• Nenhum resultado encontrado

REVISTA DIREITO DAS RELAÇÕES SOCIAIS E TRABALHISTAS Periódico Científico do Curso de Direito do Centro Universitário do Distrito Federal UDF

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REVISTA DIREITO DAS RELAÇÕES SOCIAIS E TRABALHISTAS Periódico Científico do Curso de Direito do Centro Universitário do Distrito Federal UDF"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

REVISTA DIREITO DAS RELAÇÕES SOCIAIS E TRABALHISTAS

Periódico Científico do Curso de Direito do Centro Universitário do

Distrito Federal – UDF

ISSN 2446-8908

Volume III,

Número 1

Janeiro/Junho 2017

(2)

REVISTA DIREITO DAS RELAÇÕES SOCIAIS E TRABALHISTAS

Periódico Científico do Curso de Direito do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF

Conselho Editorial

Prof. Dr. Wolfgang Däubler (Universidade de Bremen, Alemanha)

Prof. Dr. Fernando Valdez Dal-Ré (Universidade Complutense de Madrid, Espanha) Prof. Dr. José Luiz Tortuero Plaza (Universidade Complutense de Madrid, Espanha) Prof.ª Dr.ª Francisca Moreno Romero (Universidade Complutense de Madrid, Espanha) Prof. Dr. Antonio Fernando Baylos Grau (Universidade Castilla La Mancha, Espanha) Prof. Dr. Antonio Ojeda Avilés (Universidade de Sevilha, Espanha)

Prof. Dr. Jean-Claude Javillier (Universidade Paris II, França)

Prof. Dr. Giancarlo Perone (Universidade de Roma Tor Vergata, Itália) Prof.ª Dr.ª Roberta Bortone (Universidade de Roma La Sapienza, Itália) Profª Drª Maria do Rosário Palma Ramalho (Universidade de Lisboa, Portugal)

Prof. Dr. João Leal Amado (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal) Prof. Dr. Adrián Goldin (Universidade de San Andrés, Argentina)

Prof. Dr. Mario Ackerman (Universidade de Buenos Ayres, Argentina) Prof. Dr. Oscar Zas (Universidade de La Plata, Argentina)

Prof. Dr. Hugo Barretto Ghione (Universidade da República, Uruguai) Prof.ª Dr.ª Rosina Rossi Albert (Universidade da República, Uruguai) Prof. Dr. José Roberto Freire Pimenta (PUC Minas)

Prof. Dr. Luiz Otávio Linhares Renault (PUC Minas) Prof. Dr. Márcio Túlio Viana (UFMG e PUC Minas) Prof. Dr. Everaldo Gaspar Lopes de Andrade (UFPE) Prof. Dr. Sérgio Torres Teixeira (UFPE)

Prof. Dr. Fábio Túlio Barroso (UFPE)

Prof. Dr. Ivan Simões Garcia (UFRJ e UERJ)

Prof.ª Dr.ª Sayonara Grillo Leonaldo da Silva (UFRJ) Prof. Dr. Jorge Luiz Souto Maior (USP)

Prof. Dr. Ronaldo Lima dos Santos (USP)

(3)

REVISTA DIREITO DAS RELAÇÕES SOCIAIS E TRABALHISTAS

Periódico Científico do Curso de Direito do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF

Equipe Editorial

Editor Acadêmico: Dr. Mauricio Godinho Delgado (Professor Titular UDF) Co-Editor Acadêmico: Dr. Gustavo Filipe Barbosa Garcia (Professor Titular UDF) Editor Adjunto: Dr. Marcus Firmino Santiago (Professor Titular UDF)

Editora Assistente: Drª Renata de Assis Calsing (Professora Titular UDF) Editor Assistente: Dr. Marcelo Borsio (Professor Titular UDF)

Contatos www.udf.edu.br

mfsantiago@udf.edu.br

Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas / Centro Universitário do Distrito Federal. – Vol. III, n. 1 (Jan./Jun. 2017). Brasília, DF, 2017 [on-line].

Semestral.

ISSN: 2446-8908

1. Direito do Trabalho. 2. Relações Trabalhistas. Relações Sociais. I. Centro Universitário do Distrito Federal.

(4)

APRESENTAÇÃO

Mantendo a regularidade necessária a um periódico científico que busca se afirmar como uma referência no estudo de temas afetos às relações sociais e trabalhistas, a Revista Direito

das Relações Sociais e Trabalhistas - periódico científico do Curso de Mestrado em Direito das

Relações Sociais e Trabalhistas do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) -, chega à sua quinta edição, correspondente ao primeiro semestre de 2017 (janeiro-junho).

Divulgada em meio digital e com acesso livre, a Revista Direito das Relações Sociais e

Trabalhistas afirma-se como um periódico de referência no meio jurídico, contemplando

estudos de elevada profundidade e temáticas altamente inovadoras nas áreas do “Constitucionalismo, Direito do Trabalho e Processo” e “Direitos Humanos Sociais, Seguridade Social e Meio Ambiente do Trabalho”.

A Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas segue funcionando como um espaço privilegiado para incremento e disseminação da pesquisa acadêmica de elevada qualidade realizada no Centro Universitário do Distrito Federal – UDF e em diversas Instituições de Ensino, nacionais e estrangeiras, com as quais se mantém constante e profícua parceria. Contribui, assim, para fortalecer a inserção nacional e internacional do UDF, estimulando o debate e a divulgação dos temas mais relevantes e atuais no pensamento jurídico, o que reforça e consolida o compromisso social do UDF.

Esta edição conta, mais uma vez, com nove artigos jurídicos e científicos elaborados por professores brasileiros e estrangeiros e traz contribuições inéditas em solo nacional de diversos professores e pesquisadores europeus com atuação em renomadas Universidades.

Dando continuidade ao tema central destacado no número antecedente (Vol. II, n. 2, Julho-Dezembro 2016), esta edição traz cinco artigos que abordam diferentes aspectos conexos ao Estado de Bem-estar Social e suas repercussões na realidade social.

O professor Philip Manow, da Universidade de Bremen, Alemanha, analisa a trajetória eleitoral e o processo de formação de maiorias no curso da consolidação do Bem-estar Social europeu e a conexão existente com a história e a força de diferentes grupos sociais. Três professores escandinavos se juntaram para realizar minuciosa apresentação do denominado ‘modelo nórdico’ de Bem-estar Social. Stein Kuhnle, da Universidade de Bergen, Noruega, Sven Hort, da Linneaus University, Suécia, e Matti Alestalo, da Universidade de Tampere,

(5)

Finlândia, abordam a formação histórica no pós Segunda Guerra e os desafios e transformações impostos ao Bem-estar Social a partir da virada do Século decorrentes das profundas mudanças econômicas e sociais vividas.

Da Itália vêm duas contribuições do professor Maurizio Ferrera, da Universidade de Milão, que apresentam visões inovadoras e prospectivas acerca do Bem-estar Social. Na primeira, traz o conceito de ‘investimento social’ como alternativa à concepção tradicional de tipo ‘fordista’ e demonstra como sua aplicação, com foco principal na educação, pode reorientar os Estados Sociais. Na segunda, discute o assim denominado ‘neo-welfarismo liberal’, uma nova dimensão de Bem-estar Social a ser incorporada pelos Estados Europeus.

A professora Célia Kerstenetzky, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, uma das principais autoridades nacionais acerca do tema, trata da crescente participação das mulheres na esfera pública e do consequente incremento de políticas sociais inclusivas como um caminho capaz de propiciar a continuidade e mesmo o avanço do Bem-estar Social.

Tratando de assunto diretamente conectado com os artigos até aqui apresentados, o professor Maurício Godinho Delgado, do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, demonstra como a manutenção de níveis elevados de desemprego caracteriza uma estratégia do capitalismo liberal para forçar a redução dos custos do trabalho, o que naturalmente acarreta seriíssimos impactos sociais.

Estudos mais específicos de Direito do Trabalho não poderiam deixar de ser contemplados. A professora Lorena Vasconcelos Porto, do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, analisa o conceito de parassubordinação, tendo por referencial o direito italiano, berço da teoria, e discute a posição de fragilidade em que se vê o trabalhador sujeito a este tipo de vínculo.

Já o professor Andrea Panzarola, da Libera Università Mediterranea, em Bari, e da Università Luiss-Guido Carli, em Roma, traz instigante análise do utilitarismo anglossaxônico de matriz benthaniana e sua relação com a legislação processual civil a partir do referencial teórico oferecido pelo princípio da proporcionalidade.

Enfim, a relação entre a crise fiscal dos entes federativos com a sua fragilidade e consequente fortalecimento da centralidade decisória da União é o tema do artigo redigido pelos professores Fábio Zambitte e Gustavo Schwartz, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Neste estudo, destacam a lógica de disputa que se instala entre poderes central e locais,

(6)

fomentada especialmente pela ampla possibilidade de concentração de recursos na União graças a sua liberdade para instituir contribuições sociais.

Os artigos que compõem este primeiro número do terceiro volume da Revista Direito

das Relações Sociais e Trabalhistas (Vol. III, N. 1), abrangendo o semestre de janeiro a junho

de 2017, conectam-se clara e consistentemente à sua linha editorial, permitindo aos leitores terem acesso aos mais atuais e avançados estudos desenvolvidos no Brasil e no exterior acerca do estado atual das relações sociais e trabalhistas, além de contribuir para ampliar e aprofundar os debates sobre seus problemas, insuficiências e potencialidades.

Brasília, junho de 2017. Equipe Editorial

Referências

Documentos relacionados

"The Unbundled Union: politics without collective bargaining, ", da lavra do Prof. en la normatividad de las cooperativas de trabajo associado em Colombia", produzido

Se è questo l'assetto complessivo delineato dal legislatore comunitario, si può comprendere come sia indispensabile non solo la presenza di una specifica

O objetivo do presente laudo é avaliar imóvel urbano, bem como suas benfeitorias nele existentes ou não tomando como parâmetros formadores de preços fatores primordiais como

Analizzando poi i requisiti soggettivi per l’iscrizione alla Gestione Commercianti (che saranno singolarmente analizzati nel paragrafo successivo), la Corte ritiene

Considerando o estudo realizado na presente dissertação, no que concerne à aplicação da tutela de evidência antecipada ao processo do trabalho, nada mais

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Coordenação de Direito do Centro Universitário do Distrito Federal - UDF, como requisito parcial para obtenção do

Poderão participar os alunos regularmente matriculados no Curso de Direito do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, assim como os alunos convidados do Grupo Cruzeiro do

Tendo como base as orientações da Coordenação do Curso de Direito e do Núcleo de Prática Jurídica do UDF – Centro Universitário do Distrito Federal, o Centro Universitário da