• Nenhum resultado encontrado

GLOSSÁRIO UMBANDA abobrinhas Vizente Besteirol GLOSSÁRIO UMBANDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "GLOSSÁRIO UMBANDA abobrinhas Vizente Besteirol GLOSSÁRIO UMBANDA"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

GLOSSÁRIO UMBANDA A

abiã - indivíduo que ainda não passou pela cerimônia de iniciação, propriamente dita, mas que já "deu" (realizou) o bori pré-iniciático.

adjá - sineta ritual, com uma, duas, ou mais campânulas. alabê - ogã responsável pela música e pelos atabaques. amaci - banho ritual, feito de ervas.

ariaxé - ponto central do barracão do terreiro, onde se encontram enterrados os "fundamentos" (folhas, pedras, objetos e símbolos mágicos) e de onde se acredita que emane o axé do terreiro.

assentamento - o mesmo que ibá

axé - energia vital, sagrada, do orixá. A força que está nos elementos da natureza, como animais, plantas, sementes e outros.

axés - no plural significa os tecidos e órgãos dos animais que contêm as forças sagradas. e que são necessariamente oferecidos aos orixás. O sangue todo, as patas, a cabeça, os órgãos internos

dos animais, a membrana que envolve os órgãos abdominais e as primeiras costelas, cujo número varia de orixá para orixá.

axogun - ogã responsável pelos sacrifícios dos animais B

balé - espírito de morto; egun.

barco - conjunto de pessoas iniciadas no mesmo dia, pelo mesmo pai-de-santo, na mesma casa.

bolar no santo - forma preliminar e desordenada de transe que precede a iniciação. bori - ritual de "dar comida à cabeça", realizado antes da iniciação e também quando é necessário fortalecê-la por alguma razão.

brajá - colar de contas feito de vários fios, truncado a certos intervalos conforme a numerologia dos orixás. É usado apenas por ebomis e símbolo de prestígio no candomblé. Também é chamado

(2)

C

cargo - título hierárquico para funções especiais no candomblé. comer - receber sacrifícios; receber comida.

cortar - sacrificar, matar. D

decá - espécie de autorização que legitima a senioridade, podendo o iniciado, a partir do seu recebimento, considerar-se um pai ou mãe-de-santo, estando apto a iniciar novos adeptos.

E

ebó - descarrego de más influências; limpeza espiritual; inclui o sacrifício de um animal, geralmente.

ebomi - título de senioridade que se dá a quem já tenha dado a "obrigação" de sete anos ou às pessoas que não entram em transe e se iniciam no candomblé, como é o caso dos ogãs e das ekedes.

egun - morto, balé.

ekede - ebomi do sexo feminino, que não entra em transe e tem funções de auxílio ao orixá (uma espécie de "aia" deste), tendo como obrigações principais vesti-lo, cuidar de suas roupas, dançar com ele, estar permanentemente ao seu lado quando entra em transe, atendendo a seus pedidos, enxugando o suor do rosto de seu "filho" durante a dança.

eó - o mesmo que quizila. erê - criança, no rito angola. F

ferramentas - insígnias que os orixás trazem nas mãos como símbolo de sua identidade mítica. Ogum traz uma espada, Oxóssi um arco e flecha etc.

I

(3)

ilá - grito característico e identificador de cada orixá, sendo único para cada um. Mesmo quando se trata, por exemplo, de vários Oguns, cada um deles terá seu próprio ilá, diferente dos demais.

ilê - casa, terreiro.

inkices - deuses do rito angola. iá - mãe.

iabá - orixá feminino.

iabassê - cozinheira do culto, responsável pelas comidas dos santos. iakekerê - mãe-pequena, auxiliar direta da ialorixá.

iatebexê - cargo feminino, geralmente dado a uma ekede, que tem como função cantar para os orixás, no barracão ou fora dele.

K

kelê - colar que se amarra ao pescoço do iaô durante a iniciação e que permanece assim por três meses, conhecidos como período de kelê; diz-se que ele "separa a cabeça do corpo". É chamado também de "gravata do orixá".

N

nação - rito religioso identificado às práticas das etnias de origem africana que foram trazidas ao Brasil.

O

obrigação - nome que se dá às confirmações da iniciação (de dois em dois anos, existindo obrigação de 1,3,5,7 anos e, depois, quando se tiver condições de dar). ogã - ebomi do sexo masculino, que não entra em transe.

ogó - pênis, homem. omi - água.

omó - filho, criança.

opelê ifá - instrumento oracular do babalaô. Um tipo de corrente com oito metades de caroço de dendê, que jogados aleatoriamente resulta configurações em número de dezesseis e que em dois lances fornece 256 configurações chamadas odus.

(4)

P

povo-de-santo - conjunto de todos os adeptos do candomblé ou da religião dos orixás. peji - quarto onde ficam as representações materiais dos orixás, chamadas de ibás. Q

quizila - tabu, implicância, interdição, indisposição em relação a algo ou alguém, conjunto de proibições.

R

roda de ebomi - roda de santo formada apenas pelos ebomis, situando-se dentro da roda de santo, formando com esta, um círculo concêntrico.

roda de santo - círculo formado em ordem hierárquica para a dança no barracão e que o faz no sentido anti-horário.

roncó - clausura. Espaço reservado ao recolhimento dos iniciados.

rum - o maior dos três atabaques; dança principal dos orixás; a saída, na iniciação , em que o orixá veste, pela primeira vez, suas roupas rituais e usa suas ferramentas.

S

saída - festa em que o iaô, após o período de recolhimento para a iniciação, sai pela primeira vez, apresentando-se publicamente à comunidade do povo-de-santo.

suspensão - ato pelo qual o orixá "escolhe" alguém na assistência ou na casa de santo e lhe atribui um cargo.

T

tempero - elementos que compõem o fundamento religioso, como folhas, pós, sementes etc.

V

virar - entrar em transe.

virar no santo - entrar em transe. X

Referências

Documentos relacionados

- Viúva do falecido: até prova em contrário, não pode haver viúva se não houver um

Penso logo existo; Loiras burras não pensam, logo loiras burras não existem; Meu amigo diz que não é viado por que namora com uma loira inteligente; Se uma loira inteligente

[r]

Achou que não era areia coisa nenhuma e mandou a velhinha saltou da lambreta para examinar o saco.. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse

Você sabia que se pode detectar na pele se uma pessoa é sexualmente ativa ou não1. Provas científicas demonstram que quando as mulheres fazem

Programa, normalmente recebido como um "presente" (por exemplo, cartão virtual, álbum de fotos, protetor de tela, jogo, etc), que além de executar funções para as quais

1) afilado: nariz de ponta muito fina revela temperamento curioso e penetrante. Quando o nariz é largo com a ponta fina caracteriza pessoas sagazes e ambiciosas.. 2)de

Ele que vê coisas — ou você que não enxerga um palmo diante dos olhos?. Ele que diz tudo que pensa — ou você pensa demais e