• Nenhum resultado encontrado

CONDIÇÕES DE OFERTA DE CURSOS DA FACULDADE SUL FLUMINENSE (PORTARIA 2864 DE 24/08/05)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONDIÇÕES DE OFERTA DE CURSOS DA FACULDADE SUL FLUMINENSE (PORTARIA 2864 DE 24/08/05)"

Copied!
94
0
0

Texto

(1)

CONDIÇÕES DE OFERTA DE CURSOS DA FACULDADE SUL FLUMINENSE (PORTARIA 2864 DE 24/08/05)

I. HISTÓRICO E MISSÃO DA INSTITUIÇÃO

1-Histórico

A Faculdade Sul Fluminense – FASF, com o Curso de Graduação em Administração, os Cursos Superiores de Tecnologia: Gestão de Recursos Humanos, Manutenção Industrial, Logística, Mecatrônica Industrial e Bacharelado em Psicologia tendo como Entidade Mantenedora o Instituto de Cultura Técnica – ICT, funciona à rua Alberto Rodrigues, nº 39 – Bairro Jardim Amália, na cidade de Volta Redonda – Rj e foi autorizada pela Portaria Ministerial n° 1540 de 29 de setembro de 2000, publicada no Diário Oficial da União n° 192 de 04 de outubro de 2000.

Há quarenta e seis anos, a 03 de setembro de 1971, foi fundado no tradicional bairro Jardim Amália I, o Instituto de Cultura Técnica – ICT, com a Missão de oferecer cursos que suprissem a necessidade da nossa região, que crescia em proporções geométricas, tanto social, quanto industrialmente.

Em 1972 foram iniciadas turmas de 5º e 6° séries do Ensino Fundamental e uma turma do 1° ano básico do Ensino Médio. Funcionando nos turnos matutino e noturno, o 1° grau (Fundamental) crescia gradativamente. Iniciaram-se assim, classes de Cursos Técnicos Profissionais de Desenho, Secretariado, Eletrônica, Enfermagem, Química e Edificações.

No ano de 1975, diplomamos o nosso primeiro contingente de técnicos. Inaugurava-se dentro de cada um de nós, a vocação técnica do Instituto aliada à proposta de formar cidadãos integrados, produtivos e sensíveis às mudanças tecnológicas e humanas. Em seqüência, o ICT autorizou diversos Cursos Técnicos, abrangendo as três grandes áreas do saber.

Hoje o ICT conta com vinte e sete Cursos Técnicos devidamente autorizados pelo poder público, Educação Básica e Fundamental nas modalidades presencial e à distância.

A opção pela primeira unidade em Nível Superior foi motivada pela pesquisa mercadológica e incentivada pelo excelente desempenho do Curso Técnico em Administração.

O Curso de Graduação em Administração, estruturado originariamente com as Habilitações em Marketing e Sistemas de Informações Gerenciais da Faculdade Sul Fluminense-FASF, mantida pelo Instituto de Cultura Técnica-ICT, localizada no Município de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro, foi autorizado a funcionar pela Portaria Ministerial n°1540 de 29 de setembro de 2000, publicada no Diário Oficial da União n°192-E de 4 de outubro de 2000 e avaliado para fins de Reconhecimento em março de 2005, Códigos de Avaliação 9145 e 9146, tendo

(2)

Por força da Resolução CES / CNE nº 04 de 04 de junho de 2005, as turmas iniciadas a partir do primeiro semestre de 2006 tiveram suas habilitações substituídas, de acordo com as Novas Diretrizes Curriculares, por Linhas de Formação, a saber: Administração da Saúde, Marketing e Sistemas de Informações Gerenciais, o que implicou na fusão das Grades Curriculares que foram concluídas à luz da Resolução nº 02 de 04/10/93 e inclusão de disciplinas eletivas direcionadas às citadas linhas, publicada no DOU nº 208 de 03/10/06. Outrossim, a reforma levou, temporariamente, à oferta de três grades, sendo duas oriundas da Resolução nº 02 de 04/10/93 que, paulatinamente, foram se extinguindo, na medida em que as turmas concluíram o Curso e a nova Grade Curricular, contemplando as Linhas de Formação, já implantadas, a partir do primeiro semestre de 2006, até atingir todos os períodos.

Foi criada em 2001 a Empresa Júnior Sul Fluminense, Laboratório Específico do Curso de Graduação em Administração.

Em 2003 foi implantado o Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAPP, cujo objetivo principal é apoiar os discentes com problemas, notadamente referentes às deficiências de aprendizagem e orientar os docentes na solução dos mesmos. Em 2005 foram solicitadas autorizações para a abertura de 8 Cursos Superiores de Tecnologia e um Curso de Bacharelado em Psicologia.

No ano de 2006 a Instituição foi visitada por 4 Comissões de Especialistas do INEP para avaliarem 8 Cursos Superiores, sendo 7 Superiores em Tecnologia e 1 de Graduação e no ano de 2007 por 2 Comissões de Especialistas do INEP para avaliarem o Curso de Bacharelado em Psicologia e suas diligências (autorizado pelo CNE através da Portaria 244, com iniciado no primeiro semestre de 2012) e o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.

A implantação dos Cursos Superiores de Tecnologia não resultou somente de questões mercadológicas, mas pela identidade da Instituição e pelas possibilidades de excelência destes Cursos, proporcionadas pelo alto grau de interdisciplinaridade e flexibilidade ofertando Certificações Intermediárias.

Em 2005 foram criados ainda o Núcleo de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, órgão técnico de assessoramento à Direção da Instituição e que visa promover as medidas necessárias ao desenvolvimento da mesma.

Em 2007 foi criado Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, órgão deliberativo, normativo e consultivo destinado a coordenar, orientar e supervisionar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão e implantado o Centro de Tecnologia que abriga os Laboratórios da Instituição.

No ano de 2008 foi criado o Núcleo de Práticas Administrativas, órgão que além de desenvolver simulações, jogos de negócios e outras atividades práticas, abriga a Empresa Junior Sul Fluminense, implantada a Ouvidoria órgão destinado a receber e analisar as informações, reclamações e sugestões e intervir, se necessário, sugerindo medidas que promovam a melhoria do desempenho Institucional.

Em 2009 foi implantado o Núcleo Docente Estruturante – NDE formado por docentes de elevada formação e titulação que respondem pelo acompanhamento

(3)

dos Projetos Pedagógicos dos Cursos e reestruturado o Regimento da FASF com o objetivo de atender à expansão da Unidade de Ensino.

Ainda no ano de 2009 foi oferecido o Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Docência do Ensino Superior e Profissional.

No ano de 2010 ocorreu o Recredenciamento da FASF, tendo a Instituição obtido conceito 3. Em 2011, os Cursos Superiores de Tecnologia em Manutenção Industrial, Logística e Gestão de Recursos Humanos, passaram pelo processo de Renovação de Reconhecimento, tendo obtido respectivamente os conceitos 3, 4 e 4.

Em 2012 os Cursos de Bacharelado em Administração e Superior de Tecnologia em Mecatrônica foram avaliados pelo Sistema E-MEC, para fins de Renovação de Reconhecimento e Reconhecimento, obtendo respectivamente conceitos 3 e 4. Em 2013 foi avaliado pelo INEP, o Curso de Bacharelado em Engenharia Eletrônica, tendo obtido conceito 4 estando no aguardo de sua publicação. Ocorreu também no ano de 2013 o Recredenciamento da Faculdade Sul Fluminense.

Em 2014 os Cursos de Bacharelado em Administração e Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos foram avaliados para fins de Renovação de Reconhecimento em função de Medidas Cautelares da SERIES, tendo obtido respectivamente conceitos 4 e 3.

No ano de 2015 pelo mesmo motivo o Curso Superior de Tecnologia em Logística foi objeto de Renovação de Reconhecimento pelo mesmo motivo acima citado tendo obtido conceito 4. Ainda no ano de 2015 ocorreu a avaliação para fins de Renovação de Reconhecimento do Curso de Graduação em Psicologia, cujo conceito final foi 3.

2-Missão

A Faculdade Sul-Fluminense, mantida pelo Instituto de Cultura Técnica, tem como missão:

Formar, aperfeiçoar e elevar o nível de eficiência de profissionais nos diversos campos do conhecimento, fundamentando-se em critérios que valorizem seu desempenho pessoal-profissional, mediante a formação continuada, visando atender à evolução acelerada das exigências da sociedade, oferecendo-lhe profissionais competentes, com condições de empregabilidade, capazes de responder às novas situações e aos paradigmas de solidariedade, de pensamento, do meio ambiente e de vida no universo planetário contemporâneo, enquanto agentes de transformações sociais e culturais condutores, por excelência, dos destinos cognitivos e éticos da sociedade em que atuam.

(4)

II. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO

EDITAL

PROCESSO SELETIVO – 2017.1

A Direção Geral da FACULDADE SUL FLUMINENSE, mantida pelo Instituto de Cultura Técnica LTDA, no uso de suas atribuições regimentais, torna público os critérios para a realização do Processo Seletivo para ingresso nos seus Cursos Superiores de Tecnologia em Recursos Humanos e Logística, Graduação em Administração e Psicologia, no Primeiro Semestre do ano de 2017, tendo como base o artigo 44, inciso II, da Lei nº 9.394/96 (LDB) e as Portarias Ministeriais n.ºs. 1.449, de 23 de setembro de 1999; 1.647, de 28 de junho de 2000; Portaria 391 de 7 de fevereiro de 2002; e Portaria Normativa n.º 40, de 12 de dezembro de 2007.

Do Processo Seletivo

Período: 17 de outubro de 2016 a 06 de fevereiro de 2017. Horário: 2ª a 6ª feira das 8h às 20h e Sábados das 8h às 12h. Documentação: CPF ou Identidade.

Não será cobrada taxa de inscrição

Prova: Elaboração de Redação com tema da atualidade, respeitando o núcleo comum do Ensino Médio.

VESTIBULAR SOCIAL FASF 2017.1

A Faculdade Sul Fluminense lança mais um projeto social para a região Sul Fluminense. Detentora desde a primeira edição do Selo de Instituição Socialmente responsável pela ABMES, a Direção da FASF apresenta o Edital do Processo Seletivo com a opção de concessão de bolsas que vão de 40 a 100%, para os candidatos interessados em participar do “Vestibular Social da FASF 2017.1”.

Inscrições: de 28 de novembro de 2016 a 02 de janeiro de 2017.

As inscrições deverão ser realizadas diretamente no site da FaSF, onde o aluno terá acesso ao Edital do Vestibular, bem como orientações para preenchimento dos dados pessoais, residenciais e acadêmicos.

Não será cobrada taxa de inscrição

Da realização das provas: dia 07/01/2017, das 8 às 12 horas, com 25 questões de Interpretação Textual e 10 de Raciocínio Lógico, sendo os resultados divulgados no site da FaSF n dia 23/01/2017 a partir das 15:00

(5)

Do Resultado do Processo Seletivo

O candidato, após a realização do Processo Seletivo, receberá o resultado em até 48h após a sua realização, através de informação junto à Secretaria ou comunicação telefônica (24) 3340 8771.

Critérios de Seleção do Vestibular Social:

De 50 a 60 pontos - 40% de desconto em todas as mensalidades do curso; De 61 a 70 pontos – 50% de desconto em todas as mensalidades do curso; De 70 a 100 pontos–100% de desconto em todas as mensalidades do curso OBS : Os descontos supra mencionados, só serão efetivados mediante a composição de turmas com no mínimo de 45 discentes matriculados.

DOS CURSOS OFERECIDOS / DURAÇÃO / VAGAS

CURSO DURAÇÃO ATO DE AUTORIZAÇÃO TURNO VAGAS Vestibular Social Vagas Psicologia 5 anos Portaria nº 244 de 04/07/11 publicada no D.O.U. de 05/07/11 Parecer CNE/CES Nº:69/2010 publicado no D.O.U. de 29/10/2010, Seção1,Pág.67.Reconhecimento – relatório MEC código 116385. Noite 100 36 Tecnólogo em Logística 2 anos Portaria MEC 404 de 31/05/2007 – DOU 105 de 01/06/2007 Reconhecimento Portaria MEC/SETEC nº24 DOU 10/01/2011 Noite 115 36 Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos 2 anos Portaria MEC 207 de 07/03/2007 – DOU 46 de 08/03/2007 Reconhecimento Portaria MEC/SETEC nº444 – DOU 03/11/2011 Noite 115 36 Administração 4 anos Autorização do Curso e Credenciamento da FaSF; Portaria MEC nº 1540 de 29/09/2000; DOU 192 de 04/10/2000 – Reconhecimento Portaria MEC nº 3659 de 17/10/2005 DOU 202 de 20/10/2005. Renovação de Reconhecimento – código MEC 108610 Noite 200 36

(6)

DA MATRÍCULA / DOCUMENTAÇÃO

O candidato aprovado deverá juntar a documentação abaixo relacionada, e efetivar sua matrícula na Secretaria da FASF, quando será cobrada a primeira mensalidade do total de seis por semestre, não havendo taxa de matrícula:

** 2 cópias da Identidade; ** 2 cópias do CPF;

** 2 cópias Cert. Nascimento/Casamento; ** 2 cópias Título Eleitor;

** 2 fotos 3x4;

** 2 cópias Certificado de Reservista, se candidato do sexo masculino; ** Original e cópia do Diploma Ensino Médio ou equivalente;

** Original e cópia Histórico Escolar Ensino Médio ou equivalente; ** 2 cópias Publicação Diário Oficial da conclusão Ensino Médio

Observação: Para os candidatos oriundos do processo seletivo por meio do Vestibular Social, além da documentação acima listada, o alunos deverá apresentar o comprovante de inscrição impresso recebido por e-mail, tal como apontado no Edital do Vestibular Social, disponível no endereço www.fasfsul.com.br/vestibularsocial .

Disposições Gerais

1º- Não atingindo o mínimo efetivo de 45 matrículas/turma, a Instituição se reserva ao direito de não iniciar o curso ou adiar para o semestre seguinte, sendo que os candidatos terão o direito à devolução das quantias pagas.

2º- No período noturno, as aulas terão início às 18h35min e término 22h10min. 3º- Havendo vagas remanescentes em um ou outro tipo de processo seletivo, seja por intermédio do processo seletivo normal ou por intermédio do vestibular social, as vagas poderão ser remanejadas.

Volta Redonda, 28 de novembro de 2016. Claudio Alvares Menchise

(7)

VESTIBULAR SOCIAL FASF 2017.2

A Faculdade Sul Fluminense lança mais um projeto social para a região Sul Fluminense. Detentora desde a primeira edição do Selo de Instituição Socialmente responsável pela ABMES, a Direção da FASF apresenta o Edital do Processo Seletivo com a opção de concessão de bolsas que vão de 40 a 100%, para os candidatos interessados em participar do “Vestibular Social da FASF 2017.2”. os critérios de admissibilidade, pontuação mínima para concessão de bolsas e critérios de desempate seguem dispostos no ANEXO I do presente Edital.

Volta Redonda, 30 de abril de 2017.

EDITAL

PROCESSO SELETIVO – 2017.2

A Direção Geral da FACULDADE SUL FLUMINENSE, mantida pelo Instituto de Cultura Técnica LTDA, no uso de suas atribuições regimentais, torna público os critérios para a realização do Processo Seletivo para ingresso nos seus Cursos Superiores de Tecnologia em Recursos Humanos e Logística, Graduação em Administração e Psicologia, no Segundo Semestre do ano de 2017, tendo como base o artigo 44, inciso II, da Lei nº 9.394/96 (LDB) e as Portarias Ministeriais n.ºs. 1.449, de 23 de setembro de 1999; 1.647, de 28 de junho de 2000; Portaria 391 de 7 de fevereiro de 2002; e Portaria Normativa n.º 40, de 12 de dezembro de 2007. 1. Do Processo Seletivo

1.1. Das inscrições:

Período: de 02 de maio de 2017 a 31 de julho de 2017 Horário: 2ª a 6ª feira das 8h às 20h e sábado de 08 as 12h Documentação: CPF ou Identidade.

