• Nenhum resultado encontrado

Rev. Bras. Enferm. vol.30 número4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. Bras. Enferm. vol.30 número4"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

RBn, 30: 351-344, 177

XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM

Sessão de Abertura

Discurso da Presidente da ABEn

Ieda Barreira e Cstro

RBn/01

CASRO, I.B. - Sessão de abertura - Discurso da Presidente da ABn. Rv. Bra. Enr.; DF, 30: 351-352, 1977.

stamos inaugurando o XXIX Con­ gresso BrasileIro de Enfermagem.

Aos partIcipantes, este XXIX Con­ gresso dá a oportunidade de conhecer cu rever um Brasil que as sucessivas imigrações européias, ocorridas durante o século XIX, fizeram "loIro de olhos azuis". Mas o temperamento catarinen­ se pode ser melhor compreendido ao lembrarmo-nos que os índIos da região foram considerados por Nóbrega "o me­ lhor gentio desta costa" e "manso e propenso às coisas de Deus" por An­ chieta.

Outro fator relevante foi a coloniza­ ção açoriana, iniciada espontaneamente e fomentada pelo Conselho Ultramarino de Portugal e que representou "a maior imigração sIstemática de nossa história", efetuada em meados do século XVIII.

Aos seus descendentes, os naturais dos Açores legaram seu temperamento vivaz, sua simplicIdade e fortaleza de ânimo além dos modismos, hábitos e linguagem.

Pela primeira vez o Congresso Anual da ABEn realiza-se em Santa Catarina.

A maioridade das pesoas e das insti­ tuIções caracteriza-se pelo empenho e dIsposição para ssumIr resposabllida­ des; tal condição foi evidenciada pelas enfermeiras e enfermeIros catarinenses, ao se oferecerem para organizar este en­ contro.

No desenvolvimento das atividades preparatórias do evento, esse grupo cer­ tamente terá sofrido Um processo de amadurecimento, como sempre ocorre quando se decide levar avante uma ta­ refa. A realização do Congresso poderia representar pois um "rito de passagem", do qual emergirá a Seção de Santa Ca­ tarina com novas forças e ímpetos para aceitar outros d�safios.

Trouxemos aos congressistas impor­ tantes subsídios sobre as atuais tendên­ cias do ensino e da prática de enfer­ magem. Dentre os temas oficiaIs deste Congresso, ressalta o primeiro deles, "Mudanças iminentes na enfermagem" r6fletindo com nitIdez o momento, que é de desafios e perplexidades.

(2)

CASRO, I.B. - Sessão de abertura - Discurso da Presidente da Bn. Rev. Ba. EDf.; DF, 30: 351-352, 1977.

o debate dos emas deste Congresso deve resultar em recomendações, que além de nortearem nosso trabalho, cons­ tituirão contribuição de valor s auto­ ridades. A troca de idéias, o debate de opiniões, a comparação de experiências são atividades altamente gratificantes e necessárias ao crescimento profissional e pessoal.

A Enfermagem como profissão no Bra­ sil conquiStou seu lugar de direito na Universidade e nos Serviços de Saúde. Não obstante, o esforço para diminuir o "deficit" crônico de pessoal de enfer­ magem é em parte neutralizado pelo crescimento populacional e a desejada melhoria do padrão de assistência é também afetada pela necessidade de assistir a parcelas cada vez maiores da população brasileira.

Ao mesmo tempo, nos dias de hoje, espera-se que enfermeiras e enfermei­ ros estejam aptos a desempenhar a con­ tento funções assistencias, de treina­ meno e supervisão, administrativas, de ensino e de pesquisa.

A fomação de profissionais de saúde foremente vinculada às necesidades sociais e a participação da comunidade nos programas de saúde são diretrizes oficiais de grande significado humanís­ tico; na verdade, elas representam uma esperança de podermos realizar adequa­ damente o que de nós é esperado.

Da arefa de encontrar respostas a estes questionamentos participarão os profissionais agora em formação.

Assim, aos estudantes aqUi presentes queremos patentear nossa satisfação em

352

tê-los conosco ns lides da vida asso­ ciativa. Repetimos agora o que afirma­ mos em nossa posse, há pouco mais de Um ano: esperamos que o seu ingresso na ABEn, facultado pela recente refor­ ma estatutária, traga nova vitalidade à nossa ssociação. Desejamos com eles compartilhar nossa experiência e ouvir seus anseios para juntos podermos cres­ cer em sabedoria.

Aos técnicos de enfermagem queremos dizer da nossa convicção de que eles representam uma nOVa perspectiva de fortalecimento da ABEn e da profissão. O desejado aumento do número destes profissionais é imprecindível para uma assistência de enfermagem condizente em quantidade e qualidade com as ne­ cessidades da clientela que demanda os serviços de saúde. De fato, a formação dessa categoria profissional constitui no momento um dos problemas aos quais a Associação dedica o maior interesse, procurando colaborar com s autorida­ des educacionais para equacioná-lo do modo mais apropriado. Desejamos téc­ nicos de enfermagem com uma forma­ ção à altura ds responsabilidades que lhes serão atribuídas na nova legislação do exercício profisional ora em estudo no Conselho Federal de Enfermagem.

As enfermeiras e enfermeiros nosso reconhecimento pela" magnitude do apoio a mais esta inlcativa da Associação.

Referências

Documentos relacionados

A associação do presidente Fernando Collor com Paulo César Farias (PC Farias), seu tesoureiro de campanha e amigo pessoal, também foi fartamente explorada pela caricatura e

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Este estágio de 8 semanas foi dividido numa primeira semana de aulas teóricas e teórico-práticas sobre temas cirúrgicos relevantes, do qual fez parte o curso

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Figure 8 shows the X-ray diffraction pattern of a well-passivated metallic powder and a partially oxidized uranium metallic powder.. Figure 7 - X-ray diffraction pattern of

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Os resultados deste trabalho mostram que o tempo médio de jejum realizado é superior ao prescrito, sendo aqueles que realizam a operação no período da tarde foram submetidos a