• Nenhum resultado encontrado

MOC prioriza 3ª dose e jovens com deficiência Estado volta atrás e orienta os municípios mineiros a vacinarem adolescentes de 12 a 17 anos com a

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MOC prioriza 3ª dose e jovens com deficiência Estado volta atrás e orienta os municípios mineiros a vacinarem adolescentes de 12 a 17 anos com a"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ANO XVI - Nº 4.229 MONTES CLAROS, sábado e domingo, 18 e 19 de setembro de 2021

Rio que corta cidades do Norte de Minas e deságua no São Francisco será revitalizado. Serão aplicados

mais de R$ 100 milhões do Programa Águas Brasileiras, do governo federal. Ações vão promover

segurança hídrica para a região.PÁGINA 4

Processo é válido para ingresso no primeiro semestre de 2022. Candidatos devem se cadas- trar até 1º de novembro pelo site funorte.edu.br.

A taxa custa R$ 350. As provas serão aplicadas em 7 de novembro, no campus JK Funorte, em Montes Claros.PÁGINA 5

Sopro de vida para o Urucuia

Funorte abre inscrições para Medicina

Estado volta atrás e orienta os municípios minei- ros a vacinarem adolescentes de 12 a 17 anos com a Pfizer. Governo mineiro se baseia em nota da Anvisa

para manter a imunização desse público. No entan- to, em Montes Claros, eles vão para o fim da fila e só receberão a proteção se houver dose disponível após

aaplicaçãodoreforçoemidosos,nosjovens comdefi- ciência permanente e aqueles com comorbidade, considerados mais suscetíveis à Covid.PÁGINA 3

COLUNA ESPLANADA -Leandro Mazzini ..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

. página 2

PRETO NO BRANCO -Aldeci Xavier ..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

. página 3

VITRINE LITERÁRIA -Dário Teixeira Cotrim ..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

. página 7

SOCIAL -Giu Martins

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

. página 10

MOC prioriza 3ª dose e jovens com deficiência

uCOLUNAS

TECNOLOGIA –Alunos contam com laboratórios equipados e atuação no Hospital Mário Ribeiro

PÁGINA 9 goleador em uma temporada pelo time desde 2009

STUDIO FOTO SOARES/URUCUIA/DIVULGAÇÃO

FUNORTE/DIVULGAÇÃO

(2)

TENTATIVA

Já existe um forte movimento suprapartidário para tentar convencer o presidente Bolsonaro a não sancionar o projeto aprovado na última quarta-feira.

ARAS NA PISTA

O PGR Augusto Aras jantou com três ministros do STF na residência de um ministro do gover- no Bolsonaro e ganhou o apoio do trio para a vaga do aposentado Marco Aurélio.

MAS...

Falta combinar com Bolsonaro, que por ora mantém a indicação do super-rejeitado André Mendonça (ex-AGU). O leitor encontra os basti- dores na “Coluna do Mazzini” que estreia hoje na revista “Isto É” nas bancas.

SÃO TOMÉS

O PSL e o DEM dão na segunda-feira o primei- ro passo para a fusão, data informada à repor- tagem para a primeira reunião dos dirigentes das legendas. Mas tem quem aposte contra e só acredita vendo a ata do novo partido homolo- gada no TSE.

EMINÊNCIA PARDA

O que consta é que ACM Neto, acostumado a protagonismo nacional, dá um passo à discri- ção, estratégico. Ele quer focar a sua candida- tura ao governo da Bahia e vai escalar o aliado Elmar Nascimento para cuidar das negocia- ções de palanques nos Estados para as eleições de 2022 – pela parte do futuro extinto DEM.

EM BAIXA

O Ministério da Família e Direitos Humanos está perdendo voz no governo e protagonismo no Congresso. Estão paradas as pautas de com- bate ao infanticídio indígena e pedofilia, e a de apoio ao homeschooling.

ENTRE AMIGOS

O ex-deputado Benício Tavares, hoje cadeirante, e ex-presidente da Câma- ra Legislativa do DF, aposentou-se e foi lotado na Segunda Secretaria do Senado Federal.

SEGREDOS DA GUERRILHA

O jornalista mineiro Lucas Ferraz, resi- dente na Itália, mexeu num vespeiro polê- mico, e ainda tabu para estudiosos e repór- teres sobre um episódio da História do Brasil. Em “Injustiçados – Execuções de militantes nos tribunais revolucionários durante a ditadura” (Cia das Letras, 256 páginas), ele narra as mortes dentro dos grupos armados da militância de esquer- da, por supostas traições. Com nomes das vítimas e detalhes.

FAZER O BEM

Nem só de notícia ruim vive o brasileiro. O

“1º Prêmio Razões para Acreditar” vai ho- menagear pessoas comuns que fizeram a diferença em 2021. O evento será anual e trará premiação para 16 categorias, com votação aberta ao público. Com o slogan

“Não é que o mundo esteja pior, você que não fica sabendo das coisas boas que acon- tecem”, a plataforma soma mais de 30 mil histórias inspiradoras desde a sua funda- ção, em 2012.

LGPD NA PAUTA

A recém-implantada Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais ainda é um mistério para em- presas. A Every Cybersecurity and GRC e a One Trust, líderes de mercado, uniram-se para rea- lizar na terça (21) um webinar para mostrar que a gestão de segurança, privacidade e riscos p o d e f i c a r m a i s f á c i l e b a r a t a . ( l i n k h t - tps://lnkd.in/dvBagvEa).

COLUNA ESPLANADA

Opinião

Setembro Dourado. Receber o diagnóstico de câncer, na verdade, está longe de ser doura- do. Quando se trata de crianças e jovens, a notícia atinge a família como um todo. Doura- do nesse caso é o esforço de profissionais da saúde e organizações não governamentais pa- ra levar informações e conscientização sobre a questão à população.

Dessa forma, talvez o diagnóstico precoce de câncer infantojuvenil possa se tornar uma regra e deixe de ser exceção como vem acontecendo atualmente.

O câncer, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes até 19 anos no Brasil. Por isso, mudar essa realidade é tão urgente.

Palestras, ações em parques, escolas, empresas e shoppings, distribuição de material informati- vo e do laço dourado, símbolo da campanha. Tu- do é válido para que as crianças e jovens brasilei- ros diagnosticados com câncer tenham tanta chance de recuperação quanto as crianças e jo- vens de países desenvolvidos.

Dados mostram que nos países desenvolvi- dos 80% desse público consegue levar uma vida normal após a realização do tratamento, enquanto em países subdesenvolvidos esse ín- dice fica em 40%.

O mais comum dos países menos desenvolvi- dos, além do diagnóstico tardio pela falta de um sistema de saúde de fato democrático, é que a maioria dos que recebem o diagnóstico geral- mente demora a ter acesso ao tratamento, impe- dindo a cura ou uma sobrevida com qualidade.

Por todos esses números, é preciso mais do que empatia com nossas crianças e jovens, que tão cedo enfrentam uma dura realidade e precisam, literalmente, lutar pela vida. É preciso entrar nes- sa corrente e disseminar essas informações, pa- ra que não apenas os pais consigam identificar a doença o mais rápido, mas que todos do entorno dessas crianças, como professores, possam fazer a identificação.

Informação, aliada a uma corrente de amparo, de cuidado e a um sistema de saúde eficiente e para todos, essas são as armas para mudarmos os números e garantir vida longa às nossas crian- ças e jovens. Sejamos então, um elo dessa corren- te. Todos nós.

EDITORIAL

reportagem@colunaesplanada.com.br LEANDRO MAZZINI

Afrouxou

Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

A vergonhosa decisão do plenário do Senado em afrouxar a Lei da Ficha Limpa, aprovando projeto de lei que derruba a pena de inelegibilidade para quem for condenado em crimes eleitorais com pagamento de multas, já rende repercussão no meio jurídico. Ex-juiz idealizador da Ficha Limpa, que barrou muita gente enrolada com a Justiça nas eleições, Márlon Reis reclama à Coluna: “Essa medida do Congresso, composto por uma maioria que conta com o apoio do governo Bolsonaro, é um golpe no anseio da sociedade por transparência e integridade na gestão da coisa pública. Não nos deixaremos abater. Precisamos preservar essa lei que é uma conquista de todos os brasileiros”.

Setembro Dourado

DE MINAS

O NORTE

EXPEDIENTE

O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER www.onorte.net

Uma publicação da Indyugraf

CNPJ 41.833.591/0001-65

Gerente Administrativa:

Daniela Mello

daniela.mello@funorte.edu.br

Editora:

Janaina Fonseca

Coordenação de redação:

Adriana Queiroz (38) 98428-9079

Departamento Comercial:

Rodrigo Cheiricatti (31) 3236-8001 (31) 98884-6999 (38) 3221-7215 comercial@onorte.net Relacionamento com o assinante:

(31) 3236-8033

As criações intelectuais publicadas neste exemplar não podem ser utilizadas, reproduzidas, estocadas em banco de dados ou processo similar em qualquer forma ou meio mecânico, eletrônico, microfilmagem, fotocópia, gravação etc, sem autorização escrita dos titulares dos direitos autorais. Os textos das colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fale com a redação:

jornalismo@onorte.net Telefone: (38) 3221-7215 Endereço:

Rua Justino Câmara, 03 - Centro Montes Claros/MG - f/jornalonorte

(3)

u

PRETO NO BRANCO

Adolescentes vão para o fim da fila em MOC

NOVA ORIENTAÇÃO - Estado liberou vacinação dos adolescentes baseado na nota divulgada pela Anvisa, que garante que o imunizante é seguro

Da Redação

Minas decidiu que vai vacinar os adoles- centes de 12 a 17 anos, com e sem comorbida- des, contrariando a orientação dada pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira. O Estado voltou atrás um dia após anunciar que seguiria a pasta fede- ral. A nova postura do governo mineiro está baseadanarecomenda- ção da Anvisa, que di- verge do ministério.

“Minas veio aguar- dando a nota da Anvi- sa, que reafirmou que a vacina é segura para adolescentes. Diante disso,oEstadoestálibe- rando a vacinação de todos os adolescentes.

Não existe nenhuma restriçãotécnica à vaci- nação”,afirmouosecre- tário de Estado de Saú- de, Fábio Baccheretti.

De acordo com o ges- tor,aindaexisteaneces- sidade da entrega das doses de imunizantes pelo governo federal.

“Os municípios que têm doses suficientes dePfizerparafazerore- forço dos idosos, dos imunocomprometi- dos, dos adolescentes com comorbidades, se ainda tiverem vacinas, poderão, sim, vacinar os adolescentes sem co- morbidades, porque a Anvisa, que é o órgão técnico do governo fe- deral, já confirmou que essavacinapodeseruti- lizada”, completou.

Belo Horizonte tam- bém voltou atrás na de- cisão e confirmou a continuidade da vaci- nação, caso haja dispo- nibilidade de doses.

Mas o foco da prefeitura da capital será a aplicação do reforço dos idosos.

TERCEIRA DOSE Essa também é a posi- ção de Montes Claros. Se- gundoasecretáriaMunici- paldeSaúde,DulcePimen- ta, epidemiologicamente o maior impacto é a tercei- ra dose para os idosos.

“Precisamos aumentar a imunidade de quem é mais suscetível a compli- cações pela Covid”, afirma a gestora da pasta.

Dulceenfatizaqueomu- nicípio irá seguir a reco- mendação do Estado, mas queoprefeitoiráusaraau- tonomia que o gestor mu- nicipal tem para primeiro aplicaraterceiradosee va- cinar os adolescentes com deficiência permanente e, depois, aqueles com co- morbidades.

Após esse público estar imunizado,sehouvervaci- na, os demais adolescen- tes receberão a proteção.

Município segue orientação do Estado, mas

prioridade são 3ª dose e jovens com deficiência

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nota nesta sexta-feira (17) na qual se manifesta favorável à vacinação contra a Covid-19 de todos os adolescentes, com ou sem comorbidades. A posição foi mais uma reação contrária à recomendação do Ministério da Saúde de suspender a imunização de adolescentes sem comorbidades. Segundo a SBP, até o momento, a pasta registrou 2.416 mortes por Covid-19 entre adolescentes, número maior que o conjunto de outras doenças imunossuprimíveis. O texto cita um estudo nacional que aponta risco de morte pelo menos duas vezes maior para pessoas a partir dos 12 anos em relação a crianças com idade entre 2 e 11 anos. No documento, a entidade destaca que, apesar de uma ocorrência menor da doença entre adolescentes, o grupo não está isento de formas mais graves e de sequelas, com impactos cognitivos e no aprendizado. A entidade defende que o controle da cadeia de transmissão da doença passe por uma “ampla cobertura vacinal” da população.

A SBP destaca ainda que o uso da vacina da Pfizer em adolescentes foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que a dose foi testada em ensaios clínicos que

demonstraram segurança e eficácia.

*Com Agência Brasil

Faltando praticamente um ano para as eleições, fica visível que a população tem transferido toda atenção para a disputa presidencial, deixando de ladoasarticulaçõesedisputapelogovernodoEsta- do. Em Minas Gerais, por exemplo, nem mesmo a classe política tem tocado no assunto. Para se ter ideia, na quinta-feira o governador Zema (Novo) veio a Montes Claros anunciar obras importantes parao municípioe,mesmoassim,olocalestava va- zio.Basicamentecontoucomapresençadeocupan- tesdecargosdeconfiançadogoverno,órgãoseem- presas interessadas e pessoas ligadas à prefeitura.

Alerta ligado

Ficou claro o recado dos prefeitos do Norte de Mi- nasparaogovernadorRomeuZema,duranteavisi- taaMontesClarosnestaquinta-feira.Nemosprefei- tos e nem representantes das entidades ligadas ao mesmo compareceram. Apenas o prefeito Caio Cunha,deSãoJoãodoPacuí(MDB),estevepresente.

Éaprimeiravezqueassistimosàvisitadeumgover- nadorsemocomparecimentodeprefeitos.Ocertoé que o sinal de alerta foi ligado. Um dos motivos é o descontentamento pelo fato de Zema ter destinado paraMontesClaros,noNortedeMinas,amaiorpar- tedosrecursosfrutosdeacordocomaEcoviaecom a Vale. Aliás, nem mesmo recursos do tesouro têm chegado aos municípios.

Deputados federais

Além da ausência dos prefeitos, outro fato que chamouaatençãoduranteavisitadogovernadora Montes Claros foi a ausência dos deputados fede- rais votados na região. Serviu para ficar claro o que estes realmente querem por aqui.

Vaga para o Senado

Antecipar qual o nome de Minas está cotado para assumir a vaga a que o Estado tem direito em 2023 virou exercício de futurologia. Até agora, nenhum nome aparece de forma clara. Entre os pretensos candidatos,oquesaiunafrentefoiAlexandreSilvei- ra,presidentedoPSDesuplentedosenadorAntonio Anastasia. Neste primeiro momento, o seu apareci- mento no holofote do processo político se deve ao fatodechefiaro gabinetedo presidentedo Senado, Rodrigo Pacheco, e ser o seu afilhado no projeto.

Desta forma, é possível antecipar que a sua perfor- mancevaidependerdaavaliaçãodePachecoquan- do iniciar a campanha.

Pai da criança

Tem chamado a atenção a insistência do depu- tado federal Paulo Guedes (PT) em postar fatos relacionadas ao asfaltamento do trecho da BR-135, entre Itacarambi e Manga, como se ele fosse o pai da criança. Com todo respeito que me- rece o parlamentar, nós sabemos que este perdeu o bonde da história quando permitiu que o seu partido ficasse 13 anos no poder sem ter concluí- do aquele trecho. Hoje, navegando na oposição ao governo federal, não tem como reivindicar a paternidade caso o serviço seja realizado.

Pediatras defendem vacina

Visita vazia

uSAIBA MAIS

Aldeci Xavier aldecixavier@gmail.com

BRENO ESAKI/AGÊNCIA SAÚDE

Jornalista, articulista, analista político e empresarial

(4)

Mais vida para o Urucuia

Minas do Norte

Afluente do São Francisco será revitalizado em 12 cidades mineiras

u

Da Redação*

Doze cidades minei- ras,váriasdelasnoNor- te do Estado, serão be- neficiadaspelarevitali- zação do rio Urucuia, importanteafluente do São Francisco. O proje- tofoilançadonestasex- ta-feira, em Arinos, no Noroeste do Estado, com a presença do pre- sidente Jair Bolsonaro e do governador de Mi- nas, Romeu Zema.

O Pró-Águas Uru- cuia, que integra o Pro- grama Águas Brasilei- ras, vai atender, em Mi- nas, as cidades de Buri- tis, Formoso, Arinos, Chapada Gaúcha, Uru- c u i a ,R i a c h i n h o , Bonfinópolis de Minas,

Santa Fé de Minas, Unaí, Uruana de Minas, São Romão e Pintópolis, e duas em Goiás (Formosa e Cabeceiras).

Aaçãocontacomoapor- te de R$ 105,8 milhões em investimentos do governo federal,pormeiodoMinis- tério do Desenvolvimento Regional, para promover a conservação do solo e da água e a recomposição da vegetação nativa em dois mil hectares de áreas de- gradadas do rio Urucuia.

SEGURANÇA HÍDRICA O objetivo do programa é aumentar a disponibili- dade de água, contribuin- do com a segurança hídri- ca para o abastecimento humano, a dessedentação animal e o suporte à pro-

dução agrícola e ao desen- volvimento sustentável das regiões Noroeste e Norte de Minas.

“Tudo aquilo que puder ser feito no sentido de pre- servar água para esta re- giãoque produz tantosali- mentos, mas que tem um regimedechuvasdesigual comoutrasregiões,édeex- trema importância”, disse Romeu Zema.

O projeto prevê ainda o plantio de 4,5 milhões de mudas de espécies nati- vas do Cerrado ao longo da execução, que tem um prazo previsto de até 60 meses. Além disso, cerca de 10 mil alevinos (peixes j u v e n i s ) d a e s p é c i e curimatã-pacu serão lan- çados no rio. Os animais são provenientes do Cen-

tro Integrado de Recur- sos Pesqueiros e Aquicul- tura da Companhia de Desenvolvimento dos Va- les do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Três Marias.

PROGRAMA

O projeto Pró-Águas Urucuia faz parte do total de 26 aprovados no Pro- grama Águas Brasileiras, que promoverá ações de revitalização de bacias hi- drográficas em cerca de 250 municípios do Brasil, sendo mais de cem cida- des em Minas.

As secretarias de Esta- do de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sus- tentável e de Agricultura, Pecuária e Abastecimen- to vão acompanhar todo

o processo desenvolvido na região para fortalecer a Bacia Hidrográfica do rio Urucuia.

“Queremos que o agri- cultor dessa região tenha águapara terprodutivida- de o ano todo. Só assim ele conseguirá gerar renda, empregos e riqueza aqui na região”, afirmou Zema.

Além do lançamento do projeto, foram entre- gues 371 máquinas e equi- pamentos para serem uti- lizados pelas prefeituras na revitalização de áreas degradadas e em ativida- des diversas de produção e apoio. Cerca de R$ 17,7 milhões foram investi- dos no maquinário pela Codevasf.

*Com Agências Minas e Brasil

ÁGUAS BRASILEIRAS - Projeto foi lançado nesta sexta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro e o governador de Minas, Romeu Zema, em Arinos

CRISTIANO MACHADO/IMPRENSA MG

A ação conta com o aporte de

R$ 105,8 milhões em investimentos do governo

federal e prevê o plantio de 4,5 milhões de mudas de espécies do Cerrado e a soltura de cerca de 10 mil alevinos (peixes juvenis) da espécie curimatã-pacu

(5)

Funorte abre inscrição ao vestibular de Medicina

Cadastro deve ser feito até 1º de novembro pelo site funorte.edu.br

u

Leonardo Queiroz

Repórter

Estão abertas as ins- crições para o vestibu- lardeMedicinadoInsti- tuto de Ciências da Saú- de (ISC) do Centro Uni- versitário Funorte. O processo é válido para ingressonoprimeirose- mestre de 2022. As ins- crições podem ser fei- tas até 1º de novembro pelo site funorte.edu.

br. A taxa custa R$ 350.

As provas serão apli- cadas em 7 de novem- bro, no campus JK Fu- norte, localizado na avenida Osmane Bar- bosa, 11.111, no bairro JK, em Montes Claros.

No dia 5 de novembro será divulgada a sala de prova para cada candidato.

O edital e o manual do candidato, com to- das as informações so- bre o processo seletivo, já estão disponíveis no site da instituição.

RESULTADO

A previsão é a de que o resultado seja divul- gado até 16 de novem- bro, com possibilida- d e d e a n t e c i p a ç ã o . Após a realização da matrícula dos aprova- dos em primeira cha- mada, a Funorte divul- ga a lista de segunda chamada, com previ- são de matrícula a par- tir de 22 de novembro.

PROVAS

Emvirtudedascondi- çõesimpostas pelapan-

demia de Covid-19, será obrigatório o uso de más- carasdeproteçãofacialpa- ra realização das provas, exceto no momento do re- conhecimento facial.

Devidoà grandepreocu- paçãodaFunortecomase- gurança e saúde de todos os participantes, os proce- dimentos de aplicação das provas podem ser altera- dos de acordo com os pro- tocolos estabelecidos pe- las autoridades sanitárias do governo do Estado vi- gentes no momento do

vestibular.

Os candidatos devem ficar atentos às comuni- cações e instruções da Funorte divulgadas no site, enviadas por e-mail e WhatsApp.

NA PRÁTICA

Além do aprendizado em sala de aula, os alu- nos de Medicina têm a chance de colocar o con- teúdo em prática duran- te a formação.

O Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Sil-

veira é um órgão comple- mentar dos cursos da área da saúde da Funorte e da Fasi.Porlá,sãodesenvolvi- das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Os estudantes também têm a oportunidade de atuar na Clínica de Espe- cialidades Médicas (Ce- med), que é um internato onde os acadêmicos fa- zem pré-atendimentos su- pervisionados por profes- sores e realizam serviços gratuitos à população.

Naclínicaé oferecidaas-

sistência em várias espe- cialidades, como cardiolo- gia,endocrinologia,neuro- logia, gastroenterologia, reumatologia, ginecolo- gia, pediatria, mastologia e nutrição, dentre outros.

NOVIDADE

O u t r o e s p a ç o p a r a atuação dos alunos é o Pronto-Socorro Padre H e n r i q u e M u n a i z d o HC, que será inaugurado no próximo dia 27 e tam- bém servirá para atua- ção dos acadêmicos.

PRÁTICA - Alunos de Medicina da Funorte têm a chance de aprender em laboratórios bem equipados

Os alunos de

Medicina da Funorte contam ainda com o Laboratório de Simulação Realística, que abre espaço para colocarem o

aprendizado em prática. O local conta com equipamentos modernos e de qualidade.

São oito simuladores eletrônicos. Um deles é o parturiente, que representa quatro tipos de partos diferentes. Outro é um prematuro, que ensina a identificar o quadro respiratório de um bebê nascido antes dos nove meses.

O laboratório tem, ainda, um bebê, dois adultos e um adolescente que simulam a escuta cardíaca e pulmonar e, alguns deles, possuem secreção como suor, nasal, ouvido e urina. (L.Q.)

Vivência da profissão

uSAIBA MAIS

FUNORTE/DIVULGAÇÃO

(6)

Um parque de diversões. É assim que a advo- gada montes-clarense Rosilene Lima Neves de- fine as redes sociais, principalmente o Face- book, onde está mais presente. Apesar da profis- são mais austera, que projeta um ar de formali- dade, Zila, como é conhecida, usa o humor para falar sobre a vida, situações, aprendizados e até política em um meio de comunicação que chega a praticamente todos.

As postagens trazem de forma divertida, en- graçada e um pouco debochada muito do co- tidiano do montes-clarense, notícias do Esta- do e do país.

“Sou geminiana. Fiel ao conceito que nos dão.

Tenho uma dualidade no meu ser, o que não im- plica dizer que tenho ‘duas caras’”, diz. Ela acre- dita que consegue lidar e se adaptar às circuns- tâncias porque gosta de agregar, de estar de bem com a vida e com as pessoas que a cercam.

“Busco informações por gostar de aprender, de estar a par dos acontecimentos e me apraz trazer o que absorvo para o meus ‘contatos’ e amigos das redes sociais. Transmito as informa- ções que colho nos sites diversos e, especial- mente, no Twitter, onde tudo acontece primei- ro”, conta.

Inicialmente, a advogada se recusava a tratar sobre política, já que, para ela, as redes sociais era um lugar de diversão. “Postava muitos cau- sos,piadas,memeseescreviaummontedepalha- çada. Com o tempo, fui percebendo que faltava uma pitada mais crítica, de assuntos mais sérios, digamos. Comecei a emitir minha opinião sobre o queocorria nesse mundo e, desde então, tais pos- tagens viraram freguesas constantes”, diz Zila.

Sobre os assuntos, até mesmo os ligados à polí- tica, ela diz que trata de uma forma crítica, com certa dose de humor. “Mas verdadeira, externan- do opiniões e minhas leituras sobre o que ocorre nessemundomalucocompostoporpolíticos,ma- gistrados e que tais”, diz.

Uma boa dose de humor

Pitada crítica

Gente & Ideias

Drika Queiroz

genteideiascomunicacao@gmail.com

(7)

Há muitas divergências sobre a localiza- ção exata do extinto arraial do Cruzeiro, nas imediações da fazenda de Montes Claros de Formigas. Conta-nos a história que o padre Teotônio Gomes de Azevedo houvera coloca- do em um cômoro existente na Estrada das Boiadas um grande cruzeiro de madeira,

“que se tornou o ponto cêntrico do povoado que se formava, sendo ali construídas as ca- sas de residência do referido sacerdote e dos agregados”.

Em razão disso, o núcleo habitacional cria- do pelo padre Teotônio recebeu o nome de arraial do Cruzeiro. No entanto, acreditamos que a sua localização teria sido em algum lugar onde é hoje a fazenda Sanharó, não obstante a inexistência de ruínas em todo a sua extensão.

Na verdade, era a Estrada das Boiadas muito mais movimentada e promissora do que a se- de da fazenda dos Montes Claros de Formigas.

Em vista disso, entendemos que no percurso do tempo foram criados dois povoados – For- migas e Cruzeiro – numa distância entre um e o outro de pouco mais de dois quilômetros.

No livro o Rio da Unidade Nacional, de Orlan- do M. Carvalho, é assentado a existência des- ses povoados da seguinte forma: “Montes Cla- ros o antigo arraial das Formigas e Cruzeiro, deslocou-se, nos princípios do século passa- do, para outro ponto, perto da Estrada Real,

por sugestão de um padre”.

A saudosa professora Yvonne de Oliveira Sil- veira consignou no seu livro Montes Claros de Ontem e de Hoje, a seguinte nota: “o povoado estava, porém, a ter poucos anos de vida, pois foi dizimado pela varíola, em 1808. Os poucos sobreviventes refugiaram-se em Formigas, que passou a progredir mais rápido, tornando-se o ponto dos tropeiros”.

Nota-se que a família dos Gomes de Azevedo era do Sumidouro, veio para Diamantina, onde não teve autorização para ali permanecer. Em caravana, parte para a Chapada Diamantina, na Bahia. Foi nesse comboio que o padre Teotônio resolveu ficar no arraial de Formigas e, posteriormente, assentar nas suas cercanias o aldeamento do Cruzeiro.

Portanto, podemos dizer que, no início, teve a persistência do padre Teotônio com o arruado em Cruzeiro. Antes, porém, com a compra da fa- zenda dos Montes Claros pelo alferes José Lopes de Carvalho é justo dizer que a criação da vila de Formigas foi por iniciativa deste novo morador.

Muitos outros fatos aconteceram no correr do século XVIII, principalmente com o aparecimento do sertanista Miguel Domingos, quando o mes- mo foi desalojado das minas de Itacambira, du- rante a Guerra dos Papudos, e que depois zarpou para a sede da fazenda de Montes Claros. Assim ocorreu porque constatou-se que o sertanista Mi- guel Domingos já era um velho conhecido do alfe-

res José Lopes de Carvalho.

Na sequência dos acontecimentos, o historia- dor Leonardo Álvares da Silva Campos, em maté- ria de jornal, disse que “Miguel Domingos e os seus seguidores cuidaram então de edificar a po- voação com o primeiro volume de construções abrigando a todos e respectivos familiares”.

Há outras versões sobre a criação do arraial de Formigas, um tema ainda não esgotado pelos his- toriadores e pesquisadores de nossa terra.

O egrégio Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros – IHGMC se preocupa em aprimo- rar a nossa história antiga, tem procurado ree- ditar livros raros sobre esse mesmo tema e, as- sim, a nossa história vai se completando, dei- xando com isso um legado primoroso para as próximas gerações.

Formigas e o Cruzeiro

Vitrine Literária

dariocotrimcultura@gmail.com

(8)

Metamorfose

Marcelo Jabulas

@mjabulas

Nos anos 2000, o ha- tch aventureiro surgiu como uma opção para o consumidor que flerta- va com um SUV, mas não podia pagar por um utilitário. Agora, a ten- dência é o compacto aventureiro com ele- mentos de SUV, mas sem ser um hatch enfei- tado. É o caso do Nivus, do Tiggo 3x e, agora, do novo Citroën C3, que a marca francesa chama deB-HatchSUVAtitude.

Comlançamentopro- gramado para 2022, o modelo acaba de ser re- velado mundialmente.

Ele marcará a nova es- tratégia da marca para omercadolatinoecom- partilhará o nome com a versão europeia (que continua como um ha- tch convencional).

Projetado para aten- der não apenas o Cone Sul, mas também a Ín- dia, o novo C3 foi desen- volvido pelo time da StellantisemPorto Real e Betim, seguindo as orientações de design da matriz, na França.

JEITINHO DE SUV A ideia do modelo é oferecer um compacto com aspectos de SUV, mas com precificação de um hatch. Trata-se de uma estratégia que não é nova. A Renault fez isso com o Kwid, que vende estilo SUV, mas num corpo miúdo.

O C3 se posicionará acima do pequenino de origemindiana,masse- gue a mesma estratégia de mercado que tam-

bémdeverásercopiadape- la Nissan e outras marcas que buscam uma forma de tornar o hatch compac- to mais rentável.

De acordo com o presi- dente da Stellantis para AméricadoSul,AntonioFi- losa, o modelo é o primeiro de uma série de novos car- ros da marca francesa que irão estrear nos próximos trêsanos.“Estamosinician- do uma nova era para a Citroën, e o C3 é o primeiro modelo de uma família de três produtos”, afirma.

Assim, o C3 terá grande peso na estratégia da fran- cesa para o Brasil. Por aqui, a marca vende atual- menteapenaso C4Cactus, fabricado em Porto Real (RJ), que acumula menos de 12 mil unidades licen- ciadas. Um produto de grande volume no merca- do local e para exportação é fundamental para man-

ter a fábrica fluminense em atividade.

O aventureiro também será responsável por uma expansão no restante do continente.“ClaroqueBra- sil, Argentina e Chile são os principais mercados, mas queremos maior par- ticipação também na Bolí- via,Colômbiaeoutrospaí- ses”, observa Filosa.

MOTORES

Porhora,nãosesabeain- da quais serão as ofertas de motores do C3. Certa- menteocarroseráequipa- do com o conhecido mo- tor1.6 de 122 cv e 16,4 kgfm de torque, com opções de caixa manual e automáti- ca de seis marchas.

Mas fontes dentro do grupo ventilam que o mo- delo também poderá rece- beronovo1.0turbo,desen- volvidoemBetim,quetam- bém equipará o Fiat Pulse.

Citroën apresenta novo C3 “latino”, que ganhou formas de utilitário-esportivo

Veículos

u

MAROMBA –Sem dar detalhes de medidas, motorização e muito menos preços estimados, novo Citröen C3 chega com jeito de SUV para marcar virada da francesa

FOTOS CITROËN/DIVULGAÇÃO

(9)

Marca do vingador

Hulk busca melhor desempenho de um artilheiro do Atlético desde 2009

u

Thiago Prata

@ThiagoPrata7

Quando tudo parece perdido ou, no mínimo, muito difícil, lá está Hulk para enfrentar o imponderável,transfor- mar toda a apreensão do torcedor em alegria e alimentar o sonho da Massa em ver o Atlético levantando taças de campeão neste ano.

Assim vem sendo a trajetória do atacante com a camisa alvine- gra. Além de colaborar coletivamente, o joga- dor está obtendo al- guns feitos individuais.

E uma nova marca po- de ser alcançada até de- zembro.

Em 2009, Diego Tar- delli anotou 42 gols, nú- mero que dificilmente será repetido ou supera- do por Hulk ou qual- quer outro jogador do Galo em 2021. Noentan- to,ocamisa7podesetor- nar o melhor atleta da equipe, desde então, no quesito bolas na rede em uma só temporada.

Com o 20º gol anota- dopeloclube,na vitória por 1 a 0 sobre o Flumi- nense, na última quar- ta-feira, pela Copa do Brasil,oVingadorultra- passou Jô e o próprio DT9, cada um deles com 19 gols em 2013 e 2014, respectivamente.

O melhor desempe- nho ofensivo neste sen- tido, após Tardelli em 2009, pertence a Fred, que, em 2017, marcou 30 gols pelo Atlético.

Obina, em 2010, tam- b é m a l c a n ç o u u m a marca expressiva, com

27 tentos. Outros atletas que aparecem à frente de Hulkemgolsportempora- dasãoRobinho,com25 bo- las na rede em 2016; Lucas Pratto, com 23 em 2015; e Ricardo Oliveira, com 22 em 2018.

VINGADOR ALVINEGRO

O primeiro encontro de Hulk com as redes, pelo Atlético, se deu logo em sua terceira partida com o uni- forme preto e branco, nos 3

a0emcimadoCoimbra,no dia 19 de março, no Minei- rão, pelo Campeonato Mi- neiro. Depois disso, ele amargou mais de um mês sem gol, quando em 27 de abril anotou dois tentos na vitóriapor2a1sobreoAmé- rica de Cali, no Gigante da Pampulha, pela Libertado- res. A partir dali, começava o reinado do Vingador.

Após o jogo diante dos co- lombianos,oatacantesetor- nou o grande diferencial da equipe.Com45partidasdis-

putadas,éoartilheirodoGa- lo na temporada e também o principal garçom da equi- pe no ano, com 11 assistên- cias. Em suma, participou diretamente de 31 dos 85 gols do clube em 2021.

Asótimasatuaçõeseopo- der de decisão o levaram à Seleção Brasileira, algo que não acontecia desde 2016. Ele atuou apenas al- guns minutos no último dia 9, nos 2 a 0 em cima do Peru, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Co-

pa do Mundo, mas se de- pender de seu desempe- nho no Atlético, continua- rá sendo figura presente nas convocações de Tite.

DECISÕES

Depois da classificação às semifinais da Copa do Brasil, Hulk e o Galo sepre- param para novos duelos decisivos. Neste sábado, às 19h, no Mineirão, o time mineiro encara o Sport, em mais um jogo impor- tantíssimopara tentar am-

pliar a vantagem sobre os concorrentes ao título do Brasileirão (atualmente, o Alvinegro, líder, tem 42 pontos, sete a mais que o Palmeiraseoitoamaisque o Flamengo, que tem dois confrontos a menos).

E na terça-feira, às 21h30, noAllianzParque,aequipe inicia a disputa das semifi- naisdaLibertadoresdiante doPalmeiras.EaMassaan- seia que Hulk e o Galo fa- çam jus à fama de “fortes e vingadores” novamente.

PEDRO SOUZA/ATLÉTICO

O CARA– Hulk (centro) se tornou o maior artilheiro do Atlético no Novo Mineirão, com 13 gols, na última quarta-feira, e tenta ser o maior goleador em uma temporada pelo time desde 2009

(10)

O cenário escolhido por Brunna e Pedro para celebrar o noivado foi a paradisíaca Península de Maraú, onde o Sol é algo indescritível. A ceri- mônia foi cinematográfica e cheia de detalhes, tudo muito lindo, e como não poderia deixar de ser, os flashes atentos eternizaram momentos apaixonantes. Bruna é filha de Selme Lopes e Carlos Campos. Pedro Henrique é filho de Jussa- ra Carneiro e Guilherme Carneiro. Ao apaixona- do casal, nossos desejos de felicidades!

Em nossas mãos, o elegante convite pa- ra o enlace de Isabella Costa e Frederico Coelho,queescolheram ArraialD’ajudapa- ra dizerem “sim”. A cerimônia acontecerá na Casa da Praia, às 15h30, quando o dia 9 de outubro chagar. Isabela é filha de Ron- nie Warley Costa e Sandrely Maria Nobre Costa. Frederico é filho de Frederico Coe- lho e Denise Pereira Coelho. Prestigiare- mos, com certeza!!

O Montes Claros Shopping vai ganhar um quiosque extremamente fofo. Estamos falando do For Pets, que já vai receber os bichinhos mais paparicados da cidade para fazerem fo- tos e já irem ilustrando a rede social da empre- sa. Faça uma visita ao quiosque e já faça o ca- dastro do seu amiguinho. Brevemente, a Quali- ty Models e o Moc Tivi estarão escolhendo três pet models para uma campanha que vai dar o que falar. Nos encontraremos no corredor da I Place e Santa Lolla na quarta-feira, hein!!. Mais informações através do @forpetsbr.

A Just For H i m e s t á brindando seus clientes com uma de- gustação in- crível de ca- chaças.Lógi- co que não iria faltar o tradicional chopp gela- d o d a l o j a mais movi- mentada da cidade.Apro- moçãodase- mana da ca- chaça está presentean- do os clien- tes com 10 % de desconto

em todos os itens da loja e com 20% na hora de adquirir a cachaça especial que você vai presen- tear. A Just For Him é presença marcante no Mon- tes Claros Shopping.

O noivado de Brunna & Pedro

Henrique

Isabela & Frederico

Inauguração For Pets

Corre que ainda dá tempo

“ENTRE ASPAS” - “Pensar na importância que temos na vida de outras pessoas é uma excelente forma de nos avaliarmos como indivíduos. Isso pode provocar um aumento de autoestima, ou acabar sendo um estímulo para uma mudança de atitude”

Giu Martins.com

Giu Martins giumartins.com

a melhor notícia está no ar sintonize 104.9 música, informação e entrevistas

Referências

Documentos relacionados

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director