• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO FINAL

ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

INÊS RAQUEL CASTRO TEIXEIRA

2010314

Orientador: Profª Drª Ana Neto

Regente da UC: Prof. Dr. Rui Maio

(2)

ÍNDICE

I. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS 1

II. DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES 1

i. Medicina Interna 2

ii. Cirurgia Geral 2

iii. Pediatria 3

iv. Ginecologia e Obstetrícia 4

v. Saúde Mental 4

vi. Medicina Geral e Familiar 5

III. ELEMENTOS VALORATIVOS 5

IV. REFLEXÃO CRÍTICA 6

V. ANEXOS 9

Anexo 1. Cronograma do Estágio Profissionalizante 9

Anexo 2. Trabalhos realizados no âmbito dos Estágios Profissionalizantes 9

Anexo 3. Algumas atividades extracurriculares 10

Curso TEAM – Trauma Evaluation and Management 10  9ª Reunião Pediátrica do Hospital CUF Descobertas 11

 Conferência Prescrição Social de A a Z 12

Conferência Burnout em Medicina 12

 Palestra Medicina baseada na Evidência 13

 Conferência Comunicação não verbal em Saúde 13

 Resumo do Artigo de Revisão de Literatura 14

(3)

SIGLAS E ACRÓNIMOS

BO Bloco Operatório

CG Cirurgia Geral

ESSCVP Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa GLIM Global Leadership Initiative on Malnutrition

GO Ginecologia e Obstetrícia HBA Hospital Beatriz Ângelo HCD Hospital CUF Descobertas HCC Hospital Curry Cabral

HVFX Hospital de Vila Franca de Xira MGF Medicina Geral e Familiar

MI Medicina Interna

MIM Mestrado Integrado em Medicina

NMS|FCM Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas PEC Postos de Estadia Curta

PNA-2020 Prova Nacional de Acesso 2020

PNSIJ Plano Nacional de Saúde Infantil e Juvenil POR Postos de Observação Rápida

SM Saúde Mental

SNS Serviço Nacional de Saúde SO Serviço de Observação SUG Serviço de Urgência Geral

(4)

1

I. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

A Medicina, enquanto “arte de curar” (do latim ars medicina) e como importante ramo da Ciência, vive em constante mudança e adaptação a novas e mais modernas realidades científicas e profissionais, impondo constantemente aos seus profissionais e estudantes a responsabilidade e disposição a uma aprendizagem constante e eterna. Seguindo esta linha de pensamento, é esperado que o estudante de Medicina, e principalmente neste último ano, aplique os conhecimentos teóricos à realidade em que é inserido, adquirindo competências clínicas para o efeito.

O Estágio Profissionalizante surge no 6º ano do Mestrado Integrado de Medicina, como o culminar de seis anos de aprendizagem contínua. Corresponde a um estágio de caráter profissional composto por seis estágios parcelares onde, através de prática clínica diária, programada e tutorada, se procura dotar o aluno com conhecimentos, competências e atitudes necessários à prática da Medicina.

Alcançada esta fase final da formação médica pré-graduada, procura-se cumprir metas e objetivos predeterminados para uma sólida formação. Assim, defini como objetivos gerais: 1) Adquirir, metodizar, integrar e aplicar conhecimentos teórico-práticos na análise e resolução de problemas clínicos comuns; 2) Aperfeiçoar ferramentas de colheita de história clínica e realização de exame objetivo, avaliando doentes de forma autónoma e adequada; 3) Gerir devidamente problemas médicos comuns, mediante elaboração de estratégias diagnósticas, prognósticos e planos terapêuticos, atendendo à correta utilização de recursos; 4) Adquirir e desenvolver competências de promoção de Saúde; 5) Centrar a prática médica no doente, compreendendo-o enquanto pessoa integrada num contexto biopsicossocial; 6) Desenvolver e melhorar competências de comunicação com o doente e familiares, aperfeiçoando o desenvolvimento da relação médico-doente; 7) Integrar-me na atividade clínica e desenvolver competências de comunicação e trabalho em equipa com todos os profissionais de saúde; 8) Compreender o que significa ser Médico e entender a responsabilidade inerente à profissão e os valores e atitudes a cultivar.

