNOW

A palestra “O Novo

Mar-co Legal da

Biodiversi-dade”

Ministrada pelo advogado José Mauro Ó de Almeida, a palestra aconteceu no auditório da Uni-versitec no dia 23 de agosto 2016. Com 24 participantes, o evento apresentou a nova legislação que envolve o uso da biodiversidade, apontando suas diferenças em relação à legislação anterior, e explicar como isso afeta o coti-diano de quem trabalha com ci-ência, tecnologia e inovação. Cerca de 50 potenciais

em-preendedores participaram do Workshop promovido pela Uni-versitec, da UFPA. O evento, re-alizado de 20 a 23 de outubro de 2016, por meio do PIEBT e da Coordenadoria de Empreen-dedorismo (Cempre), teve apoio do CNPq e Faculdade Estácio do Pará. O objetivo foi promover qualificação e fortalecer o empre-endedorismo local, desenvolven-do produtos e serviços inovadesenvolven-do- inovado-res no Pará.

Nossas ICTS em 2016

UFPA

Eventos

Texto: Ascom Universitec | Foto: Ascom Universitec

Universidade Federal do

Pará (UFPA) recebe

patentes internacionais

A UFPA recebeu, em se-tembro de 2016, patentes inter-nacionais para três tecnologias desenvolvidas por professores da universidade. A concessão das patentes ocorreu por intermédio da Agência de Inovação Tecnoló-gica da UFPA (Universitec) e se re-ferem aos trabalhos dos profes-sores Marcos Allan Leite, Maria Fani Dolabela e Alberdan Santos.

As patentes que foram concedidas à UFPA são interna-cionais, no Brasil elas ainda estão em análise pelo INPI.

Patente

Realizada pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Agência de Inovação Tecno-lógica (PIEBT/Universitec) e pela Rede de Incubadoras de Empre-sas (Ritu), a StartNOW ocorreu durante a Feira do Empreende-dor 2016, no Hangar, no dia 19 de novembro, incluindo palestras, mentorias, orientações, momen-tos de validação, entre outras atividades. Ao final, cada equipe apresentou um pitch (resumo do negócio) e as três mais bem ava-liadas foram premiadas.

Workshop Criação de

Startups.

UNIFAP

Texto: NITT UNIFAP

UNIFAP tem seus

primeiros pedidos de

proteção deferidos.

Pedidos INPI

O “dispositivo para

programa-ção de controladores para uso de conversores de frequência” é o

primeiro pedido de patente da Universidade Federal do Amapá (Unifap). A invenção é resultado da tese de doutorado do profes-sor Geraldo Maranhão, em cola-boração dos acadêmicos Salatiel Guimarães Jr, Andreza Costa e do docente Alaan Ubaiara, todos do curso de Engenharia Elétrica.

Como registro de Software, o programa “Fractron”, desenvolvi-do pelo professor Rafael Pontes, é uma ferramenta que facilita o aprendizado de frações

matemá-Eventos

Realizado nos dias 19 e 20 de agosto de 2016, no campus Ma-capá. O objetivo central foi esti-mular junto a professores e estu-dantes o interesse por inovação nas pesquisas produzidas no am-biente acadêmico.

Realizado de 17 a 21 de ou-tubro de 2016 e organizada pela UEAP, com a colaboração da UNI-FAP e do Ifap, o evento deste ano teve um dia inteiro dedicado à inovação, com atividades plane-jadas e executadas pelo NITT/ UNIFAP.

I Simpósio de Inovação

Tecnológica (SIMIT)

Semana Nacional de

Ciência e Tecnologia

(9)

Março 2017 - Boletim Informativo NAMOR

9

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia – NITT, da Universidade do Estado do Pará – UEPA, lançou em 17 de outubro de 2016, a

publica-ção de uma série de folhetos informativos sobre suas atividades e diversos assuntos relacionados à proteção intelectual. Batizada de “Modalidades de Proteção”, a série segue uma tendência nacional dos órgãos que atuam nesta área de levar conhecimento para

pes-quisadores, professores e estudantes.

