• Nenhum resultado encontrado

INSTRUÇÕES PARA O UTILIZADOR:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTRUÇÕES PARA O UTILIZADOR:"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Sumário

1.

ADVERTÊNCIAS PARA O USO __________________________________________ 94

2.

ADVERTÊNCIAS PARA A SEGURANÇA ___________________________________ 95

3.

CONHEÇA A SUA PLACA_______________________________________________ 96

4.

ANTES DA PRIMEIRA UTILIZAÇÃO_______________________________________ 96

5.

ZONAS DE COZEDURA ________________________________________________ 97

6.

DESCRIÇÃO DOS COMANDOS PRESENTES NO PAINEL FRONTAL ___________ 98

7.

UTILIZAÇÃO DA PLACA ________________________________________________ 99

8.

LIMPEZA E MANUTENÇÃO ____________________________________________ 103

9.

PROBLEMAS DE FUNCIONAMENTO? ___________________________________ 103

10. INSTALAÇÃO _______________________________________________________ 104

INSTRUÇÕES PARA O UTILIZADOR: fornecem os conselhos necessários para usar o aparelho, descrevem os respectivos comandos e indicam o modo correcto de actuar durante as operações de limpeza e manutenção.

INSTRUÇÕES PARA O INSTALADOR: são instruções destinadas ao técnico qualificado que deve fazer a instalação, a activação e os testes funcionais do aparelho.

(2)

1. ADVERTÊNCIAS PARA O USO

LIGAÇÃO ELÉCTRICA: CONSULTE AS INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO PARA CONHECER AS NORMAS DE SEGURANÇA REFERENTES AOS APARELHOS ELÉCTRICOS OU A GÁS E ÀS FUNÇÕES DE VENTILAÇÃO.

NO SEU INTERESSE E PARA A SUA SEGURANÇA, ESTABELECE-SE POR LEI QUE A INSTALAÇÃO E A ASSISTÊNCIA DE TODOS OS APARELHOS ELÉCTRICOS DEVAM SER FEITAS POR PESSOAL QUALIFICADO E RESPEITANDO AS NORMAS EM VIGOR.

OS NOSSOS INSTALADORES RECONHECIDOS GARANTEM UM TRABALHO SATISFATÓRIO. OS APARELHOS A GÁS OU ELÉCTRICOS DEVEM SER SEMPRE DESLIGADOS POR PESSOAS COMPETENTES.

ESTE MANUAL CONSTITUI PARTE INTEGRANTE DO APARELHO. DEVE SER CONSERVADO ÍNTEGRO E AO ALCANCE DAS MÃOS DURANTE TODO O CICLO DE VIDA DA PLACA DE COZINHA. ACONSELHAMOS UMA LEITURA ATENTA DESTE MANUAL E DE TODAS AS INDICAÇÕES NELE CONTIDAS ANTES DE UTILIZAR A PLACA. A INSTALAÇÃO DEVERÁ SER FEITA POR TÉCNICOS QUALIFICADOS DE ACORDO COM AS NORMAS VIGENTES. ESTE APARELHO DESTINA-SE A UM USO DOMÉSTICO E RESPEITA AS DIRECTIVAS CEE ACTUALMENTE EM VIGOR. O APARELHO FOI CONSTRUÍDO PARA EXERCER AS SEGUINTES FUNÇÕES: COZEDURA E AQUECIMENTO DE ALIMENTOS; QUALQUER OUTRO USO DEVE SER CONSIDERADO IMPRÓPRIO.

O FABRICANTE DECLINA TODA E QUALQUER RESPONSABILIDADE POR UTILIZAÇÕES DIFERENTES DAS INDICADAS.

NUNCA UTILIZE ESTE APARELHO PARA AQUECER OS AMBIENTES.

NÃO DEIXE OS RESÍDUOS DA EMBALAGEM SEM VIGILÂNCIA NO AMBIENTE DOMÉSTICO. SEPARE OS VÁRIOS MATERIAIS NÃO UTILIZÁVEIS PROVENIENTES DA EMBALAGEM E ENTREGUE-OS AO CENTRO DE RECOLHA SELECTIVA MAIS PRÓXIMO.

ESTE APARELHO DISPÕE DA MARCA DE CONFORMIDADE NOS TERMOS DA DIRECTIVA EUROPEIA 2002/96/CE RELATIVA AOS RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS E ELECTRÓNICOS (REEE).

ESTA DIRECTIVA DEFINE AS NORMAS PARA A RECOLHA E RECICLAGEM DOS RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS E ELECTRÓNICOS VÁLIDAS EM TODO O TERRITÓRIO DA UNIÃO EUROPEIA.

