• Nenhum resultado encontrado

Download

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Download"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN

COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Rua Ibitiúva, 151 – P. Miguel - Rio de Janeiro - RJ - Cep 21715 400 - Tel: 55(0xx21) 2406 6464

DICAS PARA ELABORAÇÃO DE CURRÍCULOS

RESPONSÁVEL PELO SETOR: Prof. Rodrigo Neves

Atualizado em Dez. 2011

(2)

1. Dicas de Currículos Acadêmicos

2. Dicas de Currículos para Empresas

Um currículo é um documento onde é exposta toda a vida profissional do candidato, formação educacional, experiência profissional etc. Ele deve ser estrategicamente elaborado, pois representa um marketing pessoal e, portanto, deve ser caprichado e feito para impressionar. Desta forma é importante seguir algumas instruções como para melhor aparência, com:

1. Tenha atenção para os erros de Português. Para evitar o erro utilize a revisão ortográfica do editor de texto, como também peça a um amigo para que releia seu documento.

2. Evite palavras repetidas.

3. Evite o uso do mesmo verbo de ação em uma única frase. 4. Excesso de estrangeirismo

5. A elaboração de textos sobrecarregados de termos técnicos que tornem o texto cansativo. 6. O uso exagerado da primeira pessoa leva a entender a falta de espírito de equipe do candidato. 7. Destacar algumas de suas qualidades não se torna necessário no currículo, pelo fato de serem

posteriormente avaliados pessoalmente através de entrevistas.

8. Preferencialmente faça o currículo em preto e branco (para melhor impressão do avaliador). 9. Utilize fontes conhecidas como Arial e New Times Roman

10. Coloque em tamanho adequado para melhor leitura. E, além disso, configure o espaçamento de linhas justificado, porque os espaços em brancos configuram-se como descanso para a leitura facilitando assim para o avaliador.

11. Disponibilize apenas em seu dado pessoal nome, endereço, telefone, e-mail, data de nascimento e estado civil. A utilização da foto só será necessária se o contratante pedir, e a presença de RG, CPF, Titulo de Eleitor entre outros documentos não se faz necessário.

12. Se a foto for solicitada ela deverá ser formal, de tamanho 5 x7 na altura do rosto aos ombros. 13. O documento não precisa obter o título “Currículo Vital”, basta iniciar com o nome do candidato. 14. Apresente apenas as ultimas experiências profissionais.

15. As empresas que não forem de nome reconhecido, é importante sinalizar o ramo da empresa e seu tamanho.

16. Indique o cargo exercido em cada empresa e sua responsabilidade em cada um. Como também o tempo de permanência.

17. Para facilitar a elaboração do currículo, escreva em tópicos.

18. A melhor forma de envio - quando lhe é permitido, seria via e-mail. Quando for possível enviar seu currículo desta forma, o envie anexado, e no campo assunto alerte ser uma apresentação de currículo bem como o cargo pretendido.

(3)

bem como seu nome e objetivos – no caso uma vaga de emprego em uma determinada função, porém seja breve.

20. Não faça um currículo longo, seja sucinto ao máximo, pois em média os avaliadores não demoram mais que 40 segundos em leitura de cada currículo. Por isso é importante ser claro e objetivo. 21. Procure destacar as suas experiências que estão diretamente ligadas à função a que está se

candidatando.

22. As experiências deverão estar classificadas de acordo com os cargos exercidos mais recentes para os mais antigos.

23. Em relação a suas informações escolares, é mais produtivo informar apenas sua formação de Ensino Médio para frente, sua formação básica não será relevante nem um diferencial para sua contratação.

24. Coloque endereço atualizado e claro. Pois se for convocado para uma entrevista ou até mesmo a vaga as informações oferecidas por você será o único meio de contato.

25. Produza seu currículo de acordo com o perfil de cada empresa. Sendo assim não faça um único para todas.

26. E não deixe de especificar o cargo pretendido, se não será entendido que o candidato não tem um foco estabelecido.

27. Em relação aos cursos de idiomas, é importante destacar aqueles que forem feitos no exterior- intercambio.

28. Não é necessário e nem recomendado, que currículos sejam entregues em pastas, ou envelopes como também impressos em papéis coloridos.

29. Certifica-se se a empresa realmente esta contratando novos funcionários naquele momento.

30. Quando se é enviado um currículo a empresa onde não se sabe certamente se há vagas, é interessante enviar primeiramente uma carta de apresentação. Não poderá ser extensa, contendo apenas no máximo quatro parágrafos e quatro linhas, onde serão colocados os diferenciais do profissional. Seu envio deverá ser colocado no corpo da mensagem quando o currículo for enviado por e- mail.

31. Verifique se a empresa exige algum formato específico.

32. Em sites de algumas empresas existe o link “Trabalhe Conosco” desta forma, você preenchera algum formulário aonde se terá certeza que em algum momento será avaliado pelo setor responsável, e se naquele momento a vaga em questão não estiver disponível, seu cadastro estará no banco de reservas onde poderá ser convocado em qualquer momento.

33. O aconselhado é enviar o currículo para o setor de RH, pois a presidência da empresa, não é responsável pela contratação.

34. Também é interessante aproveitar o Layout das redes sociais como, por exemplo, o Facebook, para elaborar seu currículo.

35. Não deixe de informar eventuais cursos realizados como de idiomas e pós – graduação. Também se recebeu alguma gratificação pelo seu trabalho seria importante destacar.

36. Também é interessante citar seus trabalhos ou atividades realizadas como projetos de iniciação científica e trabalhos voluntários. Lembrando que é importante fazer uma auto- avaliação, se essas atividades são pertinentes a vaga almejada. Pode-se até mesmo disponibilizar links para que o avaliador tenha acesso a seus trabalhos.

37. Aguarde com paciência. Se já enviou o currículo e a empresa não o respondeu, é porque não estão precisando de profissionais agora e quando precisar lhe convocarão.

(4)

38. Enquanto não for chamado, continue se aprimorando para o mercado. Através de cursos e especializações.

39. Não minta. Pois possivelmente você poderá ser submetido a exames práticos onde sua “qualificação”, será avaliada. E exatamente nesta etapa, é que você poderá ser eliminado ao não dominar determinada área.

3. Dicas de Entrevista de Emprego

1. Em primeiro lugar lembre-se que se você foi convocado para uma entrevista, foi porque seu currículo chamou a atenção por algum motivo.

2. Controle a ansiedade.

3. Tome cuidado com a roupa que ira a entrevista. Ela deve estar de acordo com o seu discurso, ou seja, se a empresa e a função que ira exercer for de caráter formal, se vista de forma formal. 4. Não use maquiagens, para as mulheres fortes, pesadas.

5. Não chame a atenção com perfumes fortes e adocicados, use aromas suaves. 6. Não use roupas muito decotadas, saias curtas e ombros de fora.

7. Se a empresa for mais discreta, prefira uma cor mais tradicional como preto e branco, ou um tom pastel.

8. Pode-se usar sapatos abertos ou fechados. Porém se for aberto, cuide da aparência dos seus pés com unhas feitas etc.

9. Aos homes é preferível utilizar sapatos á tênis.

10. Podem-se usar brincos colares etc desde que seja de forma discreta. 11. Não utilize calças da moda como, por exemplo, rasgadas.

12. Em ambientes formais a melhor combinação é calças sociais com camisas lisas. E paletós em ambientes formais o preto e o azul marinho são os mais recomendados.

13. O correto é utilizar gravatas com camisas de manga longa e não deve estar presa a calça e sim, solta na altura do sinto.

14. Faça a barba.

15. Lembre-se que as redes sociais são exploradas pelas empresas para saber como o candidato se porta em sua vida pessoal.

16. Em relação à entrevista, ter competência pessoal é: Estar satisfeito consigo mesmo; Estar motivado; Gostar do que faz; Fazer o melhor.

17. Ter competência profissional é: Estar na profissão certa; Aperfeiçoar-s; Atualizar-se; Aceitar desafios.

18. Quando te perguntarem se você deseja fazer alguma pergunta a empresa, se por um acaso desejar, faça uma pergunta inteligente, não faça nada já formado, pronto anteriormente, e sim seja natural estude sobre o ramo da empresa antes, domine sua história.

19. Durma bem na noite anterior. 20. Esteja otimista.

21. Aceite a idéia de ser analisado e responda diretamente as perguntas feitas. 22. Chegue ao local com uns quinze minutos de antecedência.

(5)

23. Antes da entrevista, vá ao banheiro para dar uma olhada no espelho e ver como esta sua aparência.

24. Guarde o nome do seu avaliador, para causar uma boa impressão.

25. Se perguntarem a você quanto gostaria de ganhar, seria mais adequado não indicar o valor, e sim, dizer que gostaria de receber de acordo com o mercado ou citar o valor do ultimo emprego. Porém, não abuse no valor.

26. Se perguntarem o motivo da sua saída na ultima empresa em que trabalhou, diga a verdade (se foi demitido, ou pediu demissão, e o porquê), pois certamente irá checar a credibilidade da informação. 27. Não se preocupe se a demissão foi por corte de pessoal, pois demissões desse tipo não esta

diretamente ligada ao empregado. 28. Não fale mal da sua empresa anterior.

29. Se for perguntado o porquê você se acha importante para a empresa, diga suas qualificações e benefícios alcançados por você na sua ultima empresa. Pois as empresas querem saber se você trará lucro para a instituição, se será vantajoso ter você na equipe.

30. Se te perguntarem o do por que você gostaria de trabalhar na empresa, demonstre que você em o candidato ideal. Mostre o seu interesse pelo ramo da empresa. È aconselhável estudar um poço antes da entrevista sobre a história da empresa.

31. Quando lhe perguntarem seus pontos fortes, diga apenas a verdade, pois isso será acompanhado no seu cotidiano de trabalho. E ao ser desmentido, trará uma imagem ruim de você como profissional. Lembre-se que as qualidades almejadas pelas empresas são espírito de equipe, entusiasmo, dedicação, responsabilidade, competência etc..

32. Quando forem perguntados quais são seus pontos fracos, deixe claro que esta em busca de superar seus defeitos, mas sempre diga a verdade da mesma forma. Alguns dizem “defeitos” que na verdade são considerados qualidades como, por exemplo, o perfeccionismo.

33. Quando te pedirem para você falar sobre si, destaque características suas que estejam ligadas a função que irá exercer.

34. Tome cuidado para não ser arrogante. È importante estar confiante, mas não a esse ponto.

35. Durante as dinâmicas de grupo não fique nervoso, improvise quando for necessário, ouça com atenção, se exponha e defenda idéias.

36. Aproveite as oportunidades que lhe forem dadas para falar, para mostrar desenvoltura. 37. Seja sempre positivo, pois uma pessoa negativa se torna desagradável.

38. Evite dizer não. Por exemplo, se te perguntarem se você mudaria de endereço, diga que seria um caso a se pensar.

39. Não dê respostas vagas. 40. Não desvie o olhar. 41. Relaxe as mãos e braços.

42. Não dê respostas congas em perguntas que podem ser respondidas de forma curta.

43. No final da entrevista, saia otimista da mesma forma que entrou, mesmo que haja a impressão de que não foi tão bem.

44. Ao aguardar a resposta, mantenha seu autocontrole.

45. Se não te responderem aguarde uns quinze dias, e depois ligue para empresa. Fale com o próprio avaliador.

(6)

46. Se a resposta for negativa, não desista, e persista em outras oportunidades.

4. Entrevistas difíceis de grandes empresas

Empresas como Google e Facebook tem entrevistadores munidos com perguntas particularmente difíceis de responder que muitas vezes soam absurdas, como você verá a seguir. Mas o objetivo delas é avaliar o nível de criatividade e capacidade para resolver problemas dos candidatos e não necessariamente para obter uma resposta exata.

1. O que você faria caso herdasse uma pizzaria do seu tio? 2. Como os M&M’s são fabricados?

3. Quantas garrafas de cerveja são consumidas na cidade em uma semana?

4. Porque você pensa que apenas um pequeno percentual da população ganha mais de U$ 150 mil? 5. O que madeira e álcool têm em comum?

6. Quantos semáforos há em Manhattan?

7. Há três caixas: uma apenas com maçãs, uma apenas com laranjas e outra com maçãs e laranjas. As caixas foram etiquetadas erroneamente de maneira que nenhuma delas especifica seu conteúdo corretamente. Abrindo apenas uma caixa, sem olhar para o seu conteúdo, você pega uma única fruta. Ao olhar para a fruta, como você pode imediatamente etiquetar todas as caixas corretamente? 8. Uma maçã custa 20 centavos, uma laranja custa 40 centavos e uma toranja custa 60 centavos.

Quanto custa uma pêra?

9. Entre os números 1 e 1000, qual a quantidade mínima de chutes que você necessita para descobrir um número específico se você receber a dica “maior” ou “menor” para cada chute que você dá? 10. De 25 cavalos, escolha os três mais rápidos. Em cada corrida apenas 5 cavalos podem correr ao

mesmo tempo. Qual é o número mínimo de corridas necessário? 11. Quantas bolas de basquete cabem nesta sala?

12. Dê uma nota a si mesmo, em uma escala de 1 a 10, do quanto esquisito você é. 13. Explique para mim o que aconteceu neste país nos últimos 10 anos.

14. Qual é a filosofia das artes marciais?

15. Se você fosse reduzido ao tamanho de um lápis e colocado em um liquidificador, como faria para sair?

Outras perguntas frequentes:

1. Fale-me sobre você

2. Por que você está procurando emprego (ou por que deixou o último) 3. Conte-me o que sabe sobre esta empresa

4. Por que você quer trabalhar aqui? 5. Qual sua experiência relevante?

6. Se seus antigos empregadores estivessem aqui, o que eles diriam sobre você? 7. Você já fez algo para melhorar sua formação?

8. Onde mais você se candidatou? 9. Como você trabalha sobre pressão?

(7)

10. O que te motiva a fazer um bom trabalho? 11. Qual sua maior qualidade?

12. Qual seu maior defeito?

13. Vamos falar sobre salário. Em quanto você está pensando? 14. Você trabalha bem em equipe?

15. Conte-me uma sugestão sua que tenha sido implementada. 16. Algo já te irritou nas pessoas com que você já trabalhou? 17. Há alguém com que você nunca trabalharia?

18. Fale-me de problemas que você já teve com chefes anteriores. 19. Você prefere trabalhar por dinheiro ou satisfação pessoal? 20. Você prefere que gostem de você ou que te temam?

21. Você colocaria os interesses da empresa na frente dos seus próprios? 22. Explique-me porque devo te contratar.

23. Você tem algo para me perguntar?

Referências

Documentos relacionados

Isso não é fácil quanto se imagina, assim o conceito de Moura (1997, p.57) define: “Clientes são todos aqueles que adquirem e fazem uso dos produtos das empresas”. Portanto,

Para além de cumprir com as boas práticas de manipulação de quimioterápicos, incluindo as regras de higiene, como a lavagem imediata das mãos ou outras zonas do corpo que

Todas as coordenadas aqui descritas estão georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro, a partir da estação ativa RBMC do IBGE localizado em Bom Jesus da Lapa - BA,

Atenção: Juvenil de albatroz-de-sobrancelha possui lado inferior da asa totalmente escuro e cabeça acinzentada com plumagem branca na face e bico todo escuro, mas com ponta do

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Ademais, o lécito, com fundo branco ou não, enquanto objeto, integrava o conjunto de utensílios do culto funerário, sendo compreensível que a representação de uma Sereia

O presente trabalho tem como objetivo avaliar as alterações nas propriedades do concreto fresco e endurecido devido a influência da adição da cinza de Algaroba em

- Havendo rescisão do contrato de trabalho por iniciativa da entidade empregadora e sem que tenha havido a compensação integral da jornada extraordinária, na