A série contempla um conjunto de quinze (15) folhetos, publicados mensalmente em formato digital, nas mídias da UEPA, com informações sobre os diferentes tipos de proteção

intelectual.

Com um design moderno e uma linguagem sim-plificada, o conteúdo de cada folheto foi estruturado para que a leitura seja agradável, produtiva e que agregue valor

para o leitor.

Série de folhetos “MODALIDADES DE PROTEÇÃO”

Nossas ICTS em 2016

UEPA

Informação

Texto e Foto: NITT UEPA

I SIMIT 2016 – IFPA

CAMPUS CASTANHAL

O primeiro Simpósio de Ino-vação Tecnológica do IFPA ocor-reu no dia 13 de setembro de 2016. No seminário, além de palestras e colóquio, foi realiza-da a apresentação dos projetos aprovados no Edital de Inovação 2016 do IFPA, mostras de Inova-ção dos Grupos de Pesquisa e o lançamento de livros de pesqui-sadores do IFPA.

Projetos de Inovação e

Pesquisa Aplicada.

Lançado em 2016, o edital de Auxílio a Projetos de Inova-ção e Pesquisa Aplicada (APIPA), apoiou projetos que gerassem produtos e processos caracteri-zados como Inovação Tecnológi-ca. O Edital teve a submissão de 58 propostas de diversos grupos de pesquisa do IFPa. Os projetos aprovados estão em execução e tem o objetivo de gerar ativos de inovação para serem transferi-dos para a sociedade.

IFPA

Evento

Edital

Texto e Foto: Ascom IFPA

FCE Cosmetique

A feira FCE Cosmestique ocor-reu em maio de 2016, em SP. Sendo o maior evento de tecno-logia para a indústria cosmética da América latina, a feira tam-bém foi vitrine para a Tecnologia do batom de Bacuri com pigmen-to de Jambo. Representando o produto no espaço do NIT Manti-queira, estiveram a pesquisadora e professora Kariane Nunes e a estudante e bolsista de desenvol-vimento tecnológico, Bruna Can-tal.

UFOPA

Evento

Comunicação: Site Ufopa

A série de folhetos Moldalidade de Proteção está disponível no site da UEPA:

(10)

Namor na mídia

Tecnologias com insumos regionais trazem alternativas inovadoras para o mercado.

ICTs da Redenamor são destaque na web e em

jornais de grande circulação na cidade.

Produtos com a marca da sustentabilidade. Assim são as tecnologias desenvolvidas pelas Instituições de Ciência e Tecno-logia (ICTs) da Redenamor que tiveram destaque nos meios de comunicação em 2016.

Ao utilizar insumos ama-zônicos para gerar soluções ino-vadoras, os institutos de pesqui-sa das universidades mostraram o grande potencial da região em desenvolver tecnologias com alto apelo mercadológico e capacida-de capacida-de revolucionar setores como o de cosméticos e movelaria.

Um exemplo é o Batom de Bacuri com pigmento de Jambo, desenvolvido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFO-PA). Utilizando matéria prima mais acessível e barata do que a

usada tradicionamente pela

in-dústria cosmética, o batom tam-bém traz consigo os benefícios hidratantes da manteiga de Ba-curi (fruto da flora amazônica) e a vantagem de substituir os metais pesados como chumbo e cádmio por alternativas naturais e não nocivas à saúde.

Já o Ecopainel, desenvol-vido em uma parceria entre as Universidade do Estado do Ama-zonas (UEA), o Museu

Paraense Emílio Goel-di (MPEG) e a Universi-dade Federal do Pará (UFPA), utiliza maté-ria prima de descarte (caroço de açaí) para produção de painel de partículas de mé-dia densidade (MDP) em substituição aos painéis de madeira. Estas tecnolo-gias tiveram grande

visibilidade ao participarem do Espaço Inovação do SEBRAE, na Feira do Empreendedor 2016. Ao todo, 7 instituições de pesquisa tiveram a oportunidade de apre-sentar 12 projetos inovadores nos setores alimentício, cosméti-co, fitoterápicosméti-co, energia e agrone-gócios gerando oportunidade de negócios e conhecimento do que é produzido nas Universidades.

(11)

Março 2017 - Boletim Informativo NAMOR

11

Namor na mídia

Redes Sociais

Canais de comunicação são vitrine para divulgar o trabalho da Rede e suas ICTs

Compartilhando conhecimento e informação.

Ter presença online é fun-damental em um mundo cada vez mais digital. É através desses veículos que as marcas conse-guem chegar mais próximo do seu público, disseminando seus valores e trazendo informações relevantes.

A Redenamor possui atu-almente três frentes de presença

98 Seguidores

online: o youtube, o facebook e a plataforma digital de publicações - Issuu. Todas são trabalhadas de forma a manter a missão da Rede em difundir boas práticas de ino-vação, compartilhar novidades das áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação e servir de vitrine para o que é desenvolvido nas nossas Instituições de pesquisa.

Issuu issuu.com/redenamor

Youtube

Facebook @redenamor.amazonia

(12)

Fo to: C ristino M artins/ ASC OM SUSIPE

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) fez a revisão de suas metas e realizou o Planeja-mento Estratégico para o período 2016~2020. O documento tem as ações do NIT que contribuirão para cumprimento das metas em Inovação Científica do MPEG, o qual tem a missão de realizar a gestão da Propriedade Intelectu-al e Transferência de Tecnologia da instituição.

Fomentar a cultura da promoção do conhecimento ge-rado no Museu e assegurar o cumprimento das normas de acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional as-sociado permitem, além da pro-teção, a possibilidade da gestão adequada das pesquisas cientifi-cas, salvaguardando o titular da patente e a empresa que tiver interesse na transferência dessa tecnologia. Uma vez transferida,

aumentam as chances deste co-nhecimento chegar ao mercado consumidor, caracterizando a inovação.

A inovação é um instru-mento decisivo para potencializar o desenvolvimento econômico e social, razão pela qual deve ser integrada à pesquisa científica. Este instrumento envolve o aper-feiçoamento e desenvolvimento de produtos, processos e novos serviços tecnológicos, além de marketing organizacional. Todos esses requisitos devem ser capi-talizados pelo MPEG, instituição sede da Redenamor.

Para chegar aos objetivos propostos, a instituição utilizará de forma estratégica o uso do direito industrial no resguardo de patentes, marcas, cultivares, design, indicações geográficas e knowhow; realizará prospecções tecnológica e fará a atualização

do Manual de Acesso ao Patrimô-nio Genético e ao Conhecimento Tradicional Associado, a fim de orientar a realização de pesqui-sas em consonância com a legis-lação. Todas as ações citadas são orientadas pela Lei 13.243 de 11 de janeiro de 2016, que trata do novo marco Legal da Ciência, e pela política de inovação tecno-lógica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), instituída pela Portaria 240 de 11 de março de 2014.

A ação prevê ainda viabili-zar a estrutura técnica para o es-tabelecimento da conformidade do processamento e da pesquisa de produtos naturais da Amazô-nia visando a prestação de servi-ços tecnológicos no MPEG, facili-tando assim o desenvolvimento de produtos e processos a partir do conhecimento produzido na ICT.

Ações garantem proteção e gestão adequada das pesquisas científicas.

Planejamento estratégico do MPEG inclui

ações importantes para a inovação científica.

Iniciativas em prol da pro-teção do conhecimento que é produzido na instituição é pauta no planejamento do MPEG.

Mudança na

coordenação do

NIT do MPEG.

O coordenador de Plane-jamento e Acompanhamento do MPEG, Amílcar Carvalho Mendes,

assumiu a coordenação do Nú-cleo de Inovação Tecnológica, que desde a sua criação fun-cionou dentro dessa coorde-nação, sendo responsável pela elaboração do Planejamento Estratégico Institucional.

Referências

Documentos relacionados

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,