• Nenhum resultado encontrado

Projeto Memória começa a virar realidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Memória começa a virar realidade"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

Embrapa Clima Temperado

Ano 14, nº 646

24/11 a 28/11/2008

Projeto Memória começa a virar realidade

A Embrapa Clima Temperado já está dando os primeiros passos concretos para integrar-se ao Projeto Memória, proposto e desenvolvido pela Empresa, em nível nacional. Além das ações e atividades enquadráveis no projeto oficial, que engloba todas as 41 unidades descentralizadas e ainda a Sede, a Embrapa Clima Temperado deseja construir e manter de forma permanente sua própria memória, já que é, dentro de todo o sistema, um dos locais que possuem uma das histórias mais antigas e ricas da pesquisa agropecuária.A Estação Cascata, por exemplo, em janeiro deste ano completou 70 anos de

atividades.

No final da semana passada, o chefe de Área de Comunicação e Negócios, João Carlos Costa Gomes, coordenou reunião em que houve nivelamento de conceitos e a articulação para os passos iniciais, com a participação dos responsáveis pela ETB e Cascata e ainda a presença de pesquisadores e analistas que estão designados para atuarem nas demandas iniciais do Projeto Memória, entre os quais Diná Bandeira, Luis A.Suíta de Castro e Ana Behrensdorf. Até o final deste mês, serão preenchidos e devolvidos para a Sede formulários que fazem uma primeira prospeção do assunto nos diferentes setores da Unidade. A intenção inicial da Chefia é atrair a colaboração de instituições parceiras, como Universidades, com a presença de professores, pesquisa-dores e estagiários de áreas como História, Museologia, Arqueolo-gia, entre outras, a fim de formar, juntamente

com o pessoal da Embrapa Clima Temperado, uma equipe de voluntariado que se encarregue do levantamento, sistematização, exposição, preservação, etc, de todos os aspectos materiais e humanos que possam ser importantes para a (re)constituição da memória institucional.

Ainda não há definição se o o Projeto Memória terá uma centralizaçãop na sede da Unidade ou se serão montados e mantidos espaços para tal fim também na Cascata e ETB. No dia 5 de dezembro, data em que o diretor superintendente da Unidade, Geraldo Eugênio de França, fizer sua visita de final de ano à Unidade, já ouvirá da Chefia-Geral manifestação a respeito e conhecerá in loco alguns objetos, imagens e depoimentos do acervo memorialísitico da Embrapa Clima Temperado.

Unidade recebe novo pesquisador e Juliana trabalhará em Colombo

Uma troca de pessoal realizada entre a Unidade e a Embrapa Florestas, em Colombo (PR), viabilizou a vinda no dia

17, do pesquisador Leonardo Ferreira Dutra. Ele é natural de Piratini, concluiu seu doutorado na UFPel, em Fruticultura

de Clima Temperado e trabalhará na Sede. Por outro lado, já se apresentou

na Embrapa Florestas a pesquisadora Juliana Degenhart, que até o começo do

mês trabalhava na Sede da Unidade. Votos de boas-vindas do Linha ao colega

Leonardo e de felicidades pessoais e profissionais à Juliana.

(2)

2

São Lourenço do Sul sedia reunião do Fórum de Agricultura Familiar

A proposta do Fórum de

Agricultura Familiar é discutir e implementar ações visando o desenvolvimento sustentável do ambiente rural do Sul do Estado. Desde 1996, o Fórum é o espaço de discussão e articulação que une esforços de diversas instituições ligadas à agropecuária, para fortalecer o setor.

“Discutimos assuntos que estejam relacionados à agricultura familiar tentando pautar as políticas públicas, para apontar as necessidades que a agricultura familiar tem nessa região nos aspectos econômicos, sociais e ambientais”, disse a presidente do Fórum de Agricultura Familiar, Cléo Ferreira.

O Fórum funciona através de reuniões, seminários ou oficinas, geralmente realizadas na ECC. Porém, a reunião realizada no dia 11 de novembro foi diferente, na ocasião os participantes tiveram a oportunidade de visitar a propriedade rural da família Radtke, localizada no município de São Lourenço do Sul,

para trocar experiências e observar os resultados adquiridos pelo trabalho agroecológico desenvolvido pela família. “Sempre fazemos reunião com intercâmbio de experiências. Mas esse encontro mostrou aos produtores as alternativas que possibilitam uma execução diferente da agricultura ecológica”, disse Cléo.