Com o presente relatório proponho-me a sintetizar as atividades desenvolvidas ao longo deste 6º ano do MIM, abordando todas as componentes Estágio Profissionalizante e os seus objetivos específicos, bem como a expor sucintamente as atividades de natureza extracurricular que compuseram o meu percurso de evolução pessoal e profissional, terminando com uma reflexão crítica global das atividades executadas e do cumprimento, ou não, dos objetivos a que me propus.

II. DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES

O Estágio Profissionalizante está dividido em seis estágios parcelares, que foram realizados pela seguinte ordem cronológica: Medicina Interna, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental e Medicina Geral e Familiar.

(5)

2

i. Medicina Interna

Hospital Curry Cabral | Tutor: Drª Heidi Gruner 09 de setembro de 2019 a 31 de outubro de 2019

Para este estágio, estabeleci os seguintes objetivos específicos: integrar progressivamente a atividade assistencial diária da equipa médica, desempenhando tarefas quotidianas em contexto hospitalar com responsabilidade e espírito de iniciativa; aprofundar conhecimento de aspetos de anamnese e de semiologia; aprimorar a formulação de hipóteses de diagnóstico estruturadas e propor plano de ação fundamentado; e desenvolver capacidade de identificação de fatores psicossociais passíveis de afetar a saúde do doente no internamento e pós-alta. Após integração na equipa clínica, participei ativamente nas atividades da Enfermaria, Consulta Externa e Serviço de Urgência Geral. Na Enfermaria, estava diariamente encarregue de 1 a 2 doentes, realizando uma abordagem completa com realização de exame objetivo e respetivo registo clínico, requisição e interpretação de exames complementares de diagnóstico e implementação de terapêutica, terminando o dia com a discussão dos doentes observados com a tutora e a restante equipa médica. Durante o período de estágio, acompanhei um total de 25 doentes, na sua maioria internados por Cardiopatia Hipertensiva com Insuficiência Cardíaca. Na Consulta Externa acompanhei semanalmente as consultas de Doenças Auto-Imunes e a Consulta Multidisciplinar de Geriatria. A nível de SUG, cumpri 8 períodos de, aproximadamente, 10 horas, tendo frequentado todas as áreas do SUG e observado principalmente doentes com Insuficiência Cardíaca descompensada, Intoxicações voluntárias e Infeções Dermatológicas e do Trato Urinário. Ao longo do estágio tive ainda a oportunidade de praticar e aperfeiçoar vários procedimentos técnicos como Gasimetrias Arteriais, Punções Venosas e ajuste de Oxigenoterapia, e assistir a outros procedimentos como Biópsias Ósseas e colocação de Cateteres Venosos Centrais. Neste estágio tenho também a destacar a oportunidade de ter colaborado com a Drª Heidi Gruner e Drª Inês Figueiredo no desenho do protocolo e realização do estudo intitulado “Aplicação do Consenso de Diagnóstico de Desnutrição em Contexto Diagnóstico (GLIM)”, consistindo numa abordagem em duas etapas para avaliação da desnutrição em doentes internados. Participei também em atividades formativas, como as sessões clínicas dirigidas aos alunos e às restantes equipas médicas do Serviço, e no final do estágio apresentei o trabalho “Endocardite infeciosa e não infeciosa” juntamente com os restantes colegas.

ii. Cirurgia Geral

Hospital Beatriz Ângelo | Tutor: Drª Sílvia Alexandre Silva 04 de novembro de 2019 a 10 de janeiro de 2020

O estágio de Cirurgia Geral teve uma duração total de oito semanas, para as quais defini como objetivos específicos: adquirir, consolidar e aplicar conhecimentos relativos às principais síndromes cirúrgicas, à sua etiologia e etiopatogenia, ao diagnóstico e tratamento; adquirir autonomia na realização de procedimentos cirúrgicos simples, incluindo suturas e técnicas de anestesia e assepsia necessárias para o efeito; e compreender e acompanhar o trajeto intra-hospitalar do doente cirúrgico. A primeira semana de estágio consistiu em aulas teórico-práticas no HBA, que terminaram com o curso “TEAM”. Nas duas

(6)

3 semanas seguintes, referentes à especialidade opcional de Medicina Intensiva, fui integrada na prática diária da equipa do Serviço, tendo acompanhado a evolução de doentes críticos, a maioria dos quais em contexto pós-operatório e/ou com patologia complexa, e observado inúmeras técnicas e procedimentos como a realização de Ecografia Transtorácica à cabeceira, Paracenteses e Toracocenteses, entre outros. Na terceira semana fui integrada no SUG do HBA, tendo frequentado todos os sectores do serviço (Balcões Azuis e Verdes, POR, PEC e SO), acompanhando um médico do Serviço na sua atividade, fazendo autonomamente a avaliação de alguns doentes e procedimentos como Gasimetrias e Punções Venosas. Nas quatro semanas restantes dedicadas à CG, acompanhei a minha tutora na sua atividade assistencial, principalmente no BO e na Consulta Externa, mas também no Internamento. No BO assisti a 14 cirurgias, maioritariamente eletivas, entre as quais as mais frequentes foram Tumorectomias da Mama com simetrização contralateral e Colecistectomias por via laparoscópica. Em termos práticos, pude ajudar em 4 cirurgias e em uma Biópsia excisional, além de ter treinado sistematicamente a desinfeção cirúrgica e a semiologia do doente cirúrgico. A nível formativo, destaco ainda a importância de ter assistido às sessões hospitalares semanais, às Reuniões Multidisciplinares de Diagnóstico e Terapêutica de Senologia e Oncologia, e o trabalho que apresentei: “Double Trouble - um caso de Cancro de Mama Bilateral”, para o qual analisei também a casuística desta patologia no HBA.

iii. Pediatria

Hospital Cuf Descobertas | Tutor: Drª Mónica Cró Braz 20 de janeiro de 2020 a 14 de fevereiro de 2020

Para este estágio, determinei como objetivos específicos: familiarizar-me com as patologias mais comuns na criança e adolescente, aperfeiçoando a abordagem diagnóstica e terapêutica, incluindo urgências e emergências; e adquirir técnicas de comunicação para interagir com a criança/adolescente e a sua família. Ao longo do estágio, acompanhei a equipa clínica nas diferentes áreas do Serviço. No Internamento acompanhei a equipa na vigilância e avaliação, por vezes autónoma, de 19 crianças internadas maioritariamente por patologia infeciosa do Trato Respiratório, colaborando depois na realização dos diários clínicos e notas de alta, tendo também elaborado uma história clínica. Nas consultas de Pediatria Médica, observei uma média de 10 crianças por dia, principalmente em consultas programadas segundo o PNSIJ, tendo assistido também à consulta por patologia aguda, principalmente Infeções do Trato Respiratório. No SU Pediátrica do HCD, contactei com as patologias agudas mais frequentes das crianças e adolescentes, tendo observado uma média de 9 crianças por dia, cujas patologias se enquadravam mais frequentemente nas Infeções do Trato Respiratório superior e nos distúrbios gastrointestinais. Como parte do estágio tive oportunidade de assistir a um período de Consulta de Ortopedia e um de Cirurgia Pediátrica, de assistir a uma aula teórica de Ortopedia e uma de Cardiologia Pediátrica, pude assistir à 9ª Reunião Pediátrica do Hospital CUF Descobertas e, no final do estágio, apresentei em conjunto com dois colegas um trabalho intitulado “Febre sem foco em crianças entre os 3 e 36 meses”.

(7)

4

iv. Ginecologia e Obstetrícia

Hospital Vila Franca de Xira

Tutor: Drª Luciana Patrício, Drª Lucinda Mata

17 de fevereiro de 2020 a 13 de março de 2020

Para este estágio, estabeleci como objetivos específicos: aprimorar o conhecimento das principais patologias ginecológicas e obstétricas, o aperfeiçoamento das técnicas de exame objetivo ginecológico e obstétrico, a identificação da gravidez normal e de risco e o seu seguimento, e a identificação de sinais de alarme e de problemas que necessitem de referenciação. O estágio desenrolou-se a partir de uma planificação inicial que me permitiu assistir a diversas áreas das duas valências. Na valência de Obstetrícia assisti à Consulta de Alto Risco, frequentei a Enfermaria de Puérperas onde realizei a avaliação da Puérpera e da Episiorrafia, e assisti à realização de Ecografias Morfológicas. Na valência de Ginecologia, frequentei as consultas de Planeamento Familiar onde observei a colocação e a remoção de implantes subcutâneos e DIU; assisti à Consulta de Patologia do Colo, tendo realizado autonomamente a Colposcopia e Co-teste em algumas doentes; assisti à realização de 3 Histeroscopias com Polipectomia e, no BO, observei uma Histerectomia e Salpingectomia bilateral por Laparotomia. Semanalmente frequentei, em períodos de 12 horas, o SU de GO, tendo observado uma média de 12 mulheres por dia, apontando como motivos mais frequentes o início do Trabalho de Parto, o Aborto Espontâneo em evolução e as Infeções do Trato Urinário. O Bloco de Partos estava incluído nos períodos de SU e aqui tive oportunidade de assistir a 6 Partos Eutócicos e 3 Cesarianas, tendo participado como segunda ajudante numa Cesariana emergente de uma gravidez gemelar com discrepâncias fetais. Ao longo do estágio tive oportunidade de praticar o exame objetivo ginecológico e obstétrico, realizar colheita para Colpocitologia, praticar a colheita de exsudados para rastreio do Streptococcus β-hemolítico do grupo B, entre outros. No final do estágio apresentei, em conjunto com uma colega, o artigo “Risk Calculator to Predict Cesarean Delivery Among Women Undergoing Induction of Labor”, publicado na revista OBSTETRICS & GYNECOLOGY de Março de 2020.

v. Saúde Mental

Domicílio - Suspensão das atividades letivas por COVID-19 16 de março de 2020 a 17 de abril de 2020

Neste estágio tinha estabelecido como objetivos específicos: identificar os principais sinais e sintomas de perturbação psiquiátrica, diferenciando-os do funcionamento psicológico normal e estabelecendo hipóteses de diagnóstico estruturadas; adquirir técnicas básicas de condução da entrevista psiquiátrica ao adulto; saber os princípios gerais da atuação nas patologias psiquiátricas mais comuns, incluindo situações de urgência e emergência e compreender o modelo integrado de cuidados de saúde mental na comunidade. Tendo em conta a atual situação mundial face à pandemia por COVID-19 e a cessação de atividades letivas presenciais, este estágio sofreu uma remodelação, tendo sido realizado no domicílio através de diversos trabalhos teóricos e teórico-práticos. Neste novo molde, realizei duas histórias clínicas de dois doentes reais, através da visualização das suas respetivas entrevistas previamente

(8)

5 gravadas com o seu consentimento. Produzi também 6 vinhetas clínicas com questões de escolha múltipla de 5 opções e single best-answer, inspiradas em casos reais, seguindo os moldes da PNA-2020 e abordando os diferentes conteúdos da área da Psiquiatria avaliados na mesma. Quanto à componente teórica, foi realizado um Seminário online sobre “Urgências em Psiquiatria”, tendo sido apresentados e discutidos casos clínicos que abordaram situações frequentemente encontradas na prática clínica.

vi. Medicina Geral e Familiar

Domicílio - Suspensão das atividades letivas por COVID-19 20 de abril de 2020 a 15 de maio de 2020

Para este estágio tinha estabelecido como objetivos específicos: treinar a aplicação de medidas de Prevenção e Promoção de Saúde; identificar e gerir as patologias mais comuns na comunidade, com atenção à necessidade de referenciação; compreender as particularidades do doente idoso com co-morbilidades e treinar a elaboração de planos de cuidados a curto e longo prazo. Tal como o estágio de Saúde Mental, também este sofreu uma remodelação devido à cessação de atividades letivas tendo sido realizado no domicílio através de trabalhos teóricos e teórico-práticos. Neste novo modelo, elaborei um Portfólio com as diferentes atividades realizadas: 1) resolução de caso com identificação de problemas ativos e passivos e elaboração de plano de cuidados; 2) análise de situação relativa à prescrição de exames complementares; 3) análise e comentário de consultas videogravadas; 4) realização de cursos online; 5) exposição de outras atividades pertinentes realizadas durante o estágio. Na última semana elaborei e apresentei, em Mini-congresso online, um trabalho intitulado “Vigilância infantil acima dos 7 anos”.

III. ELEMENTOS VALORATIVOS

"Um médico que só sabe Medicina nem Medicina sabe" (Abel Salazar) foi a máxima que me acompanhou ao longo dos seis anos curriculares, inspirando-me a explorar e desenvolver outras ferramentas e atividades além da prática clínica, procurando evoluir enquanto pessoa e futura profissional.

