• Nenhum resultado encontrado

Furlan implementa programa Famílias Fortes em BarueriPÁGINA 3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Furlan implementa programa Famílias Fortes em BarueriPÁGINA 3"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Shopping

Tamboré

ganha

Doceria

Nanica

Osasco

promove

Dia D de

vacinação

contra

Covid-19

PÁG. 6

Deputada Bruna Furlan

lidera grupo sobre a lei

de combate às fake news

DIRETORA: LORENY PERRUSO MOREIRA

ANO 43 • Nº 2.164 • 16 DE JULHO DE 2021

A NOTÍCIA MAIS VERDADEIRA



Pela internet

www.jornalarua.com

redacao@jornalarua.com

comercial@jornalarua.com

Edição concluída às 18h30

www.facebook.com/jornalaruaregional

instagram.com/jornalarua

11 99456-7945

a rua

JORNAL

44

anos

Furlan implementa programa

“Famílias Fortes em Barueri

PÁGINA 3

PÁGINA 2

PÁGINA 8

(2)

Sexta-feira, 16 de Julho de 2021

PÁGINA 2

POLÍTICA

JORNAL A RUA

ADMINISTRAÇÃO, REDAÇÃO E PUBLICIDADE:

Rua São José, 06 - Centro - Osasco/SP CEP 06086-020/ Caixa Postal 301

TELEFONE: (11) 99456-7945

Diretores Responsáveis Loreny Perusso Moreira

Armando Aquiles Ferreira Moreira Editor responsável

Armando Moreira MTB 55708

Editor de Arte | Diagramação Gustavo Prachedes

Departamento Jurídico

Dr. Edu Eder de Carvalho OAB 145050

Publicidade | Comercial: E-mail: publirua@osasco.com.br | Redação | E-mail: arua@osasco.com.br

CIRCULAÇÃO: - Osasco, Jaguaré,

Carapicuíba, Jandira Itapevi, Alphaville, Barueri e Santana de Parnaíba.

www.jornalarua.com

As matérias, colunas e artigos publicados não representam, necessariamente, a opinião do jornal ou de seu editor.

REPRESENTANTE: Revesp - Representações Ltda.

Al. Jurupis, 455 - Fone: 5051-4611 / Fax: 5051-7723 Marca registrada: INPI - no 818746785

O jornal a rua não encarta nem distribui qualquer material de cunho político (sendo eles, encartes, folhetos, folderes, fl yers, santinhos, adesivos, etc ).

ACESSE: www.jornalarua.com

jornalaruaregional | jornalarua

comercial@jornalarua.com | redacao@jornalarua.com

Bruna Furlan lidera grupo de trabalho

sobre a lei de combate às fake news

A deputada federal Bruna Furlan (PSDB) foi indicada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), para lide-rar o grupo de trabalho so-bre a lei de combate às fake news. Com isso, a deputada irá presidir, na Câmara dos Deputados, a comissão que discutirá o Projeto de Lei nº 2.630/2020, sobre Liberdade, Responsabilidade e Transpa-rência na Internet.

“Precisamos acabar com aquela máxima de que a In-ternet é uma terra de ninguém, porque não é. É preciso garan-tir a liberdade de expressão, mas também agregar responsa-bilidades. E esse é o objetivo desse grupo de trabalho, que irá promover um debate mui-to complexo, pois trataremos deste tema com profundidade e, para isso, faremos dezenas de audiências públicas para ouvir todas as pessoas que te-nham interesse em contribuir com o relatório do deputado

Orlando Silva (PCdoB), rela-tor do grupo”, explicou Bruna, durante evento realizado em Barueri, na manhã desta quar-ta-feira, 7 de junho.

Instalada ontem, a comis-são especial será realizada de forma remota. “O deputado Orlando Silva irá apresentar o relatório que será entregue ao presidente Arthur Lira (PP), que aprovará a urgência e vo-tará o projeto no plenário”, complementa Bruna.

Segundo ela, por se tratar de um projeto ‘amadurecido’, já que veio do Senado, serão necessárias apenas algumas alterações e, em pouco tem-po, deverá ser entregue. “Por se tratar de um tema de gran-de relevância, pretengran-demos apresentar o nosso trabalho o quanto antes. Isso irá garantir mais proteção à sociedade, pois a fake news vai se tornar crime”, conclui a deputada.

Além de Bruna Furlan e

Orlando Silva, também fazem parte do grupo de trabalho os deputados Felipe Barros (PSL), Felipe Rigoni (sem par-tido), Gustavo Fruet (PDT), Lídice da Mata (PSB), Luiza Erundina (Psol), Natália

Bo-navides (PT), Paulo Martins (PSC), Rui Falcão (PT), Silvio Costa Filho (Republicanos), Sóstenes Cavalcante (DEM) e Vinícius Poit (Novo).

Lei de combate às fake news

A proposta pretende criar medidas de combate à disse-minação de falsas informa-ções na internet e também nos serviços de mensagem privada. Entre os pontos de-fendidos pela proposta estão a proibição do uso de robôs de automatização de contas, além da obrigatoriedade dos aplicativos de mensagens ar-mazenarem os registros de mensagens com alcance su-perior a mil usuários por, ao menos, três meses.

O grupo de trabalho terá três meses para analisar e ela-borar o parecer do Projeto de Lei, que foi apresentado pelo senador Davi Alcolumbre (DEM).

Deu entrada hoje no expe-diente da Câmara Municipal de Osasco o Projeto de Lei 77/2021, de autoria do pre-sidente da Casa, o vereador Ribamar Silva (PSD), que tem com objetivo criar dis-positivo legal para estimular a inserção de mulheres, ví-timas de violência domésti-ca, no mercado de trabalho. Segundo Ribamar Silva ao proporcionar mais condições de inserir mulheres vítimas de violência no mercado de trabalho apoia-se a

autono-mia financeira das vítimas. “Tendo o devido acom-panhamento estamos esti-mulando a independência financeira dessas vítimas, proporcionando condições de retirá-las da vulnerabili-dade econômica e das situa-ções de violência a que elas são submetidas. A depen-dência econômica, é um dos inúmeros fatores que levam a vítima a se sujeitar a todo tipo de agressão doméstica”, comenta o parlamentar que apoia outras iniciativas de

políticas públicas que vem ao encontro das necessida-des integrais necessida-dessas mulhe-res.

O projeto de lei tramitará pelas Comissões, onde será debatido, antes de entrar para votação.

Recentemente os deba-tes em relação à violência contra as mulheres tem sido constantes entre os vereado-res de Osasco. Além da dis-cussão em torno de projetos que beneficiem as mulheres vítimas de violência

domés-tica há a preocupação de divulgar e incentivar ainda mais os canais de denúncia, seja pelo disque 180, disque 100 (no caso de violência contra meninas), 153 (GCM) , 190 (Polícia Militar) ou pelo Programa Vizinhança Solidária.

“O nosso papel, como le-gisladores, é criar condições para que as mulheres possam romper esse ciclo de agres-sões e mudarem de vida”, disse o presidente da Câma-ra.

Rua Avelino Lopes, 110 - Osasco - SP - 06090-030

2284-8866 | 94871-0012

www.cpaulista.com.br

Ribamar Silva quer regime

especial de contratação

de mulheres vítimas de

violência doméstica

A deputada federal irá liderar o grupo de trabalho que discutirá o PL 2.630/2020, sobre

Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet.

(3)

Sexta-feira, 16 de Julho de 2021 JORNAL A RUA

CIDADES

PÁGINA 3

Com a proposta de for-talecer os vínculos da fa-mília barueriense, a Secre-taria Municipal da Família de Barueri promoveu um encontro que contou com a presença do prefeito Rubens Furlan, da deputada federal Bruna Furlan e da doutora Angela Gandra, Secretária Nacional da Família, entre outras autoridades.

Realizado na manhã des-ta quardes-ta-feira, 7 de julho, o evento marcou a assinatu-ra do termo de coopeassinatu-ração do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Hu-manos, por meio da Secre-taria Nacional da Família, com a cidade, para a imple-mentação do programa ‘Fa-mílias Fortes’.

Para o prefeito Rubens Furlan, é uma grande honra para Barueri receber a dou-tora Angela Gandra para um momento tão especial, como a implantação do pro-grama. “Desde a criação da Secretaria da Família, estamos trabalhando para promover ainda mais ações com a proposta de melho-rar as relações parentais da população da nossa cidade. E como o secretário Silvio Macedo é muito engajado nessa questão, ele vem de-senvolvendo um trabalho brilhante, que culminou na vinda da doutora Angela, que é uma figura muito re-conhecida por sua atuação na Secretaria Nacional da Família. Para a cidade será muito importante intensifi-car esse trabalho de fortale-cimento das famílias.”

Silvio Macedo,

secre-tário da Família de Barue-ri, garante que a partir da parceria será possível tra-balhar o fortalecimento de vínculos familiares na cida-de. “Há algumas semanas já existe um movimento para colocar as coisas em prá-tica e agradeço a todos os envolvidos, em especial ao prefeito Rubens Furlan que reconheceu, de imediato, o valor e a importância des-te programa para a cidade. Graças a isso, poderemos iniciar, já nas próximas se-manas, os trabalhos.”

Presente ao evento, a de-putada federal Bruna Furlan reconheceu a família como a célula mais importante da sociedade. “Agradeço a vi-sita da secretária, em nos-sa cidade, pois nos-sabemos da importância do seu traba-lho, em Brasília, e também que estamos vivenciando um marco em Barueri, pois estamos iniciando um pro-jeto de políticas públicas muito importante para for-talecer ainda mais os laços parentais da população, pela proteção das famílias. Sabemos do problema com drogadição e sei que, por meio do programa, apresen-taremos grandes resultados, porque só vence quem não desiste”, discursou.

Segundo Furlan, a maior parte dos problemas sociais começa no seio da família e, muitas vezes, é difícil ver o problema se forman-do. “Às vezes não presta-mos atenção, no momen-to cermomen-to, e acabamos não vendo quando o problema está se formando. Por isso,

é importante a cidade ter essa célula, como a Secre-taria da Família, um órgão capaz de analisar e resolver muitos problemas, antes mesmo dele tomar propor-ções maiores”, completou Furlan.

Secretaria Nacional da Família

Durante sua passagem

por Barueri, a Secretária Nacional da Família agra-deceu a oportunidade de instituir o programa ‘Fa-mílias Fortes’, na cidade, além de reconhecer Barueri por inovar ao ser uma das primeiras cidades brasilei-ras a instituir a Secretaria Municipal da Família.

“Barueri é a terceira ci-dade do Brasil a ter uma Secretaria da Família e isso é de grande valor para a população e para toda a re-gião. É a primeira vez que o Brasil tem um Ministério da Família e saber que isso está chegando às cidades, é muito gratificante”, expli-cou Angela Gandra.

Para ela, o principal ob-jetivo da Secretária da Fa-mília é dar condições para as famílias melhorarem em diversos aspectos e investir na prevenção. “Seja com a ampliação da licença pa-rental ou garantindo às fa-mílias mais qualidade de vida nas relações, em seus lares, nossas ações visam desenvolver políticas pú-blicas com foco na preven-ção, já que gastamos muito dinheiro público para apa-gar incêndios, como acudir violência doméstica e pro-mover campanhas de gravi-dez precoce”, exemplifica Gandra.

Atualmente, no Brasil, existem três Secretarias Municipais da Família. A primeira delas foi instituí-da na ciinstituí-dade de Blumenau (SC), a segunda em Pom-péia (SP), e a terceira em Barueri (SP), primeira ci-dade da região a criar esse

canal de ação com a popu-lação.

Programa Famílias Fortes

Ensinar pais, mães e fi-lhos a desenvolverem ma-neiras eficazes de comu-nicação e relacionamento; ajudar pais e mães a orien-tar seus filhos de forma eficaz; e promover expec-tativas de futuro junto aos jovens, entre outras ques-tões, são algumas das pro-postas do programa ‘Famí-lias Fortes’.

Por meio dele, serão ins-tituídas ações com o obje-tivo de promover ações de fortalecimento dos víncu-los familiares para preve-nir problemas como o uso de drogas, abusos e outras violências, além de reduzir a criminalidade juvenil e a evasão escolar.

Segundo o secretário Silvio Macedo, as ativi-dades do programa serão iniciadas nas próximas

se-manas. “Vamos indicar fa-cilitadores para receber a capacitação da Secretaria Nacional da Família e, pos-teriormente, eles irão apli-car o programa com as fa-mílias da cidade”, garante. “O programa visa abrir o espaço para o diálogo, de modo que pais e mães pos-sam treinar suas qualidades parentais para estarem mais presentes na vida de seus fi-lhos. Tudo isso por meio de um programa realizado em sete encontros semanais, com duração aproximada de dois meses”, contextualiza Angela Gandra.

Observatório Nacional da Família

Durante o encontro, An-gela Gandra destacou ainda a criação do Observatório Nacional da Família (ONF), órgão vinculado à Secre-taria Nacional da Família, que tem como objetivo atu-ar como um órgão centrali-zador de dados, estudos e pesquisas científicas, sobre o impacto da família na so-ciedade, em diversos aspec-tos.

De acordo com Gusta-vo Adolfo Santos, coor-denador-geral de Estudos, Pesquisas e Avaliação da Secretaria Nacional da Fa-mília, as informações irão oferecer subsídios para a elaboração de políticas públicas. “Toda a organi-zação dos dados será feita por meio de parcerias com universidades e outros ór-gãos, e os conteúdos serão colocados à disposição de todos. Para isso, teremos boletins sobre melhores práticas de políticas públi-cas de parentalidade até a intergeracionalidade e pro-jeção econômica das famí-lias no Brasil”, finalizou o coordenador.

Outras informações so-bre o programa e inscrições para participar podem ser obtidas na Secretaria da Fa-mília, pelo e-mail: sefam@ barueri.sp.gov.br.

Furlan recebe Secretária

Nacional da Família e

implementa programa

‘Famílias Fortes’

O programa tem como objetivo promover ações de

fortalecimento dos vínculos familiares, além de prevenir

problemas como abusos, violência doméstica e uso de drogas.

Às vezes

não prestamos

atenção, no

momento certo,

e acabamos não

vendo quando o

problema está se

formando. Por

isso, é importante

a cidade ter essa

célula, como a

Secretaria da

Família, um órgão

capaz de analisar

e resolver muitos

problemas, antes

mesmo dele

tomar proporções

maiores”

Rubens Furlan,

prefeito de Barueri

BARUERI

(4)

Sexta-feira, 16 de Julho de 2021

PÁGINA 4

EDUCAÇÃO

JORNAL A RUA

Projeto inovador leva automação, robótica

e muita tecnologia aos estudantes da rede

SP lança o Bolsa do Povo Educação, com benefício de R$ 500

A Secretaria de Educação de Barueri, por intermédio do Depar-tamento Técnico de Tecnologia e Informação Educacional (DT-TIE), segue inovando e fazendo com que a cidade seja considerada a que mais investe em educação tecnológica.

Acaba de ser implementado na rede o projeto Sala Maker, que funcionará em 16 polos, benefi-ciando 10.800 alunos do 6º ao 9º ano de todas as escolas de Ensino Fundamental da rede. Barueri in-veste cada vez mais e conquista es-paços rumo a Educação 5.0.

As novas salas foram especial-mente pensadas, proporcionando um ambiente colaborativo e que estimula a criatividade, com um projeto bonito e arrojado. Um dos polos, que funcionará no Centro de Aperfeiçoamento dos Professo-res (CAP) já está pronto e atraindo a atenção de todos que a visitam. Ele servirá para formação de pro-fessores, bem como para atender alunos em projetos especiais. A implementação do projeto acon-teceu graças à parceria com a em-presa A5 Maker, que possui ampla experiência em Cultura Maker e

especialista em educação tecnoló-gica.

Os estudantes da rede pode-rão ter contato com tudo o que há de mais avançado no universo Maker: impressoras 3D, drones, automação, equipamentos de ro-bótica, além de um rico material

pedagógico especialmente prepa-rado por especialistas no assunto.