A propriedade dos Radtke faz parte do projeto “Pesquisa Participativa em Rede de Referência”, que envolve diversas instituições que participam do Fórum. O projeto tem o objetivo de ajudar e desenvolver as comunidades rurais, contribuindo com o aumento da renda e da qualidade de vida dos agricultores, além de servir como base para a realização de

pesquisas científicas. “Esse projeto tem uma interface grande, porque além de envolver as instituições que fazem parte do Fórum, ele viabiliza assessoria aos agricultores que fazem parte desse projeto de pesquisa. Por isso, é tão importante fazer as reuniões conhecendo a realidade das propriedades”, disse o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Joel Cardoso.

“Através do projeto Pesquisa Participativa em Rede de Referência, os agricultores conhecem as tecnologias da Embrapa Clima Temperado relacionadas à geração e adaptação de técnicas para suas propriedades, atuando como agricultores experimentadores” ressaltou o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, José Ernani Schwengber. O dono da propriedade visitada, Edwin Radtke, conta que se interessou pela agroecologia há muitos anos, quando viu alguns produtos expostos em uma festa da região e pensou na oportunidade que tinha de fazer um bom negócio.

A Embrapa Clima Temperado, através da Estação Experimental Cascata (ECC), ofereceu no dia 12 de novembro, um curso de Produção de Hortaliças aos pequenos agricultores com o objetivo de promover uma qualificação vinculada ao sistema de produção de base ecológica. Assim, os agricultores puderam trocar experiências e aperfeiçoar as técnicas em sistemas de produção, melhorando a oferta e a qualidade dos produtos oferecidos em feiras na Região Sul do Rio Grande do Sul.

“A elaboração do curso é fundamental para a Embrapa Clima Temperado e seus parceiros para a qualificação do sistema de produção de hortaliças dos agricultores familiares da região”, disse o pesquisador José Ernani Schwengber. Segundo ele, cerca de 45 agricultores participaram do curso e poderão levar para suas

propriedades as novas tecnologias propostas pela Embrapa Clima Temperado.

O técnico do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), Fábio Mayer e o técnico da Bionatur Sementes Agroecológicas, Vladmir Moreira, ambos parceiros do projeto, ressaltaram a importância que existe na troca de experiência dos agricultores com os técnicos da Embrapa. “No curso também foi feita uma abordagem em relação à questão de insumos e a produção de sementes ecológicas de hortaliças”, disse Mayer.

Os agricultores que fizeram o curso, falaram principalmente sobre o que aprenderam a respeito do solo, produção de mudas e colheita de sementes. De acordo com eles, a degustação de morangos que aconteceu no local, serviu para que eles analisassem a textura, a qualidade e o

sabor do morango para então, decidir que tipo de variedade plantar. “No curso tivemos a teoria e depois viemos para o campo vivenciar a prática, o que foi o mais importante”, disse uma das agricultoras participantes.

Os agricultores familiares vêm sendo beneficiados através de cursos e de atividades de capacitação desenvolvidas na ECC, oferecidos pela Embrapa Clima Temperado e seus parceiros.

(3)

3

Uma breve análise deste ano que está findando nos remete a um volume excepcional de atividades e de realizações.

Qualificamos e ampliamos nossas ações em todas as frentes de atuação da Unidade.

Encaminhamos durante o ano de 2008 mais de trinta e cinco pré-propostas/projetos ao Sistema Embrapa de Gestão (SEG) o que não só qualificou e diversificou nossa matriz de PD&I como aumentou, de forma expressiva, nossa captação de recursos financeiros de custeio o que pode ser sentido pelo incremento de todas as nossas atividades.

O número significativo de projetos aprovados e em execução principalmente no MP2 atesta, de forma clara, a formação de redes de interação e de parcerias, o que mostra nossa liderança e maturidade como um centro ecorregional. Temos a maior carteira de projetos no MP6 da Embrapa e estamos assumindo a liderança do MP1 Agroecologia o que, sem dúvida, nos distingue nacionalmente. Ações importantes no MP4 – transferência de tecnologia – permitem uma troca de experiências e intercâmbio com os produtores rurais e segmentos organizados da sociedade disponibilizando conhecimentos e tecnologias geradas nos projetos de pesquisa.

Os projetos externos nos garantiram uma carteira de mais de 4 milhões de reais, um sinal da qualificação de nossas propostas e das

Falando francamente

2009 chega rápido!

parcerias constituídas.

