• Nenhum resultado encontrado

Vargem Grande Paulista

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vargem Grande Paulista"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ANO XXVII | EDIÇÃO Nº 394 | 14 DE NOVEMBRO DE 2020 | R$ 1,50

e Cidades da Região

Site: www.jornalgazetavgp.com.br

Facebook: Jornal Gazeta de Vargem Grande Paulista

PÁGINA 06 ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ PÁGINA 02 ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ PÁGINA 03

CONTRATO DE GESTÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE

VARGEM GRANDE PAULISTA COM

IRMANDADE SANTA CASA DE

MISERICÓRDIA DE BIRIGUI

CUSTOU MAIS DE 26 MILHÕES

CASO DE POLÍCIA

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ PÁGINA 04

PERGUNTA NÃO OFENDE? Com relação

a escola Bela Vista, realização do ex-prefeito

Roberto Rocha, ficou fechada por muito tempo,

com mato crescendo e parte do telhado se

per-dendo.

Abandono ao

patrimônio público

Sanatana de Parnaíba

Vargem Grande Paulista

Sopa de Creme de Milho

Espaço Gourmet

NA ÁREA DA SAÚDE

Furlan lidera pesquisa com 70,2%

podendo ser eleito no 1º turno

Barueri

O prefeito de Barueri, Rubens Furlan, que é candidato à reeleição pelo PSDB, lidera as intenções de voto em dois cenários em pesquisa oficial do Instituto Statsol (Consultoria Estatística e Pesquisa de Mercado), realizada sob en-comenda do Diário da Região, e protocolada junto à Justiça Eleitoral sob núme-ro SP 04215/2020.

O maior programa de pavimentação

de Cotia segue a todo vapor

Cotia

O Programa Asfalto Novo, lançado pelo prefeito Rogério Franco, em Cotia, está mudando a realidade de centenas de ruas da cidade. Em quase quatro anos, cerca de 500km de serviço de pavimentação foram realizados, tanto em ruas que eram de terras, quanto em vias que precisavam de recapeamento, muitas, inclusi-ve, foram totalmente fresadas, ou seja, a antiga pavimentação foi removida.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ PÁGINA 07

Prefeito Elvis Cezar entrega o Complexo Esportivo do

bairro Cidade São Pedro em Santana de Parnaíba

Saúde

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ PÁGINA 06

Fibromialgia:

a doença

misteriosa que

afeta

Lady Gaga

(2)

Página 2

Ano 27 – Edição 394 | 14 de Novembro de 2020

EXPEDIENTE

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Santana de Parnaíba

Na última quinta-feira (12), o Prefeito de Santana de Par-naíba, Elvis Cezar, entregou o complexo esportivo do bairro Cidade São Pedro.

Com mais de 1200 m² e lo-calizado na Avenida Jaguari, ao lado do Parque Municipal do bairro, o espaço terá capacida-de para atencapacida-der mais capacida-de 100 pessoas em dias normais e 300 em eventos, sendo mais um importante equipamento públi-co para promover a saúde e a qualidade de vida.

Além da piscina semiolím-pica para a realização de ativi-dades de natação e hidroginás-tica, o complexo conta com salão multiuso, que poderá ser utilizado para o desenvolvi-mento de outras atividades como artes marciais, alonga-mento e ritmos, sem contar as demais modalidades esportivas que poderão ser desenvolvidas no Parque São Pedro.

Mais três parques estão sendo construídos nos

bair-ros Jardim Itapuã, Refúgio dos Bandeirantes e Cristal Park, totalizando 9 até o

final do ano

No último final de semana (08/11), a população do bairro 120 comemorou a entrega de mais uma obra para a região, foi o Parque Tibiriçá, que con-ta com uma estrutura comple-ta para proporcionar lazer e qualidade de vida para os mo-radores de toda a cidade.

O equipamento tem uma ampla área verde, playgroun-ds, quadras de futebol de areia e vôlei, campo de futebol com arquibancada, pista de skate e de BMX, além de uma pista de caminhada por todo o par-que, porém, por motivo de se-gurança, algumas das ativida-des no parque ainda não são permitidas e todas as medidas de segurança estão sendo to-madas na entrada no parque para que a população se man-tenha protegida da covid-19.

Em sua fala, o prefeito El-vis Cezar destacou o passado recente da cidade com relação

Prefeito Elvis Cezar faz a entrega do Parque Tibiriçá o sexto

entregue em menos de 7 anos em Santana de Parnaíba

ao esporte e lazer e sobre o sonho de construir um parque digno para a população do mu-nicípio. "Não tínhamos uma quadra de esportes na cidade e hoje, nós temos seis parques, essa é uma conquista de mui-tos anos que sonhávamos jun-tos e entregar uma obra com essa magnitude para a popula-ção aqui do bairro da Fazendi-nha e do Cento e Vinte é uma alegria muito grande para mim como prefeito de Santana de Parnaíba”, disse o chefe do executivo municipal.

O morador Francisco da Silva falou dos impactos posi-tivos da área de lazer para as

diferentes gerações do bairro. “A juventude de hoje e os mo-radores daqui vão ter um par-que para fazer caminhada e tra-zer seus filhos. Graças a Deus vai melhorar o nosso bairro em 100%".

Ainda na área do esporte, outras importantes obras de-vem ser entregues ainda este ano como o Complexo Espor-tivo do bairro Cidade São Pe-dro, a Arena de Esportes e o Estádio Municipal, proporcio-nando cada vez mais opções para a prática esportiva e con-sequentes melhorias na saúde e qualidade de vida da popula-ção parnaibana.

Fotos: Marcio Koch

Em sua fala, o prefeito Elvis Cezar destacou o passado recente da cidade com relação ao esporte e lazer e sobre o sonho de construir um parque digno para a população do município

Prefeito Elvis Cezar entrega o Complexo Esportivo do

bairro Cidade São Pedro em Santana de Parnaíba

Também já foram entregues os complexos do Colinas, Fazendinha e o Complexo Esportivo Central

Em seu discurso durante a inauguração o Prefeito Elvis Cezar lembrou das obras reali-zadas no bairro em sua gestão. “Fizemos o Parque, o campo de futebol do bairro, a Inspe-toria da Guarda, os novos co-légios como o Anna Serra, ago-ra estamos construindo o Novo Ana Aparecida com Ginásio Poliesportivo e hoje temos a satisfação de entregar esse complexo fantástico”, disse.

O município, que já é re-ferência no Estado quando se trata esportes aquáticos, entregou recentemente os complexos da Fazendinha, Colinas da Anhanguera e o do Centro, todos com pisci-nas aquecidas e cobertas.

Com obras avançadas o Novo Imídeo e o Colégio In-fantil Alphaville devem ser entregues em breve, compon-do a lista de 6 novas piscinas na cidade.

Fotos: DARIO DA SILVA

Piscina semiolímpica atenderá crianças a partir de 06 meses de idade

(3)

Página 3

Ano 27 – Edição 394 | 14 de Novembro de 2020

Barueri / Eleições 2020

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Furlan lidera pesquisa com 70,2%

podendo ser eleito no 1º turno

O prefeito de Barueri,

Ru-bens Furlan, que é candidato à reeleição pelo PSDB, lidera as intenções de voto em dois ce-nários em pesquisa oficial do Instituto Statsol (Consultoria Estatística e Pesquisa de Mercado), realizada sob en-comenda do Diário da Região, e protocolada junto à Justiça Eleitoral sob número SP 04215/2020.

Na pesquisa estimulada (quando os nomes dos candi-datos são indicados aos entre-vistados) Furlan aparece com 70,2% das intenções de voto, seguido pelos demais candida-tos que aparecem respectiva-mente com Baltasar Rosa (2,9%); Capitão Ataliba e Rei-naldo Monteiro (1,5% cada); professor Balde (1,3%); Mari Ta-velli (1,3%) e Júlio Leal (0,8%). Brancos, nulos e indecisos so-mam 20,50% sendo que 13,1% não souberam ou não quiseram responder e 7,4% pretendem votar branco ou nulo.

Já na pesquisa espontânea a intenção de voto em Rubens Furlan cai para 54,58% e com diferença considerada apare-cem os demais candidatos Rei-naldo Monteiro (0,33%); Julio

Lagos, Residencial das Estre-las, Morada dos Pássaros, Al-deia da Serra, Bairro dos Altos e Jardim Flórida. No setor B estão Engenho Novo, Califor-nia, Vila Universal, São Silves-tre, Vila Ceres, Jardim Regina, Alice, Paraíso, Chácara Mar-co, Vila Pindorama, Jardim Es-perança e Vila Porto. Para o setor C ficaram os residenciais 0, 1,2,3 e 4 em Alphaville, além do condomínio Melville. Já a pesquisa no setor D ouviu mo-radores do Mutinga, Imperial, Tamboré 3, Residencial 2 Tam-boré, Munhoz, Vila Pouso Ale-gre. Nos dois últimos blocos o E estão Parque Viana, Cháca-ra do Peroba, Parque dos Ca-margos, Jardim Santa Mônica, Silveira, Jardim Tupã, Recan-to Phyrea, Jardim Julio e Par-que Esmeralda e no último de-les, o setor F, foram entrevis-tadas pessoas residentes no Belval, Vila Militar, Centro, Vila São Francisco, Vila Irace-ma, Vila Nova Barueri, Vila Nova, Jardim Maria Cristina, Parque Santa Luzia e Jardim São Pedro.

A margem de erro desta pesquisa é de 5% para mais ou para menos.

Leal (0,33); Mari Tavelli (0,33%); Robertinho (0,17%); José Bahiano (0,17%); Balta-sar Rosa (0,17%); Professor Balde (0,17%) e capitão Ataliba (0,17%). Na pesqui-sa espontânea o total de vo-tos brancos, nulos e indecisos chega a 43,59%.

A amostra entrevistou 600 pessoas, entre os dias 17 e 18 de outubro, sendo 51,7% do

sexo feminino e 48,3% do sexo masculino. Deste total, no que-sito escolaridade, a maioria tem segundo grau completo/incom-pleto (43,6%); 1º grau comple-to/incompleto (35,8%); curso superior ou pós graduação (19,6%) e apenas 1% se de-clarou analfabeto. Já distribui-ção por renda aponta que 35,9% dos entrevistados ga-nham entre um e três

salários-mínimos; 27,6% até um salá-rio-mínimo; 13,5% de um a três salários-mínimos; 7,7% de cinco a sete salários-mínimos; 6,2% de sete a dez salários-mí-nimos; 5,2% recebem dez sa-lários-mínimos e 4% não qui-seram responder.

Na divisão por bairros a ci-dade foi dividida em seis regi-ões A;B;C;D; E e F. O setor A

engloba os bairros Morada dos Fonte: webdiario.com.br

Ações educativas serão promovidas pela CCR Via-Oeste com foco na seguran-ça dos pedestres. Neste sá-bado, (14/11) será realizada campanha de conscientiza-ção sobre os cuidado s n a t r a v e s s i a , n o k m 2 5 d a r o d o v i a Castello Branco, em Barueri. A próxima eta-pa de orientação aos pe-destres acontecerá no dia 2 1 d e n o v e m b r o n o k m 22. A iniciativa integra o Programa de Redução de

Segurança

CCR ViaOeste conscientiza pedestres sobre

travessia segura na Castello Branco

A c i d e n t e s d e s e n v o l v i d o pela concessionária e tem apoio da ARTESP (Agên-cia de Transporte do Estado de São Paulo).

A equipe de segurança viá-ria da concessionáviá-ria promo-verá abordagens e entregará folhetos com orientações. O coordenador de Tráfego da CCR ViaOeste, Alessandro Pereira, enfatiza que o prin-cipal cuidado que os pedes-tres devem ter nas rodovias é em relação à travessia das

pistas. “A utilização das pas-sarelas, viadutos e passa-gens inferiores, principal-mente nestes trechos urba-nos com grande fluxo de ve-ículos, é fundamental para garantir a segurança dos pe-destres”, alerta.

Caminhar próximo às vias também é outro grande ris-co. O coordenador de Trá-fego ressalta que é funda-mental manter distância do fluxo de veículos e nunca seguir próximo ao acosta-ment o , c a m i n h a n d o , d e p r e f e r ê n c i a , atrás de de-fensas metálicas e barreiras rígidas, que são importantes dispositivos de segurança exis-tentes nas rodovias.

O folheto entregue pelos profissionais da concessionária orienta o pedestre também em relação aos procedimentos de segurança nos pontos de ôni-bus, destacando que é imprtan-te embarcar e desembarcar nos locais corretos e aguardar o ônibus se afastar para iniciar qualquer movimentação.

(4)

Página 4

Ano 27 – Edição 394 | 14 de Novembro de 2020

CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL

DE VARGEM GRANDE PAULISTA

CONTRATADA: IRMANDADE SANTA CASA

DE MISERICÓRDIA DE BIRIGUI

PERGUNTAR NÃO OFENDE

UMA PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: NO PRIMEIRO CONTRATO REZA A SEGUIN-TE CLÁUSULA DA PUBLICIDADE

CLAUSULA 17ª O presente CONTRATO DE GESTÃO, no prazo previsto na legislação em vigor será publicado em jornal de circulação no Município de Vargem Grande Paulista, às expensas da CON-TRATANTE.

PORQUE RAZÃO OU MOTIVO NÃO FOI PUBLICADO?

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx PROCESSO: Nº 136/2019

MODALIDADE: CHAMADA PÚBLICA Nº 002/2019

SEGUNDO TERMO ADITIVO AO CONTRA-TO: Nº 099/2019

VALOR R$ 2.521.906,80 ( dois milhões qui-nhentos e vinte e um mil novecentos e seis reais e oitenta centavos )

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

TERCEIRO TERMO ADITIVO DE VALOR SOLICITADO PELO GESTOR DO CONTRA-TO

VALOR R$ 561.277,08 (Quinhentos e sesicen-tos e um mil e duzensesicen-tos e setenta e sete reais e oito centavos)

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

QUARTO TERMO ADITIVO DE VALOR SO-LICITADO PELO GESTOR DO CONTRATO

VALOR R$ 347.204,8 (Trezentos e quarenta e sete mil, duzentos e e quatro reais e oitenta centa-vos)

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

QUINTO TERMO ADITIVO: PRORROGA-ÇÃO DO TERCEIRO TERMO ADITIVO AO CONTRATO SOLICITADO PELO GESTOR.

VALOR R$ 187.092.,32 (Cento e oitenta e sete mil reais, noventa e dois reais e trinta e oito centa-vos)

Vargem Grande Paulista

POLÍCIA CUMPRE

MANDADOS CONTRA

SUPOSTOS DESVIOS

NA ÁREA DA SAÚDE

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

PRORROGAÇÂO DO TERCEIRO TERMO ADITIVO POR DOIS MESES

VALOR R$ 374.184,76 (Trezentos e setenta e quatro mil,cento e oitenta e quatro reais e setenta e seis centavos)

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

TERMO ADITIVO DE PRORROGAÇÃO AO CONTRATO SOLICITADO PELO GES-TOR

VALOR DO CONTRATO R$ 12.702.318,36

(Doze milhões setecentos e dois mil, trezentos e dezoito mil e trinta e seis centavos)

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

PRORROGAÇÃO DO TERCEIRO TERMO ADITIVO POR DOIS MESES

VALOR DO CONTRATO R$ 374.184,77 (Trezentos e setenta e quatro mil cento e oitenta e quatro mil e setenta e sete centavos)

VALOR INICIAL: R$ 8.989.999,80

TOTAL DE ADITIVOS: R$ 17.315.168,96

VALOR INICIAL + ADITIVOS:

(5)

Página 5

Ano 27 – Edição 394 | 14 de Novembro de 2020

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

“Nesse momento atípico, quem poder ficar em

casa, fique! Se cuidem e fiquem bem.

Aos profissionais que estão liberados para o

trabalho, que Deus esteja abençoando

e protegendo a todos!”

Nós da Tadeu Noguera Construções

acreditamos que esse momento vai passar

e que dias melhores virão.

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente Urbanismo, acaba de lançar uma ferramenta para auxiliar tutores de cães e gatos a encontrarem seus bichinhos, caso os mesmos se percam, é o CrowdPet. O aplicativo foi adquirido pela Administração Municipal e será disponibiliza-do para toda a população gra-tuitamente.

“Esse aplicativo é uma ino-vação não só para Vinhedo, mas para o país. Pouquíssimas cidades possuem uma ferra-menta tão moderna como esta para localização de animais per-didos. É por essas e muitas ou-tras ações voltadas para esta causa que somos reconhecidos como ‘Cidade Amiga dos

Ani-Vinhedo

Prefeitura lança aplicativo inovador que

ajuda a encontrar animais perdidos

Todos os moradores de Vinhedo terão acesso ao aplicativo, disponível para sistema Android de forma gratuita

mais’, destacou o prefeito Jai-me Cruz.

O CrowdPet é uma rede social que conecta a sociedade aos cães e gatos da cidade. Ao fazer o download do aplicati-vo, o tutor fará o cadastro do seu animal com todos os da-dos necessários tais como nome, idade e nome do dono. Após o cadastro é hora inserir também imagens de ângulos variados do pet.

Com a plataforma abaste-cida dos dados necessários e as imagens, caso alguém encon-tre um bichinho perdido e tam-bém possua o aplicativo em seu celular, basta fazer fotos do animal e inserir no CrowdPet que, dotado de inteligência

ar-tificial, fará um cruzamento de dados para localizar os cães e gatos fujões a partir das ima-gens fornecidas.

Todos os moradores de

Vi-nhedo terão acesso ao aplicati-vo, que está disponível, neste primeiro momento, apenas para sistema Android de forma gratuita. Além de cadastrarem seus próprios animais, é

possí-vel ainda, cadastrar os animais do bairro que não possuem tu-tores, contribuindo assim com o senso animal e o planejamen-to de ações públicas de bem-estar para o suporte humanitá-rio a animais de rua.

As ações voltadas para o bem-estar animal em Vinhedo não param e estão sempre evo-luindo. Práticas como disponi-bilizar esta ferramenta tecno-lógica e inovadora à população sem custo algum, além de ofe-recer castração gratuita de ani-mais, com o Castramóvel, fa-zem de Vinhedo a “Cidade Amiga dos Animais”, reconhe-cida em toda a América Latina por desenvolver políticas públi-cas para que os bichinhos da cidade possam viver com qua-lidade.

Barueri

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ Em outubro a Prefeitura de

Barueri iniciou a construção do Hospital Regional. A obra está sendo realizada em um terreno de 64 mil metros quadrados na avenida Aníbal Correia, entre os bairros do Jardim Paulista e Parque Viana.

Atualmente em fase de ter-raplanagem, a obra tem previ-são de concluprevi-são para o ano de 2022 e até o final deste ano será realizado o fechamento com tapumes, limpeza do terreno e construção de canteiro.

O prédio contará com 10 pavimentos, além do andar tér-reo e do acréscimo de um heli-ponto, totalizando 41 mil me-tros quadrados de área constru-ída. Será um hospital de alta complexidade, com cerca de 400 leitos.

O foco do Hospital Regio-nal, também chamado de Hos-pital Regional Rota dos Bandei-rantes, é suprir a demanda da região no atendimento em On-cologia com Quimioterapia e Radioterapia, Cardiologia, Or-topedia, Neurologia/Neurocirur-gia e CirurNeurologia/Neurocirur-gia Bariátrica na alta e média complexidade.

Parceria

A Prefeitura de Barueri

fir-Prefeitura de Barueri constrói Hospital Regional

mou, em agosto de 2019, con-vênio com o Governo do Esta-do para a construção Esta-do Hos-pital Regional. Desta forma, a Prefeitura doou o terreno e será responsável pelo investimento em metade da obra. O gover-no estadual custeará a outra me-tade da construção e o funcio-namento do equipamento de-pois de pronto.

Com a conclusão dessa obra, a saúde em toda a região ganhará uma nova perspectiva, com a diminuição das filas de espera, aumentando a agilida-de no atendimento à população e disponibilizando tecnologia de ponta para o adequado supor-te aos paciensupor-tes.

Sonho que se realiza

Além de mais saúde, a obra vai colaborar com mais empre-gos, como destaca o prefeito Rubens Furlan. “No momento em que o Brasil precisa da re-tomada da economia, com o Hospital Regional nós estamos gerando 350 empregos diretos e mais 2 mil indiretos, com isso nós estamos dando a nossa contribuição para a retomada da economia do nosso país. É um grande sonho e hoje tenho orgulho de dizer que

finalmen-te poderemos torná-lo em rea-lidade”, declarou.

O prefeito também desta-cou o engajamento da deputa-da federal Bruna Furlan na vi-abilização do hospital junto ao governo estadual. “Ela lutou muito por isso. E lutou junto comigo e com os outros pre-feitos para que fosse possível a construção tão necessária deste hospital regional.”

“Essa é a maior conquista na área da saúde da nossa ci-dade e da nossa região. Nós sabemos que o maio problema, a maior dificuldade da popula-ção hoje, é em relapopula-ção à saú-de”, disse a parlamentar.

Segundo o vice-prefeito Beto Piteri, o Hospital Regio-nal Rota dos Bandeirantes é o ápice do projeto para a saúde que vem sendo realizado na

(6)

Página 6

Ano 27 – Edição 394 | 14 de Novembro de 2020

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Espaço Gourmet

Saúde

INGREDIENTES

1 lata de milho verde

1 colher (sopa) de manteiga

1 litro de água fervente

1 unidade de gema de ovo

1 colher (sopa) de amido de milho

1 xícara(s) (chá) de leite

2 tablete(s) de Caldo de Legumes

MODO DE PREPARO

Bata no liquidificador o milho, metade da água e a man-teiga. Junte a gemaí o amido de milho e o leite. Bata nova-mente. Coloque em uma panela e leve ao fogo. Acrescente o caldo de legumesí e mexa até ferver. Abaixe o fogo e cozi-nhe por 10 minutos. Despeje em cumbucas ou em uma so-peira refratária.

Sopa de Creme de Milho

Fibromialgia: a doença misteriosa que afeta

Lady Gaga e cerca de 300 mil portugueses

A cantora norte-americana admitiu em setembro de 2017 que sofre de fibromialgia, uma doença com sintomas dolorosos e

debilitantes que é um mistério para a ciência mas que atinge 300 mil portugueses. Hoje é o Dia Mundial da Fibromialgia.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou pela primeira vez uma norma em dezembro de 2016 sobre a fibromialgia, passando a reconhecer oficial-mente esta doença descrita pela Organização Mundial de Saú-de em 2004. Com este reco-nhecimento, os doentes passa-ram a ter os mesmos benefíci-os dbenefíci-os outrbenefíci-os pacientes cróni-cos em regime especial, como a comparticipação de medica-mentos e isenção de taxas mo-deradoras.

A doença era, até então, marginalizada e frequentemen-te alvo de críticas por parfrequentemen-tes de alguns profissionais de saú-de que se recusavam a reco-nhecê-la. "O médico que ouse dizer que a fibromialgia não existe e que é do foro psicoló-gico estará sujeito a sanções", alerta Margarida Neves de Sá, presidente da Associação Por-tuguesa de Doentes com Fibro-mialgia.

Mas que doença é esta e como se manifesta?

A fibromialgia atinge cerca de 2 a 3% da população adulta portuguesa - cerca de 300 mil pessoas. As mulheres são cin-co a nove vezes mais afetadas do que os homens. A doença inicia-se, em regra, entre os 20 e os 50 anos.

Trata-se de uma doença com diagnóstico difícil, que é incapacitante e geradora de li-mitações para os seus porta-dores, tanto na vida profissio-nal como na vida privada. Es-sas limitações manifestam-se

diariamente no cumprimento de tarefas aparentemente simples gerando um recorrente absen-tismo laboral.

Não existem exames de di-agnóstico para a fibromialgia a não ser o exame clínico, em-bora devam ser efetuados ou-tros exames para se excluírem outras patologias de foro reu-matológico, doenças autoimu-nes ou hipotiroidismo, por exemplo.

Não se conhecem com ri-gor as causas da fibromialgia,

embora se acredite que a do-ença seja multifatorial. O stress, algumas doenças imu-nológicas e endocriimu-nológicas, um trauma físico (cirurgia, aci-dente de viação, por exemplo) ou um trauma psicológico (morte ou divórcio) podem ge-rar o desenvolvimento desta patologia clínica.

Os sintomas

O sintoma mais recorrente da fibromialgia é a dor, que pode afetar quase todo o cor-po. Em certas ocasiões a dor começa de forma generalizada

mas pode afetar regiões espe-cíficas como o pescoço, om-bros, região lombar e pernas.

A dor da fibromialgia pode ser descrita como uma sensa-ção de queimadura ou mal-es-tar e por vezes podem ocorrer espasmos musculares. Os sin-tomas podem variar em rela-ção à hora e ao dia, podendo ser mais frequentes de manhã, e agravam-se com a atividade física, mudanças climáticas, falta de sono e stress.

Além da dor, a fibromialgia

pode causar formigueiro e in-chaço nas mãos e pés, prin-cipalmente ao levantar da cama, bem como ocasionar rigidez muscular. Outra al-teração da fibromialgia asso-ciada à dor é a fadiga, que se mantém durante quase todo o dia com pouca tolerância ao esforço físico.

As pessoas com fibromial-gia queixam-se de perturbações do sono, ansiedade, dificulda-des de concentração, atenção e memória. No entanto, a do-ença ainda é um mistério para a ciência, que ainda não con-seguiu encontrar uma causa ci-entífica para esta patologia.

As mulheres são cinco a nove vezes mais afetadas do que os homens

Tratamento

" O t r a t a m e n t o d a d o r nestes doentes deve sempre ter uma perspectiva multi-modal, ou seja intervir em várias vertentes, nomeada-mente, ao nível do exercí-cio que é essencial para es-tes doenes-tes, a alimentação, o equilíbrio psicológico", explica Armando Barbosa, especialista em Anestesiolo-gia e em Medicina da Dor, nas Clínicas PainCare.

(7)

Página 7

Ano 27 – Edição 394 | 14 de Novembro de 2020

Editais

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Cotia

Segue até o dia 18 de no-vembro o prazo para que es-paços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, coopera-tivas, instituições e organi-zações culturais comunitári-as façam a inscrição para recebimento do subsídio emergencial, previsto na Lei Federal 14.017/2020 (Lei Al-dir Blanc), para auxiliar o se-tor cultural impactado du-rante o estado de calamida-de por conta da pancalamida-demia do novo Coronavírus.

Em Cotia, serão distribuí-dos R$ 480 mil em subsídio e todas as informações, bem como a Chamada Pública de Subsídio aos Espaços Culturais Nº1/2020, podem ser conferi-das em (https://cutt.ly/HgSfp-Nx). Para solicitar o subsídio cultural, os espaços culturais que atenderem aos pré-requi-sitos descritos na Chamada Pública de Subsídio aos Espa-ços Culturais Nº1/2020 deve-rão ser inscrever em (https:// cutt.ly/xgSd8gV).

Termina no dia 18/11 o prazo de

inscrição para solicitar o subsídio

emergencial (Lei Aldir Blanc)

Os interessados também deverão baixar, preencher e assinar os documentos: “For-mulário para solicitação de sub-sídio mensal para espaços cul-turais”, “Formulário de autode-claração e compromisso de contrapartida” “Declaração de reconhecimento de atividades culturais (para espaços cultu-rais sem formalização jurídi-ca)” e “Declaração de repre-sentação cultural (para coleti-vos culturais sem formalização

jurídica)” disponíveis em (encurtador.com.br/egxC8).

A Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer colocou a Biblioteca Batista Cepelos à disposição daqueles que pre-cisarem de orientações e de meios digitais para realização da consulta da Chamada Pública e para fazer a ins-crição. Atendimento será fei-to mediante agendamenfei-to pe-los telefones 4616-4565 e 4148-6638.

O Programa Asfalto Novo, lançado pelo prefeito Rogério Franco, em Cotia, está mudan-do a realidade de centenas de ruas da cidade. Em quase qua-tro anos, cerca de 500km de serviço de pavimentação foram realizados, tanto em ruas que eram de terras, quanto em vias que precisavam de recapea-mento, muitas, inclusive, foram totalmente fresadas, ou seja, a antiga pavimentação foi remo-vida. Nos últimos dias, entre os bairros contemplados estão o Jd. Nossa Senhora das Gra-ças, Jd. São Miguel, Água Es-praiada, Pq. Rizzo, Caucaia do Alto, Cotia, Jd. Dinorah e mui-tos outros.

Antigo pleito dos morado-res, a pavimentação da Estra-da Nhambuca, no bairro Água Espraiada, em Caucaia do Alto, já começou e a via está rece-bendo massa asfáltica. Equipes da Secretaria de Obras e

Ser-O maior programa de pavimentação

de Cotia segue a todo vapor

viços Urbanos realizaram todo o trabalho de preparo da base para aplicação do pavimento. “Quem mora e quem conhece a região da Água Espraiada sabe o quanto o bairro passou por melhorias, foram diversas vias asfaltadas colocando fim a um antigo transtorno na vida dos moradores”, disse o pre-feito Rogério Franco.

(8)

Página 8

RECICLANDO

Espaço

Notícias do

Em todo o mundo é come-morada na terceira semana de novembro a Semana Restau-rativa, criada para divulgar e consolidar os princípios e ações da Justiça Restaurativa. Há quatro anos, o Tribunal de Jus-tiça de São Paulo, por meio de seu Grupo Gestor da Justiça Restaurativa, ligado à Coorde-nadoria da Infância e Juventu-de, e dos Núcleos de Justiça Res-taurativa das comarcas, integra esse movimento mundial.

Neste ano, o Grupo Gestor e outros parceiros or-ganizaram a Semana Restau-rativa 2020, em âmbito nacio-nal, que contará com ações res-taurativas em localidades de todo o Brasil. Confira o site oficial.

Em São Paulo, diversos Núcleos de Justiça Restaurati-va das comarcas participarão com palestras, encontros, ofi-cinas e outras atividades. Como muitos dos eventos serão rea-lizados de forma virtual, pes-soas de qualquer localidade podem participar. A equipe do Serviço de Justiça Restaurati-va do TJSP compilou a pro-gramação da Semana em todo

São Paulo participa da Semana

Restaurativa 2020

De 15 a 21/11 a Justiça Restaurativa é celebrada

o estado. No documento cons-tam temas dos eventos, locais, se são abertos ou direcionados a público específico e como participar.

A Justiça Restaurativa (JR) é um conjunto de prin-cípios, métodos, técnicas e atividades próprias voltados à conscientização dos fato-res relacionais, institucionais e sociais motivadores do conflito e da violência, con-tando com métodos auto-compositivos, dialógicos e in-clusivos destinados à solução de conflitos. Com a ajuda de facilitadores, são realizados os chamados processos circulares, com a participação do ofensor, da vítima, de suas famílias e demais envolvidos no fato, bem como representantes da comunidade atingida. Os fa-cilitadores são capacitados em técnicas próprias da JR e o objetivo é a satisfação das necessidades de todos os envolvidos, a responsabi-lização ativa daqueles que contribuíram direta ou indi-retamente para a ocorrência do dano e o empoderamento da comunidade.

FAÇA SUA DIVULGAÇÃO NO JORNAL

QUE É TRADIÇÃO NA CIDADE E REGIÃO

9 9842-8629

Você já parou para pensar na quantidade de lixo gerada em sua cidade diariamente? Já pensou de que forma esse ma-terial vem sendo descartado pela maioria das pessoas e por você? Latas de refrigerante, sacos plásticos, caixas de pa-pelão e outras embalagens de delivery... quase tudo tem uma destinação e pode ser reapro-veitado, virando novos produ-tos. É a chamada logística re-versa, quando estes materiais saem do consumidor e retor-nam gradualmente – em cadeia – para fabricantes, um passo importante na sustentabilidade e que pode ser desenvolvido por todos. Basta ter um olhar mais atento ao lixo.

O cuidado pode começar em casa. Primeiro, é importante separar o material orgânico (restos de alimentos, folhas, dejetos humanos, etc) do ma-terial que pode ser reciclado. Depois, lavar o que é reciclá-vel. Por fim, os resíduos reci-cláveis devem ser colocados

Coleta seletiva: é simples

e você pode começar em casa

em sacos diferentes, dependen-do da origem. Então você pode levar esse lixo organizado a um Posto de Entrega Voluntária (PEV) de coleta seletiva mais próximo de sua casa ou traba-lho. Há dezenas de PEVs es-palhados por todas as zonas da cidade. Para saber qual o mais próximo de você, mande um whatsapp para 98415-9563 ou 98459-5618, de 8h às 16h.

Veja como fazer a separação:

Para ajudar na seleção do lixo, grandes supermercados da cidade comercializam hoje sa-cos plástisa-cos nas cores indica-tivas de cada tipo material a ser entregue na coleta seletiva, sen-do os mais comuns: amarelo para metais, azul para papel, vermelhos para plásticos, ver-de para o ver-descarte ver-de vidros e marrons para o descarte de or-gânicos.

• Metal em geral, como latas de alumínio e enlatados, ara-mes, pregos e parafusos, objetos de cobre, alumínio, bronze, ferro, chumbo, zinco, canos e tubos.

• Papéis e papelão em geral, como jornais, revistas, foto-cópias, envelopes, cartões, folhas de caderno e tetra park.

• Plásticos em geral, tipo garrafas PET, PVC, recipientes de limpeza e de produtos de higiene, copos e sacos plásticos, tampas, potes de alimentos, balões e isopor.

• Garrafas de bebidas, frascos de vidro, copos.

Referências

Documentos relacionados

Como visto no capítulo III, a opção pelo regime jurídico tributário especial SIMPLES Nacional pode representar uma redução da carga tributária em alguns setores, como o setor

albida, multiplicado em solo + 10% de composto orgânico, na formação de mudas de maracujazeiros-doce, associado ao cultivo químico, pode constituir alternativa para produção de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

Outros fatores que contribuíram para o avanço tecnológico das máquinas elétricas foram: o desenvolvimento de materiais, como os ímãs de ferrita e os de

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São