• Nenhum resultado encontrado

FUNÇÃO PATERNA E CONTEMPORANEIDADE (2012)¹

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FUNÇÃO PATERNA E CONTEMPORANEIDADE (2012)¹"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

FUNÇÃO PATERNA E CONTEMPORANEIDADE

(2012)¹

ZANINI, Angélica Costa

2

; MAHL, Fernanda Donato

2

; VASCONCELLOS, Joyce

Znidarsis²; KESSLER, Themis Maria³.

1

Trabalho de Pesquisa Bibliográfica - UFSM 2

Psicóloga, Mestranda em Distúrbios da comunicação Humana (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. ³ Orientadora e Professora do Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil

E-mail: gelipsi.sm@hotmail.com; fe.donato@hotmail.com; ejsnidarsis@ig.com.br;

tkessler@terra.com.br

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo discutir a importância da função paterna em tempos onde o

lugar do pai tem passado por profundas transformações. A metodologia utilizada consistiu em uma

revisão de literatura em livros sobre a temática a ser pesquisada. Constatou-se que a função paterna para psicanálise não é o mesmo que ser genitor, ser pai, envolve muitos outros aspectos. Dentre eles, está o principal papel que o pai deve exercer que é do interdito, pois, assim insere a criança na sociedade. Outro apecto importante nesse contexto é complexo de Édipo, que é momento principal para função paterna, é estruturante psiquicamente para criança em constituição. O pai atualmente acaba muitas vezes auxiliando no cuidado do filho, fazendo obrigações atribuidas a função materna, sendo o pai colocado no lugar de segunda mãe. Portanto, apesar das transformações sociais que ocorrem na sociedade, a função paterna também está sendo afetada e sofrendo mudanças.

Palavras- Chave: Complexo de Édipo; Família; Função Paterna.

1. INTRODUÇÃO

A função paterna vem sofrendo transformações no decorrer da história e família conseqüentemente também, assim como a mulher e a mudança de papel que a mulher tem conquistando na sociedade e conseqüentemente na família afeta o lugar do pai. O pai hoje desenvolve funções antes ocupadas só pelas mães, como no cuidado dos filhos com alimentação, higiene e educação, por exemplo. O pai da psicanálise não é o pai encarnado, mas alguém ou alguma coisa que exerça função paterna. No entanto, a principal função de ser pai não muda, que é do interdito, dar limite, questões estas intensificadas durante o complexo de Édipo e que são estruturantes para criança em constituição psíquica.

(2)

Lacan (1938) descreve a família caracterizando a espécie humana por um desenvolvimento singular das relações sociais. Estas relações são sustentadas pela comunicação mental. E o ser humano seria, portanto, resultado de uma obra coletiva também, mas ao mesmo tempo em que constitui a cultura. Já para Winnicott (1965), a família é um dado essencial de nossa civilização, o modo como organizamos a família é o modo na prática do que é nossa cultura da mesma forma como a imagem do rosto retrata o indivíduo.

A família há um bom tempo é o caldeirão da vida social, lugar onde o sujeito era preparado para o futuro e para vida em sociedade a família sempre teve um enlaçamento com o social. O papel do pai era de representar a autoridade, assim como ocupava o topo da pirâmide social. No entanto, no decorrer da história ocorreu à queda do terceiro, o declínio do pai, sendo assim, aberto o caminho para invasão da mãe na disputa do poder (LEBRUN, 2004). No século XVIII, com a irrupção do feminino, as mães e as crianças passaram serem vistas como sujeitos (ROUDINESCO, 2003).

O pai entra na relação da mãe- criança, geralmente de duas maneiras. Até certo ponto como uma duplicação da mãe; exercendo o cuidado, um papel de maternagem. No entanto, nos últimos cinqüenta anos os pais começaram passar por uma mudança de modo que são muito mais reais para seus filhos neste papel de duplicação da mãe do que antigamente. E a outra forma de entrada do pai, é por outra característica à ele atribuída que é a de ser mais duro, severo, indestrutível, intransigente e implacável, sendo o homem que transforma a criança em um ser humano, e é quem pode ser temido, amado, odiado e respeitado (WINNICOTT, 1986).

Os pais intervêm não só porque podem ser boas mães por um tempo limitado na opinião de Winnicott. Mas porque também podem proteger a mãe e o bebê de tudo que possa interferir no vínculo entre eles, que é a essência do cuidado materno (WINNICOTT, 1964).

Enquanto que para o papel paterno, também pela questão simbólica da imagem do masculino, teria como função colocar-se entre mãe e filho para contribuir no processo de dessimbiotização e constituir sua identidade ao longo do desenvolvimento psicológico da criança. Sendo assim, o papel do pai é a função de interdição, ou seja, de introduzir a lei que regula e coloca em ordem as relações na sociedade e organiza o prazer e o principio de realidade. O pai é quem faz o filho renunciar à posse da mãe e a criança seguir seu desenvolvimento no processo de individuação (WINNICOTT, 1965).

(3)

criança que seu nascimento tenha sido desejado, pois sentir-se filho do pai é tão fundamental para o desenvolvimento do sujeito como o próprio fato de sê-lo. Também há provas que desde muito pequenos os filhos percebem a realidade interna tanto do pai, quanto da mãe, assim como seus sentimentos frente a ele (ABERASTURY, 1985).

Frente a isso, este trabalho visa discutir a importância da função paterna em tempos onde o lugar do pai tem passado por profundas transformações. Sendo importante a presente discussão na medida em que, para alguns, o lugar do pai esta em crise, pois vem sendo questionado. E a função paterna é extremamente importante na vida da criança, pois é estruturante no ponto de vista psíquico.

2. METODOLOGIA

A metodologia utilizada consistiu em uma revisão de literatura em livros, acerca da função paterna, família e complexo de Édipo.

A revisão de literatura tem um papel fundamental no trabalho acadêmico, pois é através dela que se pode situar um trabalho dentro da grande área de pesquisa da qual faz parte, contextualizando-a. Sendo que a partir disso, traça-se o quadro teórico que dará sustentação ao desenvolvimento da pesquisa (MOTTA-ROTH, 2001).

Dessa maneira, ressalta-se que a revisão de literatura serve também para reconhecer e dar crédito à criação intelectual de outros autores. Sendo que abre espaço para evidenciar vários campos de conhecimento que já estão estabelecidos, no entanto, pode receber novas pesquisas, por que contribui para obterem-se informações atuais sobre o tema escolhido (CRUZ e RIBEIRO, 2004).

Frente a isso, a revisão de literatura resulta do processo de levantamento e análise do que já foi publicado sobre o tema. O que permite um mapeamento de quem já escreveu e o que já foi escrito sobre o assunto e dessa forma, contribui para discutir e verificar visões diferentes a respeito de aspectos relacionados à temática pesquisada (CRUZ e RIBEIRO, 2004).

3. DESENVOLVIMENTO

(4)

O pai, no campo psicanalítico, diz respeito a uma função e não necessariamente ao pai encarnado, genitor, mas aquele que exerce esta função independente do sexo que possui, pois é uma representação simbólica (DOR, 1991). Ser pai é contrario a ser genitor, pois supõe acesso à dimensão do simbólico, à linguagem, assim como o ser pai esta diretamente ligado a instalação da realidade psíquica do sujeito. No entanto, para função paterna ocorrer é necessário dois elementos fundamentais, que são a palavra de uma mulher, ou seja, da mãe, que sustente o lugar do pai, sendo o outro que lhe serve de referência e é preciso que quem desenvolva o papel de pai intervenha em carne e osso para só assim concretizar a terceiridade para criança, sustentando o lugar de pai (LEBRUN, 2004).

Em uma visão Winnicottiana o pai tem o papel de funcionar como um escudo da dupla mãe-criança, ser substituto da mãe quando isso se faz necessário e com o tempo conter a criança em sua agressividade e colocando-lhe limites (FILHO et al, 2004). Ou seja, o papel do pai é de dar suporte para boa mãe desde o momento que está carregando o bebê, protegendo, contra tudo e todos que podem prejudicar tanto ela como o bebê e depois quando a mãe esta amamentando, e sustentando o bebê, este vai usar o pai de outras maneiras neste momento (WINNICOTT, 1986).

Se fosse necessário definir o que é um pai de acordo com Lebrun (2004), poderíamos dizer que é o primeiro estranho e ao mesmo tempo o estranho mais familiar na vida de uma criança. É pela alteridade do pai que ele nunca se afastará inteiramente da criança. Ele é e permanecerá sendo um outro radical. Já não podemos dizer o mesmo sobre ser a mãe a outra da criança, pois a mãe é o outro que a criança precisa se separar para se tornar sujeito, tarefa esta designada ao pai através do complexo de Édipo, momento fundamental para estruturação da personalidade do sujeito. O desejo humano não está tanto na saída de conflito edipiano imaginário com figuras parentais simetricamente situadas. Renunciar o amor pela mãe e o ódio pelo pai num processo simbólico, a partir de dois desejos em uma ordem assimetricamente posicionados, a mãe como primeiro outro do sujeito e o do pai como o outro da mãe. Ou seja, a realidade psíquica do sujeito se organiza a partir da confrontação com a simetria da base da conjuntura familiar, que representa a estrutura da linguagem.

(5)

Todas as crianças devem passar pelo complexo de Édipo, Freud (1923-1925) define o complexo de Édipo como o momento da vida da criança que ela vive a ameaça de castração por quem exerce a função paterna, o que possibilita a instauração da lei e interdição. Assim como o pai apresenta as leis ocorre ao mesmo tempo à inserção na cultura na sociedade. Ao mesmo tempo em que a criança sente amor pelo objeto do sexo oposto e hostiliza o objeto do mesmo sexo, teme a castração, e acaba entendendo que o pai é da mãe e vice versa, ocorrendo o declínio do Édipo e dando entrada na latência, conforme acontece à dissolução o complexo de Édipo ocorre à estruturação psíquica da criança, sendo por isso uma fase decisiva na estruturação do sujeito.

Tanto o menino quanto a menina passam pelo complexo de Édipo, e o papel do nome do Pai que é estruturante para sexualidade. O pai efetiva sua presença na vida de uma criança em torno dos três anos na entrada do complexo de Édipo e é o momento que o pai não pode faltar na estruturação psíquica da criança. O pai representante da Lei juntamente com a mãe, apresenta a criança o lugar na sociedade. Neste momento o pai assume suma importância e é introduzido na díade mãe- criança por momentos e não ainda por tempo integral, se fazendo importante aquilo que a criança sentiu no imaginário da mãe, o que é transmitido do coração da mãe para o corpo da criança. Nesta fase quando a mãe se refere ao pai em palavras tem muito mais significância do nome do pai enquanto palavra, ao mesmo tempo é importante que a mãe fale desse homem ao filho dizendo “teu pai” e não papai, como se fosse também filha. Pois no que diz respeito ao pai original no inconsciente tudo depende da atitude arcaica da mãe em relação tanto ao próprio pai, como na relação que teve com os primeiros homens de sua vida, quando tem irmãos e mais tarde o pai de seu filho (DOLTO, 1990).

No entanto, o papel do pai é importante mesmo antes do complexo de Édipo, quando a criança ainda nem fala e a mãe atribui justificativa para seu choro, por exemplo, chora porque esta mal, assim a mãe vai etiquetar a criança. O pai é aquele vai dizer o não, não ela não é tudo isso que você diz dela ou sim é, mas... , ou seja, o pai é quem vai dar armas para essa criança para que haja adequação de ser o equilíbrio entre o que a mãe diz e aquilo que ela realmente é enquanto sujeito (LEBRUN, 2004). A função paterna possui um papel central se tratando de constituição psíquica do sujeito, atuando no inconsciente onde a identidade sexual do sujeito encontra como saída o sofrimento pela inscrição subjetiva. A função paterna não é sempre exercida por um pai encarnado, mas podendo ser de ordem simbólica (DOR, 1991).

(6)

sujeito, por isso somos sujeito faltante, sempre em busca de alguma coisa, sendo assim, a falta que nos faz sujeitos na cultura e não da cultura (ELIA, 2007).

O pai primordial é o pai que é anterior ao interdito do incesto, ou seja, anterior ao surgimento da Lei, da ordem das estruturas da aliança e do parentesco, ou seja, anterior ao surgimento da cultura, o chefe da Horda, o que Freud denominou esse pai de totem. O pai segundo Lacan (1953-1963) pode ocorrer em três registros, no real que é o pai enquanto corpo, o pai genitor, o pai imaginário e o pai simbólico seria quem faz a função paterna e o nome do pai que cria a função paterna. O Pai simbólico para Dor (1991) faz referência a Lei da proibição do incesto, que é a regra que rege as relações entre os sujeitos na mesma sociedade.

Em O Mal-Estar da Civilização Freud (1927-1931) trata sobre a questão da lei e do parricídio, pois é através do parricídio que se instala o código de lei, sendo a partir da ausência do pai primevo (primeiro chefe do grupo), que foi assinado, mas nenhum filho tem a coragem de tomar seu lugar, desta forma mantém o respeito mesmo na ausência e se instaura a lei da proibição do incesto, sendo esta a lei que rege a sociedade.

O fato de estar no poder simbolicamente no lugar do pai da horda, hoje é exigido de quem ocupa este lugar que esteja “dentro da Lei” e já não é mais aceito possíveis excessos. E ocupar o lugar de exceção só tem validade quando se inscreve o lugar de terceiro. Essa terceiridade enquanto língua, pois a linguagem impõe uma perda, perda deste terceiro e esta repressão pela língua. E é a articulação com o terceiro que esta em jogo na nossa sociedade, na tentativa de instaurar este terceiro. (LEBRUN, 2009).

(7)

Sem ordem paterna, ou seja, sem uma lei simbólica, temos uma família mutilada na sociedade pós- industrial, sendo pervertida em sua função. A família estaria fadada à uma ideologia “sem tabu”, monoparental, homoparental, recomposta, desconstruída, clonada, a tentativa de simetria entre os sexos, uma família horizontal, onde o casamento esta escasso, a família ainda conseguiria transmitir seus valores? (ROUDINESCO, 2003)

Lebrun (2004) questiona se vivemos em um mundo sem pais, sem referência paterna, sem lugar para o Pai? Pois a mãe ocupa o centro da cena familiar e por muito tempo isso foi levado ao exagero, excluindo o pai de forma parcial ou até mesmo total. No entanto, o pai vem há pouco tempo sendo resgatado na sociedade atual (FILHO et al, 2004). E a família do futuro, segundo Roudinesco (2003), precisará ser reinventada apesar das mudanças sociais e saberá unir o um e o múltiplo de que todo sujeito necessita para construir sua identidade.

A simetria do poder foi confundida com uma igualdade entre homens e mulheres, com a diluição da diferença dos sexos, da diferença dos lugares, podendo ser pensado numa igualdade em relação ao lugar de chefia e isso não abolia a diferença dos lugares prescrita pela estrutura da linguagem, portanto confundindo os papeis. Onde o pai e a mãe têm direito a palavra que cada um tem possibilidade de um trajeto singular, no entanto, cada um pode acreditar estar livre de qualquer dependência em relação à autoridade e mais nada justifica dar prevalência do poder. Outra mudança relevante na sociedade foi à passagem de uma sociedade religiosa para uma sociedade onde o Deus Pai perdeu o poder, não podendo ser confundido com o final da religião, mas a implicação do declínio de Deus, pois é com o fim do modelo religioso e o fim do patriarcado que nos leva a mudanças no laço social que ainda não foram finalizadas (LEBRUN, 2009).

(8)

4. CONCLUSÃO

No decorrer dos tempos a função paterna vem sofrendo transformações. Atualmente o pai acaba além de fazer o papel de sua função paterna, muitas vezes acaba dividindo o cuidado com a mãe, apesar de muitas vezes acabar até ocupando o lugar de uma segunda mãe, papel este que não é da função paterna. A autoridade paterna está em crise e o papel do pai, está sendo questionado, onde a mulher muitas vezes busca uma simetria de poder com o homem. No entanto, a assimetria é necessária e constituinte para o indivíduo em desenvolvimento, pois a alteridade diz da função paterna.

Apesar das transformações sociais que ocorrem na sociedade e conseqüentemente afetam a função paterna, esta é importante para o sujeito em constituição psíquica, pois é estruturante. A principal função do pai é executar a castração, introduzindo a Lei e o interdito, principalmente no período do complexo de Édipo e que independentemente das mudanças que o lugar do pai venha sofrendo, o pai não perca seu lugar de ser quem estabelece a Lei e ser o detentor do falo.

REFERÊNCIAS

ABERASTURY, Arminda et al. A paternidade. Um enfoque psicanalítico. Porto Alegre, Artes médicas, 1985.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de janeiro, LTC, 2006.

CRUZ, Carla; RIBEIRO, Uirá. Metodologia Científica: teoria e prática. 2.ed. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004.

DOLTO, Françoise. Seminário de Psicanálise de crianças. Rio De Janeiro, Editora Guanabara, 1990.

DOR, Joel. O Pai e sua função em psicanálise. Rio de janeiro, Jorge Zahar, 1991.

ELIA, Luciano. O conceito de sujeito. Rio de janeiro, Zahar, 2007.

FILHO Júlio de Melho et al. Doença e Família. São Paulo, casa do psicólogo, 2004.

(9)

_____. O Futuro de uma Ilusão, O Mal-Estar na Civilização e outros trabalhos. (1927-1931) IN: OBRAS PSICOLÓGICAS COMPLETAS DE SIGMUND FREUD: Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

LACAN, Jacques. Nomes- Do- Pai. Rio de janeiro, Zahar, 1953-1963.

______. Os complexos familiares. 1938. Rio de janeiro, Jorge Zahar, Ed 2002.

LEBRUN, Jean-Pierre. Um mundo sem limite: Ensaio para uma clínica psicanalítica do

social. TRADUÇÃO Sandra Regina Felgueiras. Editor José Nazar. Rio de janeiro,

Companhia de Freud, 2004.

LEBRUN, Jean-Pierre. Clínica da instituição. O que a psicanálise contribui para vida

coletiva. Porto Alegre, CMC Editora, 2009.

MOTTA-ROTH, Désirée (Org.). Redação Acadêmica: princípios básicos. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Imprensa Universitária, 2001.

ROUDINESCO, Elisabeth. A família em desordem. Rio de Janeiro, Zahar, 2003.

WINNICOTT, D. W. A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro, LTC, 1964, Ed 2012.

WINNICOTT, D. W. A família e o desenvolvimento individual. São Paulo, Martins Fontes, 2005.

Referências

Documentos relacionados

 Nunca espirrar para as mãos nem para o ar , sempre que possível fazê-lo para um lenço de papel deitando-o para o lixo, ou para a manga de uma peça de roupa -

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

De Setembro de 2009 até Setembro de 2011 (data prevista) Mestrado em Engenharia Informática e Computadores (Bolonha) Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)..

Ao fazer pesquisas referentes a história da Química, é comum encontrar como nomes de destaque quase exclusivamente nomes masculinos, ou de casais neste caso o nome de destaque

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Quanto mais velhos os filhos, mais as mulheres conseguiam exercer as funções do trabalho e da vida social, assim como manter relações sexuais (Tabela 2).. Mulheres

Dois aspectos são importantes de serem observados em relação a essa proposição: primeiro, a mais simples descrição do que considera estado interno de um

Ainda sobre os resultados obtidos a partir da análise da formação acadêmica dos autores é importante destacar três aspectos interessantes: (1) a formação