• Nenhum resultado encontrado

Você recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 30 questões objetivas. Confira seu nome e número de inscrição impressos na folha de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Você recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 30 questões objetivas. Confira seu nome e número de inscrição impressos na folha de"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

 Você̂ recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 30 questões objetivas.

 Confira seu nome e número de inscrição impressos na folha de respostas.

 Quando for permitido abrir o caderno, verifique se está completo ou se apresenta imperfeições. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala.

 Leia cuidadosamente todas as questões e escolha a resposta que você considera correta.

 Marque, na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente à

alternativa que você̂ escolheu.

 Não serão computadas questões não assinaladas e/ou questões que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras, ainda que legíveis.

 Durante a prova o candidato não poderá portar objetos pessoais de natureza eletrônica.

 A duração da prova é de 3 horas, já incluído o tempo para o preenchimento da folha de respostas.

 Só será permitida a saída definitiva da sala e do prédio após transcorrida 1 hora do início da prova.

 Ao sair, você entregará ao fiscal a folha de respostas e este caderno.

(2)

1 CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE

1- A PORTARIA Nº 4.279, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2010 apresenta a relevância e a organização das redes de atenção à saúde. No documento são apresentados os pontos de atenção à saúde, os quais são entendidos como espaços onde se ofertam determinados serviços de saúde, por meio de uma produção singular. Dentre estes pontos podemos encontrar:

I. Os domicílios

II. as unidades básicas de saúde

III. as unidades ambulatoriais especializadas IV. os centros de apoio psicossocial

V. as residências terapêuticas Qual das alternativas está CORRETA:

a) I, II, III, IV, V b) I, II, III, IV c) II, III, IV, V d) II, III, IV e) I, II, III

2- O Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP), instituído pelo Decreto 7508/11, traduz os acordos de colaboração entre os entes federativos para a organização da rede interfederativa de atenção à saúde, em cada região de saúde, apresentando-se como um instrumento da gestão estratégica. Para garantir que o COAP seja o resultado de uma gestão participativa, é necessário que se estabeleçam estratégias que incorporem, exceto:

a) avaliação do usuário das ações e dos serviços

b) apuração permanente das necessidades e interesses do usuário;

c) publicidade aos direitos e deveres do usuário, em todas as unidades de saúde do SUS, inclusive nas unidades privadas que dele participem de forma complementar.

d) Aprimorar os mecanismo de comunicação entre a gestão e o usuário;

e) Promover ampliação do poder do conselhos de saúde, por meio de mecanismos normativos específicos.

3- Sobre o planejamento em saúde no SUS, sobretudo após o Decreto 7508/11 é INCORRETO afirmar:

a) É obrigatório para os entes federados bem como indutor de políticas para a inciativa privada conveniada.

b) É ascendente e integrado, orientado pelas necessidades de saúde da população, devendo compatibilizar-se as necessidades das políticas de saúde com a disponibilidade de recursos - financeiros.

c) Cabe aos Conselhos de Saúde deliberar sobre as diretrizes para o estabelecimento de prioridades e a expressão do planejamento em saúde dar-se-á em cada Plano de Saúde.

d) Para que o Plano de Saúde possa ser executado, é necessário que esteja alinhado com o Plano Plurianual (PPA), que é o instrumento que materializa as políticas públicas traduzindo-as em Diretrizes, Programas, Ações e Metas a serem elaboradas num período de 4 anos.

e) O Mapa da Saúde (descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada), devendo ser utilizado na identificação das necessidades de saúde e orientará o planejamento integrado dos entes federativos.

4- Sobre a Relação Nacional de Medicamento e Relação Nacional de Serviços de Saúde, é INCORRETO afirmar:

a) O governo federal define os medicamentos de forma suplementar à RENAME.

(3)

2 b) A RENASES representa o conjunto de ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da

saúde oferecidos pelo SUS à população.

c) Tanto a RENASES quanto a RENAME, são importantes instrumentos para redução da judicialização e aprimoramento da organização e definição de responsabilidades no SUS.

d) Pode haver alteração na RENAME para atendimento de situações epidemiológicas específicas, respeitadas as responsabilidades dos entes federativos, conforme análise e recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC).

e) A RENASES é composta por: I - ações e serviços da atenção primária; II - ações e serviços da urgência e emergência; III - ações e serviços da atenção psicossocial; IV - ações e serviços da atenção ambulatorial especializada e hospitalar; e V - ações e serviços da vigilância em saúde.

5- O Brasil foi um dos primeiros países a formar A Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), que possui, intelectuais, membros do poder público e privado, dentre outras personalidade, entre as suas principais linhas de ação estão, EXCETO:

a) Produção e Disseminação de Conhecimentos e Informações b) Implantação de Políticas e Programas

c) Mobilização da Sociedade Civil

d) Comunicação e divulgação das ações da CNDSS

e) Cooperação Internacional, com a OMS e países da América latina

6- Para Teixeira (2006) os modelos de atenção à saúde são formas de organização das relações entre sujeitos (profissionais de saúde e usuários) mediadas por tecnologias (materiais e não materiais) utilizadas no processo de trabalho em saúde, cujo propósito é intervir sobre problemas (danos e riscos) e necessidades sociais de saúde historicamente definidas. A seguir apresenta-se alguns desses modelos:

I. A proposta conhecida como Vigilância da Saúde surgiu, como forma específica de denominação da proposta de integração das práticas de saúde no território do Distrito Sanitário, a partir de uma releitura crítica e atualização histórico concreta, do diagrama proposto originalmente por Kerr White, a propósito dos níveis de prevenção que atravessam a história Natural das Doenças (HND).

II. O conjunto de propostas que constituem o chamado modelo técnico-assistencial em defesa da vida, cujo objeto central da análise empreendida no modelo é o processo de trabalho em saúde e seu propósito, intelectual e político, indica o desejo de criar metodologias e instrumentos de gestão e organização do trabalho coletivo que desencadeiem uma revolução molecular no âmbito das instituições de saúde e resulte no estabelecimento de novas relações entre gestores, trabalhadores e usuários, mediadas pela busca de autonomia e reconstrução de subjetividades.

III. Desde a criação do programa de saúde da família, há no Brasil, uma ampliação do modelo de atenção voltado à atenção primária a saúde. A pertinência dessa estratégia enquanto indutora de mudanças na organização do sistema de serviços de saúde como um todo, vem sendo testada e comprovada em diversas experiências municipais, cuja institucionalização, evidentemente, depende da existência ou criação de condições de permanência e reprodução do modelo, o que extrapola, às vezes, a capacidade dos governos municipais.

IV. O outro modelo é de promoção de saúde. A difusão das ideias que constituem o corpo doutrinário da Promoção da Saúde tem gerado a incorporação de muitas de suas propostas no processo de formulação de políticas e programas de saúde, como é o caso do Programa de Controle do Tabagismo e do Programa de Controle da AIDS, ao lado de diversas iniciativas em torno da definição de estratégias para a Promoção da Paz e do controle da Violência, em várias cidades brasileiras.

Sobre os modelos de atenção qual das alternativas está CORRETA:

a) I, II, III, IV, b) I, II, III, c) II, III, IV d) II, III, e) I, II, III

(4)

3 7- A expressão movimento da reforma sanitária brasileira, foi usada para se referir ao conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde. Sobre o movimento relevante destacar, EXCETO:

a) Teve seu auge durante a VIII CNS, marco para a construção do SUS.

b) A influência internacional foi limitada, pois o contexto político, ditadura militar, impediu a entrada de novas correntes de pensamento para reestrutura do modelo de atenção vigente.

c) A igreja possuiu importante papel, sobretudo com a participação das comunidades ecliseásticas de base.

d) O movimento foi responsável por expandir direitos sociais, sobretudo aqueles ligados à saúde.

e) A construção social do SUS, com participação popular efetiva, foi uma das principais defesas do movimento da reforma sanitária brasileira.

8- Entendendo-se que a construção de uma política social, com as características defendidas no SUS, só pode ser construídos por meio de uma evolução histórica e social, ancorada em embates e mobilizações da sociedade. Sobre a história da saúde no brasil, é CORRETO afirmar que:

a) O Direito a saúde no Brasil, foi conquistado após mobilização de grupos organizados, sobretudo aqueles ligados ao complexo industrial da saúde, interessados nas melhorias da saúde pública nacional.

b) O INAMPS, criado em meados dos anos 1980, foi importante para a saúde pública brasileira, pois já garantia acesso universal a serviços de saúde, mesmo para aqueles que não estavam em estado mais graves e que não possuíam vinculo formal de trabalho.

c) O INPS fortaleceu o modelo hospitalocêntrico e privatizante dos serviços de saúde no Brasil, sobretudo com o financiamento público subsidiado para a iniciativa privada do setor da saúde.

d) Antes do SUS, só poderia ter acesso aos serviços de saúde, indivíduo com vínculo formal com empresas ou indústrias, seja no setor público ou privado.

e) Os Institutos de Aposentadorias e Pensões foram as primeiras estruturas criadas para atender aos trabalhadores, seja no setor da saúde ou mesmo na previdência.

9- sobre a divisão de responsabilidades entre os entes federados e organização do SUS, é CORRETO afirmar:

a) Os municípios são os responsáveis pela atenção primária, isto é, desde a garantia de insumos até o financiamento das ações e serviços ofertados a população.

b) Os serviços públicos regionais devem ser administrados por parte das gerências regionais de saúde, ou mesmo pela própria gestão estadual.

c) O SAMU é um dos exemplos de serviço ofertado pelo SUS, que apesar do alcance ser municipal e regional, o financiamento é de responsabilidade federal.

d) Todos os entes federados possuem responsabilidade solidária na atenção em saúde.

e) A organização da saúde busca promover um planejamento de descendente de ações e serviços de saúde.

10- sobre o controle social no SUS, Resolução nº 453, de 10 de maio de 2012, é CORRETO afirmar:

a) O Conselho de Saúde é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) em cada esfera de Governo, integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

b) Fazem parte do controle social: Conselhos Regionais, Conselhos Locais, Conselhos Distritais de Saúde, incluindo os Conselhos dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, sob a coordenação dos Conselhos de Saúde da esfera correspondente.

c) Na instituição e reformulação dos Conselhos de Saúde o Poder Executivo, respeitando os princípios da democracia, deverá acolher as demandas da população aprovadas nas Conferências de Saúde, e em consonância com a legislação.

d) a participação da sociedade organizada, garantida na legislação, torna os Conselhos de Saúde uma instância privilegiada na proposição, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implementação da Política de Saúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros.

(5)

4 e) A participação de órgãos, entidades e movimentos sociais terá como critério a representatividade nacional, a abrangência e a complementaridade do conjunto da sociedade, no âmbito de atuação do Conselho de Saúde.

CONHECIMENTOS GERAIS EM ATENÇÃO AO CÂNCER E CUIDADOS PALIATIVOS 11-Considerando as estimativas atuais de câncer no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

a) Nos homens os três tipos de câncer mais frequentes são estômago (61,8%), próstata (13%) e cólon e reto (16,8%);

b) Nas mulheres o câncer de colo do útero encontra-se como o segundo mais frequente, precedido apenas pelo câncer de mama.

c) Em ambos os sexos o câncer de cólon e reto se encontra como o terceiro mais frequente.

d) O tipo de câncer mais frequente nos homens é o de próstata e nas mulheres o de mama.

e) Na região nordeste o câncer de colo do útero é o mais frequente entre as mulheres.

12- De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), a estimativa de incidência de câncer no Brasil para este ano de 2016 mostra a alimentação como um dos principais fatores de risco, com uma representação de 35%. Dentro deste contexto e baseado nos dados do INCA, analise as afirmações abaixo e marque a alternativa INCORRETA:

a) O tabagismo tem relação com vários tipos de câncer: laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim, bexiga, colo do útero, leucemias, entretanto, os de maior correlação são o câncer da cavidade oral, pulmão, fígado e próstata;

b) Há fortes evidências de que o uso de agrotóxicos está associado ao aumento do risco de câncer de próstata, principalmente de tumores mais agressivos;

c) Estudos apontam grande relação entre o excesso de peso e o desenvolvimento dos seguintes tipos de câncer: próstata, ovário, mama, cólon e reto, esôfago, pâncreas, rim, corpo do útero, vesícula biliar e fígado;

d) A alta estimativa de câncer de próstata para a região Nordeste do país apenas não supera a estimativa prevista para a região Sudeste do Brasil, que prevê 25.800 novos casos de câncer de próstata para este ano;

e) Quando correlaciona-se os casos novos de câncer em relação ao sexo masculino e feminino, a estimativa de novos casos de câncer de próstata para 2016 (28,6%), apesar de próxima, ainda supera a estimativa de novos casos de câncer de mama (28,1%), para o sexo feminino, este ano.

13- São vários os fatores de risco relacionado aos diversos tipos de câncer, assinale a alternativa CORRETA:

a) O tabagismo tem relação com vários tipos de câncer, dentre eles: estômago, bexiga, cavidade oral e pulmão;

b) O tabagismo é o principal fator relacionado ao câncer de colo de útero e mama;

c) De acordo com a Organização mundial de saúde, câncer de pulmão, mesotelioma e câncer de bexiga estão entre os mais frequentes tipos de câncer relacionado ao trabalho;

d) Existem evidências que o uso de agrotóxicos não está associado ao aumento do risco de câncer de próstata;

e) O tabagismo é responsável por cerca de 80% das mortes por câncer.

14- A necessidade atual de atuar no cuidado paliativo promove uma atualização constante dos profissionais da saúde. Sobre os princípios básicos estabelecidos no Manual de Cuidados Paliativos assinale a alternativa CORRETA:

a) Promover uma morte tranquila, promover alívio de dor e impossibilitar a ideia de morte pelo o paciente e familiar;

(6)

5 b) Promover alívio da dor, influenciar negativamente o curso da doença para alívio do sofrimento e

finitude antecipada do paciente;

c) Promover alívio da dor, respeitar e integrar aspectos espirituais e psicológicos, assistir ao cuidador e proporcionar uma vida ativa ao paciente, respeitando suas limitações;

d) Valorizar e estimular um pensamento positivo de vida ao paciente e familiar, buscando esperança espiritual e física;

e) Técnicas e tratamentos como radioterapia e quimioterapia não devem ser usadas neste momento de finitude.

15- Em relação ao projeto de humanização na assistência ao paciente em Cuidado Paliativo, assinale a alternativa CORRETA:

a) O paciente sob Cuidados Paliativos deseja ser compreendido como um ser humano que sofre e que compreende o processo de morte, direcionando maiores cuidados aos familiares envolvidos no cuidado;

b) O processo de comunicação em saúde tem pouca relevância na assistência ao paciente em cuidado paliativo;

c) A comunicação não verbal é fundamental para o estabelecimento do vínculo que embasa o relacionamento interpessoal, imprescindível na relação entre profissionais de saúde e pacientes;

d) Ao assistir ao paciente em processo de morte, uma das principais habilidades de comunicação necessária ao profissional da saúde é a fala;

e) A escuta atenta não é um instrumento utilizando usualmente pelo o profissional de saúde que atua em Cuidados Paliativos;

16- Alterações emocionais e aflições espirituais são vistos rotineiramente ao cuidado do paciente em cuidado paliativo, deste modo, assinale a alternativa CORRETA:

a) Se o paciente ainda é capaz de verbalizar, pode haver o desejo de compartilhar com alguém da equipe de saúde suas perguntas e aflições, porém o profissional não deve estimular esta conduta;

b) Quando já não é mais possível falar sobre anseios e angústias, paciente que vivencia a terminalidade demonstra de maneira não verbal e fisiológica seu sofrimento;

c) O capelão hospitalar apenas estuda e trabalha na assistência ao cuidador, não realizando visitas nos leitos e a equipe de saúde;

d) O capelão hospitalar não é um profissional que deve estar presente no cuidado multidisciplinar ao paciente em finitude;

e) Os familiares necessitam ser mantidos distantes e auxiliados por psicólogo e assistente social, quando necessário.

