• Nenhum resultado encontrado

A ciência de hoje e a tecnologia de amanhã

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A ciência de hoje e a tecnologia de amanhã"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

(2)

A ciência de hoje e a tecnologia de amanhã

EDWARD TELLER

COM QUEM FALAR

 Direção Pedagógica– Sonia Peneluc

 Direção - Administrativa – Emanoel Peneluc;

 Vice- Direção- Eduardo Peneluc

 Assuntos financeiros – Taísa Barbosa/Camila Pianco

 Coordenação Disciplinar – SOE/Serviços de Orientação e de relacionamentos do aluno/ Atendimento aos Pais – Guaracy Assunção

 Coordenação Pedagógica - Assuntos relacionados a conteúdos pedagógicos da Educação Infantil e Fundamental I – Augusta Araújo;

 Coordenação Pedagógica - Assuntos relacionados a conteúdos pedagógicos do Ensino Fundamental II – Cássia Abade

 Coordenação Pedagógica - Assuntos relacionados a conteúdos pedagógicos do Ensino Médio – Thainan Macêdo;

 Secretaria – Notas, atestados e declarações – Roseane Araújo;

 Biblioteca – Georgina Lang;

(3)

FEIRA CULTURAL

III e IV unidade

Este ano o aluno exercitará o Conhecimento da Tecnologia valorizando-a e aprendendo a adaptá-la e usá-la em prol da vida.

Seu objetivo é formar e transformar os adolescentes em agentes multiplicadores DA ÉTICA PELA VIDA, Consequentemente, futuros adultos conscientes e pró-ativos na defesa do nosso maior bem: A VIDA

EDUCAÇÃO INFANTIL... Os celulares 1º e 2º ano fundamental 1... Os computadores.

3º/4º e 5º fundamental 1... Os Tablets

6º ano... Tecnologia e Família.

7º ano ... Tecnologia Robótica.

8º ano... Tecnologia e Educação.

9º ano ... Tecnologia na Indústria.

1º e 2º Série do Ensino Médio... Tecnologia e Saúde.

3ª série do Ensino Médio... Recepção e Apoio.

Guia de estudos

O professor indicará material com dicas de estudos, técnicas de resumo e leitura e várias orientações para que o aluno faça um excelente trabalho escolar.

PROPOSTA PÉDAGÓGICA

Nossa proposta educacional no universo teórico e prático visa formar cidadãos plenos, nos aspectos físico, intelectual, psicomotor, afetivo e social, para que sejam éticos, conscientes, críticos, solidários, capazes de resgatar valores, desenvolver habilidades e competências, exercer a cidadania, transformando o mundo em que atuam, enfrentando a vida com coragem para que tenham sucesso nos melhores vestibulares e no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Nesse sentido, desenvolvemos projetos transdisciplinares, interdisciplinares, transversais que promovem a integração no ambiente escolar; o respeito entre os alunos e professores e o favorecimento das relações sociais em todos os segmentos. Para que isso seja possível, o programa educacional da escola é desenvolvido por meio de experiências e planejamentos baseados em diversos valores.

Para este ano, apresentamos projetos e atividades significativas, para o conhecimento direcionado às Ciências Tecnológicas estimulando a valorização.

Projeto Stand, Gincana, Caminhada Ecológica, Festival de Dança e Feira Cultural como atividades específicas para execução do projeto.

(4)

PROJETOS PEDAGÓGICOS

Os projetos são mais um recurso pedagógico do qual o Colégio Nobre lança mão a fim de envolver o estudante na significação de seu processo de aprendizagem, exercitando seu olhar para além da sala de aula.

Além dos projetos introjetados nas atividades curriculares apresentamos os dois grandes projetos anuais:

TREM DO FORRÓ

Para este ano o trem traz o olhar direcionado as Ciências Tecnológicas estimulando a valorização

FEIRA CULTURAL

Este ano o aluno exercitará o respeito às Ciências Tecnológicas aprendendo a adaptá-la em prol da vida.

IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA

Vivemos em uma sociedade denominada sociedade da informação, onde todas essas informações reunidas e bem organizadas constroem o conhecimento.

