• Nenhum resultado encontrado

Agrometeorologia: nova Estação on line da Unidade mostrará dados em tempo real

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Agrometeorologia: nova Estação on line da Unidade mostrará dados em tempo real"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

Embrapa Clima Temperado

Ano 14, nº 648

08/12 a 12/12/2008

Agrometeorologia: nova Estação on line da

Unidade mostrará dados em tempo real

Simulação de como o internauta observará os dados meteorológicos em tempo real, tanto na Unidade quanto no ambiente externo Uma parceria entre o Laboratório

de Agrometeorologia e o Sistema de Informações da Embrapa Clima Temperado está permitindo a criação na Unidade de uma nova estação, na modalidade on line, que mostra dados meteorológicos em tempo real. A cada dez segundos, são captadas as médias de temperatura, umidade relativa do ar, sensação térmica, etc; tais informações são atualizadas a cada 30 minutos. Na página, ficam disponíveis os dados dos últimos 30 minutos, dados máximos e mínimos do dia e a hora de ocorrência, dados acumulados e gráficos.

“Até o dia 18, o sistema está liberado apenas para o público interno, mas estamos fazendo os últimos ajustes para colocá-lo na página da nossa Unidade, de modo que todas as pessoas tenham acesso”, disse o pesquisador da Embrapa Clima Temperado Sílvio Steinmetz. A estação está em fase de testes finais, por isso Silvio gostaria que as pessoas que trabalham na Unidade, entrassem em contato para sugerir alterações, esclarecer dúvidas ou apenas para conhecer a nova ferramenta disponível no sistema.

De acordo com o pesquisador, além da média relativa do dia, o internauta terá acesso a um boletim informativo, que conterá as médias de todos os dias do mês. O site é o http://marte.cpact.embrapa. br/weather/Current_Monitor.htm ; e o contato do laboratório é: agromet.cpact@gmail.com ou ramal 8274.

Churrasco de confraternização na sexta, 12/12

PRÊMIOS do II EIC - A

divulgação e entrega dos prêmios

aos trabalhos selecionados pela

comissão organizadora do II

Encontro de Iniciação Científica e

Pós-graduação da Embrapa Clima

Temperado será feita durante a

reunião do dia 12, no Auditório

‘Ailton Raseira’.

Será nesta sexta, 12 de dezembro, ao meio-dia, o tradicional churrasco de confraternização de final de ano da Unidade, nas dependências da garagem da Sede. O dia de expediente será normal. Antes do churrasco, haverá reunião no auditório, com a Chefia, após o que a equipe do Terra Sul apresentará

o novo vídeo surpresa de final de ano, cuja edição se encontra em fase de conclusão Após o churrasco, haverá espaço para as tradicionais apresentações e brincadeiras dos ‘talentos da casa’, sorteios e outras atrações. Os empregados aposentados da Unidade também foram convidados a participarem .

(2)

2

Geraldo Eugênio fala sobre

importância do planejamento

Na sexta-feira anterior, 5 de dezembro, no Auditório da sede da Embrapa Clima Temperado, os empregados da Unidade ouviram o último pronunciamento do ano do Diretor Executivo da Embrapa e supervisor da Unidade, Geraldo Eugênio de França, e do Chefe-Geral, Waldyr Stumpf Junior. Stumpf, falou sobre a importância da avaliação do diretor para o encerramento do ano. “Desde que Geraldo assumiu a supervisão de nossa Unidade, mudamos de patamar em todos os sentidos. Houve revitalização da estrutura, trocamos os equipamentos e atualizamos os laboratórios.”, lembrou o chefe. O diretor-executivo, por seu turno, cumprimentou a todos pelos expressivos resultados obtidos pela Unidade e falou da importância do planejamento e dos desafios dos próximos períodos. “Esta é uma oportunidade de nos planejarmos para os próximos anos”, disse Geraldo Eugênio._

Diretor e Chefe-Geral falaram aos empregados

Estação Agroclimatológica completa 120

anos de ininterrupto funcionamento

A Estação Agroclimatológica de Pelotas (EAPel) comemorou sexta, 5 de dezembro, seu 120º aniversário de criação e funcionamento ininterrupto. Houve, junto à Estação, no Campus Universitário, o descerramento de uma placa de homenagem in memoriam ao agrônomo Fernando Silveira da Motta, que por várias décadas foi o diretor do local A Estação, que na verdade foi fundada no dia primeiro de maio de 1888, está comemorando a data neste início de dezembro para fazê-la coincidir com os 125 anos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel.

A Estação Agroclimatológica de Pelotas é uma das mais antigas do gênero no Brasil. Por mais de 63 anos, as observações foram realizadas na cidade de Pelotas, através da então Escola de Agronomia Eliseu Maciel. A partir de 3 de junho de 1952, as observações passaram a ser realizadas no campus da UFPel, inicialmente sob a responsabilidade do Instituto Agronômico do Sul (IAS) e, posteriormente, através da parceria da EMBRAPA com a Universidade Federal de Pelotas. Atualmente, é operada através de convênio entre a Embrapa Clima Temperado, a Universidade Federal de Pelotas e o Instituto Nacional de Meteorologia, tendo na sua coordenação o prof. Edgar Ricardo Schöffel (UFPEL/ FAEM/DFt) e como coordenador substituto o pesquisador Silvio Steinmetz (EMBRAPA/CPACT).

Desde a sua fundação, a EAPel tem desempenhado inúmeras contribuições ao ensino, à pesquisa e à comunidade regional. Diariamente, são fornecidas informações de 19 variáveis meteorológicas. Além de coletar, tratar e disseminar suas observações meteorológicas, e de receber visitantes de todas as faixas escolares, a Estação Meteorológica tem se constituído em laboratório para aulas práticas de diversos cursos de graduação da UFPel e da UCPel. Por conseqüência, a EAPel tem grande importância na formação e no aprendizado desses alunos que podem observar como os dados meteorológicos são obtidos, bem como, o funcionamento e cuidados na instalação desses equipamentos.

Além disso, para toda e qualquer pesquisa conduzida no campo, é impossível desprezar a influência das condições meteorológicas sobre as quais a pesquisa se desenvolveu. Dessa forma, na área da pesquisa, a EAPel é referência para inúmeros projetos dos Programas de Pós-graduação da UFPel. E por parte da EMBRAPA/CPACT toda pesquisa realizada (arroz, milho, sorgo, pastagens, pecuária) na Estação Experimental de Terras Baixas (ETB) tem a caracterização do ambiente obtida na EAPel.

Em relação ao atendimento ao público, são fornecidas informações para empresas agropecuárias, produtores, defesa civil, construção civil, seguradoras, judiciário e pessoas físicas em geral. Diariamente, são fornecidas para a imprensa local as informações meteorológicas. Os dados são também utilizados pelo CPPMET, que prepara a previsão de tempo e clima, divulgando diariamente na mídia. Os boletins mensais e as normais climatológicas podem ser acessados na home-page da EAPel (http://www.cpact.embrapa.br/agromet/ estacao/index.html).

A professora Valéria Maia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculada ao Museu Nacional, visitou a Unidade para desenvolver um trabalho de identificação de Cecidomídeos (insetos galhadores). Esta visita faz parte do projeto "Uso da diversidade de frutas nativas do Sul do Brasil para a geração de renda na agricultura familiar", coordenado pela pesquisadora Ana Cristina Krolow, que tem uma atividade, intitulada "Levantamento, monitoramento e recomendação de controle de insetos galhadores de fruteiras nativas", coordenada pelo também pesquisador da Unidade, Dori Nava.

A vinda da pesquisadora possibilitou a identificação de vários insetos galhadores da pitangueira e do araçazeiro. Valéria encontrou um cecidomídeo galhador que provavelmente deve ser de um gênero ainda não descrito. Além da consultoria prestada, foi planejada a realização de atividades em parceria com a UFRJ.

(3)

3

O II Encontro de Iniciação Científica da Unidade, realizado na semana passada teve a apresentação de 81 trabalhos, sendo 19 em forma oral e 62 como pôsteres. De acordo com o chefe adjunto de administração da Unidade, José Vianna, que foi o responsável pela abertura do evento, o EIC é muito importante para o intercâmbio entre as experiências dos pesquisadores e o começo da carreira dos bolsistas e estagiários. “Nossa primeira edição resultou em um livro muito interessante e procurado”, observou Vianna.

A palestra inaugural do evento coube ao pesquisador da Embrapa Sede Fábio Suinaga, sobre “Tecnologias desenvolvidas pela Embrapa que fizeram diferença na agricultura brasileira e mundial”. Suinaga explica a agricultura como um ramo novo perante a vastidão da nossa história. Ele faz a comparação entre o velho mundo, no qual o trabalho era feito pelos animais e visava a uniformidade; e o novo mundo, onde o trabalho era humano e visava a variabilidade da produção.

Ele citou alguns fatores científicos importantes para a agricultura, como Durante o II Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Embrapa Clima Temperado, foram discutidos alguns assuntos importantes para a Unidade. Entre eles, houve a apresentação do trabalho do Comitê de Publicações, cuja palestrante foi sua atual presidente e pesquisadora Walkyria Scivittaro. A apresentação baseou-se em mostrar as atividades e pessoas envolvidas no Comitê. “Ele não é um órgão regulador, é um Comitê normatizador, obedece a norma geral da Embrapa, utilizada nos Comitês de todas as Unidades”, disse Walkyria. O Comitê de Publicações da Embrapa Clima Temperado é formado por membros natos (bibliotecário e técnicos da área de comunicação),

membros eleitos (oito pesquisadores, sendo seis titulares e dois suplentes), secretário, presidente e revisores. “O papel do comitê como um todo é de melhorar a qualidade dos trabalhos que serão publicados”, afirmou a pesquisadora. É feita uma avaliação técnica do conteúdo e a validação das informações das obras aos pesquisadores da Unidade

Outro assunto abordado foi a Internacionalização da Embrapa e perspectivas para o futuro, apresentado pelo chefe de comunicação e negócios da Unidade, João Carlos Costa Gomes. De acordo com ele, com o passar do tempo e com o acúmulo de conhecimento, mais existem cobranças em cima da pesquisa agrícola.

Com isso surgem novos desafios, principalmente dentro dos campos de conhecimento, produção, políticas públicas e mundo institucional. De acordo com Costa, o Brasil está entre os principais comodities agrícola do mundo, apesar de, nos últimos anos, Ter passado por três episódios bem preocupantes e que influenciaram o quadro nacional: a gripe aviária, a febre aftosa e as secas.

Estão previstas para 2009 a criação de novas Unidades em Mato Grosso (MT), Tocantins (TO) e Manaus (MA) e estudos avançados em macroestratégias. “A internacionalização é uma questão de todos, buscamos o reconhecimento interno e externo”, concluiu Costa.

Comitê de Publicações e Internacionalização foram temas de palestras

a descoberta de fertilizantes, genética mendeliana, vigor híbrido, teoria de Flor, desenvolvimento de método de melhoramento, descoberta do DNA, conceito do MIP e sistema de plantio direto. O pesquisador citou alguns exemplos de tecnologias retirados do balanço social 2006/2007 em culturas como soja, arroz e algodão. Foram

EIC 2008 inscreveu mais de 80 trabalhos

apresentados os temas agroenergia, alimentos seguros, mudanças climáticas globais, biologia avançada e sustentabilidade de agricultura como perspectivas futuras da Embrapa. A pesquisadora Márcia Vizzotto, da organização do II EIC, faz um balanço positivo do evento e espera, para 2009, maior número de inscrições.

(4)

4

Gomes e Irajá em exposição Internacional em Mendoza

A Embrapa entra em 2009 com o pé direito na área administração de materiais. A partir de janeiro, os processos de compras, almoxarifado e patrimônio de todas as Unidades da Empresa estarão registrados em um sistema único, disponível na intranet. Segundo a coordenadora de compras, do Departamento de Administração de Materiais e Serviços (DRM), Mairma Alves de Faria, essa novidade trará benefícios tanto para quem quer acompanhar um pedido de compra, como para as chefias e para quem lida com esse trâmite burocrático nas Unidades.

De acordo com Mairma, atualmente, há cerca de 32 sistemas de controle diferenciados na Empresa e um sistema unificado será importante para que as informações estejam disponíveis em tempo real para quem precisa delas. “Hoje, o bem comprado nas Unidades demora a integrar o patrimônio da

Processo de compras poderá ser acompanhado pela intranet

representante do Brasil na plataforma, que existe desde 2004. De acordo com ele, é muito relevante para a Unidade representar todo o sistema Embrapa nessa articulação internacional.

A Embrapa Clima Temperado tem sido bastante reconhecida e solicitada pela relevância do trabalho de pesquisa em Agroecologia e Agricultura Familiar. “Já recebemos pesquisadores e técnicos de outros países que vêm conhecer nosso trabalho para subsidiar seus projetos e programas e até Centros de Pesquisa, como é o caso do CIPAF, Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar do INTA”, disse Costa. O INTA conta com três institutos instalados: La Plata, Concórdia e Jujuy. Em 2009, serão instalados mais duas Unidades, uma em Mendoza e outra na Patagônia.

O Centro de Pesquisa da Agricultura Familiar está solicitando um convênio com a Embrapa Clima Temperado, na área de agrobiodiversidade e de material genético, tema focado no trabalho apresentado pelo pesquisador Irajá. “ Também articulamos um apoio ao Ministério da Agricultura do Paraguai, que está criando um centro de pesquisa específico para a agricultura familiar”, finalizou Costa.

O chefe-adjunto de comunicação e negócios, João Carlos Costa Gomes, e o pesquisador Irajá Antunes, estiveram em Mendoza, na Argentina, no final de novembro, participando da “INTA Expone Cuyo 2008”. O objetivo do encontro, realizado como parte da Exposição Nacional do INTA – Instituto Nacional de Investigaciones Agrárias, foi facilitar o intercâmbio de experiências entre os países membros do Mercosul, a partir de seus institutos de investigação.

No programa da exposição internacional houve seminários e uma reunião da Plataforma Tecnológica Regional de Agricultura Familiar do Procisur. Irajá apresentou o trabalho intitulado “Sementes Crioulas”, no seminário de sementes. Gomes apresentou o trabalho “Comunicação para agricultura familiar na Embrapa” no seminário de Comunicação. Na reunião da plataforma apresentou o perfil dos projetos de P&D para Agricultura Familiar na Embrapa. No último dia do encontro, ocorreu uma visita de campo, para conhecer a cooperativa Fecoagro.

O Procisur é composto por seis países (Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Bolívia). Costa Gomes é o

Embrapa porque as informações tramitam por meio de memorando. Com o sistema online, toda compra realizada entrará automaticamente no patrimônio da Empresa. Com isso, teremos um ganho muito grande em termos de informação gerencial”, afirma Mairma.

Estima-se que a Embrapa tenha 300 mil itens de patrimônio para serem controlados. Com o novo sistema, o DRM espera dar informações mais exatas e com a agilidade para a Diretoria Executiva e para os órgãos de controle, em auditorias internas e externas. “A padronização foi um pedido do Tribunal de Contas da União, que assim como a Diretoria da Embrapa, necessita de informações corporativas precisas e com urgência”, explica a coordenadora de compras. Mas as autoridades internas e externas não são as únicas a ganharem com a agilidade e transparência do sistema

corporativo. “Quem lida com o processo de compras no dia-a-dia e as chefias da Unidades também poderão se beneficiar. Como todos verão um sistema único ao mesmo tempo, online, uma Unidade poderá adquirir um produto que a outra está comprando, sem necessidade de abrir outro processo licitatório”, menciona Mairma.

