• Nenhum resultado encontrado

IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso 14 a 17 de setembro de 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso 14 a 17 de setembro de 2016"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso

14 a 17 de setembro de 2016

“Discursos e Desigualdades Sociais”

BELO HORIZONTE – BRASIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Primeira CONVOCATÓRIA

Dando sequência aos simpósios internacionais realizados em 1997, 2002 e 2008, na UFMG, e outros tantos e relevantes eventos organizados por diferentes grupos brasileiros e estrangeiros que comprovam a consolidação da Análise do Discurso como disciplina, o IV Simpósio Internacional

sobre Análise do Discurso, realizado pelo Núcleo de Análise do Discurso (NAD) da Faculdade de

Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, pretende, mais uma vez, abrir um espaço de reflexão e de debate para professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação do país e do exterior em torno de um eixo central: aquele que articula discursos e desigualdades

sociais, tema esse dos mais relevantes no contexto mundial da atualidade. O evento contará com

conferências, mesas-redondas, comunicações individuais e coordenadas, minicursos, apresentação de pôsteres e lançamento de livros, o que, além de propiciar amplas possibilidades de participação a todos os interessados, reitera o caráter interdisciplinar da AD e sua importância no âmbito dos Estudos Linguísticos e Discursivos.

Tema central deste simpósio, a relação entre discurso e desigualdade é ampla e transdisciplinar, o que favorece a participação de diferentes correntes dos estudos do discurso, das ciências da linguagem e de disciplinas afins. Ela envolve tanto as questões relacionadas às desigualdades socioeconômicas, quanto étnicas, raciais, de gênero, profissionais, políticas, jurídicas, religiosas, científicas, midiáticas, literárias, publicitárias, de diversidades linguísticas, familiares, regionais, geográficas, identitárias, educacionais, arquiteturais, urbanas, entre muitas outras. Seja no plano do fazer social, espaço externo da produção do discurso, seja no plano interno, linguístico e enunciativo, a relação entre discurso e desigualdade ocupa um lugar privilegiado no debate contemporâneo, independentemente do contexto geográfico, nacional ou cultural.

É o que se pretende enfatizar no IV Simpósio Internacional, pois compreendemos que esta é uma questão que abrange todas as relações sociais e humanas e que passa, necessariamente, pelo discurso, pela linguagem, por suas condições de produção, emergência, resistência, circulação e representação. Não se trata, porém, de discutir apenas a desigualdade social nos seus aspectos políticos, ideológicos e econômicos, certamente relevantes, mas de identificar e investigar a função e a representação da desigualdade na e pela linguagem, bem como seus modos de funcionamento nas diferentes práticas discursivas.

Convidamos você e seu grupo de pesquisa a refletir sobre essa relação no âmbito de suas pesquisas e objetos de estudo.

(2)

IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso

“Discursos e Desigualdades Sociais”

FACULDADE DE LETRAS DA UFMG

na cidade de BELO HORIZONTE, Minas Gerais, Brasil, de 14 a 17 de setembro de 2016

Modalidades de atividades e de apresentação de

trabalhos:

1. Comunicações coordenadas: discussão de temas propostos por docentes doutores, em painéis de 90 minutos de duração (mínimo: 3 integrantes; máximo: 4).

2. Comunicações individuais: comunicações orais de 20 minutos, seguidas de um período de 10 minutos para perguntas e discussão. As propostas serão agrupadas pela Comissão Científica do Congresso, de acordo com as áreas temáticas.

3. Sessão de pôsteres: apresentações de pesquisas e projetos no formato de pôster.

4. Lançamento de livros.

5. Conferências plenárias, mesas redondas e minicursos a cargo de professores/pesquisadores convidados pela organização do evento.

Convidados já confirmados até a data desta convocatória:

- Alain RABATEL (Universidade de Lyon I).

- Anne HENAULT (Universidade de Paris IV-Sorbonne). - Dominique DUCARD (Universidade de Paris-Est Créteil).

- Dominique MAINGUENEAU (Universidade de Paris IV-Sorbonne) - Marie-Anne PAVEAU (Universidade de Paris XIII)

- Patrick CHARAUDEAU (Universidade de Paris XIII – CNRS-LCP) - Sophie MOIRAND (Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle)

Áreas temáticas

Convidamos os interessados a apresentarem suas propostas nas modalidades indicadas (comunicações coordenadas, comunicações individuais, pôsteres e lançamentos de livros) nas diversas áreas de estudos do discurso, organizadas em torno dos seguintes temas (são apenas sugestões, não é necessário especificar, na proposta e no resumo, temas ou eixos):

- Desigualdade, Teorias do Texto e do Discurso; Interfaces Teóricas e Interdisciplinaridades; - Desigualdade, Organização Escolar e Discurso Pedagógico;

- Desigualdade, Política e Discurso Político; - Desigualdade, Mídias e Discurso Midiático; - Desigualdade, Religiões e Discurso Religioso; - Desigualdade, Identidades, Pluralismos e Culturas; - Desigualdade, Sexualidade e Relações de Gênero; - Desigualdade, Racismo e Discursos Étnico-Raciais; - Desigualdade, Publicidade e Discurso Publicitário;

(3)

- Desigualdade, Ciência e Discurso Científico; - Desigualdade, Trabalho e Empresa;

- Desigualdade, Arquitetura e Urbanidades; - Desigualdade, Cinema, Imagem e Artes; - Desigualdade e Movimentos Sociais;

- Desigualdade, Literatura e Discurso Literário;

- Desigualdade, Direitos Humanos e Discursos Humanitários; - Desigualdade, Geografias e Cartografias;

- Desigualdade, História e Memória;

- Desigualdade, Gramática e Diversidade Linguística;

- Desigualdade, Ideologia, Formações Discursivas e Imaginários; - Desigualdade e Cognição;

- Desigualdade, Retórica e Argumentação; - Desigualdade, Direito e Discurso Jurídico;

- Desigualdade, Rituais Conversacionais e Modelos de Interação; - Desigualdade, Tecnologias e Dispositivos;

- Desigualdade e Discursos sobre Deficiências e Necessidades Especiais; - Desigualdade, Meio Ambiente e Discursos Ambientais.

- Desigualdade e Narrativas de vida. - Desigualdade e Hierarquias.

Apresentação de propostas:

As propostas de apresentação de trabalhos deverão ser feitas, de acordo com as especificações para cada modalidade, unicamente através do site do evento, no endereço eletrônico www.ufmg.br/simposioad, no período de 15 de outubro a 15 dezembro de 2015.

Resumos:

A inscrição da proposta deve ser feita através do site do evento www.ufmg.br/simposioad , no local apropriado à modalidade escolhida e seguindo as instruções para cada uma das modalidades. Cada participante poderá apresentar um único trabalho no evento, podendo este ser em co-autoria, mas só receberão certificado aqueles que estiverem efetivamente inscritos no simpósio. Assim, em caso de co-autoria, ambos os proponentes devem se inscrever para ter direito a certificado.

1 - Para comunicações coordenadas (integrantes: pesquisadores-doutores e doutorandos):

título da sessão coordenada; nome do coordenador/proponente (que deve ser, necessariamente, professor-doutor de instituição de ensino superior); resumo sucinto da mesa (300 palavras); dados completos de cada um dos participantes da sessão coordenada (nome, instituição, endereço eletrônico), incluindo os resumos individuais (350 palavras cada).

2 – Para comunicações individuais (proponentes: pesquisadores-doutores e

pós-graduandos: título da comunicação individual, dados completos do autor (nome, endereço eletrônico, endereço residencial), incluindo o resumo da comunicação (350 palavras).

3 – Para pôster (proponentes: pós-graduandos e graduandos): título do pôster, dados

completos do autor (nome, instituição, endereço eletrônico), incluindo o resumo do pôster (350 palavras). Seguir o modelo de pôster indicado no site.

4 – Para lançamento de livro (apenas aqueles publicados em 2015 e 2016): os

autores/organizadores devem apresentar as referências completas do livro e doar um exemplar para a Comissão Organizadora, que o integrará à Biblioteca da Faculdade de Letras.

(4)

[Todas as propostas deverão ser feitas através do site do evento].

NÃO SERÃO ACEITAS PROPOSTAS ENVIADAS PELO CORREIO OU POR E-MAIL.

Publicação dos trabalhos apresentados:

Para ser publicados nos anais do IV Simpósio Internacional, os textos originais deverão ser enviados em sua versão final, revisados pelos próprios autores, até a data limite de 30 de junho de

2016. Formatação básica geral: Fontes Times New Roman 12, título centralizado, nome do autor

(ou autores) alinhado(s) à direita, margens (3 cm: direita e esquerda / 2,5 cm: superior e inferior), referências conforme ABNT. Número total de páginas: até 15 páginas em espaço simples. Texto justificado, com adentramento de parágrafo de 1,25 cm (sem espaçamento entre os parágrafos). [Número de página alinhado à direita na parte de baixo da página.]

Tarifas:

1 – Professores e pesquisadores brasileiros (inclusive pós-graduandos):

U$ 150 (Cento e cinquenta dólares americanos) - de 15 de janeiro até 28 de fevereiro de 2016. U$ 200 (Duzentos dólares americanos) - de 1º a 31 de março de 2016.

2 – Estudantes de graduação (na modalidade pôster):

U$ 50 – (Cinquenta dólares americanos) de 15 de janeiro até 28 de fevereiro de 2016. U$ 100 – (Cem dólares americanos) e 1º a 31 de março de 2016.

O pagamento deverá ser realizado somente após o recebimento da carta de aceite, pela cotação do

dólar informada na carta de aceite, através de depósito IDENTIFICADO na seguinte conta:

Wander Emediato de Souza – CPF 543.294.936-91

Banco do Brasil – Agência: 3610-2 - Conta corrente: 58.250-6

Atenção: O pagamento da taxa de inscrição confirmará a participação efetiva no evento. O depósito

IDENTIFICADO pode ser feito em uma agência bancária, nos terminais de autoatendimento ou pela internet.

3 – Participantes de outros países: o valor será o mesmo informado aos brasileiros e deverá ser

pago através de depósito na conta informada acima. Na impossibilidade de efetuar o depósito na conta bancária, nos prazos informados, o participante estrangeiro poderá realizar o pagamento na Secretaria Geral do evento, instalada na Faculdade de Letras da UFMG, entre os dias 14 e 15 de

setembro de 2016, na chegada do participante, no momento de retirada de sua credencial. Nesse

caso, o valor será de U$ 220 (duzentos e vinte dólares) de acordo com a cotação do dólar comercial do dia.

3. Ouvintes: U$ 100,00 (cem dólares) – O número de vagas para ouvintes só será divulgado após o término

das inscrições dos participantes com apresentação de trabalho. Previsão: Abril/2016.

ATENÇÃO: O LINK PARA INSCRIÇÃO NO CONGRESSO ESTARÁ ABERTO NO SITE A PARTIR DE 15 de outubro de 2015.

(5)

DATAS IMPORTANTES:

- 15 de outubro a 15 de dezembro de 2015 (Período para submissão de trabalhos pelo site)

- 05 a 15 de janeiro de 2016 (período de envio das cartas de aceite de trabalhos pela Comissão Organizadora).

- 31 de março de 2016 (data limite para pagamento da taxa de inscrição dos participantes aceitos – exceto para os estrangeiros).

- 30 de junho de 2016 – (data-limite para envio de texto completo para publicação) - 14 a 17 de setembro de 2016 – (período de realização do evento)

Comissão organizadora:

EXECUTIVA:

PROF.WANDER EMEDIATO (UFMG)

PROFª.GLAUCIA MUNIZ PROENÇA LARA (UFMG) PROFª.IDA LUCIA MACHADO (UFMG)

SECRETARIA:

PROF.ANDRÉ WILLIAM ALVES DE ASSIS (POSLIN/UFMG)

CIENTÍFICA:

Prof. Alain Rabatel (Universidade de Lyon)

Profa. Anne Henault (Universidade de Paris IV-Sorbonne) Profª. Drª. Beth Brait (PUC-SP)

Profª. Drª. Denize Elena Silva Garcia (UNB)

Prof. Dr. Dominique Ducard (Universidade Paris-Est Créteil, França)

Prof. Dr. Dominique Maingueneau (Universidade Paris IV-Sorbonne, França) Profª. Drª. Dylia Lysardo-Dias (UFSJ)

Profª. Drª. Emília Mendes (UFMG) Profa. Drª. Fernanda Mussalim (UFU) Profª. Drª. Giani David Silva (CEFET-MG) Profª. Drª. Glaucia Muniz Proença Lara (UFMG) Prof. Dr. Hugo Mari (PUC/MG)

Prof. Dr. Ivã Carlos Lopes (USP) Profª. Drª. Ida Lucia Machado (UFMG) Profª. Drª. Maria Carmen Aires Gomes (UFV)

Profa. Marie-Anne Paveau (Universidade de Paris 13) Profª Drª Cecília P. de Souza-e-Silva (PUC/SP)

Prof. Dr. Patrick Charaudeau (Universidade Paris XIII, CNRS, França) Prof. Dr. Paulo Henrique Aguiar Mendes (UFOP)

Prof. Dr. Renato de Mello (UFMG)

Profª. Drª. Rita de Cássia Limberti (UFGD) Prof. Dr. Roberto Baronas (UFSCar) Prof. Dr. Sírio Possenti (UNICAMP)

Profª. Drª. Sophie Moirand (Universidade Paris III - Sorbonne Nouvelle, França) Prof. Dr. Wander Emediato (UFMG)

Prof. Dr. William Menezes (UFOP)

Secretaria Geral do Evento: Faculdade de Letras da UFMG – Av. Antônio Carlos 6627 – Campus da UFMG – CEP. 31270-901 - Belo Horizonte – MG. Telefone 3409-6037 - 3441 8217. Email:

Referências

Documentos relacionados

Esta dissertação assume como principal objectivo avaliar a intervenção urbana mais recente na vertente Este da cidade do Porto, o Plano de Pormenor das Antas, e averiguar o

- Toxicidade para órgãos-alvo específicos (STOT), a exposição repetida: Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos, não

1 — As empresas que oferecem redes de comunica- ções públicas ou serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público são obrigadas a disponibilizar ao público, bem

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a