De acordo com os responsá-veis pelo projeto, os polos das es-colas já foram todos projetados e começarão a ser montado a partir da próxima semana.

As escolas que receberão as

Sa-las Maker´s são: Emef Alexandri-no da Silveira, Emef José Leandro Pimentel, Emef Suzete da Costa, Emeief Benedito Adherbal, Emef Ézio Berzaghi, Emef Nestor de Camargo, Emef Osvaldo Batista, Emef Armando Cavazza, Emef Elizabeth Parminondi, Emef

Car-los Osmarinho, Emef Eizaburo Nomura, Emef Amador Aguiar, Emef Marlene Pereira, Emef Es-tevan Placêncio e Emef Dorival Faria.

É importante ressaltar que os estudantes das demais unidades de ensino também participarão. A Secretaria de Educação garan-tirá que os alunos inscritos terão transporte para frequentarem as aulas no polo mais próximo de sua residência.

De acordo com o secretário Celso Furlan, trata-se de uma iniciativa revolucionária e que certamente despertará muito o interesse dos estudantes. “O nos-so objetivo é desenvolver cada vez mais o processo de aprendizagem dos nossos alunos, com muita ino-vação e tecnologia”, disse.

Cultura Maker

A origem desse movimento está no conceito do DIY (do in-glês, “do it yourself”), que significa “faça você mesmo”.

O grande objetivo é fazer com que os alunos possam aprender a partir de uma perspectiva prática, um movimento que incentiva a

“mão na massa”

A ideia é que o ensino seja baseado na experiência do aluno, que passa a se tornar protagonista, além de poder desenvolver a sua criatividade, o seu senso crítico e também o trabalho em equipe.

É uma maneira inovadora de engajar o estudante na aquisição do conhecimento com a integra-ção de diversas disciplinas e com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Educação 5.0

A Educação 5.0 vai além de pensar em notas ou simplesmente passar de ano. Significa fazer com que os alunos também sejam de-safiados a encontrar soluções ino-vadoras, criando propostas que vi-sam melhorar o seu meio imediato e até mesmo o mundo.

Para os estudantes, significa capacitação para usar a tecnologia de forma saudável e como ferra-menta de transformação social. Desta forma, a Secretaria e Edu-cação de Barueri não para de in-vestir no que há de mais moderno no que diz respeito as ferramentas tecnológicas.

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (14) o início das inscrições para o programa Bolsa do Povo Edu-cação. A iniciativa irá contratar 20 mil responsáveis de alunos da rede estadual de ensino para prestar apoio geral às escolas, com um benefício mensal de R$ 500 por mês durante seis

meses. Eles vão atuar principal-mente no acompanhamento de protocolos sanitários, garantin-do o retorno presencial seguro para estudantes e funcionários.

“O Bolsa do Povo Educação é mais um programa da Rede de Proteção Social do Governo do Estado de São Paulo, que já beneficia hoje 2 milhões de

pes-soas em situação de alta vulne-rabilidade”, disse Doria.

As inscrições acontecem de 19 a 31 de julho e podem ser feitas pelo site https://www.bol-sadopovo.sp.gov.br/. A medida faz parte de uma série de anún-cios do Governo do Estado para o enfrentamento das condições adversas geradas por conta da

pandemia do coronavírus. O Bolsa do Povo Educação tem como principal objetivo auxiliar as famílias a superar os desafios educacionais e finan-ceiros provocados pela pande-mia e ampliar o envolvimento de toda a comunidade escolar, reforçando vínculos entre alu-nos, professores e servidores da

Educação e gerando novos pos-tos de ocupação.

Com a medida, o Governo de São Paulo vai proporcionar novas ocupações, ampliar a qualificação profissional, gerar renda para parte da população desempregada e aumentar as equipes escolares, mobilizando mais pessoas em prol da

Edu-cação.

Com a medida, o Governo de São Paulo vai proporcionar novas ocupações, ampliar a qualificação profissional, gerar renda para parte da população desempregada e aumentar as equipes escolares, mobilizando mais pessoas em prol da Edu-cação.

osasco.sp.gov.br

CONTINUE FAZENDO SUA PARTE.

USE ÁLCOOL EM GEL LAVE AS MÃOS COM FREQUÊNCIA EVITE AGLOMERAÇÕES USE MÁSCARA AO SAIR DE CASA

Confira no site os grupos

que já podem se vacinar.

A

vacina é a melhor

proteção contra a

Covid-19 e aproxima

você dos seus familiares

e amigos. É importante

tomar as duas doses

para completar a sua

imunização contra

a doença. Confi ra o

intervalo entre elas.

Todas as vacinas são

testadas e aprovadas.

Com a maioria da

população vacinada,

muitos beijos e abraços

esperam por você.

VACINE-SE!

VOCÊ ESTÁ

A DUAS DOSES

DE QUEM

(5)

Sexta-feira, 16 de Julho de 2021 JORNAL A RUA

CIDADES

PÁGINA 5

A Prefeitura de Osasco entregou na quarta-feira, 14/7, a reforma da Creche Lar da Infância Padre José Carlos Di Mambro, locali-zada na Rua Delfino Cer-queira, 119, na Vila Yolan-da. Outras 41 escolas da rede municipal de ensino passam por reforma com-pleta. Em 2020, 52 foram revitalizadas.

A reforma na creche foi geral e incluiu troca de pi-sos, portas e janelas, novas instalações elétricas e hi-dráulicas, pintura interna e externa, substituição de peças nos sanitários (infan-til e de funcionários), troca de portões e gradis e novo paisagismo externo. O equi-pamento de ensino recebeu novo mobiliário e novos brinquedos para o playgrou-nd.

“A gente sabe a

impor-tância desse ambiente esco-lar para o desenvolvimen-to das nossas crianças, por isso estamos trabalhando para deixá-lo mais agradá-vel”, disse o prefeito Rogé-rio Lins, que estava acom-panhado da primeira-dama, Aline Lins.

O secretário de Edu-cação, José Toste Borges, agradeceu o trabalho que os colaboradores desenvolvem com as crianças da região da Vila Yolanda e disse que a creche ficou bem diferente do que era. “A escola ficou linda. Quem conheceu essa creche há dois anos sabe bem do que eu estou falan-do”.

Por conta da pandemia, a unidade de ensino já foi adaptada com a comunica-ção visual sobre distancia-mento social e uso de más-cara.

A Prefeitura de Itapevi pror-rogou o prazo de formalização e adesão ao programa munici-pal de Refis/2021 (Recuperação Fiscal) até o dia 23 de agosto deste ano para moradores inte-ressados em quitar seus débitos municipais com a administração pública.

O programa começou em

fevereiro deste ano e o objetivo da iniciativa é de que o cidadão tenha condições de pagar todos os tributos municipais e taxas em atraso, como, por exemplo, IPTU (Imposto Predial Territo-rial Urbano), ISS (Imposto So-bre Serviços), Contribuição de Melhoria, taxas, dentre outros, sem juros, sem multa e em até

100 parcelas.

De acordo com levantamen-to da Secretaria de Fazenda e Patrimônio do município foram realizados, entre os dias 22 de fe-vereiro e 23 de junho, a emissão de R$ 1.553.997,93 em boletos à vista e R$ 10.804.931,02 em bo-letos parcelados em até 100 ve-zes. Com isso, se todos os

mora-dores pagarem devidamente seus débitos, a Prefeitura pretende, com este montante parcial, arre-cadar R$ 12.358.928,95 nos co-fres públicos nos próximos anos.

Por que aderir?

Entre as possibilidades mais atrativas estão o parcelamento de até 24 parcelas com redução de

100% (cem por cento) do valor de juros e multa moratória; e a de 36 parcelas com redução de 80% (oitenta por cento) do valor de juros e multa moratória, entre outras condições que podem ser conferidas mais abaixo.

Plano de Ajuda Econômica A lei municipal criando o

Plano de Ajuda Econômica de Itapevi foi sancionada em feve-reiro no Diário Oficial. O Plano é uma iniciativa voltada aos mora-dores, comerciantes e empresá-rios da cidade prevendo o diver-sos auxílio, como cancelamento de multas e juros de impostos municipais atrasados e ainda o próprio parcelamento.

Prefeitura de Osasco entrega

reforma de creche na Vila Yolanda

(6)

PÁGINA 6

SAÚDE

JORNAL A RUA Sexta-feira, 16 de Julho de 2021

A Prefeitura de Jandira, atra-vés da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia evento denomi-nado Dia D da Vacinação, que estima vacinar milhares de jan-direnses contra a COVID-19.

O Dia D da Vacinação acon-tecerá no próximo sábado, dia 17, das 8 às 17 horas, na Praça de Eventos de Jandira. A Praça de Eventos está localizada na Rua Rubens Lopes da Silva, 106 no Centro de Jandira – SP, 06600-035.

Importante ressaltar que a Prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, antecipou a vacinação de pessoas, sem comorbidades, com 33 anos ou mais.

Para ser vacinado no dia D da vacinação, os moradores da cidade de Jandira deverão pri-meiro realizar o agendamento

no site: jandira.sp.gov.br e, após receber o protocolo de agenda-mento, comparecer no evento, munido deste protocolo,

docu-mento ofi cial com foto e com-provante de endereço.

Além do agendamento no site da Prefeitura, a Secretaria

de Saúde orienta que a popula-ção também faça o pré-agenda-mento no site https://vacinaja. sp.gov.br/ , para agilizar o

pro-cesso de vacinação, já que serão vacinados centenas de muníci-pes por hora.

A Secretaria Municipal de Saúde, alerta que a população que recentemente foi vacina-da contra a Gripe (Infl uenza), aguarde o período de 14 dias, para poder receber o imunizante contra a COVID-19.

Jandira já aplicou mais de cinquenta mil (50.000) doses de imunizantes em sua população, no entanto, existe um número considerável de pessoas que re-ceberam a primeira dose e não compareceram para receber a dose de reforço, por isso, em consonância com a nota técnica do Plano Nacional de Imuniza-ção, a Secretaria de Saúde de Jandira, reafi rma que:

– A população deve tomar a segunda dose da vacina

co-vid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomen-dado pelo laboratório.

Ouvimos o Diretor Técnico da Saúde Davi Rodrigues, que detalhou a expectativa para este evento:

“Estamos acompanhando mais um Dia D aqui no muni-cípio, que é um sábado onde os municípios do Estado de São Paulo estarão vacinando. A nos-sa expectativa aqui para o muni-cípio de Jandira, é aplicar uma média de 2.000 doses de vacinas nessa faixa etária e de 33 anos para cima. Para isso, montamos uma equipe com mais de 30 profi ssionais, entre equipe de enfermagem, que vai preparar e aplicar as vacinas, e equipe de apoio, que será o suporte para cadastro e organização da fi la.” detalhou.