Não será cobrada taxa de inscrição

Prova: Elaboração de Redação com tema da atualidade, respeitando o núcleo comum do Ensino Médio.

1.1 Do Resultado do Processo Seletivo

O candidato, após a realização do Processo Seletivo, receberá o resultado em até 48h após a sua realização, através de informação junto à Secretaria ou comunicação telefônica (24) 3340 8771.

2. Vestibular Social FaSF 2017.2

Inscrições: de 02 de maio de 2017 a 28 de junho de 2017

As inscrições deverão ser realizadas diretamente no site da FaSF, através do endereço: https://doity.com.br/vestibular-social-fasf-20172, onde o aluno terá

(8)

acesso ao Edital do Vestibular, bem como orientações para preenchimento sendo necessário o preenchimento de dados pessoais, residenciais e acadêmicos

Não será cobrada taxa de inscrição

2.1. Da realização das provas: dia 02/07/2017, das 9h às 12h, com gabaritos disponibilizados no dia 02/07/2017 às 17h com 25 questões de Interpretação Textual e 10 de Raciocínio Lógico, sendo os resultados divulgados no site da FaSF no dia 04/07/2017 a partir das 16:00

2.2. Critérios de Seleção do Vestibular Social: 2.2.1. Da distribuição das Bolsas

CURSOS ATO LEGAL BOLSA

100% BOLSA 50% BOLSA 40% TURNO DURAÇÃO

Administração Autorização do Curso e Credenciamento da FaSF; Portaria MEC nº 1540 de 29/09/2000; DOU 192 de 04/10/2000 – Reconhecimento Portaria MEC nº 3659 de 17/10/2005 DOU 202 de 20/10/2005. Renovação de Reconhecimento – código MEC 108610 1 9 50 Noturno 8 semestres Psicologia Portaria nº 244 de 04/07/11 publicada no D.O.U. de 05/07/11 Parecer CNE/CES Nº:69/2010 publicado no D.O.U. de 29/10/2010, Seção1,Pág.67.Reconheci

mento – relatório MEC código 116385. 1 9 40 Noturno 10 semestres Tecnólgo em Logística Portaria MEC 404 de 31/05/2007 – DOU 105 de 01/06/2007 Reconhecimento Portaria 1 9 50 Noturno 4 semestres

(9)

MEC/SETEC nº24 DOU 10/01/2011 Tecnológo em Gestão de Recursos Humanos Portaria MEC 207 de 07/03/2007 – DOU 46 de 08/03/2007 Reconhecimento Portaria MEC/SETEC nº444 – DOU 03/11/2011 1 9 50 Noturno 4 semestres

2.3. Das Regras de Pontuação e Concessão de Bolsas para Vestibular Social 2017.2

2.3.1. Para obtenção das bolsas de 100% que foram destinadas 1 (huma) vaga por curso, os candidatos deverão ter um percentual de acerto maior ou igual a 30 (trinta) acertos e no caso de empate seguirá o critério já estabelecido no Edital e no caso de persistir o empate a classificação será concedida ao candidato de maior idade;

2.3.2. Para obtenção das bolsas de 50% que foram destinadas 09 (nove)vagas por curso, os candidatos deverão ter um percentual de acerto maior ou igual a 28 (vinte e oito) acertos e no caso de empate seguirá o critério já estabelecido no Edital e no caso de persistir o empate a classificação será concedida ao candidato de maior idade;

2.3.3. Para obtenção das bolsas de 40% que foram destinadas 50 (cinquenta) vagas nos Cursos de Administração, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e Tecnólogo em Logística; e 40 (quarenta) vagas aos candidatos do Curso de Psicologia. Assim, os candidatos deverão ter um percentual de acerto maior ou igual a 25 (vinte e cinco) acertos e no caso de empate seguirá o critério já estabelecido no Edital e no caso de persistir o empate a classificação será concedida ao candidato de maior idade;

2.3.4. No caso de atraso nas mensalidades dos cursos o aluno perderá o desconto na respectiva mensalidade e para os que ficarem com três meses de inadimplência o programa será automaticamente suspenso para o interessado;

2.3.5. O candidato deverá efetuar, no ato de sua matrícula do pagamento da primeira mensalidade, já com percentual de desconto concedido, considerados os critérios de aprovação, para garantir o desconto concedido; 2.3.6. Os gabaritos serão divulgados no dia 02/07/2017 a partir das 17h na Fanpge da FaSF, através do endereço:

https://www.facebook.com/fasfsul/?fref=ts

2.3.7. Os resultados serão divulgados no dia 04 de julho de 2017 as 16h;

2.3.8. As matrículas serão realizadas entre os dias 04 de julho, a partir das 17h até o dia 14 de julho de 2017, impreterivelmente.

(10)

2.3.10. Os demais casos omissos estarão a encargo a Comissão Organizadora de ambas as modalidades de processo seletivo.

3 . Dos Cursos Oferecidos / Duração / Vagas

CURSO DURAÇÃO ATO DE AUTORIZAÇÃO TURNO VAGAS Vestibular Social Vagas Administração 4 anos Autorização do Curso e Credenciamento da FaSF; Portaria MEC nº 1540 de 29/09/2000; DOU 192 de 04/10/2000 – Reconhecimento Portaria MEC nº 3659 de 17/10/2005 DOU 202 de 20/10/2005. Renovação de Reconhecimento – código MEC 108610 Noite 100 60 Psicologia 5 anos Portaria nº 244 de 04/07/11 publicada no D.O.U. de 05/07/11 Parecer CNE/CES Nº:69/2010 publicado no D.O.U. de 29/10/2010, Seção1,Pág.67.Reconhe

cimento – relatório MEC código 116385. Noite 50 50 Tecnólogo em Logística 2 anos Portaria MEC 404 de 31/05/2007 – DOU 105 de 01/06/2007 Reconhecimento Portaria MEC/SETEC nº24 DOU 10/01/2011 Noite 100 60 Tecnólogo em Gestão de Recursos 2 anos Portaria MEC 207 de 07/03/2007 – DOU 46 de 08/03/2007 Reconhecimento Noite 100 60

(11)

Humanos Portaria MEC/SETEC nº444 – DOU 03/11/2011 4. Da Matrícula / Documentação

O candidato aprovado deverá juntar a documentação abaixo relacionada, e efetivar sua matrícula na Secretaria da FASF, quando será cobrada a primeira mensalidade do total de 6 (seis) por semestre, não havendo taxa de matrícula: ** 2 cópias da Identidade;

** 2 cópias do CPF;

** 2 cópias Cert. Nascimento/Casamento; ** 2 cópias Título Eleitor;

** 2 fotos 3x4;

** 2 cópias Certificado de Reservista, se candidato do sexo masculino; ** Original e cópia do Diploma Ensino Médio ou equivalente;

** Original e cópia Histórico Escolar Ensino Médio ou equivalente; ** 2 cópias Publicação Diário Oficial da conclusão Ensino Médio

Observação: Para os candidatos oriundos do processo seletivo por meio do Vestibular Social, além da documentação acima listada, o aluno deverá apresentar o comprovante de inscrição impresso recebido por e-mail, tal como apontado no Edital do Vestibular Social, disponível no endereço

5. Das Disposições Gerais

5.1. Não atingindo o mínimo efetivo de 55 matrículas/turma, a Instituição se reserva ao direito de não iniciar o curso ou adiar para o semestre seguinte, sendo que os candidatos terão o direito à devolução das quantias pagas.

5.2. No período noturno, as aulas terão início às 18h35min e término 22h10min. 5.3. Havendo vagas remanescentes em um ou outro tipo de processo seletivo, seja por intermédio do processo seletivo normal ou por intermédio do vestibular social.

