• Nenhum resultado encontrado

CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

www.colegioanglodecampinas.com.br

Questão 01 - (UFRR/2015) A ideia dos BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O'Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”. Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento, propriamente dito, incorporado à política externa de importantes países considerados emergentes.

(ipea.gov.br)

O grupo de países emergentes que se encaixam nas categorias da análise dos meios econômico-financeiros, empresariais acadêmicos e de comunicação formuladas por Jim O'Nil compondo os BRICS são:

a) Butão, Reino Unido, Irlanda, Coréia do Sul e Suíça. b) Benin, Romênia, Indonésia, Canadá e Suécia. c) Bangladesh, Rússia, Itália, Costa Rica, e Somália. d) Bolívia, Ruanda, Itália, Cuba e Senegal.

e) Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Questão 02 - (Unievangélica GO/2015) Leia o texto a seguir.

UNESCO: Cooperação entre países do BRICS pode acelerar progresso na educação

O desenvolvimento da colaboração entre os cinco países do BRICS pode acelerar o progresso em seus sistemas de educação,segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). [...] O BRICS é responsável pelo fornecimento de educação para mais de 40% da população global e os maiores sistemas educativos do mundo estão nos países-membros desse grupo. Melhorias na distribuição de conhecimento e de habilidades podem beneficiar milhões de estudantes a transformar suas sociedades e economias.

ONU. Disponível em: http://www.onu.org.br/unesco-cooperacao-entre paises-do-brics-pode-acelerar-progresso-na-educacao/>. Acesso em: 23 set. 2014.

A respeito do BRICS, verifica-se que trata-se de

a) um bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, criado para rivalizar geopoliticamente com a União Europeia e os Estados Unidos.

b) um grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, os quais passaram a se reunir em prol de uma maior influência no sistema financeiro global, além de uma cooperação econômica entre si.

c) um grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, criado para rivalizar política e militarmente com os países-membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). d) um bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, países que passaram a se reunir em prol de uma maior participação no Conselho de Segurança da ONU.

Questão 03 - (UECE/2015) Sobre a geografia política do mundo atual, assinale a afirmação correta.

a) A partir da década de 1990, países emergentes como Argentina e México lideram o bloco de países periféricos no que concerne aos interesses do bloco latino-americano.

b) A atual crise econômica mundial expõe a fragilidade momentânea da economia europeia, gerando, portanto, uma nova cartografia e favorecendo o surgimento de novos Estados como o país Basco e a Calábria.

CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA

Lista de Exercícios / 3º ano - Blocos econômicos e BRICS Professor: Hudson de Paula Data: 09/fevereiro/2017

Aluno(a): _________________________________________________________________________________________________

Um novo com a tradição de sempre!

(2)

www.colegioanglodecampinas.com.br

c) A formação de um bloco de países conhecidos por BRICS – Brasil, Rússia, Índia, África do Sul e China provocou o retorno à unilateralidade, tendo em vista a profunda crise de economias sólidas representadas pela Europa e pelos Estados Unidos.

d) Com o advento da globalização, os meios técnico-científicos produziram meios para um reordenamento dos espaços mundiais, tendo a internet um papel fundamental para a disseminação de movimentos além-fronteiras.

TEXTO: 1 - Comum à questão: 4 Observe o mapa atentamente.

Questão 04 - (PUC SP/2014) Considerando a condição do Brasil no que diz respeito à subalimentação, em comparação com o resto do mundo, pode-se afirmar que

a) nosso país tem uma atividade agrícola dinâmica e mista (agricultura de grande porte/tecnologizada e comercial, e uma agricultura voltada para o abastecimento alimentar), o que ajuda na baixa incidência de subalimentados.

b) nosso país tem baixa incidência de subalimentados, pois se beneficia do pequeno contingente habitacional que habita o seu interior, que é exatamente a região mais pobre e de agricultura mais precária. c) entre os países emergentes – aqueles que compõem os BRICs, por exemplo – o Brasil é o país que desfruta das melhores condições no tema representado no mapa.

d) como nos países de economia avançada, nosso país foi deixando de ser um país agrícola e, com suas novas formas econômicas no mercado internacional, criou melhores condições para alimentar sua população. e) a despeito de, em termos relativos, nosso país estar em melhor situação que a Índia, o Brasil apresenta, em termos absolutos, um número mais elevado de subalimentados do que o país asiático.

Questão 05 - (UFGD/2013) Observe a foto a seguir.

O time dos emergentes: (da esq. para a dir.) Dilma Rousseff, do Brasil; Dimitry Medvedev, da Rússia; Manmohan Singh, da Índia; Hu Jintao, da China; e Jacob Zuma, da África do Sul, em reunião dos Brics, em Nova Délhi.

(Disponível em: <http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/86407_ TODO+PODER+AOS+BRICS> Acesso em: 10 out. 2012).

Os líderes políticos reunidos na foto representam o conjunto de países que têm se destacado no quadro da economia mundial recentemente. Sobre esse conjunto de países, assinale a alternativa correta.

(3)

www.colegioanglodecampinas.com.br

a) Com exceção da África do Sul, todos os demais são considerados grandes potências econômicas em razão de terem conseguido, nos últimos 10 anos, eliminar completamente a pobreza de seus territórios. b) Compõem um bloco denominado BRICS que se formou a partir de mudanças significativas no cenário mundial e aponta transformações quanto ao papel e importância dos países em desenvolvimento nesse contexto.

c) Todos, sem exceção, conseguiram atingir altos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) nos últimos 10 anos e, por isso, são considerados potências emergentes no cenário econômico mundial.

d) Formam um bloco econômico denominado BRICS, que em 2011 superou a União Europeia e NAFTA em participação na economia mundial considerando-se o valor do PIB.

e) Possuem várias características comuns no tocante à língua e demais elementos culturais, o que os mobilizou a formarem um bloco visando a uma participação econômica mais significativa no cenário mundial. Questão 06 - (ESPM SP/2013) Os Brics devem anunciar o primeiro resultado concreto desde que o grupo foi oficialmente criado, em 2006, uma espécie de um Fundo de Reservas, mas só dos Brics e para os Brics.

Fonte: Folha de São Paulo, 27/03/2013.

O Arranjo de Reservas Contingenciais será uma alternativa dos Brics

a) ao Banco Mundial;

b) ao Banco de Compensações Internacionais;

c) ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; d) ao Sistema Geral de Preferências Comerciais;

e) ao Fundo Monetário Internacional.

Questão 07 - (UNIUBE MG/2013) A sigla “BRIC” foi criada em 2001 pelo economista americano Jim O’Neil para indicar as quatro maiores potências emergentes no mundo que deveriam ser priorizadas pelos investidores. Posteriormente, tornou-se um grupo de cooperação diplomática e econômica, contando com a adesão da África do Sul, potência regional média. Porém, o grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) ainda não superou o G7 (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá) no PIB mundial, conforme se observa no gráfico.

(4)

www.colegioanglodecampinas.com.br

“Pela primeira vez desde 1880, os países ricos representam menos de 50% da produção mundial e o centro da gravidade da economia global toma o rumo sul”. (Carta na Escola, nº 39, setembro de 2009). Um dos movimentos geopolíticos atuais e que dá sentido à afirmação acima se refere aos BRIC:

De acordo com o texto e com o gráfico, assinale a alternativa CORRETA a respeito dos países que compõem o BRICs:

a) É o conjunto dos países denominados emergentes que vêm apresentando crescimento econômico inferior à média mundial nos últimos anos.

b) Esse grupo de países é dotado de grande população e extensão territorial, porém, com escassos recursos naturais, fato que poderá dificultar a concretização da aliança.

c) Os países que o constituem possuem, em comum, disponibilidade de recursos naturais e forte atração de investimentos nas áreas de mercado interno e infraestrutura.

d) Trata-se de um novo Bloco Político-Econômico de poder, que atualmente supera os países ditos desenvolvidos no contexto econômico mundial.

e) Constitui um rearranjo da geopolítica, em que os países que o integram reivindicam maior influência e uma realocação de suas posições exclusivamente no plano político mundial.

Questão 08 - (UNIOESTE PR/2013) Nos últimos anos, alguns países têm se destacado na geopolítica mundial por apresentarem taxas de crescimento econômico superiores à dos países mais desenvolvidos. Tais países são designados pela sigla BRICs. As duas tabelas abaixo trazem informações acerca da participação de alguns países dos BRICs na organização da Nova Ordem Mundial.

37,51 Outros 11,04 BRICs 2,56 Canadá 6,24 Japão 30,99 Europeia União 16,78 Unidos Es tados (%) FMI no Voto de Direito -1 Tabela Fonte: FMI, 2011. 783 Outros 100 Rús sia 109 Suíça 112 Kong Hong 125 Caribe do Fiscais Paraísos 210 Brasil 234 OPEP 352 Bretanha -Grã 914 Japão 1.173 China dólares) de bilhões (em 2011 EUA dos Credores -2 Tabela

Fonte: Departamento do Tesouro dos EUA, 2011.

A partir dos dados e dos seus conhecimentos acerca dos BRICs, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O poder econômico dos BRICs pode ser verificado na participação da China como o principal credor dos EUA.

b) Apesar de importantes economicamente, os BRICs ainda possuem pouco poder político na Nova Ordem Mundial.

(5)

www.colegioanglodecampinas.com.br

c) As crises econômicas dos EUA e da União Europeia podem contribuir para o aumento do poder econômico e político dos BRICs nas próximas décadas.

d) Recentemente, devido ao seu crescimento econômico, a África do Sul tem participado das reuniões entre os países dos BRICs.

e) A importância dos BRICs na Nova Ordem Mundial pode ser verificada na ampla participação destes países nas decisões ocorridas no FMI, contabilizando quase 30% dos direitos de voto no Fundo.

Questão 09 - (UERJ/2012) Os líderes dos países que integram os Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – encerraram seu terceiro encontro com um comunicado em que pedem conjunta e explicitamente, pela primeira vez, mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O texto defende reformas na ONU para aumentar a representatividade na instituição, além de alterações no Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial. Para os líderes dos Brics, a reforma da ONU é essencial, pois não é mais possível manter as formas institucionais erguidas logo após a Segunda Guerra Mundial.

Adaptado de O Globo, 15/04/2011

Uma das principais mudanças no contexto internacional contemporâneo que se relaciona com as reformas propostas pelos Brics está indicada em:

a) afirmação da multipolaridade b) proliferação de armas atômicas c) hegemonia econômica dos E.U.A. d) diversificação dos fluxos de capitais

Questão 10 - (PUC SP/2015) “Se algum acordo de comércio tinha tudo para dar certo foi aquele firmado entre México, Estados Unidos e Canadá. Sancionado em 1994, o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) criou o que era, na época, a maior área de livre-comércio do mundo, com 376 milhões de pessoas e um PIB de quase 9 trilhões de dólares.”

(Joseph E. Stiglitz. Globalização: como dar certo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 137)

Tendo em vista essa informação e considerando as questões comerciais da chamada globalização, pode ser dito que

a) esse acordo comercial, mesmo considerando as desigualdades entre México e EUA, foi bem sucedido e trouxe novas possibilidades à nação mexicana, algo que no contexto da globalização é praticamente o único caso de sucesso.

b) esse pacto abriu o país mais rico do mundo ao México e assim esses países continuaram a sua história compartilhada, agora de forma institucionalizada, mostrando que países pobres se beneficiam com o livre-comércio.

c) na era da globalização ocorrem vários pactos comerciais – regionais ou não, que nem sempre foram (e são) bem sucedidos, e vários são vistos como contrários à lógica do livre-comércio, já que privilegiam os países membros dos acordos.

d) acordos comerciais regionais, como o citado, fracassaram em razão da condição desigual dos membros, e por isso só se insiste, no mundo globalizado, em acordos e uniões com membros mais homogêneos, como a União Europeia.

e) tal como o Nafta, o Mercosul é bem sucedido pelas associação com os EUA formando a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), pois o sucesso está em combinar países de economias de pesos e formas diferentes.