A Prefeitura de Osasco realiza sábado, dia 17/7, o Dia D da vacinação contra a covid para a faixa etária de 34 anos completos ou mais, sem comorbidades, em todas as Unidades Básicas de Saú-de (UBSs) e nos dois Cen-tros de Atenção aos Idosos (CAIs), um localizado em Presidente Altino (Rua Os-valdo Collino, 280) e outro no Km 18 (Rua José Pedro Filho, 33), das 10h às 16h.

Não é necessário agendar horário pelo 156 ou 3651-7080. Basta comparecer às unidades com documento com foto e comprovante de endereço. No entanto, é ne-cessário fazer o pré-cadastro

no site www.vacinaja.sp. gov.br para agilizar o aten-dimento.

Ainda no sábado, 17/7, das 9h às 16h, acontece mais uma edição do drive-thru no estacionamento da Prefeitu-ra (entPrefeitu-rada pela Rua Narciso Sturlini) para o grupo com 34 anos ou mais, sem comor-bidades. Neste caso é obri-gatório fazer o agendamento de horário pela Central 156, no telefone 3651-7080, ou pelo app 156 Osasco, além do pré-cadastro no www.va-cinaja.sp.gov.br. No dia da vacinação também é neces-sário levar documento com foto e comprovante de ende-reço.

O Governador João Doria anunciou neste domingo (11) a antecipação de 26 dias na data final para vacinar toda a população com mais de 18 anos com ao menos uma dose contra a COVID-19. O adian-tamento para 20 de agosto foi viabilizado com a compra de 30 milhões de doses extras da vacina Coronavac para uso nos 645 municípios paulistas.

“Com mais vacinas pron-tas, vamos garantir o cumpri-mento deste novo cronograma de imunização em São Pau-lo”, afirmou Doria. “Daqui a 40 dias, todos os adultos que vivem em São Paulo e podem ser vacinados estarão com pelo menos uma dose de vaci-na no braço”, acrescentou.

Com o novo cronograma, pessoas com idade entre 35 e 36 anos poderão se vacinar no próximo dia 15. Entre 19 de julho e 4 de agosto, será a vez de quem tem de 30 a 34 anos. De 5 a 12 de agosto, serão va-cinados os que têm de 25 a 29 anos, e entre os dias 13 e 20 serão imunizados os adultos mais jovens, com idade entre 18 e 24 anos.

A antecipação do calendá-rio fez com que o Dia da Es-perança – data em que todos os brasileiros de São Paulo com mais de 18 anos estarão vacinados com ao menos a primeira dose contra o coro-navírus – passasse de 15 de setembro para 20 de agosto.

A chegada de doses extras da Coronavac ocorre após acordo entre o Governo do Es-tado, o Instituto Butantan e a biofarmacêutica chinesa Sino-vac. O primeiro lote com 2,7 milhões de vacinas desembar-cou no Brasil no último dia 7

e passa por controle de quali-dade antes da distribuição aos 645 municípios de São Paulo. Outra remessa com 1,3 milhão de doses virá de Pequim até o fi nal deste mês.

A medida é mais um passo na otimização do cronograma

de vacinação por meio das estratégias de planejamento, monitoramento, distribuição e logística desenvolvidos pelo PEI (Plano Estadual de Imu-nização).

Além das vacinas extras que serão usadas apenas pela

população de São Paulo, o Governo do Estado se baseia na estimativa de entregas de vacinas do Ministério da Saú-de. O calendário considera o início do esquema vacinal, que é composto por duas do-ses para três dos quatro

imu-nizantes oferecidos no Brasil. O novo calendário está disponível no site https://va- cinaja.sp.gov.br/diadaespe-ranca/ .

Vacina Já

O pré-cadastro no site Va-cina Já ( www.vaVa-cinaja.com. br ) é recomendado para to-dos os públicos incluíto-dos no calendário do PEI e econo-miza até 90% no tempo de atendimento nos postos de vacinação. O formulário pode ser preenchido no site ou via WhatsApp – basta adicionar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link wa-.me/5511952202923?text=oi.

O preenchimento antecipa-do não é obrigatório, mas fa-cilita o trabalho dos profissio-nais de saúde e também reduz as chances de aglomeração nos pontos de aplicação das vacinas contra a COVID-19.

De acordo com o Vaci-nômetro do Portal do Go-verno de São Paulo (saopau-lo.sp.gov.br), até as 13h20 deste domingo, um total de 28.647.796 de vacinas con-tra a COVID-19 haviam sido aplicadas no estado, sendo 21.412.523 em primeira dose, 6.496.381 com segunda dose e outras 738.892 na aplicação única do imunizante da Jans-sen. Assim, 15,63% da popu-lação estadual já completou o esquema vacinal.

Osasco realiza dia D e drive-thru da vacinação

contra a covid para pessoas com 34 anos ou mais

Doria confi rma 30 milhões de doses extras

e vacinação antecipada de adultos em SP

Prefeitura de Jandira anuncia Dia D da vacinação

contra a Covid-19, no próximo sábado, dia 17

(7)

Sexta-feira, 16 de Julho de 2021 JORNAL A RUA

SOCIAL

PÁGINA 07

Programação de férias no

Iguatemi Alphaville tem

atrações para todas as idades

Pernambuco é um dos destinos mais procurados

para turismo nacional na pandemia

ANIVERSÁRIO

As férias de meio de ano es-tão chegando e o shopping Igua-temi Alphaville reúne diversão, lazer e uma programação espe-cial para a criançada. São di-versas atrações infantis, estreias nos cinemas e cardápios dos restaurantes com novos pratos kids. A programação especial se estende por todo o mês de julho.

A Vila Animada do Iguate-mi Alphaville promove durante o período oficinas de férias, em todos os dias de julho, das 14:00 às 18:00, exceto aos finais de semana. A programação inclui oficinas de jardinagem, slime, biscoito, boneco de bexiga e fari-nha, chocolate, scrapbook, stress ball, paper squish, tie dye, cava-linho e uma oficina de pulseira da amizade e chaveiro. Também estão na programação as tardes de práticas como artes marciais, ballet, camarim, pintura em ges-so e contação de história.

O Jump Mania é outra atra-ção que faz com que a garotada gaste muita energia. O espaço traz trampolins interligados, uma incrível piscina de espuma, pista de basquete com cesta e Parede de Escalada. Funciona de segunda a sábado, das 10h às 21h e domingos, das 12h às 20h.

CINEMA

Os fãs das telonas encon-tram muitas novidades nas salas do Cinépolis. Com máxima se-gurança, obedecendo os

proto-colos de saúde, para julho estão previstas estreias há muito tem-po esperadas, como: Croods 2: Uma Nova Era, Space Jam: Um Novo Legado e Viúva Negra.

GASTRONOMIA

Depois de gastar tanta ener-gia nas atrações, as opções para uma pausa, com o melhor da gastronomia são muitas. O Ma-remonti, restaurante italiano de inspiração cantineira, preparou um variado cardápio infantil com opções de filé mignon, ar-roz e fritas, galeto com espague-te, filé de pescada com fritas, além de massas como espague-te e nhoque. Para a sobremesa,

a exclusiva Stellina, pizza em forma de estrela com morango e Ovomaltine.

No Ráscal, as crianças po-dem escolher as opções de massas da casa (espaguete, fettuccine, ravióli e nhoque), que acompanham filé-mignon, frango ou polpettone. Também estão disponíveis as variedades do bufê. Na Pati Piva a dica é o delicioso Waffle belga servido tostado com uma bola do sor-vete artesanal e calda quente à escolha.

Iguatemi Alphaville

Inaugurado em 2011, o Igua-temi Alphaville é o lugar mais

completo para fazer compras da região, com um mix de lojas variado e adequado ao público, que busca marcas consolidadas e de qualidade. São cerca de 150 lojas, restaurantes e serviços ex-clusivos. Além disso, o Iguate-mi Alphaville investe em lazer e entretenimento para todos os públicos por meio de diversas atrações e tem o melhor cinema da região, a rede Cinépolis, com salas VIP e tecnologia 3D. O shopping tem localização privi-legiada, na entrada principal de acesso aos bairros Alphaville e Tamboré, entre as alamedas Rio Negro e Xingu, próxima à rodo-via Castelo Branco.

Com o avanço da vacina-ção, medidas de segurança e redução no número de casos de Covid-19, as viagens voltaram a acontecer. Principalmente ter-ritório nacional, afinal, o Brasil é repleto de belezas naturais. Após um ano de pandemia, o destino queridinho da vez é Pernambuco, estado da região Nordeste. Segundo a BWT Ope-radora, o local foi um dos mais procurados por viajantes pelas agências e agentes de viagens parceiros em 2021. E a procura por pacotes não param. O moti-vo é claro: Pernambuco oferece praias paradisíacas, natureza, roteiros culturais e culinária tí-pica regional.

Estado de muita cultura po-pular, do Frevo e do Maracatu. Arte e história estão na constru-ção das cidades, arquitetura e decoração de Pernambuco. Com uma vegetação diversa que vai do sertão da caatinga até praias paradisíacas, o estado tem be-líssimas igrejas, prédios históri-cos e centros culturais. No en-tanto, o gerente geral da BWT Operadora, Gabriel Cordeiro, afirma que a alta demanda de procura no destino se deve prin-cipalmente às praias e ao clima quente o ano inteiro. “É um

local riquíssimo de muitas for-mas no nosso país. Claro que o mar quase transparente, a areia branca e a culinária mediterrâ-nea são atrativos que chamam a atenção. A região, sem dúvidas, oferece diferentes passeios que agradam a todas as idades, gos-tos e bolsos”, afirma.

Confira três locais para ex-plorar em Pernambuco e

agen-dar a próxima viagem.

Porto de Galinhas

Uma das praias mais lindas do país, Porto de Galinhas é o destino mais procurado do es-tado por brasileiros e viajantes internacionais. Situada no lito-ral sul, conta com restaurantes, resorts e hotéis de diferentes níveis e estruturas. Mas o que

mais chama atenção é a bele-za da naturebele-za, com piscinas naturais, mergulho com peixes e mar calmo com água morna. Para muitos, um verdadeiro pa-raíso. O passeio de jangada pelo Rio Maracaípe possibilita ver de perto o estuário de cavalo ma-rinho. E esse é só um exemplo de possibilidades de turismo no local.

Recife

A famosa capital do estado não deixa a desejar. Alta gastro-nomia, sol, mar e muita história. No roteiro não se pode deixar de visitar a Praia de Boa Viagem, a mais famosa da cidade. Local que serviu de inspiração para a música Moça Bonita, de Alceu Valença. Beleza é o que não

fal-ta. Recife é repleto de constru-ções antigas e ponto de Marco Zero do estado. Outra possibi-lidade de passeio é descer de catamarã pelo Rio Capibaribe e apreciar tamanha natureza.

Fernando de Noronha

Se tem um destino que mui-tos sonham em conhecer, é esse. O Arquipélago de Fernando de Noronha, que pertence ao Esta-do de Pernambuco, tem fama e faz jus a ela. Um polo de con-servação da vida marinha, No-ronha é um destino ideal para aqueles que buscam ecoturis-mo, descanso e aventuras com esportes aquáticos que a ilha oferece. As praias de destaque são: Praia do Cachorro, Piscina Natural de São José, Forte Vila dos Remédios, Praia do Sancho, Baía dos Porcos, Mirante Dois Irmãos, Praia do Leão e Praia do Porto. Vale se atentar às regras de conservação, se inteirar com agente de viagem para entender melhor como funciona. Pousa-das é o que não falta, além de claro, muita beleza natural.

Cabo de Santo Agostinho

Com uma orla de nove praias paradisíacas, Cabo de Santo Agostinho é um destino

Ana Maria Rossi, vice prefeita de Osasco e

esposa do ex-prefeito de Osasco, Francisco

Rossi, troca de idade dia 25, quando receberá

abraços e muito carinho de muitos que a amam.

No dia 23,

José Guilherme

Escórcio Antiório

(carinhosamente

Guiga) fará

aniversário e receberá

muito carinho e

mimos dos irmãos,

dos pais, dos avós

e de centenas de

amigos. Felicidades!!!

(8)

Cliques

da

Semana

Sexta-feira, 16 de Julho de 2021

PÁGINA 08

SOCIAIS

JORNAL A RUA

No dia 14 de julho, a do-ceria Nanica inaugurou a pri-meira loja na região de Alpha-ville, no Shopping Tamboré. O Nanica é referência nacio-nal em banoffees, torta doce tradicionalmente inglesa com base de massa de bolacha, se-guido de doce de leite, banana e chantily que ficou conhecida no Brasil recentemente. A loja oferece os sabores tradicio-nal e os sabores abrasileira-dos, como Nutella, Monoffee,

Uvoffee, Churroffee e Minei-ro de Botas (exclusividade da marca) e serve ainda café ex-presso, capuccino, Nanicoffee e água. As tortas são vendidas em fatias ou inteiras. As fatias variam de R$ 15 a R$ 17 e as tortas inteiras de R$ 130 a R$ 170 e serve de 10 a 12 fatias.

Tito Barcellos, Leonardo Macedo e Tiago Abravanel abrem a nona loja própria do Nanica e mais uma opção de sobremesa e café da tarde no

Shopping Tamboré. A decora-ção é toda instagramável, um convite certeiro para uma bela foto. Além de poderem ser consumidas na loja, as tortas também são entregues pela Rappi.

Serviço:

Segunda a domingo das 10h às 22h.

Pagamento: aceita cartões de débito, crédito e dinhei-ro.

POR OVADIA SAADIA

A Brasileira, Chella, é uma das

ganhadoras do Tuition Assistance

Scholarship do premio Latin

GRAMMY Cultural Foundation. O

premio oferece a cada um dos 38

ganhadores, uma bolsa de estudos

para ajudar a pagar os custos

de ensino de universidades ou

faculdades em diversas categorias

como voz e instrumentos.

Consagrado pela crítica e pelo público

e conhecido por ser uma verdadeira

fábrica de hits, Tierry lança nesta

sexta-feira (16), o seu DVD “O pai

das crianças”.Para dividir cena deste

momento especial: Maiara e Maraisa, Zé

Vaqueiro, Gabi Martins e Jorge deram

o tom ao projeto que promete abalar os

corações dos apaixonados .

Gaby Amarantos se une a

time de estrelas para ação

da Hering que celebra 30

anos da camiseta World;

peça compensa em dobro a

emissão de carbono .Marca

contou ainda com nomes

como Silva, Agnes Nunes,

Alice Caymmi, Duda Beat

e Majur para releitura de

campanha emblemática “Com

que roupa eu vou?”.

DOCERIA NANICA

INAUGUROU LOJA DIA 14

NO SHOPPING TAMBORÉ

A filha de Wesley Safadão e Thyane Dantas, Ysis completou sete

anos nesta quarta-feira e aproveitou para curtir um dia de aventura

Referências

Documentos relacionados

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

O professor que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve propiciar ao aluno atividades que possibilitem a construção de noções geométricas, que

Neste sentido consideramos importante refletir, no INCTE 2018, sobre o desenvolvimento da lite- racia emocional dos professores e no modo como as emoções interferem na ação educativa

Para assegurar que a solução de cali‐ bração não alterou a condutibilidade devido a evaporação ou propagação, recomendamos vivamente que a conduti‐ bilidade da solução

Como foi visto, a primeira etapa do processo decisório de consumo é o reconhecimento da necessidade, com isso, observou-se que, nessa primeira etapa, os consumidores buscam no

As resistências desses grupos se encontram não apenas na performatividade de seus corpos ao ocuparem as ruas e se manifestarem, mas na articulação micropolítica com outros

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Para que o estudante assuma integralmente a condição de cidadão é preciso dar-lhe voz. Sendo o diálogo, portanto, fundamental para a cidadania, o professor de Ciências deve buscar