5.4. Datas Importantes

Evento Data Início Data Limite/Fim Critérios/Base Legal/Observações Abertura Processo

Seletivo Tradicional 2017.2

02/05/2017 31/07/2017 Elaboração de Redação com tema da atualidade, respeitando o núcleo comum

(12)

Abertura do Edital do Vestibular Social 2017.2

02/05/2017 28/06/2017 Inscrições realizadas diretamente no site da FaSF,

através do link

https://doity.com.br/vestibular-social-fasf-20172

Aplicação das provas do Vestibular Social 2017.2

02/07/2017 02/07/2017 Horário de aplicação da prova: das 9h às 12h

Abertura dos Portões: 8h Divulgação dos locais de prova dispostos no Hall de

Acesso ao Bloco da FaSF Divulgação dos

Resultados

04/07/2017 04/07/2017 Resultados disponíveis após as 17:00 no site da FASF

(www.fasfsul.com.br) ou em

nossa Fanpage do Facecook:

www.facebook.com/fasfsul

Matrícula dos Candidatos Aprovados Processo

Seletivo 2017.2

04/07/2017 31/07/2017 Vide item 4 do Presente Edital; Matrículas realizadas diretamente no Secretaria da

FaSF. Matrícula dos Candidatos

Aprovados Vestibular Social 2017.2

04/07/2017 14/07/2017 Vide item 4 do Presente Edital; Matrículas realizadas diretamente no Secretaria da

FaSF.

Início das aulas 01/08/2017 01/08/2007 Alunos novatos, comparecer ao Hall 4º Piso no Bloco na

Ala Nova da FaSF

Volta Redonda, 30 de abril de 2017 Claudio Alvares Menchise

(13)

ANEXO I – EDITAL VESTIBULAR SOCIAL FASF 2017.2

O Diretor Geral da Faculdade Sul Fluminense – FaSF, torna pública a abertura de inscrições para o Concurso de Bolsas, para o 1º semestre de 2017, com base nas normas vigentes, para os seguintes cursos:

1. DOS CURSOS E QUANTIDADE DE BOLSAS

CURSOS ATO LEGAL BOLSA

100% BOLSA 50% BOLSA 40% TURNO DURAÇÃO

Administração Autorização do Curso e Credenciamento da FaSF; Portaria MEC nº 1540 de 29/09/2000; DOU 192 de 04/10/2000 – Reconhecimento Portaria MEC nº 3659 de 17/10/2005 DOU 202 de 20/10/2005. Renovação de Reconhecimento – código MEC 108610 1 9 50 Noturno 8 semestres Psicologia Portaria nº 244 de 04/07/11 publicada no D.O.U. de 05/07/11 Parecer CNE/CES Nº:69/2010 publicado no D.O.U. de 29/10/2010, Seção1,Pág.67.Reconheci

mento – relatório MEC código 116385. 1 9 40 Noturno 10 semestres Tecnólgo em Logística Portaria MEC 404 de 31/05/2007 – DOU 105 de 01/06/2007 Reconhecimento Portaria MEC/SETEC nº24 DOU 10/01/2011 1 9 50 Noturno 4 semestres

(14)

Tecnológo em Gestão de Recursos Humanos Portaria MEC 207 de 07/03/2007 – DOU 46 de 08/03/2007 Reconhecimento Portaria MEC/SETEC nº444 – DOU 03/11/2011 1 9 50 Noturno 4 semestres

2 . DAS INSCRIÇÕES NOS CURSOS

O candidato somente concorrerá à vaga para o curso através de única opção, definido na inscrição, vedada mais de uma.

Este Processo Seletivo destina-se aos concluintes do Ensino Médio, realizado em escolas públicas e particulares, incluindo alunos do Instituto de Cultura Técnica, mantenedora da IES, sendo ou não bolsistas;

Candidatos possuidores de uma segunda graduação, ao optar por participar no processo seletivo, não poderá requerer aproveitamento de estudos, dada que o Vestibular dirige-se a candidatos ingressantes no Ensino Superior, sendo obrigatório a apresentação da documentação referentes a alunos ingressantes. 2.1 INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser realizadas na página no site

https://doity.com.br/vestibular-social-fasf-20172 ou através da postagem

correspondente na fanpage da FaSF https://www.facebook.com/fasfsul/?fref=ts, devendo acessar o sistema para realizar seu cadastro.

Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato receberá no e-mail cadastrado o retorno de sua inscrição, o qual deverá imprimir para apresentar no dia da realização do processo seletivo.

Como mencionado, pedimos atenção quando da realização do cadastro, e especial na seleção do Curso ao que deseja ingressar, visto que trata-se de avaliações específicas para cada um dos cursos ofertados.

As inscrições ocorrem de 02/05/2017 a 28/06/2017 até as 23h59. 3. DO PROCESSO SELETIVO E SUA REALIZAÇÃO

- O Processo Seletivo será realizado no dia 02/07/2017 das 09:00 às 12:00; - O local de realização será no Prédio da FaSF, sito à Rua Alberto Cunha Rodrigues, n.º 39 – Bairro Jardim Amália I – Volta Redonda/RJ, no Bloco da FaSF; A prova será composta de 25 (vinte e cinco) questões de Interpretação Textual e 10 questões de Raciocínio Lógico.

(15)

- Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que obtiver nota zero em uma das provas (Interpretação Textual ou Raciocínio Lógico);

- Não será concedida vista ou revisão da prova do Processo Seletivo; - A tolerância para ingresso no local de prova será de 15 (quinze) minutos;

- Permanecerão na sala de aula, até o final da realização da prova, os 3 (três) últimos candidatos, que deverão entregar simultaneamente suas provas no horário de término, ao fiscal da sala e assinar a ata juntamente com o fiscal;

- Nenhum candidato poderá sair da sala antes de decorridos 1 (uma) hora do início da prova.

4. DO CUNHO SOCIAL

- No dia de realização da prova, o candidato inscrito deverá levar 1 (um) quilo de alimento não perecível (exceto sal) para doação às instituições assistenciais na cidade de Volta Redonda, devidamente cadastradas pela mantenedora

5. DA CLASSIFICAÇÃO

- O resultado da classificação dos candidatos poderá ser verificado no site

www.fasfsul.com.br ou através da fanpage da FaSF

https://www.facebook.com/fasfsul/?fref=ts, a partir do dia 04/07/2017 a partir das

17 horas

- Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que deixar de realizar uma das provas.

- Nos casos de empate, adotar-se-á o critério de maior número de pontos obtidos pelo candidato sucessivamente na prova de Interpretação Textual.

- Persistindo o empate, terá prioridade o candidato mais idoso.

- A concessão de bolsas para todos os cursos seguem o critério de desempenho, onde os melhores desempenhos dentro do curso selecionado pelo candidato acarretará a concessão de uma das bolsas previstas no presente Edital, seguindo a ordem de classificação apresentada nos meios de comunicações oficiais, seguindo a ordem decrescente, seguindo os seguintes critérios:

 Para obtenção das bolsas de 100% que foram destinadas 1 (huma) vaga por curso, os candidatos deverão ter um percentual de acerto maior ou igual a 30 (trinta) acertos e no caso de empate seguirá o critério já estabelecido no Edital e no caso de persistir o empate a classificação será concedida ao candidato de maior idade;

(16)

 Para obtenção das bolsas de 50% que foram destinadas 09 (nove)vagas por curso, os candidatos deverão ter um percentual de acerto maior ou igual a 28 (vinte e oito) acertos e no caso de empate seguirá o critério já estabelecido no Edital e no caso de persistir o empate a classificação será concedida ao candidato de maior idade;

 Para obtenção das bolsas de 40% que foram destinadas 50 (cinquenta) vagas nos Cursos de Administração, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e Tecnólogo em Logística; e 40 (quarenta) vagas aos candidatos do Curso de Psicologia. Assim, os candidatos deverão ter um percentual de acerto maior ou igual a 25 (vinte e cinco) acertos e no caso de empate seguirá o critério já estabelecido no Edital e no caso de persistir o empate a classificação será concedida ao candidato de maior idade;

 No caso de atraso nas mensalidades dos cursos o aluno perderá o desconto na respectiva mensalidade e para os que ficarem com três meses de inadimplência o programa será automaticamente suspenso para o interessado;  O candidato deverá efetuar, no ato de sua matrícula do pagamento da primeira mensalidade, já com percentual de desconto concedido, considerados os critérios de aprovação, para garantir o desconto concedido;

 Os gabaritos serão divulgados no dia 16/07/2017 a partir das 16h na Fanpge da FaSF, através do endereço: https://www.facebook.com/fasfsul/?fref=ts;  Os resultados serão divulgados no dia 18 de julho de 2017 as 15h;

 As matrículas serão realizadas entre os dias 18 de julho até o dia 26 de julho de 2017, impreterivelmente;

 Para que o presente Processo Seletivo se consolide, será necessário a composição mínima de 55 (cinquenta e cinco) discentes por turma;

 Os demais casos omissos estarão a encargo a Comissão Organizadora de ambas as modalidades de processo seletivo.

6. DA DOCUMENTAÇÃO

Deverão ser apresentadas cópias dos seguintes documentos:  Carteira de Identidade e CPF do candidato;

 Certidão de Casamento ou Declaração firmada com duas testemunhas, com firma reconhecida em Cartório, quando se referir a União Estável, ou em tratando de candidato solteiro, a Certidão de Nascimento;

(17)

 Comprovante de residência do aluno;

 Cópia do certificado de conclusão do Ensino médio, seguido da publicação em Diário Oficial

 Histórico Escolar do Ensino Médio

 Se candidato do sexo masculino, Certificado de Reservista  2 fotos 3X4

 Título Eleitoral

 Comprovante de Inscrição do Processo Seletivo (recebido por e-mail quando da inscrição)

7. DA MATRÍCULA

A matrícula do aluno está condicionada à formação de turma do curso escolhido.

Os candidatos aprovados deverão realizar a matrícula NA SECRETARIA DA FASF. As aulas terão início previsto no dia 04 de julho de 2017 até dia 14 de julho de 2017.

É vedada, em qualquer hipótese, a solicitação de transferência da opção do curso para outro curso, dado o exposto no Item 2.1 do presente Edital.

Os alunos que forem contemplados com a bolsa de 100%, estarão isentos de qualquer pagamento, desde que cumpridos os critérios de desempenho expostos no item 7 do presente Edital.

Os alunos contemplados com Bolsas com percentuais inferiores a 100%, contarão com o referido desconto já na primeira mensalidade, respeitados de igual forma os critérios de desempenho expostos no item do presente Edital.

8 .DA VALIDADE DA SELEÇÃO

A presente seleção só é válida para a matrícula no 2º semestre letivo de 2017, nos termos deste Edital, vedada sua utilização para outros semestres.

9. CRITÉRIOS PARA PERMANÊNCIA DA BOLSA DE ESTUDOS

O critério APROVEITAMENTO ESCOLAR será avaliado e influenciará na renovação da bolsa.

Ao término de cada semestre letivo, será realizada análise do rendimento acadêmico, e o aluno deverá apresentar aprovação nas disciplinas cursadas em cada período letivo, sujeito à redução do percentual concedido de caso o aluno não cumpra, seguindo os critérios delimitados pela Direção Geral e Acadêmica da FaSF.

(18)

10. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

10.1 INTERPRETAÇÃO

Eixo cognitivo de acordo com a matriz de referência para o ENEM, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso da linguagem. Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos da caracterização dos sistemas de comunicação;

Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais;

Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.

- Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.

Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

- Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos;

- Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução;

- Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade nacional.

Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

- Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos;

- Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos;

- Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados;

- Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.

Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

- Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro;

- Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social;

(19)

- Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.

Objetos de Conhecimento

Estudo do texto, estudo do texto literário, intertextualidade, estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos, variação linguística, estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos: argumentação, estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa, coesão e coerência textual.

Referências:

BECHARA, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.

__________________. Moderna Gramática Portuguesa: atualizada pelo novo

acordo ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2015.

FIORIN, José Luiz. PLATÃO, Francisco. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ed. Ática. 1997.

GARCIA, OTHON M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Editora FGV. 2008.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os

sentidos do texto. São Paulo: Contexto. 2006.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2006.

_____________________________. A coesão textual. São Paulo: Contexto. 1990.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto. 1991.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

10.2 RACIOCÍNIO MATEMÁTICO

A utilização do raciocínio lógico e dos fundamentos da Matemática Elementar são indispensáveis para o crescimento da ciência, e para a solução de situações cotidianas. Neste vestibular, propomos dois grandes eixos correspondentes para identificar e analisar fenômenos de um dado domínio do conhecimento ou da vida cotidiana. Pretendemos enfatizar o pensamento lógico e a interpretação e representação matemática, bem como a utilização de estratégias para o enfrentamento de situações-problema e a aplicação de modelos matemáticos convenientes.

Aritmética

• Sistema decimal: representações; adição, subtração, multiplicação e divisão; • Números naturais: divisibilidade; MMC e MDC;

• Números reais: adição, subtração, multiplicação, potenciação, radiciação; razões; proporções; regra de três e porcentagem;

(20)

• Conjuntos: relações de pertinência e inclusão; união; interseção; diferença e complementar

• Representação de dados: médias; tabulações; histogramas e gráficos. Álgebra

• Expressões algébricas: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação; equações e inequações;

• Funções: afim; quadrática; exponencial e logarítmica e suas representações gráficas;

• Sucessões: progressões aritméticas; progressões geométricas; juros simples e compostos;

• Problemas de contagem: análise combinatória simples e com repetição e cálculo de probabilidades;

• Sistemas de equações lineares. Referências:

DANTE, LUIZ ROBERTO. Matemática: Contexto e Aplicações. volume único. São Paulo: Ática.

IEZZI, G. Fundamentos de matemática elementar – volumes de 1 a 7

PAIVA, MANOEL. (2009) Matemática - Paiva. 1a ed. 3 vols. São Paulo: Moderna. MORGADO, A. C; CESAR, B. Raciocínio Lógico-Quantitativo (Editora Campus/Elsevier)

11 . DISPOSIÇÕES GERAIS

O candidato que não comparecer ao Processo estará automaticamente eliminado. O candidato declarará, ao inscrever-se, estar de acordo com todas as normas e critérios estabelecidos no presente EDITAL, bem como aceitar as decisões que possam ser tomadas pela Direção Geral da FaSF em casos omissos e situações não previstas.

Deverá ser apresentada, no ato da matrícula, a equivalência do Ensino Médio expedida pelo Conselho Estadual de Educação, para candidatos que concluíram seus estudos no exterior.

Atenção especial será dispensada aos portadores de necessidades especiais, devidamente declarado no ato da inscrição.

(21)

A matrícula poderá ser efetuada por procuração, com poderes específicos, devidamente com firma reconhecida, devendo apresentar os documentos do candidato devidamente autenticados e com instrumento de procuração com a firma devidamente reconhecida.

Serão cancelados e anulados a matrícula e todos os atos decorrentes dela para efeitos legais, mesmo durante a realização do curso, em qualquer época, do candidato que fizer uso de documentação ou informação falsa, de qualquer outro meio ilícito, além das sanções penais cabíveis.

Todos os critérios, normas, datas e valores estabelecidos no presente Edital poderão ser alterados, anulados ou substituídos, no todo ou em parte, por força de decisões legais emanadas de autoridades do Ministério da

Educação, cabendo à Instituição, na ocorrência de tal hipótese, providenciar em tempo hábil a divulgação das modificações e, em se tratando de candidatos já inscritos, promover comunicação direta com informações das alterações processadas.

O presente edital foi inserido no site da FASF e sua fanpage, em 02/05/2017 A FaSF prestará aos candidatos quaisquer informações complementares através do telefone (24) 3340-8771, ou através do e-mail sec.fasf@gmail.com

Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

Volta Redonda, 30 de abril de 2017. Claudio Alvares Menchise

(22)

III. RELAÇÃO DOS DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO 1- Diretor Geral – Claudio Alvares Menchise

2- Diretor Acadêmico - Denise de Campos Telles Menchise 3- Secretário Geral – Dalton Silva e Souza

4- Coordenador do Curso de Administração – Marcus Vinicius Barbosa 5- Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Logística – Adival de

Sousa Monteiro

6- Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - Edegar Dornas

7- Coordenadora do Curso de Psicologia – Viviane Andrade Pereira

8- Coordenador do Núcleo de Planejamento e Desenvolvimento Institucional – Dalton da Silva e Souza

9- Procurador Institucional (PI) – Edegar Dornas

IV. CURSOS OFERECIDOS

1- Curso de Graduação em Administração 1.1- Histórico:

O Curso de Administração da Faculdade Sul Fluminense – FASF, tendo como Entidade Mantenedora o Instituto de Cultura Técnica – ICT, estruturado originariamente com as Habilitações em Marketing e Sistemas de Informações Gerenciais, da Faculdade, funciona à rua Alberto Rodrigues, nº 39 – Bairro Jardim Amália, na cidade de Volta Redonda – RJ e foi autorizado pela Portaria Ministerial n° 1540 de 29 de setembro de 2000, publicada no Diário Oficial da União n° 192 de 04 de outubro de 2000.

Por força da Resolução CES / CNE nº 04 de 04 de junho de 2005, as turmas iniciadas a partir do primeiro semestre de 2006 tiveram suas habilitações substituídas, de acordo com as Novas Diretrizes Curriculares, por linhas de formação, a saber: Administração na Saúde, Marketing e Sistemas de Informações Gerenciais, o que implica na fusão das Grades Curriculares que foram concluídas à luz da Resolução nº 02 de 04/10/93 e inclusão de disciplinas eletivas direcionadas as citadas linhas.

Outrossim, a reforma levou a, temporariamente, oferta de três grades, sendo duas oriundas da Resolução nº 02 de 04/10/93 que paulatinamente irão se extinguindo na medida em que as turmas concluírem o Curso e a nova Grade Curricular contemplando as linhas de formação já implantada na sua totalidade.

No decorrer do desenvolvimento do Curso desde a sua Autorização até o presente momento, houve uma grande preocupação de atualização, principalmente após o

(23)

Reconhecimento, constante dos conteúdos de forma a intensificar a interdisciplinaridade cujo eixo central sempre esteve focado nas necessidades e tendências dos mercados regional, estadual, nacional, e internacional.

O desenvolvimento da tecnologia e as novas exigências do campo de trabalho foram os principais pilares que balizaram os reestudos do Projeto do Curso de forma integral.

O Curso foi avaliado pelos especialistas do INEP no período de 27 à 30 de Abril de 2005, para fins de Reconhecimento, tendo obtido os conceitos CR/CB/CB. Renovação de reconhecimento conceito 04 em 2010 e em 2014, após atendimernto ao plano de melhorias, nova renovação de reconhecimento, obtendo o mesmo conceito 4. A Coordenação do Curso está sob a responsabilidade do Professor Mestre Marcus Vinicius Barbosa.

1.2- Matriz Curricular

Curso de Graduação em Administração 1º PERÍODO - FORMAÇÃO BÁSICA OBRIGATÓRIA

Componente Curricular Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral

Finanças Custos e Orçamentos 04 80

Matemática Básica 04 80

Português Instrumental 04 80

Planejamento e Controle 02 40

Gestão Empresarial 02 40

Sociologia Organizacional e Direitos

Humanos 02 40

Métodos e Técnicas de Estudo e Pesquisa 02 40

Total 20 400

2º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral

Psicologia Organizacional 04 80

Contabilidade Geral 02 40

Teorias da Administração I 02 40

Filosofia e Ética 02 40

Instituições de Direito Público e Privado 02 40

(24)

Antropologia 02 40 Economia I 02 40 Estatística 02 40 Total 20 400 3º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral

Análise de Demonstrações Fianceiras 04 80

Administração de Recursos Humanos 04 80

Teorias da Administração II 02 40 Introdução ao Marketing 02 40 Economia II 02 40 Direito Tributário 02 40 Introdução à Logística 02 40 Comportamento Gerencial 02 40 Total 20 400 4º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral

Administração da Produção 04 80

Administração de Rec. Materiais e

Patrimoniais 04 80

Gestão e Logística de Suprimentos 04 80

Teorias da Administração III 02 40

Administração de Sistemas de Informação 02 40

Jogos Empresariais 02 40

Economia Brasileira 02 40

Total 20 400

5º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária

Semanal

Carga Horária Semestral

Organização Sistemas e Métodos 04 80

Marketing Empresarial 04 80

Pesquisa Operacional 04 80

Métodos quantitativos 02 40

Gestão da Qualidade Total 02 40

Aplicações e Usos da Internet 02 40

(25)

Total 20 400 6º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral

Planejamento Estratégico 04 80

Planos de Negócios 04 80

Comunicação e Negociação 04 80

Casos e Simulações Gerenciais I 04 80

Gestão de Projetos

04 80

Total 20 400

7º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral Mercado de Capit. e Análise de Investimentos 04 80

Casos e Simulações Gerenciais II 04 80

Orientação ao TCC (Projeto) 04 80

Gestão e Processo Decisório 02 40

Direito do Trabalho 02 40

Tópicos Especiais em Administração 02 40

Optativa I - Libras 02 40

Total 20 400

Estágio Supervisionado I – 100

8º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral Planejamento e Adm. de Preços de Serviços 04 80

Orientação ao TCC (Monografia) 04 80

Principios de Comércio Exterior 02 40

Relações Trabalhistas e Sindicais 02 40

Optativa II – Inglês Técnico 02 40

Total 14 280

Estágio Supervisionado II – 100

TOTAL GERAL 3280

(26)

COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS

Componente Curricular Semanal CH CHSemestral

Língua Brasileira de Sinais – Libras 02 40

Inglês Técnico 02 40

QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA HORA/AULA (50`) HORA/RELÓGIO (60`) Conteúdos Teórico–Práticos 3280 3936 Estágio Supervisionado 200 240 Atividades Complementares 100 120

CARGA HORÁRIA GERAL DO CURSO 3580 4296

1.3-Programa e Conteúdos Curriculares

Programa de Extensão; Núcleo de Práticas Administrativas, Programa de Iniciação Cientifica.

1.4-Duração: 4 anos/ 8 semestres

1.5-Requisitos

Curso Presencial para ingressantes portadores de Certificado de Ensino Médio ou equivalente e Graduados.

1.6-Critérios de Avaliação:

A avaliação do desempenho escolar é feita por disciplina, incluindo a freqüência e o rendimento escolar.

A freqüência às aulas e demais atividades escolares é obrigatória, exigindo-se, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) de presença às aulas.

O aluno será considerado REPROVADO, independentemente dos resultados obtidos, caso não obtenha a freqüência mínima exigida.

Há, em cada período, obrigatoriamente, duas verificações da aprendizagem e uma prova final.

A cada verificação é atribuída uma nota, expressa em grau numérico de 0 (zero) a 10 (dez), em pontos e meios-pontos.

(27)

Os professores possuem autonomia para planejar e acompanhar a avaliação do desempenho didático-pedagógico do discente.

As formas de aferição do rendimento escolar mais praticadas são as seguintes:  Avaliações escritas;

 Seminários, debates, jogos, estudo de casos;  Trabalhos de pesquisa, individuais e/ou em grupo;  Outras, que o professor julgar convenientes, tais como:

 Avaliação comportamental, para constatar se o aluno aprendeu e atingiu os objetivos propostos.Momentos: pré-teste no decorrer do processo e ao seu final.

 Avaliação humanista, para privilegiar a auto-avaliação.Ocorre um desprezo por qualquer padronização de produtos de aprendizagem.  Avaliação cognitivista, que é realizada a partir de parâmetros

extraídos da própria teoria.Implica verificar se o aluno realizou operações e relações;

 Avaliação no modelo sócio cultural, que tem por objetivo enfatizar a auto avaliação e / ou avaliação mútua e permanente da prática educativa, por professor e aluno.

1.7. Resultado da Avaliação Externa do Curso pelo MEC – Reconhecimento: CR/CB/CB – Renovação de Reconhecimento conceito 04 em 2014

ENADE – Conceito 2 – IDD2 1.8. Composição das Turmas

 Aulas Técnicas até 60 alunos;  Aulas Práticas até 30 alunos.

2- Curso Superior de Tecnologia em Logística 2.1-Histórico:

O Curso Superior de Tecnologia em Logística da Faculdade Sul Fluminense – FASF, tendo como Entidade Mantenedora o Instituto de Cultura Técnica – ICT, funciona a rua Alberto Rodrigues, nº 39, Bairro Jardim Amália I, na Cidade de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. Foi avaliado pelos especialistas do INEP, no período de 24/07/06 a 26/07/06, tendo obtido os conceitos CR/ CB/ CR e foi Autorizado pela Portaria nº 404 de 31/05/2007, publicada no DOU de 01/06/2007.

(28)

Suas atividades foram iniciadas com a oferta de 140 vagas anuais com entradas semestrais no Processo Seletivo realizado em 09/12/2007, sendo matriculados no primeiro semestre 26 alunos.

Em conformidade com o PDI o Curso foi atualizado considerando o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia e a legislação vigente, e integrado ao rol de convênios existentes e, dando continuidade firmados novos

Tão logo o curso completou 50% de sua carga horária, foi protocolado o pedido de reconhecimento do mesmo, conquistando pelo relatório dos Especialistas do INEP o conceito global “4” (quatro).

A Coordenação do Curso está sob a responsabilidade do Professor Mestre Adival de Sousa Monteiro.

No decorrer do desenvolvimento do Curso desde a sua Autorização até o presente momento, houve uma grande preocupação de atualização constante, dos conteúdos, de forma a intensificar a interdisciplinalidade cujo eixo central sempre esteve focado nas necessidades e tendências dos mercados regional, estadual, nacional, e internacional.

O desenvolvimento da tecnologia e as novas exigências do campo de trabalho foram os principais pilares que balizaram os reestudos do Projeto do Curso de forma integral.

Reconhecimento do Curso pela Portaria nº 24 de 10/01/11 – D.O.U de 12/01/11 e em 2015, após atendimento ao plano de melhorias, obeve o conceito 4.

(29)

2.2- Matriz Curricular

Matriz Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Logística 1º PERÍODO

FORMAÇÃO BÁSICA OBRIGATÓRIA

Disciplina C. H.

Semanal

C. H. Semestral

Matemática 04 80

Métodos e Técnicas de Estudo e Pesquisa 02 40

Gestão Empresarial 02 40

Finanças, Custos e Orçamentos. 04 80

Planejamento e Controle 02 40

Português Instrumental 04 80

Sociologia Organizacional e Deontologia 02 40

Total 20 400 2º PERÍODO GESTÃO DA QUALIDADE Disciplina C. H. Semanal C. H. Semestral Negociação e Arbitragem 02 40

Gestão de Armazenagem e Estoques 04 80

Gestão de Logística nos Canais de Distribuição 04 80

Gestão de Compras 02 40

Serviços de Embalagem e Endereçamento 04 80 Arranjo Físico e Localização de Depósito 04 80

Total 20 400

(30)

3º PERÍODO

GESTÃO DA PRODUÇÃO EMPRESARIAL

Disciplina C. H.

Semanal Semestral C. H. Responsabilidade Social e Meio Ambiente 02 40

Custos Aplicados à Logística 04 80

Marketing 02 40

Logística Internacional 02 40

TI Aplicada à Logística 02 40

Logística Reversa 02 40

Orientação para TCC 02 40

Tópicos Emergentes em Logística 04 80

Total 20 400

Estágio Supervisionado II - 100

4º PERÍODO

GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM LOGÍSTICA

Disciplina C. H.

Semanal

C. H. Semestral

Auditoria Interna de Logística 02 40

Gestão de Cadeia de Logística Integrada 04 80

Gestão de Trafego e Transportes 04 80

Planejamento Estratégico Aplicado 04 80

Orientação para TCC 04 80

Optativa I 02 40

Optativa II 02 40

Total 22 440

COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS Componente Curricular Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral Língua Brasileira de Sinais – Libras 02 40

Inglês Técnico 02 40

(31)

QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA HORA/AULA (50`) HORA/RELÓGIO (60`) Conteúdos Teórico–Práticos 1640 1968 Estágio Supervisionado 100 120 Atividades Complementares 60 72

CARGA HORÁRIA GERAL DO CURSO 1800 2160

MÓDULOS COM CERTIFICAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Tendo em vista a interdisciplinaridade e a contextualização do Curso, serão oferecidos Módulos que conduzam à Certificação de Qualificação Profissional, assim como, formação Profissional.

O Curso permite, como itinerário formativo uma qualificação profissional/ parcial, a saber:

 Qualificação Profissional em Gestão da Produção Empresarial

OBS: Esta qualificação está dimensionada em 1200 horas, englobando o Módulo Básico Obrigatório, o Módulo de Gestão da Qualidade o Módulo de Gestão da Produção Empresarial, cujas competências são:

 Organizar pessoas para a execução de atividades produtivas;  Desenvolver modelos matemáticos para controle estatísticos;  Planejar, organizar e controlar processos de estoques de material;  Promover estratégia de negociação;

 Administrar sistemas computacionais de processos; Módulo de Formação Básica – 400 horas

Módulo de Gestão da Qualidade – 400 horas

Módulo de Gestão da Produção Empresarial – 400 horas Total: 1200 horas

Ao término dos Módulos de Formação acima listados, o aluno receberá o Certificado de Qualificação Profissional em Gestão da Produção Empresarial. Para obter o Diploma de Graduação Tecnológica em Logística o aluno deverá ter cumprido todas as disciplinas dos Módulos de Formação Básica, de Gestão da Qualidade, de Gestão da Produção Empresarial e de Graduação Tecnológica, Cursar 160 horas de Atividades Complementares, apresentar o Trabalho de

(32)

2080 horas, sendo 300 horas de Estágio Supervisionado, incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso.

2.3-Programa e Conteúdos Curriculares

Programa de Extensão; Núcleo de Práticas Administrativas, Programa de Iniciação Cientifica.

2.4-Duração: 2 anos/ 4 semestres 2.5-Requisitos

Curso Presencial para ingressantes portadores de Certificado de Ensino Médio ou equivalente e graduados

2.6-Critérios de Avaliação

A avaliação do desempenho escolar é feita por disciplina, incluindo a freqüência e

o rendimento escolar.

A freqüência às aulas e demais atividades escolares é obrigatória, exigindo-se, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) de presença às aulas.

O aluno será considerado REPROVADO, independentemente dos resultados obtidos, caso não obtenha a freqüência mínima exigida.

Há, em cada período, obrigatoriamente, duas verificações da aprendizagem e uma prova final.

A cada verificação é atribuída uma nota, expressa em grau numérico de 0 (zero) a 10 (dez), em pontos e meios-pontos.

Os professores possuem autonomia para planejar e acompanhar a avaliação do desempenho didático-pedagógico do discente.

As formas de aferição do rendimento escolar mais praticadas são as seguintes:  Avaliações escritas;

 Seminários, debates, jogos, estudo de casos;  Trabalhos de pesquisa, individuais e/ou em grupo;  Outras, que o professor julgar convenientes, tais como:

 Avaliação comportamental, para constatar se o aluno aprendeu e atingiu os objetivos propostos.Momentos: pré-teste no decorrer do processo e ao seu final.

 Avaliação humanista, para privilegiar a auto-avaliação.Ocorre um desprezo por qualquer padronização de produtos de aprendizagem.

(33)

 Avaliação cognitivista, que é realizada a partir de parâmetros extraídos da própria teoria.Implica verificar se o aluno realizou operações e relações;

 Avaliação no modelo sócio cultural, que tem por objetivo enfatizar a auto avaliação e / ou avaliação mútua e permanente da prática educativa, por professor e aluno.

2.7. Resultado da Avaliação Externa do Curso pelo INEP: Autorização CR/CB/CR

Renovação de reconhecimento – Conceito 4

2.8. Composição das Turmas  Aulas Técnicas até 60 alunos;  Aulas Práticas até 30 alunos.

3- Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos 3.1-Histórico

O Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos da Faculdade Sul Fluminense – FASF, tendo como Entidade Mantenedora o Instituto de Cultura Técnica Sociedade Civil Ltda, funciona a Rua Alberto Rodrigues, nº 39, Bairro Jardim Amália I, na Cidade de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. Foi avaliado pelos especialistas do INEP, no período de 31/07/06 a 02/08/06, tendo obtido os conceitos CB/ CA/ CB e foi Autorizado pela Portaria nº 207 de 07/03/2007, publicada no DOU de 08/03/2007.

Estruturado com Certificações Intermediárias e carga horária de 2500 horas/aula e 2187 horas/relógio, incluindo Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Supervisionado e Atividades Complementares, apresenta a Integralização mínima em 4 semestres e a máxima em 6 semestres.

Suas atividades foram iniciadas com a oferta de 220 vagas anuais com entradas semestrais no Processo Seletivo realizado em 09/12/2007, sendo matriculados no primeiro semestre 35 alunos.

(34)

De acordo com as orientações da Comissão Avaliadora do INEP para Autorização, foram objeto de apreciação, revisão e atualização pelos docentes e coordenador dos conteúdos programáticos e repertórios bibliográficos. O Perfil Profissiográfico foi redefinido mediante as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais, do Código Brasileiro de Ocupações e da ABRH.

Foi também criada a Certificação Parcial de Qualificação Profissional em Gestão Administrativa de Recursos Humanos ao fim do terceiro módulo.

Em conformidade com o PDI o Curso foi integrado ao rol de convênios existentes e, dando continuidade, firmados novos convênios para atender as necessidades do mesmo.

Tão logo, o Curso completou 50% de sua Carga Horária, foi protocolado o pedido de Reconhecimento do mesmo, conquistando pelo Relatório dos Especialistas do INEP o conceito global 4.

No decorrer do desenvolvimento do Curso desde a sua Autorização até o presente momento, houve uma grande preocupação de atualização, principalmente após o Reconhecimento, constante dos conteúdos de forma a intensificar a interdisciplinaridade cujo eixo central sempre esteve focado nas necessidades e tendências dos mercados regional, estadual, nacional, e internacional.

O desenvolvimento da tecnologia e as novas exigências do campo de trabalho foram os principais pilares que balizaram os reestudos do Projeto do Curso de forma integral.

A Coordenação do Curso está sob a responsabilidade do Professor Mestre Edegar Dornas.

Reconhecimento de Curso pela Portaria nº 444 de 01/11/11 – D.O.U de 03/11/11 e com Renovação de Reconhecimento de Curso no ano 2014 tendo obtido conceito 3.

(35)

3.2-Matriz Curricular

Matriz Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos 1º PERÍODO - FORMAÇÃO BÁSICA OBRIGATÓRIA

Disciplina C. H. Semanal C. H. Semestral Matemática 04 80 Comunicação Empresarial 02 40

Sociologia Organizacional e Deontologia 02 40 Métodos e Técnicas de Estudo e Pesquisa 02 40

Estatística 02 40

Informática 02 40

Gestão Empresarial 02 40

Finanças, Custos e Orçamentos 04 80

Planejamento e Controle 02 40

Optativa I 02 40

Total 24 480

2º PERÍODO - RELAÇÕES ORGANIZACIONAIS

Disciplina C. H. Semanal C. H. Semestral Comunicação e Negociação 04 80 Gestão de Carreiras 06 120

Cultura Afro-Brasileira e Relações Étnicos Raciais 02 40 Responsabilidade Social, Direitos Humanos e Meio

Ambiente 02 40

Gestão de Pessoas 04 80

Empreendedorismo 04 80

Optativa II 02 40

Total 24 480

3º PERÍODO - GESTÃO ADMINISTRATIVA DE RECURSOS HUMANOS

Disciplina Semanal C. H. Semestral C. H.

Recrutamento, Seleção e Avaliação de Potencial 06 120

Psicologia Organizacional 04 80

(36)

Avaliação de Desempenho 04 80

Estágio Supervisionado I -- 240

Optativa III 02 40

Total 26 720

4º PERÍODO – GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM RECURSOS HUMANOS

Disciplina C. H.

Semanal Semestral C. H.

Consultoria em Recursos Humanos 04 80

Legislação Trabalhista 04 80

Ética Pessoal, Profissional e Empresarial 04 80 Tópicos Emergentes em Recursos Humanos 04 80

Marketing 04 80

Relações Trabalhistas Sindicais 04 80

Trabalho de Conclusão de Curso 04 80

Estágio Supervisionado II 00 240

Total 28 800

COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS Componente Curricular Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral Língua Brasileira de Sinais – Libras 02 40

Inglês Técnico 02 40

Gestão da Qualidade Total 02 40

QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA HORA/AULA (50`) HORA/RELÓGIO (60`) Conteúdos Teórico–Práticos 1680 2016 Estágio Supervisionado 100 120 Atividades Complementares 60 72

(37)

MÓDULOS COM CERTIFICAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Tendo em vista a interdisciplinaridade e a contextualização do Curso, serão oferecidos Módulos que conduzam à Certificação de Qualificação Profissional, assim como, formação Profissional.

O Curso permite, como Itinerário Formativo uma Qualificação Profissional/ Parcial, a saber:

1. Qualificação Profissional em Gestão Administrativa de Recursos Humanos OBS: Esta qualificação está dimensionada em 1400 horas, englobando o Módulo Básico Obrigatório, o Módulo Relações Organizacionais e o Módulo Gestão Administrativa de Recursos Humanos, cujas competências são:

 Organizar o trabalho de pessoal;

 Promover ambiente para trabalho em equipe, com excelência da ética;

 Aplicar técnicas de resolução de problemas;  Planejar planos de Cargos e Salários;

 Projetar processos computacionais de controle de carreias;  Organizar métodos de recrutamento e seleção pessoal. Módulo de Formação Básica – 400 horas

Módulo de Relações Organizacionais – 400 horas

Módulo de Gestão Administrativa de Recursos Humanos – 400 horas Total: 1200 horas

Ao término dos Módulos de Formação acima listados o aluno receberá o Certificado de Qualificação Profissional em Gestão Administrativa de Recursos Humanos.

Para obter o Diploma de Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos, o aluno deverá ter cumprido todas as disciplinas dos Módulos de Formação Básica Obrigatória, e de Gestão Administrativa de Recursos Humanos, apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso e realizar o Estágio Supervisionado, 40 horas de Atividades Complementares, perfazendo um total de 1520 horas em disciplinas, mais 80 horas de Trabalho de Conclusão de Curso e 400 horas de Estágio Supervisionado, totalizando 2040 horas.

3.3-Programa e Conteúdos Curriculares

Programa de Extensão; Núcleo de Práticas Administrativas, Programa de Iniciação Cientifica.

Referências

Documentos relacionados

Alunos aprovados neste processo seletivo, porém, não selecionados, poderão requerer vaga para Voluntário do Programa de Iniciação Científica do Curso de Medicina

A Coordenação de Administração Escolar (CAE) fará a convocação dos candidatos selecionados dentro do limite de vagas, respeitados os prazos previstos neste edital, para

Comparação das médias de dois grupos: Se o pesquisador vai aplicar sua VI (a terapia) em um grupo experimental e comparar seus resultados com os resultados obtidos pelo grupo

A Faculdade Sul Fluminense – FASF, com o Curso de Graduação em Administração, os Cursos Superiores de Tecnologia: Gestão de Recursos Humanos,

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

ajuizou AÇÃO CAUTELAR contra GLACIR GOMES, também qualificado nos autos, relatando que realizou reunião na sede da Secretaria de Saúde em 30 janeiro de 2014, tendo convidado

A Direção Geral da FaSF - FACULDADE SUL FLUMINENSE, mantida pelo Instituto de Cultura Técnica LTDA, no uso de suas atribuições regimentais, torna público os critérios para

Para mim o amor é uma coisa que todo mundo tem direito a ter. Mas tem gente que não consegue sentir. Quando alguém começa a sentir, parece uma coisa mágica. Quando você ama