• Nenhum resultado encontrado

Integração NFSe Linx DMS Apollo e BRAVOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Integração NFSe Linx DMS Apollo e BRAVOS"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Integração NFSe Linx DMS Apollo e BRAVOS

Emissão NFS-e Linx DMS Apollo/BRAVOS

Para emissão de Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas (NFS-e), o Linx DMS Apollo/BRAVOS utiliza o IntegradorNFSe. O IntegradorNFSe é um serviço WebService que realiza a comunicação do sistema Linx DMS Apollo/BRAVOS com as Prefeituras.

Para o correto funcionamento desta integração devem ser realizados os seguintes procedimentos:

Instalação e configuração do IntegradorNFSe, conforme descritos no Manual de Instalação e Configuração do Integrador de NFS-e "Instalação e Configuração do Integrador de NFS-e.pdf";

Configuração do sistema Linx DMS Apollo/BRAVOS, conforme descrito nesta página.

Configuração Linx DMS Apollo/BRAVOS

Pré-requisitos:

Copie os arquivos "LinxDmsNfseCon.dll", "LinxDmsNfseDb.dll", "LinxDmsNfseImp.dll", para a pasta onde está instalado o executável FrenteCaixa.exe, responsável pela emissão de notas fiscais eletrônicas de serviços, para a pasta do executável Apollo.exe/BRAVOS.exe, para casos de reimpressão de notas fiscais e também para a pasta do executável Fiscal.exe para casos de reenvio de notas fiscais.

Parametrizações:

Verifique juntamente com a documentação disponibilizada pela sua Prefeitura se o envio da NFS-e é realizada através de webservice ou arquivo em formato texto.

No executável "Apollo.exe/BRAVOS.exe", menu "Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas":

O preenchimento das abas abaixo são extremamente importantes para o funcionamento de impressões das notas fiscais no frente de caixa.

(2)

Quadro "Formulários de Notas Fiscais":

Prestação de Serviços: Informe neste campo o código do formulário cadastrado para emissão de NFS-e.

(3)

1 - Opção válida somente para a geração de NF-e no Frente de Caixa: Fazer a pergunta: Gerar notas Fiscais Separadas para peças e Serviços?: Ao marcarmos este campo, no frente de caixa,

ao ser clicado no botão "Nota Fiscal", e for um contato de oficina, com peças e serviços, será feita a pergunta se é para gerar notas separadas para as peças e serviços. Se a resposta for afirmativa, serão geradas duas notas fiscais eletrônicas, sendo uma de peças e outra de serviços. Essa opção deve estar marcada.

3 - Opção válida somente para emissão de cupom fiscal: Na geração do Cupom Fiscal para O.S. com peças e serviços, imprime um cupom para as peças e uma nota fiscal para os serviços, utilizando o formulário informado no campo - Nota Fiscal de Prestação de Serviços>: Conforme a necessidade da revenda, marque ou não este campo.

4 - Emitir NF-e conjugada, quando o contato tiver peças e serviços, ou emitir a NF de serviços quando o contato tiver só serviços - no Formulário informado no campo - Nota Fiscal de Prestação de Serviços: Este campo permite emitir NF-e conjugadas para contatos de encerramento de O.S.s que tiverem peças e serviços, e permite emitir NFS-e quando o contato tiver só serviços.

(4)

Campos disponíveis:

Utiliza emissão de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços?: Marque esta opção.

Web Service Entrada (Envio): Informe no campo o endereço do WebService do IntegradorNFS-e, conforme abaixo, respeitando maiúsculos e minúsculos:

Web Service Entrada (Envio):* http://IPdaMaquina/integradorNFSe/Default.asmx;

Web Service Saída (Consulta): Informe no campo o endereço do WebService do IntegradorNFS-e, conforme abaixo, respeitando maiúsculos e minúsculos:

Web Service Saída (Consulta):* http:// IPdaMaquina /integradorNFSe/Default.asmx onde o IPdaMaquina é o IP da máquina que foi feita a instalação do IIS.

Cód. do Município: Informe neste campo o valor "999".

Quebra de Linha para a Prefeitura: Permite informar o caractere de quebra de linha utilizado pela prefeitura, ao efetuar a emissão das NFSe emitidas diretamente no site da prefeitura.O caractere

informado neste campo será utilizado para a geração do arquivo XML da NFS, sendo informado onde houver uma quebra de linha, com isso, ao efetuar a impressão da NFS no site da prefeitura, serão impressos os Serviços com as suas devidas quebras de linha.

Imprimir os valores do IR, PIS ST, COFINS ST e CSLL no campo Deduções da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços: Esta opção já vem marcada automaticamente, caso a revenda opte por

desmarcá-la, não será impresso o valor das deduções (IR, PIS ST, COFINS ST e CSLL) na NFS-e.

Imprimir informações complementares da NFSe no espaço dos Dados Complementares / Outras Informações: Ao marcar esta opção, a impressão do RPS / NFSE do Apollo/BRAVOS, não

exibirá as informações referentes ao número do contato, vendedor, departamento, número da ordem de serviço e chassi no corpo da nota, no quadro da discriminação dos serviços, mas passará a imprimi-las no campo "Informações Complementares".

Não cancelar NFe com RPS vinculado ou RPS sem NFSe: Ao marcar essa opção será permitido cancelar uma nota de serviço eletrônica (RPS) se a mesma tiver sido convertida em NFS-e, o

mesmo ocorre quando houver Danfe vinculado a um RPS. (2.07U03);

Imprimir no RPS os campos Observação, Data de Recebimento, Condição de pagamento e Identificação e Assinatura do Recebedor?: Ao marcar esta opção e informar o campo "Observação",

será impresso os campos "Data de Recebimento", "Identificação e assinatura do recebedor", "Condições de pagamento" e "Observação" no RPS. Esta opção não é válida para os municípios de Belo Horizonte, Salvador, Guarapari, Vitória, Vila Velha, Rio de Janeiro, Natal e Arujá.

Enviar no XML da NFS-e os campos: Código, Descrição e Valor na Discriminação dos Serviços.: Permite enviar os campos "Código", "Descrição" e "Valor na Discriminação dos Serviços" no XML

da NFS-e para a discriminação dos serviços da nota na prefeitura.

Tipo de Envio: Informe a opção conforme a prestadora de serviços:

O sistema irá exibir como padrão o caractere: \r\n por ser utilizado por diversas prefeituras, caso tenha a necessidade de utilizar caracteres diferentes, o mesmo pode ser alterado.

(5)

Se selecionar a opção "Automático" o envio de notas fiscais de serviços serão por Webservices.

Se selecionar a opção "Manual" o envio de notas fiscais de serviços serão por Arquivo em Formato Texto.

(6)

Campos disponíveis:

Usuário: Informe o usuário de acesso ao portal da prefeitura. Senha: Informe a senha de acesso ao portal da prefeitura.

(7)

Campos:

Informe o brasão da prefeitura que será impresso no RPS;

Brasão da Prefeitura:

Modelo do Layout: Informe LINX; Prestadora do Serviço: LINX.

Aba Parâmetros > NFS.Eletrônica > E-Mail

Para os departamentos que irão emitir NFS-e, devem ser informados os campos "Código de Atividade" e "Código de Serviço", que estão no cadastro de departamento, menu "Configuração > Cadastros > Departamentos".

(8)

Opções disponíveis:

Envia E-Mail da NFS: Marque essa opção caso deseja enviar a nota fiscal ao cliente.

(9)

Senha: Permite informar a senha para enviar o arquivo gerado pelo processo agendado para os e-mails definidos em cada agendamento. Host (SMTP): Permite informar o Host para enviar o arquivo gerado pelo processo agendado para os e-mails definidos em cada agendamento. Porta: Permite informar a porta para enviar o arquivo gerado pelo processo agendado para os e-mails definidos em cada agendamento.

E-maildo remetente: Permite informar o e-mail do remetente para enviar o arquivo gerado pelo processo agendado para os e-mails definidos em cada agendamento. Servidor utiliza comunicação SSL: Com esta opção marcada, o sistema criptografa as mensagens, tornando o envio compatível com serviços como o SMTP do GMAIL. Servidor utiliza Office 365: Permite ao usuário informar se o envio de e-mail utiliza Office 365.

Nessa mesma opção de menu, é possível informar variáveis nos campos "Assunto" e "Mensagem" do e-mail, como: número da nota, data de emissão, chave de acesso e nome do cliente. Essa opção é verificada através do botão . Ao acessar esse botão, será apresentada a tela a seguir:

Nessa tela é possível verificar quais as variáveis que podem ser utilizadas na criação do assunto e da mensagem que será enviada por e-mail. Assim, ao montar o texto do e-mail, o sistema irá substituir essas variáveis pela informação dos dados da Nota Fiscal Eletrônica.

Exemplo de texto a ser cadastrado utilizando as variáveis disponíveis nessa opção:

Assunto: NFe: / Chave: . Mensagem: Prezado ,

Segue em anexo a Nota Fiscal Eletrônica emitida em para o contato realizado com nossa empresa.

E-mail cópia: Permite fazer o envio de uma cópia do e-mail de envio da NF-e para o endereço informado.

(10)

Campos Disponíveis:

Imprimir no campo Discriminação Serviços do RPS: Permite informar uma observação para ser impressa no campo "Discriminação dos Serviços" do RPS. Imprimir no campo Dados complementares do RPS: Permite informar uma observação para ser impressa no campo "Dados Complementares" do RPS.

(11)

Imprimir no campo Outras Informações do RPS: Permite informar uma observação para ser impressa no campo "Outras Informações" do RPS.

Criação de Formulário para NFS-e

No menu "Apollo/BRAVOS > Configuração > Cadastros > Layout Formulários":

Clique no botão "Incluir" para cadastrar um novo layout de nota fiscal, conforme segue tela abaixo:

Em seguida, será apresentada a tela abaixo. Marque a opção "Copiar de um modelo já existente" e selecione um modelo de formulário já utilizado anteriormente para Nota Fiscal. No campo "Nome do Novo Modelo", informe o nome do novo modelo de formulário.

(12)

Preencha com atenção as informações solicitadas do lado esquerdo da tela, como Nota Fiscal Fatura Qtd. Itens, Série, , entre outras. Os campos, localizados na caixa de seleção Campos Disponíveis, são utilizados na composição do formulário e podem ser escolhidos mais de uma vez. Quando forem selecionados, o usuário deve informar a posição em que devem estar, como a coluna e a linha, o tipo e o tamanho. Observe que os campos do tipo Numérico devem ter o Mascaramento preenchido. Os campos NF_Editado devem ser utilizados para valores fixos no formulário, como as palavras KM Vendedor, e outros.

(13)
(14)

Campos Obrigatórios:

Nota Fiscal Eletrônica: Este campo deve estar marcado;

Série da nota fiscal: Neste campo deve ser informada uma série não utilizada anteriormente; Formulário do tipo NFS-e: Este campo deve estar marcado;

Nota Fiscal Fatura: Este campo pode estar marcado ou desmarcado.

Emissão de NFS-e por Webservice

A emissão de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços segue os mesmos fluxos de atendimento já existentes no Linx DMS Apollo/BRAVOS (fluxo semelhante ao processo de emissão de Nota Fiscal Eletrônica de Peças / Veículos). Assim que um contato for enviado ao Frente de Caixa, e clicado no botão "Nota Fiscal", a comunicação com o Servidor de NFS-e de Serviços será instantaneamente iniciada, e, sendo a nota validada, a mesma será transmitida para o servidor da prefeitura.

Caso tenha ocorrido algum problema na emissão da nota fiscal de serviço e a mesma não foi enviado para a Prefeitura, seguir os passos abaixo:

Menu: Fiscal > Livros Fiscais > Livro ISSQN > Envia RPS - On Line

Envia RPS - On Line

(15)

Opções disponíveis:

Período: Permite que seja selecionado o período em que foram emitidos os RPS´s. Transação: Permite que sejam selecionadas os tipos de transações.

Revenda(Seleciona somente as Revendas com o mesmo CNPJ): Permite selecionar as revendas que possuem o mesmo CNPJ, que foram emitidos os RPS. Apresentar RPS cancelados: Permite listar RPS cancelados. Opção disponível para todas prefeituras.

Botão : Permite efetuar o filtro das notas fiscais conforme as parametrizações.

Botão : Permite que sejam enviados para prefeitura os RPS selecionados.

(16)

Botão : Permite consultar a NFS-e pelo número do RPS.

Botão : Permite efetuar o agendamento para envio automático dos RPS's para prefeitura conforme parametrização neste botão.

Botão : Permite efetuar o agendamento para consulta automática dos RPS's que foram enviados para prefeitura conforme parametrização neste botão.

Emissão de NFS-e por Arquivo em Formato Texto

Geração do Arquivo para Envio das Notas Fiscais Eletrônicas de Serviço:

A emissão de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços segue os mesmos fluxos de atendimento já existentes no Linx DMS Apollo/BRAVOS (fluxo semelhante ao processo de emissão de Nota Fiscal Eletrônica de Peças / Veículos).

(17)

Campos:

Data Início: Data inicial para seleção das notas a serem gravadas no arquivo; Data Fim: Data final para seleção das notas a serem gravadas no arquivo; Selecione o Município: Selecione o município "51 - Linx";

Revenda: Selecione as revendas que serão consideradas para geração do arquivo;

Transação: Selecione as transações que serão consideradas para geração do arquivo. Se o campo não for informado serão consideradas todas as transações;

Departamentos: Selecione os departamentos que serão considerados para geração do arquivo. Se o campo não for informado serão considerados todos os departamentos;

Número Nota Fiscal Inicial e Final: Opção para selecionar por intervalo de numeração as notas que serão consideradas no arquivo. Se informado o intervalo serão consideradas apenas estas notas

na geração do arquivo;

Considerar NFs Isentas de ISSQN?: Marque caso deseja considerar as notas fiscais isentas de ISSQN.

Aba Geração de Arquivo:

(18)

Nome do Arquivo: Informe o nome do arquivo a ser gerado (apenas o nome).

Enviar Nota Fiscal Cancelada?: Marque caso deseja enviar as notas fiscais canceladas para a prefeitura.

Gerar informações adicionais para discriminação do RPS/NF?: Marque caso deseja que as informações adicionais sejam impressas na discriminação do RPS/NF.

Geração de Arquivo

Após informado todo os filtros desejados, clique no botão "Exportar" e aguarde o término do processo. O arquivo será gerado com o nome informado na tela e gravado no local que está definido no configurador do IntegradorNFS-e (ver Manual de Instalação e Configuração do Integrador de NFS-e "Instalação e Configuração do Integrador de NFS-e.pdf"). Este arquivo deve ser enviado pelo usuário para Prefeitura seguindo as orientações de envio de cada Prefeitura.

Aba Processamento do arquivo de retorno

(19)

Efetue o download do arquivo de retorno e salve o mesmo no diretório informado no "\IntegradorNFSe\Bin\Configurador.exe". No quadro "Selecione os arquivos de retorno", selecione os arquivos de retorno que foram efetuado o download e no quadro "Selecione as notas para atualizar" selecione as notas que deseja atualizar, após clique no botão "1 – Importar", após a importação do arquivo, será exibido um log, caso ocorra algum erro. O sistema irá gravar na manutenção da nota o número da NFS-e gerada pela prefeitura, para verificar o processamento acesse o menu "Faturamento > Notas Fiscais >

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

submetidos a procedimentos obstétricos na clínica cirúrgica de cães e gatos do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa, no período de 11 de maio a 11 de novembro de

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Após a leitura da frase apresentada na Tabela 14 no TP, o termo que me ocorreu inicialmente como tradução para “Genuss” foi "degustação”; embora não tivesse