NÃO OBSTRUA AS ABERTURAS E AS FENDAS DE VENTILAÇÃO E DE ELIMINAÇÃO DO CALOR.

A CHAPA DE IDENTIFICAÇÃO QUE CONTÉM OS DADOS TÉCNICOS, O NÚMERO DE SÉRIE E A MARCAÇÃO, ESTÁ POSICIONADA DE MANEIRA BEM VISÍVEL EM BAIXO DO PAINEL DE PROTECÇÃO. UMA CÓPIA DA CHAPA ESTÁ REPRODUZIDA NO MANUAL.

A CHAPA POSTA NO PAINEL DE PROTECÇÃO NUNCA DEVE SER REMOVIDA. TOME CUIDADO PARA NÃO DERRAMAR AÇÚCAR OU MISTURAS DOCES SOBRE A PLACA DURANTE A COZEDURA NEM APOIAR SOBRE ELA MATERIAIS OU SUBSTÂNCIAS QUE POSSAM DERRETER (PLÁSTICO OU FOLHAS DE ALUMÍNIO); SE ISTO ACONTECER, PARA EVITAR O APARECIMENTO DE DANOS NA SUPERFÍCIE, DESLIGUE IMEDIATAMENTE O AQUECIMENTO E LIMPE A PLACA COM O RASPADOR FORNECIDO ENQUANTO ELA AINDA ESTIVER MORNA. SE A PLACA DE VITROCERÂMICA NÃO FOR IMEDIATAMENTE LIMPA, HÁ O RISCO DE FORMAÇÃO DE INCRUSTAÇÕES IMPOSSÍVEIS DE REMOVER DEPOIS DE A PLACA ESTAR ARREFECIDA.

(3)

Advertências para a segurança

2. ADVERTÊNCIAS PARA A SEGURANÇA

INSTRUÇÕES PARA O INSTALADOR: SÃO INSTRUÇÕES DESTINADAS AO TÉCNICO QUALIFICADO QUE DEVE FAZER A INSTALAÇÃO, A ACTIVAÇÃO E OS TESTES FUNCIONAIS DO APARELHO.

É OBRIGATÓRIO QUE O APARELHO TENHA A LIGAÇÃO DE TERRA DE ACORDO COM AS MODALIDADES PREVISTAS PELAS NORMAS DE SEGURANÇA DA INSTALAÇÃO ELÉCTRICA. SE A LIGAÇÃO À REDE ELÉCTRICA FOR FEITA COM TOMADA E FICHA, AMBAS DEVEM SER DO MESMO TIPO E DEVERÃO SER LIGADAS AO CABO DE ALIMENTAÇÃO EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS EM VIGOR.

A TOMADA DEVE SER ACESSÍVEL COM O APARELHO ENCASTRADO. NUNCA DESLIGUE A FICHA PUXANDO-A PELO CABO.

TODAS AS VEZES QUE TERMINAR A UTILIZAÇÃO DA PLACA, VERIFIQUE SEMPRE SE OS COMANDOS ESTÃO NA POSIÇÃO "ZERO" (DESLIGADA).

O APARELHO AQUECE MUITO DURANTE O USO. CUIDADO PARA NÃO TOCAR NA SUPERFÍCIE DA PLACA.

O APARELHO DESTINA-SE A SER UTILIZADO POR PESSOAS ADULTAS. NÃO PERMITA QUE AS CRIANÇAS SE APROXIMEM DELE OU QUE O UTILIZEM PARA AS SUAS BRINCADEIRAS. O APARELHO AQUECE MUITO DURANTE A UTILIZAÇÃO. PARA QUALQUER OPERAÇÃO É ACONSELHÁVEL UTILIZAR LUVAS TÉRMICAS ESPECIAIS RESISTENTES AO CALOR.

ANTES DE PÔR O APARELHO A FUNCIONAR, É OBRIGATÓRIO REMOVER TODAS AS ETIQUETAS E PELÍCULAS PROTECTORAS QUE TENHAM SIDO APLICADAS DENTRO OU FORA DELE.

LOGO DEPOIS DA INSTALAÇÃO, FAÇA UM RÁPIDO CONTROLO FUNCIONAL DA PLACA DE COZINHA, SEGUINDO AS INSTRUÇÕES FORNECIDAS NAS PRÓXIMAS PÁGINAS. SE O APARELHO NÃO FUNCIONAR, DESLIGUE-O DA REDE ELÉCTRICA E CONTACTE O CENTRO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA MAIS PRÓXIMO.

NUNCA TENTE REPARAR O APARELHO AUTONOMAMENTE. TODAS AS REPARAÇÕES DEVEM SER FEITAS POR UM TÉCNICO AUTORIZADO OU NUM CENTRO DE ASSISTÊNCIA AUTORIZADO.

Importante!

Tome muito cuidado com as crianças porque dificilmente conseguem ver as lâmpadas piloto de calor residual acesas. Depois da utilização, as zonas de cozedura permanecem muito quentes durante um certo período de tempo, mesmo se estiverem desligadas. Evite que as crianças apoiem as mãos na placa de cozinha.

(4)

3. CONHEÇA A SUA PLACA

Superfície em vitrocerâmica do aparelho

Elemento de calor simples

Elemento de calor oval duplo

Elemento de calor circular duplo

Comandos do Timer

Painel de comandos

Elemento de calor triplo

Zona de aquecimento

NEM TODOS OS COMPONENTES MOSTRADOS ESTÃO PRESENTES EM TODOS OS MODELOS

4. ANTES DA PRIMEIRA UTILIZAÇÃO

Não deixe material de embalagem abandonado sem vigilância no ambiente doméstico. Separe os vários materiais não utilizáveis da embalagem e entregue-os ao centro de recolha selectiva de lixo mais próximo.

É necessário limpar a placa de cozinha antes de utilizá-la pela primeira vez. Depois da limpeza, ligue as zonas de cozedura à regulação máxima, uma depois da outra e sem panela, durante três minutos. Desta maneira, elimina-se o "cheiro de novo" e faz-se evaporar da eventual humidade que tenha se acumulado nas resistências de aquecimento. Isto é necessário para obter o funcionamento correcto dos circuitos electrónicos.

Tire do aparelho todas as etiquetas AMOVÍVEIS ou todas as folhas protectoras. Para ligar a placa, siga as instruções fornecidas no parágrafo “7 Utilização da placa”.

(5)

Instruções para o utilizador

5. ZONAS DE COZEDURA

O aparelho possui 2/4/5 zonas de cozedura com diâmetros e potências diferentes. A sua posição está indicada de maneira clara por círculos e o calor fica delimitado no interior dos diâmetros traçados no vidro.

As 2/4/5 zonas de cozedura são do tipo HIGH-LIGHT. As zonas são ligadas depois de alguns segundos e o aquecimento é regulável por intermédio dos comandos situados no painel frontal, de um mínimo de 1 a um máximo de 6/9 (dependendo dos modelos).

As zonas de cozedura com dois círculos concêntricos ( ) têm aquecimento duplo: dentro do diâmetro mais pequeno ou em ambos os diâmetros.

ELEMENTO DE CALOR DIANTEIRO CENTRAL SIMPLES

ELEMENTO DE CALOR TRASEIRO DIREITO DUPLO

ELEMENTO DE CALOR TRASEIRO CENTRAL DUPLO

ELEMENTO DE CALOR DIANTEIRO ESQUERDO DUPLO

ELEMENTO DE CALOR CENTRAL DUPLO OVAL

ELEMENTO DE CALOR TRASEIRO DIREITO OVAL DUPLO

ELEMENTO DE CALOR DIANTEIRO ESQUERDO SIMPLES

ELEMENTO DE CALOR CENTRAL TRIPLO

ELEMENTO DE CALOR TRASEIRO ESQUERDO SIMPLES

ELEMENTO DE CALOR DA ZONA DE AQUECIMENTO

ELEMENTO DE CALOR TRASEIRO DIREITO SIMPLES

ELEMENTO DE CALOR DIANTEIRO DIREITO DUPLO

ELEMENTO DE CALOR DIANTEIRO DIREITO SIMPLES

ELEMENTO DE CALOR DIREITO TRIPLO

(6)

6. DESCRIÇÃO DOS COMANDOS PRESENTES NO PAINEL

FRONTAL

Todos os comandos e controlos do aparelho estão reunidos no painel frontal. No quadro abaixo fornecemos a descrição dos símbolos utilizados.

ZONA DE COZEDURA OVAL LIGAÇÃO DA PLACA

ZONA DE COZEDURA TRASEIRA DIREITA

BLOQUEIO/DESBLOQUEIO DOS COMANDOS

BOTÃO AUMENTAR VALOR ZONA DE COZEDURA DIANTEIRA

DIREITA

BOTÃO DIMINUIR VALOR ZONA DE COZEDURA DIANTEIRA

CENTRAL

BOTÃO DE REGULAÇÃO DO TIMER

ZONA DE COZEDURA DIANTEIRA ESQUERDA

ELEMENTO DE CALOR DUPLO ZONA DE COZEDURA TRASEIRA

ESQUERDA

ELEMENTO DE CALOR TRIPLO ZONA DE COZEDURA TRASEIRA

CENTRAL

ELEMENTO DE CALOR DA ZONA DE AQUECIMENTO

(MOD. SE2958TC)

