• Nenhum resultado encontrado

Livros Históricos do Acervo da Biblioteca J. Baeta Vianna :: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Livros Históricos do Acervo da Biblioteca J. Baeta Vianna :: Brapci ::"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v.1, n.2, out. 2011.

Livros Históricos do Acervo da

Biblioteca J. Baeta Vianna

1

Marilene Rocha Sander2

Este artigo apresenta o projeto “Livros Históricos do Acervo da Biblioteca J. Baeta Vianna” e os resultados alcançados com sua execução. O objetivo principal foi identificar livros de valor histórico existentes no “acervo antigo” da Biblioteca J. Baeta Vianna através de critérios aqui apresentados. Mostra-se brevemente a Unidade e o Centro de Memória da Medicina de Minas Gerais, os Livros Históricos identificados no “acervo antigo” e aqueles considerados como Obras Raras. Concluiu-se que o resgate de tais livros e obras é de extrema importância para a manutenção da memória da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e da área médica.

Palavras-chave: Livros Históricos; Acervos antigos; Obras Raras.

Historical Books of the

Library J. Baeta Vianna

This article presents the project “Historical Books of the Library J. Baeta Vianna” and the results reached with its execution. The main objective was to identify books of historical value in the existing "old collection" Library J. Baeta Vianna through criteria presented here. It is shown briefly Unit and Memory Center Medicine of Minas Gerais, the Historical Books identified in the "old collection" and those considered as rare works. It was concluded that the rescue of such books and other works is of extreme importance for the maintenance of the memory of the Faculty of Medicine of the Federal University of Minas Gerais and the medical field.

Keywords: Historical Books; Old collections; Rare Works.

1 Pro jeto elaborado e executado por Marilene Rocha Sander no primeiro semestre de 2009 para a disciplina

Estágio Supervisionado B do curso de Biblioteconomia da Un iversidade Federal de Minas Gerais , sob a orientação da Profa. Dra. Maria da Conceição Carvalho.

(2)

Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v.1, n.2, out. 2011.

1 Introdução

A Biblioteca J. Baeta Vianna da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG tem a finalidade de reunir, organizar, armazenar e difundir a informação bibliográfica necessária ao ensino, à pesquisa e à extensão na área da saúde. Ela centraliza o seu acervo e presta serviços informacionais às unidades localizadas no Campus da Saúde da UFMG: Faculdade de Medicina, Escola de Enfermagem, Hospital das Clínicas e aos cursos de Fonoaudiologia e Nutrição. Tem ainda a função de garantir o acesso à literatura em saúde em geral, local e regional, o que propicia a melhoria da assistência médica em seus diversos níveis, respalda os programas prioritários de saúde e contribui para a educação continuada dos recursos humanos da área.

Instalada em prédio próprio, numa área de 3.182m², distribuídos em quatro andares, possui um amplo acervo constituído de monografias (livros, teses e folhetos) e de periódicos. Incluído no acervo de monografias estão 16.389 títulos de obras antigas, as quais constituem o

chamado “acervo antigo”, que é o objeto deste trabalho.

A denominação “acervo antigo” foi dada pela própria unidade. Ele foi formado por meio dos recursos da biblioteca e, principalmente, pelas doações dos professores e profissionais egressos dos cursos, muitos deles de reconhecimento internacional, cujas obras doadas tornaram-se raras, seja pela relevância do conhecimento comunicado, pela data de publicação das obras, ou devido à notoriedade de seu proprietário e doador. Ele está localizado no subsolo do prédio da biblioteca. É separado do acervo que destinado ao empréstimo e consulta pelos usuários, e com acesso restrito por parte do público. Alguns de seus livros estão registrados em uma base interna da biblioteca (DEP) para consulta local, enquanto outros não estão registrados. Os livros que fazem parte do “acervo antigo” são das seguintes áreas da medicina: Anatomia, Clínica Médica, Cirurgia, Anestesiologia, Pediatria, Patologia, Dermatologia, Psiquiatria, Neurologia, Radiologia, Cardiologia, Pneumologia, Fisiologia, entre outros.

