• Nenhum resultado encontrado

U NIVERSIDADEF EDERAL DOC EARÁ F ACULDADE DEE CONOMIA,A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "U NIVERSIDADEF EDERAL DOC EARÁ F ACULDADE DEE CONOMIA,A"

Copied!
43
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

FACULDADE DE ECONOMIA,ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE

CURSO DE ECONOMIA

JOSUÉ CARVALHO MONTEIRO

TURISMO E O DESENVOLVIMENTO LOCAL DA CIDADE DE PARACURU NA PERCEPÇÃO DOS

PRINCIPAIS ATORES

FORTALEZA

(2)

JOSUÉ CARVALHO MONTEIRO

TURISMO E O DESENVOLVIMENTO LOCAL DA CIDADE DE PARACURU NA PERCEPÇÃO DOS

PRINCIPAIS ATORES

Monografia apresentada à Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade – FEAAC, da Universidade Federal do Ceará, como requisito para a obtenção do grau de Bacharel em Economia.

Orientadora: Profª Drª Sandra Maria dos Santos.

FORTALEZA

(3)

JOSUÉ CARVALHO MONTEIRO

TURISMO E O DESENVOLVIMENTO LOCAL DA CIDADE DE PARACURU NA PERCEPÇÃO DOS

PRINCIPAIS ATORES

Monografia apresentada à Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade – FEAAC, da Universidade Federal do Ceará, como requisito para a obtenção do grau de Bacharel em Economia.

Orientadora: Profª Drª Sandra Maria dos Santos

Aprovada em _____/_____/__________

BANCA EXAMINADORA

_______________________________________________ Professora Dra. Sandra Maria dos Santos (Orientadora)

Universidade Federal do Ceará (UFC)

_______________________________________________ Professor Dr. Marcelo de Castro Callado

Universidade Federal do Ceará (UFC) / Departamento de Teoria Econômica (DTE)

_______________________________________________ Ms. Solange Maria Santos Freire

(4)
(5)

AGRADECIMENTOS

A Deus por ter me dado saúde e persistência em superar as dificuldades.

Agradeço à minha mãe pelo apoio, dedicação para eu sempre seguir em frente nas caminhadas da vida.

À minha esposa, Carol, por sempre acreditar que era possível continuar e sempre me dedicar palavras de conforto nas horas difíceis e de desânimo.

Aos meus primos, Dudu, Renata, Maudinha pelo amor e companheirismo dado a mim.

À minha prima-irmã, Geórgia, por sempre estar do meu lado me aconselhando e dando puxões de orelha.

À Universidade Federal do Ceará pela oportunidade de fazer o curso.

À minha orientadora, Sandra, pela paciência e ajuda que sempre foi direcionada a mim.

Aos membros da banca pelas colaborações e sugestões.

(6)

‘’Quanto tempo esperei, chegou a minha vez.’’

(7)

RESUMO

Este estudo tem como objetivo analisar o impacto do turismo para o desenvolvimento local da cidade de Paracuru. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva e quantitativa com a aplicação de um questionário junto aos turistas, moradores locais, estabelecimentos e um representante do governo. Na visão dos turistas, há uma preocupação com relação à limpeza da cidade e com a preservação ambiental. Na percepção dos moradores locais, o turismo contribui para o desenvolvimento da cidade, porém há uma concentração de forasteiros em lugar da população local. Na ótica dos estabelecimentos, a atividade turística depende das ações do governo para promover a comercialização dos produtos internos. Para o representante do governo, o secretário de turismo do município, para atrair mais turistas devem envolver quatro eixos na sequência: planejamento, infraestrutura, capacitação e marketing. Ainda em consenso com a visão dos estabelecimentos, os moradores de Paracuru não estão qualificados para trabalhar com o turismo.

(8)

ABSTRACT

The aim of this study is to analyze the impact of tourism on local development of the city of Paracuru. This is an descriptive and quantitative research with the application of a questionnaire with tourists, local residents, business and a government representative. In the view of tourists, there is concern regarding the cleanliness of the city and environmental preservation. In the perception of local residents, tourism contributes to the development of the city, but there is a concentration of foreigners instead of locals. In the view of establishments, tourism depends on the government's actions to promote the marketing of local products. For the government official, the secretary of tourism of the city, to attract more tourists should involve four axes following: planning, infrastructure, training and marketing. Also in agreement with the establishments point of view, residents of Paracuru are not qualified to work with tourism.

Keywords Tourism. Local development. Paracuru.

(9)

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

(10)

LISTA DE TABELAS

Tabela 01 – Meio de transporte utilizado para chegar ao Paracuru ... 26

Tabela 02 – Motivação para visitar o município ... 26

Tabela 03 – Meios de hospedagem utilizado ... 26

Tabela 04 – Número de visitas ao Paracuru ... 27

Tabela 05 – Viaja com quem ... 27

Tabela 06 – Avaliação em relação aos aspectos abaixo listados ... 28

Tabela 07 – Posicionamento dos moradores locais sobre a contribuição do turismo ao desenvolvimento local ... 29

(11)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ... 11

2 REFERENCIAL TEÓRICO ... 13

2.1 O turismo: abordagem conceitual e tipologias ... 13

2.2 Desenvolvimento local: abordagem conceitual e dimensões ... 17

2.3 O desenvolvimento local e o turismo ... 20

3 METODOLOGIA ... 23

3.1 Natureza da pesquisa ... 23

3.2 Procedimentos de coleta de dados ... 23

3.3 Paracuru: características básicas do município ... 24

4 ANÁLISE DOS RESULTADOS ... 25

4.1 Perfil dos turistas respondentes ... 26

4.2 Percepção do turismo pelo turista ... 26

4.3 Percepção do turismo pelos moradores locais ... 29

4.4 Percepção do turismo pelos representantes dos estabelecimentos ... 31

4.5 Percepção do turismo pelo representante do governo ... 32

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 34

REFERÊNCIAS ... 36

APÊNDICE A - QUESTIONÁRIO DIRIGIDO AO TURISTA ... 40

(12)

11

1 INTRODUÇÃO

O turismo é muito importante para a economia de uma localidade. Dentre outras razões, o

turismo pode ser entendido como elemento ativo da economia, gerando impactos sobre a renda, o emprego e o bem-estar social de um país (SANTOS; KADOTA, 2012, p. 14).

Segundo a OMT (2008), ao longo das décadas, o turismo tem recebido um crescimento e aprofundamento da diversificação para se tornar um dos setores econômicos do mundo que mais cresce. E mais, o turismo moderno está ligado ao desenvolvimento onde o crescente número de novos destinos serve para o progresso socioeconômico.

Para a EMBRATUR (2009), a evolução dos transportes, das telecomunicações e a globalização da economia fizeram com que o turismo transformasse numa das atividades econômicas que mais crescem no mundo.

Lage e Milone (2001) afirmam que viajar nos dias de hoje tornou-se vital, sendo que a importância do turismo pode ser explicado por alguns fatores socioeconômicos que favoreceram para o seu desenvolvimento, tais como: o aumento da população, urbanização, industrialização, expansão do nível de negócio, avanços nos meios de informação e comunicação e avanço nos transportes.

Para Ruschmann (2002), o turismo desempenha um papel importante e crescente na economia mundial com a geração de empregos, arrecadação de impostos, geração de divisas, principalmente em países em desenvolvimento.

Lage e Milone (2001) destacam que, as viagens turísticas ocupam lugar de destaque nas relações econômicas, sociais e políticas das sociedades.

(13)

12

O turismo constitui uma saída estratégica para o desenvolvimento econômico do Ceará, tendo em vista as dificuldades e características de sua agricultura e de sua indústria. (BENEVIDES, 1998).

O levantamento do número de turistas que visitam Paracuru, realizado pela SETUR (2013), mostra que Paracuru ocupa o nono lugar, nos anos de 2010, 2011 e 2012, entre os principais destinos turísticos do Estado do Ceará, representando, em média, 1,58% da demanda turística do Estado. O maior número de turistas é percebido em 2012, com 41.274 pessoas. A média do número de dias que os turistas passaram em Paracuru foi de 8,63 dias.

A metodologia desta monografia compreende pesquisa de natureza descritiva e quantitativa. Foi feita uma pesquisa de campo na localidade, com a aplicação de um questionário junto aos turistas, moradores locais, estabelecimentos locais e representante do município de Paracuru/CE.

O objetivo geral deste trabalho, portanto, consiste em analisar o impacto do turismo para o desenvolvimento local na cidade de Paracuru. Tem-se como objetivos específicos: descrever o perfil do turista do Paracuru; verificar os impactos que o turismo traz na cidade de Paracuru no contexto econômico; e verificar os impactos que o turismo traz na cidade de Paracuru no contexto social.

A monografia está organizada em sete seções, incluindo esta Introdução que evidencia a relevância da pesquisa, bem como a estrutura de desenvolvimento deste estudo.

Na seção 2 apresenta-se o referencial teórico sobre o tema turismo e desenvolvimento local. Tem-se uma abordagem sobre a abordagem conceitual e tipologias do turismo. Em seguida, faz-se uma abordagem conceitual e as dimensões de desenvolvimento local. E, por fim, uma interação entre os dois temas: turismo e desenvolvimento local.

Na seção 3 será apresentada a metodologia da pesquisa e desenvolvimento do estudo de caso.

Na seção 4 serão identificadas as análises dos resultados da pesquisa de campo.

(14)

13

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Nessa seção serão expostos os conceitos necessários para a compreensão da pesquisa realizada.

2.1 O turismo: abordagem conceitual e tipologias

O turismo, segundo Barbosa (2002), teve sua origem no inglês tourism que era

originário do francês tourisme. A palavra tour, originária do francês, é derivada do latim tornare e do grego tornos que significa círculo ou giro.

Ignarra (2003) define o turismo como sendo a união de setores e indústrias que se relacionam com a realização de uma viagem, tais como: transportes, alojamentos, serviços de alimentação, lojas, espetáculos, instalações para atividades diversas e outros serviços receptivos disponíveis para indivíduos ou grupos que viajam para fora de casa.

Para Theobald (2002), o turismo é definido como um domínio dinâmico envolvendo a migração temporária de indivíduos e grupos por prazer e/ou a negócios, que supre as necessidades de viajantes, a caminho e no destino, e os impactos econômicos, socioculturais e ecológicos que os viajantes e a indústria sofrem na área de destino.

Para tentar definir o turismo, Barretto (2003) afirma que o turismo é um fenômeno social que consiste no deslocamento voluntário e temporário de indivíduos ou grupos de pessoas que, fundamentalmente por motivo de recreação, descanso, cultura ou saúde, saem de seu local de residência habitual para outro, no qual não exercem nenhuma atividade lucrativa nem remunerada, gerando múltiplas inter-relações de importância social, econômica e cultural.

De acordo com Cruz (2002), o turismo é uma prática social, que envolve o deslocamento de pessoas pelo território e que tem no espaço geográfico seu principal objeto de consumo.

(15)

14

Para Beni (2004), a visão do Turismo distinguem-se três vertentes diferentes de análise teórica da atividade turística:

a) Na primeira vertente, a atividade turística se coloca na perspectiva da produção e envolve empresas que atuam no setor. Algumas empresas operam a agregação da matéria-prima em produto acabado, enquanto outras empresas oferecem bens e serviços já existentes.

b) Na segunda vertente, refere-se à distribuição do produto ao consumidor. Nessa vertente há uma analogia entre a atividade de produção e de distribuição. É um setor onde são produzidos preferencialmente serviços.

c) Na terceira vertente, leva em consideração a identificação dos condicionantes de viagem e os componentes comportamentais do viajante, o tempo de permanência no local, os equipamentos receptivos solicitados, as motivações da destinação e as informações socioeconômicas do consumidor.

Sendo assim, segundo Beni (2004), em relação à indicação dessas três linhas, a primeira linha se preocupa em saber quais são os segmentos produtivos e as empresas que devem ser considerados essencialmente como turísticas, e que integram o setor turismo na economia. A segunda linha procura definir as relações do turismo como o resto da atividade econômica, para o que se serve das definições dele provenientes da primeira linha de análise teórica, que considera a atividade a partir do lado da oferta. E, por fim, a terceira linha, que o faz a partir da demanda, gira em torno da própria definição de turista, cujas atividades, por extensão, permitem determinar o que se entende por turismo.

Cunha (2001) afirma que, antigamente, lazer, negócios, família, missões ou reuniões eram os motivos para se realizar o turismo. O mesmo autor confirma que atualmente o Turismo abrange todo e qualquer motivo, com exceção àqueles que visam a obtenção de uma remuneração.

O turismo, conforme a Organização Mundial do Turismo, é

um fenômeno social, cultural e econômica relacionada ao movimento de pessoas para lugares fora do seu local de residência habitual, sendo o prazer motivação habitual. (OMT, 2008).

(16)

15

Quadro 1 – Tipologias do turismo

Tipologias Descrição

Turismo Social É a atividade turística que promove a igualdade de oportunidades, a solidariedade e o exercício da cidadania na visão da inclusão.

Ecoturismo

É a utilização da atividade turística que utiliza, de forma sustentável o patrimônio natural e cultural incentivando a sua conservação, através d consciência ambientalista e promovendo o bem-estar das

populações.

Turismo Cultural

É a atividade turística relacionada à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura. Enquadram-se: Turismo Cívico, Turismo Religioso, Turismo Étnico, Turismo Místico e Esotérico.

Turismo de Estudos e Intercâmbio

É a movimentação turística gerada por atividades e programas de aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional.

Turismo de Esportes É a atividade turística decorrente da prática, do envolvimento ou da observação de modalidades esportivas.

Turismo de Pesca É a atividade turística decorrente da prática da pesca amadora.

Turismo Náutico

É a atividade turística que utiliza embarcações náuticas como finalidade da movimentação turística. Dependendo do local, o Turismo Náutico se caracteriza como: Turismo Fluvial, Turismo em Represas, Turismo Lacustre e Turismo Marítimo.

Turismo de Aventura É o movimento turístico decorrente da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo.

Turismo de Sol e Praia

É a atividade turística relacionada à recreação, entretenimento ou descanso em praias, em função da presença conjunta de água, sol e calor.

Turismo de Negócios e Eventos

É o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social.

