• Nenhum resultado encontrado

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL NA UFERSA

Av. Francisco Mota, n° 572, Bairro Presidente Costa e Silva – Mossoró/RN, CEP 59.625-900. Telefone (84) 3317-8265 E-mail: procuradoria@ufersa.edu.br

EDITAL DE ABERTURA DA II SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE DIREITO DA PROCURADORIA FEDERAL NA UFERSA - EDITAL Nº. 01/13 DE 18 DE JANEIRO DE 2013.

O Procurador-Chefe, no uso de suas atribuições legais, torna pública a II SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS do Curso de Direito da Procuradoria Federal na UFERSA (PF/UFERSA), nos seguintes termos:

I - DO PROCESSO SELETIVO

1. A presente seleção pública destina-se ao preenchimento de 01 (uma) vaga para estágio remunerado em Direito e à formação de cadastro de estudantes para futura convocações, caso surjam novas vagas na PF/UFERSA.

2. O cadastrado de candidatos aprovados poderá ser utilizado para atender à demanda de vagas da Procuradoria-Seccional Federal em Mossoró (PSF/Mossoró). 3. O prazo de validade do Processo Seletivo será de 01 (um) ano a contar da data de publicação do edital contendo a classificação final dos candidatos aprovados, podendo ser prorrogado, por igual período, a critério da PF/UFERSA.

4. Somente poderão participar do programa de estágio da PF/UFERSA os estudantes devidamente matriculados e que, no momento da contratação, esteja cursando, no máximo, o oitavo semestre em Curso de Direito de instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e que possua convênio com a UFERSA.

5. Será destinada, durante o prazo de validade do concurso, a cada 10 (dez) vagas disponibilizadas aos candidatos da ampla concorrência, 01 (uma) vaga aos candidatos considerados como pessoa com deficiência, que deverão informar tal condição no requerimento de inscrição preliminar, bem como comprová-la por meio de exames clínicos, quando da contratação para o estágio remunerado.

6. Inexistindo pessoa com deficiência aprovada no certame as vagas existentes serão ocupadas pelos candidatos da ampla concorrência.

(2)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL NA UFERSA

Av. Francisco Mota, n° 572, Bairro Presidente Costa e Silva – Mossoró/RN, CEP 59.625-900. Telefone (84) 3317-8265 E-mail: procuradoria@ufersa.edu.br

II - DA INSCRIÇÃO

7. A inscrição preliminar será efetuada mediante o encaminhamento de requerimento e documentação devida para o e-mail procuradoria@ufersa.edu.br do dia 21 de janeiro de 2013 a 25 de janeiro de 2013.

8. O requerimento de inscrição preliminar deverá, conforme o modelo constante no ANEXO I deste Edital, conter os seguintes dados: NOME; RG; CPF; TELEFONE, CELULAR, E-MAIL, ENDEREÇO, INSTITUIÇÃO DE ENSINO, PERÍODO DO CURSO e DEFICIÊNCIA (se for o caso).

9. O requerimento de inscrição preliminar deverá ser acompanhado de cópias digitalizadas dos seguintes documentos: a) Curriculum Vitae resumido; b) Histórico Escolar; c) Identidade com foto (Ex.: RG, CNH, Carteira de estagiário da OAB etc.). 10. O encaminhamento do requerimento de inscrição implicará na aceitação pelo candidato de todas as normas e condições constantes deste Edital.

11. As inscrições preliminares serão divulgadas mediante publicação de relação de candidatos no sítio da UFERSA, especificamente na página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, (http://www2.ufersa.edu.br/portal/proreitorias/prorh/3116) e na sede da instituição no dia 28 de janeiro de 2013.

12. A relação de candidatos inscritos para as provas poderá, em caso de eventual equívoco, ser impugnada, no prazo de 01 (um) dia, a contar de sua divulgação, através do e-mail procuradoria@ufersa.edu.br.

13. As inscrições serão confirmadas mediante publicação de relação definitiva de candidatos habilitados no sítio da UFERSA, especificamente na página da PROGEPE,

(http://www2.ufersa.edu.br/portal/proreitorias/prorh/3116) e na sede da

instituição no dia 30 de janeiro de 2013. III - DAS PROVAS

14. O processo seletivo constará de uma prova objetiva (P1) e uma prova discursiva (P2). Cada qual valerá 10 (dez) pontos. As notas somadas (P1 + P2) e divididas por 2 (dois) resultarão na pontuação final (PF) para fins de classificação.

15. A prova objetiva conterá 50 (cinquenta) questões, valendo cada uma 0,2 (zero vírgula vinte) pontos, com 04 (quatro) alternativas cada uma delas, havendo somente uma correta, pertinentes às seguintes matérias: (1) Direito Constitucional – 15

(3)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL NA UFERSA

Av. Francisco Mota, n° 572, Bairro Presidente Costa e Silva – Mossoró/RN, CEP 59.625-900. Telefone (84) 3317-8265 E-mail: procuradoria@ufersa.edu.br

questões; (2) Direito Administrativo – 15 questões; (3) Direito Processual Civil – 10 questões; (4) Direito Previdenciário – 05 questões; e (5) Direito Civil – 05 questões. 16. A prova discursiva consistirá na análise de caso com elaboração de petição ou parecer, versando sobre um dos conteúdos apresentados no Conteúdo Programático (ANEXO II).

17. Restarão aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) da prova objetiva e 50% (cinquenta por cento) da prova subjetiva, limitando-se a lista de classificação aos 25 (vinte e cinco) primeiros colocados.

18. As provas, objetiva e discursiva, serão realizadas no dia 04 de fevereiro de 2013, na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Campus Mossoró Leste, no Auditório da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Prédio Rosadão), com início às 13h e término às 17h.

19. Os candidatos deverão estar presentes no local de prova às 12h30min.

20. Não será permitido o acesso de candidatos retardatários à sala de prova após as 12h30min.

21. O candidato deve apresentar-se ao fiscal de sala munido de documento original de Identidade com foto (Ex.: RG, CNH, Carteira de estagiário da OAB etc.), portando caneta esferográfica azul ou preta, de material transparente, para marcação de sua prova e folha de gabarito.

22. É vedado o ingresso na sala de prova do candidato portando aparelhos eletrônicos de comunicação (Ex.: celular, notebook, tablet etc.).

23. É vedada qualquer espécie de consulta durante a realização da prova objetiva. 24. Será permitida a consulta de legislação, desacompanhada de anotação, comentário ou súmula, durante a realização da prova subjetiva. O fiscal de prova deverá observar o cumprimento desse item.

25. O gabarito da prova objetiva, o espelho da prova subjetiva, o resultado parcial e o resultado final serão divulgados no sítio da UFERSA na internet (www.ufersa.edu.br) e na sede da PF/UFERSA, nas datas previstas no Cronograma do Processo Seletivo constante no ANEXO III deste Edital.

(4)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL NA UFERSA

Av. Francisco Mota, n° 572, Bairro Presidente Costa e Silva – Mossoró/RN, CEP 59.625-900. Telefone (84) 3317-8265 E-mail: procuradoria@ufersa.edu.br

27. O conteúdo programático a ser avaliado consta do ANEXO II deste Edital. IV - DOS RECURSOS

28. Caberá recurso do resultado parcial, cujo prazo será de 01 (um) dias a contar da data de sua divulgação.

29. Os recursos deverão ser dirigidos ao e-mail procuradoria@ufersa.edu.br.

30. Serão encaminhadas respostas aos recursos para os e-mails dos candidatos informados no requerimento de inscrição e publicado resultado final do processo seletivo, ambos no prazo de 01 (um) dia.

V - DO ESTÁGIO

31. Para efetivar a contratação, o estagiário deverá atender aos seguintes requisitos: a) Estar, comprovadamente, matriculado no Curso de Direito;

b) Estar frequentando curso de Direito em Instituição de Ensino Superior, oficialmente reconhecida pelo Ministério da Educação;

c) Comprovar, no momento do início do estágio, mediante declaração da Instituição de Ensino, que cumpre o disposto no item 4 deste edital; e

d) Atender a outras exigências de caráter administrativo, que sejam necessárias à realização do contrato de estágio.

32. A vigência do estágio será de 1 (um) ano, podendo ser prorrogado, por igual período, a depender do grau de eficiência funcional do estagiário.