A concretização de parcerias locais e regionais vêm fortalecendo nosso espaço, não só como um centro de pesquisa, mas como um articulador e promotor de projetos e ações de desenvolvimento regional. Temos participado de articulações em todos os níveis nas cadeias produtivas das frutas e, em especial, do pêssego, do arroz e do leite, bem como participado de todos os fóruns relacionados à nossa atividade.

Fomos realizadores e apoiadores de grandes eventos: I) Abertura da colheita do arroz; II) Expoagro (Afubra); III) Fenadoce; IV) Encontro de pequenas frutas e frutas nativas do mercosul e Encontro nacional do morango; V) Expointer; VI) Ciência para a vida; VII) Fiesa; VIII) III Encontro três fronteiras; IX) Seminário de Agroenergia; X) Agroecologia e uma série de outros importantes encontros técnico-científicos.

Fomos, também, a maior delegação presente no Embrapa Sul, realizado em Passo Fundo, com uma expressiva participação de colegas aposentados e suas famílias, um sinal não só de organização e participação, como de comprometimento.

Realizamos, ainda, 59 dias de campo e mais de 450 eventos técnico-científicos. Treinamos e capacitamos 298 empregados e proporcionamos mais de 150 mil horas de estágios para estudantes. Além disso, foram divulgadas cerca de 900 matérias jornalísticas, citando o nome da Embrapa Clima Temperado.

E s t a m o s revitalizando nossa estrutura com uma série

de reformas na Sede, na ETB e na EEC, bem como, a execução de novas obras e instalações de apoio. Um novo caminhão baú, uma camionete cabine dupla diesel 4x4, uma camionete cabine simples diesel 4x2 e uma saveiro estão chegando para serem incorporadas a nossa frota.

O ano de 2008 foi muito produtivo, repleto de realizações e novas conquistas.

Um sinal expressivo da capacidade de articulação e realização da Unidade foi o credenciamento da Diretoria para coordenarmos a Expointer e, mais recentemente, a realização do Simpósio de Agroenergia na Fiergs, em Porto Alegre. Neste evento tivemos a participação de dois ministros de Estado, o Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Cassel, parceiro em vários projetos executados pela Unidade e da Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, além do diretor executivo da Petrobras Biocombustíveis, Miguel Roseto.

Novos desafios vêm pela frente o que requer uma permanente revisão e readequação de nosso planejamento estratégico. Novas competências, revitalização da infra-estrutura e a capacidade de renovação são estratégias a serem seguidas de forma a atender satisfatoriamente às demandas da sociedade. demandas da sociedade.

(4)

4

No período de 10 a 13 de novembro foi realizada na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, uma oficina de projetos intitulada “Capacitação em Elaboração e Gestão de Projetos Competitivos”, que teve como objetivo capacitar os empregados participantes a aplicar os princípios de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (PA&A) na preparação da gestão dos seus projetos, utilizado as estratégias e as metodologias que possibilitam uma visão ampla do Sistema Embrapa de Gestão.

“A idéia principal é formar multiplicadores nas Unidades do Sul do Brasil, para que essas pessoas possam atuar como multiplicadores”, disse a empregada da Embrapa Clima Temperado, Marilda Porto que, durante a oficina, esteve representando o CTI da Unidade. Os empregados Rosa Lía Barbieri, Fernando Costa Gomes e Gláucia Nachtigal também representaram a Unidade, através das áreas de articulação internacional, transferência e tecnologia e novos contratados, respectivamente.

Os facilitadores Antônio Maria Gomes de Castro, Suzana Maria Valle Lima, Cristina S. Bastos e Denise Werneck, do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), foram os responsáveis pelas atividades nos quatro dias de oficina. Eles vieram de Brasília, para treinar os empregados que representaram as Unidades do Sul do País. “Cada Unidade formou um grupo e apresentou um projeto com visão competitiva”, ressaltou Marilda. Além disso, os participantes compararam as linhas de pesquisa dos PDUs das Unidades, o que vai gerar temas para os novos editais dos Macroprogramas.

De acordo com ela, a oficina servirá para melhorar a qualidade das novas propostas para que tenham maior índice aprovação. “Pretendemos, para o próximo ano, realizar essa Oficina aqui na Unidade com ênfase na qualidade técnica das propostas”, disse Marilda.

Unidade participa

de capacitação

No dia 17 de novembro, na Embrapa Clima Temperado, aconteceu o curso para “Uso seguro e correto de agrotóxico”, ministrado por Marcos Pereira, Janni André Haerter e José Faustini. O curso teve o objetivo de capacitar os empregados a praticar um manejo correto e seguro do produto. Cerca de dez empregados da Sede e da ETB participaram do curso. Dentre os tópicos abordados, foram enfatizados principalmente aqueles relacionados a segurança do aplicador, tecnologias de aplicação, manutenção de equipamentos e cuidados para restringir ao máximo, possível agressão ao meio ambiente.

De acordo com os facilitadores, é necessária a realização periódica de cursos semelhantes, objetivando capacitar recém contratados, bem como atualizar os conhecimentos daqueles que realizam este tipo de serviço. “É importante que os funcionários saibam com que tipo de produto estão lidando, classe toxicológica, o que controla, modo de ação, técnicas de aplicação, manutenção e calibração dos equipamentos utilizados, para que assim, riscos referentes a saúde do aplicador, consumidor e impactos ao meio ambiente sejam minimizados” disse Janni.

“O mau uso do agrotóxico é prejudicial tanto ao aplicador

Curso ensina manejo adequado de agrotóxicos

quanto ao consumidor do alimento produzido. Além disso, corre-se o risco de perda total da produção de determinada área, em função de erros na aplicação. O manejo correto de agrotóxicos requer, no mínimo, o conhecimento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), do produto, das técnicas de aplicação e dos equipamentos adequados para a aplicação destes”, afirmou Marcos.

“Estamos em processo de construção de um Grupo de Trabalho que será responsável por encaminhar a Chefia, proposta de normatização do uso de agrotóxicos, desde a compra até o destino das embalagens. Isso é um grande avanço para a unidade, pois estaremos trabalhando com qualidade as práticas agrícolas”, afirmou Faustini.

O empregado Nildo Gomes Brizolara participou do curso e disse “foi bastante produtivo, pois aprendi coisas novas. Gostei muito das novas tecnologias apresentadas, especialmente de conhecer o pulverizador automotivo”.

Os facilitadores do curso informaram que em breve serão realizadas atividades complementares, abrangendo práticas de regulagem e calibração de pulverizadores, além de visita a Central de Agrotóxicos, localizada na ETB e a Central de Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos, em Capão do Leão.

(5)

5

Com o objetivo de enfatizar, através das biotécnicas da reprodução animal, a Embrapa Clima Temperado inaugurou em novembro de 1998, o Laboratório de Reprodução Animal, que esse ano comemora 10 anos. Desde então, as ações realizadas estão relacionadas tanto com a pesquisa, quanto com a capacitação de técnicos e de médicos veterinários.

No Laboratório são estudadas metodologias como a produção de embriões totalmente em condições controladas no laboratório (in vitro) e também da produção de embriões de uma doadora superovulada (in vivo) de raças leiteiras. Atualmente, o laboratório já dispõe da técnica de determinação do sexo dos produtos por PCR, desenvolvida em colaboração com a UFPel. Também se encontra em fase de teste duas metodologias: uma de criopreservação de embriões bovinos da raça Jersey, produzidos em laboratório e outra de preparação espermática que promove desvio da proporção sexual dos produtos.

Desde a fundação do Laboratório, a Unidade conta com a parceria da Emater-RS/ Ascar. Uma das ações que vem sendo desenvolvidas é o “Clube do Embrião”, que visa levar ao produtor de leite familiar, embriões bovinos de vacas com genótipo superior. Este

Laboratório de Reprodução Animal comemora dez anos

projeto foi incentivado inclusive pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). Nos últimos meses, foram estabelecidas parcerias com as Prefeituras Municipais de Camaquã, Cristal e Planalto que deverá viabilizar o repasse dos embriões aos produtores de leite destes municípios.

Os principais clientes do Laboratório, localizado na Estação Terras Baixas (ETB) são produtores que buscam a multiplicação de seu rebanho, assim como pequenos produtores que desejam ter um animal com um potencial produtivo mais adequado a sua atividade.

De acordo com a coordenadora do Laboratório e pesquisadora da Unidade, Lígia Margareth Cantarelli Pegoraro, apesar da atual posição do Brasil, como líder mundial na produção de embriões bovinos, uma pequena porcentagem das tecnologias é dedicada à multiplicação de gado de origem européia e de animais

para produção de leite, como, por exemplo, a raça Jersey. “Inúmeros fatores estão envolvidos nesse processo de melhoramento genético. Nosso trabalho pode contribuir com a adequação das características raciais, possibilitando agregação de valor, ao contexto regional de cada atividade. Atualmente, nosso grande desafio é promover a maior utilização e difusão destas tecnologias em prol dos rebanhos de origem européia da região de clima temperado”, acrescentou.