Para isto, a participação em atividades de cariz extracurricular deteve um valor inestimável, permitindo-me complementar a formação pré-graduada na aquisição de competências científicas, técnicas e humanas, e simultaneamente adquirir métodos de gestão de tempo e capacidade de organização. Neste sentido, procurei enriquecer a minha formação integrando paralelamente atividades diversas como workshops, palestras, conferências, cursos e Jornadas Médicas da Nova. No presente ano curricular participei em várias conferências e palestras de diferentes temas, estando alguns certificados em Anexo, realizei o curso TEAM, participei na 9ª Reunião Pediátrica do Hospital CUF Descobertas, frequentei e conclui a Pós-Graduação em Gestão de Saúde na ESSCVP e redigi um artigo de revisão de literatura, na área de Segurança e Gestão do Risco, intitulado “O impacto das barreiras linguísticas e culturais na segurança do doente”, o qual ambiciono propor a publicação.

(9)

6

IV. REFLEXÃO CRÍTICA

A organização curricular do MIM da NMS|FCM promove um contacto precoce com a prática clínica, possibilitando desde cedo a aquisição progressiva de aptidões clínicas, interpessoais e de comunicação, e o desenvolvimento de uma cultura de valores, atitudes e comportamentos.

Nesse sentido, o Estágio Profissionalizante apresentou-se como o final do ciclo de formação pré-graduada, onde me foi possível solidificar o conhecimento adquirido ao longo dos 5 primeiros anos do MIM, aplicando-o na prática clínica diária. De forma global, creio que cumpri a maior parte dos objetivos estipulados para os estágios parcelares deste ano, tendo desenvolvido maior confiança e responsabilidade no exercício médico, adquirido ferramentas para a criação de uma relação médico-doente proveitosa e para a avaliação holística do doente.

O caráter multidisciplinar do Estágio Profissionalizante e o rácio tutor-aluno 1:1-2 foram, sem dúvida, fatores decisivos no treino de procedimentos e consolidação de conhecimentos. Pelas suas especificidades, cada estágio parcelar teve o seu contributo individual para a experiência enriquecedora que obtive durante este ano letivo.

A Medicina Interna iniciou o meu ano de Estágio Profissionalizante, com o cumprimento de todos os objetivos a que me tinha proposto. Pela sua duração, qualidade do Serviço e de todos os médicos envolvidos, considero que consegui uma adequada integração na rotina diária do serviço, com o progressivo ganho de autonomia e sentido de responsabilidade inerente, permitindo-me adquirir confiança e fluidez na realização de trabalho de Enfermaria e nas relações interpessoais com todos os profissionais. Adicionalmente, a oportunidade de ter colaborado em um estudo do Serviço permitiu-me contactar com ferramentas importantes, necessárias e certamente preciosas no desenvolvimento profissional. Assim, este estágio foi um momento de grande aquisição de conhecimentos e experiências, fundamental na preparação dos estágios seguintes, pelo que beneficiei do facto de ter iniciado o Estágio Profissionalizante nesta especialidade.

Cirurgia Geral apresentou-se como uma experiência positiva na abordagem do doente no período peri-operatório e no contacto com algumas técnicas cirúrgicas. Os períodos de Consulta e de BO permitiram o ganho de perceção das principais indicações para intervenção cirúrgica eletiva e urgente, a importância da desinfeção e o treino destes atos. Como pareceres menos positivos, destaco a reduzida frequência do SU Cirúrgico, não me tendo sido possível treinar técnicas de suturação, e a coexistência de alunos de outros cirurgiões da equipa e Internos no BO, que me impediu de participar num maior número de cirurgias. Ainda assim, considero que na globalidade foi-me possibilitada a aquisição de conhecimentos-chave desta especialidade, essenciais à formação de qualquer estudante e Médico em início de carreira.

(10)

7 O estágio de Pediatria permitiu-me contactar com as principais patologias pediátricas e percecionar o seu efeito a nível individual e familiar. Nesta especialidade, o tão próximo e imprescindível contacto com os pais e a necessidade de os esclarecer sobre a situação clínica da criança é uma das experiências que destaco, pelo seu contributo no desenvolvimento de competências de comunicação e relação médico-doente. Creio ter cumprido todos os objetivos a que me propus, tendo estes ainda sido superados, com a frequência dos diversas consultas e da 9ª Reunião Pediátrica do Hospital CUF Descobertas, que me proporcionaram uma visão da real abrangência desta especialidade.

Em Ginecologia e Obstetrícia consegui aprofundar conhecimentos na área da Saúde Materna e patologia ginecológica através do contacto com as variadas vertentes da Especialidade ao longo do estágio, bem como a crescente aquisição de autonomia na observação ginecológica e obstétrica. Nesta Especialidade, pela sua sensibilidade, esperava um estágio predominantemente observacional, tendo esta expectativa sido largamente superada graças ao incentivo das Tutoras e à colaboração de todas as doentes e puérperas, e assim pude realizar autonomamente inúmeros exames ginecológicos, procedimentos e inclusive participar numa Cesariana, tendo este estágio se revelado produtivo e enriquecedor.

Quanto aos estágios de Saúde Mental e Medicina Geral e Familiar, foram ambos realizados no domicílio devido às atuais circunstâncias inerentes à Pandemia de COVID-19. Este impedimento de realizar os estágios presencialmente impossibilitou também o importante treino e desenvolvimento de técnicas, procedimentos e do estabelecimento de relações entre o médico e o doente, a família e outros profissionais. Apesar de estes objetivos não terem sido cumpridos nestas Especialidades, acredito que futuramente terei inúmeras oportunidades de desenvolver as ferramentas pessoais que infelizmente aqui não pude desenvolver. Contrariamente aos efeitos destas restrições e ao não cumprimento da maioria dos objetivos previamente traçados para estes estágios, faço um balanço positivo de ambos, em grande parte devido à rápida reorganização dos moldes de estágio, de um modo eficaz e produtivo para os alunos, tendo sido garantido o ganho e desenvolvimento de competências, apesar de maioritariamente teóricas.

Relativamente aos trabalhos realizados (Anexo 2), apresentados nos diversos estágios para as diversas equipas que integrei, foram essenciais para melhorar a minha capacidade de estudo, investigação e síntese dos temas trabalhados e da capacidade de exposição em público. Destaco igualmente alguns congressos, cursos e conferências às quais tive oportunidade de assistir (Anexo 3), parte integrados nas áreas do Estágio Profissionalizante e parte consequência da curiosidade e desejo de evoluir enquanto profissional e pessoa. Dou principal enfoque à Pós-Graduação em Gestão em Saúde que, estando dentro da mesma área do MIM, aborda toda uma outra vertente da Saúde, tendo por isso sido uma grande mais-valia no ganho de consciência da complexidade do SNS e de todas os recursos, materiais e humanos, necessários ao seu funcionamento. Este curso permitiu-me adquirir conhecimentos teóricos na área da Gestão, bem como desenvolver “non-technical skills” respeitantes ao diálogo, estabelecimento de relações

(11)

8 interpessoais, trabalho em equipa, liderança, tutoramento, gestão de tempo, stress e conflitos; bem como capacidade de adaptação e superação de adversidades. Estas são certamente aptidões que no futuro contribuirão para um melhor desempenho nas equipas médicas que vier a integrar como profissional de saúde. Destaco igualmente o Artigo de Revisão de Literatura, concluído após o término da Pós-Graduação e que, apesar de ter sido necessário despender uma grande quantidade de tempo, permitiu-me ganhar experiência na investigação, análise de artigos e redação deste tipo de trabalhos. Evidencio, de igual forma, a 9ª Reunião Pediátrica do Hospital CUF Descobertas, à qual tive a valiosa oportunidade de assistir no decorrer do estágio de Pediatria e que, por ter sido a minha primeira experiência neste tipo de eventos, me consciencializou para a importância dos mesmos no desenvolvimento pessoal e profissional com o estabelecimento de contactos e ganho e atualização de conhecimentos científicos.

Paralelamente ao trabalho prático realizado, ao longo deste ano, procurei identificar constantemente as minhas necessidades de aprendizagem, de modo a garantir uma formação e evolução contínuas, por considerar que esta atitude deve vir permanentemente ligada à crescente aquisição de autonomia, e trata-se de uma atitude que pretendo manter em toda a carreira médica, por a considerar essencial para o correto exercício da Medicina.

Globalmente, termino segura de que o trabalho realizado ao longo deste ano foi fundamental para construir uma base sólida para a carreira profissional que sempre ambicionei. As competências ganhas e a evolução que senti enquanto futura médica, aliadas ao crescimento pessoal inerente a essa evolução, permitem-me criar metas e expectativas para os anos vindouros, para a aquisição de um maior espírito crítico face à minha formação e de alerta para uma escolha consciente de futuras áreas de interesse.

Assim, concluo esta etapa com um profundo sentimento de reconhecimento e gratidão para com esta mui nobre Faculdade que me acolheu; para cada um dos Professores, Assistentes, Tutores, Orientadores e Colegas que, ao longo destes anos, para além de me transmitirem valiosos conhecimentos teóricos, das suas experiências e um pouco de si mesmos, me fizeram gostar cada vez mais do curso e futura profissão, e que manifestaram, pelos seus atos e conduta, exemplos que terei como referência ao longo da minha vida; e para com os meus Pais e todos os Familiares e Amigos que me acompanharam, incentivaram e ajudaram durante estes valiosos anos.

(12)

9

V. ANEXOS

Anexo 1. Cronograma do Estágio Profissionalizante

Anexo 2. Trabalhos realizados no âmbito dos Estágios Profissionalizantes

Estágio Parcelar Tema e Autores

Medicina Interna

“Endocardite Infecciosa e Não Infecciosa” Revisão Teórica e Caso Clínico

Francesca Gallizia, Inês Teixeira, Sandra Fernandes, Sara Meireles, Tomás Martins Cirurgia

“Double Trouble: um caso de Cancro da Mama bilateral” Mini-Congresso

Inês Teixeira, Mónica Guimarães Pediatria

“Febre sem Foco dos 3 aos 36 meses” Revisão Teórica

Henrique Coelho, Inês Teixeira, Matilde Lagoa Ginecologia e

Obstetrícia

“Risk Calculator to Predict Cesarean Delivery Among Women Undergoing Induction

of Labor”

Journal Club

Inês Teixeira, Matilde Lagoa Medicina Geral e

Familiar

“Vigilância Infantil acima dos 7 anos” Mini-Congresso

Inês Teixeira

Estágio Parcelar Regente Período de Estágio Local Tutor

Medicina Interna Prof. Doutor Fernando Nolasco

09/09/2019 –

31/10/2019 H. Curry Cabral Drª Heidi Gruner Cirurgia Geral Prof. Doutor Rui

Maio

04/11/2019 –

10/01/2020 H. Beatriz Ângelo

Drª Sílvia Alexandre Silva Pediatria Prof. Doutor Luís

Varandas 20/01/2020 – 14/02/2020 H. CUF Descobertas Drª Mónica Cró Braz Ginecologia e Obstetrícia Profª Doutora Teresinha Simões 17/02/2020 – 13/03/2020 H. Vila Franca de Xira Drª Luciana Patrício e Drª Lucinda Mata Saúde Mental Prof. Doutor Miguel Cotrim Talina 16/03/2020 – 17/04/2020 Domicílio Medicina Geral e Familiar Profª Doutora Isabel Santos 20/04/2020 – 15/05/2020 Domicílio

(13)

10 Anexo 3. Atividades extracurriculares

(14)

11  9ª Reunião Pediátrica do Hospital CUF Descobertas

(15)

12  Conferência Prescrição Social de A a Z

(16)

13  Palestra Medicina baseada na Evidência

(17)

14  Resumo do Artigo de Revisão de Literatura

(18)

15  Curso de Pós-Graduação em Gestão em Saúde da ESSCVP

Referências

Documentos relacionados

forma de conhecimento e, finalmente, sobre a Agência Lusa. Finalizamos o capítulo caracterizando a Polícia na sua perspectiva orgânica e funcional, bem como sua actuação

3 No terceiro capítulo, apresentaremos a escola onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada (PES), caracterizaremos as turmas e apresentaremos algumas

Pretendia-se com este estudo verificar se existia relação entre o trabalho por turnos e o bem-estar nos trabalhadores em horário de trabalho por turnos, comparando com horário de

Neste sentido decidiu-se iniciar o Diagnóstico de Situação de Saúde, relativo ao estado Vacinal dos educandos das Comunidades Escolares, acima referidas, baseado no perfil

A pesquisa foi realizada com arti- gos realizados entre 2006 até 2013, atendendo os seguintes critérios de inclusão: relação entre a teoria de controle motor dinâmica, em

58 Perante tal intenção, o presente trabalho de investigação teve como objetivo: Investigar metodologicamente o grau de aceitação das Tecnologias de Informação

Unicer is the largest Portuguese soft drinks company with a multi-brand, multi-market strategy with its main operations in the beer and bottled water businesses. In 2010,

Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento quanto ao conhecimento e utilização de gengibre por parte dos moradores dos municípios de Alta Floresta