Turismo Rural

(17)

16

Continuação

Turismo de Saúde

É a atividade turística decorrente da utilização de meios e serviços para fins médicos, terapêuticos e estéticos. Alguns termos podem ser utilizados como Turismo de Saúde tais como: Turismo Hidrotermal, Turismo Hidromineral, Turismo Hidroterapêutico, Turismo Termal, Termalismo, Turismo de Bem-estar, Turismo de Águas e vários outros.

Fonte: Ministério do Turismo, 2014.

Paracuru está inserido na tipologia de Turismo de Sol e Praia. A presença conjunta de água, sol e calor constitui-se o principal fator de atratividade ocasionada especialmente por temperaturas quentes ou amenas propícias à balneabilidade. Com isso, a infraestrutura para o Turismo e Sol e Praia está baseada em: temperatura e calor, litoral e suas praias, comunicações e transporte, serviços de limpeza de areia, águas e saneamento básico.

Os principais atrativos turísticos são os recursos naturais (montanhas, costas ou litoral, hidrografia, parques e reservas de fauna e flora, etc), os recursos histórico-culturais (festas, gastronomia, artesanato, música, feiras, ec), realizações técnicas e científico-contemporâneas (exploração industrial, centro científicos e tecnológicos, etc) e acontecimentos programados - realizações desportivas, artísticas, culturais, sociais, gastronômicas etc. (LAGE; MILONE, 2001).

Cunha (2001) considera que um destino turístico é, acima de tudo, um espaço de uma região onde estão concentrados atrativos que originam deslocamentos e que é estruturado a dar resposta às necessidades de permanência temporária de pessoas por diversos motivos.

Para Gooldner, Ritchie e McIntosh (2002) há quatro principais motivos para a realização do turismo. O primeiro é o físico que envolve o relaxamento do corpo e da mente, saúde, esportes. O segundo motivo é o cultural que abrange o desejo de conhecer outras culturas. O terceiro é o interpessoal que tem o desejo de conhecer novas pessoas ou de visitar parentes e amigos. E o quarto motivo engloba o status e prestígio pelo desejo de

reconhecimento e atenção de outras pessoas.

(18)

17

Lage e Milone (2001) afirmam que os turistas, as empresas turísticas, o governo e a comunidade anfitriã correspondem aos grupos que são importantes para o desenvolvimento do turismo. Os turistas buscam vários tipos de experiências ou satisfações que buscam maximizar a utilidade ou a satisfação de suas viagens. As empresas turísticas veem o turismo como uma oportunidade de aumentar ao máximo os seus lucros, proporcionando os vários tipos de bens e serviços que o mercado turístico demanda. O turismo assume o turismo como um fator econômico. E, por fim, a comunidade anfitriã é a representação de pessoas nativas da região turística.

O turismo se apresenta como um setor econômico que, mais rapidamente e com menores investimentos, consegue atuar nos territórios e atingir impactos positivos significativos. (SANTOS, 2014).

O turismo é considerado uma atividade econômica porque, segundo Santos (2014), provoca um efeito multiplicador na economia. As relações econômicas derivadas do

turismo surgem desde o momento da decisão de ‘’fazer turismo’’. A prática desta atividade

envolve vários segmentos de atividades econômicas que vão desde a procura por uma agência de viagem ou compra de uma passagem até o consumo no comércio local onde se pratica a atividade turística.

Para Ruschmann (2002), o turismo desempenha um papel importante e crescente na economia mundial com a geração de empregos, arrecadação de impostos, geração de divisas, principalmente em países em desenvolvimento.

Barbosa (2004) ressalta que o turismo bem planejado contribui a conservação do meio ambiente, bem como reduzindo os impactos negativos, tais como a preservação de áreas naturais, melhorias na qualidade ambiental (controle da água e da poluição, por exemplo), melhorias no sistema de água e esgoto.

2.2 O Desenvolvimento local: abordagem conceitual e dimensões

(19)

18

O desenvolvimento local é definido como

um processo endógeno de mudança, que leva ao dinamismo econômico e à melhoria da qualidade de vida da população em pequenas unidades territoriais e grupamentos humanos. O desenvolvimento local deve mobilizar e explorar as potencialidades locais e contribuir para elevar as oportunidades sociais e a viabilidade e a competitividade da economia local (BUARQUE, 2008, p. 25).

Corroborando com esse enfoque, Amaral Filho et al (2002, p. 262) ressaltam que:

o processo de crescimento econômico que implica uma contínua ampliação da capacidade de agregação de valor sobre a produção, bem como a capacidade de absorção da região, cujo desdobramento é a retenção do excedente econômico gerado na economia local e/ou atração de excedentes de outras regiões. Esse processo tem como resultado a ampliação do emprego, do produto e da renda do local ou da região.

O desenvolvimento local, para Milani (2005) é uma modificação consciente da realidade local que envolve diversos atores e esferas de poder, tais como a sociedade civil, instituições privadas e o governo tendo, cada um, a sua função que contribui para o desenvolvimento local. Milani associa a importância do global associado ao local

Milani (2005) enfatiza que o desenvolvimento deve ser entendido considerando os aspectos locais e que estes têm importância quando associado ao global (e vice versa), tendo em vista que um está em constante mudança quando sofrem interferências do outro. Associado a essa ideia, o desenvolvimento local pode ser tratado, de acordo com Lins (2012), como uma experiência em que as relações com o exterior (nacional ou internacional) são

estabelecidas de forma a trazer benefícios locais. As regiões “ganhadoras” são justamente

aquelas que encontram um modo próprio de integração aos mercados, e não aquelas que se fecham.

(20)

19

O desenvolvimento local é, para Paula (2008), resultado do esforço para a identificação, reconhecimento e valorização dos ativos locais. A partir daí, há o aproveitamento e desenvolvimento das potencialidades, as vocações, as oportunidades, e as vantagens comparativas e competitivas de cada território favorecendo, dessa forma, o crescimento econômico, elevação do capital humano, capital social e a melhoria das condições do governo local.

Coriolano (1998) simplifica a definição de desenvolvimento local como sendo, acima de tudo, um desenvolvimento em escala humana acatando às demandas em esferas sociais.

O desenvolvimento local é um processo de crescimento econômico que busca melhorar a qualidade de vida da população utilizando as potencialidades da própria comunidade e é um processo em que o setor social interage com o setor econômico. (ZAPATA, 2004).

Nesse contexto, vale ressaltar que, de acordo com Ferreira (2014), a criação de associações ou cooperativas ajuda na solução de problemas, bem como fortalece o exercício da ação coletiva.

Para definir desenvolvimento local, Martins (2002) aborda o tema como um processo de reativação da economia e de dinamização de uma sociedade local, com base no aproveitamento ótimo dos recursos endógenos, objetivando o crescimento da economia, a criação de emprego e a melhoria da qualidade de vida.

Nesse sentido Koehnen (2012) relata que o desenvolvimento local envolve as dimensões de autonomia, cidadania e participação dos atores locais para combater as desigualdades locais e procurar soluções inovadoras.

(21)

20

Associado à população, a participação do Estado é essencial para o desenvolvimento local. Portanto,

o envolvimento do Estado no planejamento do turismo pode garantir que o desenvolvimento do turismo seja integrado às necessidades mais amplas do território, incluindo as dimensões econômica, social, ambiental e política do país anfitrião (TRENTIN, 2012, p. 5).

