• Nenhum resultado encontrado

Análise das práticas de gestão entre duas unidades escolares de ensino médio em tempo integral localizada no município do Natal, RN: um confronto de metodologias e novas perspectivas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Análise das práticas de gestão entre duas unidades escolares de ensino médio em tempo integral localizada no município do Natal, RN: um confronto de metodologias e novas perspectivas"

Copied!
63
0
0

Texto

(1)

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

EDNA CRISTINE TEIXEIRA WANDERLEI

ANÁLISE

DAS PRÁTICAS

DE GESTÃO ENTRE DUAS

UNIDADES ESCOLARES DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO

INTEGRAL LOCALIZADA NO MUNICIPIO DO NATAL, RN:

UM CONFRONTO DE METOLOGIAS E NOVAS

PERSPECTIVAS.

(2)

EDNA CRISTINE TEIXEIRA WANDERLEI GOMES

ANÁLISE

DAS PRÁTICAS

DE GESTÃO ENTRE DUAS

UNIDADES ESCOLARES DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO

INTEGRAL LOCALIZADA NO MUNICIPIO DO NATAL, RN:

UM CONFRONTO DE METOLOGIAS E NOVAS

PERSPECTIVAS.

Projeto de Monografia apresentado ao Curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte como requisito parcial para a obtenção do título de Graduação, sobre orientação do (a) Prof. (a). Lilia Asuca Sumiya.

(3)
(4)

A Deus por seu amor e misericórdia, sem Ele nada seria possível.

(5)

EDNA CRISTINE TEIXEIRA WANDERLEI GOMES

ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO ENTRE DUAS UNIDADES ESCOLARES DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL LOCALIZADA NO MUNICIPIO DO NATAL, RN: UM CONFRONTO DE METOLOGIAS E NOVAS PERSPECTIVAS.

Monografia apresentada e aprovada em 27 de novembro de 2019, pela banca examinadora composta pelos seguintes membros:

_________________________________________ Prof.ª Dr.ª Lilia Asuca Sumiya – UFRN

Orientadora

_______________________________________________ Prof.ª Dr.ª Aline Virgínia Medeiros Nelson – UFRN

Examinador

_____________________________________________ Prof.ª Dr.ª Maria Teresa Pires Costa - UFRN

Examinador

(6)

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por seu amor e sua misericórdia, por ter me proporcionado mais essa conquista. Sem Ele nada disso seria possível. Agradeço ao meu esposo Anderson Gomes por toda sua ajuda, apoio e encorajamento durante todo esse percurso, obrigada por tudo amor. Ao Pequeno Príncipe Erick Christian, meu filho a razão de todo meu esforço.

A minha família, meus pais e irmãos que mesmo distante sempre se fez presente, me dando todo apoio e incentivo. Em especial A minha mãe Ana Maria por todas suas orações. Aos amigos que fiz durante o período dessa graduação, pessoas queridas levarei sempre comigo, em especial Anielly, Emerson, Jarlley, Rita e Ruan. Ao Marcos Aurélio por seu apoio e encorajamento, obrigada pelo incentivo de sempre.

A professora Lilia Asuca Sumiya por suas orientações e auxilio nessa etapa tão importante para mim, sendo uma peça fundamental para o desenvolvimento desse trabalho, compartilhando comigo seu conhecimento. Sou grata por sua dedicação, comprometimento e profissionalismo. A coordenadora do curso de administração Thelma Pignataro por sua compreensão e apoio para elaboração desse trabalho.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por proporcionar a oportunidade de adquirir mais conhecimento e aprendizado, ao corpo docente pela contribuição para minha formação acadêmica, profissional e pessoal. Por fim, agradeço a todos aqueles que contribuíram para que eu pudesse concluir esta monografia.

(7)

“O saber não nos torna melhores nem mais felizes, mas a educação pode ajudar a nos tornarmos melhores, se não mais felizes, e nos ensina a assumir a parte prosaica e ver poética de nossas vidas”.

(8)

RESUMO

A gestão é o meio pelo qual se sistematiza habilidades, métodos, políticas e práticas para administrar uma organização. Seu objetivo está pautado no crescimento, através de esforços humanos devidamente organizados, para atingir uma finalidade especifica. Partindo dessa perspectiva, este trabalho tem por objetivo analisar a prática de gestão entre duas escolas de ensino médio em tempo integral, localizada no município de Natal, Rio Grande do Norte. Mediante a premissa de que educação é a base principal para o desenvolvimento de uma sociedade. A pesquisa analisa o papel do gestor e sua prática de gestão, envolvendo a participação de todos os setores da escola no âmbito das decisões do processo pedagógico e administrativo. O estudo é classificado como descritivo e exploratório de abordagem qualitativa, se caracterizando por sua vez como estudo de casos. A obtenção da coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com a parte administrativa e pedagógica das escolas, a partir da elaboração de um roteiro de perguntas semiestruturados. O resultado obtido indica que, para desenvolver suas atividades, ambas instituições de ensino utilizam um plano de ação como uma ferramenta auxiliadora na gestão.

Palavras-chave: Gestão Escolar. Educação. Gestão Democrática. Ensino Médio em Tempo Integral.

(9)

ABSTRACT

Management is the means by which to systematize skills, methods, policies and practices for managing an organization. Its goal is based on growth through properly organized human efforts to achieve a specific purpose. From this perspective, this paper aims to analyze the the management practice between two full-time high schools, located in Natal, Rio Grande do Norte. On the premise that education is the main basis for the development of a society. The research analyzes the role of the manager and his management practice, involving the participation of all sectors of the school within the scope of the decisions of the pedagogical and administrative process. The study is classified as descriptive and exploratory with qualitative approach, being characterized as case study. The data collection was obtained through interviews with the administrative and pedagogical part of the schools, from the elaboration of a script of semi-structured questions. The result obtained indicates that tho develop their activities, both educational institutions use na action plan as na aid in management

Keyword: School Management. Education, Democratic Management. Full time high school

(10)

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Taxa de analfabetismo ...26 Figura 2: Modelo de Gestão Democrática...31 Figura 3: Arquitetura conceitual do modelo de Gestão Escolar...32 Figura 4: A Centralidade do Modelo é o Jovem em seu Projeto de Vida....40 Figura 5: SWOT DA UNIDADE ESCOLAR 1 ...46 Figura 6: SWOT DA UNIDADE ESCOLAR 2 ...47

(11)

LISTA DE GRÁFICOS

Gráfico 1: IDEB – Geral da Educação no Brasil 2017 ...18 Gráfico 2: Taxa de analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais ...26 Gráfico 3: IDEB - Escolas Estaduais do Rio Grande do Norte, 8º e 9º ano …....38 Gráfico 4: IDEB- Escolas Estaduais do Rio Grande do Norte – 2017 3º ano do Ensino Médio ...39

(12)

LISTA DE TABELAS

Tabela 1: Competências para Atuação de um Gestor Escolar ...29 Tabela 2: Comparativo entre as escolas ...44

(13)

SUMÁRIO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS ... 15 1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA ... 16 1.2 OBJETIVOS ... 20 1.2.1 Objetivo Geral ... 20 1.2.2 Objetivos Específicos ... 20 1.3 JUSTIFICATIVA ... 20 2 REFERENCIAL TEÓRICO ... 23

2.1 UMA SOCIEDADE EM CONSTANTE EVOLUÇÃO ... 23

2.2 CENÁRIO EDUCACIONAL ... 24

2.3 A GESTÃO ESCOLAR E SUA COMPLEXIDADE ... 27

2.4 EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL ... 34

2.5 PROGRAMA DE FOMENTO E SUA DINÂMICA (EMTI) ... 35

2.6 A EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO NORTE – IMPLANTAÇÃO DO EMTI.. 37

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ... 41

3.1 TIPO DE ESTUDO ... 41

3.2 ABRANGÊNCIA DO ESTUDO ... 42

3.3 PLANO DE COLETA DE DADOS ... 42

3.4 MODELO DE ANÁLISE DOS DADOS ... 42

4 ANÁLISE DE RESULTADOS ... 43

4.1 ASPECTOS GERAIS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO ... 43

4.2 CORRELAÇÕES ENTRE AS ESCOLAS ... 44

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 50

REFERÊNCIAS ... 52

ANEXOS ... 56

APÊNDICES ... 58

(14)

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O presente trabalho tem como objetivo fazer análise das Práticas de Gestão entre duas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral do Município de Natal, RN. Visto que a educação é o processo mais importante para formação e desenvolvimento do indivíduo, em razão disso é natural que ela tenha diferentes sentidos, conforme a visão que o país ou sociedade tem de homem, isso inclui valores, crenças ou costumes, o levando a ter compreensão não somente do fato de estar inserido em uma sociedade, como também suas atribuições e suas responsabilidades quanto cidadão.

Posto isto, o contexto desta pesquisa insere-se nas práticas de gestão das escolas, as quais tende adaptar-se para conseguir atender as novas demandas existentes, quebrando paradigmas e aderindo novas práticas de gestão que as levem as alcançar resultados significativos na esfera educacional. Uma vez que o ensino brasileiro ainda perpassa por um período de adequação para conseguir alcançar uma qualidade na educação pública, e a quebra de antigos paradigmas quanto à gestão pode ser um fator decisivo, isso atrelado uma incorporação de novas práticas de gestão que sejam capazes de atender aos resultados pretendidos.

Sendo abordado a gestão de Ensino Médio em Tempo Integral, visto que essa modalidade de ensino tem por finalidade promover o desenvolvimento integral dos alunos, por meio de aspecto intelectual, afetivo social e físico, isso implica dizer que será necessário que as escolas disponha de uma estrutura física, funcional e pedagógica para dar o suporte necessário a essa demanda de alunos que permanecerá mais tempo em sala de aula. Este trabalho está dividido em cinco capítulos.

O primeiro capitulo é composto pelas considerações iniciais que norteiam o trabalho. No primeiro tópico é apresentada a contextualização do problema, bem como os objetivos e as instituições, objeto o de estudo desta pesquisa. No segundo capítulo é apresentando o referencial teórico sendo feito uma revisão da literatura, afim de aborda os principais conceitos referente ao tema. Ainda são discutidos, os

(15)

efeitos da evolução da sociedade em se tratando da gestão pública e como esse fator reflete no cenário educacional.

O terceiro capítulo, apresenta os procedimentos metodológicos que servirão para atingir os objetivos propostos quanto a este estudo. Nele é abordado a tipologia do estudo, finalidade, classificação da pesquisa e o tipo de abordagem. Sendo apresentado o plano de coleta de dados e as entrevistas. No quarto capítulo, é apresentada a análise resultados coletados por meio das entrevistas. Aplicação da ferramenta de gestão swot. Ainda sendo correlacionado os aspectos gerais quanto as intuições de ensino.

No quinto capítulo são apresentadas as considerações finais, sendo exposto os resultados atrelados aos objetivos gerais e específicos, relacionados com o referencial teórico. Quanto as sugestões de melhorias para as instituições de ensino, as mesmas são abordadas nas considerações finais.

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA

Em uma sociedade em que o mercado se encontra cada vez mais competitivo, dinâmico e exigente, isso tem levado as organizações se adequarem a essa nova realidade, por meio de métodos que consigam integralizar suas atividades organizacionais, afim otimizar seus processos como forma de conseguir qualidade nos seus produtos ou serviços e agregar valor à organização.

Diante da complexidade que tem sido administração pública no gerencialmente dos seus serviços, quer seja na prestação de serviços a sociedade, parcerias entre empresas, entidades, ou até mesmo nos seus processos internos, a mesma tende a enfrentar grandes desafios, tais como: levar administração pública aproximar-se do cidadão; oferecer qualidade nos serviços prestados; maior transparência, dentre outros. É nesse contexto que se dá o surgimento da Nova Gestão Pública, consistindo na ideologia de que os bens públicos podem ser administrados mediante a recursos, ferramentas e até mesmo princípios do setor privado, levando desse

(16)

modo os prestadores públicos a lógica, de mercado afim de atender a necessidade da sociedade.

Contudo as organizações ainda passam por processos de adequação a esse novo modelo de gestão. Porém, o objetivo dessa nova gestão está focado em resultados, sendo o direcionamento para que as organizações se adaptem a essas as novas mudanças que são cada mais evidente no âmbito organizacional, se apresentando por sua vez como uma facilitadora nos processos internos e externos, promovendo agilidade e qualidade na execução de suas atividades.

Desse modo, tendo em vista que, a educação é a base principal de uma sociedade, e que por meio dela o indivíduo tem a capacidade de desenvolver um pensamento crítico, o levando a uma formação pessoal e humanista. Assim, paira sobre a gestão escolar a grande responsabilidade de gerenciar práticas que promovam um bom funcionamento do ensino, quer sejam creches, escolas, cursos ou universidades. E mediante a esse contingente de grandes informações, é preciso que a gestor consiga analisar e projetar o melhor caminho para conseguir obter êxito em suas metas definidas.

Pois, uma gestão escolar bem delineada poderá ser um diferencial para o alcance de um ensino de qualidade, Azanha (1995) enfatiza que se a própria escola não for capaz de se debruçar sobre os seus problemas, de fazer aflorar esses problemas e de se organizar para resolvê-los, ninguém fará isto por ela. Sendo assim, a gestão deve preocupar-se com os aspectos pertinentes a rotina educacional, tendo como foco principal obtenção de resultados positivos quanto ao seu desempenho e execução na liderança

Como saber se a escolas estão garantindo o ensino aprendizagem? Mais ainda, como saber se o país está conseguindo oferecer uma educação de qualidade para todos? Para responder esses questionamentos em 2007 foi desenvolvido o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o objetivo de medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

(17)

Passando a ser indicador que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população.

A participação das escolas no Ideb é de suma importância, pois através dos resultados obtidos será possível obter subsídios importantes que poderão ser utilizados nas metas estabelecidos do projeto político-pedagógico das escolas. Porém, muito embora, a educação brasileira tenha apresentado alguns avanços nos últimos anos, ela ainda está longe do que seria o cenário ideal para uma educação de qualidade. De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, 2017 (IDEB)

Gráfico 1: IDEB – Geral da Educação no Brasil, 2017

Fonte: Elaborado pela autora (2019), com base em pesquisa

Através do Ideb é possível não somente medir a qualidade do ensino no país, como também estabelecer metas a serem alcançadas nas redes de ensino. E uma boa gestão escolar será um grande diferencial nessa buscar incessante pela qualidade no ensino. Desse modo, é essencial que haja numa instituição de ensino, profissionais que sejam capazes de ajudar os alunos no desenvolvimento de habilidades e novos conhecimentos.

0 1 2 3 4 5 6 7

Anos iniciais de ens. fundamental

Anos finais do ens. fundamental

Ensino médio

IDEB - Geral da Educação no Brasil. 2017

Nota Meta

(18)

De acordo com Bordgno e Gracindo (2004, p. 148):

Essa nova forma de administrar a educação constitui-se num fazer coletivo, permanente em processo. Processo que é mudança contínua e continuada. Mudanças que está baseada nos paradigmas emergentes da nova sociedade do conhecimento, que por sua vez, fundamenta a concepção de qualidade na educação e definem, também a finalidade da escola.

Tendo em vista que, em um ambiente escolar os atores mais importantes são os alunos. Portanto, é preciso que os diretores tenham uma atenção especial quanto aos fatores internos e externos, e qual seu impacto no ambiente escolar, uma vez que o mesmo interfere de forma significativa nas atividades desenvolvidas na escola e consequentemente na gestão da instituição também.