ZONA DE COZEDURA CENTRAL

LIGAÇÃO DO ELEMENTO DE CALOR DA ZONA DE AQUECIMENTO (MOD. SE2958TC) DESLIGAMENTO DO ELEMENTO DE CALOR DA ZONA DE AQUECIMENTO (MOD. SE2958TC)

(7)

Instruções para o utilizador

7. UTILIZAÇÃO DA PLACA

7.1 Placas com botões

7.1.1 Elementos de calor simples

Ao pé de cada botão está indicada a posição do elemento de calor que lhe corresponde. Por exemplo, o símbolo identifica o botão que comanda a zona de cozedura traseira direita.

O aquecimento é regulado rodando o botão de comando para a posição desejada entre 1 e 6. A regulação é progressiva e, portanto, todas as zonas intermédias

podem ser utilizadas.

7.1.2 Elementos de calor duplos

Ao pé de cada botão está indicada a posição do elemento de calor que lhe corresponde. Por exemplo, o símbolo identifica o botão que comanda a zona de cozedura traseira direita.

O aquecimento do diâmetro mais pequeno é regulado rodando o botão de comando para uma das posições entre 1 e 6.

O aquecimento de ambas as zonas é feito rodando o botão na posição correspondente ao símbolo ; soltando o botão, ele regressa à posição 6. Para regular o aquecimento, rode o botão de comando no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até à posição desejada. Para reactivar o aquecimento no interior só do diâmetro mais pequeno, rode o botão de comando para a posição 0 e logo depois para uma posição entre 1 e 6.

7.1.3 Disposição dos elementos de calor – Descrição dos símbolos POSTERIOR ESQUERDO

ANTERIOR ESQUERDO

POSTERIOR DIREITO

ANTERIOR DIREITO 7.1.4 Calor residual

As 4 lâmpadas piloto situadas na parte frontal entre as zonas de cozedura acendem quando a temperatura de uma ou mais zonas de aquecimento ultrapassa 60 °C. Este dispositivo permite saber, depois da utilização da placa, se uma ou mais zonas de cozedura ainda estão a uma temperatura superior a 60 °C.

As lâmpadas piloto só apagam quando a temperatura tiver descido abaixo de cerca de 60 °C.

7.1.5 Para desligar o elemento de calor

Para desligar o elemento de calor terá de colocar de novo o botão na posição 0.

7.2 Placas com teclas touch-control

A pressão de qualquer símbolo é confirmada por um sinal acústico (bip) de controlo.

As funções das placas que utilizam este tipo de tecnologia são activadas pressionando ligeiramente nos símbolos serigrafados na superfície da placa.

Na altura da primeira ligação à rede eléctrica, o aparelho realiza automaticamente um controlo do seu funcionamento e todas as lâmpadas piloto acender-se-ão durante alguns segundos.

7.2.1 Ligação da placa

Em condições de repouso, a placa apresenta-se completamente desligada. Premindo duas vezes no símbolo teremos a ligação da placa, indicada pelo aparecimento de um LED luminoso acima do símbolo que acabamos de premir. Ao fim de 20 segundos da ligação, se nenhuma função for activada, a placa desligar-se-á automaticamente.

(8)

7.2.2 Elementos de calor simples

O elemento de calor associado é indicado na posição correspondente a cada zona de comando. Por exemplo, o símbolo identifica o botão que comanda a zona de cozedura traseira direita.

Depois de ter ligado a placa conforme descrito no parágrafo “7.2.1 Ligação da placa”, utilize as teclas e para activar o elemento de calor (display que indica 0) e regular a potência de funcionamento dele.

As potências de utilização variam de um mínimo de 1 a um máximo de 9.

A potência deve ser regulada antes de transcorridos 5 segundos da activação do elemento de calor. Se isso não for feito, o elemento desactiva-se automaticamente.

Para activar o elemento de calor e regular a sua potência, utilize as teclas e seguindo estas instruções:

1. prima no símbolo (aparece o valor 0 no display: significa que o elemento de calor está ligado); 2. continuando a premir no símbolo regula-se a potência do elemento de calor até ao máximo de 9; 3. por outro lado, premindo no símbolo regula-se a potência do elemento de calor até ao valor

mínimo de 1.

7.2.3 Elementos de calor duplos

Para activar o aquecimento do elemento de calor duplo, tendo alcançado a potência 9 seguindo as instruções fornecidas no parágrafo “7.2.2 Elementos de calor simples”, prima novamente a tecla . Nesta altura, activa-se a potência máxima do elemento de calor duplo, indicada pelo aparecimento do LED luminoso ao lado do número que indica a potência de funcionamento. Prima nos símbolos e

para regular a potência do elemento de calor duplo ao valor pretendido. 7.2.4 Elemento de calor triplo

Para activar o aquecimento do elemento de calor triplo, tendo alcançado a potência 9 para o elemento de calor duplo, seguindo as instruções fornecidas no parágrafo “7.2.3 Elementos de calor duplos”, prima novamente a tecla . Nesta altura, activa-se a potência máxima do elemento de calor triplo e o LED que piscava ao lado da indicação de potência, passa a ser fixo. Prima nos símbolos e para regular a potência do elemento de calor triplo ao valor pretendido.

7.2.5 Zona de aquecimento

Esta zona, presente só nalguns modelos da gama, serve para manter uma temperatura de cerca de 90 °C no interior da área tracejada, o que permite manter os pratos quentes ou aquecê-los. Para activá-la, com o funcionamento da placa não bloqueado, basta premir a tecla no símbolo . Para desligá-la, prima a tecla no símbolo .

7.2.6 Bloqueio dos elementos de calor

Transcorridos 60 segundos da última regulação de potência, a placa “bloqueia-se“ e não será mais possível alterar os valores de potência regulados. Esta precaução, assinalada pelo aparecimento de um LED luminoso acima do símbolo (ver a figura ao lado), foi adoptada para garantir uma maior segurança durante a utilização da placa.

O funcionamento da placa também pode ser bloqueado manualmente: basta premir no símbolo para obter o bloqueio das funções. O bloqueio pode ser removido premindo no símbolo .

7.2.7 Disposição dos elementos de calor POSTERIOR ESQUERDO POSTERIOR DIREITO POSTERIOR CENTRAL CENTRAL ANTERIOR ESQUERDO ANTERIOR DIREITO ANTERIOR CENTRAL CENTRAL OVALADA

(9)

Instruções para o utilizador

7.2.8 Timer (só nalguns modelos)

Alguns modelos estão equipados com timer de cozedura de 1 a 99 minutos.

Para utilizar a cozedura temporizada, em primeiro lugar é preciso regular o nível de potência de acordo com as indicações dos parágrafos “7.2.2 Elementos de calor simples”, “7.2.3 Elementos de calor duplos” e “7.2.4 Elementos de calor triplos”.

Nesta altura, com o funcionamento da placa NÃO bloqueado (se estiver bloqueado, prima a tecla para activar as funções), prima no símbolo .

Entre os símbolos e da primeira zona de cozedura activa, acende-se um LED para indicar que os minutos que iremos programar referir-se-ão ao funcionamento daquele elemento de calor.

Entre as teclas e aos lados de pode-se aumentar ou diminuir os minutos de funcionamento automático do elemento de calor.

Ao fim de 5 segundos da última pressão, o timer começará a sua contagem e o elemento de calor irá funcionar até o display presente acima do símbolo chegar a 0.

Neste momento, o elemento de calor desliga-se automaticamente.

Também é possível utilizar a cozedura temporizada simultaneamente em vários elementos de calor: tendo regulado o timer para o primeiro elemento de calor, prima a tecla para que os comandos do timer tenham efeito no elemento de calor seguinte (acende o LED entre os símbolos e da segunda zona de cozedura activa) e, em seguida, regule a duração da cozedura conforme descrito anteriormente.

Quando a cozedura temporizada está activa em vários elementos de calor simultaneamente, os displays entre os símbolos e da zona de cozedura, acendem alternativamente e, ao mesmo tempo, o display dos minutos situado no símbolo mostra o tempo restante para o elemento de calor com o LED aceso. Ao fim do tempo programado, toca um sinal acústico composto por 3 BIPS em sequência que serão repetidos 5 vezes a intervalos de 5 segundos.

7.2.9 Modificação dos dados programados

Durante a cozedura temporizada é possível alterar quer a potência de funcionamento, quer a duração da cozedura.

Cada pressão nos símbolos e da zona de cozedura, aumenta ou diminui a potência de funcionamento do elemento de calor.

Para modificar o tempo restante relativo a um elemento de calor, é preciso premir a tecla até acender o LED situado na zona de cozedura. Nesta altura, premindo nos símbolos e do timer, será possível alterar o tempo de funcionamento.

7.2.10 Calor residual

Cada elemento de calor está equipado com um dispositivo que assinala o calor residual. No display, depois de qualquer um dos elementos de calor ter sido desligado, pode aparecer um sinal “ ” a piscar. Este sinal indica que aquela zona de cozedura ainda está muito quente. É possível retomar a cozedura dos alimentos mesmo com o sinal a piscar: neste caso, proceda conforme explicado nos parágrafos “7.2.2 / 7.2.3 / 7.2.4”.

7.2.11 Protecção térmica da placa de comandos

Se os elementos de calor aquecerem a placa electrónica interna em demasia, entrará em acção um dispositivo que interrompe o aquecimento. Esta protecção corta a alimentação para os elementos de calor anteriores e nos respectivos LEDs de potência acendem, piscando alternativamente, as letras e . Se a temperatura da placa electrónica não diminuir, o dispositivo irá cortar a alimentação para todos os elementos de calor e os displays de potência irão exibir a escrita . Será possível retomar a cozedura assim que a temperatura descer abaixo dos níveis de alerta.

7.2.12 Operação errada

Se ao mexer nas teclas o utilizador realizar uma operação errada, esta última será sinalizada por uma letra que aparece no display da potência, permanecendo exibida até o utilizador premir a tecla com a qual provocou o aparecimento do erro.

(10)

7.2.13 Como desligar os elementos de calor

Os elementos de calor desligam quando o display relativo à potência de funcionamento indica 0. Transcorridos 5 segundos do momento em que o display exibe o valor 0, o elemento de calor desactiva-se automaticamente.

Se os elementos de calor estiverem quentes, depois de desligados aparecerá o sinal a piscar, para indicar a presença de calor residual.

7.2.14 Como desligar a placa de cozinha

Para desligar a placa, prima no símbolo . Mesmo com os elementos de calor a funcionar, todos eles serão desactivados e a placa será totalmente desligada.

Se os elementos de calor estiverem quentes, depois de poucos segundos da sua desactivação aparecerá o sinal a piscar, para indicar a presença de calor residual.

7.2.15 Tabela de conselhos para a cozedura

Na tabela a seguir indicamos os valores de potência que podem ser utilizados e, ao lado de cada um, o tipo de alimento que pode ser preparado. Os valores podem mudar em função da quantidade de alimentos e do gosto do utilizador.

POSIÇÃO DO BOTÃO

NÚMERO NO DISPLAY

TIPO DE ALIMENTO

1 1 Para derreter manteiga, chocolate ou alimentos semelhantes.

2 2-3

Para aquecer os alimentos, manter pequenas quantidades de água em ebulição, para bater molhos à base de gemas de ovos ou manteiga.

3 4-5

Para aquecer alimentos sólidos e líquidos, manter a água em ebulição, descongelar alimentos congelados, preparar omeletes com 2-3 ovos, pratos à base de frutas e verdura, cozeduras várias.

4 6 Cozedura de carne, peixe e verdura ensopados, pratos com mais ou menos água, preparar compotas, etc.

5 7-8 Preparar carne ou peixe assado, bifes, fígado, dourar carnes e peixes, preparar ovos, etc.

6 9 Fritar batatas etc. em óleo, ferver a água rapidamente.

Para obter um bom rendimento e um consumo de energia adequado, é indispensável utilizar exclusivamente recipientes adequados para a cozedura eléctrica:

- O fundo dos recipientes deve ser muito espesso e perfeitamente plano; além disso, deve ser limpo e seco, valendo os mesmos requisitos para a placa de cozedura.

- Não utilize panelas de ferro ou com fundo áspero porque poderiam riscar a superfície de cozedura.

- O diâmetro do fundo do recipiente deve ser igual ao diâmetro do círculo traçado na zona de cozedura; se os diâmetros não coincidirem, ter-se-á um desperdício de energia.

7.3 Função de manutenção da temperatura “A”

Nalguns modelos de placas de cozinha foi implementada uma nova função de “espera” indicada pelo aparecimento da letra “A” no display (que, normalmente, indica o nível de potência da zona).

A activação desta função serve para manter uma temperatura mais baixa na superfície do vidro da zona escolhida, permitindo manter aquecidos (sem continuar a cozedura) os alimentos já cozidos (por exemplo: sopas, carne já cortada em fatias, peixe, molhos etc.).

(11)

Instruções para o utilizador

8. LIMPEZA E MANUTENÇÃO

Antes de efectuar qualquer operação, é preciso desligar a alimentação eléctrica do aparelho.

8.1 Limpeza da placa de vitrocerâmica

A placa de vitrocerâmica deve ser limpa regularmente, melhor se depois de cada utilização, quando as lâmpadas piloto de calor residual estiverem apagadas.

Os traços claros causados pela utilização de panelas com fundo de alumínio podem ser removidos com um pano húmido embebido em vinagre.

Se permanecerem resíduos queimados depois da cozedura, remova-os com o raspador fornecido com o aparelho, passe por água e seque bem com um pano limpo. A utilização constante do raspador reduz em muito a necessidade de empregar produtos químicos para a limpeza quotidiana da placa de cozedura. Não utilize em nenhum caso detergentes abrasivos ou corrosivos (por exemplo, produtos em pó, sprays para forno, removedores de mancha e palhas de aço).

NÃO UTILIZE UM JACTO DE VAPOR PARA LIMPAR O APARELHO.

9. PROBLEMAS DE FUNCIONAMENTO?

PROBLEMA CAUSAS PROVÁVEIS O QUE FAZER

A placa não funciona - A placa não está ligada ou o interruptor geral não foi accionado.

- Houve um corte de corrente eléctrica.

- Ligar o interruptor geral

- Verificar a alimentação eléctrica

Os resultados da cozedura não são satisfatórios

- A temperatura é muito alta ou muito baixa

- Consultar os conselhos de cozedura

A placa produz fumaça - A placa está suja

- O alimento extravasou

- Limpar a placa depois de terminada a cozedura. Deixá-la arrefecer antes de proceder à limpeza

- Utilizar uma panela maior Os elementos de calor não

acendem durante a cozedura temporizada

- Erro na programação da cozedura temporizada

- Controlar as instruções para a utilização do timer

(12)

10. INSTALAÇÃO

10.1 Informações técnicas

Modelo de placa Ver a chapa de dados técnicos

Ligações eléctricas 220-240V~ 50/60Hz / 380-415V 2N∼ 50/60Hz / 380-415V 3N∼ 50/60Hz CLASSE DA PLACA Eléctrica

Potência máxima Ver a chapa de dados técnicos DIMENSÕES DA PLACA

Largura (mm) 290 595 720 900

Profundidade (mm) 510 510 510 510

10.2 Chapa de dados técnicos

Certifique-se de que a tensão e o dimensionamento da linha de alimentação correspondam às características indicadas na chapa fixada em baixo do painel de protecção do aparelho. Esta chapa de características nunca deverá ser removida.

N° de serie Modelo

10.3 Ligação eléctrica

É OBRIGATÓRIO QUE O APARELHO TENHA A LIGAÇÃO À TERRA DE ACORDO COM AS MODALIDADES PREVISTAS PELAS NORMAS DE SEGURANÇA DA INSTALAÇÃO ELÉCTRICA. SE A LIGAÇÃO À REDE ELÉCTRICA FOR FEITA COM TOMADA E FICHA, AMBAS DEVEM SER DO MESMO TIPO E DEVERÃO SER LIGADAS AO CABO DE ALIMENTAÇÃO EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS EM VIGOR.

A TOMADA DEVE SER ACESSÍVEL COM O APARELHO ENCASTRADO. NUNCA DESLIGUE A FICHA PUXANDO-A PELO CABO.

LOGO DEPOIS DA INSTALAÇÃO, FAÇA UM RÁPIDO CONTROLO FUNCIONAL SEGUINDO AS INSTRUÇÕES FORNECIDAS NAS PÁGINAS ANTERIORES. SE O APARELHO NÃO FUNCIONAR, DEPOIS DE TER AVERIGUADO SE EFECTUOU CORRECTAMENTE AS OPERAÇÕES INDICADAS NAS INSTRUÇÕES, DESLIGUE O APARELHO DA REDE ELÉCTRICA E CONTACTE O CENTRO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA MAIS PRÓXIMO.

NUNCA TENTE REPARAR O APARELHO AUTONOMAMENTE.

SE UTILIZAR UMA LIGAÇÃO COM FICHA E TOMADA, VERIFIQUE SE ELAS SÃO DO MESMO TIPO. EVITE A UTILIZAÇÃO DE REDUÇÕES, ADAPTADORES OU DERIVADORES PORQUE PODERIAM PROVOCAR AQUECIMENTOS OU QUEIMADURAS.

SE FOR UTILIZADA UMA LIGAÇÃO FIXA, SERÁ NECESSÁRIO INSTALAR NA LINHA DE ALIMENTAÇÃO DO APARELHO UM DISPOSITIVO DE INTERRUPÇÃO OMNIPOLAR COM DISTÂNCIA MÍNIMA DE ABERTURA ENTRE OS CONTACTOS DE 3 MM, SITUADO NUMA POSIÇÃO FACILMENTE ACESSÍVEL E PRÓXIMA DO APARELHO.

(13)

Instruções para o instalador

Funcionamento a 380-415V 3N∼: utilize um cabo de cinco pólos de tipo – H05V2V2-F resistente a uma temperatura de pelo menos 90 °C (cabo de 5 x 1,5 mm2

).

Funcionamento a 380-415V 2N ∼: utilize um cabo de quatro pólos de tipo – H05V2V2-F resistente a uma temperatura de pelo menos 90 °C (cabo de 4 x 2,5 mm2

).

Funcionamento a 220-240V 3 ∼: utilize um cabo de quatro pólos de tipo – H05V2V2-F resistente a uma temperatura de pelo menos 90 °C (cabo de 4 x 2,5 mm2

).

Funcionamento a 220-240V∼: utilize um cabo de três pólos de tipo – H05V2V2-F resistente a uma temperatura de pelo menos 90 °C.

(cabo de 3 x 4 mm2

)

A extremidade a ligar ao aparelho deverá ter o fio de terra (amarelo-verde) pelo menos 20 mm mais comprido.

LEIA ATENTAMENTE A CHAPA DE LIGAÇÕES APLICADA EM BAIXO DO APARELHO.

Se o aparelho que adquiriu não estiver equipado com o cabo de alimentação, será obrigatório utilizar um cabo capaz de resistir a uma temperatura de pelo menos 90 °C. Caso contrário, a segurança eléctrica do aparelho pode ser prejudicada.

O fabricante declina qualquer responsabilidade por eventuais ferimentos em pessoas ou danos em objectos provocados pelo não cumprimento das normas supracitadas ou pela modificação de qualquer peça do aparelho.

Atenção: faça passar o cabo de alimentação no furo “A” e coloque a chapa de fixação do cabo assim que terminar a ligação eléctrica.

Para montar a chapa, basta fixá-la com os parafusos fornecidos, conforme mostrado na figura.

QUADRO DE BORNES TIPO 1

Atenção: feche o fixa-cabo assim que terminar a ligação eléctrica. Feche a tampa do quadro de bornes rodando-a e pressionando-a.

(14)

10.4 Colocação da placa na bancada

Esta operação exige obras de alvenaria e/ou de carpintaria, pelo que deve ser executada por um técnico competente.

A placa pode ser instalada em vários tipos de material, tais como superfícies de alvenaria, metal, madeira maciça ou madeira revestida com laminados plásticos, desde que resistentes ao calor (T 90°C).

Faça uma abertura no tampo do móvel com as dimensões indicadas na figura, mantendo da borda traseira uma distância mínima de 50 mm.

Este aparelho pode ser encostado em paredes com altura superior à da mesa de trabalho, desde que seja mantida a distância “X” representada na figura para evitar danos provocados pelo aquecimento excessivo.

Certifique-se de que entre os elementos de calor da placa e um possível móvel suspenso exista uma distância mínima de 750 mm na vertical.

10.5 Fixação

Antes de fixar o aparelho no móvel, é preciso aplicar na superfície do vidro a esponja adesiva fornecida que deverá realizar a separação entre as superfícies do vidro e do móvel.

Tendo aplicado a esponja adesiva (B) fornecida na superfície do vidro, será preciso fixar o aparelho no móvel utilizando os suportes especiais de fixação (A) (fornecidos com o aparelho), conforme ilustrado na figura ao lado.

Para fixar a placa na estrutura, é obrigatório utilizar exclusivamente os furos realizados para esta finalidade e que são mostrados na figura.

Este aparelho não deve ser encastrado acima de uma máquina de lavar louça.

Se for instalado acima de um forno, é preciso que este último esteja equipado com um ventilador de arrefecimento.

Passe o cabo de alimentação na parte de trás do móvel, tomando cuidado para que não entre em contacto com o painel inferior da placa de cozedura ou com um forno encastrado em baixo dela, se presente.

(15)

Instruções para o instalador

MOD. 60 CM

MOD. 77 CM

Nas figuras ilustradas são fornecidas as dimensões do corte e da fresagem adicional a realizar no furo de encastre caso se deseje instalar a placa de cozinha rente ao tampo do móvel. As dimensões do corte e da fresagem do tampo do móvel são mencionadas a título de indicação e o instalador deve, absolutamente, fazer referência à placa de vitrocerâmica real antes de efectuar os cortes. Tendo instalado o aparelho, preencha as aberturas entre o produto e o tampo do móvel com silicone isolante. Remova o excesso de silicone caso ele transborde.

Referências

Documentos relacionados

De uma forma geral as medições efectuadas pelo sensor ASAR apresentam uma qualidade aceitável para a avaliação do recurso energético das ondas marítimas l como se pode

Então se esse requisito obrigatório não for legível, abre um leque de probabilidades para uma interpretação errada do profissional, podendo acarretar graves danos à saúde

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A partir da análise dos questionários, utilizados como instrumento de pesquisa referente à atividade desenvolvida em sala de aula com o auxílio da cartilha “Sensoriamento Remoto: os

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...