Buarque (2008) considera o desenvolvimento local como uma forma de conexão econômica com o contexto regional que gera oportunidades exigindo especializações nos segmentos em que apresentam vantagens competitivas.

2.3 O desenvolvimento local e o turismo

Barbosa (2004) salienta que o turismo é importante para o desenvolvimento local porque pode preservar a identidade cultural, a preservação ambiental, geração de emprego, geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população.

Ainda em consenso com Barbosa (2004), o relacionamento entre os turistas e o interesse da população local de receber os turistas resulta no desenvolvimento econômico, tais como o aumento de empregos e de consumo de bens e serviços. Além da circulação de moeda, elevação do nível social da população e surgimento de empresas ligadas ao turismo.

O setor público, para Barbosa (2004), se beneficia da atividade turística, pelo fato de o dinheiro gerado pelas atividades turísticas ter um efeito multiplicador seja pela maior arrecadação de impostos e taxas, aumento da urbanização, incremento das indústrias associadas à atividade turística, sendo uma consequência positiva para o desenvolvimento local de uma região.

Mathieson e Wall (1987 apud TRENTIN, 2012, p.4) enfatiza que o desenvolvimento local e o aproveitamento das potencialidades do turismo, no que se refere à dinamização da economia, quanto maior for o número de conexões internas entre os setores da economia, menor a probabilidade de que seja necessário importar materiais de fora da região, estado ou país, pois os efeitos multiplicadores do turismo serão mais acentuados no território.

(22)

21

Barbosa (2004, p.111) afirma que o turismo pode compreender algumas condições que são importantes para o desenvolvimento econômico da atividade que são a preservação da identidade cultural, a preservação ambiental, a geração de emprego e renda, o desenvolvimento participativo e melhoria da qualidade de vida.

Lindberg e Hawkins (2001) citam alguns pontos importantes para aumentar a interação entre o turismo e o desenvolvimento local: a participação local é, o maior envolvimento das lideranças locais, raciocínio de agente de mudança, análise das condições específicas do local, incentivo aos investidores e a avaliação dos progressos.

Para que o turismo se represente um desenvolvimento em termos locais é importante considerar que, para Benevides (1998), as populações locais não percam a sua identidade cultural por ser um dos motivos de atração turística. Outro fator que o autor destaca é que, para que o turista valorize as atratividades culturais e ambientais, a população local participe no desenvolvimento da região.

Para Benevides (1998), em relação ao turismo e a economia, o desenvolvimento é um processo onde a sociedade utiliza a sua capacidade produtiva de forma positiva para aumentar quantitativamente e qualitativamente os bens e serviços disponíveis na economia, decorrente de inovações tecnológicas e organizacionais refletindo, dessa forma, na qualidade de vida da população nesse processo.

Para Rodrigues (1997), dentro do papel do turismo no processo de desenvolvimento urbano e socioeconômico das localidades com atividade turística, especialmente em zonas litorâneas, cada vez mais, se verifica a adoção de estratégica como forma de promover o desenvolvimento de um local, como ocorreu no nordeste brasileiro, numa tentativa de mitigar as diferenças sociais e econômicas na região.

(23)

22

Santos (2014) ressalta que o potencial da atividade turística contribui para o crescimento das economias das regiões, para a ordenação do território, atrair investimentos. O mesmo autor ressalta, ainda que, esse potencial mobiliza outros setores tais como o comércio e o imobiliário.

(24)

23

3 METODOLOGIA

Essa seção tem por objetivo mostrar o caminho adotado para a realização desta pesquisa, destacando todo o processo utilizado para a realização deste estudo, como forma de garantir a confiabilidade e o rigor científico do trabalho.

3.1 Natureza da pesquisa

A pesquisa é de natureza descritiva e quantitativa. Foi feita uma averiguação bibliográfica, recorrendo a livros, artigos relacionados ao tema, investigação na internet, publicação de monografias, jornais, com o propósito de adquirir dados para a elaboração da monografia.

Em relação à pesquisa descritiva, para Lakatos e Marconi (2010) destaca que a pesquisa tem o objetivo de descrever, através da coleta de dados, as características de uma população.

Conforme destaca Lakatos e Marconi (2010), é um modelo investigação de pesquisa empírica que tem o objetivo de formular questões ou de um problema com as finalidades de desenvolver hipóteses, aumentar a familiaridade do pesquisador com o ambiente para a realização de uma pesquisa futura mais precisa ou modificar e clarificar conceitos.

A pesquisa é quantitativa devido à necessidade de demonstrar em números as informações da coleta de dados para facilitar a análise de dados e, consequentemente uma conclusão mais precisa. A pesquisa quantitativa, para Lakatos e Marconi (2010) tem o objetivo da coleta sistemática de dados sobre populações, programas ou amostras de populações e programas, utilizando técnicas como entrevistas, questionários e utilizam procedimentos de amostragem.

3.2 Procedimentos de coleta de dados

(25)

24

Com relação a coleta de dados primários, foi realizada uma pesquisa de campo junto aos turistas, moradores locais, estabelecimentos comerciais e o secretário de turismo da cidade no período de 29 a 31 de maio.

Foram utilizados dois instrumentos de coleta direcionados respectivamente para o turista (Apêndice A) e para os moradores locais, estabelecimentos comerciais e o secretário de turismo da cidade (Apêndice B).

A seleção dos sujeitos da pesquisa se deu de forma aleatória e não probabilística.

3.3 Paracuru: características básicas do município

Em acordo com o IBGE (2014) possui uma área de 300.286 km2 e está distante de 89,90 km da capital do Estado do Ceará. Paracuru, que desde 2014 faz parte da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), tendo como municípios limítrofes São Gonçalo do Amarante e Paraipaba. A população de Paracuru é de 31.636, sendo 15.852 homens e 17.784 mulheres. O número de habitantes no intervalo de 0 a 19 anos é de 11.820 (representando aproximadamente 38%), o grupo de 20 a 59 anos tem 16.478 (aproximadamente 52%) e, por fim, o número de habitantes que estão inseridos no intervalo de 60 em diante é de 3.320 (representando aproximadamente 10%). O número de habitantes que residem em áreas urbanas é de 20.589, equivale a dizer que é cerca de 65% da população total, e que o número de habitantes que residem em áreas rurais é de 11.047, representando aproximadamente 35%. (IBGE, 2010)

(26)

25

Sob o aspecto da educação, segundo o IBGE (2014), em 2012, o número de escolas públicas somam 34, com 427 docentes distribuídos em todas as escolas, e de escolas particulares somam 3, com 47 docentes distribuídos em todas as escolas particulares. Ainda no mesmo ano, o número de matrículas de todas as escolas particulares nas três esferas de ensino (pré-escolar, ensino fundamental e ensino médio) é de 8.872. Nas escolas particulares, o número de matrículas efetuadas, também nas três esferas de ensino, é de 590.

Para o IPECE (2014), em 2011, Paracuru, apresentou o IDM (Índice de Desenvolvimento Municipal) o valor de 37,82 (16º no Ceará) e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) o valor de 0,641 (67º no Ceará). Em 2010, o número de habitantes com rendimento domiciliar per capita de até R$ 70,00, considerados extremamente

pobres, é de 6.259, representa 19,78%. Em 2011, o número de empregos formais foi de 3.773. A Administração Pública foi o que mais empregou com aproximadamente 54,2%, ou seja, 2.045 empregos formais. Os Serviços, a Indústria de Transformação, o Comércio e a Agropecuária fecham a sequência dos cinco setores que mais oferecem empregos formais com, respectivamente, 494, 483, 365, 336. Nesse contexto, em 2011, a Administração Pública foi o setor que mais teve empregos formais para as mulheres, com 1.249. E a Indústria de Transformação foi o setor que mais ofertou empregos formais para os homens, com 445.

Segundo a Prefeitura de Paracuru (2015), Paracuru tem como uma das principais fontes de renda própria os Royalties do petróleo que, em 2012, de acordo com o Tribunal de Contas do Município (2015) recebeu uma cota de R$ 1.765.528,68.

É importante ressaltar que Paracuru é conhecida pela beleza cênica e pela prática de esportes radicais, como o surf, kitesurf, windsurf, etc. (SOUSA, 2008, p. 250). Para a

SETUR (CEARÁ, 2014), no Paracuru, as ondas são perfeitas e os ventos são constantes, favorecendo a prática de esportes de aventura como o kitesurf e o windsurf. O município

conta com uma faixa litorânea de 17km, tendo em seu ecossistema uma rica diversidade de dunas, falésias, manguezais e piscinas naturais.

4 ANÁLISE DOS RESULTADOS

(27)

26

4.1 Perfil dos turistas respondentes

Foram entrevistados 60 (sessenta) turistas, sendo trinta homens e trinta mulheres. Desses, trinta e cinco tinham o ensino médio completo, treze possuíam o ensino superior incompleto, nove pessoas possuíam o diploma de ensino superior e três turistas tinham o ensino fundamental incompleto ou menos. Na questão da renda familiar, vinte pessoas possuíam uma renda acima de 4 salários mínimos. Trinta e uma pessoas possuíam uma renda de 2 a 3 salários mínimos e nove turistas tinham uma renda familiar de 1 a 2 salários mínimos.

4.2 Percepção do turismo pelo turista

Questionou-se aos turistas qual o meio de transporte utilizado para chegar ao Paracuru, a motivação para visitar o município. O resultado desta pergunta é que 14 pessoas (23,33%) utilizaram transporte coletivo, 20 pessoas (33,33%) utilizaram carro próprio e 26 pessoas (43,33%) optaram pela opção outros que significa que foram ao município de carro de amigos ou parentes.

Tabela 01 - Meio de Transporte utilizado para chegar ao Paracuru Meio de Transporte

Utilizado Quantidade Porcentagem(%)

Transporte Coletivo 14 23,33

Carro Próprio 20 33,33

Outros 26 43,33

Total 60

Fonte: Dados da pesquisa de campo, 2015.

Tabela 02 - Motivação para visitar o município

Motivação para

visitar? Quantidade Porcentagem(%)

Praia 28 46,67

Hotéis / Pousadas 0 0,00

Atrações Culturais 0 0,00

Restaurantes 0 0,00

Outros 32 53,33

Total 60

Fonte: Dados da pesquisa de campo, 2015.

Tabela 03 - Meio de hospedagem utilizado

Meio de hospedagem

utilizado Quantidade Porcentagem(%)

(28)

27

Pousada 3 5,00

Casa / Apto de amigos 28 46,67

Casa / Apto da família 25 41,67

Outros 0 0,00

Total 60

Fonte: Dados da pesquisa de campo, 2015.

Ao serem questionados sobre a motivação para visitar Paracuru, 32 turistas (53,33%) informaram que a motivação maior é para descansar no final de semana. A maior concentração de turistas, no quesito de meio de hospedagem que utilizaram, é na casa ou apartamento de amigos (46,67%) e casa ou apartamento da família (41,67%). (Tabelas 02 e 03).

Quanto ao numero de vezes que os turistas visitaram Paracuru, dos 60 turistas que responderam o questionário, 3 pessoas (5%) informaram que estavam visitando Paracuru pela primeira vez, 9 turistas (15%) já tinham visitado Paracuru em uma outra ocasião, e 48 pessoas (80%) informaram que visitaram Paracuru mais de uma vez. (Tabela 04).

Tabela 04 - Número de visitas ao Paracuru

Quantas vezes já visitou

Paracuru? Quantidade Porcentagem(%)

Primeira Vez 3 5,00

Uma Vez 9 15,00

Mais de uma Vez 48 80,00

Total 60

Fonte: Dados da pesquisa de campo, 2015.

Outra questão respondida pelos turistas foi com quem eles estavam viajando. Trinta e quatro (56,67%) pessoas responderam que estavam viajando com amigos e vinte e seis (43,33%) estavam viajando com a família. (Tabela 05).

Tabela 05 - Viaja com quem?

Viaja com quem? Quantidade Porcentagem(%)

0 0,00

Amigos 34 56,67

Família 26 43,33

Excursão 0 0,00

Total 60

(29)

28

Na Tabela 06, mostra o resultado da avaliação apresentada aos turistas sobre alguns aspectos. Cinquenta pessoas responderam que a infraestrutura da cidade era boa, cinquenta e três responderam que os meios de hospedagem eram bons. Quarenta e cinco por cento dos entrevistados disseram que o atendimento nos estabelecimentos comerciais era regular, podendo deduzir que a cidade de Paracuru ainda não oferece um serviço de qualidade. Cinquenta e cinco por cento dos turistas consideraram que bom o serviço de limpeza da cidade e a atenção com a preservação ambiental, porém há um número considerado de pessoas que acharam ruim ou regular.

Tabela 06 - Avaliação em relação aos aspectos abaixo listados

Aspectos Ruim % Regular % Bom % Muito Bom % Ótimo % Total

Infraestrutura da

Cidade 0 0,00 0 0,00 50 83,33 10 16,67 0 0,00 60 Meios de

Hospedagem 0 0,00 0 0,00 53 88,33 0 0,00 7 11,67 60 Atendimento nos

Estabelecimentos

Comerciais 0 0,00 27 45,00 23 38,33 10 16,67 0 0,00 60 Limpeza da Cidade 12 20,00 15 25,00 33 55,00 0 0,00 0 0,00 60 Segurança 0 0,00 0 0,00 48 80,00 12 20,00 0 0,00 60 Atrações Culturais 0 0,00 3 5,00 50 83,33 7 11,67 0 0,00 60

Continuação

Atenção com a Preservação

Ambiental 12 20,00 15 25,00 33 55,00 0 0,00 0 0,00 60 Receptividade da

População Local 0 0,00 0 0,00 34 56,67 16 26,67 10 16,67 60 Fonte: Dados da pesquisa de campo, 2015.

O aspecto de segurança é satisfatório atingindo a totalidade que consideram bom ou muito bom. Cinquenta pessoas consideram boas as atrações culturais. A receptividade da população local representam níveis bom, muito bom e ótimo, o que confirma a hospitalidade da população de Paracuru.

(30)

29

praias, principalmente em dias que antecedem o final de semana, criação de poços profundos para não afetar não abastecimento da água para a população e visitantes, iluminação adequada para não comprometer a segurança, revitalização de praças.

4.3 Percepção do turismo pelos moradores locais

Um pouco mais de cinquenta e oito por cento concordava que o turismo contribui para o desenvolvimento da cidade. Na afirmativa de que o turismo gerava emprego e renda para os moradores, 28 pessoas (46,67%) disseram que concordavam e 53,33% das pessoas disseram que não concordava e nem discordava. Para 55% dos moradores, o turismo contribui para a preservação local e a totalidade dos entrevistados concordava totalmente ou concordava que o turismo local depende do grupo governamental. Oitenta por cento não concordava e nem discordava que os moradores da cidade estavam bem preparados para trabalhar com o turismo. Em relação à concentração de forasteiros que ocupam o lugar da população local, 70% dos moradores concordam totalmente. (Tabela 07).

Analisando os resultados da Tabela 07, 91,67% dos moradores não consideram que os turistas invadem o espaço dos moradores e ainda consideram que há uma relação positiva entre eles e os turistas. Setenta e cinco por cento dos moradores concordam totalmente ou concordam que a atividade turística possibilita-os aprenderem novas funções com o trabalho.

O questionário respondido pelos moradores locais indicou que o período de maior presença de turistas na cidade é o Réveillon seguido do Carnaval, Semana Santa, férias

escolares e campeonatos esportivos, nessa ordem.

Tabela 07 - Posicionamento dos moradores locais sobre a contribuição do turismo ao desenvolvimento local

Afirmativas CT % C % NC / ND % D % DT % Total

O turismo contribui para o

desenvolvimento da cidade

25 41,67 35 58,33 0 0,00 0 0,00 0 0,00 60

O turismo gera emprego e renda para os moradores

0 0,00 28 46,67 32 53,33 0 0,00 0 0,00 60

O turismo contribui para a preservação

(31)

30

O turismo local depende do grupo governamental

18 30,00 42 70,00 0 0,00 0 0,00 0 0,00 60

Os moradores de Paracuru estão bem preparados para trabalhar com o turismo

0 0,00 0 0,00 48 80,00 12 20,00 0 0,00 60

O turismo trouxe concentração de forasteiros no lugar da população local

42 70,00 18 30,00 0 0,00 0 0,00 0 0,00 60

A população local sente seu espaço

invadido pelos turistas 0 0,00 0 0,00 5 8,33 55 91,67 0 0,00 60

Há uma relação positiva entre o turista

e a população local 0 0,00 55 91,67 20 8,33 0 0,00 0 0,00 60

A atividade turística possibilita aos

moradores aprenderem novas funções com o trabalho

15 25,00 30 50,00 15 25,00 0 0,00 0 0,00 60

Fonte: Dados da pesquisa de campo, 2015.

CT = Concordo Totalmente / C = Concordo / NC / DC = Nem Concordo / Nem Discordo D = Discordo / DT = Discordo Totalmente

Na opinião dos moradores, o turismo tem contribuído para o desenvolvimento de Paracuru porque gera emprego e oportunidade de renda extra. Muitos moradores, através de um evento festivo na cidade, onde ocorre um grande fluxo de turistas, vendem sanduíches, bebidas, acessórios de decoração, etc.

(32)

31

4.4 Percepção do turismo pelos representantes dos estabelecimentos locais

Sessenta por cento dos entrevistados concordam que o turismo contribui para o desenvolvimento da cidade. E 93,33% concordam que o turismo gera emprego e renda para os moradores e que o turismo local depende do governo e discordam que a população local sente o seu espaço invadido pelos turistas. Dentre os 30 entrevistados, 83,33% concordam que o turismo contribui para a preservação local, discordam que os moradores de Paracuru estão bem preparados para trabalhar com o turismo e 76,67% não concordam e nem discordam que o turismo trouxe concentração de forasteiros no lugar da população local. Todos os 30 entrevistados concordam que há uma relação positiva entre o turista e a população local a atividade turística possibilita aos moradores aprenderem novas funções com o trabalho. (Tabela 08).

Tabela 08 - Posicionamento dos representantes dos estabelecimentos locais sobre a contribuição do turismo ao desenvolvimento local

Afirmativas CT % C % NC / ND % D % DT % Total

O turismo contribui para o

desenvolvimento da cidade

12 40,00 18 60,00 0 0,00 0 0,00 0 0,00 30

O turismo gera emprego e renda para

os moradores 0 0,00 28 93,33 2 6,67 0 0,00 0 0,00 30 O turismo contribui

para a preservação

local 0 0,00 25 83,33 5 16,67 0 0,00 0 0,00 30 O turismo local

depende do grupo governamental

2 6,67 28 93,33 0 0,00 0 0,00 0 0,00 30

Os moradores de Paracuru estão bem preparados para trabalhar com o turismo

0 0,00 0 0,00 5 16,67 25 83,33 0 0,00 30

O turismo trouxe concentração de forasteiros no lugar da população local

0 0,00 7 23,33 23 76,67 0 0,00 0 0,00 30

A população local sente seu espaço invadido pelos turistas

0 0,00 0 0,00 2 6,67 28 93,33 0 0,00 30

Há uma relação positiva entre o turista

(33)

32

A atividade turística possibilita aos

moradores aprenderem novas funções com o trabalho

0 0,00 30 100,00 0 0,00 0 0,00 0 0,00 30

Fonte: Dados da pesquisa de campo, 2015.

CT = Condordo Totalmente / C = Concordo / NC / DC = Nem Concordo / Nem Discordo D = Discordo / DT = Discordo Totalmente

Para os representantes locais, o Réveillon é o período com maior presença de

turistas seguido da Semana Santa, Carnaval, férias escolares e campeonatos esportivos.

Na opinião dos representantes dos estabelecimentos locais, o turismo tem contribuído para o desenvolvimento de Paracuru porque aumenta o fluxo de visitantes na cidade e, consequentemente, aumento de clientes. A população local não participa das decisões relacionadas às atividades turísticas.

Para os representantes dos estabelecimentos o que deve melhorar para atrair mais turistas é uma maior divulgação dos eventos do município para, dessa forma, aumentar o fluxo de pessoas na cidade. O turismo trouxe algumas mudanças para a cidade, na visão dos representantes dos estabelecimentos, que é a oportunidade de emprego para os moradores.

4.5 Percepção do turismo pelo representante do governo

Para o representante do governo, o secretário de turismo Ângelo Tuzze, concorda totalmente que o turismo contribui para o desenvolvimento da cidade e que o turismo gera emprego e renda para os moradores. Ângelo Tuzze concorda que o turismo local depende do apoio do governo e que há uma relação positiva entre o turista e a população local apesar de ter trazido uma concentração de forasteiros no lugar da população local. O secretário discorda que os moradores de Paracuru estão bem preparados para trabalhar como turismo.

Para Ângelo, o Réveillon é o principal período de maior presença de turistas,

acompanhado da Semana Santa, Carnaval, férias escolares e campeonatos esportivos.

(34)

33

O secretário informou que a população não participa das decisões relacionadas às atividades turísticas. Ele considera que o foco de atuação para atrair mais turistas deve passar por quatro eixos, na sequência: planejamento, infraestrutura, capacitação e estratégias de

marketing.

(35)

34

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Paracuru é rico em belezas naturais, tais como a praia e as dunas. Sendo assim, foi percebido, na pesquisa, que uma grande parte dos turistas entrevistados demonstrara preocupação quanto à atenção com a preservação ambiental. A grande maioria dos turistas se hospedara em casas ou apartamentos de amigos e familiares. Poderia haver uma maior publicidade para atrair público para se hospedarem em hotéis ou pousadas.

Percebe-se que o turista que visita Paracuru considera a cidade acolhedora e muito boa para a prática de esportes aquáticos e para o descanso de uma longa semana de trabalho. Todos os turistas que visitam a cidade têm a intenção de retornar.

Para os moradores locais e os para os representantes dos estabelecimentos locais o

Réveillon é o principal evento da cidade. Para os turistas, o carnaval vem em segundo lugar e

para os representantes dos estabelecimentos, a Semana Santa. Os representantes dos estabelecimentos, o carnaval foi há muito tempo a principal fonte de aquecimento de vendas em eventos na cidade.

Um ponto bastante importante que os turistas e os representantes de estabelecimentos levantaram foi a duplicação da CE-85 que facilitou o trajeto de Fortaleza a Paracuru diminuindo, dessa forma, o risco de acidentes na estrada.

Todas as pessoas que responderam têm, como denominador comum, a ideia de que o turismo traz muitos benefícios para a cidade de Paracuru.

Pelo objetivo geral deste trabalho, os impactos positivos que o turismo traz para o desenvolvimento local na cidade de Paracuru são o efeito multiplicador, ampliação da perspectiva social, apreciação do patrimônio e da identidade étnica, conscientização da necessidade de consumação, possibilidade de boa melhoria da infraestrutura da cidade, oportunidade de aumento de emprego e renda. É importante destacar os impactos negativos como poluição, sazonalidade, imigração de estrangeiros com mão-de-obra.

(36)

35

(37)

36

REFERÊNCIAS

ALBUQUERQUE, Diná. Paracuru e sua história. Fortaleza: Realce, 2003.

AMARAL FILHO, Jair do; AMORIM, Mônica; RABELO, Dayane; MOREIRA, Maria Vilma C.; ARAÚJO, Miriam Rebouças de; ROCHA, Glauter; SCIPIÃO, Tatiana. Núcleos e arranjos produtivos locais: casos do Ceará. In: Seminário internacional para sistemas produtivos locais MPME, Mangaratiba-RJ, 2002.

ARRUDA, Eliane Curvello. O Ceará além do Sol e Mar. Empreendedorismo e inovações no turismo. In: CONGRESSO PAN-AMERICANO DE ESCOLAS DE HOTELARIA,

GASTRONOMIA E TURISMO, Ceará, p. 56-64, 2012.

BARBOSA, Fábia Fonseca. O Turismo como um fator de desenvolvimento local e/ou regional, 2004. Disponível em:

http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15380. Acesso em 25/03/2015.

BARBOSA, Ycarim Melgaço. História das viagens e do turismo. São Paulo: Aeph, 2002. BARRETTO, Margarida. Manual de iniciação ao estudo do turismo. 13. ed. rev. atual. Campinas: Papirus, 2003.

BENEVIDES, I. P. Para uma agenda de discussão do turismo como fator de desenvolvimento local. In: RODRIGUES, A. B. (org.). Turismo e desenvolvimento local. São Paulo: Hucitec, 1998.

BENI, M.C. Análise estrutural do turismo. 10ª ed. São Paulo: Senac, 2004.

BORGES, César. Globalização e turismo: analise de seus impactos no Estado do Ceará na década 1992/2002. Fortaleza: Gráfica e Editora Nacional, 2009.

BUARQUE, S.C. Construindo o desenvolvimento local sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2008. 4 ed.

CORÁ, M. A. J. Desenvolvimento local sustentável e turismo: o caso de Camuruxabita. Disssertação (Mestrado em Administração). Programa de Pós-Graduação em Administração. Pontífica Universidade Católica de São Paulo, PUC, São Paulo, 2006.

CORIOLANO, L.N. M. T. Do local ao global: O turismo litorâneo cearense. Campinas, SP: Papirus, 1998.

CRUZ, Rita de Cássia. Política de turismo e território. São Paulo: Contexto, 2002. CUNHA, Linício. Introdução ao turismo. Lisboa. São Paulo: Verbo, 2001.

EMBRATUR. Plano Aquarela 2020: Marketing turístico internacional do Brasil. 2009. Disponível em:

(38)

37

FERREIRA, H.C.H. Turismo comunitário, tradicionalidade e reserva de desenvolvimento sustentável na defesa do território nativo: Aventureiro-Ilha Grande/RJ - Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. São Paulo, 8(2), pp. 361-379, maio/ago. 2014.

GOELDNER, Charles R.; RITCHIE, J. R. Brent; MCINTOSH, Robert Woodrow, Turismo: Princípios, práticas e filosofias. 8. ed Porto Alegre: Bookman, 2002. 478 p.

IBGE – Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (2014) - Resultados da amostra do censo demográfico 2010. In: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=231020. Acesso em: 17/out/2014.

IGNARRA, L. Fundamentos do turismo. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

IPECE – Instituto de Pesquisa e Estratégica Econômica do Ceará - Perfil básico municipal. 2013. Disponível em:

http://www.setur.ce.gov.br/categoria1/estudos-e-pesquisas/Indicadores%202013.pdf. Acesso em 24nov2014.

KOEHNEN, T. (2012). Associações de desenvolvimento local: estudo exploratório

articulado com a gestão de relações inter-organizacional, redes e cooperação. IX COLÓQUIO IBÉRICO DE ESTUDOS RURAIS SOBRE O TEMA DE (I) MOBILIDADE E

(DES)ENVOLVIMENTO: O RURAL DESAFIADO. Lisboa, 2012.

LAGE, Beatriz Helena Gelas; MILONE, Paulo Cesar. Economia do turismo. São Paulo: Editora Atlas, 2001.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. – 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LINDBERG, Kreg; HAWKINS, Donald. E. (editores). Ecoturismo: um guia para planejamento e gestão. 3. ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2001.

LINS,H. N.Dimensão espacial do desenvolvimento no marco da globalização: o ângulo da dinâmica de proximidade.In: BREITBACH, A. C. de M. (org.). Os desafios do

desenvolvimento local. Porto Alegre: FEE, 2012.

MARTINELLI, Dante P.; JOYAL, André. Desenvolvimento local e o papel das pequenas e médias empresas. Barueri: Manole, 2004.

MARTINS, Ricardo Oliveira. Interações. Revista Internacional de Desenvolvimento Local: questões conceituais e metodológicas.v. 3, nº. 5, Set. 2002. p.53. Disponível em:

http://www.ufpa.br/epdir/images/docs/paper74.pdf. Acesso em: 26/nov/2014.

(39)

38

MINISTÉRIO DO TURISMO (2014) –Marcos Conceituais. Disponível em:

http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_ publicacoes/Marcos_Conceituais.pdf. Acesso em: 20/out/2014.

MULS, L. M. Desenvolvimento local, espaço e território: o conceito de capital social e formação de redes entre organismos e instituições locais. Niterói, RJ: UFF, 2008.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE TURISMO (OMT). International recomendations for tourism statistics. Economic & Social Affairs. ST/ESA/STAT/SER.M/83/Rev.1, 2008. PAULA, Juarez de. Desenvolvimento local: textos selecionados. Brasília: SEBRAE, 2008. PREFEITURA DE PARACURU (2015) –Informações sobre Paracuru -

http://paracuru.ce.gov.br/~parac295/index.php/11-paracuru/1-historia-de-paracuru. Acesso em: 28abr2015.

RABAHY, Wilson Abrahão. Aspectos do turismo mundial, situação e perspectivas desta atividade no Brasil. Observatório de Inovação do Turismo, v. 1, n. 1, p. 1-29, 2006. RODRIGUES, Arlete Moysés. Desenvolvimento sustentável e atividade turística. In: RODRIGUES, A. B. (org). Turismo e desenvolvimento local. São Paulo: Hucitec, 1997. RUSCHMANN, Doris Van de Meene. Turismo no Brasil: Análise e Tendências. Barueri, São Paulo: Manole, 2002.

SANTOS, Glauber Eduardo de Oliveira; KADOTA, Décio Katsushigue. Economia do turismo. São Paulo: Aleph, 2012.

SANTOS, N. P. D.Turismo, gestão e território. Caderno virtual de turismo, v. 14, n. esp, p. 66-86, 2014.

SETUR – Secretaria de Turismo do Estado do Ceará. Indicadores turísticos do Estado do Ceará: 1995 – 2012, 2013. Disponível em: http://www.setur.ce.gov.br/categoria1/estudos-e-pesquisas/Indicadores%202013.pdf. Acesso em: 12nov2014.

SOUSA, P.H.G.O. A Costa de Paracuru-Brasil: Turismo, Ocupação e Perfil do Usuário.

Revista da gestão costeira integrada, v. 8, p. 247-258, 2008.

SOUZA, M. J. L. de. Como pode o turismo contribuir para o desenvolvimento local? In: RODRIGUES, A. B. (org.). Turismo e desenvolvimento local. São Paulo: Hucitec, 1997. TCM – TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICÍPIO. Receitas: Paracuru. Disponível em: http://www.tcm.ce.gov.br/transparencia/index.php/municipios/receitas/mun/128/versao/2012. Acesso em: 28abr2015.

(40)

39

TRENTIN, Fábia. Turismo e Estratégias de Desenvolvimento Local: Uma reflexão sobre as políticas difusionistas e territorialistas. Turismo, espaço e estratégias de desenvolvimento local, Paraíba, v. 1, n. 9, p. 122-133, 2012.

ZAPATA, Tânia et al. Gestão participativa para o desenvolvimento local. Recife: Instituto de Assessoria para o desenvolvimento humano, 2004. Disponível em: < http:

(41)

40

APÊNDICE A- QUESTIONÁRIO DIRIGIDO AO TURISTA

Entrevista Data: ___/___/___

NOME (opcional): CIDADE DE ORIGEM:

1 Sexo: a Masculino b Feminino

2 Grau de escolaridade:

a Fundamental incompleto ou menos b Fundamental completo

c Médio incompleto d Médio completo e Superior incompleto f Superior completo

3 Renda familiar: a Até 1 salário mínimo b De 1 a 2 salários mínimos c De 2 a 3 salários mínimos d Acima de 4 salários mínimos

4 Qual o meio de transporte utilizado para chegar ao Paracuru? a Transporte Coletivo

b Carro próprio c Outros

5 Qual a principal motivação para visitar o município? a Praia

b Hotéis / Pousadas c Atrações Culturais d Restaurantes e Outros

6 Qual o meio de hospedagem utilizado? a Hotel

b Pousada

c Casa/Apto de amigos d Casa/Apto da família c Outros

7 Quantas vezes já visitou Paracuru? a Primeira vez

b Uma vez

(42)

41

b Amigos c Família d Excursão

9 Qual sua avaliação em relação aos aspectos abaixo listados (escala likert)

Aspectos Ruim Regular Bom Muito bom Ótimo

Infraestrutura da cidade

Meios de hospedagem

Atendimento nos estabelecimentos

comerciais

Limpeza da cidade

Segurança

Atrações culturais

Atenção com a preservação ambiental Receptividade da população local

10 Principais problemas observados na cidade e que comprometem a atividade turística

(43)

42

APÊNDICE B - QUESTIONÁRIO DIRIGIDO AOS MORADORES LOCAIS (a), ESTABELECIMENTOS (b) e REPRESENTANTE DO GOVERNO (c)

Entrevista Data: ___/___/___

NOME (opcional): ESCOLARIDADE: CATEGORIA (a ou b)

1. Diante das afirmativas abaixo coloque sua posição, considerando as seguintes opções:

Afirmativas Totalmente Concordo Concordo Não concordo / Nem

discordo

Discordo Totalmente Discordo

a) O turismo contribui para o desenvolvimento da

cidade

b) O turismo gera emprego e renda para os

moradores

c) O turismo contribui para a preservação local

d) O turismo local depende do apoio

governamental

e) Os moradores de Paracuru estão bem

preparados para trabalhar como turismo

f) O turismo trouxe concentração de forasteiros

no lugar da população local

g) A população local sente seu espaço invadido

pelos turistas

h) Há uma relação positiva entre o turista e a

população local

i) A atividade turística possibilita aos moradores

aprenderem novas funções com o trabalho

2. Ordenar em ordem crescente de 1 a 5, o período de maior presença de turistas na cidade? a Réveillon

b Carnaval c Semana Santa

d Campeonatos esportivos e Férias escolares

3 Na opinião do Sr, a atividade turística tem contribuído para o desenvolvimento do município de Paracuru? De que forma?

4 A população local participa das decisões relacionadas às atividades turísticas? Se sim, de que forma?

5 O que deve melhorar para atrair mais turistas?

Imagem

Figura 1  –  Limites municipais e distritais macrorregião litoral oeste 2010
Tabela 01 - Meio de Transporte utilizado para chegar ao Paracuru  Meio de Transporte
Tabela 05 - Viaja com quem?
Tabela 06 - Avaliação em relação aos aspectos abaixo listados
+3

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

Diversidade e gênero na Câmara dos Deputados: um estudo sobre igualdade de oportunidades entre Mulheres e Homens.. Cláudio Vaz Torres (presidente) Universidade de Brasília

Neste trabalho é proposto um modelo matemático capaz de representar a transferência de calor durante o tratamento térmico de vegetais em conserva em autoclave a vapor, horizontal,

Para se compreender os resultados apresentados para este parâmetro é necessário analisar a Figura 3.13, que demonstra em todas as suas imagens os pontos mais altos

Assim, considerando que um percurso escolar de sucesso pressupõe o pleno desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino

As principais não conformidades encontradas na empresa relacionam-se com falhas nos seguintes processos: controle de documentos e registros obrigatórios; recursos humanos

Para cada faixa de potência gerada, as correntes, tensões, potências e velocidades são analisadas, revelando as características de operação da máquina de indução empregada