A tecnologia é uma necessidade absoluta, não podemos escapar. Ela tem um papel muito grande na maioria dos aspectos de nossas vidas. Em outras palavras, ela responde a maioria dos problemas da humanidade. A importância da tecnologia está apontando para maior conforto de utilização em qualquer forma. Ela sempre orienta para a facilidade na vida.

O fato de que a importância da tecnologia na nossa base diária é inegável que inspirou os cientistas a fazer melhorias ao longo do tempo através de suas ferramentas e dispositivos inventados para usarmos para tornar nossa vida mais fácil, rápida e acessível. Nós sempre tendemos a fazer um passo à frente.

A tecnologia pode ajudar não apenas com o presente, mas também aproximar o futuro.

TREM DO FORRÓ

I e II unidade

Para este ano o trem traz o olhar direcionado às Ciências Tecnológicas estimulando a valorização. Seu objetivo é formar e transformar crianças e adolescentes em agentes multiplicadores DA ÉTICA PELA VIDA consequentemente, futuros adultos conscientes e pró-ativos na defesa do nosso maior bem: A VIDA

O trem de 2014 tem como tema:

“A Tecnologia e a Música”

Será apresentado em forma de trabalho científico e dança ou teatro na culminância.

Guia de estudos

O professor indicará material com dicas de estudos, técnicas de resumo e leitura e várias orientações para que o aluno faça um excelente trabalho escolar.

(5)

PROCEDIMENTOS

As medidas disciplinares deverão ser aplicadas ao aluno comunicando-se aos pais ou responsáveis.

As medidas previstas nos itens I e II serão aplicadas pelo professor ou coordenador disciplinar;

• As medidas previstas nos itens III, IV e V serão aplicadas pelo diretor ou coordenador disciplinar;

• A medida prevista no item VI serão aplicadas pela direção.

2ª Chamada

Os alunos que tenham perdido provas e Bimestrais poderão fazê-las posteriormente (provas substitutivas), desde que justificadas pelos pais ou responsáveis através de requerimento preenchido e entregue na secretaria da escola, anexando o documento que comprove o motivo da ausência, no prazo de 2 dias úteis, a contar da data do retorno do aluno ao colégio. Os horários dessas avaliações serão definidos pela Coordenação Pedagógica.

Não há substituição de trabalhos escolares ou em grupo.

FREQUENCIA ÀS AULAS

A frequência as aulas e às demais programações escolares serão registradas em documentos próprios, pelos professores, periodicamente lançadas em sistema próprio ao final de cada bimestre.

O aluno será dispensado das aulas de Educação Física conforme ver a legislação vigente, ou por solicitação escrita da Coordenação Pedagógica.

EM CASO DE DÚVIDAS PROCURAR O SEU COORDENADOR

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

O COLÉGIO NOBRE TRABALHA COM A METODOLOGIA SÓCIO- INTERACIONISTA, ISTO É; PRIORIZA TANTO A QUANTIDADE COMO A QUALIDADE DO QUE O ALUNO TRAZ PARA A ESCOLA, COM UM NOVO OLHAR PARA O PROCESSO DA AVALIAÇÃO OBSERVANDO O ALUNO COMO SER PRODUZENTE E SOCIAL.

PROMOÇÃO:

A pontuação para aprovação direta do Colégio Nobre são 28 pontos divididos em 4 unidades com média 7,0 para cada unidade.

 O aluno que obtiver 20 pontos terá direito a prova final. Para obter a nota necessária para aprovação, subtrai -se de 10 a média obtida nas 4 unidades e encontra-se o percentual que deverá obter na prova FINAL.

EX: Média 5,0 no final das 4 unidades:

10 – 5,0 = 5,0 ( é esta nota ( mínima) que o aluno deverá obter na prova final.)

 O aluno que obtiver menos que 20 pontos fará recuperação final tendo que obter média 5,0.

 O aluno que ficar com média menor que 5,0 terá a oportunidade de estudos de dependência de até 03 disciplinas, podendo assim cursar a série seguinte.

PONTUAÇÃO QUANTITATIVA EM TRÊS ETAPAS

1ª ETAPA: Atividades avaliativas processuais após assunto dado com o valor total de 6,0 pontos.

2ª ETAPA: Prova com assuntos estabelecidos pelo professor com média total de 10,0 pontos.

3ª ETAPA: Um memorial descritivo ou atividade similar, determinada pelo professor com o valor de 3,0 pontos.