Para Ligia, esses dez anos significam muito trabalho, dedicação e paixão pela profissão. “É um aprendizado constante, desde a rotina no laboratório com a produção de embriões até a atividade de desenvolvimento como os cursos com produtores e com técnicos. Contamos com muito trabalho e dedicação de toda equipe, sempre com o objetivo comum de contribuir para a evolução do conhecimento e desenvolvimento de nossa região”, disse.

Hoje, seis profissionais fazem parte da equipe do Laboratório de Reprodução Animal da Unidade: Lígia Pegoraro, Ledi Anghinoni, Christiano Weissheimer, Claudio Rogério Pinto Xavier (Embrapa Clima Temperado), Mara Helena Saalfeld (Emater-RS/ Ascar) e Maria Gabriela Rheingantz (UFPel).

II Encontro de Iniciação Científica e Pós-graduação da Unidade

“Agradecemos a todos os pesquisadores, analistas e estagiários que submeteram trabalhos para serem apresentados no II Encontro de Iniciação

Científica da Embrapa Clima Temperado e lembramos que as inscrições, tanto para estgaiários quanto para orientadores, são gratuitas e continuam abertas, podendo ser feitas pela internet. A relação dos trabalhos orais, com os horários das apresentações já está disponível no site. Da mesma forma, a relação dos trabalhos que serão apresentados na forma de pôster e os dias das apresentações também se encontra disponível. Para valorizar as apresentações

na forma de pôster, o autor do pôster terá um microfone disponível para

uma apresentação do seu trabalho em três minutos. Esta apresentação será

feita no local onde o pôster estiver fixado e tem o objetivo de chamar a atenção do público para cada trabalho. Esta inovação pretende, além de valorizar mais os trabalhos que estarão sendo apresentados, oferecer uma oportunidade de treinamento em apresentações orais. Desde o início da organização deste evento incentivamos os estagiários da Embrapa Clima Temperado a participar de cursos e palestras relacionados à escrita de trabalhos científicos e oratória.

Chegou o momento de pôr estes conhecimentos em prática!”

(6)

6

Expediente: o informativo interno Linha Aberta é editado semanalmente pela Área de Comunicação e Negócios (ACN) da Embrapa Clima Temperado, nas versões on-line e impresso. Chefe-Geral: Waldyr Stumpf Jr., Chefe Administração: José Vianna Fº, Chefe ACN: João Carlos Costa Gomes, Chefe P&D: Clenio Pillon. Edição: Christiane Congro Bertoldi e Sadi Sapper; diagramação: Manoela Soares (estagiária) ; circulação: Equipe da ACE. Redação: Christiane Congro Bertoldi (Mtb-SC 00825/9), Sadi Sapper (MTB/RS 5376) e Manoela Soares (estagiária). Colaboração: Carmem Pauletto (ACE/ETB) e Eliz Regina Rickes (ACE/ECC). Fotos: Ana Luiza Viegas, Cristiane Magalhães, Júlio Prestes, Manoela Soares, Paulo César P. Garcia e Sérgio Silva. Fone: (53) 3275-8113. E-mail: imprensa@cpact.embrapa.br

Brasil e Embrapa em destaque na imprensa americana

Uma série intitulada “Brasil em ascensão” publicada no jornal Christian Science Monitor (CSMonitor), de 11 a 13 de novembro, elaborada pela repórter Sara Miller Llana, publicou três matérias que justificam os motivos de emergência do país. Programas sociais de combate à pobreza, descobertas de petróleo na camada pré-sal e as tecnologias agropecuárias desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa foram o foco das reportagens.

Uma das matérias cita a Embrapa como uma das razões pelo crescimento nacional, intitulada “Brasil, superpotência agrícola, espalha seu conhecimento”. O texto diz, no subtítulo, que o Brasil está levando tecnologias de agricultura tropical para outras partes da América Latina, África e Ásia. A viagem dos pesquisadores Edson Lobato e Djalma Martinhão a Moçambique, em missão organizada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), é citada no texto para ilustrar os esforços para transferir tecnologia ao continente africano.

Ao longo do texto, a Embrapa é citada como uma das responsáveis pelo aumento no crescimento de exportação nacional de soja, carne, frango, suco de laranja, etanol e açúcar. Além disso, a reportagem informa ainda que agora o país deixou de ser um fornecedor de grãos e passou a levar novas tecnologias agrícolas para outros continentes. O sucesso da Embrapa está espalhando curiosos por todo o mundo. Somente no ano passado, a Sede da Embrapa (Brasília - DF) recebeu 107 visitas de grupos internacionais. A Embrapa Cerrados, Unidade citada na matéria, recebe, em média, duas visitas internacionais por semana. A matéria fala ainda do apoio dos americanos à instituição, do pioneirismo das pesquisas de solos da Embrapa Cerrados, e do programa

de capacitação de pesquisadores no exterior.

O texto ressalta que a pesquisa sozinha não poderia transformar o Cerrado, que representa um quarto de todas as terras nacionais e informa que nos anos 70, o Governo Militar tomou uma decisão estratégica de colonizar a região, tornando-a uma área agrícola fértil, fornecendo crédito e incentivo para realocar produtores da região de clima temperado e evitar a migração em massa de pessoas.

A matéria afirma que a Embrapa acredita que a produção no Cerrado pode aumentar nas terras existentes com grande eficiência e sem demandar expansão territorial. A produção de grãos no Cerrado, por exemplo, aumentou 129,7%, de 1991 a 2007, porém a área plantada aumentou apenas 25,9%. Essa produtividade será decisiva para o mundo, conforme as demandas da China e da Índia aumentarem.

A matéria descreve também a história de sucesso de um fazendeiro, Paulo Roberto Bonato, produtor de trigo no Plano de Assentamento Dirigido do Distrito Federal, que migrou do Rio Grande do Sul para Goiás nos anos 70; apresenta dados de evolução da safra de soja; aborda o crescimento do plantio de cana-de-açúcar, em prol do etanol. Cita ainda que a Embrapa estima que o país tenha uma disponibilidade de 90 milhões de hectares de terra para agricultura, e 170 milhões de pastagens degradadas que poderiam se tornar mais eficientes.

O último box da matéria intitulado “Responsabilidade brasileira de ajudar” afirma, em entrevista com Eliseu Alves, que a Embrapa deve dividir os segredos de seu sucesso com outros países. Aborda então, os desafios e as atividades desenvolvidas na Embrapa África e Embrapa Venezuela.

As outras duas reportagens da série publicada abordam, de

forma ampla, aspectos relacionados à produção de biocombustível nacional com matéria intitulada “Brasil como um gigante da produção de óleo alternativo” e da habilidade do Governo Federal de promover melhorias na qualidade de vida das pessoas mais pobres do país, na matéria denominada “Brasil se torna um estudo de caso de combate a pobreza”.

O portal CSMonitor.com, com base em Boston, tem correspondentes espalhados pela América Latina, como

é o caso de Sara, que mora na Cidade do México, e atinge 1 milhão de page views por dia, audiência semelhante ao sítio do New York Times. Os textos

originais, em inglês, podem ser aces-sados no link a seguir: http://www. csmonitor.com/2008/1112/p01s01-woam.html?page=2

Aniversários:

24/11 -LEONEL G. MENDES 25/11 - ERMANDO DA SILVEIRA 25/11 - MARCOS A. PEREIRA 26/11 - SERGIO I. DOS SANTOS 27/11 -UBIRAJARA R. SARAIVA 28/11 - JOSÉ F. DE SOUZA 28/11 - JULIO PERES BICCA

Agrociência

O Programa dessa terça, 25/11, discutirá o tema “Frutas Apirênicas”

com a presença do presidente da Fapeg, Bonifácio Hideyuki Nakasu,

às 19h:30min, pelos canais 10 da Viacabo e 15 da NET.

Referências

Documentos relacionados

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

Adotam-se como compreensão da experiência estética as emoções e sentimentos nos processos de ensinar e aprender Matemática como um saber epistêmico. Nesse viés, Freire assinala

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

A primeira a ser estudada é a hipossuficiência econômica. Diversas vezes, há uma dependência econômica do trabalhador em relação ao seu tomador. 170) relata que o empregado

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

Dentro de uma estrutura atuarial, a plataforma do Tesouro Direto é utilizada como fundamento para a implementação de um sistema apto a proteger os valores dos participantes,