• Nenhum resultado encontrado

Stugeron 75 mg/ml suspensão oral Suspensão branca, homogénea contendo 75 mg de cinarizina por ml.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Stugeron 75 mg/ml suspensão oral Suspensão branca, homogénea contendo 75 mg de cinarizina por ml."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

RESUMO DAS CARACTERÌSTICAS DO MEDICAMENTO

1. NOME DO MEDICAMENTO Stugeron 25 mg comprimidos Stugeron 75 mg/ml suspensão oral Stugeron Forte 75 mg cápsulas

2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Stugeron 25 mg comprimidos

Comprimido branco, circular, biconvexo, com ranhura central e com a gravação "JANSSEN"

numa face e "S/25" na outra face. Cada comprimido contém 25 mg de cinarizina.

Excipientes com efeito conhecido:

Lactose monoidratada - 158,8 mg Sacarose - 15 mg

Stugeron 75 mg/ml suspensão oral

Suspensão branca, homogénea contendo 75 mg de cinarizina por ml.

Excipientes com efeito conhecido:

Etanol - 20 mg/ml

Para-hidroxibenzoato de propilo (E216) - 0,5 mg/ml Sorbitol (E420) - 530 mg/ml

Para-hidroxibenzoato de metilo (E218) - 2 mg/ml

Sódio - 1,08 mg/ml (sob a forma de carboximetilcelulose sódica) Stugeron Forte 75 mg cápsulas

Cada cápsula contém 75 mg de cinarizina.

Excipientes com efeito conhecido:

Lactose - 35 mg

Amarelo-sol FCF- 0,667%

Lista completa de excipientes, ver secção 6.1.

3. FORMA FARMACÊUTICA Stugeron 25 mg comprimidos Comprimido

Stugeron 75 mg/ml suspensão oral Suspensão oral

Stugeron Forte 75 mg cápsulas Cápsula

(2)

4. INFORMAÇÕES CLÍNICAS 4.1 Indicações terapêuticas

- Controlo das perturbações vestibulares tais como vertigens, zumbidos, náuseas e vómitos, nomeadamente Doença de Meniére.

Controlo a longo termo dos sintomas de doença vascular arterial periférica que inclui a claudicação intermitente, a dor em repouso, cãibras musculares e doença vasoespástica como por exemplo a doença de Raynaud.

- Stugeron é também eficaz no controlo do enjoo de movimento.

4.2 Posologia e modo de administração Perturbações da circulação periférica:

Adultos

Dose inicial: uma cápsula de 75 mg, três vezes ao dia ou 25 gotas de suspensão oral, três vezes ao dia.

Dose de manutenção: uma cápsula de 75 mg, duas a três vezes ao dia de acordo com a resposta ao tratamento.

Estas doses não devem ser excedidas.

As perturbações da circulação periférica melhoram lentamente com qualquer tratamento farmacológico. O benefício máximo de Stugeron e Stugeron Forte só será sentido após algumas semanas de tratamento continuado, apesar de estar demonstrado uma melhoria na circulação sanguínea, após a primeira semana de tratamento.

Idosos

Como indicado para adultos.

Crianças

Não recomendado.

Perturbações vestibulares:

Adultos, idosos e crianças com mais de 12 anos 1 comprimido de 25 mg, 3 vezes ao dia ou 1 cápsula de 75 mg, 1 vez ao dia ou 8 gotas de suspensão oral, 3 vezes ao dia.

Crianças dos 5 aos 12 anos: metade da dose recomendada para o adulto.

A dose máxima recomendada não deve exceder 225 mg ao dia. Como o efeito de Stugeron na vertigem está dependente da dose, a dosagem deve ser aumentada progressivamente.

Estas doses não devem ser excedidas.

Enjoo de movimento:

Adultos, idosos e crianças com mais de 12 anos

(3)

1 comprimido de 25 mg ou 8 gotas de suspensão oral (= 24 mg), duas horas antes do início da viagem; repetir de 8 em 8 horas.

Crianças dos 5 aos 12 anos

Metade da dose do adulto, usando de preferência a suspensão.

Em seguida à dose oral inicial, os intervalos não podem ser inferiores a 8 horas.

Stugeron deve ser tomado, de preferência, após a refeição.

A suspensão oral deve ser agitada antes da utilização.

4.3 Contraindicações

Hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer dos excipientes mencionados na secção 6.1.

4.4 Advertências e precauções especiais de utilização

Stugeron Forte não reduz significativamente a pressão arterial. No entanto, este medicamento deve usado com precaução em doentes com hipotensão.

À semelhança do que se passa com outros anti-histamínicos, Stugeron pode causar dor epigástrica. Tomado após as refeições, pode diminuir tal irritação gástrica.

Em doentes com a doença de Parkinson, Stugeron só deverá ser administrado quando os benefícios justificarem os possíveis riscos de agravamento dessa doença.

Stugeron pode causar sonolência, especialmente no início do tratamento. Assim, deve tomar- se especial precaução quando o doente utiliza concomitantemente álcool, depressores do sistema nervoso central (SNC) ou antidepressivos tricíclicos.

Stugeron 25 mg comprimidos

Este medicamento contém lactose monoidratada. Doentes com problemas hereditários raros de intolerância à galactose, deficiência de lactase ou malabsorção de glucose-galactose não devem tomar este medicamento.

Este medicamento contém sacarose. Doentes com problemas hereditários raros de intolerância à frutose, malabsorção de glucose-galactose ou insuficiência de sacarase-isomaltase não devem tomar este medicamento.

Stugeron 75 mg/ml suspensão oral

Este medicamento contém etanol. Este medicamento contém pequenas quantidades de etanol (álcool), inferiores a 100 mg por dose.

Este medicamento contém para-hidroxibenzoato de propilo (E216) e para-hidroxibenzoato de metilo (E218). Pode causar reações alérgicas (possivelmente retardadas).

Este medicamento contém sorbitol (E420). Doentes com problemas hereditários raros de intolerância à frutose não devem tomar este medicamento.

(4)

Este medicamento contém 1,08 mg/ml de sódio (sob a forma de carboximetilcelulose sódica.

Esta informação deve ser tida em consideração em doentes com ingestão controlada de sódio.

Stugeron Forte 75 mg cápsulas

Este medicamento contém lactose. Doentes com problemas hereditários raros de intolerância à galactose, deficiência em lactase ou malabsorção de glucose-galactose, não devem tomar este medicamento.

Este medicamento contém Amarelo-sol FCF. Pode causar reações alérgicas.

4.5 Interações medicamentosas e outras formas de interação

Álcool, depressores do sistema nervoso central e antidepressivos tricíclicos

Os efeitos sedativos de Stugeron e dos seguintes medicamentos podem ser potenciados quando usados concomitantemente: álcool, depressores do SNC, ou antidepressivos tricíclicos.

Procarbazina e anti-histamínicos H1

Devido ao efeito anti-histamínico de Stugeron, a associação deste medicamento com procarbazina ou outros anti-histamínicos H1 pode potenciar os efeitos da cinarizina no Sistema Nervoso Central.

Interferência com diagnósticos:

Devido ao seu efeito anti-histamínico, Stugeron pode mascarar qualquer reação positiva à reatividade dérmica, se usado até 4 dias antes do teste cutâneo.

4.6 Fertilidade, gravidez e aleitamento Gravidez

Não foi estabelecido o perfil de segurança de Stugeron durante a gravidez, apesar de estudos efetuados em animais não terem revelado efeitos teratogénicos.

À semelhança do que ocorre com outros fármacos, Stugeron não é recomendado durante a gravidez.

Amamentação

Não existem dados sobre a excreção de Stugeron através do leite materno. Assim, a administração de Stugeron não é recomendada durante o aleitamento.

4.7 Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas

Uma vez que a administração de Stugeron pode provocar sonolência, especialmente no início do tratamento, devem tomar-se precauções no caso de se administrar o fármaco em doentes que conduzam veículos automóveis ou que trabalhem com máquinas.

4.8 Efeitos indesejáveis

Nesta secção são apresentadas as reações adversas. As reações adversas são acontecimentos adversos que foram considerados como tendo uma associação razoável à utilização de cinarizina. Não pode ser estabelecida uma relação causal fiável com a cinarizina em casos individuais. Adicionalmente, dado que os ensaios clínicos são realizados sob condições

(5)

amplamente variáveis, as taxas de reações adversas observadas nos ensaios clínicos de um medicamento não podem ser comparadas diretamente com as taxas de outro medicamento e podem não refletir as taxas observadas na prática clínica.

Dados de Ensaios Clínicos

Dados de ensaios duplamente cegos controlados com placebo - Reações Adversas Medicamentosas notificadas com uma incidência ³1%

A segurança de Stugeron (30 a 225 mg/dia) foi avaliada em 740 indivíduos (dos quais 372 foram tratados com Stugeron; a 368 foi administrado placebo) que participaram em 7 ensaios duplamente cegos controlados com placebo: três no tratamento de perturbações da circulação periférica, um no tratamento de perturbações da circulação cerebral, dois na vertigem e um no enjoo causado pelo mar.

As Reações Adversas Medicamentosas (RAMs) notificadas por doentes tratados com Stugeron em ensaios duplamente cegos, com uma incidência ³1% encontram-se descritas na Tabela 1.

Tabela 1. Reações Adversas Medicamentosas (RAMs) notificadas por doentes tratados com Stugeron em 7 ensaios clínicos duplamente cegos controlados com placebo, com uma incidência ³1%

Classes de sistemas de órgãos

Stugeron (n=372)

%

Placebo (n=368)

% Doenças do sistema nervoso

Sonolência 8,3 4,6

Dados de ensaios controlados com comparador e Reações estudo aberto - - Reações Adversas Medicamentosas notificadas com uma incidência ³1%

Seis ensaios controlados por comparador e treze ensaios abertos foram selecionados para determinar a incidência de RAMs. Nestes 19 estudos, 668 indivíduos foram tratados com doses de Stugeron que variam de 50 a 225 mg/dia, no tratamento de perturbações da circulação periférica, perturbações da circulação cerebral e vertigem.

As RAMs de indivíduos tratados com Stugeron, com uma incidência ³1%, que fazem parte de ensaios clínicos controlados por comparador e abertos, estão descritas na Tabela 2.

Tabela 2. Reações Adversas Medicamentosas notificadas em doentes tratados com Stugeron em 6 ensaios clínicos controlados por comparador e 13 ensaios clínicos abertos, com uma incidência ³1%

Classes de sistemas de órgãos

Stugeron (n=668)

% Doenças gastrointestinais

Náuseas 1,5 Exames complementares de

diagnóstico

Aumento de peso 2,1

Dados de ensaios clínicos controlados por placebo, comparador e ensaios abertos - Reações Adversas Medicamentosas notificadas com uma incidência <1% que fazem parte dos ensaios clínicos dos 2 conjuntos de ensaios clínicos acima mencionados, estão listadas na Tabela 3.

(6)

Tabela 3. Reações Adversas Medicamentosas notificadas por doentes tratados com Stugeron nos ensaios clínicos controlados por placebo ou controlados por comparador ou ensaios clínicos abertos, com uma incidência <1%

Doenças do sistema nervoso - Hipersónia

- Letargia

Doenças gastrointestinais - Desconforto gástrico - Vómitos

- Dor abdominal superior - Dispepsia

Afeções dos tecidos cutâneos e subcutâneos - Hiperhidrose

Perturbações gerais e alterações no local de administração - Fadiga

Dados pós-comercialização

Os efeitos adversos identificados em primeiro lugar como Reações Adversas Medicamentosas foram incluídos na Tabela 4. A revisão pós-comercialização foi baseada na revisão de todos os casos em que foi utilizada cinarizina (Stugeron). As reações adversas foram distribuídas segundo a frequência utilizando a seguinte convenção:

Muito frequentes (≥1/10) Frequentes (≥1/100, <1/10)

Pouco frequentes (≥1/1.000, <1/100) Raros (≥1/10.000, <1/1.000)

Muito raros (<1/10.000)

Desconhecido (não pode ser calculado a partir dos dados disponíveis) Tabela 4. Reações Adversas Medicamentosas identificadas durante a experiência de pós-comercialização com cinarizina (Stugeron) por categoria de frequência estimada a partir das taxas de notificação espontânea

Classes de sistemas de órgãos Frequência

Doenças do sistema nervoso

- Discinesia Muito raros

- Perturbações extrapiramidais Muito raros

- Parkinsonismo Muito raros

- Tremores Muito raros

Afeções dos tecidos cutâneos e subcutâneos

- Queratose liquenóide Muito raros

- Líquen plano Muito raros

- Lúpus eritematoso cutâneo subagudo Muito raros Afeções musculoesqueléticas e dos tecidos conjuntivos

- Rigidez muscular Muito raros

Notificação de suspeitas de reações adversas

A notificação de suspeitas de reações adversas após a autorização do medicamento é importante, uma vez que permite uma monitorização contínua da relação benefício-risco do

(7)

medicamento. Pede-se aos profissionais de saúde que notifiquem quaisquer suspeitas de reações adversas diretamente ao INFARMED, I.P.:

INFARMED, I.P.

Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53 1749-004 Lisboa

Tel: +351 21 798 71 40 Fax: +351 21 798 73 97

Sítio da internet: http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice.seramhomepage E-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt

4.9 Sobredosagem Sintomas

A sobredosagem aguda por cinarizina tem sido reportada com doses entre os 90 e os 2250 mg.

Os sinais e sintomas frequentemente associados à sobredosagem de cinarizina, incluem:

alterações da consciência variando de sonolência, estupor ou mesmo coma, vómitos, sintomas extrapiramidais e hipotonia. Um pequeno número de crianças desenvolveu convulsões. As consequências clínicas não foram graves na maioria dos casos, mas foram reportadas mortes após a sobredosagem com cinarizina, associada ou não com outros fármacos.

Tratamento

Não existe antídoto específico. Para qualquer caso de sobredosagem o tratamento é sintomático e de suporte. A administração de carvão ativado pode ser considerada, quando apropriado.

5. PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS 5.1 Propriedades farmacodinâmicas

Grupo farmacoterapêutico: 2.7 - Sistema nervoso central. Antieméticos e antivertiginosos, código ATC: N07CA02

A cinarizina inibe as contrações das células do músculo liso vascular, por bloqueio dos canais de cálcio. Para além deste antagonismo do cálcio, a cinarizina diminui a atividade contráctil das substâncias vasoativas, tais como a norepinefrina e a serotonina, bloqueando os canais de cálcio nos recetores para estas substâncias. O bloqueio do influxo celular do cálcio, depende dos tecidos e resulta em propriedades antivasoconstrictoras, sem efeito na tensão arterial e na frequência cardíaca.

A cinarizina, pode melhorar a microcirculação deficiente, aumentando a deformabilidade dos eritrócitos e diminuindo a viscosidade sanguínea. Há aumento da resistência celular à hipoxia.

A cinarizina inibe a estimulação do sistema vestibular, a qual resulta na supressão do nistagmo e outras perturbações autónomas. Os episódios agudos da vertigem podem ser evitados ou reduzidos pela cinarizina.

5.2 Propriedades farmacocinéticas

(8)

Absorção

As concentrações plasmáticas máximas da cinarizina observam-se 1 a 3 horas após a administração.

Distribuição

A ligação às proteínas plasmáticas é de 91%.

Biotransformação A cinarizina é extensivamente metabolizada, sobretudo pelo CYP2D6.

Eliminação

A eliminação dos seus metabolitos é cerca de 1/3 através da urina e 2/3 nas fezes.

5.3 Dados de segurança pré-clínica

Os estudos de segurança não-clínicos mostraram que os efeitos adversos foram observados após exposição crónica a doses 5 a 72 vezes superiores à dose diária máxima recomendada para o Homem de 225 mg/dia,.

Nos estudos de toxicidade de dose única os valores de DL50 em vários modelos animais demonstraram uma ampla margem de segurança quando comparados com a dose máxima recomendada para administração no Homem.

Nos estudos de toxicidade reprodutiva no rato, coelho e cão, não se verificaram efeitos adversos na fertilidade e não se observaram efeitos teratogénicos. Em doses muito elevadas associadas a toxicidade materna no rato observou-se diminuição do tamanho da ninhada, aumento da percentagem de reabsorções e diminuição do peso fetal.

Estudos de mutagenicidade in vitro indicaram que a cinarizina não mostrou potencial mutagénico. Contudo, após reação com o nitrito, formando o produto de nitrosação, foi observada uma fraca atividade mutagénica. A carcinogenicidade não foi especificamente avaliada. Contudo, não se observaram alterações pré-neoplásicas nos estudos com

administração oral no rato, durante 18 meses, de doses aproximadamente 72 vezes a dose máxima recomendada no Homem.

6. INFORMAÇÕES FARMACÊUTICAS 6.1 Lista dos excipientes

Stugeron 25 mg comprimidos Lactose mono-hidratada Amido de milho

Sacarose Talco

Óleo de semente de algodão Povidona k 90

Água purificada

Stugeron 75 mg/ml suspensão oral Sorbitol

(9)

Celulose microcristalina Carboximetilcelulose sódica Etanol

Polissorbato 20

Para-hidroxibenzoato de metilo Para-hidroxibenzoato de propilo Aroma de banana

Água purificada

Stugeron Forte 75 mg cápsulas Lactose

Amido de milho Estearato de magnésio Talco

- Gelatina

- Eritrosina (E127)

- Dióxido de titânio (E171) - Amarelo-sol FCF

- Óxido de ferro amarelo (E172) 6.2 Incompatibilidades

Não aplicável.

6.3 Prazo de validade

Stugeron 25 mg comprimidos 3 anos

Stugeron 75 mg/ml suspensão oral 3 anos

Stugeron Forte 75 mg cápsulas 5 anos

6.4 Precauções especiais de conservação Stugeron 25 mg comprimidos

Conservar a temperatura inferior a 30 ºC.

Stugeron 75 mg/ml suspensão oral Conservar a temperatura inferior a 25 ºC.

Stugeron Forte 75 mg cápsulas

Conservar a temperatura inferior a 25 ºC.

6.5 Natureza e conteúdo do recipiente Stugeron 25 mg comprimidos

Embalagens de 20 e 60 comprimidos acondicionados em blisters de PVC/Alumínio.

(10)

Cada blister contém 10 comprimidos.

Stugeron 75 mg/ml suspensão oral

A suspensão oral é embalada em frasco conta-gotas de polietileno de baixa densidade (LDPE). Cada frasco contém 50 ml de suspensão oral a 75 mg/ml (= + 25 gotas).

Stugeron Forte 75 mg cápsulas

Embalagens de 10, 20, 30, 60 e 100 cápsulas acondicionadas em blisters de PVC/Alumínio.

Cada blister contém 10 cápsulas.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

6.6 Precauções especiais de eliminação e manuseamento Stugeron 75 mg/ml suspensão oral

Agitar bem o frasco antes de usar.

Stugeron suspensão oral é fornecido num frasco conta-gotas com uma tampa de segurança infantil que se abre da seguinte maneira: empurrar a tampa de plástico para baixo, ao mesmo tempo que a vira no sentido contrário aos ponteiros do relógio.

Depois de remover a tampa, pode obter-se o número necessário de gotas através de um conta-gotas, que está inserido no frasco.

7. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Janssen Farmacêutica Portugal, Lda.

Estrada Consiglieri Pedroso, 69 A- Queluz de Baixo 2734-503 Barcarena

Portugal

Tel: 21 436 88 35

8. NÚMERO DE AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Stugeron 25 mg comprimidos

N.º de registo: 9250118 - 20 comprimidos, 25 mg, blisters de PVC/Alu N.º de registo: 9250126 - 60 comprimidos, 25 mg, blisters de PVC/Alu

Stugeron 75 mg/ml suspensão oral

N.º de registo: 9453704 - 50 ml suspensão oral, 75 mg/ml, frasco conta-gotas de LDPE Stugeron Forte 75 mg cápsulas

N.º de registo: 4660791 - 10 cápsulas, 75 mg, blisters de PVC/Alu N.º de registo: 9332213 - 20 cápsulas, 75 mg, blisters de PVC/Alu N.º de registo: 4660890 - 30 cápsulas, 75 mg, blisters de PVC/Alu

(11)

N.º de registo: 5672993 - 60 cápsulas, 75 mg, blisters de PVC/Alu N.º de registo: 4660999 - 100 cápsulas, 75 mg, blisters de PVC/Alu

9. DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO / RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

Stugeron 25 mg comprimidos

Data da primeira autorização: 22 abril 1970 Data da última renovação: 07 dezembro 2011 Stugeron 75 mg/ml suspensão oral

Data da primeira autorização: 23 fevereiro 1977 Data da última renovação: 07 dezembro 2011 Stugeron Forte 75 mg cápsulas

Data da primeira autorização: 21 novembro 1972 Data da última renovação: 07 dezembro 2011

10. DATA DA REVISÃO DO TEXTO

Referências

Documentos relacionados

Penso que como região contribuímos muito para a área, desde os estudos iniciais sobre economia política, que não eram chamados assim, até conceitos como o de

- 06 de janeiro de 2020: ​Comunicado de falecimento do membro efetivo da Comissão - Dr. Paulo Fernando Monteiro. Kayra Kfouri sobre questão de domicílio em Portugal. José Ricardo

a) o crescimento econômico deste bloco está em descompasso com o resto do mundo, uma vez que, enquanto seus países membros têm lento crescimento econômico, os

As doses de 1µg, 3µg e 5µg/kg de clonidina pela via intramuscular propostas neste estudo promoveram sedação em caprinos da raça Saanen, com segurança para o

A identificação do agente etiológico foi considerada como causa definitiva de PAC, se houvesse: [1] isolamento em hemocultura, cultura do líquido pleural; provável, se houvesse:

Quando você executa a Reprodução com Apenas Um Toque no componente conectado, o sistema é ligado e a função do sistema é ajustada para &#34;HDMI1&#34;ou &#34;HDMI2&#34;

As reações adversas relatadas em estudos clínicos duplo-cegos controlados em &lt;1% dos pacientes adultos tratados com o Topamax ® ou em qualquer taxa em estudos clínicos abertos

Depois de reformatar a unidade My Passport SSD para usá-la em um computador Mac, acesse http://support.wdc.com e consulte a answer ID 4394 da Base de Conhecimento para obter