• Nenhum resultado encontrado

A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NO TRABALHO EM EQUIPE DENTRO DE UMA EMPRESA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NO TRABALHO EM EQUIPE DENTRO DE UMA EMPRESA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

_____________

1Graduando do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Rondônia - FARO,

bianca.pvh123@gmail.com

²Graduando do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Rondônia - FARO, karinereismo@gmail.com

³Graduando do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Rondônia - FARO,denizezuza@outlook.com

4Mestranda em Administração e Gestão Educacional pela Faculdade UAB-PT Lisboa/Portugal,

Professora da Faculdade FARO-RO, giselecintra00@gmail.com Porto Velho – RO, Outubro de 2017.

A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NO TRABALHO EM EQUIPE

DENTRO DE UMA EMPRESA

BIANCA OLIVEIRA SANTOS1

KARINE DOS REIS SILVA2

VALDENIZE DOS SANTOS SILVA SOUZA³ GISELE AMARAL CINTRA PEDROSO4

RESUMO

Trabalho em equipe é uma forma de organização de um grupo; uma forma de compartilhar objetivos. Isso é feito através de motivação onde a equipe mostra a união e o desenvolvimento de conhecimentos para beneficio da empresa. A Faculdade deRondônia – FARO é um estabelecimento particular de ensino superior mantida pelo Instituto João Neórico, Limite territorial de Atuação na Cidade de Porto Velho, Capital do Estado de Rondônia, rege-se pelo presente Regimento, pelo Estatuto da Mantenedora e pelas legislações de Ensino Superior. Foi analisada no presente estudo através da aplicação de um questionário com questões referente à Motivação no Trabalho em Equipe aos profissionais. Na análise foi realizado o método de pesquisa qualitativa,com resultados obtidos percebeu-se que os colaboradores encontram-se satisfeitos com aspectos em equipe, sendo que a maioria mostrou que não aceitam muito ser criticado a respeito do seu trabalho. Atravésdesta pesquisa em campo foi desenvolvido este artigo com a base de que uma empresa pode ser mais produtiva quando a equipe tem um bom relacionamento e sentem motivados.

Palavras-chave: EQUIPE. EMPRESA. MOTIVAÇÃO.

INTRODUÇÃO

(2)

contexto a motivação é um ponto que tende a influência na produção no trabalho em equipe, a partir desta afirmação levanta-se a seguinte pergunta: a motivação influencia de algum modo no trabalho em equipe dentro de uma empresa? Com o objetivo de responder a essa interrogativa, esta pesquisa busca através da abordagem qualitativa, realizar estudos mais aprofundados e saber como funciona na prática, dentro de uma organização.

As organizações são formadas pelas pessoas que trabalham em prol da mesma, assim estes colaboradores necessitam de especial atenção por parte das organizações, pesquisas comprovam que o índice de produtividade pode chegar a 60% de aproveitamento nas empresas em que os profissionais são motivados, se comparado a míseros 8% para uma equipe desmotivada (DIAS, 2007).

Conforme a temática proposta, no intuito de aprofundar-se em cada assunto pertinente, fez-se uma seleção do conceito de maneira mais clara atendiam ao propósito deste artigo. Logo em seguida, a elaboração e aplicação de um questionário visando à coleta de dados fundamentais para a complementação desta pesquisa. Por fim, os resultados e discussão acerca dos dados, o que proporcionou descobertas a respeito da organização escolhida para aplicação das questões.

Com isso, este artigo tem propósito de mostra para os leitores que não só atinjam suas perspectivas mais que também possam impulsionem a buscar mais conhecimento sobre este tema, a importância de um bom relacionamento em equipe, a mudança em seu trabalho sendo produtivo e a melhoria que traz para vida de cada individuo.

1 REFERENCIAL TEÓRICO

1.1 Trabalho em Equipe

(3)

Uma equipe pode ser um grupo de pessoas organizadas de forma a trabalhar em conjunto, ou como um grupo que executa tarefas semelhantes. É também a união de esforços individuais que resultam em um nível de desempenho muito maior. Uma equipe de trabalho gera uma energia positiva por meio do esforço coordenado.

Nesse sentido, Roosevelt (apud DONNELLON, 2006, p.4) afirma que “Agindo em conjunto, como um grupo, as pessoas conseguem realizar coisas que nenhum individuo sozinho jamais poderia realizar.”

1.2 Motivação

A motivação é um conjunto de motivos que se manifestam e influenciam a conduta de um indivíduo. Entretanto, a motivação no trabalho influencia a disposição que o funcionário de uma empresa tem para cumprir as suas tarefas. Quanto mais motivado está, melhor vai cumprir o seu trabalho.

As teorias da motivação extrínseca, ao contrário das intrínsecas, pressupõem que o comportamento humano pode ser planeado, modelado ou mudado por meio da utilização adequada dos vários tipos de recompensas ou punições disponíveis no meio ambiente. Para essas teorias, motivação é sinónimo de condicionamento. Bergamini, (1997).

No mundo atual a motivação esta abrangente cada individuo tem seus objetivos de ser sentir motivado no trabalho, assim tende a se maior analisados pela organização e sabendo relacionar com cada pessoalidade.

2METODOLOGIA

(4)

As perguntas objetivas buscavam saber como é o relacionamento em equipe dentro da empresa. A participação dos colaboradores nas reuniões da equipe propondo ideias para melhor desenvolvimento; a colaboração em ajudar o colega com dúvidas sobre o trabalho como gostaria de ser ajudado também podendo facilitar um bom relacionamento da equipe; ser a autonomia no seu serviço atrapalha de modo que prejudicar seu relacionamento com a equipe; a convivência entre os colegas de trabalho sentem a vontade em seu ambiente com sua equipe; ser as críticas sobre o trabalho desenvolvido gerar desconforto ou alguma atitude que talvez os colegas falem a respeito ser sentem aborrecido e ser isola; o relacionamento com chefe sobre trabalho ou conviveu no local; a solidariedade entre os colega com dificuldade ser oferecem apoio; a cultura quetraz a empresa gerar bom relacionamento em equipe como união com os colegas de departamento; o respeito entre a opinião de cada um sem querer argumenta antes de analisa suas propostas para melhoria; e entre tudo a motivação na equipe e ser isso tem influência na produtividade de seu serviço.

3RESULTADOS E DISCUSSÃO

As três perguntas que foram de forma diferenciada com objetivo de saber se o relacionamento em equipe dentro da organização, e como ser sentem a respeito da motivação do colaborador e do trabalho em equipe.

Gráfico 1: Não me ofendo nem me aborreço quando recebo alguma crítica sobre o meu trabalho ou minha atitude:

Fonte: elaborado pelos autores

DADOS

NÃO SIM 40,9%

(5)

Nesta questão foi analisado sobre as criticas que recebem pelo seu desenvolvimento a respeito do trabalho. Pois podemos verificar que 50,1% responderam que não ser aborrecem, já 40,9% não aceitam ser criticados pelos seu colegas a respeito de suas atitude e serviço.

Gráfico 2: Respeito as opiniões e ideias dos meus colegas e não tento impor os meus argumentos a eles:

Fonte: elaboradopelos autores

Nesta questão podemos observar que já ouvir um interessante resultado, onde 25% dos colaboradores responderam que não tento impor sim as ideias dos colegas a respeito do trabalho. Já 75% respeitam e não impões os argumentos da equipe.

Gráfico 3: Me sinto motivado trabalhando com minha equipe e produtivo em meu serviço:

(6)

A análise dessa questão como podemos ver foi bem positiva. Quando 95,7% ser senti motivados com sua equipe de trabalho e produzem mais. Onde poucos 4,3% não estão satisfeitos com sua equipe e não ser senti produtivos.

CONCLUSÃO

Para obter um clima favorável e sem atritos, é preciso que as pessoas deixem de trabalhar individualmente e interajam dentro da equipe, buscando se relacionar de forma amigável, e assim procurando cooperar com os outros de acordo com suas habilidades e conhecimentos, sendo que cada um faça a sua parte compreendendo-as, pois se todos estiverem dispostos a contribuírem, alcançaram de forma mais rápida e com mais eficácia os objetivos propostos pela empresa.

Assim todos estarão mais motivados em desempenhar o seu papel de uma melhor forma, trazendo melhorias para a organização, pois a motivação em um trabalho de equipe é um forte ponto de influência na produtividade. Cabe as organizações que também façam parte dessa motivação em relação aos colaboradores.

REFERÊNCIAS

BERGAMINI, C. (1997). Motivação nas Organizações (4ª ed. ed.). São Paulo: Atlas.

DONNELLON, Anne. Liderança de Equipes: Soluções Práticas para os Desafios do Trabalho. 3. ed. São Paulo: Campos / Elsevier, 2006. 131 p. (Pocket Mentor).

INFO, Escola;VESCE, Gabriel E. Possolli. Trabalho em Equipe.Disponível em: <http://www.infoescola.com/educacao/trabalho-em-equipe/>. Acessado em: setembro, 2017.

(7)

Referências

Documentos relacionados

Por iniciativa dos poderes executivo, ou legislativo, separada ou conjuntamente, a partir de demandas e propostas da sociedade, em seus diversos

[r]

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Avaliar a possibilidade de emprego de madeiras de paricá (Schizolobium amazonicum Huber ex. Ducke) oriundas de plantios do estado do Pará, com diferentes idades de crescimento,

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

62 daquele instrumento internacional”, verifica-se que não restam dúvidas quanto à vinculação do Estado Brasileiro à jurisdição da Corte Interamericana, no que diz respeito a

O trabalho de Gardner (1995) sobre inteligências múltiplas relata sete níveis de inteligência e o propósito da escola deveria ser o de desenvolver as inteligências e

The lagrangian particle tracking model was used to stu- dy the dispersion of particles released in different lagoon channels, the advection of particles released