Logo, a prática de uma administração descentralizadas no ambiente escolar que permita a participação e a integralização de todos da escola, refletirá na tomada decisões quanto o planejamento escolar. Entretanto, a gestão escolar por sua vez é algo desafiador, pois nela consiste que a organização consiga dispor de mecanismo que consiga integrar e envolver todos que estejam relacionados com práticas escolares, afim de garantir o desenvolvimento sócio educacional.

Por vezes, o desafio da gestão escolar não estar somente em aderir novas práticas de gestão, mas também em implantá-las na escola, isso ocorre porque muitas vezes surgi uma resistência por parte do corpo docente quanto a quebra de paradigmas associados a gestões anteriores, o que pode ocasionar conflitos interno. Visto que, a maioria das decisões, atividades e planejamentos no âmbito educacional são tomadas e realizadas sem a base de uma ferramenta adequada que possa auxiliar no desenvolvimento das atividades administrativas da escola. Por vezes, alguns gestores educacionais desconhecem a importância do uso adequado de uma ferramenta gestão para dar suporte o planejamento estratégico, desse modo por vezes optam por tomarem decisões de acordo com o momento.

(19)

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral

Realizar Análise da prática de gestão entre duas unidades Escolar de Ensino Médio em Tempo Integral localizadas no Município de Natal, RN, por meio da ferramenta swot.

1.2.2 Objetivos Específicos

a) Analisar as Práticas de Gestão das escolas

b) Identificar a ferramenta estratégica utilizada pela escola c) Correlacionar a prática gestão com a ferramenta estratégica

1.3 JUSTIFICATIVA

A gestão está em todos os lugares, não é algo que surgiu agora, mas que vem acompanhando a civilização desde os primórdios, sendo a principal responsável por várias concretizações e grandes feitos na sociedade que nos acompanha até os dias atuais. Sendo assim, a gestão está diretamente atrelada a busca de qualidade, eficiência e melhores resultados. E foi por volta dos anos 80 que se iniciou um processo de grandes mudanças na administração púbica em decorrência dos processos de reforma do Estado, isso sob a influência dos países europeus, e que posteriormente, nos anos 90 chegaram a influenciar o setor público brasileiro.

Essas mudanças ocorreram porque o modelo burocrático não estava mais conseguindo atender a demanda da sociedade, surgido assim, uma necessidade restruturação sobre a forma do Estado gerir suas atividades. Essa mudança causou uma transformação dentro das organizações, onde agora o foco não estava direcionado aos processos internos, dando lugar a sociedade que agora é vista como clientes.

(20)

De acordo com Pinheiro; Rocha (2012) foi a partir de 1995 com a reforma do Estados, que foi introduzindo na administração pública o princípio da eficiência, no qual as organizações passaram a inserir metodologias e ferramentas da qual contribuíssem para uma gestão orientada a resultados. Já Bresser-Pereira (2009, p.265) avalia que:

A reforma da gestão pública significa a transição institucional, cultural e gerencial da administração pública burocrática para a moderna gestão pública. Envolve modificar instituições, particularmente a organização do Estado, a cultura administrativa e as estratégias gerenciais. Ela importa práticas da gestão privada, mantendo ao mesmo tempo, seu caráter essencialmente público e político.

Posto isto, o serviço público tem suas atividades pautadas em um único objetivo, o bem comum da coletividade. E por esse motivo cada vez mais vários segmentos da sociedade têm reivindicado mais eficiência na prestação serviços públicos.

E a busca por eficiência na esfera púbica, acarretou no surgimento novas filosofias voltadas para valorização da ética, da transparência das informações e do diálogo público.

Desse modo, levando em consideração a importância da gestão no ambiente educacional, este trabalho tem como objetivo realizar Análise da prática de gestão entre duas unidades Escolar de Ensino Médio em Tempo Integral localizadas no Município de Natal, RN, por meio da ferramenta swot. Correlacionado como Plano Estratégico da Escola, apontando ainda os positivos e negativos dessa gestão, sendo levado em consideração a complexidade que paira sobre o ambiente escolar. E quais os mecanismos utilizados para lidar com os diversos conflitos dentro da escolar, já que estudos abordam a questão escolar através de um viés mais geral, se tratando de conceitos democráticos.

A escola pública é uma instituição que tem o compromisso voltado à democratização do ensino. Democratizar o ensino é permitir a todos o acesso aos bens culturais produzidos pela humanidade. (LAGAR et al. 2013, p. 44).

(21)

Entretanto, o presente trabalho, traz a proposta de um viés com característica mais operacional, uma visão mais holística da gestão democrática nas escolas, levando em consideração os aspectos administrativos, financeiros e pedagógicos do ambiente escolar, dando ênfase nas práticas de gestão alinhado a um plano estratégico, o que torna esse estudo relevante, uma vez que ele vai trazer uma perspectiva diferente quanto a gestão no ambiente escolar, tomando como embasamento um âmbito mais administrativo para o bom funcionamento e desenvolvimento das atividades escolar, tais como coordenar recursos, professores, estudantes, funcionários, pais ou responsáveis, ou até mesmo pessoas que participam de projetos na escola, e toda a comunidade ao redor da escola, tudo isso com a finalidade de obter sucesso nas metas e o cronograma estabelecido na esfera educacional.

(22)

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1

UMA SOCIEDADE EM CONSTANTE EVOLUÇÃO

A sociedade está em constante desenvolvimento, e essa evolução por sua vez traduz o emergir de uma sociedade informatizada, com amplo conhecimento que permite ampliar seus horizontes de uma melhor qualidade de vida. Para Castells (1996), “a convergência da informática com as telecomunicações vai dar origem ao que se vem chamando de sociedade da informação ou informacional.” Posto isto, com o avanço da globalização, surge um aglomerado de transformações em todas as esferas, sociais, culturais e políticas.

De acordo com Machado da Silva e Fernandes (1998), atualmente o ambiente organizacional está cada vez mais dinâmico e essa velocidade não tem precedente histórico. Com o surgimento de tecnologia cada vez mais modernas e o crescimento significativo do comércio, além da desregulamentação financeira, e grande variação de atividade econômicas, compõe uma turbulência ambiental, comprovando a necessidade de haver mudanças considerável na estrutura organizacional

E diante desse contexto, emergi, portanto, a necessidade das organizações tanto pública quanto privada, se ajustarem a essa nova realidade, levando-as a refletir quanto as suas práticas e seus esforços para atender de forma mais ampla essa nova sociedade do conhecimento. Uma vez que as organizações desenvolvem em seu cotidiano, atividades nas quais almejam resultados positivos. Logo, essas atividades podem ser classificadas como processos organizacionais que atuando de forma integrada, e com uso de mecanismo corretos será possível a obtenção dos objetivos principais da organização, estando diretamente alinhados com a sua missão.

Diversos fatores evidenciam a necessidade de as organizações estarem sempre se adequando as novas mudanças dentre eles, o mercado mais exigente e competitivo, falta de comunicação interna, motivação dos funcionários, problemas relativos produtividade, dentre outros. E durante esse processo de busca e

(23)

aprendizado, as novas práticas de gestão tem por finalidade ajudar as organizações a se adaptarem a essas novas mudanças no desenvolvimento de seus processos, promovendo agilidade e garantindo eficiência na execução de suas atividades, e qualidade nos seus produtos/serviços, além de otimizar a gestão organizacional, uma vez que será possível detectar possíveis problemas e minimizá-los.

A gestão da qualidade total significa que a cultura da organização é definida pela busca constante da satisfação do cliente através de um sistema integrado de ferramentas, técnicas e treinamento. Isso envolve a melhoria contínua dos processos organizacionais, resultando em produtos e serviços de qualidade (SASHKIN e KISER, 1994, p.34)

Portanto, quando a prática de gestão está alinhada a um plano estratégico, tornam-se bastante relevante para se obter resultados positivos dentro da instituição, o que consequentemente refletirá no ambiente externo da instituição também. Sendo assim, tendo em vista, atual importância econômica e social que a organizações representam, quando as organizações, quer seja pública ou privada adota a um conjunto de práticas e metodologias com objetivo de melhor administrar seus serviços, para que tenha condições de oferecer aos seus clientes um atendimento mais personalizado e eficiente, será possível acompanhar e aprimorar os seus processos de maneira mais eficaz, sendo ainda possível prevenir problemas futuro que poderão intervir no alcance do seu sucesso.

2.2 CENÁRIO EDUCACIONAL

Há no cenário educacional um clamor social, que busca transformações quanto a qualidade de vida do cidadão. Em se tratando do Brasil, reafirma-se cada vez mais a grande necessidade de haver maior investimentos na educação, com o intuito de reduzir as desigualdades sociais que ainda é vigente no país. E mediante essa a complexidade que é o cenário educacional, torna-se- que mais que necessário que os governantes reavaliem o quadro em que se encontra a educação como também os métodos adotados por eles, afim de permite que a população tenha acesso a uma educação de com mais qualidade. De acordo com o artigo 205 da Constituição Federal (BRASIL, 1988).

(24)

A educação é um direito de todos é dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Por sua vez, o acesso a uma educação de qualidade permite o desenvolvimento da cidadania e ampliação da democracia. Logo, os investimentos públicos voltados para a educação são fatores fundamentais para redução da pobreza, criminalidade, sendo ainda um apoio significativo para o crescimento econômico do país, além de proporcionar bem-estar ao indivíduo, permitindo o acesso aos direitos fundamentais pela população.

O ensino público no Brasil está experimentando transformações profundas. Reformas nacionais juntamente com iniciativas em âmbito estadual e municipal estão alterando as práticas pedagógicas e a organização escolar, na tentativa de dar eficácia à escola e universalizar o seu acesso. Nunca antes na história do Brasil a questão da educação pública foi tão evidente na mídia, na vida, na política e na consciência do cidadão comum. Vem-se reconhecendo amplamente que a educação é um elemento fundamental no desenvolvimento social e econômico e que o ensino no país […] (LÜCK et al., 2005, p.9)

É indiscutível que, o acesso à educação é algo de extrema relevância na vida o indivíduo, não pode haver distinção de raça, cor ou classe social. Entretanto, quando se fala em educação, é preciso ressaltar que a mesma afeta demissões sociais, culturais e econômicas de um país. Pois, quando um país desenvolve uma política de educação de qualidade que favoreça não apenas determinado grupo social, mas que beneficie a sociedade como um todo, dessa forma será possível haver um maior desenvolvimento no país, impactando positivamente o mercado de trabalho, através de um grande número de profissionais mais qualificados, sendo um diferencial.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio Contínua, 2018 (PNAD contínua) houve no Brasil uma queda na taxa de analfabetismo entre as pessoas de 15 anos ou mais idade, enquanto em 2017 a taxa era de 7%, em 2018 a

(25)

taxa passou a ser 6,8%. A pesquisa aponta que aproximadamente cerca de 121 mil pessoas de 15 anos ou mais idade passaram a ser alfabetizadas no ano de 2018.

Figura 1: Taxa de analfabetismo

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016-2018.

A pesquisa ainda aponta as taxas de analfabetismo nas regiões brasileiras. Nota-se ainda que o maior número de analfabetismo ainda se encontra na região do Nordeste.

Gráfico 2: Taxa de Analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais idade (2018)

(26)

Entretanto, é preciso ser levado em consideração o excesso de problemas e que ocorrem nessa região, em especial no ambiente escolar. Porém, isso não significa que a mesma não tenha potencialidade para mudar esse quadro. Portanto, esse fator exigirá do gestor maior capacidade para lidar os conflitos e habilidades de lidar com essas variáveis, através de uma compreensão mais ampla. Portanto, partindo da perspectiva a gestão escolar torna-se uma construção coletiva onde:

Um processo de aprendizado e de luta política que não se circunscreve aos limites da prática educativa mas vislumbra, nas especificidades dessa prática social e de sua relativa autonomia, a possibilidade de criação de canais de efetiva participação e de aprendizado do “jogo” democrático e, consequentemente, do repensar das estruturas de poder autoritário que permeiam as relações sociais e, no seio dessas, as práticas educativas. (DOURADO apud FERREIRA, 2006, p. 79)

Contudo, propor uma educação de alta qualidade, onde os alunos consigam desenvolver seu potencial não é uma tarefa fácil, isso requer dos gestores, desenvolturas e capacidade de lidar com as diversas situações que ocorrem no ambiente escolar. Além disso, por vezes, o excesso de burocracia pode vir afetar diretamente no ensino, em se tratando da dificuldade em obter de recursos para possíveis melhorias na estrutura da escola, dentre outras.

2.3 A GESTÃO ESCOLAR E SUA COMPLEXIDADE

Gira em torno da gestão escolar uma crescente complexidade, em se tratando de definir, atualizar, planejar e coordenar padrões de qualidade para se obter práticas educacionais mais eficaz e que permita por sua vez uma visão mais ampla e futura daquilo que seria uma formação adequada para a sociedade.

Organizar é bem-dispor elementos (coisas e pessoas), dentro de condições operativas (modos de fazer), que conduzem a fins determinados. Administrar é regular tudo isso, demarcando esferas de responsabilidade e níveis de autoridade nas pessoas congregadas, afim de que não se perca a coesão do trabalho e sua eficiência geral. (LIBÂNEO, ET AL 2001, P.77)

(27)

O planejamento dos trabalhos nas escolas, bem como a racionalização dos recursos que sejam materiais, financeiros ou até mesmo intelectuais dá-se mediante a gestão escolar. Para tal, administrar e controlar estes serviços relacionados à educação requer um preparo por meio do gestor. Pois, é atribuído de forma abrangente a essas as instituições escolares, intensas caraterísticas interativas que diferenciam das demais organizações.

É na administração que por meio de um planejamento se estabelece os objetivos a que se pretendem atingir e quais serão as ações estratégias para alcançá-los. E se tratando da esfera educacional, recaí sobre a figura do gestor escolar não somente a responsabilidade administrativa, como também gerir os relacionamentos, entre funcionários, pais e comunidade. Ele precisa ter a competência de saber negociar o interesse de todos os envolvidos, um profissional polivalente para conseguir exercer com maestria todas as responsabilidades que são inerentes ao seu cargo.

O novo modelo de gestão escolar faz questão de propor construções institucionais autônomas com capacidade de tomar decisões, elaborar projetos vinculados as necessidades e aos interesses de sua comunidade, administrar de forma adequada os recursos materiais e escolher as estratégias que lhe permitam chegar aos resultados desejado e que, em seguida serão avaliados pelas autoridades centrais. (KRAWCZYK,199, p. 118-199)

Assim, cabe ao gestor juntamente com o corpo escolar desenvolver um planejamento estratégico, que leve em consideração o desenvolvimento humano e aderindo algumas estratégias do mundo corporativo para que auxilie no desenvolvimento dos seus processos. Mas, não deixando de alinhar a ferramenta de gestão com esfera pedagógica o que é algo é fundamental. Além disso, ele também precisa ser capaz de enxergar as possibilidades e inovar. Conduzir a escola à evolução constante é um grande desafio, procurando dessa forma, aumentar e melhorar a eficiência da instituição de ensino, com a finalidade oferecer uma educação de qualidade. O quadro a seguir correlacionar as principais competências e características do que seria o perfil ideal para um gestor escolar

(28)

Tabela 1: Competências para atuação de Gestor Escolar

COMPETÊNCIAS PARA ATUAÇÃO DE UM GESTOR ESCOLAR

Profissional qualificado Possuir formação superior, com especialização preferencialmente em gestão e ter experiência Capacidade de liderar

Saber lidar com vários tipos de pessoas.

Ser acessível, sabendo se posicionar em situações diversas, sendo firme em seu posicionamento, crítico quando necessário e refletir antes de tomar decisões. Gestão de conflitos Ter sempre em mente que a comunicação é uma ferramenta imprescindível para fomentar os possíveis

conflitos nos relacionamentos internos. Controlar processos e pessoas

Possuir habilidade de gerir recursos e definir prioridades de gastos. Delega funções para seus colaborares, aumentando a confiança dos mesmos, fazendo com que se sintam reconhecidos em seu trabalho

Ser um planejador, ter objetivo e estrategista

Ele precisa definir metas para nortear o trabalho de seus funcionários, e as atividades oferecidas pela escola. Entretanto, objetivos devem ser estabelecidos de acordo com as necessidades da gestão, uma vez que por meio dele será possível motivar a equipe e facilitando a superação de obstáculos e problemas que surgirem.

Inovador Um bom gestor é aquele que se mantém bem informado quanto a esfera educacional, legislações, programas e tudo que pode vir auxiliar no ensino. Tendo a visão de preparar seus alunos para enfrentar os desafios que a vida profissional moderna.

Proatividade com o trabalho e aprendizado

É válido ao gestor realizar reuniões periódicas para manter-se informado de tudo, mesmo que alguns processos estejam sob responsabilidade de outras’ pessoas.

Permitir-se dar e receber feedbacks

Desenvolver em sua gestão um mecanismo de avaliação quanto a desempenho de sua gestão, afim de obter feedbacks das suas ações

Fonte: Elaborado pela autora (2019), baseado em pesquisas.

Portanto, torna-se bastante relevante que na administração escolar haja um planejamento estratégico que norteia as práticas de gestão, levando em consideração a especificidade do ambiente escolar, que por sua vez é uma provedora educacional. A qual recaí a responsabilidade de formar indivíduos em cidadãos, tendo como objetivo o desenvolvimento de uma consciência cívica e humana dos alunos, sendo esse um elemento fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, críticos, ativos, aptos atuarem de maneira significativa na sociedade a qual está inserido.

(29)

Libâneo (1994, p. 69). diz que:

Assim, a condição para que a escola sirva aos interesses populares é garantir a todos um bom ensino, isto é, a apropriação dos conteúdos escolares básicos, que tenham ressonância na vida dos alunos. Entendida nesse sentido, a educação é 'uma atividade mediadora no seio da prática social global', ou seja, uma das mediações pela qual o aluno, pela intervenção do professor e por sua própria participação ativa, passa de uma experiência inicialmente confusa e fragmentada (sincrética) a uma visão sintética, mais organizada e unificada.

Logo, para que as instituições escolares sejam identificadas como local que promove progresso social é preciso que ela vivencie novas perspectivas. Segundo Vilela (2003)” A busca pela melhor adequação da escola no papel formador dos sujeitos sociais nos contextos atuais da pós-modernidade estão, portanto, exigindo novos olhares sobre os seus resultados e sobre o que se passa dentro delas”.

Paro (2010) diz que, “Administração é utilização racional de recursos para realização de fins determinado”. Sendo assim, os fins educativos que as escolas visam, tende ser prioridade e por sua vez estar alinhado com a gestão. Os clássicos da pedagogia defendem a gestão escolar que favoreça a uma prática pedagógica democrática, não se limitando com tendências, correntes pedagógicas, mas priorizando a interação entre docente e aluno, onde haja um aprendizado mútuo. Em suma, os clássicos da Pedagogia abordam que uma gestão escolar competente tem que estar aliada ao ensino.

De acordo com Vilela (1997) “A participação coletiva nas tomadas de decisões das pessoas envolvidas no processo educativo pode ser considerada o aspecto fundamental para a melhoria da qualidade de ensino”. É preciso ressaltar que para administrar uma a escola, o gestor precisará ter em consciência que a prática de gestão, bem como a ferramenta que o auxiliará nas atividades da escola, tem que estar alinhando a gestão democrática. Tendo em mente do que realmente é gestão escolar, não se trata apenas de gerir meras formalidades, onde a tomada de decisões concentra-se a apenas na pessoa do gestor, pelo contrário, a gestão escolar vai muito além. Trata-se de uma gestão democrática, participativa onde

(30)

todos envolvidos participam ativamente das decisões tomadas. Dentre as características quanto uma gestão democrática, pode-se destacar.

Figura 2: Modelo de Gestão Democrática

Elaborado pela autora (2019), de acordo com pesquisa

A busca por resultados satisfatória, leva essa gestão a uma junção de ideias que tem por sua vez tem o único objetivo, alcançar qualidade no ensino. A obra desenvolvida pelo Instituto Unibanco em 2015, por meio de gestores e pesquisadores, aponta o que seria o modelo conceitual de gestão escolar.

(31)

Figura 3: Arquitetura conceitual do modelo de Gestão Escolar

Fonte: Instituto Unibanco e Fundação Santillana, 2015

Desse modo, compete ao gestor administrar essa gama de ideias, buscando a melhor forma possível aderir práticas que permitam aumentar a eficiência dos processos institucionais e consequentemente melhorar o ensino. Por vez, a gestão democrática tem a função conduzir a instituição escolar de maneira tal que possibilite a participação, transparência e democracia. Ela passa a ser o sujeito ativo em todo processo de gestão, participando ativamente de todas decisões na escola. Portanto, tornando-se imprescindível que todos envolvidos nessa gestão, tenham e clareza conhecimento de seu papel quanto participante dessa comunidade escolar. Segundo Penin (2001, p. 17)

A escola representa a instituição que a humanidade criou para socializar o saber sistematizado. Assim, a sua função social varia, relacionando-se aos mais diferentes momentos da história, as culturas, conforme a região e povos que constituem a comunidade escolar. As constantes mudanças sociais, econômicas e políticas ocorridas no mundo requerem que a escola atenda a escola atenda a estas novas exigências.

Em se tratando do ensino público, esse por sua vez busca de forma insistente atingir a qualidade social para todos e cada um dos seus alunos; afim de garantir de forma sistemática a apropriação do conhecimento, auxiliado a desenvolver as diversas habilidades e contribuir para o desenvolvimento integral do sujeito, para que o mesmo obtenha uma visão de mundo mais ampla.

(32)

Segundo Vasconcelos (1995), “planejar significa antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto, é buscar algo incrível, essencialmente humano: o real a ser comandado pelo ideal.” Para o autor, é através do planejamento que a organização poderá realiza aquilo que deseja. Sendo assim, se um gestor escolar almeja ver uma sociedade mais justa, ele poderá contribuir para isso, por meio de ações mais educativas em sua atuação nesse ambiente escolar, correlacionando teoria e prática. De acordo com a especialista em educação Heloísa Lück:

A gestão escolar aborda questões concretas da rotina educacional e busca garantir que as instituições de ensino tenham as condições necessárias para cumprir seu papel principal: ensinar com qualidade e formar cidadãos com as competências e habilidades indispensáveis para sua vida pessoal e profissional.

Logo, entende-se que na gestão escolar configura-se em um patamar de técnicas que busca através da racionalidade esmiuçar formas para que a instituição alcance o êxito almejado. Ou seja, por meio da gestão será coordenadas as práticas pedagógicas, bem como acompanhando e analisando o desenvolvimento do currículo escola. Ela terá a incumbência de uma envolver o corpo do docente e discente da instituição de ensino. Libâneo (1994, 9. 70) discorre que:

A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.

Portanto, o papel da escola, não se restringi apenas em transmitir um conteúdo em si, mas a sua essência está em socializar o conhecimento, auxiliar na formação moral de cada aluno, além de ser a base no desenvolvimento intelectual, dando condições para que o conhecimento adquirido pelo educando seja utilizado de maneira eficaz, coerente na busca de uma sociedade mais justa e igualitária. Mas, para tal é preciso que haja na escola uma reflexão por parte dos seus integrantes que ali atuam.

(33)

Desse modo, a fim de realizar um diagnóstico mais preciso nesta pesquisa, foi utilizado a ferramenta de gestão Swot. Muito embora essa ferramenta de gestão tenha sido desenvolvida por organizações privadas, ela pode se adequar a uma organização pública, sendo reajustado em torno do objetivo que a organização almeja alcançar. Essa ferramenta de gestão permite fazer análise do cenário organizacional para se conhecer os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades. É um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão.

Segundo Las Casas (2006):

Oportunidades e ameaças expressam os fatos positivos ou negativos que existem em determinado setor de atuação. Já as forças e fraquezas, referem-se à análise de potencialidades e fraquezas que uma empresa possui, em relação a outros concorrentes do mercado. Já as forças e fraquezas, referem-se à análise de potencialidades e fraquezas que uma empresa possui, em relação a outros concorrentes do mercado.

No ambiente interno que será possível que as organizações consigam delinear ações que poderão maximizar suas forças e minimizar suas fraquezas, para que assim tenham a possibilidade de conseguir lidar com o ambiente externo.

2.4 EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

A Educação Integral e a Escola em Tempo Integral foram integradas ao Plano Nacional de Educação por meio da lei nº 13.005.2014, a qual estabelece metas a serem cumpridas, dentre elas a de que a educação brasileira atinja a média 6 até o ano de 2024. Além disso, o ensino integral tem como objetivo, a permanência de crianças e adolescentes por mais tempo nas escolas, afim de concluir o nível de ensino e eliminar mais celeremente o analfabetismo, elevando gradativamente o nível educacional da população brasileira (BRASIL,2014). Ainda de acordo com a lei citada, o ensino em tempo integral, proporcionará avanços significativos para diminuir a desigualdade sociais e ampliar democraticamente as oportunidades de aprendizagem.

(34)

O Plano Nacional de Educação articula que é preciso haver compromisso com a Educação Integral, para que assim ela consiga proporcionar uma formação que permita o estudante ir além dos aspectos ditos científicos, privilegiados pelo currículo escolar tradicional. É preciso haver compromisso e investimento, para que seja possível que esse estudante adquira os conhecimentos que o possibilite a compreensão da realidade e suas transformações. Como acentua Felício (2012, p. 05):

[...] a educação integral deve ser capaz de responder a uma multiplicidade de exigências, ao mesmo tempo em que deve objetivar a construção de relações na direção do aperfeiçoamento humano, o que comporta na oferta de possibilidades para que o indivíduo possa evoluir, plenamente, em todas as suas dimensões (cognitiva, corpórea, social, cultural, psicológica, afetiva, econômica, ética, estética, entre outras).

Então, implica dizer que esse desenvolvimento permeia por todas as dimensões do ser humano. Sendo assim, a educação em tempo integral deve formar o aluno, não apenas do ponto de vista intelectual, mas também no afetivo, social e físico. Entretanto, para que isso ocorra, torna-se necessário, que haja a integração de tempo e espaço, além da inclusão de todos que fazem parte desse processo educacional. Logo, isso não quer dizer que a educação ficará limitada ao espaço, ou ao professor. A educação integral é aquela que permitem que compartilhamento de conhecimento dentro e fora da escola.

2.5 PROGRAMA DE FOMENTO E SUA DINÂMICA (EMTI)

Em 2016 o Governo Federal lançou Programa de Fomento ás Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) criado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Portaria nº 1.145, de 10 de outubro de 2016, destinado para jovens do ensino médio. O Programa foi criado com o objetivo de poiar a sistema público de educação dos Estados e do Distrito Federal a oferecer a ampliação da jornada escolar e a formação integral e integrada do estudante.

Para isso, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE FNDE) transfere recursos financeiros para apoiar a implantação de escolas de ensino médio

(35)

em tempo integral pelas secretarias estaduais de Educação. De acordo com a portaria nº 1.023 de, de outubro de 2018, são as Secretarias Estaduais e Distrital de Educação – SEE que selecionam as escolas para participarem do sorteio, as quais passarão por análise estrutural e técnica e viabilidade aderirem ao EMIT.

De acordo com Moehlecke (2012), nos últimos anos o Ensino Médio passou por várias mudanças na sua estrutura, organização, objetivos e currículos. Quando o Ensino Médio, deixa de ser um nível intermediário de educação para integrar a última etapa da Educação Básica obrigatória, esse período parece ser um dos grandes desafios atuais na formulação de políticas públicas educacionais. Porém, nas últimas décadas, houve um avanço significativo na educação básica, sobretudo entre a população de menor renda. No entanto, de acordo com Torre, e Camilo e França (2013), a faixa etária de jovens entre 15 e 17 anos cursando o Ensino Médio manteve-se estagnada nos últimos anos. Segundo os autores, Torres; Camelo e França (2013, p. 205).

[...] tal taxa era de 51,8% em 2011 e esse indicador variou muito pouco depois de 2006. Além disso, cerca dos 10 milhões de adolescentes desse grupo etário, 1,7 milhão estava fora da escola e parte deles abandonou-a durante o Ensino Médio.

O cenário apresentado pelos autores faz menção a necessidade de se repensar no modelo atual da escola, e refletir o que essa instituição de ensino tem representado na vida a jovem do século XXI. O documento que traz a proposta do Ensino Médio em Tempo Integral, aborda vários pontos, e uma das principais discussões é garantir uma educação de qualidade para os jovens e adolescentes.

De acordo com as Diretrizes do Programa de Ensino Médio em Tempo Integral (2012, p. 13), esse programa tem como aspectos:

1) jornada integral de alunos, com currículo integralizado, matriz flexível e diversificada; 2) escola alinhada com a realidade do jovem, preparando os alunos para realizar seu Projeto de Vida e ser protagonista de sua formação;3) infraestrutura com salas temáticas, sala de leitura, laboratórios de ciências e de informática e; 4) professores e demais

(36)

educadores em Regime de Dedicação Plena e Integral à unidade escolar.

Nesse modelo de escola é preciso levar em consideração o currículo de forma integralizada e diversificado, que haja uma flexibilidade na matriz do currículo, que permita a participação alunos não somente nas aulas, mas em todas as atividades oferecidas. A proposta desse modelo de escola estar em oferecer condições para que o estudante elabore um projeto de vida, onde ele é o próprio protagonista sua própria história de forma solidaria, que o leve a ser capaz de compreender as exigências da sociedade contemporânea.

2.6 A EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO NORTE – IMPLANTAÇÃO DO EMTI

O Rio Grande do Norte contabiliza 39 Unidades de ensino da rede Estadual, em que ofertam o ensino Médio em Tempo Integral, sendo que 32 escolas e 7 Centro de Educação Profissionalizantes. Atualmente as escolas estaduais que ofertam o ensino em tempo integral estão sendo submetidas a regulamentação federal nº 13.415/2017 lançada em 2017, o objetivo é estabelecer as normas locais, contudo de acordo com as orientações do Ministério da Educação. Ainda de e acordo com a lei citada e a Resolução FNDE nº 7/2016, os recursos do EMTI podem ser utilizados nas seguintes despesas para a manutenção das escolas de ensino médio integral participantes (incisos I, II, III, V e VIII do art. 70 da LDB):

I - Remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docente e demais profissionais da educação.

II - Aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino.

III – uso e manutenção de bens e serviços vinculados ao ensino;

V - Realização de atividades-meio necessárias ao funcionamento dos sistemas de ensino;

VIII - aquisição de material didático-escolar e manutenção de programas de transporte escolar.

(37)

O último IDEB realizado em 2017, constata a situação as escolas estaduais do Rio Grande do norte. A nota dos anos finais do ensino fundamental II, obtiveram uma nota relevante, entretanto, ainda não conseguiram atingir a meta estabelecida pelo Ideb.

Gráfico 3: IDEB – Escolas Estaduais do Rio Grande do Norte, 8º e 9º ano

Fonte: Elaborado pela autora (2019), com base em pesquisa

Não foi diferente no terceiro ano do Ensino Médio, as escolas estaduais obtiveram um aumento nas notas, contudo mesmo diante desse aumento, as escolas não conseguiram atingir a meta estabelecida. Sendo necessário vencer o desafio eu garantir o aprendizado aos alunos além manter um fluxo escolar adequado. 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5 5 2005 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021

IDEB - Escolas Estaduais do Rio Grande do Norte, 8º e 9º ano

Nota Meta

(38)

Gráfico 4: IDEB – Escolas Estaduais do Rio Grande do Norte, 2017

Fonte: Elaborado pela autora (2019), com base em pesquisa

A implantação do Ensino Médio em Tempo Integral no Rio Grande do Norte ainda passa por momentos de adaptação, principalmente porque a lei quanto essa modalidade de ensino ainda se encontra em discussão. E durante esse percurso, não apenas a Secretaria de Educação como também o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) tem dado suporte pedagógico as escolas que aderiram ao EMTI. O ICE é uma entidade sem fins econômico, idealizado por um grupo de empresários em 2003, motivados a conceber uma modelo de escolar e resgatar o padrão de excelência.

0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5 5 2005 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021

IDEB - Escolas Estaduais do Rio Grande do Norte - 2017 3º ano do Ensino Médio

Nota Meta

(39)

Figura 4: A Centralidade do Modelo é o Jovem em seu Projeto de Vida

Fonte: Página do ICE - Escola da Escolha

A filosofia da entidade está pautada em um projeto de vida, a escola da escolha da escola. Onde esse jovem escolhe a escola a qual quer estar inserido, nela são desenvolvidos seu projeto de vida, tendo como ponto de partida a perspectiva de uma visão futura. O projeto de vida é centralidade da proposta do ICE, como meio de atribui sentido e significado ao projeto escolar em resposta aos desafios advindos do mundo contemporâneo sob o ponto de vista da formação dos jovens. No qual o currículo e prática pedagógica conseguem atingir seu objetivo, no aspecto formativo na vida do jovem. Isso mediante os esforços de toda equipe escolar.

(40)

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.1 TIPO DE ESTUDO

Esse trabalho foi inspirado mediante a importância da gestão na área pública, em especial na esfera educacional, perpassando por contextos sociais e econômicos. Esta pesquisa foi realizada em duas Escolas Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral no Município de Natal, RN. O objetivo desse trabalho é realizar Análise Comparativa entre as Práticas de Gestão nas escolas. Tendo cunho qualitativo, este projeto é classificado como descritivo. Pois segundo Gil (1989, p. 45) “as pesquisas deste tipo têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis”. O autor ainda ressalta que a pesquisa descritiva identifica a relação das variáveis como também a origem dessa relação.

O estudo se classifica como descritivo e exploratório, pois além fazer determinada análise interpretação do objeto de estudo. Segundo Gil (1989, p.44) “as pesquisas exploratórias têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, com vistas na formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores”. Tendo como embasamento teórico, através dessa pesquisa será possível conhecer os principais problemas enfrentados pela direção das escolas. Tendo em vista esse objetivo, foi elaborado um questionário com trinta e cinco questões, as quais foram distribuídas em blocos, sendo aplicado por meio de entrevista a parte administrativa das escolas.

A pesquisa ainda pretende compreender como se dá a prática de gestão e analisar e se as unidades escolares fazem uso de uma ferramenta estratégica que auxilie o gestor nas atividades que são desenvolvias na escola. Para os autores os autores Libâneo, Oliveira, Toschi (2007, p. 318) a direção escolar é o princípio que canaliza o trabalho por meio de um conjunto de pessoas, afim de chegar a um objetivo, isso através de orientações e coordenação na organização. Sendo assim, em se tratando da esfera educacional, quando a escola dispõe de uma ferramenta de gestão que esteja diretamente relacionada com a gestão democrática, será

(41)

possível obtido resultados no processo ensino-aprendizagem e nas relações humanas dentro das escolas. Sendo assim, esta pesquisa constitui-se de questionamentos elaborados mediante uma fundamentação teórica na tentativa de elaborar um conceito de gestão escolar. Uma vez formulado o questionário, o mesmo foi aplicado através de entrevistas, ao gestor escola, coordenado pedagógicos e funcionários da secretaria da escola.

3.2 ABRANGÊNCIA DO ESTUDO

A população alvo dessa pesquisa são duas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, localizada no Município do Natal, RN. Tendo como objetivo realizar análise comparativa entre as práticas de gestão por meio da ferramenta de gestão swot. Trata-se de um estudo de caso mais aprofundando. Para tal, será feita observações, além de entrevista com a parte administrativa e pedagógica das escolas.

3.3 PLANO DE COLETA DE DADOS

Para a coleta de dados se deu por meio de entrevista com o setor administrativo e pedagógico das escolas, a partir de um questionário semiestruturado, elabora pela própria pesquisadora. Ainda na elaboração das questionário foram levadas em consideração questões referentes formação acadêmica, profissional, dentre outras que foram capazes de auxiliar na pesquisa. A entrevista ocorreu entre os meses de setembro e outubro de 2019.

3.4 MODELO DE ANÁLISE DOS DADOS

Para a análise dos resultados foi utilizado a ferramenta de gestão swot, levando em consideração fatores relevantes para sua elaboração. Logo a análise qualitativa (comentário dos dados) será feita através da ligação entre a teoria e os dados obtidos (resultados).

(42)

4 ANÁLISE DE RESULTADOS

4.1 ASPECTOS GERAIS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

A unidade escolar I, está localizada no bairro de Candelária na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. Sendo um bairro inicialmente de características periférica, a construção da escola deu-se estrategicamente para atender a demanda existente da época. Com evolução da cidade e consequentemente seu crescimento, o bairro deixou de ser periferia, assumindo agora características de um bairro de classe média. Isso acarretou em perca de alunos. Assim, para manter sua existência a escola usou de mecanismos para atrair alunos, atendendo jovens não somente do bairro local, mas também de várias regiões da cidade

Incialmente a escola atuava somente na modalidade de ensino regular. Porém, atualmente é umas das escolas escolhida pela Secretaria da Educação para implantação do Ensino Médio em Tempo Integral. Entretanto devido à grande demanda de alunos, ela manteve o ensino regula do fundamental II (8º e 9º) e o (2º e 3º) do ensino médio ano, além de também oferecer o Ensino Técnico em Energia Renováveis. Sendo assim, a unidade escolar I, dispõe de três modalidades de ensino.

A unidade escolar II, está localizado no bairro de Petrópolis da cidade do Natal, Rio Grande do Norte. Sendo uma instituição escolar das mais tradicionais da capital, fazendo parte do contexto histórico da cidade. Atualmente a escola também é uma das unidades escolar que escolhida pela Secretaria da Educação para implantação do EMTI. Entretanto, apesar de possuir uma estrutura física significativa, suas instalações são antigas, o que contribui para que o colégio esteja passando por vezes por reparos e mais reparos.

(43)

4.2 CORRELAÇÕES ENTRE AS ESCOLAS

O quadro abaixo apresenta principais caraterísticas das escolas, indicando as semelhanças, diferenças existentes entre ambas. Esses fatores por sua vez, devem ser levados em consideração, pois poderão refletir na gestão de forma positiva ou negativa.

Tabela 2: Comparativo entre as duas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral

INFORMAÇÕES GERAIS ESCOLAS

UNIDADE ESCOLAR I UNIDADE ESCOLAR II Local de atuação Natal/RN Natal/RN Alunos atendidos 427 350 Educação Integral Sim Sim Educação Regular Sim Não Técnico Profissionalizante Sim Não Docentes do Integra 14 20 Docentes do Regular 20 - Demais Funcionários 19 27 Total de Funcionários 53 47

Salas de Aula 18 19

SIGEduc Sim Sim

Sistema de segurança Sim Sim Conselho escolar Ativo Ativo Parcerias com Instituições Públicas Sim Sim Parcerias com Instituições Privadas Sim Sim Avaliação da Gestão Não Sim Fonte: elaborado pela autora (2019).

As duas escolas envolvidas nesta pesquisa, apresentam algumas semelhanças dentre elas, ambas estão com o projeto político pedagógico desatualizado. E para desenvolverem suas atividades e obter êxodo em suas ações, as duas utilizam um plano de ação semelhantes. Quanto à implantação do EMTI, houve uma redução no quadro de professores. As escolas dispõem de um sistema de monitoramento com câmeras espalhadas pelo ambiente escolar, o que permite obter mais visibilidade do ambiente escolar, garantindo assim mais segurança para os alunos e funcionários.

(44)

Há também conselho escolar ativo e alunos aparentemente participativo nas atividades proposta pelas escolas. Elas também apresentam parcerias com instituições federais e particulares afim de agregar valor para a instituição de ensino e gerar mais conhecimento para os estudantes. Ainda de acordo com a direção das mesmas, falta um apoio maior por parte da Secretaria de Educação a essa modalidade de ensino. Foi ainda relatado pelos gestores das escolas a dificuldade quanto ao relacionamento interpessoal, é que ambos tentam lidar da melhor forma possível com esse fator.

Dentre os pontos diferentes que existe nas escolas, pode-se destacar a questão da estrutura física que existe entre ambas. Outro fator relevante que pode ser destacado está na unidade escolar II, de acordo com o gestor, a escola utiliza um sistema de avaliação para a direção da escola, o que permite saber como está sendo vista essa gestão pelo corpo escolar. Essa avaliação serve para saber o que está dando certo e o que pode ser melhorado na gestão da escola. Outra questão enfatizada pelo diretor foi a questão da descentralização. Na unidade escolar II, existe uma resistência dentre os funcionários para aceitarem a descentralização, centralizando o poder na figura do diretor.

É possível perceber que a escolas passam por situações similares com a implantação do EMTI, desde a desatualização do Projeto Político-Pedagógico, documento tido como ferramenta de planejamento pedagógico das escolas, percorrendo, até a prática de gestão da instituição de ensino. Entretanto, o plano de ação que as escolas utilizam, são elaborados a partir de dados coletados do ano letivo anterior, nele são estabelecidos, prioridades, indicador de resultados, indicador de processo, metas e estratégias para atingi-las, além disso no plano de ação são desenvolvidos missão, visão e valores, levando em consideração a realidade nas quais estão inseridas

Nas análises realizadas, foi possível detectar e apresentar os principais fatores internos que permite compreendem os pontos fortes e fracos das unidades escolares. Além dos fatores externos que compreendem as ameaças e as

(45)

oportunidade que de alguma forma podem influenciam no desempenho das instituições.

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA DE GESTÃO SWOT NAS ESCOLAS

Figura 5: SWOT DA UNIDADE ESCOLAR I

Fonte: Elaborado pela autora (2019)

O fato da unidade escolar I, possui três modalidades de ensino exige muito mais do gestor escolar. Isso requer do gestor maior capacidade para garantir o funcionamento absoluto da instituição, como organização social, tendo como foco a formação de alunos, através de uma atuação mais flexível por sua parte. Quanto coordenadora pedagógica, sua atuação exigirá mais dinâmica, domínio de conteúdo para lidar com diferentes planos de ensino, além estimular os professores e acompanhar as atividades pedagógicas, sendo sensível tanto as necessidades tanto dos professores quanto dos alunos.

(46)

Dentre os desafios enfrentados pela escola I, pode-se destacar a diminuição no quadro de professores. Entretanto de acordo com a gestora pedagógica, apesar desse déficit, isso não tem impedido de que o trabalho seja realizado. Segundo a mesma, o Projeto Político Pedagógico está desatualizado. Contudo, apesar desse fator relevante, são elaborados planos de ações para cada modalidade de ensino juntamente com os docentes. A escola dispõe de um plano de ação estratégico orientado pelo ICE, o qual também faz o acompanhamento pedagógico das atividades que são desenvolvidas. Quanto os pontos fortes identificados da escola podem-se destacar as parcerias existentes entre a escola e as instituições federais e particulares, possibilitando maior visibilidade e divulgação da escola afim de gerar novas oportunidades de parcerias.

Figura 6: SWOT DA UNIDADE ESCOLAR II

Fonte: Elaborado pela autora (2019)

A unidade escolar I, possui 122% de alunos a mais em relação a unidade escolar II, uma diferença bastante significativa. Ainda segundo o gestor da escola, não houve uma acompanhamento pedagógico mais aprofundado pela Secretaria de

(47)

Educação com a instituição, acarretando assim a não participação nos últimos Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) realizados, já em relação ao último Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) realizado o colégio não atingiu a porcentagem ideal de 80% da participação dos alunos na realização da prova. Além disso, com adesão do EMTI, houve uma queda significativa no quadro de professores, caindo de sessenta para vinte.

Ainda segundo o diretor da unidade escolar II o raso apoio da Secretaria de Educação com EMIT tem sido umas das dificuldades enfrentadas pela instituição, além disso o aumento significativo de demanda que a mesma tem imposto para a unidade escolar, por vezes tem ocasionando choque entre as atividades que são proposta pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) o qual tem dado todo suporte pedagógico através de ciclos de acompanhamento, onde a equipe pedagógica passa o dia acompanhado o trabalho que foi realizado nas escolas que foram implantados o Ensino Médio.

As duas escolas desta pesquisa, apresentam algumas semelhanças dentre elas, ambas estão com o projeto político pedagógico desatualizado. E para desenvolverem suas atividades e obter êxodo em suas ações, as duas utilizam um plano de ação semelhantes. Quanto à implantação do EMTI, houve uma redução no quadro de professores. As escolas dispõem de um sistema de monitoramento com câmeras espalhadas pelo ambiente escolar, o que permite obter mais visibilidade do ambiente escolar, garantindo assim mais segurança para os alunos e funcionários.

Há também conselho escolar ativo e alunos aparentemente participativo nas atividades proposta pelas escolas. Dentre os pontos fortes apresentados, pode-se destacar as parcerias existentes entre a escola e as instituições federais e particulares afim de agregar valor para a instituição de ensino e gerar mais conhecimento para os estudantes e possibilitando oportunidade de novas parcerias. Ainda de acordo com a direção das mesmas, falta um apoio maior por parte da Secretaria de Educação a essa modalidade de ensino. Foi ainda relatado pelos gestores das escolas a dificuldade quanto ao relacionamento interpessoal, é que ambos tentam lidar da melhor forma possível com esse fator.

Referências

Documentos relacionados

O projeto político traçado para a nação por meio da Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) (BRASIL, 1996) exige compromisso

A partir do diagnóstico e em atendimento ao mesmo dispositivo legal, supracitado 12 , no que se aplica à melhoria da qualidade da educação e redução das taxas de

Analisando mais profundamente o que oferece o PME através de seus documentos, percebe-se que o processo de implementação se dá na perspectiva da construção de uma nova

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

[r]

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá