• Nenhum resultado encontrado

Vale do Paraíba Quarta - Feira 09 de Dezembro de Polícia Civil cria Tropa de elite Pág. 04. Economia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Vale do Paraíba Quarta - Feira 09 de Dezembro de Polícia Civil cria Tropa de elite Pág. 04. Economia"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

R$ 2,00

&R egião

VOZ DO VALE Seu Jornal, Sua Voz

Ano 09 | nº 2529

Prefeitura MuniciPal de taubaté ATOS OFICIAIS

Região: valor da Cesta básica

em Taubaté. Pág. 03 A2 2021:

Conselho Técnico. Pág. 05 Opinião: Gaudêncio

Torquatto. Pág. 02

Esportes Economia

Política

www.vozdovaleonline.com.br

Vale do Paraíba | Quarta - feira | 09 de dezembro de 2020

Ensino:

Simube 2021

O Sistema Municipal de Bolsas de Estudos (Simube) de Tauba- té está convocando as institui- ções de Ensino Médio, técnico profissionalizante e superior do município que pretendem se cadastrar para que possam aten- der os alunos matriculados em seus quadros com o benefício da bolsa de estudo para o exercício de 2021.

As inscrições serão realizadas até o dia 22 de dezembro, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30, na Praça Félix Guisard, nº 11, 2º andar, no Prédio do Relógio da CTI (Simube).

O SIMUBE foi criado para con- cessão de bolsas de estudo inte- grais ou parciais aos alunos de cursos de graduação e técnico profissionalizantes de nível mé- dio, estritamente presenciais.

Serão concedidas bolsas de es- tudo aos alunos regularmente matriculados e que apresentem frequência em cursos de nível médio ou cursos de graduação oferecidos por instituições de ensino localizadas no Município de Taubaté e reconhecidas pela Secretaria Estadual de Educação, pelo Ministério da Educação, pelo Conselho Nacional de Edu- cação e/ou pelo Conselho Esta- dual de Educação, devidamente cadastradas no programa.

Os documentos a serem proto- colados na inscrição e demais

orientações sobre critérios de classificação está disponível no edital no site: www.taubate.

sp.gov.br/simubetaubate/

Alta da inflação em novembro

A inflação de novembro ficou em 0,89% com a influência da alta nos preços dos alimentos e dos com- bustíveis. O percentual é mais alto do que o resultado de outubro, quando ficou em 0,86%. De acor- do com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse é o maior resultado para um mês de novembro desde 2015. Naque- le momento o indicador atingiu 1,01%. Os dados são do Índice Na- cional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado ontem (8), pelo IBGE. No ano, o IPCA acumula alta de 3,13% e, em 12 me- ses, de 4,31%, o que significa que é maior do que os 3,92% observados nos 12 meses imediatamente an- teriores. Em novembro de 2019, o indicador havia ficado em 0,51%.

Conforme o IBGE, faltando um mês para o fechamento do ano e com o acumulado de 4,31% em 12 meses, a inflação está dentro da meta do governo e próxima ao cen- tro da meta, atualmente estipulada em 4,0%, com margem de 1,5% de tolerância, para mais ou para me- nos. O gerente da pesquisa, Pedro Kislanov, informou que esse acu- mulado ainda está influenciado pela inflação forte de dezembro do ano passado por causa das carnes.

“Vamos ter que esperar para ver como vai ser o comportamento de dezembro deste ano”, apontou Kislanov. O gerente afirmou tam- bém que o cenário de novembro é parecido com o notado nos últimos meses, em que o grupo de alimen- tos e bebidas continua impactan- do bastante o resultado. “Dentro desse grupo, os componentes que mais têm pressionado são as car- nes, que nesse mês tiveram uma alta de mais de 6%, a batata-ingle- sa, que subiu quase 30% e o tomate, com alta de 18,45%”.

Combate ao crime

Polícia Civil cria Tropa de elite

Pág. 04

(2)

02

VOZ

DO

VALE

Vale do Paraíba | Quarta - Feira | 09 de Dezembro de 2020

O Programa dos 100 dias

Daqui a pouco, em 1º de janeiro, a fatura começará a chegar às mesas dos 5.570 prefeitos municipais. E, claro, com parte da conta jogada nos gabinetes dos cer- ca de 60 mil vereadores. A bacia de água fresca está ali perto, permitindo que to- dos possam tomar um banho revitalizante nesses dias que antecedem o Natal, o Ano

Novo e a posse. É hora de uma boa refle-

xão, a começar pelas insubstituíveis per- guntas: por que ganhei, onde obtive mais votos, por que perdi em determinados bairros e regiões, com quais demandas e promessas assumi compromisso, que base política devo montar na Câmara de Vereadores, qual a verdadeira situação do município que vou administrar por (mais) quatro anos?

De pronto, vocês viram na última linha anterior um (mais). Trata-se de uma lem- brancinha pertinente a quem foi reeleito.

Para muitos alcaides que continuarão no comando dos municípios, a lógica é a de que apenas darão sequência ao tipo de gestão que vinham exercendo. Nada mais errado. Nesses tempos de extrema carên- cia e prioridades que clamam a atenção dos governantes, os modelos de gestão

precisam ser alterados, ganhar um choque

de eficiência, receber ajustes, melhorar a

performance geral. Assim como os novos,

tratem o desafio de recomeçar a adminis-

tração com espírito renovado e disposição de fazer o melhor em todas as áreas.

É evidente que deve ocorrer um espaço de análise, estudos, avaliação, ações e pro- jetos a serem empreendidos, razão pela qual tanto se prega um “programa de 100 dias”. Aceitando-se essa ideia, vejamos como trabalhar nesse tempo, sob a crença de que não pode haver paralisação de ati- vidades essenciais. Essa primeira fase do governo tem como foco “a arrumação da casa”, quando se faz uma ampla prospec- ção sobre os parafusos e ferramentas que impedem o bom funcionamento da engre- nagem. Hora de trocar equipamentos, pes- soas, métodos.

Mesmo sendo difícil aos prefeitos de mui- tas regiões, que ainda praticam a política no molde antigo, o bom senso aponta para o uso da meritocracia, com a disposição de indicar especialistas, os que dominam bem as áreas de conhecimento para ocu- par cargos-chave na administração.

A partir daí, o campo das emergências e de alta prioridade deve ser imediatamente enfrentado, com ênfase para os equipa- mentos hospitalares, absolutamente im-

prescindíveis nesses tempos medrosos do Covid-19. Mesmo que a vacina já esteja em uso nos primeiros meses do ano, a defesa da saúde é prioridade máxima. Em vez de a administração começar a construir uma nova, o mais prudente é rearrumar a casa, mudar o que precisa ser mudado.

Revisto o campo emergencial, com um olhar acurado para a melhoria de todos os serviços públicos essenciais, o plano de 100 dias agora terá condições de planejar as ações para todo a ano de 2021. Deve-se ter em mente a situação da economia bra- sileira, que ainda padecerá de fraqueza.

O secretário-geral da ONU, o português Antonio Guterres fez grave alerta, semana passada, ao considerar que o mundo vive- rá no próximo ano a mais dura recessão desde a II Guerra Mundial. E os analistas estão refazendo suas projeções dentro de uma diminuta margem de crescimento.

Obras de médio e longo prazos só devem ser iniciadas caso haja recursos. Nada de esqueletos e elefantes brancos. Essa ima- gem de coisas não concluídas é uma man- cha na imagem do governante.

Sob os horizontes de escassez e, ao mesmo tempo, sob olhar mais crítico do eleitor, o governante haverá de se desdobrar para produzir programas baratos e criativos. O investimento no treinamento de quadros,

a melhor preparação do funcionalismo são programas que darão grandes resultados até no médio prazo.

É claro que o prefeito não deve esquecer de fazer política. A boa política, não a poli- ticagem. Nesse sentido, insere-se a articu- lação com a bancada legislativa, com for- mação dos apoiadores da administração e o compromisso de todos de trabalharem em prol dos programas de alto teor para a comunidade.

Já a articulação social – o contato estreito com as entidades e as organizações e suas lideranças civis – também se enquadra no programa de governo, eis que a tendência para os próximos tempos é a governança participativa, quer dizer, a voz do povo fa- zendo-se ouvir na condução municipal.

Dessa forma, o governante atravessará, sem impactos negativos, os ciclos de cres- cimento, maturidade e clímax que o torna- rão respeitado e até admirado. Agora, se

não fizer uma boa lição de casa, antecipará

a fase perigosa de uma administração, que é o declínio.

*Por Gaudêncio Torquato - Jornalista, Professor titular da USP, Consultor político e de comunicação Twitter@gaudtorquato

VOZ DO VALE

www.vozdovaleonline.com.br

contatos:

vozdovale@uol.com.br jornalismo.voz@uol.com.br publicar.voz@uol.com.br 12 - 3632 3176

Rua Dr. Emílio Winther, 79 Centro - Taubaté

JORNALISTA RESP: Rafael Citro - MTB 57244 - SP REPORTAGEM: Lucas Tavares

DIAGRAMAÇÃO E ARTE: Thays Prieto PUBLICAÇÕES: Mônica Binotto

COLABORADORES: Fabiano de Abreu, Camões Filho, Renato Nalini, Gaudêncio Torquato, Reinaldo Domingos, Professora Maria Marlene Teixeira Pinto, José de Paiva Netto e Celso Bazzola

EDITOR - Marcio Duarte

Pandemia, Educação e transformação digital:

não é possível voltar atrás

A pandemia trouxe novas necessidades,

além de amplificar as que já existiam no

ambiente escolar, e acelerou a revolução digital na Educação. O fechamento das escolas virou toda a comunidade escolar de cabeça para baixo. O currículo não es- tava adaptado para um novo formato, bem como os professores não estavam prepa- rados para ensinar de maneira remota.

Uma pesquisa do Instituto Península reve- lou que, após seis semanas de isolamento, 83% dos professores brasileiros ainda se sentiam nada, ou pouco, preparados para o ensino remoto. Quase 90% dos docen- tes nunca tinham dado aula virtualmente antes da pandemia e 55% não tiveram qualquer suporte ou capacitação durante o isolamento social para ensinar fora do ambiente físico da escola.

Já os estudantes, em suas casas, precisa- ram de muito mais do que uma conexão

wi-fi e uma tela para absorver o conteúdo

das aulas remotas. Acostumados com mi-

lhares de estímulos simultâneos, vimos que é muito difícil mantê-los concentra- dos por 50 minutos em uma única tela.

E os menores, em fase de socialização e alfabetização, tiveram que aprender a brincar e a ler as primeiras palavras à distância. As escolas e os educadores perceberam, então, que a transformação digital não se resume a aplicar a mesma aula em formato digital, mas sim a uma mudança cultural (e estrutural) na manei- ra de ensinar e aprender dentro e fora da escola.

Com o tempo, a tecnologia se tornou a mais poderosa aliada da escola e dos estu- dantes, digitalizando diversos processos de aprendizagem. Educação 4.0 e 5.0, rea- lidade virtual, computação em nuvem, IoT,

gamificação, ambientes virtuais de apren-

dizagem, redes sociais, bibliotecas vir- tuais, realidade aumentada, m-learning, u-learning, metodologias ativas e tantos outros conceitos foram sendo incorpora- dos às práticas de ensino, com o objetivo de reduzir distâncias, aumentar o engaja- mento, personalizar o aprendizado, faci- litar o acesso ao conhecimento, melhorar o desempenho, aumentar o alcance e ga- rantir resultados melhores para todos os envolvidos.

Diante desse cenário, a mudança das es- colas e seus mindsets para se adaptar à transformação digital é fundamental. O erro mais comum, porém, não é a resistên- cia à digitalização de processos. A tecnolo-

gia, por si só, não é suficiente para a trans-

formação digital. Porque a tecnologia não funciona se o ser humano não souber fazer uso dela. Ou seja, não adianta implantar os melhores materiais didáticos, com recur-

sos de realidade aumentada, gamificação e inteligência artificial, se não tivermos

professores capacitados e alunos prepa- rados para usar toda essa tecnologia em benefício do aprendizado. Um plano efe- tivo de integração de tecnologia requer a participação de todos. É uma mudança es- trutural nas escolas, que deixam de ver a tecnologia como um recurso pontual para utilizá-la no cotidiano.

A transformação digital na Educação abrange a complexidade de repensar os processos, os modelos de negócio e a ex- periência dos alunos, familiares, professo- res e demais agentes da comunidade esco- lar por meio de uma completa imersão na tecnologia digital. Os estudantes preci- sam compreender que esse novo cenário traz mais autonomia para o aprendizado, permitindo que eles tenham um papel de

protagonismo. Além disso, os professores

devem reconhecer a flexibilidade que a

tecnologia oferece, além dos recursos que

qualificam os métodos de ensino, produ-

zindo resultados mais satisfatórios.

Importante ter em mente que a transfor- mação digital da escola não acontece de uma só vez, nem tem data para terminar.

Ela acontece todos os dias, o tempo todo. É uma adaptação às exigências e às novida- des do mundo. É um processo que acontece

ao vivo e fica ultrapassado rapidamente. O

que não pode sair do foco é a qualidade do serviço educacional prestado. Os alunos devem sentir que estão aprendendo tanto quanto, ou mais, do que antes.

No Brasil, os desafios ainda são gigantes.

Mas uma coisa é certa: a tecnologia veio

para ficar e não existe mais escolha: nós

teremos de nos reinventar. A Educação nunca mais será como antes e não é mais possível voltar atrás. Sejamos todos bem- vindos à Nova Educação.

Por Daniel Gonçalves Manaia Moreira - Diretor geral da Positivo Soluções Didáticas

Reeleição na Câmara e no Senado: eu torço pela Constituição e você?

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou julgamento que irá decidir sobre a possi- bilidade de reeleição para a presidência da Câmara dos Deputados e para o Senado Federal. Na ação proposta pelo PTB, pre-

sidido pelo camaleão Roberto Jefferson,

questiona-se a constitucionalidade de dispositivo do regimento interno das duas casas legislativas que autorizam a reelei- ção. O PTB frisa a proibição vale tanto para a mesma legislatura ou legislaturas dife- rentes.

Instado a se manifestar o Procurador-geral da República, Augusto Aras, posicionou-se no sentido de que o Poder Legislativo deve resolver internamente a discussão sobre a possibilidade de reeleição para a presi- dência da Câmara e do Senado. Augusto Aras acentua que as regras internas não se submetem ao controle judicial diante do princípio da separação de Poderes e res-

saltou também que é inviável ao Poder Ju-

diciário definir qual a melhor maneira que

os dispositivos dos regimentos da Câmara e do sendo serão interpretados.

Iniciado o julgamento no plenário vir- tual, o Ministro Relator Gilmar Mendes entendeu que a Constituição Federal au- toriza a reeleição da mesa diretiva, o que viabilizará a recondução de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AM). No mesmo sentido votaram os Ministros Dias Tofolli e Alexandre de Moraes.

Divergindo em parte do relator, o Ministro Nunes Marques destacou que a Constitui- ção Federal autoriza a recondução do Che- fe do Poder Executivo por uma única vez, o que por simetria deveria ser aplicado para os Presidentes da Câmara e do Senado.

Em que pese a erudição dos votos dos Ministros e os esforço dialético de dar interpretação estendida ao texto consti- tucional, o artigo 57, parágrafo 4º é pre- ciso e autoaplicável no sentido de vedar a recondução para o mesmo cargo nas eleições subsequentes, o que inviabiliza a reeleição dos atuais presidentes, senão vejamos:

§ 4º Cada uma das Casas reunir-se-á em

sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleição das respectivas Mesas, para mandato de 2 (dois) anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.

Para que seja possível a reeleição há que alterar o texto constitucional. No Senado tramita uma proposta de emenda à Cons- tituição (PEC) que altera as regras para a eleição das mesas diretoras do Poder Legislativo, permitindo a reeleição den- tro da mesma legislatura. O texto (PEC 33/2020) foi apresentado pela senadora Rose de Freitas (Podemos-ES).

Decidir pela possibilidade de reeleição de Maia e Alcolumbre é uma afronta direta ao texto constitucional e um ativismo judicial da Corte Suprema. Mas tudo é possível na atual composição do STF, haja vista que já admitiu as reeleições para as Mesas quan- do ocorrerem em legislaturas (períodos de quatro anos entre duas eleições nacio- nais) diferentes.

Graças a essa interpretação, o Senado já teve quatro presidentes reeleitos desde a promulgação da Constituição: Renan Ca- lheiros, por duas vezes (em 2007 e 2015);

Antônio Carlos Magalhães, em 1999, e José Sarney, em 2011. Na Câmara isso aconteceu duas vezes: com Michel Temer, em 1999, e com o atual presidente, Rodri- go Maia, em 2019. Maia é também o úni- co dos presidentes do Legislativo que se manteve no cargo por dois mandatos den- tro da mesma legislatura, numa situação excepcional: em 2016 ele foi eleito em substituição a Eduardo Cunha (RJ), que ha- via sido afastado pela Justiça. O STF per- mitiu que Maia buscasse a reeleição em 2017, aceitando o argumento de que o seu período na presidência não havia constitu- ído um mandato próprio, mas apenas um

“tampão”. Maia, então somaria mais um mandato.

Agora, com a palavra os Senhores Minis- tros do Supremo Tribunal Federal, que te- rão a missão de preservar a Constituição e deferir o pedido do PTB ou, novamente, inovar interpretando um texto absoluta- mente claro e preciso para possibilitar a recondução de Rodrigo Maia e Davi Alco- lumbre. Eu torço pela Constituição da Re- pública e você?

*Por Marcelo Aith - Advogado especialista em Direito Público e professor convidado da Escola Paulista de Direito

(3)

VOZ

DO

VALE

aia E conomia 03

Cesta básica:

Taubaté volta ao topo do ranking das cidades com menor valor

Após seis meses seguidos, município perdeu o posto para São José em outubro, mas recuperou no mês passado; em 12 meses, aumento foi de quase R$ 233

região

Vale do Paraíba | Quarta - Feira | 09 de Dezembro de 2020

* Por Lucas Tavares

A pós um mês, a cidade de Taubaté voltou a apre- sentar o menor preço da cesta básica entre as cidades da RMVale (Região Me- tropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) pesquisadas pelo Nupes (Núcleo de Pesquisas Eco- nômico-Sociais da Unitau).

Segundo a pesquisa, divulgada nesta semana, o preço médio da cesta no município no mês de no- vembro foi de R$ 1.910,46. O va- lor equivale ao valor gasto com as necessidades de higiene pessoal, limpeza e alimentação para uma

‘família-padrão brasileira’, com poder de compra de cinco salários mínimos vigentes.

De acordo com o Nupes, o valor praticado em Taubaté foi o menor comparado com as outras três ci- dades da região que fazem parte da pesquisa: São José dos Campos, Caçapava e Campos do Jordão.

Em São José, o preço médio da cesta no mês passado foi de R$

1.923,90. Já em Caçapava, o valor médio praticado, segundo o Nu- pes, foi de R$ 1.987,07. Campos do Jordão voltou a ter o maior preço da cesta no Vale, beirando a casa de R$ 2 mil: R$ 1.994,91. A média do valor da cesta básica na região foi de R$ 1.954,09.

Segundo o balanço recente do Nupes, em 11 meses neste ano, Taubaté teve o menor preço da cesta básica em sete, sendo que, antes de outubro, a cidade empla- cou o menor valor em seis meses consecutivos (de abril a setembro).

Em outubro, São José dos Campos foi o município que apresentou o menor preço da cesta no Vale: R$

1.812,08. Na ocasião, o preço mé- dio em Taubaté foi de R$ 1.829,55.

Também em outubro, quem teve o preço mais caro da cesta básica na região foi Caçapava, com uma média de R$ 1.949,85. A vizinha de Taubaté superou Campos do Jordão que, na ocasião, havia re- gistrado um preço médio de R$

1.909,85.

Campos, inclusive, é a cidade que mais vezes apresentou o maior preço médio da cesta na pesqui- sa realizada mensalmente pelo Nupes. Em 11 meses, o município da Serra da Mantiqueira liderou o ranking em seis (abril a agosto, além de novembro).

Variação

Além de possuir o menor preço da cesta básica na região em novem- bro e no ano, Taubaté foi a cidade que apresentou a menor variação percentual no preço nos últimos 12 meses.

De acordo com o Nupes, em no- vembro do ano passado, o preço médio da cesta em Taubaté era de R$ 1.677,49. Com o valor de R$

1.910,46 praticado no mês passa- do, o salto foi de 13,89%.

Caçapava foi a segunda cidade com a menor variação percentual:

16,75%. Segundo o levantamen- to do Nupes, o preço médio da cesta em novembro de 2019 era de R$ 1.702,03, passando para R$

1.987,07 neste ano.

Já em São José dos Campos, o va-

lor da cesta passou de R$ 1.635,44 em novembro do ano passado para R$ 1.923,90 neste ano, o que significou um aumento de 17,64%

– o segundo maior na região.

Por fim, Campos do Jordão foi o município que teve a maior varia- ção percentual entre as cidades da região que compõem a pesquisa do Nupes: 23,07%. De R$ 1.621,01 em novembro do ano passado (mês em que tinha o menor preço da região), a cidade saltou para R$ 1.994,91 em novembro deste ano, ficando com o maior preço no Vale.

Em valores, Campos do Jordão teve um aumento de R$ 373,90 em 12 meses. Já Taubaté teve um acréscimo de R$ 232,97, enquanto que São José teve um aumento de R$ 288,46, e, por fim, Caçapava so- freu um aumento de R$ 285,04 em 12 meses.

Produtos

Tanto em Taubaté, quanto no Vale do Paraíba, os principais vilões da cesta básica em novembro foram a batata, o tomate e o mamão. Na região, a batata teve um aumento de 23,05% no preço, enquanto que o tomate teve um salto de 18,45%.

O mamão formosa teve um acrés- cimo de 16,33%.

Em Taubaté, a batata também li- derou a lista de produtos com a maior variação em novembro:

31,67%. O mamão formosa apare- ce em segundo, com um aumento de 23,70%, enquanto que o toma- te fecha a lista, com um salto de 23,42%.

Segundo o Nupes, o aumento no

preço da batata foi “influenciado de forma negativa pelo clima”, sendo que a oferta e a qualidade do produto reduziram e os preços voltaram a subir. Foi o quarto mês consecutivo de aumento do preço da batata.

Já para o tomate, o Nupes expli- cou que a queda na oferta do pro- duto, além das chuvas de granizo em várias regiões produtoras, in- fluenciou diretamente no aumen- to do preço.

Por outro lado, os produtos que tiveram as maiores reduções de preço em Taubaté foram a cou- ve (-5,60%), seguida da cebo- la (-4,34%) e do leite em caixa (-2,74%). Na região, além da cou- ve (-6,53%) e da cebola (-5,77%), o alho também teve redução (-8,99%).

A queda nos preços do alho ocor- reu, segundo o Nupes, “devido às condições climáticas favoráveis de produção” – mesmo motivo para a redução do preço da couve.

Para a cebola, o Nupes identificou que “o motivo básico [da queda]

é a intensificação da colheita no Triângulo Mineiro, no Vale do São Francisco (BA/PE) e em Irecê (BA) e o início das atividades em Cris- talina (GO)”, o que fez com que a oferta fosse elevada, fazendo com que os preços diminuíssem.

Para o leite, o Nupes afirmou que

o que contribuiu para a redução

foram as condições climáticas. “O

clima mais quente e chuvoso me-

lhorou a qualidade das pastagens,

reduzindo os custos de produção

e aumentando a oferta do produ-

to”, ressaltou o Nupes.

(4)

Volkswagen conquista

Prêmio AB Diversidade 2020

A Volkswagen do Brasil recebeu pela segunda vez conse- cutiva o Prêmio AB Diversidade 2020 no Setor Automo- tivo, promovido pela Automotive Business, em parceria com a MHD Consultoria, por suas boas práticas na promo- ção da diversidade, se destacando no eixo LGBTI+ e por ações transversais. “É uma honra sermos reconhecidos em um tema tão relevante como a diversidade”, decla- rou Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen Améri- ca Latina. “Este ano, especialmente, destaco a adesão da Volkswagen do Brasil aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, iniciativa criada pela ONU Mulheres e o Pac- to Global das Nações Unidas, com o intuito de promover a

igualdade de gênero na companhia, e também a Semana da Diversidade que promovemos internamente, na qual discutimos com nossos funcionários temas que englo- baram empatia, discriminação, superação, homofobia, orientação sexual, questões raciais e liderança feminina.

Tenho muito orgulho deste caminho que estamos percor- rendo em direção a uma empresa que vive uma cultura mais plural, humana e diversa”, enfatizou o CEO da VW.

Este ano, pelo cenário adverso, a premiação reconhece as empresas que mantiveram a consistência de suas ações na busca por fomentar diversidade e inclusão, atuando com resiliência nesta frente mesmo diante de um contex- to pandêmico. Foram selecionadas 13 empresas entre 76 que compartilharam boas práticas ao participar da pes- quisa Pandemia no Setor Automotivo: Trabalho e Senti- mento. Este é o segundo ano do Prêmio AB Diversidade no Setor Automotivo e, com ele, o objetivo é reconhecer as

empresas que estão assumindo o protagonismo na cons- trução de uma indústria automotiva e da mobilidade mais diversa. Além disso, o reconhecimento tem o propósito de inspirar toda a cadeia de valor a buscar mais representati- vidade e pluralidade.

VOZ

DO

VALE

04

combate ao crime

Polícia Civil cria “Tropa de elite”

ProJeto De Lei

* Por Lucas Tavares

A Prefeitura de Tauba- té protocolou, na última semana, três projetos de lei na Câmara Municipal com o objetivo de dar nome a três ruas lo- calizadas no Loteamento Parque Dom Pedro I, no bairro São Gonçalo.

Todos os projetos foram apresentados ao Legisla- tivo no último dia 4 e ho- menageiam pessoas im- portantes na história do município. O primeiro pro- jeto apresentado pelo pre- feito Ortiz Junior (PSDB) dá o nome “Rua Lúcia Maria de Souza Castro” à atual “Rua 3”, no bairro. A homenageada, que nasceu em São Lourenço (MG), veio para Taubaté ainda criança, formou-se em Di- reito pela Unitau e foi ser- vidora durante dois anos (entre 1999 e 2001) na Pre- feitura de Taubaté, aten- dendo a população carente no processo de aquisição de moradias. Lúcia Castro faleceu em agosto deste ano, aos 74 anos de idade.

Ainda no bairro São Gon- çalo, a atual “Rua 2” deve passar a ser denominada

“Rua Hélio Morotti”, em homenagem ao ex-jogador

do Esporte Clube Tauba- té. O homenageado, além de jogador, também exer- ceu funções na diretoria do Burro da Central, e se des- tacou no futebol amador da cidade, sendo um dos fun- dadores do Esporte Clube Vila São José. Hélio Morotti faleceu em junho deste ano.

Por fim, a Prefeitura de Taubaté ainda quer home- nagear um ex-comandan- te da Polícia Militar em Taubaté: o coronel Irayba de Paula Rosa. De acordo com o projeto apresentado pelo Executivo, a intenção é colocar o nome do home- nageado na atual “Rua 5”

do loteamento.

Segundo o texto, Irayba nasceu em Caçapava, mas mudou-se para Taubaté ainda na infância, entrando para a Escola de Cadetes da Polícia Militar em 1949.

Além de comandante da PM em Taubaté, o coronel Irayba ainda foi o primeiro comandante do CPI-1 (Co- mando de Policiamento do Interior Um) de São José dos Campos, em 1976.

Ele também participou da rebelião da Ilha Anchie- ta e faleceu em outubro deste ano, aos 93 anos de idade, sendo sepultado em Taubaté.

Executivo sugere nomeação

de três ruas no São Gonçalo * Por Lucas Tavares

U m novo grupo formado por policiais civis deve entrar em operação ain- da este ano em Taubaté. O GOE Grupo de Operações Especiais, será a tropa de elite da polícia civil e vai atuar nas 10 cidades atendidas pela Seccional de Taubaté. O grupo será ligado a DEIC (Delegacia Estadual de Investigações Criminais) que deve ser inaugurada este mês.

A sede da DEIC vai funcionar na antiga Câmara de vereado- res, que abrigou nos últimos meses a Secretaria de Seguran- ça Publica Municipal. O espa- ço foi reformado pela munici- palidade e cedido ao governo do estado. “Nossa intenção é iniciar os atendimentos no novo prédio ainda este mês, a delegacia já é uma realidade.

Temos unificado os trabalhos entre DISE (Delegacia de Inves- tigações Sobre Entorpecentes) e DIG (Delegacia de Investiga- ções Gerais). As operações já foram iniciadas, agora estamos formando o GOE que será com- posto por policiais da cidade e novos membros que serão de- signados pelo estado”, disse o Delegado Seccional José Antô- nio de Paiva Gonçalves.

O DEIC, Órgão de execução da Polícia Civil, tem por finalida- de o exercício das atividades de polícia judiciária na apuração dos delitos de autoria conhe- cida e desconhecida, visando a repressão as infrações penais praticadas contra o Patrimô- nio, a Propriedade Imaterial, a Fé Pública e as cometidas por meios eletrônicos. Cabe ao DEIC, ainda, planejar e execu- tar ações estratégicas de repres- são ao crime organizado.

Desafio

A nova estrutura tem como principal desafio na região de- sarticular a maior facção crimi- nosa que age dentro e fora dos presídios em quase todo País.

O PCC (Primeiro Comando da Capital) é responsável tam- bém por um cartel na venda de entorpecentes. A disputa por território e discussões internas entre os membros da facção pode ser a resposta para os úl- timos homicídios registrados em Taubaté, Pindamonhanga- ba e região.

efetivo

A criação de uma nova dele- gacia é também uma expecta- tiva para mais investimentos na segurança por parte do go- verno do estado. Hoje a Sec- cional de Taubaté necessita de cerca de 10 novos delegados para preencher a lacuna dei- xada por servidores aposen- tados. Para suprir a demanda, os delegados cumprem dupla jornada e em alguns casos res- pondem por outros distritos de forma simultânea. Nossa reportagem solicitou a Secre- taria de Segurança Pública uma entrevista com o Secreta- rio Executivo da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin, mas desde julho a solicitação não foi atendida. A justificativa é falta de agenda do secretário.

A seccional de Taubaté tam- bém necessita de viaturas, reformas de prédios que apre- sentam problemas estruturais e reforço no efetivo para aten- dimento ao público e registro das ocorrências. Hoje estes trabalhos são desenvolvidos por Guardas Municipais e es- tagiários, ambos pagos com recursos municipais e cedidos temporariamente ao estado.

Projetos foram apresentados

na Câmara Municipal na última sexta-feira

(04) e tem como

objetivo reconhecer

pessoas importantes

na história do município

tráfico e impasse

entre membros

do PCC podem ser algumas das justificativas

para a onda de homicídios

na RMvale

Vale do Paraíba | Quarta - Feira | 09 de Dezembro de 2020

(5)

05

VOZ

DO

VALE

esportes

VÔLEI

João Rafael destaca

entrosamento com Bruninho

U m dos destaques do Vôlei Taubaté na temporada é o ponteiro João Rafael. Em sua primeira tempora- da vestindo a camisa do time taubateano, o atleta já se tornou um dos jo- gadores de confiança do técnico Javier Weber.

Um dos pontos que está ajudando João Rafael a ter um bom desempenho neste seu início de traje- tória dentro da equipe é o entrosamento adquiri- do com o levantador Bru- ninho, um dos principais nomes do time. “Estou bastante satisfeito com os resultados e a cada treino estamos mais entrosados.

Os treinos estão sendo fundamentais. Estamos treinando muito o acerto de bola para tentar deixar o mais perfeito possível.

Ainda temosmuitas joga- das que poder ser aper- feiçoadas, mas acredito que o entrosamento está formado. O Bruninho é um levantador muito ex- periente, já jogou com jo- gadores de vários estilos, e acho que isso facilitou muito”, disse o ponteiro.

João Rafael tem o nono ataque mais eficiente da Superliga, com 57% de bolas excelentes, sendo o segundo maior pon- tuador do Taubaté, com

77 acertos, atrás apenas do oposto Felipe Roque, que soma 89 pontos.

Líder e único invicto na Superliga 2020/2021, com oito vitórias, e ape- nas três sets perdidos, o Vôlei Taubaté defenderá sua invencibilidade hoje (9), contra o Caramuru/

PR, oitavo colocado, em partida que será realiza- da na cidade de Castro, no Paraná. O confronto terá início às 19h e será transmitido ao vivo pelo Canal Vôlei Brasil.

9ª Rodada - Tabela 09/12 – 19h

Caramuru/PR x Taubaté 09/12 – 19h Uberlândia/MG x

Guarulhos/SP 09/12 – 19h SESI-SP x Vôlei Ribeirão

09/12 – 19h Minas/MG x Blumenau/SC 09/12 – 21h30 América/MG x SADA/

Cruzeiro/MG 10/12 – 21h30 Itapetininga/SP x

Campinas/SP

FUTEBOL

Taubateanos conquistam medalhas no Campeonato Paulista

No último fim de semana aconteceu em Campinas os Campeonatos Paulista Sub 23 e Sub 18 de Atletismo.

As competições são promovidas pela Federação Pau- lista de Atletismo. Nas duas categorias a equipe Lu- asa, de Taubaté, subiu ao lugar mais alto do pódio e oteve ótimos resultados. Destaques para as medalhas de ouro conquistadas por: Denner Cordeiro, nos 110m com barreiras Sub 23; pela equipe do Revezamento 4x400m Sub 23; e por Bryan Barrios, no Lançamento de Martelo Sub 18.

Matheus Carvalho conquistou uma prata no Arremesso de Peso e um Bronze no Lançamento de Disco. Confira os resultados completos dos taubateanos:

SuB 23

. 110m com barreiras - Denner Cordeiro - 1º colocado . Lançamento de Disco - Matheus Carvalho - 3º colocado

. Arremesso de Peso - Matheu Carvalho 2º colocado e Murilo Cioffi - 5º colocado 12,13

. Revezamento 4x400m - 1º colocado

Equipe: Maxuel Santana, Gabriel de Sousa Silva, Gabriel Frade e Lucas Resende.

SuB 18

. Lançamento de Martelo - Bryan Barrios - 1º colocado

ATLETISMO

A Federação Pau- lista de Fute- bol realiza hoje (9/12), às 10h, o Con- selho Técnico da edi- ção do próximo ano do Campeonato Paulista da Série A2. No encontro, que contará com a pre- sença de representantes das 16 equipes que irão participar do torneio, deverão ser definidas as datas de disputa do campeonato assim como o regulamento geral da competição.

Além do Esporte Clu- be Taubaté, irão jogar o torneio as equipes do São Bernardo FC, Portu- guesa, XV de Piracicaba, Monte Azul, Juventus, Portuguesa Santista, Rio Claro, Atibaia, Sertãozi- nho, Audax, Red Bull Brasil, Oeste, Água San- ta, Velo Clube e EC São Bernardo.

Ao contrário das edi- ções anteriores, quando

a Série A2 teve seu iní- cio na segunda quinze- na de janeiro, no próxi- mo ano o campeonato deverá começar apenas no final de fevereiro ou no início de março, após o término das competi- ções organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol.

IndefInIções no buRRo da CenTRal Até o momento, a direto- ria do Burro da Central não divulgou nenhuma notícia oficial sobre a mon- tagem do elenco e o nome do treinador que terá a missão de comandar a equipe no campeonato.

Nos bastidores, quem ganha força para ser in- dicado como treinador do Alvi Azul é Douglas Leite, que atualmente comanda o time Sub20 e está realizando uma óti- ma campanha no Cam- peonato Paulista.

Dos atletas que defen- deram o time no campe- onato de 2020, nenhum deles possui vínculo com o clube para 2021.

Alguns jovens forma- dos nas categorias de base, e que foram em- prestados para outras agremiações no segun- do semestre deste ano, poderão ter seus con- tratos renovados. São os casos do zagueiro Al- berto e o meia Elorhan.

2020

Em 2019, o Esporte Clu- be Taubaté mais uma vez foi eliminado na fase quartas de final da competição. Após re- alizar uma campanha consistente durante a Primeira Fase, quando chegou a liderar o tor- neio, o Burro Central caiu diante do São Ben- to em classificação que foi definida apenas nas cobranças de penalida- des máximas.

Federação realiza Conselho Técnico

Encontro deverá servir para definir o regulamento e as datas de disputa do campeonato de 2021

Caíque Toledo/EC Taubaté

Divulgação/Wander Roberto/Inovafoto/CBV Vale do Paraíba | Quarta - Feira | 09 de Dezembro de 2020

(6)

06

VOZ

DO

VALE

Prefeitura MuniciPal de taubaté

ATOS OFICIAIS www.taubate.sp.gov.br

Prefeitura Municipal de Taubaté CONVOCA o candidato abaixo relacionado, aprovado no Concurso Público nº 007/2015, para o cargo de Instrutor de Artes – Artes Plásticas, para comparecer IMPRETERIVELMENTE até o próximo dia 15/12/2020 – terça-feira, na Área de Recursos Humanos, localizada na Praça Félix Guisard, nº 11 – 1º andar – prédio do relógio da CTI, nesta cidade, das 08h às 12h e das 13h às 18h. O não comparecimento caracterizará desistência.

Conforme Processo Digital nº 1005561-58.2020.8.26.0625 e Processo Administrativo nº 32.581/2020.

Nome CPF Classificação

VALDIR RODRIGO FERREIRA DA SILVA 351.997.638-22 11

Prefeitura Municipal de Taubaté CONVOCA o candidato abaixo relacionado, aprovado no Concurso Público nº 009/2019, para o cargo de Oficial de Administração, para comparecer IMPRETERIVELMENTE até o próximo dia 15/12/2020 – terça-feira, na Área de Recursos Humanos, localizada na Praça Félix Guisard, nº 11 – 1º andar – prédio do relógio da CTI, nesta cidade, das 08h às 12h e das 13h às 18h. O não comparecimento caracterizará desistência.

Nome CPF Classificação

BRISLA DO NASCIMENTO MOTA 604.314.623-13 29

DECRETO Nº 14.900 , DE 04 DE DEZEMBRO DE 2020

Autoriza o uso, pelos permissionários do Serviço de Táxi, da bandeira II, no período que especifica JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JUNIOR, PREFEITO MUNICIPAL DE TAUBATÉ, no uso de suas atribuições legais e à vista dos elementos constantes no Processo nº 51.486/2020,

D E C R E T A:

Art. 1º Fica autorizado, pelos Permissionários do Serviço de Táxi, o uso da bandeira II, durante as 24 (vinte e quatro) horas do dia 01 até o dia 31 de dezembro de 2020.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Taubaté, 04 de dezembro de 2020, 381º da fundação do Povoado e 375º da elevação de Taubaté à categoria de Vila.

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JUNIOR Prefeito Municipal

LUIZ GUILERME PEREZ Secretário de Mobilidade Urbana

Publicado na Secretaria de Governo e Relações Institucionais, 04 de dezembro de 2020.

EDUARDO CURSINO

Secretário de Governo e Relações Institucionais MILENA TEIXEIRA COELHO BERTON DANIOTI Diretora do Departamento Técnico Legislativo EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE TAUBATÉ DETENTORA: SOCIETE COMÉRCIO DE VEÍCULOS LTDA PROCESSO: 39.842/20 ASSINATURA: 08/12/2020 OBJETO: EVENTUAL AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS TIPO AMBULÂNCIA UTI, CONFORME DECRETO DE PADRONIZAÇÃO Nº 14.751/20 VALOR ESTIMADO: R$ 1.764.000,00 VIGÊNCIA:

12 (DOZE) MESES MODALIDADE: PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº.

216/20 PROPONENTES: 06

EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE TAUBATÉ DETENTORA: MOR COMÉRCIO DE MÁQUINAS E VEÍCULOS EIRELI PROCESSO: 39.842/20 ASSINATURA: 08/12/2020 OBJETO: EVENTUAL AQUISIÇÃO DE VEÍCULO TIPO FURGÃO AMBULÂNCIA UTI, CONFORME DECRETO DE PADRONIZAÇÃO Nº 14.751/20 VALOR ESTIMADO: R$ 643.500,00 VIGÊNCIA: 12 (DOZE) MESES MODALIDADE: PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº. 216/20 PROPONENTES: 06

EXTRATO DE TERMO DE PRORROGAÇÃO DE PRAZO DE CONTRATO

CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE TAUBATÈ CONTRATADA: CLÍNICA NEPOMUCENO LTDA. EPP PROCESSO: 21.853/20 ASSINATURA: 26/11/2020 OBJETO:

PRORROGAR O PRAZO DO CONTRATO CELEBRADO EM 26/08/2020 VIGÊNCIA: MAIS 02 MESES (ATÉ 25/01/2021) MODALIDADE: PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 80/20.

EXTRATO DE TERMO DE COLABORAÇÃO

ÓRGÃO PÚBLICO: PREFEITURA MUNICIPAL DE TAUBATÉ ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL PARCEIRA: CASA SÃO FRANCISCO DE IDOSOS DE TAUBATÉ PROCESSO: 42.295/20 ASSINATURA: 08/12/20 OBJETO: PARCERIA DESTINADA A REVITALIZAÇÃO DE ESPAÇOS COLETIVOS DA ORGANIZAÇÃO, A SER CUSTEADA COM RECURSOS PROVENIENTES DE EMENDAS PARLAMENTARES Nº. 403 E 412 VALOR DO REPASSE: R$ 20.000,00 VIGÊNCIA: 45 DIAS MODALIDADE: DISPENSA DE CHAMAMENTO PÚBLICO FUNDAMENTO: LEI FEDERAL Nº. 13.019/14, EM SUA REDAÇÃO ATUAL E DEMAIS DISPOSIÇÕES REGULAMENTARES APLICÁVEIS A ESPÉCIE.

EXTRATO DE TERMO DE COLABORAÇÃO

ÓRGÃO PÚBLICO: PREFEITURA MUNICIPAL DE TAUBATÉ ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL PARCEIRA: CASA SÃO FRANCISCO DE IDOSOS DE TAUBATÉ PROCESSO: 42.300/20 ASSINATURA: 08/12/20 OBJETO: PARCERIA DESTINADA A AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS, NECESSÁRIOS A EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DA ORGANIZAÇÃO, A SER CUSTEADA COM RECURSOS PROVENIENTES DE

EMENDAS PARLAMENTARES Nº. 654 E 709 VALOR DO REPASSE: R$ 18.500,00 VIGÊNCIA:

45 DIAS MODALIDADE: DISPENSA DE CHAMAMENTO PÚBLICO FUNDAMENTO: LEI FEDERAL Nº. 13.019/14, EM SUA REDAÇÃO ATUAL E DEMAIS DISPOSIÇÕES REGULAMENTARES APLICÁVEIS A ESPÉCIE.

EXTRATO DO TERMO ADITIVO AO CONVÊNIO

CONVENENTES: Prefeitura Municipal de Taubaté e Banco do Brasil SA. ASSINATURA: 07/12/2020.

OBJETO: O presente Termo Aditivo tem por finalidade prorrogar o prazo de conclusão do Trabalho Social sob responsabilidade do CONVENIADO, aplicado ao empreendimento Vista das Palmeiras cadastrado no CIM sob o nº 001.144.117, constituído de 832 (oitocentos e trinta e duas) unidades habitacionais, localizado à Gleba C Correspondente a parte do Sitio Independência, Bairro: Barranco – Taubaté – SP e produzido conforme diretrizes do Programa Minha Casa Minha Vida e recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (PMCMV – FAR), prorrogando, consequentemente, o prazo de vigência do Convênio celebrado em 03 de setembro de 2018.

PORTARIA Nº 1446 , DE 04 DE DEZEMBRO DE 2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR, PREFEITO MUNICIPAL DE TAUBATÉ, no uso de suas atribuições legais e à vista dos elementos constantes do Processo Administrativo nº 53.951/2020,

R E S O L V E:

Considerar removido, com fundamento no inciso I do Art. 107 da Lei Complementar nº 001/90, a servidora LUCIANE DE OLIVEIRA SILVA – matrícula 0892, da Procuradoria Geral do Município para a Secretaria de Governo e Relações Institucionais.

Prefeitura Municipal de Taubaté, aos 04 de dezembro de 2020, 381ª da fundação do Povoado e 375ª da elevação de Taubaté à categoria de Vila.

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PORTARIA Nº 1447 , DE04 DE DEZEMBRO DE 2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR, PREFEITO MUNICIPAL DE TAUBATÉ, no uso de suas atribuições legais,

R E S O L V E:

Tornar nula e sem efeito, no tocante a cessação da designação do servidor ROBERTO PEREIRA – matrícula 3796, a Portaria nº 1444, de 03 de dezembro de 2020.

Prefeitura Municipal de Taubaté, aos 04 de dezembro de 2020, 381ª da fundação do Povoado e 375ª da elevação de Taubaté à categoria de Vila.

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PORTARIA Nº 1448 , DE 04 DE DEZEMBRO DE 2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR, PREFEITO MUNICIPAL DE TAUBATÉ, no uso de suas atribuições legais e à vista dos elementos constantes do Processo Administrativo nº 53.951/2020,

R E S O L V E:

Considerar removido, com fundamento no inciso I do Art. 107 da Lei Complementar nº 001/90, a servidora MÁRCIA FERREIRA DOS SANTOS – matrícula 1688, da Secretaria de Governo e Relações Institucionais para a Procuradoria Geral do Município.

Prefeitura Municipal de Taubaté, aos 04 de dezembro de 2020, 381ª da fundação do Povoado e 375ª da elevação de Taubaté à categoria de Vila.

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PORTARIA Nº 1449 , DE 04 DE DEZEMBRO DE 2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JUNIOR, PREFEITO MUNICIPAL DE TAUBATÉ, no uso de suas atribuições legais e em cumprimento à Lei Estadual nº 10083, de 23 de setembro de 1998 – Código Sanitário do Estado,

R E S O L V E:

Passa a integrar a Equipe Técnica de Vigilância Sanitária do Município de Taubaté, constituída pela Portaria nº 984 de 10/05/2018 e suas alterações, a servidora Angelita de Aguiar, matrícula nº 47949, titular do cargo de Agente Fiscal de Saúde Pública, como Autoridade Sanitária.

Prefeitura Municipal de Taubaté, 04 de dezembro de 2020, 381º da fundação do Povoado e 375º da elevação de Taubaté à categoria de Vila.

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JUNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PORTARIA Nº. 1462 , DE 04 DE DEZEMBRO 2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR, PREFEITO MUNICIPAL DE TAUBATÉ, no uso de suas atribuições legais,

R E S O L V E:

Considerar cessados os efeitos da Portaria nº 1.034 de 12 de agosto de 2020, no que tange a designação da servidora FERNANDA ISRAEL NUNNES matrícula 46.798, para a função de confiança de Assistente Técnico de Ensino Profissionalizante, a contar de 01 de dezembro de 2020.

Prefeitura Municipal de Taubaté, aos 04 de dezembro de 2020, 381º da fundação do Povoado e 375º da elevação de Taubaté à categoria de Vila.

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PORTARIA Nº. 1463, DE 04 DE DEZEMBRO 2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR, PREFEITO MUNICIPAL DE TAUBATÉ, no uso de suas atribuições legais,

R E S O L V E:

Vale do Paraíba | Quarta - feira | 09 de dezembro de 2020

(7)

07

VOZ

DO

VALE

Atos oficiais

Considerar designada a servidora MARMARA DE SOUZA, titular de cargo efetivo – matricula 24.575, a contar de 01/12/2020, para exercer a função de confiança de Assistente Técnico de Ensino Profissionalizante - Ref. “38”, subordinada à Secretaria de Educação, criada pela Lei Complementar nº 236, de 20 de dezembro de 2010 e suas alterações; c/c a Lei Complementar nº 330, de 26 de dezembro de 2013, fazendo jus aos vencimentos correspondentes.

Prefeitura Municipal de Taubaté, aos 04 de dezembro de 2020, 381° da fundação do Povoado e 375° da elevação de Taubaté à categoria de Vila.

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PROCESSO Nº. 52.789/20

PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº. 279/19

D E S P A C H O: Autorizo a aquisição de equipamentos eletrônicos, constante do presente processo, a favor da empresa: VINICIUS CHAVES DOS SANTOS EPP,no valor total de R$ 1.424,00 (Um mil quatrocentos e vinte e quatro reais);

G.P, aos 04/12/2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PROCESSO Nº. 54.553/20

INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº. 88/20

D E S P A C H O : 1 – Ratifico o presente processo nos termos dos documentos em anexo, que comprovam a inexigibilidade com base no “caput” do artigo 25 do diploma legal, da Lei Federal nº 8.666, de 21.06.93 e suas alterações; 2 – Ao Serviço de Publicação e Registro de Atos Oficiais para publicar; 3 – Ao Serviço de Empenho, para emissão da Nota de Empenho em favor da firma FABRICANDO ARTE LTDA – ME, no valor total de R$ 714,00 (Setecentos e catorze reais); 4 – Ao Departamento de Materiais, Patrimônio e Compras, para emissão de Autorização de Fornecimento; 5 – À Secretaria de Turismo e Cultura, para acompanhamento.

G.P., aos 07/12/2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PROCESSO Nº. 54.560/20

INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº. 89/20

D E S P A C H O : 1 – Ratifico o presente processo nos termos dos documentos em anexo, que comprovam a inexigibilidade com base no “caput” do artigo 25 do diploma legal, da Lei Federal nº 8.666, de 21.06.93 e suas alterações; 2 – Ao Serviço de Publicação e Registro de Atos Oficiais para publicar; 3 – Ao Serviço de Empenho, para emissão da Nota de Empenho em favor da firma DELÍCIAS DA ROÇA COMÉRCIO DE ALIMENTOS LTDA – ME, no valor total de R$ 714,00 (Setecentos e catorze reais); 4 – Ao Departamento de Materiais, Patrimônio e Compras, para emissão de Autorização de Fornecimento; 5 – À Secretaria de Turismo e Cultura, para acompanhamento.

G.P., aos 07/12/2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PROCESSO Nº. 53.942/20

INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº. 86/20

D E S P A C H O : 1 – Ratifico o presente processo nos termos dos documentos em anexo, que comprovam a inexigibilidade com base no “caput” do artigo 25 do diploma legal, da Lei Federal nº 8.666, de 21.06.93 e suas alterações; 2 – Ao Serviço de Publicação e Registro de Atos Oficiais para publicar; 3 – Ao Serviço de Empenho, para emissão da Nota de Empenho em favor da firma RODRIGO ALVES DE MORAES 18562165867, no valor total de R$ 2.142,00 (Dois mil, cento e quarenta e dois reais); 4 – Ao Departamento de Materiais, Patrimônio e Compras, para emissão de Autorização de Fornecimento; 5 – À Secretaria de Turismo e Cultura, para acompanhamento.

G.P., aos 07/12/2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PROCESSO Nº. 53.932/20

INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº. 85/20

D E S P A C H O : 1 – Ratifico o presente processo nos termos dos documentos em anexo, que comprovam a inexigibilidade com base no “caput” do artigo 25 do diploma legal, da Lei Federal nº 8.666, de 21.06.93 e suas alterações; 2 – Ao Serviço de Publicação e Registro de Atos Oficiais para publicar; 3 – Ao Serviço de Empenho, para emissão da Nota de Empenho em favor da firma DELÍCIAS DA ROÇA COMÉRCIO DE ALIMENTOS LTDA – ME, no valor total de R$ 2.142,00 (Dois mil, cento e quarenta e dois reais); 4 – Ao Departamento de Materiais, Patrimônio e Compras, para emissão de Autorização de Fornecimento; 5 – À Secretaria de Turismo e Cultura, para acompanhamento.

G.P., aos 07/12/2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PROCESSO Nº. 53.928/20

INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº. 84/20

D E S P A C H O : 1 – Ratifico o presente processo nos termos dos documentos em anexo, que comprovam a inexigibilidade com base no “caput” do artigo 25 do diploma legal, da Lei Federal nº 8.666, de 21.06.93 e suas alterações; 2 – Ao Serviço de Publicação e Registro de Atos Oficiais para publicar; 3 – Ao Serviço de Empenho, para emissão da Nota de Empenho em favor da firma FABRICANDO ARTE LTDA – ME, no valor total de R$ 2.142,00 (Dois mil, cento e quarenta e dois reais); 4 – Ao Departamento de Materiais, Patrimônio e Compras, para emissão de Autorização de Fornecimento; 5 – À Secretaria de Turismo e Cultura, para acompanhamento.

G.P., aos 07/12/2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PROCESSO Nº. 52.099/20

INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº. 79/20

D E S P A C H O : 1 – Ratifico o presente processo nos termos dos documentos em anexo, que comprovam a inexigibilidade com base no “caput” do artigo 25 do diploma legal, da Lei Federal nº 8.666, de 21.06.93 e suas alterações; 2 – Ao Serviço de Publicação e Registro de Atos Oficiais para publicar; 3 – Ao Serviço de Empenho, para emissão da Nota de Empenho em favor da firma RODRIGO ALVES DE MORAES 18562165867, no valor total de R$ 714,00 (Setecentos e catorze reais); 4 – Ao Departamento de Materiais, Patrimônio e Compras, para emissão de Autorização de Fornecimento; 5 – À Secretaria de Turismo e Cultura, para acompanhamento.

G.P., aos 07/12/2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PROCESSO Nº. 53.239/20

PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº. 157/20

D E S P A C H O: Autorizo a aquisição de equipamentos de segurança, constantes do presente processo, a favor da empresa:ENTEKEQUIPAMENTOS TAUBATE LTDA EPP., no valor total de R$

70.924,40 (Setenta mil novecentos e vinte e quatro reais e quarenta centavos);

G.P, aos 07/12/2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PROCESSO Nº. 53.492/20

PREGÃO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 01/20

D E S P A C H O: Autorizo a aquisição de medicamentos, constante do presente processo, a favor da empresa: DUPATRI HOSPITALAR COMÉRCIO, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA, no valor de R$ 2.470,32 (Dois mil quatrocentos e setenta reais e trinta e dois centavos);COMERCIAL CIRÚRGICA RIOCLARENSE LTDA., no valor de R$ 1.361,04 (Um mil trezentos e sessenta e um reais e quatro centavos);DIMASTER COMÉRCIO DE PRODUTOS HOSPITALARES LTDA, no valor de R$ 2.706,85 (Dois mil setecentos e seis reais e oitenta e cinco centavos);BIOHOSP PRODUTOS HOSPITALARES S/A, no valor de R$ 1.627,20 (Um mil seiscentos e vinte e sete reais e vinte centavos); Totalização R$ 8.165,41 (Oito mil cento e sessenta e cinco reais e quarenta e um centavos).

G.P, aos 08/12/2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PROCESSO Nº. 53.525/20

PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 03/20

D E S P A C H O: Autorizo a aquisição de medicamentos, constante do presente processo, a favor da empresa: CIRÚRGICA SÃO JOSÉ LTDA, no valor de R$ 2.880,00 (Dois mil oitocentos e oitenta reais);

G.P, aos 08/12/2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PROCESSO Nº. 53.531/20

PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 125/20

D E S P A C H O: Autorizo a aquisição de medicamentos, constante do presente processo, a favor das empresas:LUMAR COMERCIO DE PRODUTOS FARMACEUTICOS LTDA, no valor de R$

295,65 (Duzentos e noventa e cinco reais sessenta e cinco centavos); SOMA/SP PRODUTOS HOSPITALARES LTDA, no valor de R$ 1.000,00 (Um mil reais);FUTURA COMERCIO DE PRODUTOS MEDICOS E HOSPITALARESEIRELI, no valor de R$ 1.080,00 (Um mil e oitenta reais);DUPATRI HOSPITALAR COMERCIO, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA, no valor de R$ 19.095,00 (Dezenove mil e noventa e cinco reais); R&C DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS FARMACEUTICOSEIRELI ME, no valor de R$ 5.058,00 (Cinco mil e cinquenta e oito reais); Totalizando em R$ 26.528,65 (Vinte e seis mil quinhentos e vinte e oito reais e sessenta e cinco centavos);

G.P, aos 08/12/2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PROCESSO Nº. 54.089/20

PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 125/20

D E S P A C H O: Autorizo a aquisição de medicamentos, constante do presente processo, a favor da empresa:INTERLAB FARMACEUTICA LTDA, no valor de R$ 3.932,10 (Três mil novecentos e trinta e dois reais e dez centavos);

G.P, aos 08/12/2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PROCESSO Nº. 53.644/20

PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 60/20

D E S P A C H O: Autorizo a aquisição de medicamentos, constante do presente processo, a favor das empresas: CIAMED - DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS LTDA, no valor de R$ 96,00 (Noventa e seis reais); DUPATRI HOSPITALAR COMÉRCIO, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA, no valor de R$ 25.500,00 (Vinte e cinco mil e quinhentos reais); Totalizando em R$ 25.596,00 (Vinte e cinco mil quinhentos e noventa e seis reais);

G.P, aos 08/12/2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

Vale do Paraíba | Quarta - Feira | 09 de Dezembro de 2020

(8)

08

VOZ

DO

VALE

PROCESSO Nº. 53.624/20

PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 07/20

D E S P A C H O: Autorizo a aquisição de medicamentos, constante do presente processo, a favor da empresa:CENTERMEDI COMÉRCIO DE PRODUTOS HOSPITALARES LTDA, no valor de R$

160,00 (Cento e sessenta reais).

G.P, aos 08/12/2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PROCESSO Nº. 54.293/20

PREGÃO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº. 11/20

D E S P A C H O: Autorizo a aquisição de material medico hospitalar, constante no presente processo, a favor da empresa: CIRÚRGICA SÃO JOSÉ LTDA, no valor de R$ 175,42 (Cento e setenta e cinco reais e quarenta e dois centavos).

G.P., aos 08/12/2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PROCESSO Nº. 54.323/20

PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇO Nº. 44/20

D E S P A C H O: Autorizo a aquisição de material medico hospitalar, constante no presente processo, a favor da empresa: NACIONAL COMERCIAL HOSPITALAR S.A.,, no valor de R$ 1.283,00 (Um mil duzentos e oitenta e três reais);

G.P., aos 08/12/2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PROCESSO Nº. 54.407/20

PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇO Nº. 188/20

D E S P A C H O: Autorizo a aquisição de material medico hospitalar, constante no presente processo, a favor das empresas: KAUE DE MATTOS COMERCIO ESERVIÇOS ME, no valor de R$ 118.720,00 (Cento e dezoito mil setecentos e vinte reais); ALFALAGOS LTDA, no valor de R$ 43.469,00 (Quarenta e três mil quatrocentos e sessenta e nove reais); SOMA/SPPRODUTOS HOSPITALARESLTDA, no valor de R$ 3.075,00 (Três mil e setenta e cinco reais); BE CARE COMERCIO DEPRODUTOS MEDICO HOSPITALARESLTDA, no valor de R$ 2.520,00 (Dois mil quinhentos e vinte reais); FABRICIO DE RAMOS & CIA LTDA EPP, no valor de R$ 222,00 (Duzentos e vinte e dois reais); Totalizando em R$ 168.006,00 (Cento e sessenta e oito mil e seis reais);

G.P., aos 08/12/2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PROCESSO Nº.54.022/20

PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇO Nº. 188/20

D E S P A C H O: Autorizo a aquisição de material medico hospitalar, constante no presente processo, a favor das empresas: KAUE DE MATTOS COMERCIO ESERVIÇOS ME, no valor de R$ 214.120,00 (Duzentos e catorze mil cento e vinte reais);ALFALAGOS LTDA, no valor de R$ 21.969,00 (Vinte e um mil novecentos e sessenta e nove reais); SOMA/SPPRODUTOS HOSPITALARESLTDA, no valor de R$ 9.225,00 (Nove mil duzentos e vinte e cinco reais); BE CARE COMERCIO DEPRODUTOS MEDICO HOSPITALARESLTDA, no valor de R$ 1.440,00 (Um mil quatrocentos e quarenta reais);

MED CENTER COMERCIAL LTDA, no valor de R$ 17.265,30 (Dezessete mil duzentos e sessenta e cinco reais e trinta centavos); SNOP CORRELATOS INDUSTRIA E COMERCIO LTDA ME, no valor de R$ 5.640,00 (Cinco mil seiscentos e quarenta reais); Totalizando em R$ 269.659,30 (Duzentos e sessenta e nove mil seiscentos e cinquenta e nove reais e trinta centavos);

G.P., aos 08/12/2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PROCESSO Nº. 53.735/20

PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 102/20

D E S P A C H O: Autorizo a aquisição de medicamentos, constante do presente processo, a favor das empresas:INTERLABFARMACEUTICA LTDA, no valor de R$ 35.700,00 (Trinta e cinco mil e setecentos reais); SOMA/SPPRODUTOS HOSPITALARES LTDA, no valor de R$ 500,00 (Quinhentos reais); Totalizando R$ 36.200,00 (Trinta e seis mil e duzentos reais);

G.P, aos 08/12/2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PROCESSO Nº. 54.253/20

PREGÃO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº. 343/19

D E S P A C H O: Autorizo a aquisição de material hospitalar, constante no presente processo, a favor da empresa: SOMA/SP PRODUTOS HOSPITALARES LTDA., no valor de R$ 560,00 (Quinhentos e sessenta reais);

G.P., aos 08/12/2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PROCESSO Nº 54.431/20

PREGÃO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº. 333/19

D E S P A C H O: Autorizo a recarga de extintores de incêndio, constante do presente processo, a favor da empresa: EXTINTORES BRASIL EIRELI EPP, no valor total de R$ 396,00 (Trezentos e noventa e seis reais);

G.P., aos 08/12/2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

PROCESSO Nº. 54.233/20

DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº. 108/20

D E S P A C H O : Ratifico o objeto do presente processo em favor da firma GUEDES & PAIXÃO LTDA., no valor total de R$ 28.140,00 (Vinte e oito mil, cento e quarenta reais), com base no parecer da Procuradoria Geral do Município da Prefeitura Municipal de Taubaté e conforme artigo 24, inciso V da Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações, para aquisição de Carbonato de Lítio;

G.P., aos 08/12/2020

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

COMUNICADO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 243/20

Comunico às empresas interessadas em participar do pregão eletrônico n. 243/20 – Edital I, que cuida da aquisição de oxigênio medicinal em cilindros portáteis de 01 m³ (um metro cúbico), em comodato, para atendimento das UPA s Central, San Marino, Santa Helena e CECAP, por um período de 12 (doze) meses, que havia sido agendado para ocorrer dia 09 de dezembro de 2020, às 08h30min, em razão da análise de um pedido de impugnação, que segue em andamento, foi adiado para o dia 16 de dezembro de 2020 às 08h30min. Informo ainda que, o edital e seus anexos, seguem disponibilizados no site desta Municipalidade, www.taubate.sp.gov.br, e no site da BBMNET, www.bbmnetlicitacoes.com.br. Maiores informações pelo telefone (0xx12) 3621.6022, ou à Praça Felix Guisard, 11 – 1º andar - Centro, mesma localidade, das 08hs às 12hs e das 14hs às 18hs, sendo R$ 36,46 (Trinta e Seis Reais e Quarenta e Seis Centavos) o custo de cada edital, para retirada na Prefeitura.

PMT, aos 08.12.2020.

JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JÚNIOR – Prefeito Municipal.

PROCESSO Nº. 31.685/20

PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº. 60/20

D E S P A C H O: Com base nos fatos relatados nos autos e parecer da Procuradoria Administrativa, decido RESCINDIR a parcela não executada da Autorização de Fornecimento nº. 1905/20, firmada com a empresa CIRÚRGICA NOSSA SENHORA EIRELI EPP., aplicando a sanção de multa no valor de R$

182,43 (Cento e oitenta e dois reais e quarenta e três centavos), nos termos da Lei nº. 8.666/93, sujeito ao prazo de 5 (cinco) dias para interposição de recurso. G.P., aos 07/12/20.

JOSE BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JUNIOR

PREFEITO MUNICIPAL

A PREFEITURA MUNICIPAL DE TAUBATÉ, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA, INFORMA, o resultado dos proponentes aprovados e desaprovados na primeira etapa do Chamamento Público nº 14/20 que cuida da seleção e premiação de Mestres e Mestras da cultura popular da cidade de Taubaté.

Análise documental

Prêmio Tia Nastácia - Cidade de Taubaté – Inscrições Aptas

André Luiz de Toledo De acordo

Benedito Cardoso da Silva Jr. De acordo

Benedito dos Santos De acordo

Benedito Faria De acordo

Caleh Maximianio Filho De acordo

Cecília Gabriel de Castro De acordo

Emerson da Silva Gomes De acordo

Fernando Souza Bezerra De acordo

Flávio Augusto de Faria De acordo

Geraldo de Paula Santa Filho De acordo

Gustavo França Alves De acordo

Joaquina de Oliveira De acordo

José Eduardo Leite Santos De acordo

José Roberto Lazarini De acordo

Lucas Naressi Schimdt Patto De acordo

Luiz Fernando da Silva De acordo

Paulo Roberto Lucindo da Silva De acordo

Samuel Santos Araújo De acordo

Sebastião Francisco da Silva De acordo

Vanda Gouvea Fenner De acordo

Wildner dos Santos Amaral De acordo

Prêmio Tia Nastácia Cidade de Taubaté - Inscrições Inaptas

André Luiz Bretherick da Silva Desacordo itens "g" e "k" insuficientes

Lucio Flávio de Campos Torres Desacordo não entregou os "b", "c", "d", "j" e "k"

Anderson Renato Riberio Desacordo não entregou os itens "b", "c", "d", "g", "i" e "j"

Julio César Minari Henrique Desacordo

não entregou os itens "b", "c", "d", "g", "i", "j" e

"k"

Lucas de Oliveira dos Santos Godoi Desacordo não entregou os itens "b", "c", "d", "i" e "j"

Julio Sergio de Lima Desacordo não entregou os itens "g", "i, e "k"

Rozane Rezende Leandro Desacordo item "g" incompleto

Lucio Flávio de Campos Torres Desacordo não entregou os itens "b", "c", "d", "g" e "j"

Vale do Paraíba | Quarta - Feira | 09 de Dezembro de 2020

Referências

Documentos relacionados

A proposta referiu-se à investigação dos processos psíquicos do envelhecimento atrelados à realidade do trabalho rural, sob o recorte analítico dos estudos de gênero,

Considera-se que os objetivos esta- belecidos para este estudo foram alcan- çados, visto que foi possível avaliar o conhecimento em relação ao HIV/à Aids por meio da abordagem

This slo- wer speed, that is, longer test solution time, observed in the elderly, may be due to a greater need for cognitive de- mand owing to greater visual stimulus analysis

No caso da figura acima foram utilizadas várias imagens do mês de junho parcialmente cobertas com nuvens. Estas imagens foram compostas ou mosaicadas para se obter uma imagem livre

Os vários modelos analisados mostram consistência entre as diferenças de precipitação do experimento do século vinte e os experimentos com cenários futuros, no período de

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de