• Nenhum resultado encontrado

A IDEOLOGIA DA RACIONALIDADE TECNOLÓGICA, O NARCISISMO E A MELANCOLIA: MARCAS DO SOFRIMENTO DOUTORADO EM PSICOLOGIA SOCIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "A IDEOLOGIA DA RACIONALIDADE TECNOLÓGICA, O NARCISISMO E A MELANCOLIA: MARCAS DO SOFRIMENTO DOUTORADO EM PSICOLOGIA SOCIAL"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

DULCE REGINA DOS SANTOS PEDROSSIAN

A IDEOLOGIA DA RACIONALIDADE TECNOLÓGICA, O

NARCISISMO E A MELANCOLIA

: MARCAS DO

SOFRIMENTO

DOUTORADO EM PSICOLOGIA SOCIAL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO/ PUC - SP SÃO PAULO - SP

(2)

DULCE REGINA DOS SANTOS PEDROSSIAN

A IDEOLOGIA DA RACIONALIDADE TECNOLÓGICA, O

NARCISISMO E A MELANCOLIA

: MARCAS DO

SOFRIMENTO

DOUTORADO EM PSICOLOGIA SOCIAL

Tese apresentada à Banca Examinadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do título de Doutor em Psicologia Social, sob a orientação do PROF. DR. JOSÉ LEON CROCHÍK.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO/ PUC - SP SÃO PAULO - SP

(3)

BANCA EXAMINADORA

_______________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

(4)
(5)

AGRADECIMENTOS

(6)

família e escola” e “Formação e teoria crítica” do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política e Sociedade, e mais duas do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social, “Filosofia da ciência na perspectiva da teoria crítica” e “Teoria crítica e investigação social empírica”, ministradas pelo Prof. Dr. José Leon Crochík. Os conteúdos e as reflexões resultantes abriram possibilidades para o processo de estruturação do projeto de pesquisa inicial que agora toma corpo nesta tese. Ainda com relação ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social, cursei outras três disciplinas. O conteúdo de “A dialética exclusão/inclusão na perspectiva da psicologia social”, transmitido pela Profª Drª Bader Burihan Sawaia, favoreceu-me reflexão sobre a dialética exclusão/inclusão pela mediação da afetividade, incluindo sentimento e emoção; relações sociais, preconceito e vínculo. Na disciplina “Seminário de pesquisas sobre relações raciais”, ministrada pela Profª Drª Fúlvia Rosemberg, alguns temas importantes foram discutidos. Entre eles, estavam “A pesquisa e a transformação social” e “O debate sobre igualdade e diferença”, dentre outros. A matéria “A concepção freudiana da sociedade e da cultura”, ministrada pelo Prof. Dr. Raul Albino Pacheco Filho, deu-me oportunidade de aprofundar o estudo sobre os textos sociais freudianos.

Posso dizer que minha participação sistemática no Núcleo de Pesquisa Psicologia e Tecnologia propiciou-me internalizar as enriquecedoras contribuições dos autores estudados da teoria crítica. Por isso sou grata aos professores, colegas e amigos que fizeram parte do Núcleo durante o período. Aproveito para manifestar meus agradecimentos às pessoas, as quais não se limitam ao círculo acadêmico, com quem tive maior convivência neste período, desde breve contato para saber como ia a pesquisa, até menção e observação de livros e matérias que tratam sobre o assunto. Carinhosamente, nomeio-as: Adélia - e sua filha Lívia -, Amarílis, Jaquelina, José Roberto, Maria do Rosário, Mariza, Mônica, Neusinha, Pedro, Ricardo, Romilda, Rosa Maria, Rosa, Rose e Tina.

Agradeço, acima de tudo, ao meu orientador e ao meu co-orientador, intelectuais essenciais para a minha formação, presentes em todo o processo de orientação. Ao Prof. Dr. José Leon Crochík, com carinho e reconhecimento, por não apenas ter me suscitado e propiciado a busca do conhecimento mediante seus escritos e ensinamentos, como também por ter me proporcionado orientação competente, criativa e humana. Ao Prof. Dr. Odair Sass, pela acolhida e confiança, e, sobretudo, pela orientação competente e humana.

(7)

Aos colegas e amigos do Departamento de Ciências Humanas do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul por terem me liberado para a realização do curso. Aproveito para externar meus agradecimentos à Profª Dra. Alexandra Ayach Anache e ao Prof. Dr. David Victor-Emmanuel Tauro pelas sugestões dadas por ocasião da apresentação do projeto de pesquisa no processo seletivo do doutorado.

Aos profissionais da Coordenadoria de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, especialmente, à Daisy e à Leonora pelo carinho, atenção e competência com que me acompanharam no processo do afastamento.

À Roselene Marinho Prado pela revisão competente desta tese.

À Mônica Furtado de Mendonça pela tradução do Resumo para o inglês. À CAPES/ PICDT pelo apoio financeiro à realização desta tese.

(8)

RESUMO

O objetivo deste estudo é verificar a relação entre o narcisismo, a melancolia e a ideologia da racionalidade tecnológica, por meio de alguns conceitos mediadores, tais como indústria cultural, fenômenos de massa, que tendem a reproduzir a dominação social, nas diversas instâncias da vida do indivíduo na sociedade atual. Trata-se de uma pesquisa teórica que procura orientar a reflexão sobre as tensões existentes entre indivíduo, natureza, sociedade e cultura, utilizando-se principalmente das análises de Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e Sigmund Freud. Os principais resultados obtidos foram: 1. A melancolia é uma forma de o narcisismo manifestar-se; toda melancolia tem marcas do narcisismo. Por seu lado, o narcisismo apresenta-se na melancolia, mas não somente nela, e as conformações narcisistas - incluindo o tipo manipulador -, melancólicas, compulsivas e sadomasoquistas guardam uma certa relação e estão associadas com a defesa irracional da técnica. 2. Tanto no narcisismo como na melancolia estão presentes o enfraquecimento do ego e a regressão psíquica diante da necessidade de autoconservação, na sociedade contemporânea. 3. O indivíduo está se identificando muito com a cultura atual que favorece o narcisismo, de modo que a crueldade, a indiferença e o alheamento indicam que a claustrofobia da sociedade e a hibernação social repercutem no indivíduo. 4. Por mais que a consciência do indivíduo seja mediada pela sociedade, a razão crítica, como contraposto à razão formalizada, funcionalizada e subjetiva, pode servir de defesa contra as misérias interior e exterior. Esperamos que esta tese estimule a realização de outras pesquisas, sobretudo, as de caráter empírico.

(9)

ABSTRACT

The purpose of this study is to verify the relationship between narcissism, melancholy and the ideology of the technological rationality by means of some mediator concepts, for instance cultural industry, mass phenomena, that tend to reproduce the social dominance in a number of instances of an individual’s life in our present society. It is a theoretical research that attempts to conduct the reflection on the tensions that exist among individual, nature, society and culture, using mainly the analyses of Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse and Sigmund Freud. The main results accomplished were: 1. Melancholy is a form through which narcissism manifests itself; every melancholy has some marks of narcissism. On its turn, narcissism is present in melancholy, but not only in it, and the narcissistic - including the manipulator type -, melancholic, compulsive and sadomasochistic conformations have a certain relationship and are associated with the irrational defense of the technique. 2. Both in narcissism and in melancholy it is present the ego weaknessing and the psychic regression in face of the need of self-conservation in the contemporary society. 3. The individual identifies a lot with the current culture that benefits the narcissism, so that cruelty, indifference and unawareness are indications that the claustrophobia of the society and the social hibernation reflect in the individual. 4. No matter how much the individual's conscience is mediated by the society, the critical reason, as opposed to the formalized reason, functionalized and subjective, may serve as a defense against the inner and outer miseries. We hope that this thesis encourages the completion of further researches, in particular the ones of empiric character.

(10)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO... 01

CAPÍTULO 1-A IDEOLOGIA DA RACIONALIDADE TECNOLÓGICA

E O SEU CARÁTER FORMAL DE DOMINAÇÃO... 20 1.1. A QUESTÃO DA DOMINAÇÃO SOCIAL... 20 CAPÍTULO 2- O NARCISISMO E A MELANCOLIA... 72

2.1. O NARCISISMO: REGRESSÃO PSÍQUICA E ESMORECIMENTO DO

EU... 72

2.2. O NARCISISMO COMO DEFESA DIANTE DO MAL-ESTAR NA CUL-

TURA... 111 2.3. MELANCOLIA: NARCISISMO FERIDO... 129

CAPÍTULO 3 - A IDEOLOGIA DA RACIONALIDADE TECNOLÓGICA,

O NARCISISMO E A MELANCOLIA... 157

3.1. A CRUELDADE DO TRANSTORNO DA RAZÃO: PRESENÇA DA DOMI-

NAÇÃO NAS DIVERSAS INSTÂNCIAS DA VIDA DO INDIVÍDUO... 157

3.1.1. A IRRACIONALIDADE DA SOCIEDADE ATUAL: O PRINCÍPIO SOCIAL

DA DOMINAÇÃO E A REPRESSÃO DAS PULSÕES... 157

(11)

3.1.3. O TRABALHO COMO ESTIGMA DA SOCIEDADE NÃO-LIVRE: DOMÍNIO

DO CORPO E DO ESPÍRITO... 185

3.1.4. O MALOGRO DA RAZÃO: CONVÍVIO REPRESSIVO COM A SOCIE- DADE ATUAL... 196

3.2. NARCISISMO E MELANCOLIA: MARCAS DO SOFRIMENTO... 213

CONSIDERAÇÕES FINAIS... 245

Referências

Documentos relacionados

Analisando mais profundamente o que oferece o PME através de seus documentos, percebe-se que o processo de implementação se dá na perspectiva da construção de uma nova

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Para solucionar ou pelo menos minimizar a falta ou infrequência dos alunos dos anos finais inscritos no PME, essa proposta de intervenção pedagógica para o desenvolvimento

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Para que as reservas indígenas possam receber proteção e garantir o seu uso por meio das práticas dos mesmos, o que seria o uso tradicional das terras que as comunidades

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo