• Nenhum resultado encontrado

GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL

BENEFÍCIOS, ENCARGOS E IMPOSTOS SOBRE A FOLHA

TIAGO MENDONÇA SCAVONE

U N I D A D E 0 3

(2)

Unidade 3 | Introdução

• iremos ensinar sobre os cálculos dos valores que compõe os benefícios e oferecer estudos de caso e exemplos práticos de empresas pequenas, médias e de grande porte. Dentre as empresas estão: indústrias, comércio e serviços.

(3)

Unidade 3 | Apresentação

Nesta unidade você aprenderá :

• sobre as dúvidas mais frequentes sobre a definição dos descontos do empregado.

• serão observados os impostos sobre os salários.

(4)

Unidade 3 | Objetivos

• Identificar os benefícios obrigatórios de acordo com as normas sindicais.

• Discernir sobre os benefícios opcionais concedidos ao empregado.

• Entender os descontos e deduções incidentes sobre os salários provenientes da previdência social.

• Efetuar descontos e deduções incidentes sobre os

salários provenientes dos tributos obrigatórios.

(5)

Benefícios Obrigatórios

• Visão completa dos benefícios obrigatórios por lei e os oferecidos pelas empresas.

• Benefícios obrigatórios: vale transporte ou vale combustível.

• Iniciaremos introduzindo os principais leis que regem estes benefícios obrigatórios.

(6)

Documentos de admissão

Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;

Atestado de Saúde Ocupacional – ASO;

Título de eleitor, para os maiores 18 de anos;

Certificado de reservista ou de alistamento militar;

Certidão de nascimento, casamento ou Carteira de Identidade – RG, conforme o caso;

Cartão de Identificação do Contribuinte – CIC/CPF;

Documento de Inscrição no PIS/PASEP – DIPIS - Programa de Integração

Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, ou anotação correspondente na CTPS;

Cópia da certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos, para fins de recebimento de salário-família;

Cartão da Criança, que substitui a carteira de vacinação;

Comprovante de endereço;

fotos 3x4.

(7)

Vale-Transporte

• O valor entregue dos vales ao trabalhador poderá ser descontado no fim do mês, na folha de pagamento até o limite de 6% (seis por cento) de seu salário- base.

SUBSTITUIÇÃO PROIBIDA

É proibido ao empregador substituir o vale-transporte por antecipação em dinheiro ou qualquer outra forma de pagamento, a não ser no caso de falta ou insuficiência de estoque de vale-transporte, necessário atendimento da demanda e ao funcionamento do sistema, ocasião em que o beneficiário será ressarcido pelo empregador, na folha de pagamento, da parcela correspondente, quanto tiver efetuado, por conta própria, a despesa para seu deslocamento.

VALE-TRANSPORTE E SUA NATUREZA

O vale-transporte não possui natureza salarial, nem se incorpora a remuneração do beneficiário para quaisquer efeitos.

(8)

Vale-Transporte

• São beneficiários do Vale transporte os trabalhadores, como:

• Os empregados em geral, inclusive os domésticos;

• Os trabalhadores em despesas de trabalho temporário;

• Os empregados a domicílio, para deslocamentos indispensáveis à prestação do trabalho, percepção de salários e os necessários ao desenvolvimento das relações com o empregador;

• Pensão Alimentícia (Código Civil Brasileiro);

• Os empregados do subempreiteiro, em relação a este e ao empreiteiro principal; e

• Os atletas profissionais de que trata a Lei nº 6.354/76.

(9)

Vale-Transporte

REMUNERAÇÃO VARIÁVEL

Os trabalhadores remunerados por tarefa, serviço feito, comissões, percentagens, gratificações, gorjetas ou equivalentes, terão como base de cálculo da parcela de custeio pelo montante recebido no período.

DESCONTO EM FOLHA

O empregador está autorizado, no caso de concessão do vale-transporte, a descontar, mensalmente, em folha de pagamento, a parcela de custeio que couber ao beneficiário.

(10)

Vale Combustível

• A Lei 7418, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) garante que o empregado tem o direito de receber uma antecipação de valores referentes ao vale-transporte. Muitos empregadores restringem o benefício a quem utiliza transporte público, mas o vale combustível é a versão do auxílio que deve ser dado a quem utiliza veículos particulares.

• O auxílio-transporte, segundo a lei, não tem natureza salarial e não pode ser incorporado ao salário do trabalhador. Isso significa que o empregador deve pagar ao seu funcionário um valor separado para o pagamento das despesas de transporte e que esse benefício não pode receber nenhum tipo de desconto por impostos ou encargos.

(11)

Vale Combustível

• indevido o desconto do percentual de 6% (seis por cento) ou menor, na folha de pagamento de empregado que não recebe o benefício sob pena de caracterização de crime de apropriação indébita, além de eventual condenação de ressarcimento na esfera trabalhista.

• O preenchimento de formulário requisitando o benefício não é meio de prova suficiente para gerar a possibilidade do desconto, sendo necessário, de acordo com o Princípio da Primazia da Realidade, o comprovante mensal de pagamento do benefício para afastar eventuais pleitos contrários.

(12)

Benefícios opcionais

• Entre os benefícios opcionais temos:

• Vale-Alimentação

• Vale Refeição

• Plano de Saúde

• Plano Odontológico

• Auxílio Creche

• Salário-Família

• Dentre outros.

(13)

Vale Refeição e Vale Alimentação

• O vale-refeição ou do vale-alimentação não é uma obrigação legal do empregador, a menos que o benefício esteja previsto no contrato de trabalho ou na convenção coletiva.

• Uma vez concedido pelo empregador e quando não descontada nenhuma porcentagem do trabalhador, o benefício passa a ter natureza salarial, sendo incorporado ao salário para todos os efeitos legais, ou seja, refletindo no pagamento das obrigações tributárias (INSS, FGTS, etc) e das verbas trabalhistas.

• As empresas com mais de 300 empregados é obrigatório que seja providenciado um local para a realização de refeição em seu período de trabalho. E segundo o PAT

(Programa de Alimentação do Trabalhador) o custo do vale refeição não pode ultrapassar a 20% do custo da refeição concedida.

• O art. 500 e seguintes da Instrução Normativa RFB nº 971/09 determina que direito à inscrição no PAT alcança as empresas, bem como os contribuintes equiparados à

empresa.

(14)

Plano de Saúde e Plano Dentário

No caso de assistência médica e odontológica, mesmo esse benefício não sendo obrigatório, de acordo com a resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS), de 1º de junho de 2012, os trabalhadores que forem demitidos sem justa causa ou se aposentarem poderão optar por permanecer com esses benefícios, com cobertura igual àquela definida em seu contrato de trabalho. Para isso deverão ter pago o valor do plano escolhido durante o seu tempo que passou na empresa e após o desligamento se comprometer com o pagamento.

O empregado dispensado sem justa causa pode permanecer no plano de saúde contratado pelo empregador, nas mesmas condições existentes na constância do contrato de trabalho, desde que pague a sua parte no custeio do plano e a parte que, ao tempo do contrato, era paga pelo patrão. Se fizer isso, manterá o plano em toda a sua extensão. Se não pagar a sua parte e a do ex-patrão, o plano poderá ser cortado e ele deverá contratar outro, se quiser continuar recebendo assistência médica. O §1º do art.30, diz: “O período de manutenção da condição de beneficiário a que se refere o caput será de um terço do tempo de permanência no plano ou seguro, ou sucessor, com um mínimo assegurado de seis meses e um máximo de 24 meses”.

(15)

Auxílio Creche

Muitos trabalhadores desconhecem o fato de que podem ter direito a receber auxílio para custear a creche do filho. Esse benefício é garantido constitucionalmente e concedido a determinadas trabalhadoras com carteira profissional.

O texto oficial sobre o auxílio-creche é apresentado no site do Ministério do Trabalho e Emprego. Que fique claro: o auxílio creche não é lei, mas sim um direito previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Todo estabelecimento com mais de 30 funcionárias com mais de 16 anos tem a obrigação de oferecer um espaço físico para que as mães deixem o filho de 0 a 6 meses, enquanto elas trabalham. Caso não ofereçam esse espaço aos bebês, a empresa é obrigada a dar auxílio- creche a mulher para que ela pague uma creche para o bebê de até 6 meses.

O valor desse auxílio varia de acordo com a empresa. Importante saber: o valor desse auxílio será determinado conforme negociação coletiva na empresa (acordo da categoria ou convenção).

(16)

Salário-Família

O "salário-família" foi instituído pela Lei nº 4.266, de 08/10/1963, tendo por finalidade assegurar aos trabalhadores por ela abrangidos, quotas destinadas a auxiliá-los no sustento e educação dos filhos.

O salário-família será devido, mensalmente, ao segurado empregado, exceto ao doméstico, e ao trabalhador avulso, na proporção do respectivo número de filhos ou equiparados, desde que tenham remuneração igual ou inferior a R$

798,30 (2016).

Equiparam-se a filhos para fins de recebimento do benefício:

a)enteado;

b)menor sob tutela do segurado desde que não possua bens suficientes para o próprio sustento e educação.

(17)

Descontos: Previdência Social

• Existe uma legislação específica previdenciária importante e necessária nas empresas para determinadas situações especialmente no repasse do INSS do empregado e INSS da empresa.

(18)

INSS Patronal

Os contratos com vínculo empregatício tem contribuição de 20% de INSS do empregador sobre a folha de pagamento do empregado, ou seja, sobre o total do salário bruto ou salário base dos empregados.

A rotina será destinada ao controle e emissão dos recibos de Pró-labore (retirada de sócios) de uma determinada empresa e também de pessoas que eventualmente prestarem serviços para a empresa sem vínculo empregatício e o controle das retenções do INSS.

O benefício pode deixar de ser pago, caso:

o segurado recupere a capacidade de trabalho;

esse beneficio se transforme em aposentadoria por Invalidez;

o segurado solicite alta médica e tem concordância da perícia medica da Previdência Social;

o segurado vier a falecer.

(19)

INSS Empregado

Tabela para Empregado, Empregado Doméstico e Trabalhador Avulso

Salário de Contribuição (R$) Alíquota

Até R$ 1.556,94 8%

De R$ 1.556,95 a R$ 2.594,92 9%

De R$ 2.594,93 até R$ 5.189,82 11%

(20)

INSS Empregado

Prazo de pagamento

A empresa retém os valores sob os salários do empregado e recolhe no dia 20 do mês seguinte ao laborado.

(21)

Impostos e Tributos

A incidência ocorre no salário base ou salário bruto, com incidência quando há pagamentos variáveis, tais como: horas extras, adicional noturno, adiantamentos eventualmente concedidos, faltas, ou outros proventos ou descontos, deverá o usuário informar no momento da contratação no Contrato Social, Registro do Empregado e Carteira de Trabalho.

(22)

IRRF - Imposto de Renda Retido na Fonte

(23)

Impostos: Imposto de Renda

Passo a passo:

1 – Desconto do INSS do salário líquido (adicionais e descontos) 2 – Desconta o valor por dependente

3 - Aplica a tabela do IRRF7

4 – Aplica as deduções da tabela

(24)

FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço

Os recolhimentos mensais para o FGTS, em valor correspondente a 8% ou 2%

conforme caso, da remuneração devida de cada trabalhador no mês contribuem responsabilidade do empregador e devem ser efetuados obrigatoriamente em conta vinculada.

Para o recolhimento exclusivo da Contribuição Social devida pelos empregadores, deverá ser utilizado o Documento Específico de Recolhimento do FGTS - DERF. Para as demais situações, a Contribuição Social, quando devida, deverá ser recolhida pela Guia de Recolhimento ao FGTS guia gerada por meio do aplicativo SEFIP.

(25)

Conclusão

O administrador precisa saber que:

• O processos de admissão e registro do empregado

• O preenchimento da documentos e importância de conhecer a legislação para se prevenir de futuras reclamatórias trabalhistas.

• Salários e adicionais que fazem parte da remuneração do empregado, e seus cálculos necessários.

• Você deve ter aprendido que para poder estar alinhado ao mercado e ser um diferencial frente aos concorrentes analisar suas ações preventivas para verificar se está tendo um grande redução de possíveis custos desnecessários.

(26)

Obrigado!

Referências

Documentos relacionados

As Debêntures são da espécie com garantia real, representada pela (i) cessão fiduciária de direitos creditórios de titularidade da Emissora oriundos da prestação

Considerando o previsto no PNGC e no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que enfatizam a importância dos estudos de mapeamento da ocupação para auxiliar o

Floração das espécies e número de indivíduos de abelhas coletados nas espécies vegetais dos estratos: emergente (árvores), superior (arbustivas, cactáceas e trepadeiras) e

digitalizações. Poderá verificar a contagem das digitalizações no separador Info da interface TWAIN do scanner. Puxe o botão de libertação para abrir a porta frontal.. Pressione

Conceitos básicos da Ecologia; Populações e Comunidades; Ecossistemas; Fatores limitantes; Interações ecológicas entre organismos; Bases teóricas da Ecológica Agrícola;

• Socialização da dívida privada e a sua transformação em dívida soberana é vantajoso para grande capital financeiro: consolida a dívida, reduz custos de transação e

Quando identificamos que a partir das mídias sociais podemos ter exacerbadas essas possibilidades relacionais, a comunicação organizacional afasta-se da dimensão

No ensaio de aderência à tração da argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas foram observados todos os procedimentos da NBR14084 em