17- Avaliando a figura abaixo, assinale a alternativa CORRETA:

Hospedaria

(7)

6 a) As hospedarias são provenientes dos Hospices idealizados nos séculos XVIII e XIX, diante da

necessidade de cuidar dos chefes militares;

b) As hospedarias são provenientes dos Hospices idealizados nos séculos XVIII e XIX, instituições religiosas assumiram o papel do cuidado aos enfermos pobres e portadores de doenças incuráveis;

c) No Brasil, a prática dos Cuidados Paliativos é relativamente recente. A maioria dos grupos com unidades de internação atuais iniciou suas atividades por volta de 1980;

d) A assistência domiciliária é desenvolvida no luto do familiar para averiguar suas necessidades e riscos de futuro adoecimento;

e) Os profissionais da saúde que devem atuar nessas quatro esperas da assistência ao paciente em cuidado paliativo são médico, enfermeiro, fisioterapeuta e cirurgião dentista.

18- O HumanizaSUS é uma política de governo desenvolvida com o objetivo de favorecer uma melhor assistência ao paciente. Compreendendo os princípios norteadores da política de humanização, assinale a alternativa CORRETA:

a) Fortalecimento da assistência multiprofissional, estimulando a transdisciplinaridade e grupalidade;

b) Os serviços de alta complexibilidade são os menos cobrados para adequação aos princípios do HumanizaSUS;

c) Na atenção básica o HumanizaSUS preconiza a permissão de agenda extraordinária por critérios de risco a saúde e sociais, além de internamento;

d) Na atenção básica o HumanizaSUS preconiza visita de familiares ao paciente;

e) O HumanizaSUS reafirma a necessidade da extinção das UBS para promover o desenvolvimento desta política de governo.

19- No cumprimento do HumanizaSUS, o que os Hospitais devem conter? Assinale a alternativa CORRETA:

a) Comitê local de Serviço Social;

b) Comitê local de Humanização;

c) Comitê local de Assistência Básica para a população;

d) Comitê local para diminuição de consumo de medicamentos;

e) Comitê local de achados e perdidos.

20- Criada em 2003, a Política de Humanização da Atenção e da Gestão (PNH) tem por objetivo qualificar práticas de gestão e de atenção em saúde combatendo a insensibilidade dos trabalhadores frente ao sofrimento das pessoas, dos tratamentos desrespeitosos, além do isolamento das pessoas de suas redes sócio-familiares nos procedimentos. Diante deste contexto, assinale a alternativa CORRETA:

a) Há estímulo para a permanência de práticas gestoras autoritárias;

b) Estímulo à bondade, à benevolência, à hospitalidade na assistência em saúde;

c) Espiritualidade é responsabilidade dos familiares e cuidadores;

d) Os profissionais da saúde não necessitam passar pelo o processo de auto huminazação;

e) Protocolos padronizados de assistência são padrão ouro no cuidado humanizado.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS EM FISIOTERAPIA

21- Sobre o tratamento fisioterápico no câncer, assinale a alternativa CORRETA:

a) Devem ser evitadas as manobras de higiene brônquica com compressão torácica se houver plaquetopenia < 150.000 plaquetas;

b) Síndrome do imobilismo e alterações tegumentares são as complicações mais comuns, podendo ser evitados com mudanças de decúbito a cada meia hora;

(8)

7 c) O controle da dor é o ponto forte da fisioterapia principalmente através da termoterapia sobre as áreas

afetadas pelo tumor;

d) A terapia física complexa (drenagem linfática + compressão + elevação + cinesioterapia) podem auxiliar tanto na prevenção quanto controle do linfedema;

e) O uso de órteses auxilia na prevenção de fraturas patológicas independente do tipo de câncer ósseo;

22- Segundo as diretrizes de reabilitação para pacientes oncológicos assinale V ou F, assinale a sequência CORRETA:

( ) A fadiga está presente em, aproximadamente, 65% dos casos, dos quais 29% apresentam fadiga grave, em pacientes com câncer em tratamento com quimioterapia e/ou associada à radioterapia;

( ) O exercício supervisionado deve alternar alta intensidade, treinamento cardiovascular e trabalho de resistência 3x na semana, com baixa intensidade, relaxamento e massagem, completando 9 h/semana, por pelo menos 6 semanas;

( ) De acordo com a origem a dor oncológica pode ser classificada como: visceral, somática, neuropática ou psicogênica que pode ser minimizada através do uso de terapias manuais e eletroterapia;

( ) A intensidade-do treino deve ser adaptada usando a escala de Borg, avaliando-se a presença de dor, fadiga e estado emocional;

a) V, V, V, V b) V, F, V, V c) V, F, F, V d) F, F, F, F e) F, V, V, V

23- Num programa de reabilitação é INCORRETO afirmar:

a) Os pacientes devem ser orientados a manter exercício de caminhar sem interrupção quando fisicamente hábeis;

b) Não há contraindicação ao uso de anabolizantes em pacientes portadores de câncer de próstata e câncer de mama;

c) Há indicação de uso terapêutico dos anabolizantes na síndrome de anorexia-caquexia em pacientes com câncer para ganho de força muscular;

d) Não está estabelecido na literatura o risco adicional de fratura ao realizar exercício físico resistido em pacientes com câncer e metástase óssea;

e) Para os pacientes cooperativos com risco para declínio funcional, para avaliação da força muscular periférica deve ser aplicado o Medical Research Council (MRC);

24- Paciente ASO, maculino, 50 kg, 1,70m, 60 anos, fumante ativo desde os 18 anos. Foi diagnosticado com Câncer de pulmão em estágio avançado há 1 ano do tipo Carcinoma de células escamosas. Foi internado para realização de uma segmentectomia e quimioterapia pós-cirúrgica. Evoluiu com quadro de tosse produtiva e dispnéia. Rx com infiltrado pulmonar na base E. A.R: MV + diminuído em base e com roncos esparsos, SpO2= 89%. Gasometria; pH= 7,3, PaO2= 60mmHg, PaCO2= 55 mmHg, HCO3= 22 mEq/l BE= -3. Assinale a alternativa CORRETA:

a) O distúrbio ácido-básico classifica-se como acidose mista;

b) Como complicação respiratória pós- operatória mais frequente neste caso o paciente apresenta com provável atelectasia;

c) O paciente necessita de oxigenoterapia suplementar e técnicas de higiene brônquica para melhora das trocas gasosas;

d) A utilização de precaução de contato é suficiente para prevenção de infecções oportunistas;

e) A ventilação não invasiva é bastante útil para prevenção deste quadro de insuficiência respiratória;

25- Sobre a eficácia do exercício físico na redução dos sintomas de fadiga relacionada ao câncer é INCORRETO afirmar:

a) A associação de exercício físico supervisionado de alta e baixa intensidade pode melhorar a fadiga em pacientes com diversos tipos de câncer durante o tratamento quimioterápico;

(9)

8 b) Exercício físico aeróbico domiciliar, como caminhada de moderada intensidade, reduz os sintomas de

fadiga em pacientes com câncer de mama durante o tratamento;

c) Programa de exercícios domiciliares, não supervisionado, não se mostrou benéfico na redução da fadiga ou de sintomas relacionados ao câncer;

d) O exercício físico demonstra haver benefícios independente do tempo de lesão, do tipo de câncer e das comorbidades clínicas associadas;

e) Exercícios de fortalecimento associado ao alongamento durante tratamento oncológico em pacientes com câncer de mama é eficaz na melhora da qualidade de vida;

26- Sobre a fisioterapia nos sintomas de pacientes oncológicos é CORRETO afirmar:

a) Exercícios respiratórios e de caminhada em sessões 90 minutos parece não beneficiar pacientes com câncer de pulmão com capacidade mínima de caminhada de 50 metros por serem extremamente graves;

b) Quimioterápicos cardiotóxicos são associados à dilatação de ventrículo direito e diminuição da fração de ejeção, podem se beneficiar com uso de pressão positiva expiratória;

c) Na redução da complacência pulmonar e torácica, seria indicado a técnica de air stacking para reexpansão pulmonar com utilização do ambú;

d) Exercícios supervisionados na fase hospitalar não são benéficos para os pacientes após transplante hematopoiético halogênico de células-tronco, pelo risco de infecções oportunistas;

e) O uso de equipamentos que gerem pressão positiva nas vias aéreas tem indicação para aumento do volume inspiratório em pacientes com CVF< 30 ml/Kg;

27- A terapia de higiene brônquica (THB) tem sido direcionada aos pacientes com infecções respiratórias no período de imunossupressão pós quimioterapia. Em sua indicação devem ser considerados alguns aspectos, EXCETO:

a) utilização dependente do diagnóstico funcional x impacto sobre a função pulmonar;

b) escolha da técnica independente da dificuldade na expectoração;

c) avaliar nível de cooperação e desempenho;

d) eleição da intervenção de maior efeito e menor dano;

e) considerar o custo operacional x preferência do paciente;

28- Assinale as alternativas abaixo em verdadeira (V) ou falso (F):

( ) 45% das mulheres têm sintomas de neuropatia periférica induzida por quimioterapia anos após o término do tratamento de um câncer;

( ) Programas de reabilitação podem preservar a função física e a mobilidade na presença de neuropatia ajudando a evitar quedas e lesões resultantes da quimioterapia;

( ) Exercícios físicos são utilizados com a intenção de reduzir a fadiga, melhorar a capacidade física e a qualidade de vida dos pacientes em tratamento oncológico, mesmo diante de evidências de doença ativa ou não;

( ) Exercícios terapêuticos de fortalecimento de tronco e dos membros, visando à abordagem de grandes grupos musculares de membros superiores e inferiores não associados a treino aeróbico, associado a material educacional, pode ser viável e melhorar os sintomas de bem-estar físico em pacientes com diversos tipos de câncer;

Assinale a sequência CORRETA:

a) V,V,V,F b) V,V,F,F c) F,V,V,V d) F,F,V,V e) V,V,V,V

(10)

9 29- Considerando as seguintes afirmativas abaixo, todas estão corretas, EXCETO:

a) O seroma pode ser minimizado através da mobilização precoce alcançando ângulo acima 90° para flexão e abdução enquanto o paciente estiver com pontos e drenos;

b) A escápula alada pode ocorrer quando há lesão do nervo torácico longo ou de Bell;

c) Os principais fatores de risco para formação do linfedema são a idade avançada, complicações cicatriciais (infecções, seroma, abscessos ou celulite);

d) O principal período para instalação do linfedema ocorre nos primeiros 3 meses de pós-operatório de mastectomia;

e) Segundo Humble, o linfedema pode ser classificado pela cirtometria como: linfedema leve - diferença entre os membros < 3 cm; moderado de 3-5 cm e linfedema severo >5 cm;

30- Uma paciente de 60 anos de idade foi submetida à cirurgia método Halsted, no pós- operatório tardio apresentou linfedema de membro superior direito. Considerando o tratamento fisioterapêutico, avalie as seguintes afirmações, assinale a alternativa INCORRETA:

a) No 1º dia de pós-operatório deve ser realizado posicionamento do membro superior homolateral com leve abdução e elevação de 20 cm sobre o nível cardíaco;

b) Devem ser estimulados a sedestação o mais breve possível e exercícios metabólicos para prevenção de TVP;

c) O uso de TENS está indicado para analgesia modo convencional, baixa intensidade com frequência de 100- 150 Hz;

d) Deve ser incentivada a realização de exercícios inspiratórios favorecendo a queda da pressão pleural e consequentemente expansão pulmonar;

e) A drenagem linfática inicia-se com manobras de evacuação axilar e inguinal homolateral;

Referências

Documentos relacionados

Para assegurar que a solução de cali‐ bração não alterou a condutibilidade devido a evaporação ou propagação, recomendamos vivamente que a conduti‐ bilidade da solução

Diante da necessidade de desenvolvimento de tecnologias que auxiliam na vida dos deficientes visuais, juntamente com a importância e benefícios que elas trazem

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

O estudo múltiplo de casos foi aplicado para identificar as semelhanças e dissemelhanças na forma como as empresas relacionam seus modelos de negócios e suas

Nas leituras de falhas efetuadas, foram obtidos códigos de anomalia por meio de dois diferentes protocolos de comunicação: o ISO 14230 KWP (2000) e o ISO 15765-4 CAN. A seguir, no

a) O desempenho dos discentes que usam os instrumentos de apoio ao ensino e aprendizagem de algoritmos e programação de computadores selecionados superará o

Apresentar às relações das ações de combate as perdas reais aplicadas a sistema de distribuição de água através de métodos de priorização de áreas para a pesquisa