• Nenhum resultado encontrado

Pr. José Martins Capetine. Por uma família feliz

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pr. José Martins Capetine. Por uma família feliz"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Pr. José Martins Capetine

Por uma família feliz

Rio de Janeiro

Barra Livros

(2)

Copyright © 2014 by José Martins Capetine Todos os direitos reservados à Barra Livros

Proibida a reprodução desta obra, total ou parcialmente, sem autorização por escrito da Editora.

Diagramação e revisão: Equipe Barra Livros Capa: Leandro Pinheiro Felipe

Impresso no Brasil

O conteúdo desta obra é de responsabilidade exclusiva do autor.

CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO NA PUBLICAÇÃO

SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ

Espaço para ficha catalográfica

_____________________________________________________

BARRA LIVROS E CURSOS EDITORA LTDA

Av. das Américas, 500 –Bloco 21 - sala 212 Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

CEP 22.640-904 Tel.: (21) 3253-5099 Site: www.barralivros.com Email: contato@barralivros.com

(3)

DEDICATÓRIA

Dedico este livro à minha querida esposa Dulcinéa Barros Capetine, serva de Deus, pastora comigo durante trinta e seis anos, me acompanha no Ministério. Companheira, dedicada, líder, amorosa, pregadora, incentivadora, mulher que me inspira há 50 anos a fazer o que faço. Às minhas filhas queridas: Josiane Capetine de Paula, Rejane Barros Capetine Souza; aos meus genros: Rogério Augusto de Paula, Sergio Carlos Souza; aos meus netos: Bruno Capetine de Paula, Rogério Augusto de Paula Junior, Caroline Capetine Souza, Isabelle Capetine Souza e Victor Capetine Souza. Netos do meu coração. Muito obrigado!

(4)
(5)

Sumário

PREFÁCIO...7

INTRODUÇÃO...9

CAPÍTULO UM: ENQUANTO SOLTEIRO...11

1. O NAMORO...11

2. O FICAR...17

3. NOIVADO...21

4. SEXO ANTES DO CASAMENTO...25

5. QUE CONSELHOS ESPERAM EM SITUAÇÕES COMO

ESSA?...29

CAPÍTULO DOIS: ENQUANTO CASADOS...33

6. O CASAMENTO...33

7. CONSTRUINDO O AMOR...37

8. APRENDENDO COM A LUA DE MEL...41

9. DEPOIS DA LUA DE MEL. VIVENDO A REALIDADE DO

CASAMENTO...45

CAPÍTULO TRÊS: ENQUANTO FAMÍLIA...49

10. A VISÃO DE UMA FAMÍLIA...49

11. AMBOS UMA SÓ CARNE...51

12. FIDELIDADE – A FORÇA DA UNIÃO...55

CAPÍTULO QUATRO: ENQUANTO SEPARANDO...59

13. DIFERENÇA ENTRE INFIDELIDADE E ADULTÉRIO...59

14. O DIVÓRCIO – HÁ RAZÃO PARA DIVRCIO? QUAIS?.65

15. UMA REFLEXÃO ANTES DE PEDIR DIVÓRCIO...71

16. COMO SUPERAR AS DIFICULDADES...75

CAPÍTULO CINCO: PRÁTICAS SEXUAIS QUE NÃO

PODEM AGRADAR A DEUS...79

17. O QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE O ASSUNTO?...85

18. MASTURBAÇÃO...87

19. CONCLUSÃO...93

(6)
(7)

PREFÁCIO

Quando o assunto é família, de imediato nos interrogamos sobre quem é o autor, sua vida, sua família, suas experiências e de que forma desenvolveu seu trabalho. Pois bem, tudo isso pode ser confiado ao seu autor, cujo conteúdo da obra que apresenta se encontra em harmonia com a sua vida e com a sua preocupação pastoral em orientar famílias. De início há sempre um juízo antecipado em relação ao assunto: serão as mesmas considerações da maioria dos autores que trabalham na área de família? Dificilmente, num espaço tão curto, numa abordagem tão aberta, alguém conseguiria ser tão franco e corajoso como o foi o Pr. José Capetine neste livro. Essa é uma possível resposta.

Sempre que assumimos a responsabilidade de examinar um livro, damos uma rápida passagem, página por página, pra depois voltar a um exame mais detido. Todavia, logo que surge o que seria apenas curiosidade inicial, os olhos se voltam para as linhas detrás, e nova leitura é cobrada. Que coragem desse escritor em ser tão explícito e tão acurado no seu palavreado. Não somente pelos detalhes, mas também ao justificar a sua pesquisa quando se tem que provar o que a ciência diz sobre determinado assunto. Não se preocupou o autor em dar um tom acadêmico às suas considerações, mas numa linguagem que qualquer adolescente ou um adulto pode entender.

Nem sempre os pais entendem a linguagem dos adolescentes quando dizem “estar gostando” de alguém. Dizem por exemplo que não estão namorando, mas apenas “ficando”, e nunca apresentam a verdade quando questionados sobre o significado do termo “ficar”. Por outro lado, o jovem cristão, mesmo sabendo da necessidade de sua conduta exemplar durante o namoro, acha que pode dar uma escapadinha quanto à questão do sexo antes do casamento. O que seria a lua de mel, antes e depois do “mel”? Que aprendizado traz ao casamento na volta da lua de mel? Mais tarde, a necessidade de entender como esquentar o casamento sem ser promíscuo? Por fim, uma reflexão sobre o divórcio, conselhos que podem ajudar quem está à sua beira. Nestas considerações, o autor não poupa palavras e abre o jogo. Desde o namoro, o noivado e o casamento, conselhos que não podem faltar na biblioteca do cristão.

Uma obra para todas as etapas da vida de uma pessoa que tenha

(8)

despertado o amor no seu coração: enquanto solteiro, o namoro, o ficar, o noivado, o sexo antes do casamento, e que conselhos esperar em tais situações.

Já casados, o casamento, construindo o amor, aprendendo com a lua de mel – vivendo a realidade do casamento.

Enquanto Família, a visão de que ambos são uma só carne, fidelidade – a força da união; enquanto separando: há razão para o divórcio? Uma reflexão antes de pedir o desquite e como superar dificuldades.

É nesse diapasão que a obra é apresentada por um homem consagrado e experiente, que enfim, posso afirmar com muita alegria que Pr. Capetine é um homem de Deus.

Pr. Paulo Florêncio e Silva

(9)

INTRODUÇÃO

Diferente do consultório dos psicólogos e dos psicanalistas, é no gabinete pastoral que ocorre o acompanhamento diário das ovelhas. No exercício pastoral acompanha-se a vida dos jovens com maior proximidade, o crescer, namorar, casar e tornarem-se pais. Desta forma, a vivência pastoral constitui um grande privilégio para quem a desfruta com responsabilidade, uma verdadeira academia de vida e experimento dos mais ricos e saudáveis que qualquer orientador ou conselheiro pode ter. A partir daí o ajuntamento de tudo quanto se tem presenciado e vivido pode transformar um livro numa fonte de orientação para seus leitores.

Notadamente, há um paradoxo nas informações que entram nos lares de todos. Enquanto na vida cristã se ensina a boa conduta moral, a construção de valores espirituais e eternos, por outro lado, a mídia, com suas ofertas, oferece uma variedade de atrativos imorais, contrapondo aos valores que são passados pelo pastor às suas ovelhas neste convívio. Desta forma, o feedback pastoral encontra respaldo para ser crido no que é construído presencialmente, e que se pode dar com muito cuidado e certeza de alcançarem seus resultados quando colocados à baila, sem se furtar das verdades nuas e cruas.

Quando os pais são surpreendidos pelos filhos, que via de regra, estão crescendo, surgem surpresas como estas: “Pai estou gostando do meu colega de escola, e ele quer vir aqui em casa pedir permissão para namorar.” Às vezes a mãe pode até achar engraçado, todavia, o pai quase sempre arranha a garganta, fica vermelho, engole em seco e diz: “Precisamos pensar no caso”. Isso acontece porque geralmente não estão preparados para falar abertamente sobre o que se chama de namoro e por que e como namorar. Que palavras dizer nesta hora? Uma amostra do que se pretende passar nessa pequena caminhada que faremos juntos nesta leitura.

É preciso muita paciência para encontrar alguém que seja servo(a) de Deus. Eu sei que não é somente namorar e casar com crentes que faz o casamento ser bem-sucedido. Por essa razão eu disse servo ou serva de Deus. Entretanto, quando uma pessoa se casa com outra serva de Deus, as coisas são diferentes até para o seu pastor ou o seu conselheiro ajudá-los. Torna-se mais fácil abrir o coração, uma vez que para o jovem cristão há

(10)

entendimento de que vez por outra precisa contar com seu pastor que também tem família e é mais submisso a Deus quando precisa aconselhar os seus.

Os jovens deste tempo têm sido cada vez mais influenciados pelos costumes e ensinos transmitidos nos seus ajuntamentos. Sexo tem sido apenas uma questão de prevenção – basta o uso da camisinha. Eles esquecem de que se trata de algo muito especial e abençoado. O sexo é sem dúvida uma bênção de Deus para o homem e a mulher. Todo prazer é indescritível. O orgasmo é tão rápido, mas tão gostoso que não poderia durar muito, senão ambos morreriam desse prazer imensurável. Entretanto, não podemos colocar o carro na frente dos bois. Uma relação sexual antes do casamento não é aconselhável. Mais adiante retomaremos essa conversa.

A surpreendente lua de mel é o desabrochar de uma flor, muita beleza fica por vir, é um aprendizado que deve ser cultivado antes, durante e depois do “mel”. O sexo não é tudo, é apenas o ápice de uma resposta em amor ao sentimento da alma, é a celebração da vida. Tanto a do casal, como também daquela que deverá ser propiciada pela conjunção mais profunda do amor. O valor de cada um desses momentos será tratado de forma clara e objetiva. Bem se diga que muitos casais que não souberam cuidar desses primeiros momentos tiveram por um bom tempo dificuldade no seu relacionamento conjugal. Uma conversa franca sempre leva à compreensão de que é apenas um começo de uma vida a dois que pode durar para sempre, bastam algumas pinceladas de entendimento.

Quando não bem tratado o relacionamento conjugal, muitos acabam por chegar ao divórcio que é relatado pela Bíblia desde os dias de Moisés, como “dureza de coração”. Ainda é assim e muitas famílias têm sido destruídas. Logo, apresentamos alguns conselhos que previnem aflições acerca de tudo o que envolve o casamento. Estamos certos de que valerá a pena esperar um pouco e ponderar sobre essa “dureza de coração”. Nossa cultura machista no Brasil tem resultado tragicamente no sofrimento das mulheres, e em alguns casos até com a perda da própria vida, tudo por falta de uma orientação que seja sábia e restauradora da família. O pastor tem autoridade para ser o conselheiro de Deus para as famílias, até porque ele é o primeiro a demonstrar isso através da própria família que tem. O divórcio não agrada a Deus. Precisamos conversar um pouco mais sobre esse tema. Vamos viver juntos esta aventura pelos caminhos do amor, mesmo sendo já casados, noivos, namorados ou simplesmente solteiros.

Referências

Documentos relacionados

Entre os bairros avaliados o Santa Rita apresentou as condições mais precárias de saneamento básico no ano de 2007 em função da ausência de fornecimento de

Propondo a problematização dessas relações, os livros infantis que transportam essas posturas desgenderizadas para suas narrativas estão longe de ser meros recursos

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

[r]

[r]

Atención: el soporte de la palanca de cambios es un accesorio para la Playseat Evolution que permite fi jar la palanca de cambios del volante del Logitech G25.. a la

Neste artigo discutimos alguns aspectos característicos da sociedade a que Bauman denominou de “líquida”, a partir de As cidades invisíveis, de Italo Calvino –uma obra 6 por