(3)

Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v.1, n.2, out. 2011.

própria história da área médica, numa perspectiva de transferi-los para o Centro de Memória da Medicina de Minas Gerais - CEMEMOR, localizado no Campus da Saúde da UFMG. A transferência será de relevância, pois o CEMEMOR se apresenta como um local mais apropriado para receber esses livros, já que possuem os recursos necessários para abrigar, preservar e conservar estes materiais.

O CEMEMOR engloba três tipos de unidades informacionais: biblioteca, arquivo e museu. Na biblioteca, unidade de interesse para o projeto, há em execução um trabalho de seleção de seu acervo, estabelecendo como livros de valor histórico aqueles publicados até o ano de 1959. Para isso os profissionais adotaram um critério de seleção, com adaptações locais, baseados em catálogos de obras raras da Biblioteca Nacional localizada no Rio de Janeiro e da Biblioteca de Manguinhos, também localizada no Rio de Janeiro.

No entanto esta tarefa de seleção na forma como vem sendo executada pelo CEMEMOR tem se mostrado muito geral e ampla, o que ocasionou a necessidade de definir melhor esses critérios de seleção, estabelecendo como marco a data de publicação do século XIX ou anterior para uma pré-seleção dos livros do “acervo antigo”. Sendo assim, o projeto “Livros

Históricos do Acervo da Biblioteca J. Baeta Vianna” foi proposto como um modelo a ser seguido pela Biblioteca J. Baeta Vianna, na seleção de livros de valo r histórico através de critérios mais definidos do que aqueles utilizados pelo CEMEMOR.

Definiu-se como objeto de trabalho a coleção de Anatomia que possui 284 livros, dentro do total de livros existentes no subsolo da instituição. O motivo da escolha desta área foi porque ela apresentou uma quantidade de livros que possibilitava a execução do projeto no tempo em que estava previsto. Também porque a coleção de Anatomia existente no CEMEMOR já passou pelo processo de seleção e organização, sendo o projeto “Livros Históricos do Acervo

da Biblioteca J. Baeta Vianna” uma contribuição e complementação do trabalho já realizado pelos profissionais do Centro.

Sendo assim, o objetivo geral do projeto foi identificar livros de valor histórico existentes no

(4)

Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v.1, n.2, out. 2011.

a população em geral; contribuir para a conservação e preservação dos livros que compõem o

“acervo antigo” existente na Biblioteca J. Baeta Vianna; fazer com que os livros que

compõem o “acervo antigo” ocupem um espaço único e adequado para eles; buscar um aproveitamento do espaço físico na Biblioteca J. Baeta Vianna; co laborar para o processo de descarte do “acervo antigo”.

Os objetivos foram traçados procurando solucionar os problemas existentes na biblioteca relativos ao “acervo antigo”. Os problemas são: ausência de um critério para seleção e descarte deste acervo, definindo-se os livros que ainda podem ser considerados como fonte de informação para pesquisadores, especialistas, profissionais, estudantes e outras pessoas; a falta de um espaço físico adequado para continuar a guardar o “acervo antigo” para a

preservação e conservação dos livros.

Para a realização do projeto traçou-se como marco a data de publicação do século XIX ou anterior para uma pré-seleção dos livros, tanto de publicação nacional quanto de publicação internacional, os quais foram também analisados pelos seguintes critérios:

Livros publicados no ano 1828, ano que representa o início da imprensa no estado de Minas Gerais;

Livros publicados até o ano de 1850, data estabelecida pela Biblioteca Nacional para a definição de obras raras;

Livros com dedicatória manuscrita pelo autor e/ou personalidades de renome, como os professores e ex-alunos da faculdade de medicina da UFMG;

Livros de autores brasileiros e de publicação nacional;

Livros com marcas de propriedade: ex-líbris, carimbos, anotações e autógrafos do autor e ou do possuidor da obra;

Livros em papéis artesanais e com ilustrações artísticas; Livros com encadernações luxuosas ou belas;

Livros com etiquetas de livrarias onde foram comprado.

(5)

Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v.1, n.2, out. 2011.

Os recursos financeiros para a execução do projeto foram de responsabilidade da Biblioteca J. Baeta Vianna, que se dispôs a arcar com todas as despesas, uma vez que os recursos já existiam na biblioteca e poderiam ser utilizados para a execução do projeto.

Os recursos materiais utilizados foram: uma mesa com cadeira, um computador conectado à internet, folhas de papel ofício, uma tesoura, uma caneta esferográfica de cor azul, um guarda pó, uma mascara de rosto e um par de luvas.

2. Execução do projeto

A execução do estágio supervisionado realizado na Biblioteca J. Baeta Vianna do Campus Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais atendeu a todos os objetivos que a ele foram propostos. O estágio foi realizado de acordo com o tempo e com as atividades previstas para aplicação. Foram utilizados todos os recursos financeiros, materiais e humanos que tinham sido estabelecidos no projeto.

À medida que as atividades foram sendo executadas, foi possível perceber na prática a sua relevância para a solução do problema existente na biblioteca referente ao “acervo antigo”, como designado pela administração da Biblioteca J. Baeta Vianna. A aplicação dos critérios de seleção, baseados nos critérios dos catálogos de obras raras da Biblioteca Nacional e da Biblioteca de Manguinhos, com adaptações do CEMEMOR, mostrou-se eficiente, obtendo resultados satisfatórios através da quantidade significativa de livros identificados como de valor históricos e raros. Houve uma liberação de espaço significativa nas estantes à medida que os livros foram sendo retirados para a realização da análise da materialidade deles.

Quase todos os livros selecionados como livros de valor histórico para a área médica apresentam-se bem conservados, porém, aproximadamente um terço deles precisa passar por um tratamento de conservação.

(6)

Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v.1, n.2, out. 2011.

O projeto foi aplicado através de seis etapas a partir das ações que estavam previstas. As etapas foram:

1. Seleção: selecionar os livros de Anatomia do século XIX ou anterior através da base de dados DEP da Biblioteca J. Baeta Vianna e descrevê-los.

2. Identificação: identificar os livros selecionados pela base de dados DEP nas estantes, por meio do número de chamada, e identificar nas estantes os demais livros do século XIX que não foram selecionados na base de dados.

3. Levantamento: realizar um levantamento dos nomes de personalidades de renome como professores e ex-alunos da Faculdade de Medicina da UFMG e da área médica, através do site do CEMEMOR e da Faculdade de Medicina da UFMG.

4. Análise: fazer uma análise minuciosa da materialidade dos livros selecionados através dos critérios já definidos.

5. Consulta: realizar uma consulta nos catálogos de obras raras para verificar a existência de algum livro raro.

6. Descrição: realizar uma descrição dos livros de valor histórico e dos livros raros.

Etapa 1

Nesta etapa não foi possível realizar um levantamento de todos os livros da área existentes no porão, uma vez que nem todos estavam catalogados na base de dados DEP. Entre os títulos dos livros que foram recuperados através da base, alguns não possuíam o número de chamada completo. Faltava o número que corresponde ao autor da obra, antecedido da primeira letra do sobrenome do autor e precedido da primeira letra do título. Sendo assim, somente três livros foram recuperados pela base com o número de chamada completo. Os demais tinham somente o número correspondente ao assunto.

Etapa 2

(7)

Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v.1, n.2, out. 2011.

recuperados na base de dados DEP da biblioteca tinham o número de chamada completo, foi preciso verificar cada um dos livros organizados nas estantes, identificando aqueles com a data de publicação do século XIX ou anterior. Também receberam marcadores feito em papel A4.

Etapa 3

Somente o nome “Roberto Baeta Neves”, ex-aluno da Faculdade de Medicina da UFMG, foi encontrado como personalidade nas seguintes obras:

FORT, J. A. Anatomie descriptive et dissection: contenant un précis d`embryologie, la

structure microscopique des organes et celle des tissus. 2. ed. Paris: Adrien Delahaye, 1868. 479 p., il, v. 1.

FORT, J. A. Anatomie descriptive et dissection: contenant un précis d`embryologie, la

structure microscopique des organes et celle des tissus. 2. ed. Paris: Adrien Delahaye, 1868. 799 p., il, v. 2.

FORT, J. A. Anatomie descriptive et dissection: contenant un précis d`embryologie, la

structure microscopique des organes et celle des tissus. 2. ed. Paris: Adrien Delahaye, 1868. 592 p., il., v. 3.

Etapa 4

A amostra geral de livros da área de Anatomia contidos no subsolo da Biblioteca J. Baeta Vianna foi de 284 livros. Dentro deste total, 33 livros foram selecionados para a análise da materialidade, porém oito deles foram descartados da análise por não terem a data de publicação. Entre esses 33 livros, 25 foram definidos como de valor histórico para a área da medicina, uma vez que continham em sua materialidade características que se ajustavam aos critérios anteriormente definidos. As características identificadas foram:

Livros com data de publicação do século XIX;

Livros com dedicatória manuscrita a personalidades de renome;

(8)

Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v.1, n.2, out. 2011.

Livros com etiquetas de livrarias onde o livro foi comprado.

Etapa 5

Após a análise dos livros foi feita uma pesquisa nos catálogos de obras raras da Biblioteca Nacional e da Biblioteca de Manguinhos. Foi identificada na Biblioteca de Ciências Biomédicas do Município de Manguinhos do Rio de Janeiro, entre o total de livros analisados e considerados como livros de valor histórico para a área da medicina, uma obra rara em três volumes.

Etapa 6

A partir da análise, os vinte e cinco livros de valor histórico e o livro considerado como raro foram descritos no modelo de referências bibliográficas de acordo com a norma NBR 6023 –

Referências Bibliográficas.

3. Resultados

Muitos dos resultados alcançados pelo projeto já foram apresentados neste artigo. A seguir, será apresentada, em ordem cronológica, a descrição dos livros de valor histórico e as obras raras, o que representa o resultado mais relevante entre os que foram obtidos na aplicação do projeto.

Livros de valor histórico

VOGEL, Julius. Traité d'anatomie: pathologique générale. Paris: Chez J. B. Baillière, 1847.

532 p., il.

(9)

Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v.1, n.2, out. 2011.

SAPPEY, PH. C. Traité d'anatomie descriptive: avec figures intercalées dans le texte. 2 ed.

Paris: Adrien Delahaye, 1867. 708 p., v. 1, il.

Critérios que definem o valor histórico: Livro com data de publicação do século XIX; com marca de propriedade: autógrafo do possuidor da obra (Josephino Latyn de L. Rosa) e com dedicatória de sua família para a Biblioteca da Faculdade de Medicina da UFMG. Possui encadernação luxuosa.

FORT, J. -A. Anatomie descriptive et dissection: contenant un précis d`embryologie, la

structure microscopique des organes et celle des tissus. 2. ed. Paris: Adrien Delahaye, 1868. 479 p., v. 1, il.

Critérios que definem o valor histórico: Livro com data de publicação do século XIX; com dedicatória manuscrita em memória a "Roberto Baeta Neves" (ex-aluno da Faculdade de Medicina da UFMG) e com marca de propriedade: autógrafo do possuidor da obra (Arthur Seixas); com etiqueta da livraria onde foi comprado (Librairie Francaise A Paris Lefèvre Junior. Rua Direita do Palacio, Bahia). Possui encadernação luxuosa.

FORT, J. A. Anatomie descriptive et dissection: contenant un précis d`embryologie, la

structure microscopique des organes et celle des tissus. 2. ed. Paris: Adrien Delahaye, 1868. 479 p., v. 1, il.

Critérios que definem o valor histórico: Livro com data de publicação do século XIX; com marca de propriedade: carimbo 'Dr. Salathiel'. Possui encadernação luxuosa.

FORT, J. A. Anatomie descriptive et dissection: contenant un précis d`embryologie, la

structure microscopique des organes et celle des tissus. 2. ed. Paris: Adrien Delahaye, 1868. 799 p., v. 2, il.

Critérios que definem o valor histórico: Livro com data de publicação do século XIX; com dedicatória manuscrita em memória a "Roberto Baeta Neves" (ex-aluno da Faculdade de Medicina da UFMG) e com marca de propriedade: autógrafo do possuidor da obra (Arthur Seixas); com etiqueta da livraria onde foi comprado (Librairie Francaise A Paris Lefèvre Junior. Rua Direita do Palacio, Bahia). Possui encadernação luxuosa.

FORT, J. A. Anatomie descriptive et dissection: contenant un précis d`embryologie, la

structure microscopique des organes et celle des tissus. 2. ed. Paris: Adrien Delahaye, 1868. 799 p., v. 2, il.

Critérios que definem o valor histórico: Livro com data de publicação do século XIX; com marca de propriedade: carimbo 'Dr. Salathiel'. Possui encadernação luxuosa.

FORT, J. A. Anatomie descriptive et dissection: contenant un précis d`embryologie, la

structure microscopique des organes et celle des tissus. 2. ed. Paris: Adrien Delahaye, 1868. 592 p., v. 3, il.

Critérios que definem o valor histórico: Livro com data de publicação do século XIX; com dedicatória manuscrita em memória a "Roberto Baeta Neves" (ex-aluno da Faculdade de Medicina da UFMG); com etiqueta da livraria onde o foi comprado (Librairie Francaise A Paris Lefèvre Junior. Rua Direita do Palacio, Bahia). Possui encadernação luxuosa.

FORT, J. A. Anatomie descriptive et dissection: contenant un précis d`embryologie, la

structure microscopique des organes et celle des tissus. 2. ed. Paris: Adrien Delahaye, 1868. 576 p., v. 3, il.

(10)

Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v.1, n.2, out. 2011.

SAPPEY, PH. C. Traité d'anatomie descriptive: avec figures intercalées dans le texte. 2 ed.

Paris: Adrien Delahaye, 1869. 876 p., v. 2, il.

Critérios que definem o valor histórico: Livro com data de publicação do século XIX; com marca de propriedade: autógrafo do possuidor da obra (Josephino Latyn de Santa R.) e com

dedicatória de sua família para a Biblioteca da Faculdade de Medicina da UFMG. Possui encadernação luxuosa.

SAPPEY, PH. C. Traité d'anatomie descriptive: avec figures intercalées dans le texte. Paris:

Adrien Delahaye, 1872. 875 p., v. 3, il.

Critérios que definem o valor histórico: Livro com data de publicação do século XIX; com marca de propriedade: autógrafo do possuidor da obra (Josephino Latyn de L. Rosa.) e com dedicatória de sua família para a Biblioteca da Faculdade de Medicina da UFMG. Possui encadernação luxuosa.

BEAUNIS, H; BOUCHARD, A. Précis d'anatomie et de dissection. Paris: J. B. Baillière et

Fils, 1877. 568 p.

Critérios que definem o valor histórico: Livro com data de publicação do século XIX; com marca de propriedade: autógrafo do possuidor da obra (Ramon Ribeiro d' Oliveira).

PAULET, V. Résumé d'anatomia appliquée. 2 ed. Paris: G. Masson, 1877. 562 p., il.

Critérios que definem o valor histórico: Livro com data de publicação do século XIX. SAPPEY, PH. C. Traité d'anatomie descriptive: avec figures intercalées dans le texte. 3 ed.

Paris: V. Adrien Delahaye Et Cie, 1877. 923 p., v. 3, il.

Critérios que definem o valor histórico: Livro com data de publicação do século XIX; com marca de propriedade: autógrafo do possuidor da obra (Raphael de Paula Souza); com etiqueta da livraria onde o foi comprado (A. L. Garraux & Cia. Rua Imperatriz, 36 e 38, Brazil.). Possui encadernação luxuosa.

SAPPEY, PH. C. Traité d'anatomie descriptive: avec figures intercalées dans le texte. 3 ed.

Paris: V. Adrien Delahaye Et Cie, 1879. 960 p., v. 4, il.

Critérios que definem o valor histórico: Livro com data de publicação do século XIX; com marca de propriedade: autógrafo do possuidor da obra (Raphael de Paula Souza); com etiqueta da livraria onde o foi comprado (A. L. Garraux & Cia. Rua Imperatriz, 36 e 38, Brazil.). Possui encadernação luxuosa.

BEAUNIS, H; BOUCHARD, A. Nouveaux éléments d'anatomie descriptive et d'embryologie.

Paris: J. B. Baillière et Fils, 1880. 1072 p., il.

Critérios que definem o valor histórico: Livro com data de publicação do século XIX; com marca de propriedade: autógrafo do possuidor da obra (Oromar Moreira). Possui encadernação luxuosa.

BEAUNIS, H; BOUCHARD, A. Nouveaux éléments d'anatomie descriptive et d'embryologie.

Paris: J. - B. Baillière et Fils, 1880. 1072 p., il.

(11)

Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v.1, n.2, out. 2011.

MOYNAC, Léon. Manuel d'anatomia descriptive. Paris: H. Lauwereyns, 1880. 814 p., v. 1,

il.

Critérios que definem o valor histórico: Livro com data de publicação do século XIX; com marca de propriedade: autógrafo do possuidor da obra (Ramon Ribeiro d' Oliveira). Possui encadernação luxuosa.

MOYNAC, Léon. Manuel d'anatomia descriptive. Paris: H. Lauwereyns, 1881. 581 p., v. 2,

il.

Critérios que definem o valor histórico: Livro com data de publicação do século XIX; com marca de propriedade: autógrafo do possuidor da obra (Ramon Ribeiro d' Oliveira). Possui encadernação luxuosa.

TILLAUX, P. Traité d'anatomie topographique avec applications a la chirurgie. 3 ed. Paris:

Asselin et Cie, 1882. 1086 p., il.

Critérios que definem o valor histórico: Livro com data de publicação do século XIX; com marca de propriedade: autógrafo do possuidor da obra (Ramon Ribeiro d' Oliveira); com etiqueta da livraria onde o foi comprado (Livraria de B. L. Garnier. Rua do Ouvidor, 69, Rio de Janeiro.). Possui encadernação luxuosa. Livro

CORNIL; RANVIER. Manuel d'histologie pathologique. 2 ed. Paris: Félix Alcan, 1884. 922

p., v. 2, il.

Critérios que definem o valor histórico: Livro com data de publicação do século XIX. Possui encadernação luxuosa.

TILLAUX, P. Traité d'anatomie topographique avec applications a la chirurgie. 5 ed. Paris:

Asselin et Houzeau, 1887. 1092 p., il.

Critérios que definem o valor histórico: Livro com data de publicação do século XIX. Possui encadernação luxuosa.

FORT, J. A. Anatomie descriptive et dissection: contenant un précis d`embryologie, la

structure microscopique des organes et celle des tissus, avec des aperçus physiologiques et pathologiques. 5. ed. Paris: Octave Doin, 1892. 620 p., v. 1, il.

Critérios que definem o valor histórico: Livro com data de publicação do século XIX. Possui encadernação luxuosa.

FORT, J. A. Anatomie descriptive et dissection: contenant un précis d`embryologie, la

structure microscopique des organes et celle des tissus, avec des aperçus physiologiques et pathologiques. 5. ed. Paris: Octave Doin, 1892. 1123 p., v. 2, il.

Critérios que definem o valor histórico: Livro com data de publicação do século XIX. Possui encadernação luxuosa.

FORT, J. A. Anatomie descriptive et dissection: contenant un précis d`embryologie, la

structure microscopique des organes et celle des tissus, avec des aperçus physiologiques et pathologiques. 5. ed. Paris: Octave Doin, 1892. 746 p., v. 3, il.

Critérios que definem o valor histórico: Livro com data de publicação do século XIX. Possui encadernação luxuosa.

LEFERT, Paul. Aide-mémoire d'anatomie topographique. Paris: J. B. Baillière et Fils, 1894.

(12)

Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v.1, n.2, out. 2011.

Critérios que definem o valor histórico: Livro com data de publicação do século XIX; com etiqueta da livraria onde foi comprado (Laemmert & Cia, Rio de Janeiro).

Obras raras

FORT, J. A. Anatomie descriptive et dissection: contenant un précis d`embryologie, la

structure microscopique des organes et celle des tissus, avec des aperçus physiologiques et pathologiques. 5. ed. Paris: Octave Doin, 1892. 620 p., v. 1, il.

Biblioteca que possui e que considera o livro como obra rara: Biblioteca de Ciências Biomédicas do Município de Manguinhos do Rio de Janeiro.

FORT, J. A. Anatomie descriptive et dissection: contenant un précis d`embryologie, la

structure microscopique des organes et celle des tissus, avec des aperçus physiologiques et pathologiques. 5. ed. Paris: Octave Doin, 1892. 1123 p., v. 2, il.

Biblioteca que possui e que considera o livro como obra rara: Biblioteca de Ciências Biomédicas do Município de Manguinhos do Rio de Janeiro..

FORT, J. A. Anatomie descriptive et dissection: contenant un précis d`embryologie, la

structure microscopique des organes et celle des tissus, avec des aperçus physiologiques et pathologiques. 5. ed. Paris: Octave Doin, 1892. 746 p., v. 3, il.

Biblioteca que possui e que considera o livro como obra rara: Biblioteca de Ciências Biomédicas do Município de Manguinhos do Rio de Janeiro.

4.

Considerações Finais

Os livros selecionados representam os resultados alcançados pelo projeto. Eles são materiais importantes para o resgate da memória da Faculdade de Medicina da UFMG e da área médica. Espera-se que haja uma continuidade na seleção dos demais livros das outras áreas existentes no sub-solo da Biblioteca J. Baeta Vianna e que aguardam por um destino. Espera-se também contribuir para o processo de organização do acervo do CEMEMOR realizado pelos seus profissionais, na perspectiva de que os livros selecionados sejam transferidos para este Centro.

Referências

LEMOS, Antônio Agenor Briquet de. Bibliotecas. In: CAMPELLO, Bernadete; CALDEIRA, Paulo da Terra (Org.). Introdução ás Fontes de Informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

(13)

Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v.1, n.2, out. 2011.

MOTTA, Rosemary Tofani (lpa@eci.ufmg.br). Versão eletrônica de critérios para

identificação de obras raras da Biblioteca Nacional [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por ehah@medicina.ufmg.br em 6 mar. 2002.

OBRAS RARAS DA UFMG. Belo Horizonte: [S.N.], 2007. 32 p. Catálogo de exposição, Mezanino do Saguão da Reitoria.

RODRIGUES, Jeorgina Gentil. O espelho do tempo: uma viagem pelas estantes do acervo de obras raras da Biblioteca de Manguinhos. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 2, n. 3,

p. 180-194, set./dez. 2007. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/pci/v12n3/a13v12n3.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2009.

RODRIGUES, Márcia Carvalho. Como definir e identificar obras raras? Critérios adotados pela Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul. Ciência da Informação, Brasília, v.

35, n. 1, p. 115-121, jan./abr. 2006. Disponível em:

<http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/725/608>. Acesso em: 14 abr. 2009.

SAMPAIO, Ana Martha Machado. Políticas de conservação de acervos de bibliotecas universitárias estaduais. Disponível em:

<http://dici.ibict.br/archive/00000575/01/pol%C3%ADticas_de_conserva%C3%A7%C3%A3 o_de_acervos.pdf.>. Acesso em: 26 mar. 2009.

SANT’ANA, Rízio Bruno. Critérios para a definição de obras raras. Revista Online Biblioteca Prof. Joel Martins, Campinas, v. 2, n. 3, p. 1-18, jun. 2001.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Biblioteca José Baeta Vianna.

Disponível em: <http://www.medicina.ufmg.br/biblio/index.php>. Acesso em: 28 mar. 2009.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. CEMEMOR: Centro de Memória da Medicina. Disponível em: <http://www.medicina.ufmg.br/cememor/>. Acesso em: 28 mar. 2009.

Referências

Documentos relacionados

No entanto este ácido gordo não é tão determinante para a obtenção de posturas com ovos viáveis de qualidade, como indicam os resultados obtidos quanto às taxas de viabilidade

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Diretamente relacionados ao estágio do curso de Nutrição da UFJF, temos as Normas para os Estágios Obrigatórios que disciplinam as atividades desta comissão no âmbito dos

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do