33. O regime de estágio implica na observância da carga horária de 30 (trinta) horas semanais, distribuídas em 06 (seis) horas diárias, no horário do expediente da unidade contratante, sem prejuízo das atividades discentes.

34. O estagiário receberá Bolsa-Auxílio no valor de R$ 520,00 (quinhentos e vinte reais) e auxílio transporte no valor de R$ 6,00 (seis reais) por dia estagiado, observada a legislação e demais normativos pertinentes à espécie.

35. O estagiário terá direito a seguro contra acidentes pessoais, conforme fique estabelecido no termo de compromisso a ser a firmado pelas partes.

(5)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL NA UFERSA

Av. Francisco Mota, n° 572, Bairro Presidente Costa e Silva – Mossoró/RN, CEP 59.625-900. Telefone (84) 3317-8265 E-mail: procuradoria@ufersa.edu.br

VI - DISPOSIÇÕES FINAIS

36. As informações prestadas pelos candidatos são de sua inteira responsabilidade, reservando-se a PF/UFERSA o direito de eliminar da seleção o candidato que apresentar documentos e comprovantes inverídicos ou falsos.

37. Será eliminado do certame qualquer candidato que, por qualquer meio, tentar fraudar o processo seletivo.

38. Informações adicionais serão postadas no sítio da UFERSA na internet (www.ufersa.edu.br), bem como poderão ser encaminhadas ou solicitadas através do e-mail procuradoria@ufersa.edu.br

39. A PF/UFERSA não está obrigada a convocar a integralidade da lista de aprovados, bem como prorrogar a validade do processo seletivo, e se reserva ao direito de realizar novo processo seletivo quando entender conveniente.

40. O conteúdo programático constante no ANEXO II será avaliado em conformidade com a legislação vigente na data de publicação deste Edital.

41. Os casos omissos serão deliberados pelo Procurador-chefe da PF/UFERSA.

Mossoró, 18 de janeiro 2013.

Lívio Coêlho Cavalcanti Procurador Federal

Procurador Chefe – PF/UFERSA-Mossoró Raimundo Márcio Ribeiro Lima

Procurador Federal

(6)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL NA UFERSA

Av. Francisco Mota, n° 572, Bairro Presidente Costa e Silva – Mossoró/RN, CEP 59.625-900. Telefone (84) 3317-8265 E-mail: procuradoria@ufersa.edu.br

ANEXO I – REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO PRELIMINAR

Venho, por meio deste, requer minha inscrição no Processo Seletivo de Estagiários de Direito da Procuradoria Federal na UFERSA, apresentando os seguintes dados: NOME: RG: CPF: TELEFONE: CELULAR: E-MAIL: ENDEREÇO: INSTITUIÇÃO DE ENSINO: PERÍODO DO CURSO: DEFICIÊNCIA: (se for o caso)

* Juntamente com este requerimento, estou encaminhando, em um único arquivo, cópias digitalizadas dos seguintes documentos: a) Curriculum Vitae resumido; b) Histórico Escolar; c) Identidade com foto.

** Comprometo-me ainda a, no dia da realização da prova, comparecer portando documento original de Identidade com foto.

Por este ato, aceito todas as normas e condições constantes no Edital de Seleção. LOCAL, DATA.

(7)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL NA UFERSA

Av. Francisco Mota, n° 572, Bairro Presidente Costa e Silva – Mossoró/RN, CEP 59.625-900. Telefone (84) 3317-8265 E-mail: procuradoria@ufersa.edu.br

ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Direito Constitucional

1. Princípios Fundamentais do Estado. 2. Direitos e Garantias Fundamentais.

3. Hermenêutica, Aplicabilidade e Eficácia das Normas Constitucionais. 4. Controle de Constitucionalidade.

5. Organização do Estado.

6. Poder Judiciário e Funções Essenciais à Justiça.

7. Advocacia-Geral da União (Lei Complementar nº. 73/93). Direito Administrativo

1. Princípios do Direito Administrativo.

2. Administração Direta, Indireta e Terceiro Setor.

3. Atos Administrativos e Processo Administrativo (Lei nº. 9784/99). 4. Responsabilidade Patrimonial do Estado.

5. Servidores Públicos (Lei nº. 8.112/90).

6. Improbidade Administrativa (Lei nº. 8.429/92).

7. Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 8.666/93). Direito Previdenciário

1. Princípios Constitucionais da Seguridade Social. 2. Beneficiários do Regime Geral da Previdência Social.

3. Qualidade do Segurado do RGPS, Período de Graça e Período de Carência. 4. Benefícios do Regime Geral de Previdência Social.

5. Da Assistência Social (LOAS) e da Saúde. 6. Lei nº 8.212/91 e Lei nº 8.213/91.

Direito Civil

1. Constitucionalização do Direito Civil.

2. Lei de Introdução ao Código Civil (LICC), Pessoais Naturais e Pessoas Jurídicas. 3. Atos e Negócios Jurídicos.

4. Prescrição e Decadência.

5. Obrigações e Responsabilidade Civil. 6. Posse e Função Social da Propriedade. Direito Processual Civil

1. Princípios Gerais do Direito Processual Civil.

2. Jurisdição: conceito; características; objetivo; poderes; princípios fundamentais; espécies e órgãos.

(8)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL NA UFERSA

Av. Francisco Mota, n° 572, Bairro Presidente Costa e Silva – Mossoró/RN, CEP 59.625-900. Telefone (84) 3317-8265 E-mail: procuradoria@ufersa.edu.br

3. Competência: conceito; classificação; critérios determinadores; modificação; conflito e declaração de incompetência.

4. Processo de Conhecimento: petição inicial; resposta do réu; revelia; providências preliminares, antecipação dos efeitos da tutela e julgamento conforme o estado do processo. Procedimento dos Juizados.

5. Sentença e coisa julgada.

6. Recursos: conceito; fundamentos; princípios; classificação; pressupostos; efeitos e espécies.

(9)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL NA UFERSA

Av. Francisco Mota, n° 572, Bairro Presidente Costa e Silva – Mossoró/RN, CEP 59.625-900. Telefone (84) 3317-8265 E-mail: procuradoria@ufersa.edu.br

ANEXO III – CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

DATA EVENTOS

XX/01/2013 Abertura do Processo Seletivo/Publicação do Edital 21/01/2013 Início das Inscrições

25/01/2013 Término das Inscrições

28/01/2013 Publicação da Relação Preliminar de Candidatos Inscritos 29/01/2013 Prazo para Impugnação da Relação Preliminar de Candidatos Inscritos 30/01/2013 Publicação da Relação Definitiva de Candidatos Inscritos 04/02/2013 Aplicação das Provas

06/02/2013 Divulgação do Resultado Parcial

07/02/2013 Prazo para os Recursos em face do Resultado Parcial do Processo Seletivo 08/02/2013 Divulgação do Resultado Final

* As datas constantes no Cronograma acima poderão ser alteradas, conforme a conveniência ou oportunidade da PF/UFERSA e visando a conferir maior celeridade e eficiência ao Processo Seletivo, o que, caso ocorra, será divulgado na sede da PF/UFERSA e por meio do sítio da UFERSA na internet (www.ufersa.edu.br) e não importará na redução dos prazos para impugnação e recursos previstos neste Edital.

Referências

Documentos relacionados

o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para a educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, e o

Upotreba belog luka smanjuje razvoj kardiovaskularnih oboljenja, tako što smanjuje povišen holesterol, smanjuje povećan LDL-loš holesterol, smanjuje slepljivanje krvnih ćelija

2.11 - O candidato que não tenha indicado atendimento especial previsto no item 2, no momento da inscrição do processo seletivo, ou adquirir necessidade de

Project management skills such as Integration Management, Scope Management, Time Management, Cost Management, Quality Management, Risk Management, Human Resource

O exemplo mais conhecido dessa categoria de métodos é o chamado “Communicative Method / Approach” (Método Comunicativo ou Abordagem Comunicativa). Finalmente, os

Por isso, atualmente, os indivíduos que apresentam pressão arterial classificada como normal limítrofe (pressão sistólica entre 130 mmHg e 139 mmHg e pressão

Conforme relatado, a requerente sustenta que o artigo 19 da Resolução nº 329/2020 do Conselho Nacional de Justiça teria afrontado a competência privativa do

estável, que são: "1 - declaração firmada pelo requerente, em formulário próprio; II - entrega de, no mínimo, três dos seguintes instrumentos probantes: a) escritura