Questão 11 - (UEPA/2014) A multiplicação dos acordos bilaterais, tratados de livre comércio e de blocos econômicos regionais constitui um dos fenômenos mais marcantes do cenário mundial pós Guerra Fria. Neste contexto, ocorre destaque para a União Europeia, considerado o bloco econômico com maior nível de integração e que enfrenta nos últimos anos uma grave crise econômica. Sobre a crise europeia e o bloco União Europeia é correto afirmar que:

(6)

www.colegioanglodecampinas.com.br

a) o crescimento econômico deste bloco está em descompasso com o resto do mundo, uma vez que, enquanto seus países membros têm lento crescimento econômico, os países que compõem outros blocos apresentam rápido crescimento, principalmente os que compõem o NAFTA.

b) a crise na Europa foi causada pela dificuldade de alguns países europeus em pagar as suas dívidas. Alguns países da região, a exemplo da Grécia e Portugal, não vêm conseguindo gerar crescimento econômico suficiente para honrar os compromissos firmados junto aos seus credores ao longo dos últimos anos. Tal fato é grave e poderá ultrapassar as fronteiras da chamada "Zona do Euro".

c) alguns países, a exemplo da Alemanha e França, que possuem maior desenvolvimento tecnológico, estão isentos desta recente crise econômica. O término da Guerra Fria e a reunificação alemã influenciaram na reformulação do equilíbrio geopolítico europeu.

d) a crise atinge todos os países integrantes do bloco com a mesma proporção, sendo o desemprego estrutural e conjuntural um dos mais sérios problemas dos países integrantes deste bloco econômico.

e) a economia mundial tem experimentado um crescimento lento desde a crise financeira dos Estados Unidos entre 2008 e 2009. A crise americana atravessou fronteiras e influenciou no resto do mundo, inclusive na Europa e no contexto da União Europeia, atingindo na mesma proporção todos os países integrantes deste bloco.

Questão 12 - (UNIFOR CE/2016) Os países da União Europeia (UE) foram surpreendidos nos últimos meses por um enorme fluxo de imigrantes, os quais buscam refúgio nesses países, fugindo de guerras e da falta de perspectivas econômicas em seus países de origem. Tal fluxo de refugiados é o maior experimentado pelo continente desde a Guerra dos Bálcãs, na década de 90. Sobre tal assunto, assinale a alternativa CORRETA.

a) A maioria dos refugiados faz a viagem para a Europa por via aérea, lotando os salões de desembarque dos principais aeroportos desse continente.

b) O maior número de refugiados é originário da Palestina e do Iraque, em razão do agravamento dos conflitos armados em tais locais.

c) O Governo Brasileiro, por meio da Presidente Dilma Roussef, manifestouse contrariamente à proposta de receber refugiados em seu território, em razão da crise econômica que ora atravessa.

d) Com o objetivo de facilitar o fluxo de refugiados, a Hungria abriu diversos pontos de entrada em toda sua fronteira com a Sérvia.

e) De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), a Alemanha continua sendo o destino mais procurado por imigrantes que chegam à Europa.

Questão 13 - (UERJ/2016) A Europa passou por grande número de reconfigurações territoriais, em virtude das disputas seculares entre os povos do continente. No mapa abaixo, elaborado em 2014, estão assinalados, para cada país europeu, o nome da última potência estrangeira a desocupar aquele espaço nacional e o ano em que isso ocorreu.

Adaptado de news.nationalgeographic.com.

A desocupação estrangeira na Europa Oriental, após a Segunda Guerra Mundial, está associada ao seguinte contexto geopolítico:

a) fim da Guerra Fria

(7)

www.colegioanglodecampinas.com.br c) término da Crise dos Mísseis

d) início da Coexistência Pacífica

Questão 14 - (UNIFOR CE/2016) O governo da ____________ vetou a participação do brasileiro Nélson Jobim, ex-Ministro da Justiça e do Supremo Tribunal Federal, à frente de uma missão da União de Nações Sul-Americanas – UNASUL – destinada a assegurar a lisura e transparência das eleições parlamentares que ocorrerão em dezembro próximo. Tal veto reforça as acusações de que o atual governo desse país vem agindo no sentido de manipular e fraudar as referidas eleições.

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE o texto apresentado.

a) Argentina; b) Chile; c) Colômbia; d) Equador; e) Venezuela.

Questão 15 - (FM Petrópolis RJ/2016) Analise a imagem a seguir.

Disponível em: <http://operamundi.uol.com.br/media/images/ mapacrimeiaanexada.jpg>. Acesso em: 07 maio 2015.

A anexação à Rússia da região ucraniana destacada na imagem provocou a seguinte situação geopolítica:

a) rompimento dos laços diplomáticos entre os governos de Kiev e de Washington b) sanções da União Europeia e dos Estados Unidos contra o governo russo

c) suspensão das manobras militares russas no leste da Ucrânia

d) incremento das exportações russas de gás natural para a União Europeia e) ações geoestratégicas da China pelo controle do gás ucraniano

Questão 16 - (FGV/2016) É grande a preocupação com o bloco tanto pelo imobilismo de suas regras quanto pelo isolamento em relação aos acordos comerciais. A paralisia do grupo regional e as crescentes medidas protecionistas da Argentina preocupam o setor privado brasileiro, o maior prejudicado por essa situação. É previsível a continuada oposição da Argentina e da

Venezuela à flexibilização das regras do bloco. É do interesse brasileiro ignorar essa oposição e assumir a liderança nas tratativas para retomar os entendimentos com a UE e aceitar a ampliação na negociação externa com países mais desenvolvidos, como o Canadá e a Coreia do Sul. A Espanha defendeu abertamente uma opção pragmática para que as conversações entre a União Europeia e o bloco possam avançar.

(O Estado de S.Paulo, 9 jun. 2015. Adaptado)

(8)

www.colegioanglodecampinas.com.br a) Mercosul. b) ALADI. c) UNASUL. d) BRICS. e) FMI.

Referências

Documentos relacionados

Como o esquiador atinge o topo do monte mais baixo sem energia cin´etica, a ener- gia mecˆanica dissipada pelo atrito ´e igual `a diferenc¸a de energia potencial entre os pontos

Diante da importância e da falta de estudos com relação à anatomia foliar em macieira para locais onde ocorra déficit hídrico, afim de auxiliar programas de melhoramento genético

Os produtores rurais são considerados pessoas-chave para a preservação e recuperação ambiental, visando à transição à sustentabilidade no meio rural, pois além

Depois dessa caminhada, André lança uma moeda honesta e, se der cara, gira 90° para a direita e caminha mais 10 metros em linha reta, na direção e no sentido para os quais

O momento histórico referido por Benjamin na citação acima é o momento em que os regimes fascistas se insinuavam e conquistavam espaços de poder em países europeus. Entretanto,

Objetivo: elaborar um banco de palavras de alta, média e baixa frequência para leitura no Ensino Médio. Métodos: as palavras foram retiradas do material didático de língua

Políticas dessa natureza não se restringem, portanto, apenas às políticas estatais ou de governo, podendo abarcar, por exemplo, políticas de organizações.. privadas ou

Avalia¸c˜ao da interface da FARMA das telas respectivas as fun¸c˜oes de registro e login na ferramenta, constru¸c˜ao do OA, constru¸c˜ao de introdu¸c˜ao, constru¸c˜ao