 1,0 Média Qualitativa avaliada pelo professor observando a pontualidade, comportamento, organização e assiduidade do aluno.

(6)

NORMAS GERAIS DE CONDUTA ESCOLAR

Utilizar, sem a devida autorização, computadores, telefones ou outros equipamentos e dispositivos eletrônicos de propriedade do Colégio;

O aluno tem por obrigação usar o uniforme escolar completo.

Não será permitida a entrada do aluno caso ele esteja sem seu devido uniforme. Solicitamos aos pais ou responsáveis que colaborem com o colégio no sentido de orientar seus filhos sobre este dever.

Cumprir rigorosamente o horário de entrada.

A entrada de alunos atrasados na primeira aula terá tolerância de 10 minutos. Após esse período o aluno entrará somente na 2ª aula (solicitamos aos responsáveis que não insistam quanto às exceções).

Cabe ao responsável acompanhar por meio do boletim os registros referentes as notas que será explicado pela secretaria bimestralmente impressos, caso haja duvidas sobre as notas, o responsável tem o prazo de 72 horas para recorrer.

O aluno que não apresentar a documentação obrigatória solicitada pela secretaria poderá ser impedido de assistir as aulas.

O colégio prevê em calendário escolar a entrega dos boletins com os pais ou responsáveis. A presença dos pais ou responsáveis é imprescindível para o acompanhamento do processo educacional de seu filho. Sua ausência será registrada.

A instituição não se responsabiliza, sob quaisquer aspectos, pelos objetos de valor perdidos dentro das suas instalações, inclusive em eventos como Feira cultural, Trem do Forró, e outros, portanto é de suma importância o cuidado com pertences pessoais e materiais de trabalho.

É expressamente vedado ao aluno:

Ocupar-se durante s aulas com atividades estranhas à disciplina, fazendo uso de objetos que dificultarem ou impeçam a atenção dos trabalhos escolares, tais como:

celulares, jogos eletrônicos e outros, os quais poderão, ser retirados e entregues aos pais ou responsáveis;

O Decreto No. 52.625, art. 1º, estabelece proibição, durante as aulas, do uso do telefone celular por alunos.

Trazer à escola objetos perigosos que possam perturbar os estudos ou atentar contra a segurança própria ou de outrem;

Porte ou uso de drogas nas dependências e/ou nas imediações da escola;

Impedir a entrada de colegas ou incitá-los a ausência coletiva;

Participar das aulas de Educação Física usando ornamentais ou sem uniforme completo.

DIREITOS E DEVERES

 apropriar-se da missão, dos valores e princípios da instituição, agindo como multiplicador e transformador da cultura organizacional e cumprindo normas e políticas estabelecidas pela instituição;

 articular a comunicação entre a comunidade interna e externa;

 frequentar as aulas e demais atividades curriculares aplicando-se com o máximo interesse no seu aproveitamento, respeitando o horário da entrada e saída, assim como portar todo o material didático.

 ser assistido em suas dificuldades por quem de direito da Escola;

 utilizar os serviços administrativos e técnicos oferecidos pelo Colégio;

 recorrer de dedicações às instancias superiores do colégio;

 observar o regime escolar e disciplinar e comportar-se, dentro e fora do colégio de acordo com os princípios éticos condizentes;

 responsabilizar-se pela conservação do patrimônio da Instituição;

 colaborar com todas as ações pedagógicas do Colégio que estejam previstos em calendário escolar;

 indenizar o prejuízo, quando produzir dano material no estabelecimento, em objetos de propriedades de colegas, funcionários e do estabelecimento.

MEDIDAS DISCIPLINARES

O não cumprimento dos deveres e a incidência em faltas disciplinares poderão acarretar ao aluno as seguintes medidas disciplinares:

I. Advertência verbal;

II. Retirada do aluno de sala de aula ou atividade em curso e encaminhamento à diretoria para orientação;

III. Comunicação escrita dirigida aos pais ou responsáveis;

IV. Suspensão temporária de participação em visitas ou demais programas extracurriculares;

V. Suspensão por até 5 dias letivos;

VI. Transferência.

Referências

Documentos relacionados

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

Este capítulo tem uma abordagem mais prática, serão descritos alguns pontos necessários à instalação dos componentes vistos em teoria, ou seja, neste ponto

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem