• Nenhum resultado encontrado

DIREITO ADMINISTRATIVO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "DIREITO ADMINISTRATIVO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

ADMINISTRAÇÃO DIRETA

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA

DIREITO ADMINISTRATIVO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM SENTIDO FORMAL

OU SUBJETIVO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM SENTIDO MATERIAL OU OBJETIVO

ADMINISTRAÇÃO

DIRETA ADMINISTRAÇÃO

INDIRETA

PARAESTATAIS

(2)

DIREITO ADMINISTRATIVO I ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

Descentralização administrativa

Desconcentração administrativa

É o fato administrativo que traduz a transferência da execução de atividade estatal a determinada pessoa, integrante ou não da Administração.

É um processo eminentemente interno, significa apenas a substituição de um órgão por dois ou mais com o objetivo de melhorar e acelerar a prestação de um serviço.

(3)

CERTO OU ERRADO?

A criação da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para prestar serviços oficiais de estatística, geologia e cartografia de âmbito nacional é exemplo de descentralização.

(4)

CORRETO!

Descentralização é a transferência da titularidade de certa competência, ou seu exercício, de uma pessoa jurídica a outra, física ou jurídica.

Envolverá sempre duas pessoas distintas. A descentralização para uma pessoa integrante da Administração Pública Indireta, como o IBGE, é o que denominamos de descentralização por outorga, por serviço ou técnica. É o caso do IBGE, que é Fundação Pública vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

(5)

FORMAS DE

DESCENTRALIZAÇÃO

DELEGAÇÃO LEGAL

DELEGAÇÃO NEGOCIAL

CONCESSÃO

PERMISSÃO CONVÊNIOS E

CONSÓRCIOS REGIME DE

PARCERIA

(6)

CERTO OU ERRADO?

À idéia de descentralização administrativa está estreitamente ligado o Princípio da Especialidade, segundo o qual, quando o Estado cria uma entidade autárquica, seus administradores não podem afastar-se dos objetivos definidos em lei, ainda que sob o argumento de que sua atuação (fora dos objetivos legais) se dê com vistas a atender interesse público, fim maior da atividade administrativa.

(7)

CORRETO!

Como a Administração Pública está vinculada à legalidade estrita, o agente público somente pode fazer o que a lei determina, ao contrário do particular, que pode fazer tudo aquilo que a lei não proíbe. O princípio da especialidade reza que os órgãos e entidades da Administração devem cumprir os papéis para os quais foram criadas, sendo vedadas as atividades estranhas à missão a eles destinadas por lei. Esse princípio é também chamado de princípio da capacidade específica.

(8)

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

PARAESTATAIS

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA ADMINISTRAÇÃO DIRETA

(9)

CERTO OU ERRADO?

Diferentemente das pessoas jurídicas dedireito privado, as entidades da administração pública indireta de personalidade jurídica de direito público são criadas por lei específica.

(10)

CORRETO!

A Administração Indireta é composta por: autarquia, fundação pública, empresa pública, sociedade de economia mista. Dessas, a autarquia tem personalidade jurídica de direito público. A empresa pública e a sociedade de economia mista têm personalidade jurídica de direito privado. Segundo entendimento do STF, a fundação pública pode ter personalidade jurídica de direito público ou de direito privado. Com espeque na Constituição: Somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação (art.

37, XIX). Vamos lá, mantando a questão e gravando para a prova: 1) autarquia: PJ direito público criada diretamente por lei específica; 2) SEM e EP: PJ direito privado autorizadas por lei específica, criadas por decreto; 3) fundação pública com personalidade jurídica de direito público (segundo STF) criada diretamente por lei específica; 4) fundação pública com personalidade jurídica de direito privado autorizadas por lei específica, criadas por decreto. Portanto, o item está correto.

(11)

PARAESTATAIS:

ENTES QUE ATUAM DO LADO

DO ESTADO

Concessionárias e Permissionárias

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) – Lei n.º 9790/99 Organizações Sociais (OS)

Lei n.º 9637/98

Serviços Sociais Autônomos (SESI, SEBRAE)

(12)

ADMINISTRAÇÃO DIRETA

É formada por um conjunto de órgãos públicos, sem personalidade jurídica e identificados, em sua maioria, como um dos três poderes. Ex.:

Presidência da República é órgão do Poder Executivo;STF e CNJ são órgãos do Poder Judiciário.

A criação de novos órgãos públicos na Administração Direta denomina-se desconcentração.

Finalidades:

I – prestação de serviço público

II – exercício do poder de polícia: polícia administrativa, que fiscaliza, apreende e multa; e polícia ostensiva, que tenta preservar a ordem pública (art. 144, CR/88). Vale destacar que o poder de polícia tem como características a discricionariedade, a coercibilidade, a autoexecutoriedade; no entanto, o exercício do poder de polícia nem sempre é discricionário.

III – Atividade de fomento

(13)

CERTO OU ERRADO?

O Poder Judiciário e o Poder Legislativo constituem pessoas jurídicas distintas do Poder Executivo e, por isso, integram a administração pública indireta.

(14)

ERRADO!

Os Poderes da República, Legislativo, Judiciário e Executivo são considerados pela doutrina como órgãos independentes, estando previstos diretamente na Constituição. Portanto, não integram a Administração Indireta, que é composta por autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista e empresas públicas.

Ressalvese, todavia, que é possível a criação dessas entidades no âmbitos dos Poderes Legislativo e Judiciário, hipótese em que, ao exercerem a atividade administrativa, passam a integrar a Administração Pública.

(15)

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA

Descentralização: cria-se conjunto de entidades indiretas. Essa descentralização delega a entidades administrativas a titularidade e a execução do serviço.

Competência:

- prestação de serviço

- exercício do poder de polícia - atividade econômica

Entidades da Administração Indireta:

AUTARQUIAS

FUNDAÇÕES PÚBLICAS ASSOCIAÇÕES PÚBLICAS

EMPRESAS PÚBLICAS SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA

(16)

CERTO OU ERRADO?

As entidades da administração pública indireta poderão criar subsidiárias mediante autorização legislativa, em cada caso, sendo-lhes vedada, contudo, a participação em empresas privadas.

(17)

ERRADO!

Depende de autorização legislativa, em cada caso, a criação de subsidiárias das entidades mencionadas no inciso anterior, assim como a participação de qualquer delas em empresa privada (CF, art. 37, XX).

Assim é permitida a participação em empresas privadas.

(18)

“EP” E “SEM”

SEMELHANÇAS

São pessoas jurídicas de direito privado, autorizadas por lei (art. 37, XIX, CR/88) e criadas a partir do registro de seus estatutos (Art. 45, CC/02).

Têm como função prestar serviço público ou exercer atividade econômica. Não podem, desta forma, exercer poder de polícia.

Seus agentes públicos, em sua maioria, são empregados públicos (celetistas) concursados que, todavia, podem ser despedidos sem justa causa.

O patrimônio dessas entidades é formado por bens privados (art. 98, CC/02), em regra alienáveis, penhorais e prescritíveis.

Essas entidades nem sempre estarão submetidas às exigências feitas pela lei 8666/93, pois algumas delas, pela característica da atividade desempenhada, merecem regime licitatório próprio e simplificado (art. 173, §1º, II, CR/88).

Nem sempre seus empregados estarão submetidos ao regime de tetos e subtetos previsto no art. 37, XI, CR/88, segundo disposição do art. 37,§9º, do próprio texto constitucional.

São pessoas jurídicas de direito privado, autorizadas por lei (art. 37, XIX, CR/88) e criadas a partir do registro de seus estatutos (Art. 45, CC/02).

Têm como função prestar serviço público ou exercer atividade econômica. Não podem, desta forma, exercer poder de polícia.

(19)

“EP” E “SEM”

DIFERENÇAS

Na EP, o capital é exclusivamente público; na SEM, é misto.

Na EP, competência da JF; na SEM, JE.

Prestadoras de serviço público: bens impenhoráveis (STF – ECT); atividade econômica:

bens penhoráveis.

AS EP’s admitem outras formas societárias; as SEM, sempre SA.

Prestadoras de serviço público: respondem pelos danos causados pelos seus agentes a terceiros, na forma do art. 37, §6.º da CF; atividade econômica: respondem como ente privado.

Prestadoras de serviço público: têm imunidade tributária (STF – ECT); atividade econômica:

não têm imunidade tributária.

Prestadoras de serviço público: empregados podem ser demitidos sem justa causa, mas com motivação; atividade econômica: não necessidade de motivação.

(20)

CERTO OU ERRADO?

A entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, instituída mediante autorização por lei específica, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, para desempenhar atividades de natureza empresarial e que pode se revestir de qualquer das formas em direito admitidas, denomina-se sociedade de economia mista.

(21)

ERRADO!

Um ponto muito cobrado em concurso são os pontos de distinção entre as empresas públicas e sociedades de economia mista. Pontos em comum:

integrantes da Administração Indireta, com personalidade jurídica de direito privado, instituída mediante autorização por lei específica, ganhando personalidade jurídica com o registro no órgão competente de seus atos constitutivos, possuem patrimônio próprio, podendo explorar atividades econômicas ou prestar Serviços públicos. Pontos de distinção: As empresas públicas podem assumir qualquer forma prevista em direito, já as sociedades de economia mista só podem se constituir sob a forma de sociedades anônimas. As empresas públicas possuem capital exclusivamente público, as sociedades de economia mista possuem capital majoritariamente público. Distinguemse também quanto ao foro, no caso das entidades federais. As empresas públicas têm, via de regra, foro na justiça federal, já as sociedades de economia mista, via de regra, têm foro na justiça estadual.

Referências

Documentos relacionados

Será divulgada no sítio do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural ( https://www.ufrb.edu.br/ppgap/processo-seletivo ) data e local para aferição de

AEV = Agrupamento de Escolas de Vagos EPADRV = Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos.. b) Empenho e participação nas sessões; trabalhos

Conclusões: Após a análise os artigos apontaram que o perfil demográfico dos cuidadores demostrou em sua maioria mulheres, com nível de conhecimento básico, não

1 (um) aluno do curso de Bacharelado ou Licenciatura em Música, para atuar como monitor dos Corais do CMI (sábados pela manhã) e dos ensaios da Orquestra (quartas-feiras, final

• Em 1985, Codd propôs um conjunto de doze regras para que um banco de dados fosse considerado como relacional. • Organiza os dados em tabelas (relações) formadas por linhas

INCORRETA. c) Em caso de impedimento do presidente e do vice- presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da presidência o presidente

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados

Claudia Moreira de Mesquita Rosalind Flosi de Vasconcellos Macedo Cel Marcio Navarro de Camargo Natacha Waddell Sonia Hanssen Cap Syllas Iadach.. ANIMAL VÁLIDO PARA