O sistema integrado de compras, almoxarifado e patrimônio é uma solução de mercado pronta, mas sofreu algumas alterações para se adaptar à realidade da Embrapa. “ A Empresa comprou o sistema pronto porque a lei é a mesma para toda a Administração Pública. Contudo, foram feitas adaptações para atender às nossas necessidades”, explica a coordenadora de compras.

Segundo Mairma, as Unidades do Distrito Federal foram convidadas a participar de todo o processo de customização do sistema. “A forma de processamento de documentos das Unidades Descentralizadas é diferente das Unidades Centrais, por isso envolvemos as Unidades do Distrito Federal para que o sistema pudesse atender ao máximo as necessidades da Empresa”, conclui Mairma.

Opinião das Unidades - Na Embrapa Hortaliças, o sistema integrado online chega em boa hora. Isso porque hoje todo o processo de compras na Unidade é manual. “Com um sistema automatizado, estimo que do pedido à entrega vamos economizar pelo menos 40% do tempo”, comenta o comprador Ahmad Younes El Hafi. Além da agilidade, ele destaca ainda a oportunidade de economia de recursos para a Empresa. “Antes de abrir uma licitação, o comprador poderá ver os menores preços obtidos em outra Unidade e assim, evitar gastos desnecessários por falta de informação”, diz.

Para Embrapa Transferência de Tecnologia, o sistema integrado vai significar um ganho não só de tempo, mas também de segurança.

(5)

5

Aniversários:

08/12 - JORGE FERRAZ SAMPAIO 13/12 - CARLOS ISAIR TAVARES 14/12 - SERGIO BONEMANN

Expediente: o informativo interno Linha Aberta é editado semanalmente pela Área de Comunicação e Negócios (ACN) da Embrapa Clima Temperado, nas versões on-line e impresso. Chefe-Geral: Waldyr Stumpf Jr., Chefe Administração: José Vianna Fº, Chefe ACN: João Carlos Costa Gomes, Chefe P&D: Clenio Pillon. Edição: Christiane Congro Bertoldi e Sadi Sapper; diagramação: Manoela Soares (estagiária) ; circulação: Equipe da ACE. Redação: Christiane Congro Bertoldi (Mtb-SC 00825/9), Sadi Sapper (MTB/RS 5376) e Manoela Soares (estagiária). Colaboração: Carmem Pauletto (ACE/ETB) e Eliz Regina Rickes (ACE/ECC). Fotos: Ana Luiza Viegas, Christiane Congro Bertoldi, Manoela Soares. Fone: (53) 3275-8113. E-mail: imprensa@cpact.embrapa.br

Zootecnia: novo

pesquisador na ETB

Foi contratado no último dia 1° e já se encontra atuando o pesquisador Jamir Luis Silva da Silva. Ele atuará na ETB na área de Sistemas de Produção Sustentáveis. É natural de Viamão e exercia atividades na UFRGS. Jamir é engenheiro agrônomo e mestre em zootecnia pela UFRGS, com doutorado também em zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa/MG. Ao novo colega, os votos de boas vindas do Linha Aberta.

Em novembro, aconteceu a terceira fase do Seminário de Acompanhamento de Projetos. Durante a reunião, foram apresentados os trabalhos de três técnicos da Unidade: Fernando Costa Gomes, Lígia Pegoraro e Gustavo Schiedeck. Fernando mostrou o trabalho intitulado “Quintais Orgânicos de Frutas: Contribuição para a Segurança Alimentar em Áreas Rurais, Indígenas e Urbanas”. Este projeto visa diminuir a fome e melhorar a vida da população, introduzindo em áreas tanto urbanas quanto rurais, tecnologias que propiciem a implantação dos quintais orgânicos de frutas com propriedades nutricionais e medicinais.

A pesquisadora Lígia Pegoraro, falou do trabalho “Influência do hormônio do crescimento sobre o desenvolvimento embrionário, ultra estrutura, criotolerância e expressão gênica de embriões bovinos produzidos in vitro”, cujo objetivo é melhorar a eficiência do sistema de produção in vitro de embriões bovinos de origem européia (raça Jersey e raças mistas). No trabalho, é apresentado O sistema de produção in vitro de embriões, tecnologia de reprodução assistida (ART), utilizado nos sistemas de produção animal. Em seguida, o pesquisador Gustavo Shiedeck falou sobre seu projeto, “Aproveitamento da biodiversidade regional de plantas bioativas para a sustentabilidade dos agricultores de base ecológica na região sul do RS”, que tem por objetivo identificar e avaliar plantas bioativas, com potencial de aproveitamento por agricultores familiares, em sistemas de produção de base ecológica. Além disso, no projeto, estão envolvidas outras ações, como: estudo etnobotânico e ecofisiológico; teste in vitro e a campo dos efeitos; identificação do efeito e princípios ativos; avaliação de aspectos agronômicos; validação das tecnologias geradas; promoção do senso de conservação e uso sustentável; socialização do conhecimento gerado.

Seminário de

Acompanhamento

de Projetos

Jamir nasceu em Viamão

Tuninho e Rui filmam jacarés no

Pantanal

Apoio à Embrapa Pantanal

Rui Madruga e Sérgio Silva, da equipe de TV da Embrapa Clima Temperado, foram convidados a fazer um vídeo institucional sobre a Embrapa Pantanal, com o objetivo de mostrar o trabalho desenvolvido pelos seus pesquisadores e empregados. A parceria aconteceu em Brasília, durante o Encontro de Comunicação da Embrapa, no qual Rui apresentou o programa Terra Sul, produzido pela Instituição há 14 anos.

Rui e Tuninho estiveram durante uma semana desenvolvendo um trabalho extremamente gratificante, tanto

profissional, quanto pessoalmente. “Foi uma experiência única por conhecermos outras culturas, termos contato com pessoas diferentes, e desenvolvermos um trabalho não para a nossa Unidade, mas para toda a Embrapa”, disse Tuninho.

As imagens produzidas pela equipe foram feitas no interior do Pantanal; na fazenda Nhumirim da Embrapa, onde são desenvolvidas as pesquisas; nos assentamentos; nos rios Paraguai e Taquari; e em helicópteros da Marinha, para captar imagens aéreas da região.

“O importante é que a chefia da nossa Unidade entende a Embrapa como uma coisa só. Fortalecendo o Pantanal estamos também nos fortalecendo e vendo o nosso trabalho ser reconhecido”, finalizou Rui.

Referências

Documentos relacionados

3 AS REPERCUSSÕES DO ECLETISMO TEÓRICO PARA A DIREÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO PRODUZIDO NO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO Os resultados aqui sistematizados se remetem às pesquisas

O gráfico nº11 relativo às agências e à escola representa qual a percentagem que as agências tiveram no envio de alunos para a escola Camino Barcelona e ainda, qual a percentagem de

Para uma boa gestão de stocks na farmácia deve ter-se em consideração certas variáveis, tais como: a localização, o espaço disponível para o armazenamento dos

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Assim sendo, o espaço da estrada é determinante como facilitador de um exercício de uma sexualidade mais plena, aberta e satisfatória, pelo menos para Thelma, e ao

O exemplo da exploração de quartzito em Pirenópolis possibilita o entendimento dos processos da atividade de mineração bem como o diagnóstico e prognóstico dos impactos inerentes